“A salvação do planeta está na América Latina”

Tempo de leitura: 6 min

Para o analista Juan Carlos Monedero, ex-conselheiro do presidente Hugo Chávez, a salvação do planeta ou virá da América Latina, ou não virá de lugar algum. “A Europa está exausta, a China não quer, os Estados Unidos tampouco e a África não pode. A América Latina é o continente que sofreu o problema neoliberal e conseguiu superá-lo. É o continente que tem a memória do que é o modelo neoliberal e, além disso, tem a memória dos povos originários que lembram a necessidade de respeitar a Pacha Mama”. A reportagem é de Eduardo Febbro, direto de Caracas.

por Eduardo Febbro, de Caracas, em Carta Maior

Caracas – O primeiro grande debate aberto da 18ª edição do Foro de São Paulo teve como tema os governos progressistas e de esquerda. No curso das amplas discussões ficou refletida a preocupação de muitos delegados pela estabilidade desses governos e pelo modo de desenvolvimento que oferecem ou podem oferecer frente à hostilidade dos modelos liberais. Do Panamá e da Palestina, passando por Honduras, Venezuela, Uruguai, Porto Rico, Brasil ou México, os participantes mostraram grande preocupação com a forma pela qual os progressistas podem implementar suas políticas sem se expor à decapitação liberal. Um delegado da Palestina afirmou com visível temor que, por onde quer que se vá, “o liberalismo bloqueia os caminhos mundiais ou nacionais”.

O outro grande tema consistiu em encontrar uma resposta a essa grande incógnita que consiste em saber em que fase de sua história se encontra o modelo liberal levando em conta todas as crises que o atingiram nos últimos anos. Aqueles que chegaram a considerá-lo como agonizante ou morto reconhecem que não é assim, mas tampouco encontram no horizonte um modelo para retratar o estado atual. Conversamos em Caracas com o analista Juan Carlos Monedero, ex-conselheiro do presidente Hugo Chávez e lúcido pensador dos pleitos que a esquerda deve fazer nestes tempos de dúvidas.

Os participantes deste Foro, ao mesmo tempo em que celebram a existência de governos progressistas, perguntam-se o que fazer frente ao modelo ultraliberal que segue em pé apesar das hecatombes que provocou e que o afetaram.

Há milhares de teses sobre este modelo capitalista que não serviu nem para prever a crise nem para resolvê-la. A esquerda tem um terrível problema de reflexão. Nos cansamos de repetir que uma ação sem teoria é cega e que uma teoria sem ação é vazia. Há problemas para os quais não temos resposta. Por exemplo, quais são as relações entre os movimentos sociais e os governos: como atua um governo que pode ter acesso aos aparatos do Estado sem que isso signifique tenha realmente o poder?

Como se relaciona o Estado herdado com o Estado em construção? Qual é o novo sujeito de transformação? O que ocorre quando a classe operária segue existindo, mas já não se deixa representar? Creio que a esquerda pode encontrar respostas a estas perguntas em foros deste tipo. O grande desafio da esquerda é ver como se traduzem as diferentes lutas pela emancipação para encontrar um fio que as unifique.

Há anos que a esquerda tem uma grande capacidade de análise, uma extrema lucidez em seu diagnóstico. No entanto, inclusive em um dos piores momentos do liberalismo, a esquerda não consegue plasmar uma ação de impacto global. Por quê?

A esquerda sempre mobilizou com sonhos. Os grandes lemas de mudança social da esquerda que tanto emocionaram a população são um pouco vagos: terra e liberdade, pão e trabalho, socialismo ou morte, etc. Essas ideias são elementos amplos, mas não chegam a se concretizar. Por paradoxal que pareça, hoje em dia os únicos que são politicamente incorretos são os atores da direita: Berlusconi na Itália, Sarah Palin nos Estados Unidos, Esperanza Aguirre na Espanha, etc.

São sujeitos capazes de apelar às emoções. Por isso, quando o capitalismo está em crise, a saída mais fácil que encontra é a fascista. E isso se deve ao fato de que a esquerda não consegue entender que tem que ser capaz de unir a emoção e a gestão. A esquerda precisa renovar as emoções e terminar de concretizar as alternativas. Vivemos em um mundo de transição onde o velho não termina de ir embora e o novo ainda não acabou de chegar.

