Antônio David: A quem interessa dar à esquerda a pecha de violenta?

Tempo de leitura: 3 min

por Antônio David, especial para o Viomundo

É preciso separar as coisas.

Caio Silva de Souza, acusado de ter disparado o artefato que matou o cinegrafista Santiago Andrade, afirmou em seu depoimento à polícia:

“Que existem sim tais financiadores, mas que é preciso verificar por dentro”;

“Que acredita que os partidos que levam bandeira são os mesmos que pagam os manifestantes” (o destaque é meu).

Logo a imprensa passou a dizer que PSOL e PSTU são acusados de financiar indivíduos para atuar com violência nas manifestações. Antes disso, o estagiário de um insuspeito advogado envolveu o nome do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ) no assunto.

Ambas acusações são ridículas. No entanto, o estrago já foi feito. A informação circulou na mídia e repercutiu na opinião pública. No Brasil é assim: primeiro a imprensa acusa; depois o acusado precisa provar a própria inocência. No meio do caminho, a opinião pública já julgou. Exemplos não faltam.

Enquanto PSOL e PSTU se defendem, uma parte dos defensores do governo Dilma faz coro com a direita na acusação aos ditos partidos. Lamentável. Alguns nem se preocuparam em usar um tom diferente da Veja.

Nesse momento, a situação é vexatória. Enquanto alguns simpatizantes e militantes do PSOL e do PSTU extrapolam a necessária defesa de seus partidos e partem para a desqualificação da acusação no atacado, como se tivessem certeza absoluta de que não há financiamento algum nas manifestações, não importa vindo de quem, alguns simpatizantes e militantes do PT e do PCdoB parecem estar mais preocupados em alimentar a desconfiança criada em torno das duas legendas socialistas do que em descobrir a verdade.

Enquanto isso, o que interessa realmente saber parece passar dos debates entre alguns militantes de esquerda nas redes sociais: existem financiadores? se existem, quem realmente são?

Caio pode ter mentido ao dizer que há financiadores, e pode ter mentido ao dizer que os financiadores são os “que levam bandeira”. Mas ele também pode ter dito a verdade. Essa é uma hipótese a considerar, e é uma hipótese plausível.

Se de fato há financiadores e ele não sabe quem são — daí ter dito “acredito que” –, é sinal de que quem pagou não apenas teve o cuidado de não se identificar, mas talvez tenha tido a esperteza de fazer com que ele, Caio, acreditasse que estava sendo pago pelos “partidos que levam bandeira”.

À direita interessa que haja protestos e que nos protestos haja violência. E interessa também que a violência apareça como ato da esquerda.

Que a revista Veja, PMDB, Garotinho, milicianos e companhia não tenham interesse em saber quais são as organizações e políticos da direita realmente envolvidos no financiamento de manifestantes, não surpreende. Mas o fato de militantes e simpatizantes do PT e do PCdoB perderem seu tempo acusando PSOL e PSTU, ou sutilmente alimentarem a suspeita contra esses partidos, quando existe um perigo real à espreita, é um sintoma do quão atrasados estamos em matéria de luta ideológica.

Acusar um adversário é natural. Faz parte da luta política. Mas deixar de focar no inimigo para acusar um adversário quando a acusação vem do inimigo e em seu mérito é esdrúxula e descabida, aí já é burrice.

Em tempo: o Estado também é financiador de indivíduos que, fardados ou à paisana (P2), são pagos para cometerem atos gratuitos de brutal violência, não apenas em manifestações, mas também no cotidiano, sobretudo no cotidiano dos mais pobres.

Antônio David é pós-graduando em Filosofia pela FFLCH/USP 

Leia também:

Caetano reclama de O Globo: “Eu esperaria mais seriedade”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Marduk

O t´tulo pergunta: “A quem interessa dar à esquerda a pecha de violenta?”

Stálin, massacre de Katyn, Pol Pot, Paredón, não dizem respeito a alguma coisa?

