Altamiro Borges: Aécio Neves perdeu em Minas Gerais

Tempo de leitura: 4 min

por Altamiro Borges, no seu blog

Concluída a apuração do primeiro turno, a mídia demotucana foi obrigada a confessar que as forças de direita saíram derrotadas das urnas – com o PSDB e o DEM perdendo votos, prefeitos e vereadores, na comparação com 2008. A única exceção, afirmaram certos “calunistas”, teria sido o senador mineiro Aécio Neves. Ele teria “humilhado” Lula e Dilma no pleito de Belo Horizonte. A reeleição de Marcio Lacerda, que nem é do PSDB – mas sim um tucano infiltrado no PSB –, mostraria a vitalidade do presidenciável tucano.

Um estudo mais detido das eleições em Minas Gerais, porém, mostra que não é bem assim. Aécio Neves continua cambaleante – no sentido político do termo. O PSDB perdeu força no estado. Como aponta Fabiano Angélico, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas, a eleição demonstrou que “o aecismo está em declínio”. Das dez maiores cidades mineiras, que concentram 30% da população e 45% do PIB do estado, o tucanato foi vitorioso apenas na capital e na cidade de Betim, na região metropolitana. No restante, o PSDB encolheu!

Derrota nas dez maiores cidades

“E nem mesmo será preciso esperar o segundo turno para se dimensionar o poder do PSDB e dos seus aliados nas maiores cidades do estado: eles estão fora das quatro disputas que ocorrerão no final deste mês”, aponta Fabiano. Na comparação com 2008, o resultado foi catastrófico para Aécio Neves. “A partir de 2013, os aecistas governarão 2,7 milhões de pessoas, novamente considerando-se as dez maiores cidades de Minas; enquanto os não aecistas administrarão cidades que somam uma população de 3,2 milhões”.

Em 2008, o PSDB e os seus aliados venceram as eleições em quatro das dez maiores cidades – Belo Horizonte, Uberlândia, Juiz de Fora e Ribeirão das Neves. Agora, apenas em duas. Já o PT elegeu no primeiro turno os prefeitos de Uberlândia, Ipatinga, Ribeirão das Neves e Governador Valadares; e ainda participa do segundo turno em Contagem (numa disputa com o PCdoB), Juiz de Fora (contra o PMDB) e Montes Claros (contra o PRB) – todos partidos da base de apoio do governo Dilma. Em Uberaba, a disputa se dará entre PMDB e PSB.

Belo Horizonte demarca os campos

Como afirma o deputado estadual Rogério Correia (PT), “será difícil emplacar a visão aecista da vitória tucana. Haja verba publicitária”. No computo geral, as forças de esquerda cresceram em Minas Gerais, com destaque para o PT. A sigla elegeu 114 prefeitos, somou 2,4 milhões de votos (aumento de 21,28% em relação a 2008) e ampliou em 23,5% o número de vereadores – de 659 para 814. Mesmo na disputa em Belo Horizonte, as forças de esquerda foram derrotadas eleitoralmente, mas garantem que obtiveram uma vitória política.

Para a deputada federal Jô Moraes (PCdoB), “a eleição na capital serviu para acabar com uma confusão que reinava na política mineira e causava grandes danos. Ela demarcou os campos políticos e encerrou o ciclo do ‘Lulécio’ e da ‘Dilmasia’ – resultado das alianças no passado entre Lula/Aécio e Dilma/Anastasia. Agora a oposição volta a ter fisionomia própria e mais força em Minas Gerais, o que será importante para a batalha presidencial de 2014 e também para a sucessão no governo estadual”.

O discurso de Patrus Ananias

No seu discurso após a conclusão da apuração, o ex-ministro Patrus Ananias – que entrou na disputa na última hora, depois do fim da aliança petista com o prefeito Marcio Lacerda – bateu na mesma tecla. “Eu quero dizer que, na vida pública, as vitórias políticas nem sempre se confundem, ou se encontram, com as vitórias eleitorais. Nós tivemos uma grande vitória política”. Ele destacou a conquista da unidade interna no PT e formação de um bloco de centro-esquerda na eleição para a prefeitura da capital mineira.

