Altamiro Borges: Aécio virou pó. Financiadores vão debandar?

Tempo de leitura: 2 min
Aécio Neves com arma

Aécio Neves virou pó. Ele vai reagir?

Por Altamiro Borges

A boataria corre solta na política e indica que a candidatura de Aécio Neves pode virar pó rapidamente. A mídia oposicionista, que transformou o velório de Eduardo Campos num megacomício e incensou ao máximo a ex-verde Marina Silva, agora dá sinais de preocupação.

O seu objetivo era forçar o segundo turno da eleição, viabilizando o cambaleante candidato do PSDB. Mas as sondagens internas dos vários partidos apontam que o dose do veneno foi exagerada e pode até resultar na morte prematura de Aécio Neves.

O Ibope divulgará sua pesquisa nesta semana, mas já há quem especule que Marina Silva deixou o senador mineiro na rabeira. O risco é de debandada, inclusive dos financiadores da campanha tucana.

Diante deste cenário desesperador, o senador mineiro pede calma aos seus seguidores. Segundo o jornal Valor, durante caminhada pelo centro do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (25), ele classificou o rápido crescimento da candidata-carona do PSB de “uma reviravolta momentânea” e garantiu que logo voltará a ocupar o segundo lugar nas pesquisas.

Já na quarta-feira (20), ele convocou reunião de emergência da cúpula tucana para avaliar o novo cenário eleitoral. O ex-presidente FHC e o governador paulista Geraldo Alckmin estiveram presentes. “Em eleição tem muita especulação. Quero dizer que não sei contra quem vou, mas tenho certeza que estarei no segundo turno”, insiste Aécio.Segundo a Folha, “desde o início da semana [passada], estrategistas do PSDB tem monitorado diariamente os números dos presidenciáveis, com Marina Silva na disputa.

Eles constataram que ela vem ganhando terreno em ‘Estados-chave’ para o tucano, como São Paulo. Mas garantem que quem está perdendo mais votos para Marina não é Aécio e sim a presidente Dilma Rousseff (PT). Apesar das afirmações de que não há alarde nem desânimo no ninho tucano, a campanha de Aécio resolveu ampliar o envio de materiais de publicidade para as regiões Norte e Nordeste”. A ideia é compensar o recuo dos votos no Sul e Sudeste e enfraquecer a presidente Dilma nas regiões citadas, onde ela segue bem posicionada.

Além do desânimo, há divergências no ninho tucano. O ex-presidente FHC, metido a chefão do PSDB – mas que continua sendo escanteado dos programas de tevê do partido –, defende que Aécio Neves não ataque Marina Silva.

Para ele, o fundamental é derrotar Dilma, não importando que disputará o segundo turno. Já outros tucanos, mais brigões e preocupados com o futuro da legenda, pregam uma linha mais agressiva, talvez com o auxílio dos famosos dossiês do tucanato. Parte da mídia amiga, afinada com esta posição, já começou a destilar veneno contra a ex-verde. Qual será a estratégia do cambaleante Aécio Neves? As próximas semanas definirão o seu futuro!

PS do Viomundo: Trava-se batalha surda nos bastidores, entre PT e PSDB, para ver quem bate primeiro em Marina. Ninguém quer fazê-lo e tenta empurrar para o outro. Campanha negativa pode tirar voto de quem sofre ataques, mas também de quem ataca se existe um terceiro candidato. Quanto aos trackings e pesquisas, embora apontem tendências, nunca se esqueçam que Celso Russomano era eventual prefeito eleito de São Paulo.

Leia também:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

crazy horse

Juntar “PÓ” e Aécio na mesma frase é pegadinha né.

Navarro

A mídia oposicionista, que transformou o velório de Eduardo Campos num megacomício e incensou ao máximo a ex-verde Marina Silva, agora dá sinais de preocupação.
O seu objetivo era forçar o segundo turno da eleição, viabilizando o cambaleante candidato do PSDB.

