Conceição Oliveira: Lei Requião devolve a esperança de que o Brasil terá jornalismo; gravação flagrou armação da Veja

Tempo de leitura: 4 min

Fica, vai ter jornalismo!

por Maria Frô, em seu blog

Com a aprovação do Direito de Resposta, mecanismo que existe em todos os países desenvolvidos, o Brasil finalmente sairá da idade do coronelismo eletrônico.

Preparem-se para ver a Vênus Platinada parar de manipular a notícia ou gastar boa parte do seu tempo com direito de resposta das vítimas de sua manipulação.

Agora, temos direitos e não sofreremos o que as vítimas da Escola Base sofreram por décadas, sem nunca verem a verdade restabelecida.
crime escola base
PS. Se você nunca ouviu falar de Escola Base, relembre o caso e você entenderá porque o direito de resposta não é apenas vital para a democracia, mas pode significar a diferença entre a vida e a morte das pessoas.

Algumas vítimas já morreram e nunca foram indenizadas ou viram a verdade restabelecida.

Vejam abaixo como funciona na prática o Direito de Resposta, se ele não existisse William Bonner não teria se desculpado e informado corretamente os telespectadores do Jornal Nacional, que a ~notícia~ dada primeiramente não era notícia, era manipulação e conferia um sentido completamente diferente do que disse a fonte originalmente.

A garantia em lei do direito de resposta fará com que a mídia tenha mais responsabilidade e de fato faça jornalismo e não política partidária contra seus desafetos políticos ou contra movimentos sociais dos quais a mídia monopolizada no Brasil é oposição.

Folha reproduz mentira da Veja e família de Lula pede direito de resposta

21/11/2015 16:57

do Instituto Lula

A reportagem intitulada “Decano do Lobby”, subscrita por Rubens Valente e publicada nesta data (21/11/2015) pela Folha de S.Paulo, faz referência ao nome do nosso cliente Fábio Luis Lula da Silva no seguinte trecho: “Em 2006, elevoltou a noticiário ao confirmar para a revista ‘Veja’ que cedia uma sala do escritório que construiu no Lago Sul para um dos filhos do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fábio Luis, trabalhar, quando estivesse em Brasília”.

Ao reproduzir como se fosse verdadeira o que foi publicado pela revista Veja, Rubens Valente voltou a propagar notória e reconhecida mentira para os leitores do jornal e para a sociedade.

De fato, logo após a citada publicação de Veja, em 2006 (edição n.º 1979), Alexandre Paes dos Santos disse à imprensa que não conhece e jamais manteve qualquer relação pessoal ou profissional com Fábio Luis.

Não bastasse, depois da publicação, promovemos em favor de Fábio Luis ação judicial contra Alexandre Paes dos Santos e a Editora Abril S/A, que edita a revista Veja.

No curso da ação, Alexandre Paes dos Santos reafirmou que jamais manteve qualquer relação pessoal ou profissional com Fábio Luis.

Tal situação levou a Editora Abril a cometer um dos piores exemplos do mau jornalismo do país. A Editora juntou no processo uma gravação ambiental referente à conversa mantida entre o jornalista Alexandre Oltramari (repórter da Veja) e o Sr. Alexandre Paes dos Santos, na qual ambos combinaram uma versão para a elaboração de uma reportagem objetivando prejudicar o então candidato à reeleição presidencial Luiz Inácio Lula da Silva, pai de Fábio Luis.

Confiram-se alguns trechos daquela gravação ambiental que revelam a combinação levada efeito entre o repórter da revista Veja e o Sr. Alexandre Paes dos Santos para a elaboração da reportagem:

