Adeus, social-democracia tucana

Tempo de leitura: 3 min

OS DISCURSOS DOS OUTRORA DONOS DO PODER

por Lucas Vaz Costa, em seu blog

Havia se tornado rotina assistir aos belos pronunciamentos dos próceres do PSDB. São muito bem elaborados, em geral. Isso porque, quase sempre, tem em comum, entre si, o fato de desdizerem completamente aquilo que foi a prática horrorosa deste partido ao longo dos oito anos de triste memória em que Fernando Henrique Cardoso foi presidente do Brasil.

Houve várias ocasiões em que Lula foi posto diante do que seriam contradições entre as ações de seu governo e os discursos radicais outrora proferidos pelo Partido dos Trabalhadores. Isso foi repetido de forma tão exaustiva que virou consenso entre a mídia prevalente que o governo Lula nada mais seria do que a continuação da era FHC. A diferença seria tão somente a sorte do petista, que teria governado em um contexto internacional de uma economia mais favorável. Como se de fato a crise econômica mundial fosse uma “marolinha” – vejam que assim sendo, eles aceitaram a tese de Lula!

O que víamos até agora era a contradição entre o discurso atual do PSDB e seu passado enquanto governo. No governo foram horríveis, mas no discurso eles são bons. No papel, afinal de contas, este partido é social-democrata. Logo é programaticamente preocupado com a questão social. Um surto de humanismo tomou conta do PSDB quando de sua saída do governo, em descompasso com sua Realpolitik de submissão incondicional ao que seria o Renascimento de fins do séc. XX, a Globalização Neoliberal, sustentada por uma poderosíssima campanha publicitária internacional. Eles esqueceram – ou quiseram nos fazer esquecer – da submissão de seu governo ao FMI. Quem governava o Brasil eram as metas impostas para que pudéssemos pagar o que devíamos. Traduzindo para o nosso dia-a-dia, adeus política social na Era FHC. Bem-estar social foi um luxo suprimido até mesmo da classe-média.

Essa contradição entre prática e discurso era o que podíamos assistir até agora. Mas há uma tênue névoa de mudança no ar. Aparentemente, estamos diante de uma nova fase discursiva do PSDB, diante do momento em que eles parecem sair do casulo e assumir aquilo que eles verdadeiramente sempre foram.

Recentemente, FHC se manifestou no sentido de que o PSDB deve esquecer os pobres, viciados nas políticas sociais do PT, e partir para a conquista eleitoral da classe-média. Classe-média que ele, aliás, tanto espezinhou quando de sua estadia no Palácio da Alvorada. Quem não lembra do arrocho salarial, da desvalorização do funcionalismo público, das privatizações selvagens? Só o PSDB não lembra e insiste em querer fazer o Brasil esquecer.

O aumento da classe-média é uma realidade proporcionada pelas políticas do governo Lula. Como disse FHC em uma entrevista ano passado, o país sempre se preocupou muito em produzir riqueza, mas sempre produziu pouco bem-estar. Finalmente tivemos um governo que se preocupou em produzir algum bem-estar: estão aí os números demonstrando o crescimento da classe-média. Com Fernando Henrique, nem riqueza nem bem-estar.

É irônico que FHC entenda que deve buscar votos nas fileiras beneficiadas pelas políticas do Partido dos Trabalhadores. Aparentemente não tem sentido. Mas vejamos.

Ele demonstra pouco apreço pela capacidade reflexiva do pobre, incapaz, segundo ele, de ver além da própria barriga. Ao mesmo tempo aposta no medo da classe-média de perder as suas conquistas. Tradicionalmente o discurso do PSDB é o do medo (vide Regina Duarte em 2002). FHC acredita que a chave para a retomada de poder está no confronto, na exploração do preconceito. A cartada final para ele seria o uso do conflito. A eleição passada foi uma amostra disso.

Ainda é freqüente que se vejam manifestações de paulistanos contra os nordestinos. A mídia prevalente exibiu, orgulhosamente, gráficos com o norte do país “Vermelho-Dilma” e o sul “Azul-Serra”. É a teoria do racha. FHC, como grande cientista social, afinal de contas, é dado a criar teorias. O PSDB tenta uma nova estratégia, a de dizer a verdade. Maquiar a verdade é bonito, mas tem sido pouco efetivo eleitoralmente. O partido albergue do elitismo finalmente se assume elitista. A nova aposta é o racha entre pobres e os de classe-média acima na pirâmide social. No fundo no fundo, é o mesmo de sempre: o PSDB aposta no medo.

