Daniel Valença: Contra tudo e todos, Venezuela resiste aos ataques; chavismo vence em 18 de 23 estados

Tempo de leitura: 3 min

  Contra tudo e todos, a Venezuela resiste

por Daniel Valença, especial para o Viomundo

A oposição venezuelana, os grandes meios de comunicação e o governo americano tentaram de todas as maneiras – boicote econômico, atos violentos de rua, processos desestabilizantes – derrubar Maduro, eleito democraticamente sob os ditames constitucionais.

Tudo isto porque, lá trás, em 2002, Chávez fez o oposto do que Temer hoje faz com a Petrobras e o Pré-sal: destinou as riquezas naturais de seu povo para o povo.

Frente à instabilidade aparentemente insuperável, Maduro tomou uma decisão arriscada, mas com amparo constitucional. Convocou a constituinte para aprofundar o processo revolucionário venezuelano.

As oposições trabalharam dia e noite para deslegitimar a constituinte. Lá, a MUD – coalizão de oposição – atacou abertamente e violentamente os locais de votação.

Porém, a população queria a pacificação e a positivação de mais direitos econômico-sociais. A participação foi massiva e a correlação de forças se alterou.

Nesse domingo, realizaram-se eleições estaduais. A oposição, percebendo que perdeu terreno devido sua estratégia de desestabilização e derrubada do governo, voltou a participar do processo eleitoral.

Segundo Alba Correo, a revolução obteve uma conquista histórica frente a oposição:

*Vitória do PSUV em 18 estados, contra 5 conquistados pela oposição

* Chavismo recuperou o Estado de Miranda, baluarte da direita

*61% de participação, contra 53% em 2012

Daí, surgem algumas conclusões:

a) Cai por terra a narrativa da existência de una “ditadura bolivariana”, levantada pelas oligarquias locais e recepcionada por setores de esquerda desavisados.

b) A revolução bolivariana tem de aproveitar para aprofundar as transformações em curso, especialmente em termos produtivos e de trabalho associado, sem descuidar de preparar-se para eventual agressão americana.

c) Correlação de forças só se constrói com luta política, ao contrário do que ainda professa setores expressivos da esquerda brasileira.

d) Aqueles e aquelas que vêem o direito de maneira apartada das concretas relações sociais e de produção permanecem sem entender o que se passa neste continente.

Votação, estado por estado

Amazonas PSUV 59,85% MUD 23,00%

Anzoátegui PSUV 46,74% MUD 52,01%

Apure PSUV 51,92% MUD 31,56%

Aragua PSUV 56,83% MUD 39,06%

Barinas PSUV 52,88% MUD 44,35%

Carabobo PSUV 51,46% MUD 46,41%

Cojedes PSUV 55,48% MUD 42,91%

Delta Amacuro PSUV 48,78% MUD 39,05%

Falcón PSUV 51,86% MUD 44,04%

Guárico PSUV 61,68% MUD 37,38%

Lara PSUV 57,65% MUD 40,93%

Mérida PSUV 46,03% MUD 51,05%

Miranda PSUV 52,54% MUD 45,92%

Monagas PSUV 53,94% 43,97MUD %

Nueva Esparta PSUV 47,46% MUD 51,81%

Portuguesa PSUV 74,24% MUD 33,22%

Sucre PSUV 59,89% MUD 38,77%

Táchira PSUV 35,38% MUD 73,29%

Trujillo PSUV 59,09% MUD 37,82%

Vargas PSUV 52,35% MUD 46,22%

Yaracuy PSUV 61,88% MUD 35,81%

Zulia PSUV 47,07% MUD 51,06%

Daniel Araujo Valença é professor de Direito da UFERSA, coordenador do Grupo de Estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina – Gedic

PS do Viomundo: A imagem ao lado é do resultado final da eleição no Estado de Bolívar, cuja apuração ainda estava em aberto quando este post foi publicado, às 12h. O Estado de Bolívar deu a 18ª vitória ao chavismo (post atualizado às 13h30).

