Amaury disse à PF que seu objetivo era “proteger Aécio”

Tempo de leitura: 2 min

20/10/2010 – 13h27
Jornalista confirma à PF que encomendou dados de tucanos

LEONARDO SOUZA
DE BRASÍLIA

do UOL, que dá uma manchete diferente da Folha (Jornalista diz que dados eram para proteger Aécio)

O jornalista Amaury Ribeiro Jr., ligado ao chamado “grupo de inteligência” da pré-campanha de Dilma Rousseff (PT), confirmou em depoimento à Polícia Federal que encomendou dados de dirigentes tucanos e familiares de José Serra (PSDB), como a Folha revelou na edição de hoje.

Essas informações, obtidas ilegalmente em agências da Receita Federal em São Paulo, foram parar em um dossiê que, no começo do ano, circulou no comitê dilmista.

O repórter disse que iniciou seu trabalho de investigação quando era funcionário do jornal “Estado de Minas”, para “proteger” o ex-governador tucano Aécio Neves –que à época disputava internamente no PSDB a candidatura à Presidência.

Amaury não admitiu que pagou pelos dados nem que pediu a quebra de sigilo fiscal dos tucanos. O despachante Dirceu Rodrigues Garcia, porém, declarou à PF que o jornalista desembolsou R$ 12 mil em dinheiro vivo e que entregou a ele as informações protegidas por lei.

Amaury não disse à polícia se recebeu ou não orientação de Aécio ou de outros políticos de PSDB de Minas para levar adiante a pesquisa. Afirmou que iniciou a apuração após ter tomado conhecimento de que uma equipe de inteligência liderada pelo deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), ligado a Serra, estaria reunindo munição contra Aécio.

O jornalista contou, contudo, que foram pessoas do PT que roubaram os dados de seu computador pessoal. O laptop, segundo ele, foi violado neste ano num quarto de hotel em Brasília.

Amaury, nessa época, já estava ligado ao “grupo de inteligência” do comitê de pré-campanha de Dilma. Sua estadia na capital era paga por integrantes do PT.

O repórter contou, também, que os dados do dossiê foram vazados à imprensa por uma corrente do PT, envolvida em disputa interna por contratos na área de comunicação.

Segundo a Folha apurou, a PF avalia que os dados sigilosos estavam nesse computador.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

REYNALDO PATRESSI

E O BICUDO TÁ ERRADO HEIM !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tiago

Eis que entra Amaury no seu quarto de hotel em Brasilia e:
Amaury: – Ei, esse computador é meu, o que você está fazendo??
Ladrão de dados: – Estou violando esse laptop, roubando uns dados sigilosos dos parentes do Serra.
Amaury: – Ah tá… mas, espere aí, de que partido você é?
Ladrão de dados: – PT.
Amaury: – Deixa eu ver a carteirinha.
Ladrão de dados: – Tá aqui.
Amaury: – huhum… bonita foto…
Ladrão de dados: – Obrigado. Bem, já peguei o que queria, tô indo nessa. Vou deixar pago esse quarto pra você.
Amaury: – OK, se der qualquer m… daqui a alguns meses eu não conto pra ninguém que foi você que roubou esses dados, fique tranquilo. E veja bem como vai usar isso… paguei caro por essas informações, mas se te perguntarem, diga que não paguei nada.
Ladrão de dados: – Beleza, fui!
Amaury: – Tchau. Vê se escreve qualquer dia…

Maria Quiné

Com Aécio na jogada eu não duvido de nada. Minas sabe o quanto foi blindada de informações.
Tenho dito, ou seja, "punto e basta", como diz o italianinho da novela global!
Depois de tudo até o FHC aparece? Ai, ai, ai, tem gato nessa tuma. Ah, se tem!
Serra faz tomografia após ser atingido por uma bolinha de papel ou um rolinho de fita adesiva (durex).
Nunca antes na história… ou melhor, já vimos isso antes na história deste país.

renato

Gente é muito para minha cabeça, o Amaury foi violado num quarto de hotel, e foi um cara do PT, será que era barbudo, e se ele fosse violado por um PSDB, seria careca, só para relaxar….

David Carvalho

Hoje a Globo está se superando no golpe!! Acabo de ver no Jornal da Globo ( pq ainda perco tempo com isso!?) o Heraldo Pinheiro fala "essa historia de fogo amigo no psdb que o pt alega não convence ninguém". É absurdo ele emitir uma opniao dessas como fato indiscutível. Estou impressionado e preocupado com as movimentações que se tornaram mais explicitas hoje. Gente o bicho é muito maior do que se imagina. Não podemos relaxar nem por um segundo na campanha por Dilma!!

    Wellington

    Vi também e estou com mau precentimento, se não começarem a desmascararem as reportagens da globo e resto do PIG vai ser tarde.