A classe-média cresceu. Veio de algum lugar. Muitos cidadãos classe-média de hoje eram pobres ontem. Se eram pobres, aos olhos de FHC, tem uma capacidade de análise de segunda categoria. Podem cair na sua lábia, não entender que fazem parte da mudança proporcionada pelo Partido dos Trabalhadores, e aceitar o chamado para o conflito. Podem ter medo de não poderem mais contratar o porteiro do seu condomínio, a empregada doméstica para cuidar de sua casa e de suas crianças, de não ter mais condições de andar de carro próprio – confortos que adquiriram recentemente. Outras “Regina Duarte” virão, com certeza, concretas ou metafóricas. Estejamos certos disso.

A filosofia por trás da mudança é a da Direita Política. O discurso ficou feio porque sempre evoca o medo, o ódio e a intransigência. Adeus social-democracia. Nem no discurso os tucanos são mais social-democratas. Seria o fim dos belos pronunciamentos?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Lazlo Kovacs

A reflexão de Lucas é pertinente. O PSDB é ideológico no sentido estrito da palavra: o discurso serve apenas para justificar uma injustiça, uma concepção de Estado. Mas é preciso ir além, o que importa é o poder, não importam os meios. Por isto, o PSDB procura aglutinar em seu discurso o conservadorismo e a modernidade.

Por mais que eu tenha em mente aquilo que FHC fez e deixou de fazer, não quero agir, como disse um pensador alemão, como aquelas "pessoas inteligentes que fazem coisas estúpidas"; em nosso contexto brazuca, achar que o Governo Lula foi ótimo para o país, que Dilma está se saindo muito bem e que, portanto, os tucanos estão mortos ou coisa parecida.

Houve uma "engorda" da classe média na "pirâmide de renda" brasileira. O que vemos nos jornalões é a tentativa de minar o Governo com o medo de uma inflação galopante, de origem – na verdade – externa, mas que pressiona os preços aqui. Esta nova classe média, hipoteticamente, pode se sentir ameaçada e retornar seus votos à oposição – seja qual for o partido.

O mapa eleitoral brasileiro parece que foi retirado de uma fala da Graúna: o Sul-Maravilha votando em Serra. Mais uma gestão horrível dos tucanos em São Paulo. Onde está, então, o nosso "otimismo"?

O grande privilégio de Lula foi tecer uma política efetivamente nacional pois sabia que, se dependesse de São Paulo, seu futuro político seria comprometido. É só lermos os jornais: a culpa de tudo o que acontece em SP é do Lula ou do petismo.

Deste modo, parece equivocado, no mínimo, não considerarmos o "efeito classe média" nas próximas eleições. É melhor continuar observando os fatos.

Jorge Nunes

Eu não reclamo dos trolls pois eles mostram como o outro lado pensa e explicam a razão da desconstrução do PSDB. O preconceito impedem que vejam a realidade e se agarram a um fracassado governo federal da era FHC como se fosse a luz da humanidade. Não tem autocrítica; no Rio de Janeiro o neoliberalismo foi tão ruim no estado que o PSDB desintegrou-se aqui. Mas mesmo assim diante do fracasso é louvado como se fosse o certo.

O PT e Lula conquistaram a realidade colocaram os pobres nas escolas e universidades, aumentaram salários e diminuíram a concentração de renda que no tempo que eu estudava geografia na escola se dizia que era o mal do Brasil. O resultado é que os filhos dos pobres ganham salários iguais ou maiores que os filhos da classe média tradicional. Ou seja a FGV já falava isso o bolsa família tem porta de saída, com as famílias indo para a classe média.

Mesmo com os dados acadêmicos, pesquisas, dados e o depoimento de meus primos no Ceará atestando o sucesso do governo do PT. A turma do PSDB quer que seja tudo ilusório, faz de conta… ou seja que a realidade brasileira atual não existe. Querem que o sucesso dos 8 anos de Lula no governo seja fruto de propaganda (FHC é isso até hoje), mas a realidade é forte demais. Não vão convencer nunca um brasileiro que seu carro é ilusão, que sua TV LCD não exite, que seu diploma é imaginação e que seus empregos são sonhos.

kaiser II

Agora o PSDB está encontrando o seu verdadeiro lugar, junto com o DEM. A história incumbiu-se de dar-lhes o destino merecido.Nem é preciso ficar a remoer a oportunidade perdida por eles. Simples!

