Altamiro Borges: Colunista “revolucionária” detona os movimentos sociais

Tempo de leitura: 2 min

Protestos-TL-DF_07092011

A “massa cheirosa” subversiva da Folha

Por Altamiro Borges, em seu blog

Eliane Cantanhêde, a da “massa cheirosa” tucana, parece angustiada com os resultados das últimas pesquisas. O “furacão” Marina Silva perdeu intensidade; Aécio Neves estacionou no “aecioporto”; já Dilma Rousseff dá sinais de que pode ser reeleita no primeiro turno. Diante deste cenário, a colunista da Folha resolveu culpar os movimentos sociais brasileiros.

No artigo intitulado “Silêncio ensurdecedor”, ela acusa a UNE, a CUT e o MST de não terem feito oposição à atual presidenta. Isto explicaria a possível vitória da temida “lulopetista”. Para esta perigosa subversiva do PSDB, a sociedade deveria acordar e ocupar as ruas para desmascarar e derrotar o governo.

“Com esse papo de direita e esquerda, o PT conseguiu esconder uma triste realidade dos governos Lula e Dilma: os movimentos sociais sumiram. E como fazem falta! A UNE virou puxa-saco do poder. A CUT nunca ficou tão fora dos microfones. O MST está esperando sentado a alternância no governo para voltar a infernizar”, critica a esquerdista tucana.

No seu desespero, a jornalista deixou de acompanhar o próprio noticiário. Nos últimos anos, houve uma retomada das greves no Brasil, lideradas pelas várias centrais sindicais; os estudantes realizaram várias manifestações e obtiveram conquistas, como a aprovação do Plano Nacional da Educação (PNE); e os sem-terra mantiveram as ocupações e os protestos de rua.

No seu partidarismo, a “massa cheirosa” da Folha beira o ridículo. Ela afirma: “A Petrobras é dilapidada e não se ouve um só grito de estudantes e de sindicatos”. Na semana passada, sob a direção da Federação Única dos Petroleiros (FUP), ocorreu um “abraço” à sede central da Petrobras no Rio de Janeiro. Lógico que não foi pelos motivos pregados pela falsa moralista.

Trabalhadores, estudantes e sem-terra criticaram a ofensiva da direita – estrangeira e nativa – contra a Petrobras e o pré-sal. Os manifestantes rejeitaram as propostas privatistas e entreguistas do tucano Aécio Neves e da ex-verde Marina Silva. A mídia “privada” não deu destaque para o “abraço”, o que talvez explique a “barriga” de Eliane Cantanhêde.

Ao final do artigo, a ultrarrevolucionária lamenta a ausência das lutas sociais. “Saudade do PT na oposição, das forças vivas, da pressão legítima, da indignação produtiva. Saudade de jovens críticos e não cooptáveis”. Para a serviçal da Folha, a única força de oposição que restou no Brasil é a mídia, que cumpre o papel de “incomodar os poderosos de plantão, questionar dados e versões, pressionar por avanços, exigir de volta a nossa Petrobras”. Haja cinismo! O desespero produz cada absurdo!

Em tempo: Eliane Cantanhêde podia aproveitar esta fase incendiária para liderar uma greve contra as demissões, a precarização do trabalho e os péssimos salários da Folha. A famiglia Frias aceitaria esta “pressão legítima”, esta “indignação produtiva”, numa boa!

Leia também:

Dirigente do WWF: “Tirar o pré-sal da lista também seria uma boa ideia”

Paulo Metri: Com Marina Silva, a direita saiu do armário


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

sergio ribeiro

Quando os petistas eram oposição e criticavam o governo e a condução da economia, eram baderneiros, “vanguarda do atraso”, defensores de uma nova Cuba, dinossauros, etc.
Agora vem dizer que aqueles protestos fazem falta? É sinal que querem mudar para que tudo continue a mesma coisa.

abolicionista

Catanhêde é piada pronta…

Marat

Gostei de todo o texto, mas este trecho, em especial, foi excelente: “[…] Para a serviçal da Folha, a única força de oposição que restou no Brasil é a mídia, que cumpre o papel de ‘incomodar os poderosos de plantão, questionar dados e versões, pressionar por avanços'[…]”.
Ela, a da massa cheirosa, é extremamente cínica e tergiversadora profissional. Já que a tal imprensa tem como função “incomodar poderosos”, “questionar dados”, “pressionar por avanços” etc., por que então não fazem isso focando, também, o governo de São Paulo, e outros governos liderados pela direita, governos esses corruptos e incompetentes?

