Miro Borges: Datafolha e Ibope mostram que Aécio não decolou ainda

Tempo de leitura: 2 min

aecio-neves-

por Altamiro Borges, em seu blog

O senador Aécio Neves não está atolado apenas com a descoberta do aeroporto privado do seu titio em Cláudio, construído com R$ 14 milhões dos cofres públicos de Minas Gerais.

O cambaleante presidenciável do PSDB também está com dificuldades de decolagem na sua candidatura. A pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (22) apontou que Dilma Rousseff segue na liderança da corrida sucessória com 38% das intenções de voto. Já o ex-governador mineiro, que bancou o “aecioporto”, aparece com 22%.

Na comparação com a sondagem anterior do mesmo instituto, a petista caiu um ponto e o tucano subiu um ponto, dentro da margem de erro. Já o dissidente Eduardo Campos, perdeu dois pontos e agora tem 8% das intenções de voto; os demais candidatos somam 7%. Nesta fotografia do momento, Dilma Rousseff seria reeleita já no primeiro turno.

A pesquisa do Ibope apresenta resultados parecidos com a do Datafolha, divulgada na última quarta-feira (16). Nela, a presidenta aparecia com 36% das intenções de voto no primeiro turno; Aécio tinha 20%; e Campos somava os mesmos 8%.

A diferença é que a Folha tucana, do mesmo grupo empresarial do Datafolha, forçou uma leitura distorcida sobre o segundo turno, apresentando um estranho empate técnico entre Dilma e Aécio (44% a 40%). Esta abordagem encheu de ânimo os tucanos, embriagou o senador mineiro-carioca e até ressuscitou FHC. Ela também serviu para outro objetivo: encher os cofres do PSDB, que já arrecadou entre os ricos empresários o que foi fixado como gastos da campanha eleitoral de 2014 – R$ 290 milhões.

Este entusiasmo, porém, não resiste aos fatos – e nem precisava da implosão do “aecioporto”.

Numa análise mais realista do que a de seus patrões, o jornalista Fernando Rodrigues já havia publicado, em 4 de julho, um artigo que relativizava o otimismo do cambaleante tucano.

Com base numa série histórica de pesquisas, ele demonstrou que “o desempenho do senador Aécio Neves (PSDB), nesta fase da campanha, é equivalente ao recorde negativo dos candidatos da oposição em segundo lugar em todos os ciclos eleitorais desde 1994”. Ele chegou a esta conclusão ao analisar os resultados da pesquisa anterior do “Datafalha”, em que o mineiro aparecia com 20% das intenções de voto – quase o mesmo percentual deste novo levantamento.

“Esse percentual só foi registrado por José Serra em julho de 2002, quando também era candidato da oposição – o tucano perdeu naquele ano para Luiz Inácio Lula da Silva (PT)… Nas eleições de 1998, 2006 e 2010, o segundo colocado nesta fase da campanha (mês de julho) registrava um desempenho superior ao de Aécio. Em 98, o segundo colocada era Lula, com 28%. Em 2006, Geraldo Alckmin (PSDB) pontuava 29%. E em 2010, Dilma e Serra estavam empatados tecnicamente com 38% e 39%, respectivamente… Nas cinco eleições passadas analisadas neste post, só houve uma virada com o segundo colocado na largada da campanha chegando em primeiro lugar no final. Foi em 1994, quando FHC ultrapassou Lula. Em todas as outras disputas, quem começou a campanha como líder isolado acabou vencendo”.

Leia também:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jeanie

ele está escolhendo de qual aecioporto decolar

claudio

isso é só o início…

Urbano

Deve ser excesso de carga…

João de Deus

JORNAL NACIONAL: Terrorismo com a economia

Há muito que eu não assisto ao Jornal Nacional, mas resolvi dar uma olhadinha nas últimas duas edições.

E o que ficou claro para mim é que a Globo já descobriu que a única maneira de derrotar a Dilma na próxima eleição é provocando uma “catástrofe” na economia, ainda que uma “catástrofe” de natureza psicológica.

Vejam só : ontem o Bonner falou sobre a menor geração de empregos dos últimos meses, mas não disse quantos empregos tinham sido gerados, nem disse qual a taxa média de desemprego. Falou na taxa de desemprego em apenas três regiões, incluindo São Paulo (5%), e culpou a greve do IBGE pela falta de informações confiáveis para outras regiões. Falou numa inflação também muito alta, acima de 6%, mas disse em tom de lamúria e de alerta que o Copom iria manter inalterada a taxa selic em 11% para os próximos meses.

E logo depois entraram os economistas convidados pelo Jornal Nacional para criar um quadro sombrio sobre a economia brasileira nos próximos meses. E eles fizeram comentários carregados de pessimismo.

Nenhuma novidade com relação à edição do dia anterior: para o JN o Brasil está à beira do precipício.

É assim que eles pretendem derrotar a Dilma, com o Aécioporto ou com o Serra. Ou vocês acham que o Aécio é o candidato definitivo do PSDB?

E tudo indica que essa ladainha vai se estender até a véspera do primeiro e segundo turno, se houver segundo turno.

Julio Silveira

O Aécio tem conseguido ser o ator da mídia corporativa que vive da construção de um cenário ficticio.
Assim que a realidade sobre ele aparecer, como fazer uso de sua carteira de servidor publico eleito, para evitar ser exposto ao bafometro no Rio, assim como a forma como lida com criticas de jornalistas em seu estado, dentre outras poderá mudar de herói da mídia corporativa para vilão do povo brasileiro.

Regina Braga

Mas era pra decolar?As vezes, a pessoa, só quer aeromodelismo…brincar,brincar e ser feliz!

FrancoAtirador

.
.
A CHANTAGEM DO COMETA G.A.F.E.*

Será necessário o Presidenciável Tucano construir muitos AécioPortos,

com verba pública, em favor das FamíGlias dos Empresários de Mídia,

para obter cada ponto de acréscimo nas pesquisas do COMETA G.A.F.E.*.

*COMETA = Consórcio de Mídia Empresarial Tucana Abutre
G.A.F.E. = Globo, Abril, Folha e Estadão.
.
.

Francisco

Estou bastante ansioso para ver o programa eleitoral deste rapaz. O que ele fez na vida?

Já sabemos que fez um aeroporto…

Bacellar

Agora que a Falha já deu uma limpada de barra com algumas manchetes do Aecioporto meus poderes clarevidentes me dizem que vai começar um bombardeio ao estilo israelense contra Dilma.

A ver.

pedro – bahia

Pelo visto, o aviãozinho do Aécio decolou de Cláudio e pousou, para tentar o esquecimento, na sede da Abril.

Deixe seu comentário

Leia também