Mévia

Será que a Regina Duarte tem todo esse poder??? Fala sério!!! Hitler foi eleito pela população numa democracia que se diz de primeiro mundo, aproveitou da confiança das pessoas para fazer o que fez… Eu também tenho medo, muito medo da ignorância que assola esse país… Lula trabalhou para os banqueiros, ou seja, para a classe média alta e os ricos, deu a famosa "bolsa esmola" e não criou nada para que essas pessoas pudessem caminhar com as próprias pernas, deu o peixe, mas, não ensinou a pescar.

    Mévia

    continuação…
    Conhecia mais do governo de FHC, do que do próprio governo, o que deu certo foi implantado pelo governo FHC. Esse desinformado e sentimental, para não dizer outras coisas, não passa de um de um enganador da classe trabalhadora… Gostaria muito que o presidente nordestino fosse uma pessoa com uma consciência tão honesta quanto a dos muitos nordestinos que temos, só o fato de ele comparar a filho ao jogador RONALDO o FENÔMENO, já mostrou a que veio, este realmente foi o cara… DE PAU. Quero só lembrar de mais uma coisa, na verdade é uma pergunta. Vocês estão acompanhando os trabalhadores que estão sendo massacrados nas obras do famoso PAC???

    Alan

    Como assim "o que deu certo foi implantado pelo governo FHC"? o Plano Real foi implantado no governo Itamar Franco,as privatizações trouxeram mais prejuízos do que benefícios para o país,já que as privatizações foram financiadas pelo BNDES e no final ficou ônus para os cofres públicos,a relação percentual dívida/PIB que era próxima de 30% em 1995 (no primeiro ano do governo FHC) foi aumentada para 55% em 2002(no último ano do desgoverno FHC), além do alto desemprego, apagão elétrico,aumento da concentração de renda, piora dos serviços públicos,perda de direitos sociais, criminalização dos movimentos sociais, submissão ao FMI, sucateamento das universidades federais e o desmonte do Estado brasileiro que marcaram esse desgoverno tucano…
    Como demonstrei ele deixou uma "bom" legado para o Lula,não é mesmo?
    FHC com certeza e o cara, CARA PALIDA!

    João Bahia

    Cientistas chineses estão trabalhando em uma incrível pesquisa para descobrir se o medo e o preconceito é que geram a ignorância ou se é a ignorância que gera o medo e o preconceito… os dados ainda são inconclusivos…

    Marcelo Silva

    acho q nao vale a pena perder tempo c papagaios da veja e da globo. é o mesmo q tentar ensinar equacao p alguem do primeiro ano primario. e q nao quer nem aprender 1+1.

    marcelo

    é mesmo, então o que foi o prouni, as construções de escolas técnicas e faculdades?

    Alan

    "deu a famosa "bolsa esmola" e não criou nada para que essas pessoas pudessem caminhar com as próprias pernas, deu o peixe,mas, não ensinou a pescar."
    Mévia, para aprender a pescar e necessário que primeiro se esteja vivo, o seu comentário e típico daquelas pessoas que desconhecem a importância do bolsa família para as pessoas de baixa renda e a relação do bolsa família com outras medidas do governo como o ProUni e a política de valorização do salário mínimo(inflação+variação do PIB de dois atrás). Se o Lula tivesse apenas trabalhando para os banqueiros como vc diz, então como vc explica a diminuição da miséria e a maior oportunidade de acesso a universidade(para as pessoas de baixa renda) durante a gestão Lula?

    Scan

    Com este nome, eu também teria medo…

Luís

E algum dia o PSDB foi social democrata?

    LuisCPPrudente

    Com certeza: não!

    Luiz Fortaleza

    Social liberal, ou melhor, neoliberal mesmo..

    luiz pinheiro

    socialaite-liberal.

Roberto Locatelli

Não alimente os trolls.

    Luís

    Mas é difícil resistir. :)

    Vou me esforçar para não responder aos Hariovaldos.

