A queda da popularidade de Dilma; ordem de pesquisas gera debate

Tempo de leitura: < 1 min

PS do Viomundo: Com a CPI da Petrobrás, proporcionada pelo PMDB à oposição, teremos uma cobertura midiática intensa em plena campanha eleitoral sobre o “mar de lama”  do PT — uma oportunidade para que aconteçam os acertos de bastidores que engessem um eventual segundo mandato de Dilma. Como sempre sustentou este site, teremos também segundo turno.

PS2 do Viomundo: O Tijolaço informa que esta pesquisa é anterior àquela em que Dilma apareceu vencendo Aécio e Campos no primeiro turno. Se for fato, então a manchete é a seguinte: Popularidade de Dilma cai, mas ela ainda ganha de Aécio e Campos no primeiro turno!

Leia também:

Petroleiros: A turma da Petrobrax por trás dos ataques à Petrobrás


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Luciano

É guerra gente! Nó século 21 se faz guerra com informação e não com armas! Em uma única semana em ano eleitoral e a poucos dias dos 50 anos do golpe militar, tivemos:
Criação de uma CPI eleitoral sobre Pasadena neste exato momento, mesmo o caso já sendo conhecido pela grande mídia a mais de dois anos! Detalhe: Pasadena representa 0,4% do valor da Petrobras!
Rebaixamento da nota brasileira pela Standard & Poor’s (uma agência americana) mesmo com o Brasil demonstrando ótimos resultados econômicos!
Divulgação de uma pesquisa com baixa popularidade da Dilma, que foi encomendada por empresários e guardada por vários dias para ser divulgada agora, mesmo tendo sido feita vários dias antes da pesquisa que mostra Dilma vencendo no primeiro turno!
Ataques consecutivos da Globo, Veja e Folha contra a Petrobrás que são na verdade ataques contra a soberania do Brasil.
Inicio da propaganda na TV de Eduardo Campos e Marina Silva com 10 minutos de superprodução, antes dos ataques do Jornal Nacional contra Dilma numa tentativa desesperada de se efetivar um assassinato de reputação, com gritantes distorções nos valores de Pasadena e falsa atribuição da total responsabilidade de Dilma sobre o caso. Isso tudo só tem um nome: GUERRA!

carlos

A oposição diz que o País tá indo pro buraco mas até agora não conseguem mostrar um caminho ou um porto seguro par o nosso Brasil, tudo brincadeira, um monologo sem lógica e o outro dizendo que foi usuario de drogas isso é conviniente?

paulo bueno

parabéns ao ex-governador JOSE SERRA,que na surdina montou uma poderosa MILITANCIA DIGITAL com muitos jovens adolescentes e a militância jovem do PSDB mais as pessoas que tem cargo de confiança nos governos tucanos.
essa militância atua criticando a DILMA eo PT 24 horas por dia nas redes sociais nos blogs e no PIG……..
enquanto isso
o PT não tem MILITANCIA DIGITAL.para falar bem do governo….
ninguém fala bem do governo na internet.
PT não apoia a redução da maioridade penal para 16 anos…..
parece que não houve a voz das ruas…..
ficou cego surdo e mudo…..

tudo é culpa do PIG

PT dorme …………DORME………..DORME

vai acordar em outubro após a apuração das eleições em 3° lugar.
ACORDA PT
ACORDA DILMA
ACORDA LULA
cadê a MILITANCIA DIGITAL
para atuar nas redes sociais,nos fóruns de concurso,,nos jornais e revistas ………..acorda PT

HomoSapiensDemens

Tamanho, profundidade e largura do poço :
1-na melhor das hipóteses Dilma ganha apertado no segundo turno.Mas o PiG continua a fazer 24hs de campanha contra o Brasil.
2-na pior das hipóteses PiG e PSDB (nessa ordem mesmo) tomam o poder depois de uma campanha suja e desgastante (Brasil perdeu a Copa) Início do fim das conquistas sociais. Dilapidação da Petrobras.
50% de chance para cada lado. Será que vão esperar sentados para ver?

Amaro Doce

A questão das duas pesquisas do Ibope

sex, 28/03/2014 – 14:43

Sugerido por Webster Franklin

Do Tijolaço
Por dados do Ibope, Dilma não perdeu popularidade. Pesquisa de hoje é mais antiga que a dos 43%. Aliás, estava pronta quando esta foi publicada

Fernando Brito

Primeiro, semana passada, o boato de que a pesquisa Ibope traria uma queda – que não houve – da intenção de voto em Dilma Rousseff.

Seis dias depois, uma “outra” pesquisa do Ibope, estranhamente, capta uma súbita mudança de estado de espírito da população e Dilma (que tinha 43% das intenções de voto na tal pesquisa eleitoral) e registra uma perda de sete pontos percentuais em sua aprovação: curiosamente dos mesmos 43% para 37%…

Puxa, como foi rápida a queda, em apenas seis dias, quase um por cento por dia…

É, meus amigos e amigas, é mais suspeito do que isso.

