Olhar Direto: Cachoeira ajudou em denúncia e celebrou vitória

Tempo de leitura: 3 min

Cachoeira armou para derrubar diretor do Dnit [título original deste post]

Dnit levou críticas à Delta a órgãos de controle

Construtora é a que mais levou verbas do governo

DE BRASÍLIA, na Folha, sugerido pelos leitores Rubens e alex

Os seguidos problemas com obras da Delta levaram a cúpula do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) a apontar irregularidades envolvendo a empresa a órgãos de controle, como Polícia Federal e Tribunal de Contas.

A Delta é a empresa que mais recebe recursos do governo federal desde 2007.

A maioria dos contratos é de obras para o Dnit, principalmente construção ou conservação de rodovias. Em 2011, dos R$ 862,4 milhões que o governo pagou à companhia, 90% do valor veio do departamento de estradas.

Obras estavam malfeitas ou atrasadas, segundo o Dnit. A partir de 2010, o órgão começou a abrir processos administrativos ou emitir documentos que ameaçavam tirar contratos da empreiteira, que nega irregularidades.

O atrito entre a Delta e o Dnit levou o grupo comandado por Carlinhos Cachoeira, investigado por suspeita de contravenção e ligado à empreiteira, a atuar pela queda do diretor-geral do órgão.

Em conversas no primeiro semestre de 2011, Cachoeira disse a Claudio Abreu, diretor da Delta no Centro-Oeste, que estava fornecendo informações sobre irregularidades no Dnit para a revista “Veja” durante a apuração de uma reportagem.

(CATIA SEABRA, RUBENS VALENTE E DIMMI AMORA)

*****

17/04/2012 – 16:45

Nova gravação revela Cachoeira e Cláudio Abreu comemorando queda de Pagot

De Brasília – Marcos Coutinho/ Da Redação – Lucas Bólico

do site Olhar Direto, sugerido pelo leitor Rubens

Novas gravações telefônicas interceptadas pela Polícia Federal entre o bicheiro Carlinhos Cachoeira e o diretor regional da Delta no Centro-Oeste, Cláudio Abreu, revelam que ambos comemoraram a queda de Luiz Antonio Pagot da diretoria geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), cargo que havia sido conquistado graças à indicação do senador Blairo Maggi (PR-MT).

Em entrevista exclusiva ao Olhar Direto, o ex-diretor-geral do Dnit confirmou ter sido procurado por outros veículos da mídia nacional para repercutir o caso e que, inclusive, um jornalista da revista Época colocou “a gravação” para ele ouvir.

Pagot lamentou a conversa entre Cachoeira e Abreu e disse que o conteúdo terá de ser investigado. O ex-diretor também questiona as dimensões da influência de Cachoeira e Abreu na revista Veja, publicação responsável pelas denúncias que culminaram na sua saída do Dnit.

“Estou estarrecido com toda essa história. E me pergunto: como vazaram as declarações da presidente [Dilma Rousseff] para a imprensa menos de 24 horas antes de uma reunião no Palácio do Planalto. Qual interesse político motivou esse vazamento?”, questionou Pagot.

Durante a entrevista ao Olhar Direto, Pagot reiterou que nunca participou de esquema algum de arrecadação ilícita de recursos para partidos, no caso o PR, e que está respondendo todas as acusações nos órgãos de fiscalização e nos respectivos inquéritos abertos pela Polícia Federal.

“Vou mostrar que sou inocente em cada inquérito aberto”, prometeu. De acordo com a denúncia da Veja à época, representantes do PR, partido que comanda os Transportes, funcionários do ministério e de órgãos vinculados à pasta teriam montado um esquema de superfaturamento de obras e recebimento de propina por empreiteiras.

Carlinhos Cachoeira foi presp na operação Monte Carlo da Polícia Federal como chefe do jogo ilegal em Goiás. Wladimir Garcez, braço direito do bicheiro, também está preso.

