Altamiro Borges: Valentão Arthur Virgílio “está na defensiva”

Tempo de leitura: 2 min

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Arthur Virgílio “não gosta de pobre”

Por Altamiro Borges, em seu blog

Sem citar o seu nome, o ex-presidente Lula fez ontem à noite (19) duras críticas ao tucano Arthur Virgílio num comício que reuniu milhares de pessoas na populosa e sofrida zona leste de Manaus. “O que me parece é que esse senhor não gosta de pobre e não suporta o cheiro de pobre”, afirmou, relembrando a famosa frase do general João Batista Figueiredo. Lula foi à capital amazonense para expressar apoio à candidata Vanessa Grazziotin (PCdoB), que já disputa a liderança nas pesquisas com o postulante do PSDB.

O petista também fustigou um dos pontos mais frágeis de Arthur Virgílio, conhecido por seus métodos truculentos. Lembrou que o ex-líder de FHC chegou a ameaçá-lo, da tribuna de Senado, de “dar uma surra”. “Agora entendo porque ele quis me bater naquela época. É porque ele já tinha batido em camelôs aqui em Manaus”, afirmou Lula, referindo-se ao episódio que ocorreu quando Arthur Virgílio foi prefeito de Manaus (1989-1992) e ordenou uma violenta repressão policial contra os vendedores ambulantes no centro da cidade.

O “valentão” está na defensiva

Na semana passada, um cabo-eleitoral do tucano cuspiu em Vanessa Grazziotin pouco antes de um debate televisão, numa cena que foi fotografada e presenciada por várias testemunhas. O agressor presta serviços ao candidato do PSDB. A polícia abriu inquérito para apurar o caso e o tema contaminou a disputa eleitoral. Pesquisas qualitativas revelam que o ato de truculência abalou a campanha de Arthur Virgílio, que tem usado a sua propaganda na rádio e TV para apresentar versões, as mais distintas e dispares, sobre a violência.

Ao se referir à postura truculenta do grão-tucano, Lula voltou a atiçar o imaginário popular. “Cuidado com ele, ele é agressivo. Daqui a pouco ele pode bater em você em qualquer lugar”, alfinetou. Outros oradores também condenaram a agressão sofrida pela candidata comunista e criticaram o autoritarismo do tucano. O senador Eduardo Braga (PMDB) conclamou a mobilização da militância nesta reta final da campanha para que o povo de Manaus “diga não à agressão, ao desequilíbrio e à violência”.

Dilma menciona a Zona Franca

A campanha eleitoral na capital amazonense tende a esquentar nos próximos dias. Arthur Virgílio é uma das principais referências da oposição demotucana no país. A sua derrota representaria duro revés da direita nacional. Tanto que o PSDB está investindo milhões no candidato tucano – que até já esqueceu a sua ameaça de abandonar o partido, feita após o governador Geraldo Alckmin ingressar com uma ação contra a Zona Franca de Manaus. As pesquisas apontam o crescimento de Vanessa, o que explica o desespero do “valentão”.

Nesta semana, a candidata comunista ainda ganhou mais um apoio significativo. A presidenta Dilma Rousseff gravou um depoimento de 30 segundos para a TV. “Vanessa na prefeitura é a certeza da consolidação da parceria que firmamos com o governador Omar (Aziz) e o senador Eduardo (Braga), que já significou, entre outras coisas, a decisão de prorrogar por mais 50 anos a Zona Franca de Manaus. Vanessa na prefeitura é mais crescimento econômico e mais igualdade para todos”, afirmou Dilma, cutucando outro ponto fraco do tucano.

Leia também:

Dalmo Dallari: A Constituição ignorada

Rui Martins: Governo Dilma financia a direita

Requião: Não me arrependo de ter extinto a publicidade oficial

Maria Rita Kehl: Retórica de Alckmin é a da ditadura

Safatle: O conservadorismo filho bastardo do lulismo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

LUIZ BORGES

Não souberam escolher o candidato para enfrentar o Artur, pois este é forte em Manaus, deixaram a Rebeca de lado. Resultado: Artur vai levar essa.