“1 a matéria… a matéria… ela tem como foco … e quem vai possivelmente…
2 [1/2] ….
1 … pra capa da revista é o filho do presidente”.
———————————————————————————-
“1. O segundo ponto que é… você tocou num ponto que é central, você disse assim: ‘ah, rapaz, isso aí é uma trolha do tamanho do mundo, é ano de eleição…’ …
———————————————————————————–
1. ai lá pelas tantas que eu vou ter que dizer: ‘olha, em Brasília eles dormiam no Palácio do Planalto, na Granja do Torto e chegaram até a despachar em alguma mansão-escritório em Brasília, numa área nobre da cidade’
2. hum, hum…
1. é… e aí entra você, sei lá, dizendo… é… ou: ‘não quero falar nada’ ou talvez dizendo a verdade: ‘olha, eu disponibilizei um espaço…’…
2. [2/3]… tenho… eu tenho que pensar nisso aí, porque isso aí vai ser difícil, é a abertura pra porrada… se eu tivesse cinquenta fins-de-semana (…) … pô, pau na máquina!
1. pensa nisso, porque eu acho que isso não é abertura pra porrada, eu acho que isso aí é uma… dique de contenção que você ergue, na medida que as cartas estão na mesa:‘recebi sim, trabalharam aqui algum… vieram algumas vezes…’…

Em conseqüência dessa conduta — que revela nítida armação para a elaboração de uma reportagem —, o Sr. Alexandre Paes dos Santos foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo a reparar os danos morais impostos ao nosso cliente Fábio Luis em virtude da publicação.

A Folha de S.Paulo tem conhecimento dessa condenação e já publicou tal notícia, não sendo justificável o erro cometido por Rubens Valente.

Aliás, o Acórdão proferido pelo TJSP também está disponível na Rede Mundial de Computadores , o que torna o erro inescusável.

Reafirmamos que o nosso cliente Fábio Luis Lula da Silva não conhece e jamais manteve qualquer relação pessoal ou profissional com Sr. Alexandre Paes dos Santos.

Ao contrário, este último já foi condenado pela Justiça por dizer inverdades a respeito do nosso cliente. Em virtude do erro indesculpável de Rubens Valente, faremos pedido de retificação na forma da Lei Federal nº 13.188, de 11 de novembro de 2015.

Cristiano Zanin Martins
, Teixeira Martins Advogados

Leia também:

E o ministro Mercadante apoia a “reorganização” de Alckmin


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

roberto

Peçam uma indenização milionária.
Seria uma espécie de tiro de misericórdia na cabeça de um zumbi.

Eduardo

Cara presidenta Dilma! Gostaria muito de ter assistido o Fernando Pimentel no Jornal Nacional explicando a desonestidade da Globo e do Kamel! Assim o editor não trocaria a palavra “desonestidade” pelo termo” cometemos um erro”! Teriam que dizer : Desculpem, fomos desonestos!

FrancoAtirador

.
.
Gesto de Grandeza da Estadista que Devolveu a Soberania ao Povo Argentino.
.
(https://twitter.com/CFKArgentina/status/668515322840924160)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Ela Voltará.
    Aguardem…
    .
    .

FrancoAtirador

.
.
Argentina 2015: Macri (DIREITA) 51,4% x 48,6% Scioli (CFK) [Eleições Limpas]
.
Brasil 2014: Dilma (PT) 51,4% x 48,6% Aéreo (PSDB) [Eleições Ilegítimas]
.
Venezuela 2013: Maduro (Chavez) 50,7% x 49,3% Capriles (DIREITA) [Golpe Bolivariano]
.
(http://www.resultados.gob.ar/balotage/dat99/DDR99999R.htm)
(http://www.eleicoes2014.com.br/candidatos-presidente)
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%A3o_presidencial_da_Venezuela_em_2013)
.
.

FrancoAtirador
23/11/2015 – 08:02
.
.
Curiosidades
.
Eleito com 51,4% do Votos, Macri vai [tentar]
governar com Minoria na Câmara e no Senado.
.
Mídia Jabáculê do Tea Party braZil irá cogitar
a Possibilidade de um Impíxi na Argentina?
.
É verdade que a Ley de Medios impôs a Censura na Argentina
e que os Poderes Legislativo e Judiciário estão na mão de CFK?
.
.