Leia também:

Walter Pinheiro: “Recuar é golpe. Por que não fizeram o título com isso?”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Alenciar Ferreira

É pra vocês verem o risco que o Brasil corre, enquanto nãose criar uma lei que possa punir estes mafiosos travestidos de Imprensa, nós brasileiros ficaremos nãos mãos deste tipo de gente: InVeja, Venus Platinada, Foia, Estão , Globo e outros!
Lei dos médisopra ontem!

E os áudios da trama que derrubou Pagot? | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Olhar Direto: Cachoeira tramou derrubada de Pagot e celebrou vitória […]

Gilson Rocha

Ok.
Mas não é interessante o vazamento de dentro
do Palácio do Planalto?
A presidenta teve declarações suas vazadas.
Será que foi alguém da oposição?
Pelo que eu saiba a oposição não faz parte do
governo.
Agora, quem tem acesso as declarações da presidenta
dentro do Palácio do Governo?
Alguém já se perguntou isso?
Aconteceu não é?
Pelo menos é o que diz o ex diretor do Dnit.

    Ariston Zebú

    E dai? Simplesmente a Presidenta mandará apurar e verificando quem são os Culpado ou o Culpado, meta-lhe um processo administrativo e rua!

    Gilson Rocha

    Bem, é o que espero que
    seja feito.
    Não só processo administrativo
    como criminal.

José Reinaldo

Que estou vendo todo mundo da midia é onesta, mais meu chapel sumiu.

carlos vicente

Rogério Correia PT ‏ @rogeriocorreia_ : Revista Veja associação ao crime ou jornalismo criminoso?: http://youtu.be/hmVThwu3UXo

Yarus

"Deputados arrancam cartaz pró-CPI da porta de Protógenes

O deputado-delegado reclama que o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, e o deputado Rogério Marinho tiraram da porta do seu gabinete um cartaz pela instalação da CPI da Privataria, informa Leandro Mazzini, na Coluna Esplanada

CPI vira caso policial dentro da Câmara
A CPI mista do Cachoeira nem começou, mas os corredores da Câmara já pegam fogo. Um roteiro com ingredientes de cena policial ganhou o sétimo andar do Anexo 4 da Casa, envolvendo um pedido de outra comissão parlamentar de inquérito. Indignados com um cartaz pró-CPI da Privataria Tucana, afixado na porta do gabinete do deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), ex-delegado da PF, dois deputados tucanos arrancaram o material e o jogaram no chão, irados. Eles são ninguém menos que o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), e o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN). Protógenes só soube da autoria quando pediu à Polícia Legislativa o vídeo do circuito interno de TV do corredor. Mas não prestou queixa à Mesa Diretora.
Vergonha alheia
Constrangido e incrédulo, Protógenes não procurara, até ontem à noite, os parlamentares para pedir explicações. Um assessor acompanhava os deputados na hora do ‘ataque’.

Script
Pelo vídeo e sequência de fotos, fica clara a atuação do trio na porta fechada do gabinete do deputado, durante o dia. Guerra indica e Marinho puxa o cartaz.

“Ato político”
Procurada pela coluna, a assessoria de Sérgio Guerra ainda não se pronunciou. O deputado Rogério Marinho reconheceu à coluna que, acompanhado do presidente de seu partido, tirou o cartaz da porta do gabinete de Protógenes. Disse que foi um “ato político” e que isso aconteceu há algumas semanas, embora Protógenes tenha tido acesso aos vídeos ontem. O tucano lamentou que os deputados colem nas portas cartazes de ataques institucionais."

    pperez

    É que os caras querem + propaganda meu caro!
    Dai que o Protogenes deve afixa-lo agora nos locais mais visiveis da Camara!
    E sugiro tb na Rodoviaria,No saguão do hospital de base,No aeroporto, No Naoum Plaza, nas estações do metrô, no parque da cidade etc etc etc…..

Marat

O que será que o Policarpo (que não é o Quaresma) vai fazer quando a batata dele assar?