Iamara Ribeiro

Sinto muito desapontar voces, MAS O ARTUR VAI GANHAR ESTA ELEIÇÃO EM MANAUS. EXISTE UM SENTIMENTO DE REVANCHISMO, POIS O MANAURA QUERIA ELE NO SENADO, A CATARINENSE JUNTO COM O PARAENSE ATRAPALHOU. AGORA É A HORA E VEZ DO MANAUARA ARTUR.

Mario

O Arthur é o homem com H daquela música cantada por Ney Matogrosso. Foi ele quem disse, junto com o frangote ACM Neto, que ia dar umas porradas no Lula. Claro, tinha que ser dois covardes contra um homem de bem. Os criminosos atacam, na maioria das vezes, em dupla.

Vocês lembram da música Homem com H cantada por Ney Matogrosso?

É assim:
Nunca vi rastro de cobra
Nem couro de lobisomem
Se correr o bicho pega
Se ficar o bicho come
Porque eu sou é home
Porque eu sou é home
Menino eu sou é home
Menino eu sou é home
E como sou!…(2x)

Gabriela

Todos sabemos que VANESSA vai ganhar, e podem tentar, mas não vão tirar essa vitória, que tbm é do Manauara!

Jeca tatu

Jotace, que papo estranho é esse o seu?

A Bahia faz parte sim da região Nordeste, ainda que geograficamente esteja à Leste. Até mesmo o Maranhão e o Piauí, que dizem fazer parte do meio-norte, pertencem à região Nordeste. Digo-lhe mais, ser nordestino, brasileiro de fato e latino americano não é um fardo, mas um motivo de orgulho.Portanto, pare com invencionice para tentar dizer que não é nordestino.

sandro

Sou paulistano.
Acabo de chegar de um encontro de amigos na zona oeste de S.Paulo.
Amigos e alguns amigos de amigos que mal conheço.Gente elegante ,
alguns ligados a Puc outros a Usp.Idade entre 20 e 25 anos.Em comum?
Nenhum deles conhecia e rechaçaram a existência do “mensalão mineiro”.
Um deles até sugeriu que Marcos Valério era um “petista nojento”.Meus
amigos reais? Bem a cerveja estava gelada….

Batista

Ibope de hoje já mostra Vanessa empatada em 29% com o boquirroto tucuxi.

FrancoAtirador

.
.
IBOPE
20/9

Vanessa Grazziotin sobe 10 pontos e empata com Artur Virgílio.

De acordo com o Instituto Ibope, ambos têm 29% das intenções.

Segundo Turno

VANESSA GRAZZIOTIN…43%

ARTUR VIRGILIO…….39%

http://www.gazetadopovo.com.br/eleicoes/conteudo.phtml?id=1299557

Hélio Pereira

O PT nem precisa ganhar as eleições em SP pra sair vitorioso,basta que Arthur Virgilio perca em Manaus,Serra perca em SP e o Tucano Luciano Ducci infiltrado no PSB de Curitiba por Álvaro Dias também perca!
A maior vitoria do Governo sera a derrota dos principais caciques do PSDB e se Moroni Torgam em Fortaleza e ACM Neto em Salvador também perderem a vitoria sera completa,não importando quem ira assumir estas Prefeituras!

    Malf

    Moroni não ganha em Fortaleza. Toda eleição ele sai em primeiro mas no segundo turno sempre perde. Ele já está em constante queda e nas pesquisas para o segundo turno ele perde para os concorrentes…

Teco

Esse macho. É ele e o ACM Neto. Super heróis do Norte/nordeste.
Depois pedem prá não passar o vídeo onde arrotavam bravatas.
Que o povo seja iluminadoo bastante para se livrar dessas coisas.

