Agnaldo dos Santos: Sócrates e o fascismo social

Tempo de leitura: 4 min

O Democrata do Futebol versus o Fascismo Social

Agnaldo dos Santos*

5/12/2011

Os apreciadores do outrora chamado “esporte bretão” e “ludopédio” acordaram na manhã de domingo, 4 de dezembro de 2011, com uma triste notícia: morria Sócrates, também conhecido por Doutor e Magrão, ídolo do Corinthians e da Seleção Brasileira. Quis o destino que fosse no mesmo dia da final do campeonato brasileiro vencido por seu time de coração. Inúmeras foram as homenagens de torcedores, corintianos ou não, ao craque. Mas também quis o destino que seu último suspiro ocorresse em um momento muito particular da história brasileira e mundial, e resgatar sua memória é fundamental, pois estranhos ares parecem pairar sobre as cabeças da nossa atual civilização.

Apesar de ter jogado em outros clubes, como o Botafogo de Ribeirão Preto, Santos e Flamengo, Sócrates se notabilizou por sua passagem pelo Corinthians devido à sua liderança junto à Democracia Corintiana.

Era basicamente um movimento de jogadores, apoiado por alguns dirigentes do clube à época, que propunha uma espécie de “auto-gestão” do time, onde as decisões sobre diversos assuntos eram submetidas a debate e eleição. Um dos principais elementos dessa democracia era a abolição da concentração, pois defendiam que era preciso atribuir responsabilidades aos jogadores e não tutelá-los como crianças. Mas além disso, propunham também uma intervenção fora de campo: era época das mobilizações pelas Diretas-Já, e eles participavam de comícios pelo país, além de estampar mensagens na camisas e estandartes abertos antes do início das partidas.

Já naquele momento nem todos concordavam com esse protagonismo de jogadores na vida pública, e essa oposição não era apenas dos notórios cartolas autoritários. Um dos principais adversários foi Émerson Leão, então goleiro corintiano mas famoso pelas passagens pelo Palmeiras e Seleção Brasileira. Ele achava aquilo tudo uma “baderna”, não só a liberdade aos jogadores mas principalmente a sua politização. Acabou deixando o clube no auge da Democracia Corintiana. Já na década de 1990, e famoso por seu conservadorismo, chegou a afirmar que a “Aids era uma coisa boa para proteger a família”…

Voltando aos nosso dias, alguns eventos significativos antecederam o falecimento do Magrão, e acabaram se conectando de forma muito expressiva. O ex-presidente Lula comunicou à sociedade a descoberta de um tumor e o início de um tratamento que deve levar alguns meses ou mesmo anos. Pipocaram na rede de computadores inúmeras manifestações preconceituosas, em particular sugerindo que ele se tratasse no SUS, uma vez que reina no senso comum que a rede  pública é de má qualidade no seu conjunto, ou seja, desejavam o pior destino possível ao carismático líder petista. Pouco tempo depois ocorreram os eventos da invasão da polícia na USP, a pedido de seu autoritário reitor, para coibir as manifestações estudantis contra a presença da polícia no campus.

Novamente, diversas manifestações – diga-se, covardemente anônimas – defendiam o comportamento truculento da polícia contra os “maconheiros” e “mimados” alunos da universidade.

São posições plenamente sincronizadas com o espírito conservador que dominou boa parte da campanha presidencial de 2010, capitaneada pelo candidato neoconservador José Serra e que chegou a pregar contra o aborto, contra a união civil etc. No dia da morte de Sócrates, lá vieram essas mesmas vozes: deveriam sepultar o craque em Cuba, “já que gostava tanto de Fidel”, ou “era cachaceiro mesmo, por isso morreu” e que assim “serviu de exemplo aos jovens”. Podemos questionar: qual exemplo os jovens não deveriam seguir?

Filho de pais migrantes do Ceará, nascido na cidade de Belém do Pará e crescido em Ribeirão Preto, seguiu o exemplo de seu pai, autodidata que ingressara no serviço público, e dividia o prazer da bola com os livros. Aluno de medicina da USP, era comum ir a uma partida após o plantão feito de madrugada no período de residência médica. Seus irmãos também foram instruídos a investir na educação, como o pai autodidata e o irmão famoso. Um deles, Raí, também craque e ídolo do São Paulo e da Seleção, cursou por alguns anos história e teve uma passagem brilhante pelo time francês Paris Saint-Germain.

Comentou em uma entrevista anos atrás, com muita naturalidade, que sua filha estudava na França com o filho de sua faxineira, e acertadamente creditava isso à estrutura social-democrata desenvolvida naquele país durante o século passado. O próprio Sócrates, também se referindo aos filhos em entrevista, disse que um deles o abordou sobre a possibilidade de ir morar sozinho, no que teve apoio do pai. Mas, ato seguinte, pediu dinheiro para realizar seu sonho. Escutou do pai que a liberdade não pode ser dada, ela deve ser conquistada.