Delano

Abaixo-assinado – QUEREMOS O DEPUTADO FEDERAL DELEGADO PROTÓGENES QUEIROZ NA PRESIDENCIA DA "CPI DO CACHOEIRA"
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N23400

Conto com seu apoio: assine e compartilhe a petição abaixo e faça a sua parte.
Vamos juntos lutar contra a corrupção!
http://blogdoprotogenes.com.br/

Yarus

"Trio de Cachoeira: “Chico”, “amendoim” e “caneta”

ESTES ERAM OS APELIDOS QUE ELE COSTUMAVA USAR PARA SE REFERIR A ALGUMAS PESSOAS PRÓXIMAS, COMO O SARGENTO DADÁ (CHICO), O SENADOR DEMÓSTENES TORRES (AMENDOIM) E O JORNALISTA POLICARPO JÚNIOR (CANETA), DA REVISTA VEJA; CUJAS RELAÇÕES COM O CONTRAVENTOR SE TORNAM CADA VEZ MAIS PRÓXIMAS
18 de Abril de 2012 às 13:12

247 – A cada dia, novas revelações sobre o caso Carlos Cachoeira. A de hoje, trazida pela Folha de S. Paulo, mostra a construtora Delta tentando plantar uma reportagem na revista Veja porque não vinha sendo atendida no DNIT – órgão do Ministério dos Transportes responsável por obras viárias. “Em conversas no primeiro semestre de 2011, Cachoeira disse a Claudio Abreu, diretor da Delta no Centro-Oeste, que estava fornecendo informações sobre irregularidades no Dnit para a revista Veja durante a apuração de uma reportagem”, aponta trecho de um relatório da Polícia Federal, citado pela Folha.

O trecho constrange ainda mais a publicação da Editora Abril, que provavelmente verá serem convocados pelo CPI o jornalista Policarpo Júnior, diretor da sucursal Brasília, e o próprio dono da empresa, Roberto Civita. As ligações são tão estreitas que Cachoeira tinha um apelido carinhoso para se referir ao jornalista. Ele era chamado de “caneta” pelo contraventor. Outros que também tinham codinomes eram o sargento Idalberto Martins, o Dadá, e o senador Demóstenes Torres. O primeiro era chamado de “Chico”, justamente por ter a mania de tratar todos os interlocutores por Chico. O senador era chamado de “amendoim” – uma lembrança dos tempos em que era gordo e não se cansava de comer amendoins.

Veja já tem um discurso pronto para a CPI. Assim como colocou na edição deste fim de semana, dirá que boas informações podem ser colhidas com homens de má reputação. A revista, no entanto, foi rebatida pelo jornalista Janio de Freitas, da Folha de S. Paulo. Ele afirmou que, ainda que exista interesse público nas informações prestadas por fontes criminosas, o interesse de marginais, em geral, é o de ampliar a marginalidade (leia mais aqui).

Diante da revelação trazida hoje pela Folha, o blogueiro Luís Nassif aponta as conexões entre os matérias pautadas por Carlos Cachoeira e seus interesses comerciais, nem sempre republicanos. Leia, abaixo, o texto de Nassif:.." http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/54663/Trio

Helenita

Caro navegante Romanelli, permita-me dizer que os órgãos da Administração Pública não tem a mobilidade que gostaríamos que tivessem, no trato com questões como a faladas obras públicas contratadas com a Delta ou com qualquer outra empresa. Existe uma lei, a 8.666, que cria mecanismos extremamente rígidos e complexos, com uma rede de proteção às empresas contratadas, quando se trata de exigir delas a adoção de qualquer providência, sobretudo, é quase impossível declarar oficialmente que uma empresa é "inidônea", de sorte a impedí-la de concorrer em novas licitações. Saiba mais que qualquer esforço maior dos órgãos que administram os contratos, que venham a "aborrecer" as empresas, de imediato são desautorizados pelo Poder Judiciário, deixando os administradores de mãos amarradas e até mesmo humilhados… Quantas vezes já vivenciei essa realidade, com empresários relapsos rindo dos servidores públicos diligentes e honestos, se vangloriando de sua "força".

