CNBB: Governo Temer aprofunda “o drama da pobreza de milhões de pessoas”

Tempo de leitura: 2 min

Temer tira até água dos sertanejos

Nota da CNBB sobre o atual momento político

do site da CNBB

“Aprendei a fazer o bem, buscai o que é correto, defendei o direito do oprimido” (Is 1,17)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, através de seu Conselho Permanente, reunido em Brasília de 24 a 26 de outubro de 2017, manifesta, mais uma vez, sua apreensão e indignação com a grave realidade político-social vivida pelo País, afetando tanto a população quanto as instituições brasileiras.

Repudiamos a falta de ética, que há décadas, se instalou e continua instalada em instituições públicas, empresas, grupos sociais e na atuação de inúmeros políticos que, traindo a missão para a qual foram eleitos, jogam a atividade política no descrédito.

A barganha na liberação de emendas parlamentares pelo Governo é uma afronta aos brasileiros.

A retirada de indispensáveis recursos da saúde, da educação, dos programas sociais consolidados, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), do Programa de Cisternas no Nordeste, aprofunda o drama da pobreza de milhões de pessoas.

O divórcio entre o mundo político e a sociedade brasileira é grave.

A apatia, o desencanto e o desinteresse pela política, que vemos crescer dia a dia no meio da população brasileira, inclusive nos movimentos sociais, têm sua raiz mais profunda em práticas políticas que comprometem a busca do bem comum, privilegiando interesses particulares.

Tais práticas ferem a política e a esperança dos cidadãos que parecem não mais acreditar na força transformadora e renovadora do voto.

É grave tirar a esperança de um povo.

Urge ficar atentos, pois, situações como esta abrem espaço para salvadores da pátria, radicalismos e fundamentalismos que aumentam a crise e o sofrimento, especialmente dos mais pobres, além de ameaçar a democracia no País.

Apesar de tudo, é preciso vencer a tentação do desânimo.

Só uma reação do povo, consciente e organizado, no exercício de sua cidadania, é capaz de purificar a política, banindo de seu meio aqueles que seguem o caminho da corrupção e do desprezo pelo bem comum. Incentivamos a população a ser protagonista das mudanças de que o Brasil precisa, manifestando-se, de forma pacífica, sempre que seus direitos e conquistas forem ameaçados.

Chamados a “esperar contra toda esperança” (Rm 4,18) e certos de que Deus não nos abandona, contamos com a atuação dos políticos que honram seu mandato, buscando o bem comum.

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, anime e encoraje seus filhos e filhas no compromisso de construir um País justo, solidário e fraterno.

Brasília, 26 de outubro de 2017

Leia também:

O trabalho intermitente de Temer é trabalho escravo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

OLNEY CARDOSO GALVÃO

A CNBB ESTÁ MUITO POLIDA , INSEGURA , EVITANDO POLÊMICA COM OS CATÓLICOS
CONSERVADORES .
A IGREJA TEM CULPA NESSA APATIA DO POVO BRASILEIRA POIS SEMPRE FEZ O DISCURSO ANTISUBVERSIVO , ANTICOMUNISTA E ASSUSTOU OS FIÉIS …
Santo TOMÁS de Aquino , na Idade MÉDIA , já admitia a REVOLUÇÃO quando o GOVERNO
era opressor e explorava o povo …
Qual é a nossa realidade ? Além da CORRUPÇÃO !!!
OCG

Jardel

A mesma Igreja Católica que critica Temer é a mesma Igreja Católica que colocou a “santinha” na ração humana de Dória, que apoia Temer.
Se quer alimentar necessitados, dê-lhes comida e não ração.

carlos

Os meus olhos nem cuchilam vendo essa tal tv, com políticos fazendo seus discursos imperfeitos, com tanta piada pronta, e defendendo a afronta, com discurso na ponta que eu estou prá descobrir de que é que eles são feitos.

Eugênio Viola

A História da Igreja na América Latina é marcada por momentos em que a instituição ficou ao lado dos opressores, e outros, em que desafiou os poderosos para cumprir o Evangelho. No século XVIII, um acontecimento protagonizado pelos Jesuítas foi tema de um filme (baseado em fatos reais). Compartilho o link do filme “A Missão”.
https://www.youtube.com/watch?v=kI1CJKyUd2o
Já no século XX, num pequeno país da América Central, El Salvador, um arcebispo foi assassinado brutalmente por ordem das oligarquias. Dom Oscar Romero foi beatificado pelo Papa Francisco como mártir, vítima do ódio. Segue o link para o filme.
https://www.youtube.com/watch?v=QpVBTjVcjfU
Abraços

João Lourenço

CNBB reclamando?E os 13 anos do PT que seguraram as queixas não resolveu nadinha?Tem algo estranho não acham?

Deixe seu comentário

Leia também