“Demarcamos um campo: a partir de agora, Belo Horizonte e Minas Gerais, porque tivemos também vitórias importantes no estado, terão uma oposição forte. Beagá e Minas não pertencem a ninguém. Vamos disputar, democraticamente, nossas concepções contra o campo conservador. É o campo democrático popular, é o campo de centro-esquerda, contra as forças do atraso e do neoliberalismo. Foi uma vitória política, além dos reencontros e das novas amizades. É uma vitória da nossa querida e bela militância”.

Ressaca na terra natal

Uma curiosidade das eleições em Minas Gerais, que comprova o declínio do aecismo, é que o cambaleante presidenciável tucano não conseguiu vencer nem em São João Del Rei – terra natal de sua família e de seu avô, Tancredo Neves. Pela primeira vez na história, a cidade a 180 quilômetros da capital será administrada pelo PT. O professor Helvécio Luiz Reis obteve 56,39% dos votos válidos, contra 39,94% obtidos pelo peemedebista Nivaldo Andrade, que tentava a reeleição com o apoio entusiástico de Aécio Neves.

Outra curiosidade é que em Uberaba, a 475 quilômetros da capital, Aécio Neves traiu o seu próprio partido e apoiou outro infiltrado do PSB, Antonio Lerin. Neste caso, o golpe não deu certo e o candidato aecista perdeu a eleição. Ele teve 20,89% dos votos e o vencedor foi o ruralista Paulo Piau (PMDB), com 31,71%. O PSDB local, que lançou Fahim Sawan, até tentou conter a traição de Aécio. Ingressou na Justiça Eleitoral para proibi-lo de aparecer nos programas de tevê. Mas o senador obteve liminar e consumou o golpe – mas não conseguiu eleger o seu candidato. Perdeu política e eleitoralmente.

Leia também:

Leia também:

Altamiro Borges: Aécio Neves perdeu em Minas Gerais

Tarso Genro: “Hoje serão julgados e condenados os assassinos de Kirov”

Rosane Bertotti: Lula e Dilma, muito a desejar na área da comunicação

Santayana: O STF abre precedentes perigosos

Altamiro Borges: A SIP vai condenar a censura à Folha Bancária?

Amanda Gurgel se elege com mais de 30 mil votos

Sindicalistas consideram Serra e PSDB “inimigos da classe trabalhadora”

Rodrigo Vianna: O choramingo de Clóvis Rossi na Folha


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Governo de Minas tenta impedir eleições do Sind-UTE/MG « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Altamiro Borges: Aécio Neves perdeu em Minas Gerais […]

Urbano

Nada que lá no Rio de Janeiro ele não possa esquecer.

Hélio Pereira

No ano 2000 o PSDB de MG governava 232 Municipios e hoje(2012) fêz apenas 142 Prefeitos,numa mostra que sob o comando de Aécio Neves o PSDB de MG vem se desmanchando.
O estado de MG tem o maior numero de Municipios entre todos os estados Brasileiros,MG tem 853 municipios e deste total o PSDB vai governar apenas 142,então fica a pergunta:Onde foi que Aécio venceu?

Vinicius Garcia

Aócio é um personagem inflado, as ‘vitorias’ tão propagada pela mídia amiga é ápenas um balão de oxigênio para ver se recupera um folego que nunca foi aquelas coisas, vai rumar para o ostracismo que sempre mereceu.
Ah! Outra cria da mesma incubadora: Bruno Covas, nem vai vingar, o menino é fraco demais.

nona fernandes

E vejam que o candidato de Belo Horizonte, onde Aecinho ganhou com folga, é do PSB.

Roberto Locatelli

A boa nova é que, finalmente, o PT de Minas deixou de ser um departamento do PSDB. Como disse o Miro, agora os campos políticos estão demarcados.

Isso complica a vida de Aébrio Neves – também conhecido como Menino do Rio – pois enfraquece sua candidatura a presidente para 2014.

Aliás, o PSDB está sem candidatos viáveis… Aébrio se enfraqueceu. Alckmin não tem força fora de SP. Serra já está aposentado. Luciano Huck seria motivo de piada. Por isso eles querem dar o golpe de estado.

Francisco

O mundo só precisa se preocupar com Aécio em duas circunstâncias: se ele sair do PSDB (o tucano é aquele tipo de parasita que mesmo algo não dando para ele, ele não deixa ninguém chegar lá) e no caso dele administrar bem algum lugar: cidade ou estado.