Precisamos fazer teoria não na base daquilo que queremos, mas sim do que não queremos. Isso representa uma vantagem teórica. Os modelos tradicionais se romperam: a União Soviética afundou, o mundo do trabalho se transformou, os Estados nacionais mudaram e as ideologias se diluíram.

Os marcadores de certeza se tornaram líquidos e por isso temos dificuldade para concretizar outras coisas em uma alternativa que tomará forma na medida em que for sendo construída. Considero importante teorizar sobre uma esquerda flexível que vá construindo o grande mosaico daquilo que desejamos com base naquilo que não queremos.

Estamos então em uma crise de modelos onde as novas ondas não chegam a arrastar o mundo de antes.

Estamos em uma encruzilhada teórica onde os velhos elementos já não valem, não valem os velhos partidos políticos, não vale o modelo de assalto ao poder nem muito menos o modelo de gestão humanista de um capitalismo em crise como faz a social democracia. Como diria Marx, é um momento para regressar à biblioteca e tentar aportar modelos que orientem.

Mas todas estas buscas que você expõe não afastam o poder uma oligarquia disposta a tudo para ser manter. O sistema não acabou. Por acaso hoje o liberalismo é mais frágil ou se reforçou com a crise? O que seria uma autêntica estratégia da esquerda para um momento como este?

Ludovico Silva dizia que se os louros fossem marxistas seriam marxistas ortodoxos. Eu diria: nem Marx, nem menos. Marx nos dá muita luz, mas é preciso lê-lo com a luz atual. Não sabemos se a crise do capitalismo será a última. Uma filosofia da história tem o problema de pretender que o futuro está escrito, o que não real. A esquerda não conseguiu ver bem a enorme capacidade de adaptação do sistema capitalista.

Sabemos que cada vez que há uma crise, o leque de respostas do sistema se estreita. O capitalismo saiu da última grande crise dos anos 70 com a exploração da natureza, com a exploração dos países do Sul e das gerações futuras mediante o déficit. Esses três elementos se esgotaram.

O que sabemos hoje é que as respostas do sistema se estreitam. O sistema global teve que regressar à origem e exacerbar a exploração dentro de casa. Também sabemos que, segundo as cifras mais otimistas, há 75 vezes mais dinheiro que riqueza. E essa mentira funciona enquanto o capital financeiro decida seguir na trilha da mentira. Enquanto diz “nós paramos”, isso é mentira e a situação continua a mesma. Isso é o que está acontecendo. O sistema financeiro se deu conta de que a brecha entre o dinheiro e a riqueza é tão grande que não poderá pagar.

Daí, insisto, a importância deste Foro e da América Latina. Não me canso de repetir que a salvação do planeta ou vem da América Latina, ou não vem de nenhum lugar. A Europa está exausta, a China não quer, os Estados Unidos tampouco e a África não pode. A América Latina é o continente que sofreu o problema neoliberal e conseguiu superá-lo. É o continente que tem a memória do que é o modelo neoliberal e, além disso, tem a memória dos povos originários que lembram a necessidade de respeitar a Pacha Mama. Essa conjunção de memória ancestral e de memória de curto prazo do modelo neoliberal situa a América Latina como um lugar central para encontrar as alternativas.

Nos debates do Foro temos visto uma grande preocupação das pessoas pelo futuro da governabilidade dos governos progressistas. Há uma mescla de medo e ansiedade.

O problema reside em que os governos atuais de mudança têm que administrar o aparato estatal herdado e as pressões atuais. Aí há um conflito porque os movimentos sociais que apoiaram na América Latina os governos da transformação, frequentemente reclamavam também uma parte desse modelo passado. Quem se encarrega então das novas demandas? Do que se trata? Reativar um modelo de consumo que as pessoas consideram perdido, ou reconstruir a realidade?

Os problemas atuais de Evo Morales, Correa, Cristina Fernández de Kirchner respondem a esses problemas mal resolvidos entre a gestão do passado, a gestão do presente e a do futuro. Creio que seria um erro apoiar-se em um movimento social para oferecer-lhe somente o que o modelo anterior deixou de prometer-lhe. Assim estaria se construindo o que fez Margaret Thatcher. Satisfazer as bases da demanda social sem educar com os novos valores da alternativa que queremos construir pode repetir aqui o que ocorreu na Europa: a esquerda construiu a sociedade das classes médias, mas depois essas classes médias chutaram a escada para que os que viessem atrás não tivessem mais oportunidades. Essas classes médias se converteram em novos proprietários sem ideologia. Por isso é essencial um trabalho de tradução entre os diferentes sujeitos que portam a emancipação.

