Aldo Fornazieri: Vingança de Cunha pode causar convulsão política

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2015-12-06 às 12.46.17

O Brasil à mercê de um chantagista

por Aldo Fornazieri, no Estadão, via Tijolaço

A decisão de Eduardo Cunha de dar encaminhamento ao pedido de impeachment contra a presidente Dilma é um ato gravíssimo que poderá mergulhar o País numa convulsão política e grave crise institucional. Trata­-se de um ato de aventura e irresponsabilidade política, um ato de chantagem consumada e de vingança. Nesse contexto, independentemente das razões que possam ou não fundamentar tal pedido, o processo nasce contaminado pela marca do golpe político.

Não é um ato que nasce de uma decisão fundada no bom senso, na prudência que todo líder político deve ter. Bastou o PT decidir que se posicionaria favoravelmente à continuidade do processo de cassação de Cunha no Conselho de Ética para que o ato de vendeta política fosse desencadeado, desnudando à luz do dia a chantagem que vinha sendo urdida nos bastidores. O PT e o governo têm sua responsabilidade em tudo isso, pois foram longe demais na aceitação dessa chantagem.

O problema agora se coloca no seguinte terreno: qual será a conduta dos partidos, principalmente da oposição, mediante o encaminhamento de um processo de impeachment de uma pessoa sem legitimidade e de uma decisão movida pela chantagem e pela vingança?

Se esse encaminhamento prosperar, abrir-­se-á um grave precedente para o futuro do País e a própria legitimidade democrática do processo político estará em risco. O sistema político como um todo e a oposição em particular estarão colocando em jogo o seu futuro político imediato e mediato.

Mas não é só isto: os partidos e os líderes estarão colocando em jogo as suas histórias e as suas biografias. Estarão colocando em jogo a sua dignidade em face de um ato de aventura e de irresponsabilidade de um político que não tem nenhum escrúpulo.

Se a oposição não se pronunciar com urgência, o País terá pela frente meses tormentosos. Meses de incerteza política e de agravamento da crise econômica e social. Esse processo de impeachment, tal como foi encaminhado e dada a gravidade de sua contaminação, tem tudo para provocar muitas perdas e nenhum ganho.

PS do Viomundo: Desde então sabemos que a trama é muito mais sofisticada, envolvendo de FHC ao vice-presidente Michel Temer. Qual a promessa feita pelo PSDB/DEM ao PMDB? Enterrar a Lava Jato? É uma possibilidade, já que a investigação deve chegar a Temer, Renan e outros próceres do Centrão.

Leia também:

Rodrigo Vianna: Impeachment é golpe do PSDB com a mão do gatuno


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Eduardo

Sairá ” a Grande Barganha”! PMDB de Temer e PSDB do Moro e de FHC e o DEM” Impeachent de Dilma em troca de marcha à ré na lavajato e imunidade total a Temer, Eduardo Cunha, Globo,Baiano, Youssef e empreiteiros! Ao povo cidadão restará lavar e passar as bandeiras vermelhas, trancar a porta com chave e sair para as ruas!

FrancoAtirador

.
.
Ex-Presidentes da Direita UltraLiberal de Países Latino-Americanos,
,
dentre eles, Jorge Quiroga, da Bolívia, Andres Pastrana, da Colômbia,

e Miguel Angel Rodriguez, da Costa Rica, foram até Caracas
.
para tumultuar as Eleições Legislativas na Venezuela.
.
18H50 hora local (23H20 GMT):
.
Delegados internacionales acompañantes del Gran Polo Patriótico
destacan agresiones e injerencia de la derecha en Venezuela.
.
“Jamás habíamos visto a un grupo de expresidentes
tratando de influir en los resultados de unas elecciones”
Piedad Córdoba.
.
(https://storify.com/telesurtv/minuto-a-minuto-elecciones-parlamentarias-en-venez)
.
.

Sidnei Brito

Sobre o PS, tenho impressão de que o PSDB oferece o que não pode entregar.
Não tenho dúvidas que a Lava Jato é enviesada por juiz e procuradores escandalosamente parciais, em favor de tucanos.
Só que isso, por si, não garante que possam parar, sobretudo se sentindo um gostinho de poder.
Em 1964, os políticos da UDN (os tucanos da época) também acreditavam que os militares só viriam para dar uma “limpada de terreno” a favor deles.
Resultado: UDN extinta, Lacerda cassado e quem não se alinhou ficou chupando o dedo.
O PSDB acredita muito que a blindagem vai durar a vida toda.
Sei não…

Marco André

Deixemos, os progressistas, de ser ingênuos.
Não há biografia ou dignidade que suplante a determinação dos plutocratas em retomar o controle do Congresso, abalado pelo fim do financiamento privado das campanhas.
Haverá mais recursos disponíveis, internos e forasteiros, grana muito alta, do que foi disponibilizado para aprovação da reeleição de FHC.
São inúmeros e imensos os interesses para derrubar o trabalhismo, se aproveitando e corrompendo a conveniente debilidade moral do atual parlamento.
Não pense o Governo que sua defesa é meramente jurídica. Vimos , na 470, que não serão necessárias evidências para uma condenação.
A maior defesa de Dilma, hoje e até 2018, estará na mobilização dos movimentos sociais; única força temida pelos canalhas.

Urbano

Três indefectíveis exemplares da espécie…

Deixe seu comentário

Leia também