Alan Patrick

De fato, o PSDB não tem nada de social democrata, ele e de direita, defende o Estado mínimo,a diminuição dos direitos trabalhistas e a privatização do patrimônio público, o que demonstra que esse partido segue um projeto neoliberal e não a social democracia. O PSDB estaria sendo bem mais coerente com seu projeto se mudasse sua atual sigla para partido liberal ou neoliberal brasileiro.
Deixo como sugestão um artigo que aprofunda esse assunto: http://blogln.ning.com/forum/topics/psdb-mancha-o

EUNAOSABIA

Oito anos sem fazer o nada, oito anos sem reformas, oito anos de palanques, oito anos de auto glorifcação, oito anos de auto promoção… resultado??? Herança Maldita do padim Lula…

    LuisCPPrudente

    Parece que aquela bolinha de papel que o seu candidato, o finado José Serra, levou na careca afetou de vez a sua memória, você só se lembra e sabe das "coisas boas" feitas no governo de FHC:as privatarias!

    A Psiquiatria entende o seu caso, é uma negação da realidade que você nunca quis que ocorresse.

    VLO

    Acho que você está falando dos 8 anos do governo FHC. Deve estar confuso com o declínio do PSDB/DEM e começou a dizer tolices.

jPSDB Londrina

Adeus? Muito pelo contrário a Escola Social Democrata fez do PT o segundo, o segundo, partido Social Democrata no Brasil, aprenderam que os discursos radicais não tem lugar no mundo moderno, (vide Cuba, Coréia do Norte, Líbia e outros do ramo), mesmo que amadoramente claro e cheio de improvisos. Que bom! Antes uma Social Democracia "amadora" do que o Socialismo Bolchevo de Lulla em sua origem. Falta apenas melhorar o quesito ética e aprender que o que é público não é privado.

    VLO

    Adeus, Adeus, Adeus, ou melhor, em se tratando do PSDB, ao diabo com ele.

    Mévia

    Adeus, Adeus, Adeus, ou melhor, em se tratando do PT, ao diabo com ele. Ninguém percebeu ainda o arrocho salarial, e a subida da inflação??? Há! Não!? E o curral eleitoral que já se formou e já está sendo aumentado??? O futuro a "Deus" pertence???…

assalariado.

O socialismo em três tempos:1)Social Democracia Neoliberal(PSDB)governar para os ricos e exploradores do suor alheio.Ou seja,desenvolve o capitalismo distribuindo miséria,não socializa o fruto do trabalho coletivo,este fruto vai para os bolsos das elites internacionais com o nome de lucro.2)Social Democracia:PT e genéricos,é o mesmo que(capitalismo de Estado+privado), governar para os ricos nacionalistas que também vivem do suor e da exploração dos assalariados,adotam a teoria do "vamos explorar o povo/nação assalariariada mas,nem tanto" ,vai assim,governando e distribuindo pobreza.3)Socialismo Revolucionário: é o mesmo que todo fruto do trabalho coletivo(produção) será revertido em beneficio da sociedade e suas necessidades basicas de sobrevivencia.(NÃO) vive em função dos donos do capital,e dos lucros.Ou seja,as fabricas,as terras serão socializadas,porque é dai que sai toda a riqueza produzida pelos trabalhadores porém,não ira para os bolsos dos patrões capitalistas,para viverem como parasitas do suor alheio.

EUNAOSABIA

Oito anos sem fazer o nada, oito anos sem reformas, oito anos de palanques, oito anos de auto glorifcação, oito anos de auto promoção… resultado??? Herança Maldita do padim Lula…

Ou Dilma começa a mostrar serviço ou a coisa toda vai degringolar…

Presidenta…. o rami rami e a ortodoxia que Lula manteve do governo passado não são mais suficientes… ou a senhora mostra serviço ou o preço a pagar será alto demais…

Reforme o país presidenta, corriga a política monetária do Plano Real… já é algum começo.

fernandoeudonatelo

Eu acredito que essa reorientação eleitoral do PSDB, não vai contribuir para polarizar o debate político na sociedade, muito menos para expor projetos de Estado-Nação. Vão apelar pro provincianismo puro.

Pois vejam bem, não necessariamente vão levantar alguma bandeira ideológica, a plataforma Neoliberalismo, Choque de Gestão britânico e Consenso de Washington. (Que seria mais sincero e eleitoralmente polarizado).