Blog tem um vício terrível: dão muita importância à mídia (que chamam de tradicional/oposicionista/sei lá o quê…). Vocês acreditam piamente que as pessoas votam apenas em função da cobertura favorável e/ou desfavorável da mídia. Belo engano. Pessoas votam pensando no seu interesse próprio. Tanto é assim que é frequente a eleição de candidatos que não contam com simpatia da imprensa. Não precisa nem citar quem, temos centenas de exemplos, é só pensar um pouquinho….

Marat

Do pó ele veio, ao pó voltará… Insignificante, valeu enquanto poderia, talvez, brigar com Dilma… Agora que, sem o PIG e o $$$, ele voltará a uma insignificância tenebrosa. Bem feito pro PSDB, partidinho dos Mônicos Lewinkis…

FrancoAtirador

.
.
JORNALISTA LIRA NETO, BIÓGRAFO DE GETÚLIO VARGAS,

DIZ QUE VAI VOTAR NA CANDIDATA DO PT DILMA ROUSSEFF

AO VIVO, EM PLENO RODA MORTA NA TV CULTURA DE SÃO PAULO,

E FAZ O APRESENTADOR DO PROGRAMA TUCANO ENGOLIR EM SECO.

A pergunta foi formulada objetivamente pela repórter Ana Weiss,

atualmente Editora de Cultura da Revista IstoÉ, aos 58 minutos.

A partir daí, o Raivoso da Veja não se aprumou até o final,

demonstrando, inclusive, perceptível indignação com Ana Weiss,

tanto que, depois, cerceou a palavra da jornalista da IstoÉ.

(http://tvcultura.cmais.com.br/rodaviva/roda-viva-recebe-o-jornalista-e-escritor-lira-neto)
(http://youtu.be/2YOkcC1DJNM)
.
.

Fabio Passos

Agora que aécio neve foi desta prá melhor… o psdb deveria organizar um velóriomício e lançar o vice. Deu certo pro psb.

Mário SF Alves

“Para ele, o fundamental é derrotar Dilma, não importando que disputará o segundo turno.”

Ele = FHC. E para ele, derrotar Dilma significa derrotar o PT e depois, logo a seguir, fazer das tripas outras tripas para desconstruir o Lula.

E ainda há quem duvide de que este guy passe seus dias a estudar fórmulas de como derrotar o Brasil com S?

Ou terá sido por nada aquele prêmio conferido a ele pela biblioteca do senado dos SPYstates?

_______________________________________
“Já outros tucanos, mais brigões e preocupados com o futuro da legenda, pregam uma linha mais agressiva, talvez com o auxílio dos famosos dossiês do tucanato. Parte da mídia amiga, afinada com esta posição, já começou a destilar veneno contra a ex-verde. Qual será a estratégia do cambaleante Aécio Neves? As próximas semanas definirão o seu futuro!”

___________________
De fato, é isso: nem sempre certas equações políticas ainda que tendo o mesmo objetivo funcionam na mesma direção. Não é à toa que dizem que tiros costumam sair pela culatra.

    Mário SF Alves

    Mas, pensando bem, a gente esperava o quê, que botassem todos os ovinhos [da serpente] numa cestinha só?

Snowden

Um dos maiores ataques do período que esteve à frente do meio ambiente, contudo, foi a Lei de Gestão de Florestas Públicas que, na prática, aluga as florestas para a exploração privada. É a privatização de florestas inteiras para os lucros do setor privado. Esse é o significado da ‘ecologia sustentável’ que Marina defende, uma forma de colocar os recursos naturais à disposição do capitalismo