Rafael

No Jornal da Globo agora a noite o comentarista politico da Globo, praticamente acusou o PT de ser o mandante da quebra de sigilo e desqualificou a conclusão da policia federal. Disse que é conversa para boi dormir. Esse PIG ta se superando.

Geysa Guimarães

Esse Amaury do livro que nunca saiu diz que seu laptop foi violado por integrantes do PT, num hotel em Brasilia.
Apresentou alguma prova? Como sabe que foram petistas? Denunciou à polícia, na ocasião do fato?
Isso é fato, factoide ou trololó?

Marat

É bom o PIG já ir se mudando para a Ilha de Caras, junto com seu candidato. Aqui não há mais espaço para embusteiros!

Cida

A globonews no seu jornal das 10 deeixa claro que a polici federal está mentindo e que o dossiê é coisa do PT. Deu fala ao PSDB, sergio guerra e outro e do PT , só o Lula(ço) deixando os cometários à polícia federal.
Abaixo a Globo, abaixo o PIG.

easonnascimento

Sempre se soube que esta história da quebra de sigilo tinha cheiro e sabor de pão de queijo. Amaury só confirmou. Já a Globo é que insiste em distorcer. Ela tá na campanha. Tem que fazer sua parte. Mesmo que seja a parte suja.
http://easonfn.wordpress.com

manoel

Qualquer jornalista mineiro sabe que Amaury trabalhava para os Diários Associados, ou seja, um pé em BH, outro em Brasília. Essa história de que o PT pagava estadia dele? Fala sério.

    alex

    “ Verdade. O alvo é o pimentel. O"Braço direito" da Dilma.

Mauricio Porto

A campanha do Serra/Mídia é uma vergonha! Vai entrar pra história como a mais baixa de todas as eleições presidenciais.

marcos a.miranda

vamos fazer uma grande rede via e-mails e mostrar a verdade

Ricardo Pereira

olha, nao conheço este Amaury. Mas algo nao ta certo nisso. Esta conversa de que os dados foram roubados por agentes secretos petistas é bem estorinha pra boi dormir, né nao? O interrogado quis se eximir da divulgaçao dos dados. Por outro lado, se o Estado de Minas era o mandante, sua diretoria deve ter tido acesso a estes dados, visto que em principio, foi a fonte pagadora da encomenda. Será que depois de gastar esta soma significativa, o Estado de Minas nao preferiu segurar esta carta na manga? Como diz o Nassif: por tras do Aecinho, tem uma irmã que é uma guardiã ferroz da carreira do ex-governador. O Aecio pode alegar que nao sabia de nada, mas entre os jornalistas mineiros, o nome Andreia Neves causa calafrios…

Eloi

Devidamente deturpado pelo JN da globo, pela folha, pela veja, pelo O Globo e todo pig

Arnaldo Costa

Zé Baixaria já fez dossiê fajuto contra Marta Suplicy, contra Mercadante. Era de se esperar que Aécio, seu adversário até então, se munisse contra ele. Agora, quero saber quando o livro será divulgado? Estou na fila de espera. O engraçado é que, quando as acusações são contra os demotucanalhas, é dossiê, quando é contra seus desafetos, é "imprensa investigativa". Ainda com a prerrogativa de sigilo da fonte. Será que os tabloides e jornalecos irão repercutir esse escândalo do rodoanel e privatarias? Um peso, duas medidas.

Morais

A imprensa sempre tentando mostrar que a quebra de sigilo era culpa do PT, mas vários blogs já mostravam que tinha o DNA dos tucanos nesta confusão e, aí começa a ser mostrado a realidade, porém agora a mídia fará questão de não comentar.

Angélica

Acabou o show! Pede pra sair Serra!!!

almerindo

Azenha, então o Amaury, no qual depositávamos esperanças de que liberasse logo seu livro-bomba, agora ACUSOU pessoas do PT de "roubar" dados de seu computador pessoal???

Alex Gonçalves

O JN de hoje entra para a história da manipulação jornalística.

De uns 7 minutos sobre Amaury, 5 foram gastos martelando 'supostas' ligações com o PT.

O confronto entre manifestantes, que a própria CBN afirmou ter começado com agressões do PSDB, mereceu edição primorosa culpando o PT.

almerindo

Azenha, então o Amaury, no qual depositávamos esperanças de que liberasse logo seu livro-bomba, agora ACUSOU pessoas do PT de "roubar" dados de seu computador pessoal???

QUE BAGUNÇA É ESSA???

Ederlucas

O interessante foi o tempo dedicado pelo jornal nacional no dia de hoje para comentar esta notícia. Percebia – se claramente aquele tom de " estourou uma bomba", e tambem serviu como uma espécie de abertura do horário eleitoral que viria na sequencia. O estranho foi neste bloco e na abertura do jornal nao ter aparecido nenhum comentário do resultado da pesquisa ibope encomendada pela propria Globo e Estadao, onde Dilma avança três pontos, enquanto seu concorrente perde três pontos.

Deixe seu comentário

Leia também