Vão levantar sim, uma cortina de fumaça entre distintas classes sociais, usando problemas para a classe média tipicamente bairristas. Como afirmou a direção do DEM, até telefones celurares e a qualidade de serviço vão ser tratados como conquista de nicho.

Bernardino

O BRASIL tem que ficar quietinho ao lado dos BRICS,China,russia e India darao as cartas, O Brasil com essa classe politica corrupta,populaçao ignorante e despolitiza,Midia corrupta e entreguista nao é confiavel e nao resistirá às investidas da Aguia Americana.É a velha e malefica cultura Portuguesa sempre cavalgada primeiro pelos ingleses(seculo passado) e agora pelos EUA.Esse pais nunca fez Revoluçao sangrenta como as grandes naçoes.A propia Independência se deu entre Pai e Filho(Djoao v1 e Pedro 1)nao disparam uma BALA.Ridiculo e Vergonhoso!!Nao me venham com falso Patriotismo ate pq nao tenho complexo de vira-lata. Cordiais Saudações!!!!!

    EUNAOSABIA

    Quem inseriu a letra B de Brasil nos BRICS, foi Fernando Henrique Cardoso.

    Fabio_Passos

    Pois é… só que naquela época o fhc, que vivia de calças arriadas, queria entrar com a letra B de Bunda.
    Felizmente não temos mais fhc oferecendo "a letra B" por aí…

    VLO

    ha, ha, ha, ha, ha, FHC só lambeu as botas dos europeus e americanos. Levou o maior pito do Clinton e ficou calado, até porque, nem entendeu o que o Clinton disse. Essa conversa de que ele falava várias línguas é conversa para boi dormir. Fala português e francês e olhe lá.

    Valdeci Elias

    D. Pedro I , não dispárou uma bala, porque fez um emprestimos a Inglaterra, e pagou Portugal pela a independência do Brasil.

    JUCANAPOLEÃO

    MEU AMIGO, E O SANGUE DE NÓS BAIANOS, QUE LUTAMOS PARA AFUGENTAR OS PORTUGUESES DEFINITIVAMENTE DO PAÍS? DEVIAM ENSINAR ISSO NAS ESCOLAS, POIS, MUITO SANGUE FOI DERRAMADO NO SOLO BAIANO. NA ÉPOCA, A BAHIA ERA DE GRANDE INTERESSE PARA OS LUSITAMOS E SE NÃO FOSSE MARIA QUITÉRIA, JOANA ANGÉLICA, PIERRE LABATUT E OUTROS HERÓIS, O IMPÉRIO PORTUGUES PODERIA TER ABAFADO O GRITO DE INDEPENDÊNCIA!

EUNAOSABIA

O intessante é que esse rapaz não aponta o que foi que Lula mudou na política econônica de FHC e parece que finge não saber que o Bolsa Família é a cópia pirata do Bolsa Escola de Dona Ruth.

Amigo, sabe qual é o problema de vocês??? é que essas mentiras não vão mais colar a medida que o povo for se educando e se escolorizando, o PT tende a ser extinto, a mentira e a bravata só funcionam num meio onde impera a ignorância do povo e sua dependência via bolsismo do estado.

Vocês não vão conseguir enganar todo mundo o tempo todo.

    @jocieldomingos

    Pois é companheiro.
    Como dizia Regina Duarte. "Quem tem. Tem medo"

    casotti

    kkkkkkkkkk. Essa é para vc "EUNAOSABIA".

    Guilherme (Guirma)