    Edgar Rocha

    Sei que a crítica que você fez não diz respeito diretamente às questões levantadas pelo post, embora seja de suma importância levar em conta sua avaliação. De minha parte, discordo de sua análise. Durante o governo Lula, Marina sustentou uma proposta que fora, à época, entendida e abraçada pelo próprio Governo. Acusá-la é o mesmo que acusar o Lula de entreguista. A intenção deste projeto, se me lembro bem e, conhecendo as reais pretensões da Marina enquanto petista que foi e ecologista que ainda é, implica em manter a floresta de pé, garantindo a biodiversidade e explorando os recursos de forma racional e lucrativa sem atingir a integridade da floresta, como fazem a monocultura e a pecuária. Alguém que entenda a dinâmica de um bioma como a Mata Atlântica e a Amazônia, sabe que só é possível explorar de forma lucrativa a floresta, lançando muitas frentes de exploração sustentável ao mesmo tempo. Uma área de floresta pode ser explorada por quem se interesse especificamente por um potencial lucrativo: pode ser o turismo, o farmacológico, o cinegético, o madeireiro, o floreiro, o de cosméticos, piscicultura, etc. Esperar que a exploração de forma sustentável e lucrativa da floresta seja feita sob intervenção estatal direta, seria o mesmo que exigir do estado seu ingresso em setores que definitivamente podem ser geridos e explorados pelo setor privado, de forma até mais segura do que pelo próprio Estado. E isto depende sobretudo, de fiscalização adequada e oportunidade dada a empresas realmente sérias e comprometidas. Querer que o estado banque a exploração da floresta em pé é loucura. Até porque, cooperativas de trabalhadores e comunidades locais também podem participar destes empreendimentos, como se não me engano, ocorreu. Concluindo, deve-se fazer a crítica responsável à Marina, caso contrário, acaba sendo um tiro no pé.

FrancoAtirador

.
.
Globope Antipetista optou por não confrontar

MariNéca e Aério Naves na simulação de 2º Turno.
.
.

Guilherme

Aqui em Minas estamos perguntando: O Aécio existe?

Rosana

Pois é esse foi o legado deixado.

FrancoAtirador

.
.
26/08/2014 16:00
Portal Imprensa

Ibope desmente colunista da ‘Veja’
que divulgou resultado de pesquisa eleitoral

Por Lucas Carvalho com supervisão de Vanessa Gonçalves

A assessoria de comunicação do Ibope informou que os resultados oficiais da pesquisa de intenção de votos para presidente da República serão divulgados na edição desta terça do ‘Jornal Nacional’, da Rede Globo.

Além disso, o instituto desmentiu o colunista da Veja também no Twitter, reafirmando que a pesquisa ainda não foi finalizada.

Em seu texto, Lauro Jardim diz que Dilma Rousseff (PT) está empatada tecnicamente com Marina Silva (PSB) na disputa pela Presidência, indicando a data em que os eleitores foram entrevistados e a quantidade de respostas coletadas.

A revista Exame e o jornal O Tempo repercutiram a informação do jornalista na internet.
O segundo, porém, atualizou o texto com a reposta do Ibope (http://www.otempo.com.br/cmlink/hotsites/elei%C3%A7%C3%B5es-2014/colunista-antecipa-ibope-com-dilma-e-marina-empatadas-1.905715).

(http://www.portalimprensa.com.br/noticias/brasil/67729/ibope+desmente+colunista+da+veja+que+divulgou+resultado+de+pesquisa+eleitoral)
.
.

Edgar Rocha

Pra FHC não importa quem enfrentará Dilma. Importa que ela não ganhe. Sintomático…
Trata-se de um estrategista e médio prazo. Marina precisará de apoio tucano pra governar. Além disso, o discurso de fragilidade política contra ela pega que é uma beleza (mais do que no Jango). Melhor não falar em Jango, pra não agourar. Ou, seria melhor estabelecer o paralelo e entender o que diz FHC como um recadinho à sua militância? Claro, a militância quer ganhar as eleições. Quer fazer valer seu esforço de campanha. Ser pragmático a este ponto seria o equivalente a querer que a seleção brasileira entregue os pontos pra garantir derrota pra Argentina. Torcedor (e militante) não pensa desta forma. Só o alto clero pode considerar esta avaliação. A vitória de Dilma dificulta as coisas, obviamente. Mais quatro anos numa queda de braço cada vez mais pesada pelo espaço político-administrativo do país. O poder instituído ainda é uma arma, por mais condicionado a acordos e retrocessos que esteja. Se Dilma vence, apesar da estratégia pesada de depreciação à política e agressões – inclusive pessoais – constantes, só restaria mesmo ao PSDB roer a corda da democracia e apoiar atitudes mais ‘contundentes’ em defesa ‘da ordem, contra a corrupção e contra tudo que tá aí’ (vamos entender de vez o que foram as jornadas de junho de 2013). A posta é a seguinte: se Tancredo ganhou, mas não levou, Aécio não leva, mas ganharia de qualquer forma, diante da fragilidade – construída ou não – de um governo Marina. Que acham?