Pedro Ribeiro

Ela podia dar uma passada no SUS, ou então procurar o “Mais Médicos” pra fazer uma consulta.
Talvez FRAUDE explique, por que Freud… kkkk

Elias

Canta, Nhêde, canta que os males espanta

Embora seu canto seja o canto do desgosto

O oposto do canto de um povo alegre e condescendente

Que hoje, conscientemente, vota contra ti

Vota contra o que tu defendes: Servidão ao Capital daqui e de fora

Mário SF Alves

Cantanhêde devia prestar mais atenção nos brasileiros que hoje ainda estão na Inglaterra, na Escócia, na Espanha e Portugal, todos enxergando o Brasil pela lente do amor¹. E, até onde sei, a grande maioria deles convicta de que seu voto vai pra presidenta Dilma.

Já pensou, que horror, Cantanhêde.

O que dizer destes brasileiros? Comprados pelo PT? Puxa-sacos?
____________________________________

¹Por lente do amor, entenda-se: visão límpida, não contaminada pelo ódio ao desenvolvimento socioeconômico que diuturnamente, há quase doze anos, torna o PiG tão temperamental, cabuloso e indignado.

É… pelo visto, é a crise existêncial subindo já pelo pescoço do PiG. Só pode ser.

Mário SF Alves

Hora de providenciar um movimento social só pra ela. Devia, inclusive, aproveitar o ânimo, esse fervor revolucionário, e fundar um partido político. Vai que dá certo.

Essa massa cheirosa… humm… quanta indignação…

A considerarem os resultados do Bolsa Família, do Minha Casa Minha Vida, do PAC e a construtução da infraestrutura sem a qual não se desenvolve o Brasil, no mínimo, no mínimo, uns 32 milhões de motivos.

1- “Para esta perigosa subversiva do PSDB, a sociedade deveria acordar e ocupar as ruas para desmascarar e derrotar o governo.”
2- “Com esse papo de direita e esquerda, o PT conseguiu esconder uma triste realidade dos governos Lula e Dilma: os movimentos sociais sumiram. E como fazem falta! A UNE virou puxa-saco do poder. A CUT nunca ficou tão fora dos microfones. O MST está esperando sentado a alternância no governo para voltar a infernizar”, critica a esquerdista tucana.”

Vai Cantanhêde, monte uma UNE só pra vocẽ!

Essa lê Mickey Mouse no original!

    Elias

    “Essa lê Mickey Mouse no original!”

    Gostei dessa.

    Chego até a imaginá-la a tomar champanhe com os mouses do capital inter/nacionnal.

Flavio

Protesto. O articulista Altamiro está equivocado ao não reconhecer a precedência destas ideias tortuosas. A Lúcia Hipólito foi a primeira em tergiversar acerca dos movimentos sociais.

    Elias

    Não interessa quem deu o chute inicial da primeira partida, o que interessa é apontar o jogo violento dos que jogam hoje.

    Mário SF Alves

    O Miro é tão importante na desconstrução do atual FEBEAPA que até equivocado ele seria imprescindível.

Carlos

“Saudades do PT na oposição.” É demais! Mas o que ela quer é rachar o movimento!
Mas parece que a história tá sorrindo para a gente!

Tânia Mara Garcia

“Saudades do PT na oposição”?

Esses tucanos não se emendam. Rindo muito disso!!!

Cláudio

Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

sergio

Cada vez mais estão assumindo que são um partido político travestido de “imprensa imparcial”.
A rainha da massa cheirosa, agora, lembrou dos sujinhos e que cooptá-los, é isso?
Esta turma gosta de ver os movimentos sociais na rua protestando, mais bem longe do poder.

Brancaleone

Na boa gente, admitam: Os “movimentos sociais” tipo assim une, mst, cgt e outros “Tês” são sim pesadamente bancados pelo PT ( e com parte dos meus impostos)- senão diretamente mas por “onguinhas” fuleiras e papa verbas. É claro e é óbvio e ululante que eles jamais vão morder a mão que os alimenta. Estão certíssimos nisso.

    Tânia Mara Garcia

    Eu fico tão satisfeita que esses movimento “sejam bancados com os meus impostos”, rapaz!

    Mário SF Alves

    Ih, mais um pro MRCMOPT – movimento revolucionário cantanhêde mimha obsessão é o PT.

FrancoAtirador

.
.
Pois se nesta eleição até o tucano Aébrio Nébulus é petista,

conforme atestou o Patrão Frias no gráfico do datafolha,

por que a criada melosa não póde ser uma revolucionária?

http://www.viomundo.com.br/wp-content/uploads/2014/09/Captura-de-Tela-2014-09-26-%C3%A0s-19.19.33-e1411770086527.png

Luiz

Acorda Catenhêde, os movimentos sociais, os trabalhadores, as massas populares e não a cheirosa, estão com Dilma, por isso as ruas estão vazias de manifestações. Convoque você uma passeata do movimento cansei, quem sabe assim vocês lotarão a praça pan-americana em SP.

