Brasileiros em Paris contra o golpe; veja o manifesto

Tempo de leitura: 2 min

Brasileiros em Paris

Brasileiros residentes em Paris preparam novo ato pró-democracia

Movimento Democrático 18 de Março (MD18), via Valéria

Um grupo de brasileiros residentes na França vai se reunir na próxima quinta-feira, dia 31 de março, a partir de 16h horas, na Place de La Republique, no centro da cidade, em um ato pró-democracia. É a terceira manifestação do grupo, batizado de Movimento Democrático 18 de Março (MD18), em referência ao dia do primeiro ato, coincidentemente aniversário da revolta popular que culminou na Comuna de Paris, em 1871.

A primeira manifestação, coordenada por estudantes de Doutorado, aconteceu em frente ao consulado brasileiro e reuniu cerca de 100 pessoas, que protestaram espontaneamente contra “a manipulação midiática e o golpe de estado em andamento no Brasil, com o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff”.

A segunda manifestação ocorreu no dia 25, na Place de la République e contou com aproximadamente 150 pessoas, entre estudantes, artistas, intelectuais e profissionais liberais residentes em Paris e arredores.

O grupo lançou um manifesto em várias línguas (anexa a versão em português), um site (http://www.md18.org/) e tem trabalhado para informar a imprensa e a comunidade internacionais sobre a situação do Brasil, além de denunciar a parcialidade e a partidarização de parte da mídia brasileira.

O grupo também esteve à frente de um debate no dia 24 de março na École des Hautes Études en Sciences Sociales, que contou com a participação e o apoio do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ). Atualmente com cerca de 500 aderentes no Facebook, entre residentes na França e em outros países da Europa (Alemanha, Suécia, Itália, Portugal, Inglaterra), o MD18 se organiza para que seu próximo ato público coincida com as manifestações desta quinta-feira no Brasil e espera reunir um público ainda maior.

   MD18 MOVIMENTO DEMOCRATICO 18 DE MARCO com assinaturas.pdf by Conceição Lemes

 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também