Jaime Ramos

Azenha, você teria a transcrição desta gravação, onde Cachoeira trama a queda do diretor-geral do DNIT? Postei no Twitter, e me perguntaram a fonte! Gostaria de publicar lá.

Leonardo Brito

E qual a participação do Noblat neste enredo? Quando o Pagot começou a ser falado para dirigir o DNIT,
antes ainda de ser sabatinado pelo Congresso, ele já postava informações malhando a possível nomeação.
É só dar uma olhada no blog no período anterior à nomeação. O Cachoeira já estava agindo? Ou isto é só
briga de cachorro grande: Delta vs outra empreiteira, à qual o ilustre blogueiro presta serviços?

O_Brasileiro

Cachoeira, o editor-chefe, de fato, da Veja.

Rubens

Nassif juntando as peças do quebra-cabeças: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/mais-pec

Roberval

A CPMI tem que ser instalada com urgência e por pessoas com moral ilibada. É preciso investigar e punir, pois se trata de formação de quadrilha o envolvimento de Cachoeira-VEJA/Grupo Abril-Delta-DEMOcrito-Perillo e quem mais tiver envolvido.

Rubens

O que é fato?
1 – que “a partir de 2010, o órgão começou a abrir processos administrativos ou emitir documentos que ameaçavam tirar contratos da empreiteira”. 2) que a Veja desencadeou uma campanha contra o Pagot, juntando acusações de diferentes épocas, como o próprio Pagot disse ao pedir para ser sabatinado pelo senado. http://migre.me/8Jhy8. 3) que o Carlinhos Cachoeira aparece em áudio comemorando a queda do diretor. http://migre.me/8JhtV.

    Ariston Zebú

    Não sei se vocês observaram quando começou uma Campanha contra o Pagot pelo tal do Couto, Senador pelo Pará. Este Senador fazia as criticas das mais pesadas contra o Pagot. E agora está vazando na Blogosfera que este Senador é colega de "Bicho " no Estado do Pará do Carlinho Cachoeira.Será que não há uma simbiose entre este Ducouto e o Contraventor do Bicho (Bingo)?
    a CPi tem de ir fundo nesta questão e se ficar comprovado cassação neste sacripanta Senador!

joaquim

Todo mundo envolvido com esta Cachoeira e ninguem sabia de nada??? Que politicos picaretas temos no Brasil ainda mais os ligados ao PIG

Aline C Pavia

O governo federal ESTAVA APURANDO irregularidades nos contratos da Delta. Isso fez com que Cachoeira e Veja DERRUBASSEM a cúpula do DNIT.
Cúpula do Dnit levou críticas à Delta a órgãos de controle
www1.folha.uol.com.br
Os seguidos problemas com obras da Delta levaram a cúpula do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) a apontar irregularidades envolvendo a empresa a órgãos de controle, como Polícia Federal e Tribunal de Contas.
Obras estavam malfeitas ou atrasadas, segundo o Dnit. A partir de 2010, o órgão começou a abrir processos administrativos ou emitir documentos que ameaçavam tirar contratos da empresa.
As denúncias levaram à queda do ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento; do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, do presidente da Valec Engenharia, José Francisco das Neves, do chefe de gabinete do ministério, Mauro Barbosa Silva, e do assessor Luís Tito Bonvini.
Donde se conclui: a imprensa está assassinando reputações de gente honesta ao plantar falsas denúncias de corrupção em órgãos que a presidenta está fazendo trabalhar, investigando irregularidades, superfaturamentos, fraudes e contratos suspeitos.

Hélio Pereira

O DNIT nunca foi uma "casa de Santos",mas sem dúvida seus Diretores cairem porque denunciaram a DELTA e por isto foram denunciados a VEJA,que colocou seu Jornalismo a serviço do Grupo de Cachoeira e publicou o que interessava a esta Mafia é algo que precisa ser apurado com Rigor.
Jornalista procurar informação com pessoas envolvidas em "maracutaia" é algo normal e faz parte da Rotina de trabalho destes Profissionais,mas o que não pode é servir aos interesses deste pessoal,publicar matérias com o unico objetivo de atender interesse do crime organizado!
A VEJA se uniu ao criminoso Grupo de Carlinhos Cachoeira,portanto seus Diretores tem de ser indiciados por formação de Quadrilha!