Esse segundo item, diga-se, é um problema tucano generalizado. Com dois, quatro anos de antecedencia ficam reservando camarote para a Final (eleição presidencial)e ainda nem passaram das oitavas. Na prova dos nove, que diabo eles fazem de tão bom assim para ter tanta certeza de que pesam na balança?

Nem o PIG consegue achar coisas extraordinárias para trombetar por ai, de Minas ou de SP!

alexandre de melo

o artigo está correto, é isso ai aecin ta murchando.
alexandre
uberaba mg.

Jânio de Freitas: A mentira da mesada de Roberto Jefferson « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Altamiro Borges: Aécio Neves perdeu em Minas Gerais […]

Comparato: Pretos, pobres, prostitutas e petistas « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Altamiro Borges: Aécio Neves perdeu em Minas Gerais […]

Caracol

Beócio Naves.

Paulo

Perdeu também em Poços de Caldas, onde os carros de som irradiavam seu pedido de voto! Ficou em terceiro lugar na cidade!

Donizete

A eleiçao para prefeito no estado de MG é sinal claro da perda do governo do estado pelo PSDB em 2014.

Taiguara

Em Minas, o Aócio se abraçou ao Marcio Lamerda. Para quem, tá se afogando….jacaré é tronco. O Baladeiro ainda não percebeu que seu reinado se fudeu.Ô Aócio(Massa cheirosa) o desodorante venceu!!!

JULIO/Contagem-MG

EM Contagem, conseguimos extirpar esse cancer cambaleante.

Fabio Passos

Excelente notícia.

aécio é um entreguista da mesma laia de joaquim silvério dos reis.
Se deixar aécio vende a própria mãe.

Seria uma tragédia para o Brasil se, no ocaso do obscurantismo de serra e do psdb de SP, o bastão de líder da oposição caisse na mão de um playboy privata em meio a debacle do regime neoliberal.

Willian

Venceu em Belo Horizonte e perdeu em Nossa Senhora do Pixotó. Acho que deu empate.

    RicardãoCarioca

    Os garçons do Leblon estão em festa! Os donos de boates do Rio também! Os taxistas cariocas idem. Os vendedores de pó não perderão seu cliente de longa dada e nem as peguetes ficarão na mão. Essa é a grande esperança dos conservadores? Isso é ótimo para a continuidade do progresso sócio-econômico do Brasil, iniciado há 10 anos.

Márcio Oliveira

O mito publicitário Aécio Never começa aos poucos a ser desconstruído, graças sobretudo ao trabalho perseverante de políticos como Rogério Correia, o pior pesadelo do trôpego senador. A verdade sobre o governo dele está prestes a emergir, com a escalada da dívida e o fim forçado da farsa do déficit zero.

João Pedro

A única opsição que o Aécio tem em Minas é o PT, o resto todo mundo apoia ele, inclusive o PSD. Os alidados dele ganhou em 80% do municípios mineiros, como o cara perdeu???

    João Paulo Ferreira de Assis

    Esses números de 80%, vindos do Aécio Neves são tão verdadeiros quanto o déficit zero. MINAS ESTÁ QUEBRADA.

Luís Carlos

A derrocada de Aécio. Caindo mais uma farsa.

Emir Sader: Tucanos jogam em SP a sobrevivência « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Altamiro Borges: Aécio Neves perdeu em Minas Gerais […]

João Paulo Ferreira de Assis

Um fenômeno que eu tenho observado é que há dez anos era coisa impensável ver deputados do PSDB apoiando candidatos a prefeito do PT. Em Ressaquinha MG, o prefeito candidato à reeleição, do PP, foi eleito com apoio do PSDB que indicou o vice. Durante o mandato, porém, o PP e o PSDB romperam. E o PP, em vez de procurar os Andradas, políticos do PSDB de Barbacena, procurou o Luís Fernando Faria, do PP de Santos Dumont. Por outro lado, a oposição se congregou em torno do PT, prefeito, e PMDB vice, girando em torno dos Deputados Reginaldo Lopes (PT São João d’El-Rei) e Padre João. Os Andradas, para não ficarem de fora da eleição de Ressaquinha, somaram forças com o PT.
É interessante observar que a oposição está encolhendo, e alguns dos seus deputados mais conscientes devem estar esperando o momento certo de aderir ao governo Dilma.

    Vlad

    Ô!
    Con$$ientes pra caramba.

Nielsen Holland

¨leia-se: muito atento…

Deixe seu comentário

Leia também