    Só de nos livrarmos do FMI, que fazia THC prestar contas a cada três meses, já foi grande coisa!!! E quem mudou a política econõmica do entreguista foi o FMI quando o Plano Real morreu em janeiro de 1999!!! FHC traiu o povo quando manteve artificialmente a paridade com o dólar até conseguir se reeleger, mesmo vendo a economia do México afundar justamente por conta da valorização da moeda local…
    Sua ambição política associada aos interesses do PIG nos fez viver, em seu primeiro mandato, uma ilusão de prosperidade com a moeda forte. Toda a mídia ESCONDIA a realidade e a mentira do atrelamento ao dólar não era denunciada!!!
    Lula, além de nos devolver a soberania PAGANDO o FMI, pagou também a dívida externa e, principalmente, os títulos cambiais (240bi) que faziam nossa dívida interna crescer toda vez que o dólar subisse!!!
    E o que Lula seguiu foi a tríade:: superávit primário, metas de inflação e câmbio flutuante… Três medidas que só foram adotadas por imposição do FMI por conta da crise da hiperdesvalorização!!! E já no SEGUNDO MANDATO!!! Nunca constaram do Plano Real!!!
    Da mesma maneira foi a Bolsa Escola que só veio em 2001, no ocaso do período THC… Era uma merreca que tinha um alcance pífio e ainda passava pelas mãos dos políticos locais, mantendo o cabresto!!! Lula inverteu essa lógica criando o Cartão do Bolsa-Família, unificando com outros programas e investindo pesado. Nem se compara com a lógica clientelista de FHC!!!
    Mas eu entendo essa raiva toda da demo-tucanalha!!!
    É uma das fases do morrer…
    Primeiro veio o choque, o susto…
    Agora eles vivem a raiva, o inconformismo…
    Depois virá a negociação, fase que FHC, eterna vanguarda, já vivencia quando pede para que esqueçam o "povão"!!!
    Faltam ainda a depressão, o recolhimento…
    E, por último, a aceitação…
    Para muitos esse processo todo se encerra no final do ano, mas para alguns, THC inclusive, a dor vai durar até 2014!!!
    Como é difícil abandonar um corpo moribundo!!!

    Raphael

    Sabe qual é o problema?
    É um sujeito que vem aqui, de maneira bastante mal educada, papagaiar o que alguns dizem por aí, sem acrescentar absolutamente nada à discussão, pois não apresenta argumentos, apenas supostas verdades.
    Eu acho que isso não é bem um problema, mas trolls são chatos.

    Lembro que no período do governo do FHC não houve quase nenhum avanço social. É um vácuo de oito anos em que esse governo poderia ter utilizado algum instrumento para o desenvolvimento do país e redução da miséria. Isso não aconteceu, e agora o melhor que os tucanos fazem é chorar pela “invenção” do bolsa escola (como se fossem eles os criadores da social democracia), e dizer que o sucesso do governo Lula se deve a eles.

    EUNAOSABIA

    Tchau, Lula é apenas o Ctrl C e Ctrl V de Fernando Henrique e isso que dói na alma de vocês.

    O maior plano social do país foi o fim de híper inflação.

    O que foi que Lula eo PT fizeram pelo fim da híper inflação no Brasil?? fala aí trolll

    Pedro1

    O que FHC fez? Papagaiar por aí dizendo que foi dele?

    Alan Patrick

    EUNAOSABIA, sugiro que vc leia o artigo: http://botekovermelho.blogspot.com/2010/05/qual-d
    Nesse artigo o economista Leandro Paternianid responde qual a diferença entre a política econômica do governo Lula e a do FHC, e refuta a idéia largamente propagada pela mídia(tucana) e pelos demo-tucanos de que as duas seriam IGUAIS.

Jorge Nunes

Mas, o problema é entender o momento histórico o PSDB e o DEM não tem gente que vê o que está acontecendo. Não há mais o medo do PT, pois já está no terceiro governo federal. Há um mercado interno crescente e o renascimento do orgulho de ser brasileiro.

A oposição para ter uma base real está do lado errado, pois, está muito ligado ao neoliberalismo e ao mercado financeiro. Defende juros altos mesmo que detone a indústria nacional e destrua o mercado interno.

O PSDB ou a direita para ter alguma base deveriam está ao lado do setor produtivo industrial e comercial, pequena, média e grande empresas… Mas isso não ocorre, pois, eles ficaram viciados em políticas que são inimigas de setores produtivos e empurram esses setores para o PT.

    lia vinhas

    A malhor resposta para os adoradores dos tucanos que invadem os blogs "sujos", porém honestos, é o vídeo que eles podem assistir no You Tube, mostrando o Farol da Alexandria, em reunião internacional, narrar todas as mazelas de seu (des)governo, provocando risadas entre outros mandatários e sendo ironizado pelo então presidente dos USA, Bill Clinton, que acabou por paassar-lhe um bom pito. Uma vergonha para quem ama este país. O nosso Eterno Presidente Lula reergueu nossa auto-estima e elevou o nome do Brasail ao patamar das principais economias. Suas políticas foram e continuam sendo elogiadíssimas mundo afora e até nos EUA e Euroipa adotam o bolsa família para os milhões de dsempregados que, de vorazes consumidores passaram para a classe C, D e E(13 milhões de ciranças passam fome absoluta no país "mais rico" do mundo. Mas a riqueza é para os ricos e os bancos, além da verdadeira dona do país, a indústria bélica. Um trilhão e meio de dólares do orçamento para cometer genocidio pelo mundo afora. Essa é a política que os tucanos, demoníaco e trolls da vida adooooram.

