Carlos Zarattini: Hora de voltar aos bairros e debater com a população

Tempo de leitura: 2 min

É hora de voltar aos bairros e debater com a população

por Carlos Zarattini*

As manifestações contra o aumento das tarifas de transporte exigem de nós petistas uma reflexão.

Por um lado relembrar que o programa de governo do nosso prefeito Haddad no transporte vem sendo cumprido: reajustou as tarifas abaixo da inflação, prepara as obras de novos corredores e a implantação do Bilhete Único Mensal.

Em segundo lugar, demonstrar que o governo federal ao desonerar em parte as tarifas colaborou para que o reajuste fosse menor e ainda garantiu que as tarifas do metrô e trens do governo estadual também tivessem um reajuste abaixo da inflação.

Em terceiro lugar, nós nunca apoiamos medidas repressivas e violentas como as que foram adotadas pela tropa da PM de Alckmin.

Ao contrário, a tradição dos governos petistas, e em particular nos dez anos do governo federal, é a do diálogo e da negociação.

Em quarto lugar, diante do engajamento de uma parte expressiva da juventude nas manifestações e, logicamente, da repercussão social que elas têm, temos que admitir que a prefeitura não comunicou bem os motivos do reajuste e os limites do orçamento para ter tomado tal decisão.

Portanto, é correta a decisão do prefeito de abrir o debate no Conselho da Cidade. Ela dá transparência para as informações e permite que surjam outras propostas. Mas, se esse debate não for suficiente para resolver a situação, devemos aprofundar a democracia e utilizar um instrumento previsto na Lei Municipal: a convocação de um plebiscito onde a população vai decidir entre o congelamento das tarifas ou o investimento em melhorias de infraestrutura que melhorem a qualidade do transporte.

O PT não pode abrir mão de decisões democráticas mesmo agora quando acabamos de sair de um processo eleitoral e nosso governo não completou nem seis meses.

Devemos esgotar o debate. Foi assim que fizemos quando, no governo Marta, fomos aos bairros explicar o que ia ser o bilhete único e as transformações no transporte de São Paulo.

É hora de voltar aos bairros e debater com a população!

Carlos Zarattini é deputado federal PT/SP

Leia também:

Repórteres da Globo não usam cubo da emissora; JN noticia palavras de ordem


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Carlos Zarattini: Hora de voltar aos bairros e debater com a população – Blog do Bordalo

[…] Carlos Zarattini é deputado federal PT/SP Fonte: http://www.viomundo.com.br/politica/carlos-zarattini-hora-de-voltar-aos-bairros-e-debater-com-a-popu… […]

Leandro_O

Mas é muita má fé ou incompetência mesmo. Milhares e milhares implorando por mudanças, há tempos, como por exemplo “fora Teixeira”, “fora Renan”, fora político tal, etc. etc. e acham que a coisa sai do nada. Não entendem porque não dão bola para o que pensa a população, porque, pelo pensamento deles, o poder é dos partidos políticos, não da população, não do povo. Daí, querem regar com pão e circo quem acha que a vida social é muito mais que pão e circo, são vaiados e não entendem. Não entendem porque não querem representar, a representatividade é coisa do passado, querem é o respeito à hierarquia e ponto final. Por isso não entendem, não vão entender, e não vão concordar, inclusive.

Caiu o nosso muro de Berlim. E agora? – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Carlos Zarattini: Hora de voltar aos bairros e debater com a população […]

Alexandro Rodrigues

Bye Bye Dilma 2014!!!

Urbano

Governar sem o povo não é muito inteligente, não. E o ditador era o Hugo Chávez, que vez por outra consultava o povo através de plebiscito.

Artur Scavone: Explosão jovem cheira mais primavera que pólvora e gasolina – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Carlos Zarattini: Hora de voltar aos bairros e debater com a população […]

valdinei vieira

Eu estou muito confuso, My mind is going(HAL em 2001). Que querem toda essa gente? De repente todos querem protestar? O Haiti é aqui? Isso pode ser chamado de O Brasil acordou? Tragam-me mais Prozac.

