CUT e movimentos populares realizam ato juntos em SP: Direito não se reduz, se amplia!

Tempo de leitura: 5 min

folheto_maio2015

CUT e movimentos populares realizam 1º de Maio de luta em São Paulo

Defesa dos direitos trabalhistas – em especial um vigoroso “não” ao PL 4330, pela retirada das MPs 664 e 665 do Congresso Nacional – , da democracia, da Petrobras e da reforma política são as principais bandeiras Dia do Trabalhador (a) em 2015

Marize Muniz, da Assessoria de imprensa da CUT, via e-mail

A CUT, a CTB, a Intersindical, o MST, o MTST, a CMP, a FAF e outras importantes organizações dos movimentos sociais, estudantil e sindical, promovem ato conjunto em comemoração ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora neste 1º de Maio (sexta-feira), no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo.

As principais bandeiras que marcam o evento em 2015 são a defesa dos direitos da classe trabalhadora, da democracia, da Petrobras e da reforma política (saiba mais no http://migre.me/pDtji)

A partir das 09h00 os/as trabalhadores/as e militantes vão se concentrar em três pontos da cidade – Luz, Praça da República/Largo do Arouche e Pátio do Colégio – de onde sairão em marcha até o Vale do Anhangabaú, onde a programação do dia de luta tem início – às 10h00 –  com realização de ato ecumênico seguido de ato político-cultural.

Só à tarde, a partir às 13h, tem inicio uma programação cultural com shows  com Alceu Valença, Leci Brandão, Rappin Hood, GOG, Thobias da Vai-Vai e Elizeth Rosa. Haverá, ainda, espaço de convivência e alimentação, além de unidades móveis de atendimento e outros serviços à população.

Em defesa dos direitos trabalhistas e da democracia – Neste 1º de maio, os movimentos sociais do campo e da cidade (veja lista abaixo do manifesto) reforçam a pressão contra o Projeto de Lei 4330/04, que retira direitos trabalhistas históricos ao permitir a terceirização sem limites, em todas as funções de qualquer empresa e setor.

Também continua a mobilização contra a Medida Provisória (MPs) 664 e 655, que, respectivamente, muda as regras para a concessão do auxílio-doença e pensão por morte, e que dificulta o acesso ao seguro-desemprego e ao abono salarial. No lugar de uma política de ajuste fiscal que penaliza a classe trabalhadora, gerando emprego e recessão, as entidades defendem a taxação das grandes fortunas, primeiro passo à reforma tributária no Brasil.

Outro embate é pela manutenção do estado democrático de direito, contra a onda golpista em curso, que, se for vitoriosa, trará retrocessos a toda a sociedade brasileira.

Combate à corrupção e defesa da Petrobras – Para as organizações, o combate à corrupção deve ser feito por meio de uma reforma política que, entre outras mudanças, proíba o financiamento empresarial de campanha eleitoral. Sem o essa medida, o sistema político do país continuará seguindo os interesses das empresas que financiam as campanhas eleitorais e não os interesses da população.

Os movimentos reforçam, ainda, a luta em defesa da Petrobras, alvo de ataques por aqueles que querem enfraquecer o patrimônio brasileiro com o intuito de privatizá-lo, transferindo os recursos do pré-sal – que devem ser investidos em saúde e educação – à iniciativa privada.

1º de MAIO 2015

DIA DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA

Em Defesa dos Direitos da Classe Trabalhadora, da Democracia, da Petrobrás e da Reforma Política

O 1º de Maio é um dia de luta por ampliação de direitos da classe trabalhadora e de reflexão sobre os direitos conquistados por trabalhador/as de todo o mundo. A história que se tem registro começa em 1886, quando trabalhadores de Chicago (EUA) fizeram uma greve geral para reivindicar redução da jornada de trabalho de até mais de 16 horas diárias para 8 horas. A polícia entrou em confronto. Dezenas de manifestantes foram feridos e alguns mortos. Anos depois, vários países reconheceram a data como feriado, entre eles, o Brasil, a partir de 1925.

Em 2015, neste Dia 1º de Maio, nós trabalhadores/as estamos nas ruas, reivindicando respeito aos direitos duramente conquistados e por sua ampliação.

Em defesa dos direitos, contra o ajuste fiscal: Continuaremos a pressão contra a aprovação do PL 4330, que retira direitos de todos/as os/as trabalhadores/as ao permitir a terceirização sem limites, em todas as funções de qualquer empresa e setor. Também continuaremos mobilizados contra a Medida Provisória (MP) 664, que muda as regras para a concessão do auxílio-doença e pensão por morte, e contra a MP 665, que dificulta o acesso ao seguro-desemprego e ao abono salarial. Somos contra a política de ajuste fiscal que penaliza o/a trabalhador/a, que gera desemprego e recessão. Defendemos a taxação das grandes fortunas, como primeiro passo para uma reforma tributária em nosso País.