Edgar Rocha

O mais ridículo é que a fdp usa o discurso daqueles que apontam as imperfeições do Governo e do próprio PT nos governos, como se todos que criticam desejassem de fato o retorno do tucanato no poder. Que ódio! É o mais puro exemplo de meia verdade, de retórica, de malandragem intelectual. É óbvio que os movimentos sociais (não o institucionalizado, mas o social de fato, com organização e participação da cidadania) está estagnado. Esta é uma falha advinda do discurso (também) malandro das lideranças que alegam que, uma vez representado, o povo não tem mais do que reclamar ou reivindicar, senão atrapalha. Esta é a crítica a qual julgo legítima. As pessoas têm que continuar se organizando, tendo autonomia em relação às lideranças, rejeitar qualquer tipo de cabresto, pro bem da coisa pública e pela garantia dos avanços os quais todos esperam sejam apoiados pelos governos de esquerda.
Contudo, até aí achar que o povo vai sair à rua pedindo a volta da cambada tucana, é no mínimo, má fé. Aliás, os maus petistas podiam muito bem ser espirrados pro lado deles. Às vezes a prática de quem se diz ‘companheiro’ a ser contemplado nas administrações chega a ser até pior. O lugar deles é lá. E os movimentos têm que ir pra rua, sim, pra cobrar cada vez mais espaço na vida política do país. Se isto for feito, o PSDB não vai gostar nem um pouco.

    Mário SF Alves

    “Que ódio! É o mais puro exemplo de meia verdade, de retórica, de malandragem intelectual.”
    ______________________________
    Bem observado, prezado Edgar.

    E salta aos olhos a forçação de barra. Ela introjeta um discurso que não é o dela. Por quê?

    De pessoas com esse grau de exposição pública, era de se esperar pelo menos um pouco mais de autocrítica.

    Milagres do PT: a continuar assim, logo, logo baixa o espírito do K. Marx nela.

    Já pensou, “ô, ô, misifi, nossa massa cherosa tem de por abaixo a propriedade privada do meio de produção, misifi… propriedade privada é roubo, misifi”.

Carlos N Mendes

A Cantanhêde falou isso? Sério? Não foi de sarro, não?

dilmar miranda

Isso está parecendo mais um script pastelão de quinta categoria. Eu não leio a folha. Ela é mesmo jornalista? Como ela conclama a imprensa, como fez a tal da Judith, presidente da ANJ, para fazer oposição ao governo, a tarefa está fácil para Dilma. Na verdade, ela é porta-voz da oposição partidária, medíocre quanto a outra. Elas se merecem. E la nave va.

Fabio Passos

Estas publicações do PiG são escritas por e para imbecis.
É lixo.

roberto

Não reparem, a Cantanhêde,como sua própria aparência denota, vive lá pelos anos 50,tempo do Macartismo americano,onde se procurava comunista embaixo da cama, e se incentivava movimentos anti-socialistas.

Nelson

Os bancários, cuja maioria dos sindicatos são filiados à CUT, fizeram manifestações, protestos, paralisações e greves durante os onze anos do governo do PT. E já estão preparados para, no dia 30 de setembro, iniciarem uma nova greve.

Jorge Moraes

“Saudade do PT na oposição!”, diz a comprometidamente partidária opositora dos governos Lula-Dilma.

Há várias formas de se ler algo.

No caso, é até simples: as saudades que ela, a neutra Eliane manifesta, não são as de um PT aguerrido, etc., mas sim, óbvio!, as de seu equivalente logicamente necessário: o PSDB e associados na situação!

Que situação, hem?

    alvaro

    Ela tem mesmo saudade do PT na oposição. Mas vai ter que amargar essa saudade por pelo menos mais quatro anos.

Guilherme

E por que a militância do PSDB não ocupa as ruas? No máximo dá para ocupar uma loja de higienópolis? Ah bom!…

Inês

Altamiro Borges, como sempre, brilhante!

João Afonso Filho

Dilma reeleita e na próxima Lula, eu voltei.

Luiz Aldo

A chave para entender o texto dela está numa única frase: “Saudade do PT na oposição”. Aí, os dela estariam no governo. Bem tucaninho, não é mesmo?!

Maria Fulô

Estranho ela não lamentar o sumiço dos Black Blocks que, depois da Copa, saíram completamente de cena… Quem os mantinha tão ativos? O PSDB? A Folha? Mistério…

    L@!r M@r+e5

    Os Black Blocs apareceram porque começaram os protestos por melhoria nos serviços privatizados e a cobrança do DARF da Globo. O PIG queria derrubar o governo, mas recuou na hora em que o bicho pegou pra eles também.

    alvaro

    Os mais perigosos blequibóquis são esses calunista da mídia velha; sua força destruidora é enorme e odeiam os trabalhadores organizados.

Deixe seu comentário

Leia também