Klaus

Já o governo petista desdiz tudo que pregava na oposição. Mas vocês sabem, né, "quando a gente tá na oposição faz muitas bravatas".

    LuisCPPrudente

    Klaus, num outro tópico você me perguntou se eu considerava você um velho e algum respondeu que seu nome era Klaus Barbie.

    Eu sabia que você era adepto das ideias reacionárias e de vez em quando chamava-lhe de Herr Klaus. Mas agora podemos chamá-lo pelo seu nome completo: velhaco Klaus Barbie?

Marcos

Eu também tenho medo…do PSDB, é claro !!!

HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA

    Valdeci Elias

    Já eu não tenho, pois uso um Lulifixo, e voto no 13 !!!!!!!

Luizão

Discordo do autor quando cita: "FHC, como grande cientista social, afinal de contas, é dado a criar teorias".
Um artigo de João Ubaldo Ribeiro datado de 25 de outubro de 1998 contraria a sua opinião:
"No texto, o escritor baiano, entre outras considerações, refere-se assim a Fernando Henrique Cardoso: “(…) o senhor é um sociólogo medíocre, cujo livro O Modelo Político Brasileiro me pareceu um amontoado de obviedades que não fizeram, nem fazem, falta ao nosso pensamento sociológico”.
Concordo com o escritor baiano: O Clinton que o diga, mas para mim FHC é um grande idiota.

    Klaus

    Legal você lebrar de um artigo de João Ubaldo Ribeiro. Lembrei-me de um também sobre o Lula.
    http://www.profpito.com/opresidentemaodejader.htm

    Bruno

    O João Ubaldo Ribeiro é feio, bobo, cara de coruja! Eu adorava ele até ler este artigo!

    lia vinhas

    O João Ubaldo ainda conseguia escrever coisas inteligentes quando o cérebro ainda não estava deteriorado pelo álcool. Agora, só o Gobobo para manter sua coluna rídicula. Nem parece o escritor que aprendi a admirar no passado, a grana compra mesmo consciências.

    Mévia

    Não é porque se trata de João Ubaldo Ribeiro que temos que aceitar tudo o que ele diz ou escreve. Isso não é condição "sine qua non", vamos falar sério, existem outros políticos sérios que não estão nem no PT e nem no PSDB. Acorda Brasil…

Ariosto Cunha

Muito bom! Parabéns! Quem não tem argumento e projeto público apela para o medo. Coisa de tucano!

João

FHC calado é um poeta (como diria Romário).
O "Príncipe dos Sociólogos", só para fazer uma breve reflexão, deveria reler a entrevista que seu orientador no doutorado, Prof. Florestan Fernandes, deu ao Caderno Mais da Folha antes de morrer.
Eu li a referida entrevista, e achei a lucidez do Prof. Florestan simplesmente inigualável naquele momento.
FHC, resuma-se à sua insignificância. Vá para casa cuidar do Tomás e dos netos.

Geysa Guimarães

Parabenizo o autor, Lucas Christianu Vaz Costa. Gostei tanto que até dei uma assuntada no blog dele.

Pafúncio Brasileiro

Azenha,
Neste artigo: "FHC, como grande cientista social, afinal de contas, é dado a criar teorias." Acho que o autor cometeu um grande equívoco, ao citar a infeliz frase. FHC, grande cientista social ??? Existem vários sociólogos que afirmam que ele (FHC) avacalhou a profissão deles. FHC, nunca teve idéias próprias, esqueceram-se disso ? Ele sempre colocou o que era dos outros como sendo dele, e o pior, nem citava a fonte. É muita vigarice intelectual para o meu gosto … Dar ouvidos ao grande patife é, no mínimo, perder tempo e paciência.