Em defesa da democracia, contra a intolerância: Nossa luta também é pela manutenção do estado democrático de direito, contra a onda golpista em curso, que, caso vitoriosa, trará retrocessos para a classe trabalhadora, para a juventude, para as mulheres. Nossa luta é contra o preconceito de gênero, raça e etnia, crença, orientação sexual, ideologia política e outras opressões.

Corrupção se combate com o fim do financiamento empresarial de campanha: Corrupção se resolve com reforma política, com a proibição do financiamento empresarial de campanha e não com golpe de Estado. Enquanto essa forma de financiamento não for proibida, o sistema político brasileiro continuará a seguir os interesses das empresas que financiam as campanhas, e não aos interesses do povo brasileiro.

Em defesa da Petrobrás e do Pré-Sal, patrimônios do povo: A Petrobrás é do povo brasileiro e não dos patrões! Os ataques à empresa por parte do empresariado e seus representantes, contam com o apoio da grande imprensa e tem o objetivo de enfraquecer esse patrimônio brasileiro para que possam privatizá-lo e, assim, os recursos do Pré-Sal, que deveriam ser destinados à Saúde e Educação, iriam para a iniciativa privada, aumentando ainda mais os lucros dos patrões.

Direito não se reduz, se amplia!

Por reforma agrária, urbana, tributária e política

Entidades que assinam

Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé”

CMP – Central dos Movimentos Populares

CONAM – Confederação Nacional de Associações de Moradores

CONEN – Coordenação Nacional de Entidades Negras

Consulta Popular

CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

CUT – Central Única dos Trabalhadores

Diálogo de Ação Petista

FDE – Fora do Eixo/Mídia Ninja

FETRAF – Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar

FLM – Frente de Luta por Moradia

FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

Intersindical CCP

Juventude Revolução

Levante Popular da Juventude

MAB – Movimento dos Atingidos Por Barragens

MMM – Marcha Mundial das Mulheres

MPA – Movimento Pequenos Agricultores

MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra

MTST –Movimento dos Trabalhadores Sem Teto

Plataforma Operaria Camponesa da Energia

Plebiscito Constituinte

UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBM – União Brasileira de Mulheres

UJS – União da Juventude Socialista

UNE – União Nacional Dos Estudantes

UNEGRO – União de Negros pela Igualdade

UNMP – União Nacional por Moradia Popular

SERVIÇO
Dia do Trabalhador e da Trabalhadora

Data: 1º de Maio de 2015
Horário: A partir das 10h
Local: Vale do Anhangabaú, centro paulistano – Metrô Anhangabaú (Linha 3-Vermelha)

 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

MAAR

É hora mesmo de mobilização geral em defesa da legislação trabalhista brasileira. Não à terceirização. Todos contra a dilapidação dos direitos dos trabalhadores. O PL 4330/04 constitui um atentado contra a estabilidade econômica, social e política do país. O enfrentamento da irresponsabilidade dos congressistas que votarem em favor deste assalto contra a legislação trabalhista deve incluir grandes atos públicos neste 1º de Maio, campanhas de emails e telegramas, além da discussão de um projeto de lei de iniciativa popular para preservar os direitos dos trabalhadores.

Tio Osvaldo

Dia primeiro de maio é o Dia Internacional do Trabalhador.
Vamos juntar as forças para não deixar passar essa podridão, em forma de lei, que os partidecos antiBrasil (leia-se todos menos pt, pcdob e psol) querem nos empurrar goela abaixo.

Fabio SP

vai ter sanduíche de mortanguela??? Então eu vô

    Nathalie

    Vai ter não, nem micareta, nem trio elétrico com axé, nem torcida de futebol amarela. Precisa ir não.

Pedrão

Com todo o apoio…pelas lutas e pela afirmação das conquistas sociais !
Entretanto, lembrando que dia 1º de maio é o dia do Trabalho, data consagrada exatamente a valorizar o trabalho no seu profundo significado de esforço humano por tudo aquilo que é atividade útil e que concorre para a evolução e felicidade do gênero humano e da natureza.
Querer transformar a data em dia do Trabalhador ( e, agora, em nome do politicamente correto, da Trabalhadora) é reduzir-lhe, sobremaneira, o propósito.
A data tem que ser usada, sim, como marco das conquistas sociais, sua manutenção e ampliação, mas sem ignorar o sentido amplo do Trabalho, em todas as suas manifestações!

Deixe seu comentário

Leia também