Daniel Valença: Para restaurar a democracia teremos de derrotar a militância togada

Tempo de leitura: 2 min

Defender os direitos da classe trabalhadora, a democracia e derrotar a militância togada

por Daniel Augusto Valença, especial para o Viomundo

O neoliberalismo arrasou a direita no espectro político brasileiro. Não em termos de ocupação de cargos em legislativos e executivos país afora, mas quanto à capacidade de proposição de projeto de sociabilidade. Quem recordar aqueles tempos, lembrará que desde 2002 a direita brasileira apresentou-se às urnas sem programa para o país, focando-se no tema da corrupção.

Por sua falência, despontou como contraponto à esquerda uma mídia empresarial que, em verdade, sempre militara contra os processos democráticos e as esquerdas em geral. Mas esta imprensa nada seria sem a ação política de setores do sistema de justiça.

O mensalão, em que uma ginástica jurídica (desde a admissibilidade da tese do domínio do fato) e factual (em que caixa dois transformou-se em mesada a parlamentares para aprovação de projetos do governo) foi sopesada pela alta aprovação do governo federal, mostrou-se como mero ensaio.

O que se viu nos últimos anos e, desesperadamente, nos últimos meses foi uma ação política sem precedentes por parte de militantes instaurados no Ministério Público e no Poder Judiciário.

A decisão de interdição do Instituto Lula apenas coroou uma série de ações e decisões movidas por servidores do sistema de Justiça que abertamente proclamam em suas redes sociais sua militância política.

A falência do projeto de sociabilidade da direita levou à ascensão desta burocracia (que não responde à democracia, não está exposta ao contraditório e nem ao crivo popular) e de alternativas fascistas como Bolsonaro.

Por óbvio, ambos só foram possíveis porque os seguidos governos progressistas não reformaram e democratizaram o Estado brasileiro.

O fascismo não recuará. A direita não fascista, descredibilizada com as reformas aprovadas a toque de caixa, dele precisará, fará uso e poderá perder o controle.

Agora, apenas muita organização e mobilização das classes trabalhadoras para restaurar a democracia. E, necessariamente, propor um programa para democratizar a sociedade e o Estado brasileiros. Derrotar as reformas neoliberais, defender Lula e todas as organizações criadas pela classe trabalhadora brasileira, derrotar o fascismo em 2018 e transformar o Estado.

Como se percebe, entramos em um longo e árduo período de transição. Se o caminho for curto, é porque foram eles os que venceram.

Daniel Araújo Valença, professor do curso de Direito da Universidade Federal do Semiárido (UFERSA), doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Veja também:

Milhares fazem vigília por Lula em praça de Curitiba


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também