Maria Izabel L Silva

Esse menino, esse deputado, deve estar delirando. Como é que um movimento totalmente fragmentado em mil adesões estranhas e maquivelicas, que não tem discurso coerente nem direção, como é que essa coisa vai “voltar aos bairros” para dialogar com a população. Que “bairros” ele tá falando? Só tem porra louca delirante a a direita festiva neste santo angu de caroço …

    ELG

    Entendo que ele está se referindo aos petistas, Maria.

    leia

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk, muito engracado.

    leia

    Minha irmä que näo sabe tracar um T e pingar no i, tá toda, toda se achando, posta uns 30 meme contra o governo federal no face , e acha que está fazendo política. Só posso rir, porque näo consegui convencer que ela está no rumo errado.

Carlos Pereira

Faz vergonha nobre deputado. Tarifa Zero é do tempo de Luiza Erundina e os vereadores do PT votaram contra!!!!

Tarifa Zero é um projeto de política pública que pretende democratizar o acesso ao transporte público através de uma tarifa de custo zero aos seus usuários. Consiste na ideia de que o transporte público é um direito e, como demais serviços públicos essenciais, deve ser oferecido para todas e todos os cidadãos, sem distinções de quaisquer naturezas – como, por exemplo, a tarifa.

O projeto foi inicialmente proposto por Lúcio Gregori, secretário municipal de transportes de São Paulo na gestão de Luiza Erundina (1989-1992), e consistia na criação de um Fundo de Transportes, reunindo recursos públicos – através de um aumento progressivo no IPTU, seguindo a linha de quem tem mais paga mais, quem tem menos paga menos, quem não tem não paga – para custear a totalidade do sistema. O projeto sofreu resistência dentro e fora do partido da então prefeita e o projeto de lei que criaria o Fundo de Transporte para financiar a tarifa zero não chegou a ser votado. No entanto, um projeto piloto de tarifa zero foi aplicado no bairro Cidade Tiradentes e o projeto de municipalização do transporte foi aprovado pela Câmara. A partir de 2006, o Movimento Passe Livre passou a defender a tarifa zero.

    Conceição Lemes

    Carlos, calma. Talvez vc não saiba mas o Zarattini entende tudo de transporte. Vc sabia, por exemplo, que o Zarattini é o idealizador do Bilhete Único na cidade de São Paulo? abs

    leia

    O probelam do brasileiro é sério, ele quer tudo de graca. passagem de onibus, saude, educacäo, aposentadoria sem contribuicäo e por aí vai.
    Vivo na Alemanha, pais 1° mundo, organizado, aqui quem quer ser tratado, tem que pagar plano de saúde, näo existe tarifa zero no transporte. Para aposentar, o trabalhador tem que contribuir 45 anos o homem e 40 a mulher. Aposenta-se com 67 anos e mulher com 62. O trabalhador näo tem FGTS/Pis/Pasep/13° e nem um terco do salário nas férias.Pagamos até a ambulancia caso precisamos dela sabia ? Mas em compensacäo, o bolsa familia é de fazer inveja à qualquer familia brasileira.

Marcelo

Agora???? Acho que o PT está meio atrasado.
Abondonou a base. Sufocou o debate político. Tornou-se um partido de gabinetes, em que aspones decidem e nem querem ser incomodados pela militancia que tanto lutou pelo partido por acreditar em mudanças sociais.

Leo V

O autor demonstra que não entendeu nada ao achar que o problema é que o prefeito não comunicou bem motivo do reajuste.

Feito que o condenado vai se conformar com a morte se o carrasco explicar bem o motivo. tsc tsc tsc.

O deputado realmente não precisa andar de ônibus. Ou seja, na própria argumentação do texto ele demonstra ser o melhor exemplo desse distanciamento da burocracia partidária da realidade da população.

Roberto Locatelli

Deputado Zarattini, o PT jamais poderia ter se afastado dos bairros, das lutas populares e das organizações da sociedade. Agora que a bomba estourou o senhor acha que “é hora” de voltar?