    Gabriel Braga

    Em primeiro lugar o que tem Stálin,Pol Pot e Fidel a ver com o assunto discutido acima?Nada.

    Seu comentário é de um maniqueísmo sem sentido.Eu poderia citar aqui inúmeros massacres perpetrados por ditaduras de direita,mas não vou fazer isso porque todas as ditaduras são terríveis,não importa em nome de que princípios elas sejam estabelecidas.

    Além do mais você fala como se toda a esquerda concordasse com tais crimes apenas porque eles foram praticados por regimes totalitários de esquerda ou identificados com ela.Talvez você seja daqueles que adoram acusar a esquerda de totalitária e cite sempre como exemplo disso a ex-URSS,China e Cuba,mas aí quando alguém associa a direita a regimes tão totalitários quanto o soviético ou o chinês,como o nazismo,o fascismo ou as ditaduras militares latino-americanas,você provavelmente refuta tal associação.Ou seja,só a direita é democrática.Tudo bem,você é livre para acreditar no que quiser.

Romanelli

Esquece esta bobagem de esquerda e direita, isso emburrece, sectariza, limita e empobrece a discussão. Penso que hoje somos mais complexos que essa divisão primitiva, hoje TODOS querem ter a posse, a propriedade.

Hoje a violência esta incrustada em todas as reivindicações, e é tratada de forma IMPUNE, hoje se vc quer vc toma, depreda, saqueia, invade, taca fogo e clama por direitos muito antes de justificar teu merecimento ..afinal, se vc quer vc pode, já dizia a XUXA.

Verdade mesmo é que o que falta são PROPOSTAS, idéias, tentativa de se desenvolver pontos e interesses em comum, transparência, ética, meta, consequência ..hoje primeiro se pede a verba pra depois de pensar no que se fará ..hoje vale mesmo ter o poder pelo poder e se aconchegar numa suculosa e gorda teta ..o resto é lorota

    assalariado.

    Romanelli, o que emburrece o ser humano, é esconder que a sociedade é dividida entre exploradores e explorados e que, é uma luta politica de mão única. Sim, plantar o pensamento único, para colher senso comum. “A politica sem polêmica, é a arma das elites” Este é o Subtítulo do blog Tijolaço.

    Abraços.

Rodrigo

Com o Azenha, o Antonio Davi e o Franco Atirador agente consegue andar no escuro sem tropeçar, e tá esquentando…
Alguém corre no feicebuk desse tal atirador de rojão, tem comentarista de outros sites (conversa afiada por ex) dizendo que ele tem fotos nessa rede com “farda” integralista. Isso pode ser um indício importante para reforçar esse excelente post do Viomundo.
Essa direita parece aqueles namorados cornos que prefere matar a mulher a vê-lo com outro, são capazes de tudo e mais um pouco.

    Rodrigo

    Xará, você precisa parar de acreditar em tudo que lê na internet.

Rodrigo

Falou e disse!

Denise

Sinceramente,eu acho q o PSOL e PSTU estão, somente, comendo de seu próprio veneno.Claro q existem mtos financiadores,mas só P2 meu amigo, essa ñ consigo engolir. É bom q estes partidos sintam na pele o q o PT sentiu e sente durante os anos de governo.

Heitor

Simples. Se a Globo não apoiar o Pezão, ou seja, o Sérgio Cabral e o PMDB, ficará sem palanque no Rio de Janeiro. Afinal de contas, peguem todos os políticos com concessão de rádio e TV neste país, que verão que a mioria é do PMDB.
Logo, colocar a violência no colo da esquerda é a única chance de alavancar o PMDB. Escolheram esse lado.

roberto

Um momento, o artigo usa de palavras ambíguas que ele mesmo condena nas atitudes de outros:”o Estado também é financiador de indivíduos que, fardados ou a paisana…”. Qual Estado? Um Estado federado como, por exemplo, o Rio de Janeiro? Ou o Estado brasileiro? Ora, com essa indefinição quer dar a entender que é o governo federal. Está na hora de começar a dividir as responsabilidades. Quem tem que investigar é o governo do estado do Rio de Janeiro, a imprensa, a Assembleia do Estado.
Uma manifestação contra o aumento de passagem de ônibus que acaba com a morte de um jornalista – por manifestantes – em que se acusa a polícia de brutalidade, responsabilidade alguma pode ser colocada na conta do governo federal. A não ser como fez o articulista que, aproveitando algumas opiniões de petista, inclui o PT que não tem nada a ver com essa história.