Márcio Gaspar

As vezes eu fico aqui matutando de como seria o processo seletivo de candidatos a jornalistas que pretendem disputar uma vaga de emprego na Folha SP, Veja, Estadão, o PIG. Acredito que na entrevista o entrevistador deve perguntar ao candidato se o sujeito tem um viés à esquerda ou à direita, pois se for à esquerda estará fora. Se é a favor ou contra a regulação da mídia, se for a favor estará fora, se tem alguma simpatia ou preferência por algum partido de esquerda, principalmente o PT, se ele disser que é antipetista as suas chances de ser contratado aumentarão muito, se ele prefere maior ou menor participação do Estado na economia, se a resposta for uma menor participação as chances aumentarão mais um pouco. Enfim. Acho que as empresas de comunicação, que são empresas com interesses empresariais e que visam o lucro, coisa normal, estão adotando o que as empresas tradicionais usam bastante para contratar funcionários. Esperam que as pessoas conheçam a organização e seus objetivos, metas e sua ideologia e forma de atuar. Os jovens “jornalistas” formados nos cursos de formar monstrinhos sacaram o lance, outros velhos jornalistas também sacaram, pois viram que se meterem o pau no PT o sucesso e garantia de emprego, progressão na carreira e uma amizade do chefão, que é puxa saco do dono, quero dizer, amigo, vai ganhar coluna semanal. Ética jornalística? Balela. O importante é os valores morais segundo o dinheiro.

Everaldo

Sim, mas lá no congresso a mentiras e agressões de vários parlamentares contra o governo continuam sem direito de resposta. E aí Requiao, como vai ser por lá ? Afinal é tudo ao vivo e milhares de pessoas assistem….

Alexandre Tambelli

Fiz este comentário sobre o Direito de Resposta lá no Jornal GGN e posto aqui:
Com o Direito de Resposta.
É bem interessante perceber a mudança do comportamento das capas de revista semanais. A Veja foi uma capa diferente.
Saiu o ex-presidente LULA e adentrou na capa Michel Temer. Saiu-se do campo de denúncia para o campo Ideológico, pós a apresentação do documento “Uma Ponte Para o Futuro”, que é uma proposta de Brasil agradável ao conservadorismo econômico.
Apareceu um Projeto de País: neoliberal e centrado na iniciativa privada (a economia de mercado).
A velha mídia o abraçou. E foi bom, porque mudou o foco da perseguição implacável a LULA para uma proposta, apesar de conservadora, de o Brasil sair do PIB negativo.
Bom que assim seja.
Que a velha mídia construa uma ponte com a sua Ideologia econômica. E que valorize quem tem a mesma Ideologia, promovendo suas ideias de “Brasil” e não apenas atacando adversários de sua “Ideologia”.
O importante é que até a velha mídia terá que maneirar nas escolhas de “heróis”.
Imaginemos se é possível um Governador como Alckmin ser seu herói.
O marketing do Governador é: fechar escolas, falta d´água e segurança = repressão policial e aumento de violência.
O PSDB foi o perdedor de 2015.
Tendo o Direito de Resposta se destacado, vide a retificação da capa de O Globo em capa posterior do próprio O Globo, o JN se desculpando através do Bonner pelo surrupiamento de uma palavra (imediato) ao se referir à fala do Governador de MG Fernando Pimentel do PT e agora a Folha se desculpando sobre matéria inverídica do Filho do Lula a tendência é partirem para o caminho das ideias.
Na mesma quadra entrou o PMDB e seu “Uma Ponte Para o Futuro”. Caiu como uma luva para a velha mídia.
O PSDB perdido em seu mundo de denuncismo e de não olhar para o próprio umbigo foi deixado para trás. Deixou-se levar pelo comodismo de não ser atacado e pouco investigado. E está por um triz.
O Direito de Resposta colocou os tucanos na corda bamba.
E o PT parece que vai poder respirar um pouco.
A Presidenta Dilma pode governar agora.
Mostre que seu Programa de Governo é mais benéfico ao país do que o que a velha mídia matutar em nossas cabeças 24 horas do dia.
E seguimos em frente.
Uma hora dessas o embate será sobre modelos de governabilidade. 2016 é uma prévia. A onda de denuncismo sem provas diminuindo sobremaneira, as ideias tomam o espaço mais alto da discussão.
2018 teremos uma Eleição Ideológica.
Bolsonaro, Pastor Everaldo, Tucanos, PMDB, PT, Ciro Gomes, REDE, PSOL, PSTU, PCO propondo caminhos para o Brasil.
Que candidatura a velha mídia irá abraçar?