Fernando Rodrigues

Prezado Deputado Federal Carlos Zarattini. O Senhor quer enganar a quem? O sua discurso meia bomba não explica a atitude do Prefeito de São Paulo no primeiro momento de ser contra as manifestações. Voto no Lula, pela sua política social de resgate aos pobres. Mas, o PT virou o partido do governo, tão burocrático e corrupto quanto os outros. Esqueceu suas bases, não escutas mais as ruas. Voltar aos Bairros? Duvido! Deixar o conforto dos gabinetes com ar-condicionado? Não creio. Meu caro Deputado Federal, a direita conservadora nunca alimentou ou educou o povo, pois povo forte e inteligente sabe reivindicar seus direitos. Atenciosamente, Fernando Rodrigues.

Mardones

k k k k k k.

Hora de voltar a Wall Street e rasgar a Carta aos Brasileiros. E por em marcha as reformas estruturais.

Esses petistas…

Felix

“entre o congelamento das tarifas ou o investimento em melhorias de infraestrutura”, blablabla.
Tarifa Zero, já! Chega de máfia dos transportes! Saúde pública, educação pública e transporte público gratuitos!!

    leia

    e aposentadoria sem contribuicäo tambem ? kkkkkk

Roberto Locatelli

Será que o PT ainda se lembra de como é militar no movimento popular?

Annibal Botto

Caro Deputado Carlos Zarattini,

Como um dos fundadores do PT em Nova Friburgo (RJ) do qual me desliguei em julho de 1999 ao perceber que estávamos aderindo a princípios tradicionais da política brasileira. Preciso fazer o seguinte comentário:

O povo de esquerda que votou no PT (como eu, embora sem nenhum entusiasmo)o fez para que o governo Dilma aprofundasse as mudanças econômicas, políticas e sociais À ESQUERDA que o pais precisa para reverter os 500 anos de privilégios de uns poucos, os de sempre, e a exclusão das maiorias…e é com profunda decepção que vemos um governo covarde, paparicando os setores mais retrógrados da sociedade brasileira, como os ruralistas, os empresários, etc. porque até hoje a presidente Dilma não recebeu as lideranças do índios? Porque a presidente Dilma insiste nesta política de “desonerar” as empresas e mantém “onerados” os salários dos trabalhadores com um imposto de renda a partir de R$ 1.499,16? O Sr. veja o caso das empresas de transportes coletivos…O governo eliminou impostos federais dessas concessionárias e elas aumentaram o preço das passagens. A ministra Ideli Salvati ainda teve a cara-de-pau em sugerir que estados e municípios retirassem o restante de impostos. Pôxa! quer dizer que os capitalistas do transporte não podem ter despesas com tributos? Só nós assalariados temos que pagar imposto de renda? Isso é um escárnio! Segundo noticias, o governo federal terá eliminado até final de 2014, apenas nos dois últimos anos, cerca de R$264 bilhões. E nós pagando impostos!!! Pois bem, estouraram os protestos. Porque o Haddad não revogou logo esses aumento? Faltou coragem de desagradar os “senhores do Brasil”? Porque esse papo de “não negocio sob pressão”, como diriam os ditadores? O PT se acovardou. Prova disso são os vereadores petistas em São Paulo que assinaram a “moção de apoio à ROTA”. Minha preocupação agora é o seguinte: A Dilma corre o risco de não se reeleger, o que significa que a direita voltaria ao poder. E o PT desmoralizado e que ajudou a enterrar as “bandeiras de esquerda! não teremos mais uma oposição confiável para recuperar a presidência. Os outros partidos de esquerda não sendo viáveis eleitoralmente, teremos que amargar mais décadas de governos implementadores da exclusão social e marginalização política.

marilamar

O Linderberg, Senador do PT, apresentou proposta do Dep. Zarattini para baixar o valor da passagem de transportes publicos no Brasil….., de imediato os integrantes do PSDB, DEM, e oposiçao foram contra!!! tem que baixar já, já, já……e colocar o nome dos que sao contra, a oposiçao corrupta e bandida já sabemos quem sao…….

Deixe seu comentário

Leia também