Leia também:

Moro acumula no Brasil o que na Itália é tarefa para cinco juízes


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

lulipe

Eleições não reconhecidas pela OEA. Pobre povo venezuelano…..

    leonardo-pe

    eita carinha aéreo esse lulipe. além de CINICO! só prova quão midiático tu és. indo atrás de uma OEA que é 100% ESTADOS UNIDOS! agora,cade o seu prefeito dória? nenhuma critica?

    Nelson

    Onde tu escreveste OEA, leia-se EUA. Não é, senhor(a) Lulipe.

    Leia-se EUA e toda a corja de sabujos, puxa-sacos, baba ovos, bajuladores e lambe-botas do Sistema de Poder que domina os Estados Unidos. Macri, Temer, Santos, Peña Nieto, Cartes, etc…. é uma corja bem grandinha.

Uac

As incursões na Venezuela já começaram a partir da Colômbia e tendem a se intensificar para um auge, como desdobramento natural, durante os famosos “exercícios” previstos para novembro, com as Forças Armadas dos Estados Unidos em solo brasileiro.

“…Interior Minister Nestor Riverola announced the arrest of several Columbians in Tachira state bordering on Colombia. They were dressed as Bolivarian national guards of Venezuela.” (Civil War in Venezuela: a US Joint Operation with Colombia? – Alice Donovan)
https://www.counterpunch.org/2017/10/16/civil-war-in-venezuela-a-us-joint-operation-with-colombia/

a.ali

Venezuela resiste! Viva a Revolução Bolivariana… agora os “aecins” e demais catrefas de lá começam a espernear tal qual aconteceu aqui, pois tb. lá não sabem e não aceitam perder…
diferentemente de muitos brasileiros lá eles entenderam a armação capitaneada pelos eua e mostraram que não são quintal dos gringos já aqui…além da apatia de grande parte do povo tem os LADRÕES que tomaram o poder que estão dilapidando o País e entregando nossas riquezas de mão beijada é só chegar e levar…

    leonardo-pe

    nosso destino com esse povo despolitizado que nós temos é a falência! nossa imprensa debocha da nossa cara e o brasileiro aplaude de pé.

Lukas

Os venezuelanos são um povo de muita sorte.

    Nelson

    Tentando dissimular, senhor Lukas?

    Na verdade, assim como a mídia hegemônica, uma grande parte da coxinhada, a turma que compõe o Sistema de Poder que domina os Estados Unidos e a direita do mundo todo, tu tá é bem tristinho, acabrunhado, depois de mais grande uma vitória dos bolivarianos.

    Na verdade, tu estás roendo o fígado de raiva. Só não sei dizer se esta raiva é por conta própria ou por ver os teus amos lá do norte, do Sistema de Poder que impõe, este sim, uma ditadura em boa parte do planeta, ser derrotado pelo denodo de um povo.

    Povo este, o venezuelano, que já sabe quem são seus verdadeiros inimigos e, por isso, deu mais um voto de confiança ao chavismo. Sim, porque, no nível de consciência política a que chegou, no momento em que acreditar que o chavismo já não servir para seus propósitos de melhorar seu país, vai, sim, descartá-lo.

    Mas, vai descartar o chavismo para ir além, não para regredir ao capitalismo selvagem e entregar a soberania do país ao Sistema de Poder que citei.

    Cuide do fígado, senhor Lukas.

    Couto

    Quem pensou no desgaste de Maduro, ficou realmente desapontado.

    Lukas

    Maduro é o maior nome da esquerda mundial.

Mauricio

Vai começar a choradeira das viúvas da ditadura e dos admiradores do bolsoasco em 3, 2, 1……

lando carlo

viva o povo soberano da Venezuela aqui os brasileiros acredita na globo golpista

Deixe seu comentário

Leia também