http://www.jornalggn.com.br/noticia/a-mudanca-de-comportamento-da-midia-com-o-direito-de-resposta

Mais algumas considerações que pensei durante a tarde:
Uma grande contribuição do Direito de Resposta foi tirar do comodismo muita gente, de Jornalista indo até político.
No Brasil muito voto é dado através da onda de denuncismo da velha mídia contra os mesmos personagens e modelos de sociedade de sempre. PT, Lula, bolivarianismo, etc.
Por exemplo:
Aécio Neves teve 15% de votos para si mesmo, os outros votos que obteve no primeiro turno de 2014 foram anti-petismo puro. Ele se escudou nesse denuncismo seletivo e sem provas dos meios de comunicação hegemônicos e quase venceu a Eleição de 2014. (Quem confessou os 15% foi o Presidente do Ibope, o Montenegro.)
Com a velha mídia tendo que ser mais cautelosa e criteriosa o candidato não poderá ser mais “anti” alguma coisa, terá de ser mais “pró” alguma coisa, porque a tendência é o denuncismo diminuir continuadamente.
Em se tendo cuidado de noticiar coisas comprovadas os perseguidos da velha mídia não terão essa exposição negativa diária, dos dias anteriores à aprovação do Direito de Resposta. Será menos violento esse processo todo, e as coisas tenderão a caminhar para o embate Ideológico.
Hoje a capa da Folha é sobre o MP e a cassação das concessões de rádios e TVS dadas a políticos. A capa semanal da Isto É fala de Eduardo Cunha, perguntando até quando?
São fatos reais. Não é denuncismo. A Veja fala do terrorismo, é fato real, ela, ideologicamente, se posiciona a favor do Império, não é matéria que se precise do ouvi dizer nem de uma fonte do Palácio ou o delator disse.
Eu considero uma situação nova.
O Jornalismo vai precisar de bons redatores e não de malucos que querem destruir o PT acima de qualquer coisa.
A velha mídia e a Direita vão ter que mostrar a cara!
Fica interessante o quadro atual.
Podemos ter em 2018 uma reprodução da Eleição ideológica de 1989, que ia de Enéas, Caiado, passando por Aureliano Chaves, Maluf, Collor, Afif, Covas, Ulisses, Lula, Brizola, Gabeira e Freire, etc. Freire pasmem! Era a extrema-esquerda em 1989.
Em 2014 tivemos uma Eleição menos de propostas e mais de denuncismo sem o Direito de Resposta implementado.
O denuncismo da “corrupção” dos adversários da velha mídia deu milhões de votos para o Aécio. Ele blindado e recebendo votos de quem queria acabar com a corrupção.
Justamente quem recebeu votos de pessoas que queriam mais honestidade na Política?
O Aécio Neves, que é o exemplo perfeito de quem não se preocupa em separar o público das relações privadas. Só ver o escândalo das viagens de avião Oficial do Estado das Minas Gerais para comprovar o que digo e mais de centena de pousos ou decolagens em seu aeroporto particular construído com dinheiro público ao lado da sua fazenda.
Se o PT não tivesse arriscado de fazer uma campanha Ideológica de modelos econômicos, teríamos Aécio Neves Presidente ou quem sabe Marina Silva.
Claro, que, infelizmente, o novo Governo Dilma de alguma forma abraçou o modelo econômico que dizia combater na campanha eleitoral.
Com todas as condicionantes, impossíveis de serem esquecidas, do Congresso anti-petista, do Eduardo Cunha e suas pautas-bombas, do conservadorismo reinante entre os eleitos, da tática do quanto pior melhor e da pauta diária e cansativa do “impitman sem motivo” que impediu, de muitas formas, de ser, como na Fórmula Indy, o Plano Levy: um Splash and Go.

FrancoAtirador

.
.
A Errata da Rede Globo é Insuficiente.
.
O Texto da Resposta deve ser Escolhido
.
pel@ Ofendid@ e não pel@ Ofensor(a).
.
.

L@!r M@r+35

E a Dilma tinha que pisar no tomate e vetar o parágrafo que permitia que o ofendido apresentasse pessoalmente a sua resposta. =O

Deixe seu comentário

Leia também