    Mário SF Alves

    “…se Tancredo ganhou, mas não levou, Aécio não leva, mas ganharia de qualquer forma, diante da fragilidade – construída ou não – de um governo Marina. Que acham?”
    ___________________________
    Faz todo sentido, prezado Edgar. E mais: com o AhÉSim tais “arranjos” não seriam assim tão complicados. Seria facim, facim, decretar a insolvênvia de autoridade dele. Seria só uma questão de tempo. Só o tempo suficiente pra ele botar os pés pelas mãos e apressar autoritariamente a reversão do atual modelo ao neoliberalismo. Um novo Collor ou dois novos Collors, tudo daria no mesmo.

    Aliás, possíveis dossiers “engavetados” existem pra isso, ou não? E quem faria melhor proveito deles? O ideal democrático no Brasil e no Mundo é que não seria.

Mariano

FONTE TIJOLAÇO – É INCRÍVEL A DECLARAÇÃO DO TESOUREIRO DA CAMPANHA DA MARINA SILVA

“Os documentos estavam no avião”, sugere tesoureiro de Marina. “Se não tem avião, não tem papéis”
25 de agosto de 2014 | 22:36 Autor: Fernando Brito

O senhor Márcio França, tesoureiro de campanha de Marina Silva, acaba de dar uma declaração ao IG dizendo que “”documento de avião você carrega no avião. Se estava no avião, já não existem mais (os documentos)”

É uma das maiores abjeções de caráter que já vi, ao longo de 56 anos de vida, ser praticada.

Sabe, meu amigo e minha amiga, não é diferente de você dizer que, se um carro pegou fogo, “documento de carro você carrega no carro e, se o carro pegou fogo, já não existe mais”.

Márcio França não é um imbecil, mas é um debochado.

Quer dizer que havia uma pastinha no avião com todos os contratos – se é que havia contrados – de compra e venda, de registro de propriedade e de manutenção. Ninguém pagou, ninguém recebeu, ninguém tem nada com isso.

O avião fica, assim, como algo que não existiu.

Estava tudo no “porta-luvas”.

É bom que Marina Silva arranje logo outras explicações e outro tesoureiro.

Um homem capaz de dizer isso não tem condições morais de tomar conta do caixa de uma barraquinha de festa junina.

“Caiu um bucapé aqui e queimou todas as contas do caixa”

É o impensável da canalhice algo assim, perdoem-me por sair do meu equilíbrio.

Morreram sete pessoas, outras ficaram feridas e dezenas perderam suas casas.

Mas não é responsabilidade de ninguém, os documentos estavam no avião e, agora, ninguém é dono dele.

Isso é um escândalo de proporções inimagináveis que, se não for corrigido, coloca o centro da campanha de Marina Silva no campo do escárnio para com a opinião pública

    Mário SF Alves

    “O avião fica, assim, como algo que não existiu.”
    _________________________
    Lógico que fica assim… um teco-teco igual àquele… lógico.

Alemao

Hehehe, calma gente. Ainda tem 1 mês de campanha, muita água vai rolar

    Mário SF Alves

    Muita água rolou dos olhos do povo,
    Pelos embustes que vê agora, lê, lê, vai rolar de novo…

    _________________________________
    A hora é agora.

Deixe seu comentário

Leia também