francisco p. neto

Existem pessoas que ao beirarem os 80 anos expressam conhecimentos, experiências vividas que servem de norte para os mais novos.
Exemplos não faltam. Oscar Niemayer ainda vivo com seus 102 anos, lúcido é uma das referências.
Outros como Sobral Pinto, Dom Hélder Camara, Raimundo Faoro, são figuras notáveis que enriqueceram nossos conhecimentos com a sabedoria desses com o avanço das suas idades.
Entretanto, alguns obcecado pela vaidade e pelo desastre da sua vida como personagem política, e da pior espécie, ao chegar aos 80 anos destila rancor, inveja e tenta colocar os menos avisados em confronto com a vida vivida como ente político de um personagem que já figura na história política do país há apenas 4 meses fora do poder. E mais, por considerar equivocadamente que era incapaz de governar o Brasil sem possuir formasção superior e nunca ter govenado nem um município.
Quantos anos FHC acha que vai viver mais para pedir desculpas a nação brasileira pela as asneiras que fez como presidente e agora como um mero observador teimoso em negar o seu fracasso e o sucesso do Lula.
Ainda há tempo. Só não sei se sua vaidade e arrogância vai lhe permitir.

Fabio_Passos

O psdb é a direita mais atrasada que existe.

fhc, vulgo joaquim silvério dos reis, fez um governo ultra-direitista neoliberal.
O entreguista só não vendeu a própria mãe porque a "petrobrax" estava na frente da fila…

O psdb foi a organização criminosa responsável por atirar o Brasil de joelhos diante das oligarquias financeiras.
Até hoje não conseguimos nos livrar deste legado terrível.

Há cerca de 220 anos a humanidade comemorou quando os déspotas investidos do "poder divino" perderam a cabeça… bem que o Brasil poderia ceifar a cabeça do reizinho da "elite" branca e rica. Só a mídia-corrupta – rede globo / veja / fsp / estadão – iria chorar. Seria uma festa cívica em todo o Brasil.

Luiz Fortaleza

Realmente, o PT é um partido socialdemocrata e não poderia ser outra coisa numa conjuntura política e histórica como a nossa. Ainda trabalhamos as mudanças sociais dentro da lógica capitalista infelizmente. Mas o mundo é capitalista e a China espertamente sabe disso e criou o socialismo de mercado, uma coisa hibrída entre capitalismo privado e capitalismo de Estado. No entanto, é preciso criar uma cultura crítica ao capitalismo de poucos, dos especuladores, ao capitalismo selvagem e egoísta, pelo menos, como primeiro passo pro povo entender que no capitalismo não é solução pra todos,mas pra poucos. O PSDB está se perdendo ideologicamente, e ainda só está de pé pq tem uma mídia sulista e sudestina que o poupam das críticas, das revelações de suas incompetências administrativas. O DEM será um partido em extinção, não tem muito gás, reduziu-se a figuras políticas oligarquicas, de familiares. O PPS se tornou pseudomoralista, um partido udenista q tem como bandeira a moral política e só, só q dentro de seus próprios quadros, há desmoralizados, só q são desconhecidos e não tem repercursão na mídia. E assim caminha a dialética da negação na história do Brasil, uns negando os outros, uns superando outros.

SILOÉ

Sinceramente nunca vi nenhum discurso que fosse belo de qualquer político do PSDB, vi sim e vários inflamados cheios de empáfias, calúnias, mentiras, bravatas e ofensas aos que não coadunam com suas idéias.
Só pra lembrar, o mais recente o do Pré – candidato à presidência, senador Aécio Neves.Discurso inflamado e rebuscado cheio de figuras de retórica, se achando o salvador da pátria, típico caso onde o discurso não condiz com quem fala.

ZePovinho

Digite o texto aqui![youtube DEeNSkXn5mY http://www.youtube.com/watch?v=DEeNSkXn5mY youtube]

    KBLo

    não é de hoje…
    vai no 4:22.
    "Os democratas se dividiram e quê que aconteceu? Hitler subiu ao poder!"
    [youtube uyvWXZDlhNY http://www.youtube.com/watch?v=uyvWXZDlhNY youtube]

    ZePovinho

    É KBLo….esse argumento que eles usam é velho e eles não dizem que a igreja católica mandou a democracia cristã votar em peso em Hitler porque Mussolini assinou aquele tratado,o de Latrão,dando a área onde hoje fica o Vaticano para a igreja.Foi uma troca e isso eles não dizem.
    Os democratas não se dividiram.Foi a igreja,esteio dessa gente como Regina Duarte,que ajudou a eleger Hitler.
    São uns loucos.

ZePovinho

EU TENHO MEDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário

Leia também