O médico-jogador nunca escondeu de ninguém que era um hedonista no bom sentido do termo, e que suas complicações hepáticas eram fruto de sua vida boêmia. Não achava que as pessoas deviam fazer isso por mera imitação das celebridades, mas conscientes de que a vida deve ser bem vivida por todos e todas. Sabia que havia chegado ao limite e tentou, nos últimos anos, reverter seu quadro clínico. As vozes moralistas – de inconfundível hipocrisia – não perderam a oportunidade de desqualificar seu estilo de vida e suas posições políticas, notoriamente de esquerda.

Em um época onde o moralismo religioso e laico grassam, onde o individualismo e o consumismo são amplamente disseminados pelos diversos aparelhos ideológicos, é compreensível que os exemplos do Magrão incomodem mesmo. Principalmente o de que só faz sentido curtir a vida se for em sintonia com o bem estar coletivo, lutando coletivamente para que todos possam ter uma vida de plenitude.

*Sociólogo, professor da Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp Marília e membro do Núcleo de Estudos d’ O Capital (SP).

Leia também:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

maria_do_carmo

Klaus voce esta sempre muito amargo infeliz .
Tem problemas la atraz..
Esta sempre do contra.
A vida e bela seja feliz!

Adilson

Berlo texto sobre o nosso Dr…realmente Sócrates vai fazer falta nos dias de hoje!

Sérgio

Muito bom, Agnaldo. Um brinde ao Magrão!

Agnaldo dos Santos: Sócrates e o fascismo social « Ficha Corrida

[…] Agnaldo dos Santos: Sócrates e o fascismo social | Viomundo – O que você não vê na mídia Sirva-se:Like this:LikeBe the first to like this post. Deixe um comentário […]

Diego

A melhor homenagem que esse incrível ser-humano poderia receber! Obrigado!

Klaus

"…os eventos da invasão da polícia na USP, a pedido de seu autoritário reitor, para coibir as manifestações estudantis contra a presença da polícia no campus."

Isto é MENTIRA. e como não pode escrever a verdade, pois seu texto perderia a força de indignar, o autor se refugia numa MENTIRA.

    Diego

    Vc poderia reler o texto. Parece que não entendeu o espírito da coisa…

    Klaus

    Para o autor atingir o espírito da coisa ele teve falsificar a verdade duas vezes e omitir duas informações. A primeira foi o que citei acima. A outra é sobre as pessoas sugerirem que Lula se tratasse no SUS para que morresse. Não foi isto. Disseram para Lula se tratar no SUS para que ele cumprisse a palavra dada quando inaugurou uma UPA em Pernambuco, quando afirmou que dava vontade de ficar doente só para se tratar ali. As omissões são que outro líder da democracia corintiana pagou com sua saúde pela vida desregrada (boemia, que romântico!) e que o Corinthias não ganhou nada de importante neste período. Não me venham com o campeonato paulista, por favor! Vocês têm um anti-vírus contra o PIG, precisam de um contra progressitas.
    http://portal.saude.pe.gov.br/noticias/historica-

    francisco.latorre

    ops. não tem jeito o figura.

    ..

    alô-ô..

    o seu infeliz atlético não ganha NADA há exatos 40(quarenta) anos.

    tirando o fortíssimo disputadíssimo campeonatinho mineiro. aquele com dois times.

    vez em quando.. muito vez em quando.. o outro time perde.

    aliás.. faz tempo que nem isso acontece.

    ..

    pra ser cri-cri chato xarope precisa mesmo não ter espelho.

    sem noção. só rindo.

    o pateta esse.. básico.. primário.. adora cuspir pro alto. pateta.

    ..

    o ridículo humano não tem limites.

    mas proporciona boas risadas.

    ..

    ana

    ele entendeu, sim. mas como ele não pode admitir que o texto é coerente, e nem tem argumentos para isso, só escreve que é mentira.

Fabio_Passos

Sócrates deixa saudades.
E os reaça que se afoguem no despeito.

Flavio Lima

Viva Socrates, O Brasileiro!

Ze Duarte

"São posições plenamente sincronizadas com o espírito conservador que dominou boa parte da campanha presidencial de 2010, capitaneada pelo candidato neoconservador José Serra e que chegou a pregar contra o aborto"

Dilma foi a favor, né?

    Klaus

    Foi não, Zé Duarte, você está enganado. Durante toda a campanha Dilma fez questão de deixar CLARO que era contra o aborto.

    francisco.latorre

    alô cata-piolho.

    e a ladroagem do seu candidato?..

    nada a declarar?..

    ..

    plinio

    lave sua cloaca antes de falar de Sócrates, babaca!

Deixe seu comentário

Leia também