    Jotace

    Caro Teco,

    Mesmo se não fosse nordestino repudiaria teu comportamento de xenófobo. E diria também que o teu heroi Virgílio foi educado num estado sulino, ao qual não atribuo a culpa contudo de ter tentado inutilmente ensinar-lhe como qualquer pessoa deve se comportar em sociedade. Pois até mesmo o Instituto Rio Branco não conseguiu também educar esse ser que te ilumina. Por isso é um dos párias da política brasileira, cujos asseclas cospem nas mulheres. Quanto à Bahia realmente não tem culpa de ser o berço natal de ACM Neto, um dos líderes do DEM, partido que tem albergado muitos políticos nos quais eu, pessoalmente, jamais votaria. Mas toma nota: geograficamente o grande e maravilhoso estado baiano, não integra as regiões Norte ou Nordeste. Faz parte do Leste brasileiro. Que tenhas um dia de paz! Jotace

    Hélio Pereira

    Teco,
    ACM Neto demonstrou uma “Valentia” impressionante quando tinha imunidade Parlamentar e discursava no Congresso nacional,mas outro dia vi um video em que uma “eleitora arretada” de Salvador o colocou pra correr,neste Video que foi Postado pelos “Amigos do Presidente Lula” o Netinho Malvadeza perdeu o “Rebolado”,tremia igual “vara verde” e sem saber o que fazer se limitou a jogar um “Beijo” pra Senhora e depois saiu no “Pinote”!
    ACM Neto é “Macho pero no mucho”!

LEANDRO

Esse é lula machão…
“Para evitar contato com o público, ao descer do avião, o ex-presidente foi recepcionado por uma comitiva que já o aguardava e, após rápida passada na sala Vip do aeroporto, ele seguiu, em carro que o aguardava na pista de pouso, para o hotel, sem passar pelo saguão principal do terminal, anulando as chances da imprensa de questionarem-no sobre o Mensalão – um dos maiores esquemas de corrupção do País, ocorrido enquanto Lula estava à frente da Presidência da República e que, atualmente, está em fase de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), tendo como réus correligionários do ex-presidente.”

    Paulo

    Melhor colocar a fonte, mas já deu pra ver que não é noticia, é opinião (“um dos maiores escandalos de corrupção da historia do Brasil”) – qualquer retardado que saiba fazer contas sabe que a Privataria Tucana é infinitamente maior….

    Bonifa

    Saudade também consola. A corrupção ao tempo do governo tucano era tanta que produzia sentimento geral de que o país jamais iria se recuperar. Este caos moral ainda causa saudades em muitos que se locupletavam.

    flavio

    leandro…..mande um abraço para o seu ídolo FHC, aquele do mensalão do PSDB, da lista de furnas e da PRIVATARIA TUCANA.
    mande tambem um pacote de fraldas geriatricas.

    henrique de oliveira

    Se houve pagamento de propina para parlamentares (mensalão) foi o de FHC para se reeleger , a grana que Cachoeura , Demostenes e veja surrpioram é 5 vezes maior que a do suposto mensalão do PT , e perto de privataria tucana é dinheiro de pinga , isso sem falar que quem inventou o mensalão foi a turma dos demos tucanos em Minas no ano de 1996.

    Clóvis

    Machão é o “lenhador de bonsai” da Bahia, o tal do ACMEZINHO…Dia desses levou um “carreirão” de uma dona de casa, em uma das favelas de Salvador e saiu de lá, com o “rabo entre as pernas”…Machão que dá dó… tadim dele…ainda se acha a “última bolacha do pacote”.. !!!!

    helio oliveira

    Leandro, sera que voce é tambem personagem do livro do Amaury junior?

Milena

O Artur não usa mais o “h” no nome desde a última eleição. Seria uma questão estética? Uma questão numerológica? Eu me pergunto…
Acho que ele não vencerá, todas as pessoas com quem já conversei sobre a eleição não esqueceram da sua conduta truculenta quando foi prefeito.
Particularmente não estou apoiando a Vanessa, tenho meus motivos, mas já será um alívio se o tucano não ganhar.

    flavio

    nao usa mais o H, porque perdeu o H, perdeu a reeleição para o senado, perdeu a valentia, perdeu o rumo, e vai perder de novo para a Vanessa.
    abraço

Mariac

Artur Virgilio é uma figura tão deprimente que faz o capitalismo bananeiro ficar “capitalismo besta”.Nem isso ele sabe defender.
ele envergonha até seus mais íntimos pares.

Deixe seu comentário

Leia também