Altamiro Borges: Marina tem se revelado uma baita dor de cabeça para a mídia

Tempo de leitura: 3 min

feldman-marina-silva-600x400

por Altamiro Borges, em seu blog 

Diferente de 2010, neste ano Marina Silva tem se revelado uma baita dor de cabeça para a mídia. Naquela eleição, o script já estava definido. Ela não tinha condições de ganhar e ajudou o tucano José Serra a chegar ao segundo turno.

Já neste ano, o seu ingresso na disputa, encarado como “providência divina”, atrapalhou todos os planos. Num primeiro momento, a mídia até inflou sua candidatura, tentando repetir a jogada de 2010. Só que houve uma overdose de exposição e ela atropelou o cambaleante Aécio Neves. Mesmo desconfiada, a mídia decidiu apostar na aventura. Agora, porém, as pesquisas sinalizam que o “furacão” era passageiro. Diante desta nova realidade, .

Em editorial neste sábado (20), a Folha tucana adotou a tese, que antes negava, “de que haveria um componente emocional na súbita ascensão das preferências por Marina Silva após o acidente que vitimou Eduardo Campos”. De quebra, o jornal ainda destilou veneno contra a ex-verde, afirmando que o seu “o gradual decréscimo nas pesquisas se explica tanto pelos ataques recebidos como por fragilidades próprias”.

Segundo a Folha, está em curso “uma corrosão política da postulação marinista”. “Desmentidos sucessivos e ajustes emergenciais de discurso talvez sejam sinal do quanto uma postulação de ‘terceira via’ ainda carece de maturação ideológica para blindar-se contra as investidas dos oponentes”.

No mesmo rumo, o editorial do Estadão de sexta-feira (19), já havia indicado que o discurso da “nova política”, tão alardeado pela ex-verde, não correspondia à vida real. Na véspera, o jornalão entrevistou o vice de Marina Silva, o deputado Beto Albuquerque, que confessou que “ninguém governa sem o PMDB” e evidenciou a guinada pragmática da candidata-carona do PSB.

Após evidenciar a frágil base de apoio da presidenciável, o jornal apontou que não há como ela manter a “vã filosofia da ‘nova política’. Descartada, por ingênua ou insincera, a retórica do tal governo dos melhores, resta o governo possível com a expressão organizada do Parlamento”.

Vale ainda comentar os duros ataques desferidos nos últimos dias pelo jornal Valor, que tem como público alvo a chamada elite empresarial. Na sexta-feira, uma reportagem apontou que “a estratégica de vitimização, usada pela campanha Marina Silva (PSB) na defesa contra os ataques dos adversários, voltou-se contra a própria candidata… Em um mês, a sua rejeição dobrou. Agora, além de driblar as críticas dos oponentes, Marina terá de mostrar firmeza para tentar passar mais credibilidade como candidata a presidente”. A matéria teve como fonte o diretor do Ibope Hélio Gastaldi, que elucubrou: “Ao se fazer de vítima e mostrar ingenuidade aos ataques das outras campanhas, ela perdeu a credibilidade”.

Outro artigo, assinado por Alberto Carlos Almeida, autor do livro “A cabeça do brasileiro”, põe em dúvida a ida de Marina Silva ao segundo turno. “O que parecia se constituir numa vitória bastante provável, deixou de ser. A eleição assumiu contornos de disputa acirrada. A trajetória de Marina em muito se assemelha ao Cruzeiro no campeonato brasileiro. Até pouco tempo atrás, sua vantagem sobre o segundo colocado era bem confortável. Caiu bastante, porém, e hoje é de somente quatro pontos. O time mineiro, assim como Marina Silva, dependia de seus próprios resultados. Há duas semanas, os erros e falhas da defesa não colocavam em risco suas respectivas lideranças. Não é o que acontece hoje”.

Leia também:

Na propaganda eleitoral, Serra distorce números sobre gastos na Saúde


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

river

Que bela arcada dentaria, belos dentes, brancos como os dentes da elite!

river

Óbvio ululante!

Urbano

Deve ser porque a czarina silva, em matéria de dizer idiotia em substituição a outra, esteja deixando o pig no chinelo…

sergio

É Marina do Itaú, nem que a “vaca tussa” vai ter retirada de direitos trabalhistas.

FrancoAtirador

.
.
A Rede Globo já convocou o Esquadrão de ONGs Transnacionais

para dar uma forcinha à Candidatura Insustentável da MariNéca.

Só que hoje (23/9) a Secretária-Geral da WWF/BraZil

deu com a língua nos dentes, ao vivo na Globo News,

ao dar ‘conselhos’ à Presidente da República do BraSil:

“Falta a nossa presidente nos ‘mostrá’ um caminho mais agressivo
e mais do século 21, no que diz respeito às energias.
E ‘tirá’ o Pré-Sal da lista também seria uma boa idéia”

(Maria Cecília Wey de Brito,
secretária-geral da WWF Brasil,
ao vivo, na Globo News TV)

Aos 4 minutos do vídeo: (http://abre.ai/wwf_globo_contra_o_pre-sal)

(http://www.viomundo.com.br/politica/igor-felippe-4.html)
.
.

