Rogério Correia: O Supremo cada vez menor

Tempo de leitura: 3 min

O SUPREMO CADA VEZ MENOR

por Rogério Correia*, em seu blog

Bastou um único editorial, unzinho só, do jornal O Globo, e a ministra Carmen Lúcia achou um jeito de agradar aos grandes poderosos.

Apequenou-se mais uma vez. E da pior forma, ao menos para alguém no cargo de presidenta do STF.

Em jantar com executivos da Shell, Siemens, Coca-Cola, entre outros, desandou a falar contra Lula (imagine o escândalo que provocaria na grande mídia se um único dia, unzinho só, resolvesse jantar com diretores da CUT, do MST e dos movimentos sociais em geral…).

Carmen Lúcia disse que revisar a prisão em 2ª instância “por Lula” seria “apequenar” o STF.

Em primeiro lugar, não seria “por Lula”, mas pela Constituição, que de fato proíbe a prisão antes de esgotados os recursos, salvo flagrante, perigo de fuga ou continuidade do crime.

Além disso, o assunto há meses está para ser debatido pelos ministros do Supremo, sem que o assunto Lula tivesse surgido no horizonte.

Mas o mais importante é recordar quem e o que, de fato, está apequenando o Supremo Tribunal Federal.

Quem apequenou o STF, ministra, foi seu voto de minerva, a favor de Aécio, que o deixa livre, leve e solto no Senado.

Aécio, este sim, com provas e mais provas gravadas em áudio e vídeo, como admitem seus próprios colegas de toga.

Quem apequenou o STF, ministra, foi a senhora e seus colegas que impediram a posse de Lula como ministro, ainda no governo Dilma.

E permitiram a posse do igualmente investigado Moreira Franco.

Quem apequena o STF é a senhora, ao adiantar posição de assunto jurídico em meio a convescotes com empresários poderosos, a maioria representantes de multinacionais.

Quem apequena o STF são os próprios atuais ministros, que permitiram um golpe parlamentar contra uma presidenta eleita e honesta sem fazer qualquer objeção.

Ou será que a senhora vai negar o golpe que já está claro a todos?

O que apequena o Supremo, que deveria ser guardião das leis do país, é calar-se frente aos desmandos explícitos de um juiz de primeira instância, partidário do PSDB, e que não mede esforços para condenar o presidente mais popular da história brasileira.

O Supremo que a senhora atualmente comanda admitiu a ilegalidade em vazar grampos telefônicos de Lula e familiares, mas não fez nada. Isso não é pequeno?

Não é pequeno permitir que três juízes gastem mais de oito horas falando e condenarem uma pessoa sem apresentar uma mísera, umazinha só, prova sequer? Não vai falar nada a respeito?

A ministra Carmen Lúcia dessa forma envergonha a sua Minas Gerais e a sua Montes Claros natal.

Não é à toa que o povo, ainda que isso não apareça na Globo que a senhora tanto teme e vassala, o povo cada vez mais não acredita no STF e na Justiça.

Ele aumenta, mas não inventa: Justiça aqui só para pobre, preto, puta e, agora, para petista.

PS: é bom também citar que, inacreditavelmente, a senhora aproveitou o piquenique com os poderosos do dinheiro para chantagear o PT, alertando a possibilidade de desfechos negativos caso o partido continue criticando o Judiciário. Bem, eu sou deputado do PT. E mantenho as críticas, agora até com mais ênfase. Não adianta chantagear, ministra Carmen Lúcia. Isso é pequeno.

*É deputado estadual do PT em Minas Gerais

Leia também:

Lewandowski: Pela proibição do retrocesso


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Izac

Hoje os partidos políticos tem juntos 30% de simpatizantes que votam naqueles partidos, o de acordo com o instituto ultraconservador Datafolha, só o Pt tem 19%, o PSDB tem 3%, o partido de Michel temer (pmdb) tem 5%, (PSOL PDT e pcdob) tem 1% cada, sendo assim, se nos que somos eleitores do pt com.isso faríamos mais de deputados poderíamos mudar tudo e acabar com esta farra do judiciário através do voto depende de nos

Nelson

Volto a questionar. Será que nós estamos em perfeito juízo, quando entregamos a um pequeno grupo, de apenas 11 pessoas [*], os destinos de uma nação inteira, de mais de 200 milhões de almas.

Não é muito fácil para o grande poder econômico colocar pressão irresistível a um grupo tão reduzido, para que seus interesses sejam atendidos nas decisões que o grupo deve tomar?

Não é bastante fácil a um grupo pequeno assim sucumbir a ameaças ou mesmo à corrupção? Não estaria, portanto, mais do que na hora de revermos isto?

* E não são todas as 11, pois uma decisão pode ser dada por maioria simples, ou seja, apenas 6 pessoas.

sergiio

Uai … dueu … não precisa mostrar toda a irrelevância e pequenez moral desta …. Mas lembre-se que quem colocou ela no STF foi o Lula … a culpa é dele, sempre dele. Se o STF tem se apequenado é culpa do PT que nomeou estes nanicos morais, adoradores de dinheiro e holofotes para o STF.
Antes que me esqueça:
Nada de bolsa Familia e Aposentadoria
#eutambémqueroauxiliomoradia,
viu FUX.

Calebe

Com as bravatas dos irmãos Batista e o Delcídio do Amaral o STF se agigantou, já com o Romero Jucá (“Com o Supremo, com tudo”; “poucos caras ali aos quais não se tem acesso”)… Aos homens e mulheres que chegam ao mais alto posto do judiciário se espera estatura suficiente para serem guardiões da constituição e das leis não se seus amigos, partidos, convicções, etc.

Julio Silveira

Ficou muito interessante ver o time dos tres poderes reunidos reclamando das reclamações. Serviu para que ninguem se engane que não há parcerias.

Deixe seu comentário

Leia também