Fabio Passos

O PiG, que apóia a tortura e o assassinato de preto e pobre pelas forças de repressão, tenta bancar a vítima e criminalizar quem protesta.

A esquerda não pode continuar tratando o PiG como se este fizesse jornalismo.
O PiG é máquina de propaganda da casa-grande. Sustentáculo do Apartheid Social. É o verdadeiro partido da direita. O PiG é inimigo do povo… e assim deve ser tratado.

É dever da esquerda combater estas oligarquias decrépitas que são o atraso.

José X.

Estou achando engraçados certos comentários, que repetem o mantra da direita brasileira: “a culpa é do PT”. Mesmo quando quem faz as besteiras é o PSOL, PSTU, black blocs, mpl, etc.

Como sempre faço questão de lembrar: a imagem emblemática do PSOL é a Heloísa Helena comemorando com os barões do PFL uma derrota do governo Lula no senado. E o MPL, até hoje, nunca fez um protesto contra o PSDB em São Paulo, para protestar contra aumento de passagens, corrupção ou ineficiência.

A extrema-esquerda brasileira, por burrice ou desídia, é linha auxiliar da da extrema-direita. Não vai conseguir simpatia de ninguém com mais de 2 neurônios.

Paulo Figueira

“Acusar um adversário é natural. Faz parte da luta política. Mas deixar de focar no inimigo para acusar um adversário quando a acusação vem do inimigo e em seu mérito é esdrúxula e descabida, aí já é burrice.”

É exatamente o que o PSOL faz.

Sidnei

O problema do PSOL e do PSTU é semelhante a situação apontada por valter pomar, em entrevista reproduzida aqui no Vi o Mundo tempos atrás.
Lá ele dizia que aos petistas faltou uma visão de classe que lhes permitisse enxergar que não poderiam fazer o que os outros fizeram e, mais do que isso, que não sairiam impunes, ante o caráter classista da Justiça brasileira.
A mesma coisa ocorre com esses caras da extrema-esquerda. Enquanto servem a uma pauta de perseguição aos governos do PT, são poupados; mas na hora do “vamovê”, quando a coisa descamba pra uma situação arriscada, ou quando pode sujar para a direita fascista, logo são usados como boi de piranha.
Faltou, portanto, a esses grupos entender o caráter de classe da mídia e da oposição tradicional.
Noutras palavras, fizeram papel de trouxa no oposicionismo sistemático ao PT.

João

Ridículo ver aqui, nos comentários, governistas engrossando o caldo desta bazófia fascistoide perpetrada pelo Globo. Devem ser peemedebistas ou petistas e pecedobistas de última hora. Me recuso a acreditar que militantes verdadeiros do PT possam pensar de modo tão estreito! Me recuso a chamar de comunistra quem compactua com o monopólio da informação.

nigro

Escola Base?
Sempre é um exemplo a ser lembrado.
Concordo.
No caso em questão, a imprensa apenas mostra o que foi falado. O advogado falou besteira? Ora, mas falou. Agora que se investigue.
Mas cá entre nos, aí tem.

Zilda

Embora discorde de petistas alimentarem a confusão, não deixa de ser uma lição para o PSOL e PSTU. Esses dois partidos vivem fazendo de tudo para denegrir a imagem do PT. Estão provando do veneno que nos últimos anos tem oferecido sistematicamente ao PT.

Alemao

Basta olhar a história…

Deixe seu comentário

Leia também