    Romanelli

    sabe Pereira, eu até entendo a sua revolta, mas penso que se não houver melhores esclarecimentos, a opinião pública (eu, vc, a torcida do Corinthians etc ) corremos o risco de estarmos sendo usados até por OUTRA quadrilha ..esta, desta vez, talvez, interessada em substituir a outra que esteja ocupando a cadeira em nome do Cachoeira

    Ademais, por minha noção de justiça (e isso é um treco muito pessoal), sempre acreditei no julgamento pelo MÉRITO, mesmo que em detrimento da forma ..assim, aqui, se o Cachoeira, Veja e quadrilha, mesmo que sendo bandidos e, concordando com vc, tendo que ser devidamente apenados, pra mim, neste caso, se as denuncias forem verídicas, eles deveriam receber um prêmio que os abrandaria no castigo ..digamos, meio que como uma "denuncia premiada", compreende ?

    ah sim, e como não, aqui existe implícito um outro capítulo do Corporativismo jornalístico brasileiro ..qual seja, a preservação, por parte da mídia, da "fonte de informação" ..lembra?

    éhhh, tem muita polêmica envolvida nesta nossa enrolada, hipócrita , imatura e INCONSEQUENTE democracia, não achas ?

    abrá

    Marcilene Gonzaga

    Ninguém queira me convencer que esta Revista InVeja fazia tudo isto (Chantagem) era só por amor a profissão. Este pessoal Carlinhos Cachoeira, Veja, Policarpo e outros não passam de uma gangue que estavam usando informações para extorquir os órgãos do Governo e quando não conseguiam seus intentos então armavam as mutretas. A Delta não está nisto sozinha não! A Veja levava também a parte dela. Como a Venus Platinada faz! Quando eles não conseguemseus intentos arrumam um jeitode galr mal, mas sópra tirar proveito. Cadeia neste pessoal.

Gersier

PQP,será que um dia deixaremos de ser governados pelo PIG e seus picaretas?

Romanelli

por favor me esclareça melhor a matéria

Afinal, as denuncias eram verdadeiras? Havia motivos efetivos que atestassem o atraso e a bandalheira ? os contratos e aditivos escandalosos de gaveta?

e o ministro e assessores do PR (partido de Valdemar da Costa Neto) estavam inocentes ?

se sim, se as denuncias eram verídicas, infelizmente vou ficar devendo pro Cachoeira ..e se não, porque DILMA e governo detonaram então companheiros honestos e atentos ?

..desculpe, mas aqui é a tal coisa, se ficar ..e se correr..

    Luiz Carlos Azenha

    A matéria que saiu está acima. É uma reprodução. Suas observações são corretas, mas não temos como safisfazer nossa curiosidade. abs

    José Cabudo

    Uai, Azenha… e toda aquela crítica de o PIG reproduzir matérias unilateralmente, como uma caixa de ressonância, acriticamente, sem averiguar os fatos etc? Casa de ferreiro espeto de pau?

    Sou leitor assíduo do seu site e considero-o o melhor blog político do Brasil. Mas agora você caiu em contradição. Ou publica só o que você conseguiu averiguar; ou publica sem averiguar, porém criticamente; ou torne-se um deles.

    Luiz Carlos Azenha

    Eu não tenho dados para fazer uma crítica. É esta justamente a ideia do blog: publicar para que os comentaristas nos ajudem criticamente. O que, aliás, vcs já estão fazendo. A segunda parte do post foi por conta de um leitor. abs

    RicardãoCarioca

    Desculpe Azenha, mas essa é uma típica 'reporcagem' do PiG, que mais desinforma do que informa. Faço das perguntas do Romanelli as minhas. Enfim, vamos procurar mais conteúdo a respeito para tentar colaborar.

Deixe seu comentário

Leia também