Tradução: Marco Aurélio Weissheimer

Leia também:

Martín Granovsky: Venezuela e Paraguai em dez lições

Gilson Caroni: Golpes e democracia, a pedagogia do Mercosul


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Regina Braga

Todos sabem que a América Latina é que vai salvar o planeta…Tanto sabem, que provocaram o golpe no Paraguai…Falaram da Venezuela e o quase golpe dos militares…Agora,um deputado do Paraguai, negocia com os EUA, uma base militar e o Psdb vai entrar contra o Mercosul, para que o Paraguai volte.Somos ou não a bola da vez!!!

Olavo

República de Nós bananas. Bahia.!!!!???

Messias Franca de Macedo

[A CORDA E O EQUILIBRISTA! ENTENDA]

Lula Manifesta apoio do PT à reeleição de Chávéz na Venezuela
FONTE: “grande” mídia nativa!
A manchete deveria [ou poderia] ser: ‘Ex-presidente Lula manifesta apoio do PT à pretensão de Chávez de tornar-se ‘o deus da Venezuela Bolivariana’!

… Enquanto isso, nas plagas paulistanas, o mesmo Lula que afaga Maluf, apoia a renovação, o novo, [Fernando] Haddad!…

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

assalariado.

Praticamente todos os governos na America latina, mais à esquerda, estão administrando um defunto que se nega a fazer parte de seu próprio velório. Mas com certeza este serviço terá que ser feito, como disse Karl Marx: “a burguesia só pode existir e se desenvolver com a existência e desenvolvimento do proletariado, que movimenta o capital dela e lhe proporciona lucros.” E complementa, “… a burguesia produz seus próprios coveiros ….” Os donos do capital, seu modo de produção capitalista e o seu enfermeiro, mais conhecido como Estado, estão a deriva.

Estes três personagens capeta- listas, nenhum deles, tem autoridade individual para assinar este atestado de óbito. Sabem por que? Porque se um morrer, os outros dois, obrigatoriamente morrerão, no sentido da disputa entre as classes em conflito, explorador X explorados. Sim, o povo não sabe ou não percebe (eles são três em um)- e, não abrem mão da exploração, e da dominação ‘legítima’, que exercem sobre os assalariados e o todo social, via Estado. Não se esqueçam -(os governos não governam)-, eles são apenas peças componentes de manipulação do capital, suas leis, seu Estado e suas instâncias. Os governos que não governam, seu partidos ditos de esquerda, estão chegando numa encruzilhada histórica, não sabem o que fazer. Este é o “X” da questão, estão em duvidas se chamam os coveiros para enterrar este corpo moribundo que só faz foder, digo feder, planeta afora, de tantas desgraças que nos rodeiam. A America latina tem tudo para ser este referencial de transformação social e cultural contidas dentro do berço, desta nascente criança socialista.

Rumo ao socialismo.

Marco A+

O eixo do liberalismo mundial compreende sua irreversível agonia.
Mas não admite transformação, enquanto não surgir alternativa que elimine qualquer ameaça à sua hegemonia histórica. O prolongamento da crise, desumano para indivíduos e humilhante para nações, serve como ato protelatório.

A esquerda (venceu na Grécia mas não levou), hesitante em opor-se ao poder do capital sobre o Estado (Espanha sob Zapatero) discute, teoriza enquanto o adversário, combalido, se recupera.

Marcelo de Matos

Por falar em salvação, precisamos salvar os endividados, como este escrevinhador. Muitos oram para Santo Expedito nessas horas. José Dirceu quer regular o sistema bancário internacional. Acaba de publicar um post no blog do Noblat: Hora de discutir o sistema bancário, por José Dirceu. Não concordo muito com o que ele disse, mas, seria um bom tema para debatermos aqui.

Jotace

Admiro o Juan Carlos Monedero, sei dos seus méritos como Professor, mas creio que ele expendeu na entrevista apenas considerações de ordem teórica, evitando responder uma a uma as questões que lhe foram dirigidas. Jotace

Vlad

Só faltou combinar com o Planeta que ele precisa “ser salvo”.

Deixe seu comentário

Leia também