Mauro Assis

Se o escriba entende de política quanto entende de futebol, ou mesmo de matemática (ou pode ser que seja muuuuito atleticano, e por isso torce até por Dilma, que sofre do mesmo mal), a Marina tá feita. Aos fatos:

– “O time mineiro dependia dos seus próprios resultados…”. Como o campeonato é de pontos corridos e o Cruzeiro no momento tem 7 pontos acima do segundo colocado, a matemática nos diz que ele CONTINUA dependendo só de si para ser campeão. Se empatar dois jogos e perder apenas um, será campeão independente dos que vierem atrás, porque tem um saldo de gols mais ou menos o dobro do segundo colocado. Aritmética.

– Comparando a campanha do Cruzeirão com a do campeão do ano passado (ops, , nós mesmos!), nesse momento estávamos com apenas um ponto a mais do que hoje, e fomos campeões com 4 rodadas de antecedência, sendo então o campeão mais precoce dos pontos corridos.

– O nosso time é o do ano passado, melhorado.

Ou seja, dependemos de nós mesmos e estamos trilhando a rota que nos levou ao título.

Já que o Altamiro se aventurou pelo futebol, meto a minha colher na eleição: a Marina apanhou como nunca dantes nesse país e tem hoje o mesmo tanto de votos que tinha quanto começou a propaganda eleitoral. Não tem como se defender da artilharia, porque precisa tornar-se conhecida e tem cerca de 10% (dez porcento!) do tempo de TV de seus adversários. No segundo turno, fifty-fifty, a história é outra. Além disso tem os debates, sem nanicos para atrapalhar, ambas dependerão mais de si mesmas, e aí a Marina, muito mais inteligente, papa essa.

Meu palpite? Dilma perde com menos votos do que teve no primeiro turno.

    Elias

    Aproveitando seu “nunca dantes nesse país”, a verdade é que nunca houve um candidato à Presidência que venceu no primeiro turno e perdeu no segundo. Sua tese precisa ser revista. Para Marina ser presidenta, tem de vencer no primeiro turno, se perder no primeiro perde no segundo. A mídia partidária inflou a candidata da Rede até quase explodir. Agora não dá mais. E essa mírdia se vê obrigada a murchar sua preferida da hora. Está tentando inflar Aécio no desespero. Mas, felizmente, o povo já captou que votar em Dilma é votar na melhor candidata do momento histórico de uma nação que nunca dantes nesse planeta se ergueu social e economicamente em plena democracia.

    Mauro Assis

    Seu argumento é bom, mas nunca dantes um presidente disputou a reeleição com a rejeição tão alta, aliás nem próxima da Dilma. Outro dia li, não sei se é verdade, mas nunca um candidato a governador com rejeição tão alta foi eleito ou reeleito. E a rejeição não cai nem vai cair, pois é básico no marquetingue que reconquistar o cliente insatisfeito é muuuitp mais difícil que conquistar o cliente novo.

    Se o Aécio fosse para o segundo turno era muito mais fácil para o João Santana (ops, a Dilma) levar essa, porque a tática de bater duro na adversário com base no governo FHC (a única que essa turma adota) funcionaria. Mas com a Marina, sei não. A artilharia pesada está sendo gasta agora, e pode aida revertê-em vítima. O Zé Dirceu tem razão: Marina é um Lula de saias esperando para acontecer. Se ela apelar para a emoção… ela já ensaiou, e a repercussão foi enorme.

    E por fim tem o desejo de mudança em si: veja o que está acontecendo com as eleições para governo dos Estados. A renovação vai ser recorde e a principal vítima é o PT.

    Mauro Assis

    PS: a Marina não explodiu de jeito nenhum. Ela tem o mesmo percentual de votos que tinha quando começou o horário eleitoral, mesmo com a artilharia pesada da campanha da Dilma.

    Elias

    “Posso não concordar com nada do que dizes…”. Enfim, viva a democracia!

    Mauro Assis

    E viva a democracia!

    Claro, poderíeis argumentar caso argumentos conhecêsseis…

Claudio Coimbra

Dilma lá!!! E Cruzeiro campeão!!!

Regina Braga

Como já assisti o filme O Colecionador de ossos,e não gostei.Acredito que o povo tbém sente,enfim,chega de egos!

roberto

A Marina já está bem atrás da Dilma, tanto no primeiro como no segundo turno. As agências de pesquisa,que são contra o governo,sabe-se lá por quê, relutam em mostrar já essa grande diferença.
Estão usando a estratégia ao estilo: “Olhem, a Marina subiu no telhado….”

taurus

Por favor, não compare a songamonga Marina com o Cruzeiro! Que pretensão!

    Rosa L.

    Sou atleticana mas compatilho da sua indignação.

Elias

Pesquisa CNT aponta acentuada queda de Marina. E pela primeira vez (depois da queda do avião de Eduardo Campos)Dilma aparece na frente no primeiro e no segundo turno.

Gilberto Gil bem que podia ter cantado essa

“Andar com fé eu vou
que a fé não costuma faiá”

É, Gil, o caso é que a fé vai faiá

Não verdade creio que já faiô

    Elias

    Correção: “Na verdade creio que já faiô”

    wendel

    Ratificando:
    Sabe de nada, inocente!!!!!!!!!!!!!!!

    Elias

    Valeu lorinho do CW

Rodrigo

A dor de cabeça é ainda maior para o PT.

    Wladimir

    É sim, sem dúvida, uma dor de cabeça e tanto para o PT a Dilma ser reeleita no primeiro turno! Kkkkkk! Sabe de nada, inocente!

    Julio Silveira

    Bela teoria para um atirador que mira a lua.

Deixe seu comentário

Leia também