A pesquisa de intenção de voto, divulgada na sexta-feira, foi registrada no TSE no 14 de março, sob o protocolo BR-00031/2014 , com realização das entrevistas entre os dia 13 e 20/03/14.

Já a de popularidade recebeu o protocolo BR-00053, no dia 21 passado, mas quando já se encontrava concluída, com entrevistas entre os dias 14 e 17.

Reparou?

Quinta feira à tarde, dia 20, uma intensa boataria toma conta do mercado de capitais, dizendo que Dilma perderia pontos numa pesquisa Ibope a ser divulgada no Jornal Nacional.

O estranho é que ninguém tinha contratado, isto é , ninguém pagou por essa pesquisa. Em tese, é claro.

A pesquisa é divulgada sem nenhuma novidade.

Mas, naquele momento, o Ibope já tinha outra (outra, mesmo?) pesquisa, terminada três dias antes e certamente já tabulada.

Vamos acreditar que o Ibope fez duas pesquisas diferentes, com a mesma base amostral e 2002 entrevistas exatamente cada uma…

O boato, portanto, não saiu do nada.

No mínimo veio de dentro do Ibope, que tinha nas mãos duas pesquisas totalmente contraditórias.

Uma, “sem dono”, que dizia que Dilma continuava nadando de braçada.

Outra, encomendada pela CNI de Clésio Andrade, um dos senadores signatários da CPI da Petrobras, apontando uma queda de sete pontos em sua popularidade.

Mas a gente acredita em institutos de pesquisas, não é?

O Ibope teve nas mãos duas pesquisas com a mesma base, realizadas praticamente nos mesmos dias, com resultados totalmente diferentes entre si?

Se o PT não fosse um poço de covardia estaria exigindo, como está na lei, os questionários das “duas” pesquisas.

Aliás, nem devia ser ele, mas o Ministério Público Eleitoral, quem deveria exigir explicações públicas do Ibope, diante destes indícios gravíssimos de – vou ser muito suave, para evitar um processo – inconsistência estatística.

Ainda mais porque muito dinheiro mudou de mãos na quinta-feira e hoje, com a especulação na Bolsa.

Mas não vão fazer: esta é uma nação acoelhada diante das estruturas suspeitíssimas dos institutos de pesquisa.

Urbano

Os fascistas sempre trabalharam arduamente na desinformação. Mas esse peitinho está se acabando aos poucos, com o advento da massificação da Internet. Espero que a última pedra desse dominó venha a cair nos próximos vinte anos. Acabando-se a desinformação, só ficarão mesmo os pútridos; obviamente por pura índole.

Sidnei

Alguém percebeu uma coisa?

27 de março corre o risco de se transformar no novo dia da mentira.

Vejam que “coincidência” sensacional.

27 de março de 2010:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2703201002.htm

FrancoAtirador

.
.
O POVO SE CANSOU DE GOVERNOS DE CONCHAVOS

Apesar da costumeira manipulação da informação, especialmente quanto ao enorme intervalo entre o período de realização da coleta de dados pelo IBOPE (de 14 a 17/3)
e o momento escolhido para divulgação, 27/3 (http://migre.me/ixutU),
muito posterior portanto ao da pesquisa eleitoral publicada semana passada
que tinha, inclusive, mesma base amostral e que foi realizada de 13/3 a 20/3;

e, mesmo que os dados da pesquisa apontem para queda de popularidade,
ainda que genericamente, sob os três aspectos sondados:
1) aprovação do governo (Ótimo/Bom=36%; Regular=36%);
2) confiança em Dilma (48%); e
3) maneira de governar da Presidente (51%);

é preciso destacar que há uma diferença fundamental entre a opinião dos entrevistados em relação à maneira de governar da Presidente da República Dilma Rousseff, que condiz com a atuação pessoal e técnica da mandatária da Nação Brasileira, hoje com aprovação da maioria absoluta,

e a avaliação predominantemente de regular para ruim do ‘governo Dilma’, isto é, do conjunto do Poder Executivo Federal integrado por diferentes forças políticas, uma vez que composto por uma série de representantes de diversos partidos da ‘base aliada’ – encabeçada por PT e parte do PMDB, mas que também inclui o PCdoB e afiliados do PP, do PR, do PTB, do PDT, do PRB, do PTC, do PTN… – que ocupam os mais variados cargos nos escalões do governo federal, incluindo as empresas públicas e os bancos estatais.

Ora, é evidente que a rejeição da maioria recai sobre a política de alianças espúrias que vem sendo adotada dentro do Governo Federal e no Congresso Nacional e que se reflete na administração da Economia do País, favorecendo os interesses dos principais agentes financeiros credores da dívida pública e cedendo às chantagens das grandes corporações econômicas.

Se esmiuçarmos os elementos relativos ao gerenciamento da Economia que motivam as críticas da maioria da população, concluímos que um dos pontos criticados por mais de 70% dos entrevistados é a elevação da taxa de juros que não implica na redução dos preços dos produtos consumidos, mesmo que a inflação esteja controlada.

ASSIM, QUANTO MAIS O GOVERNO ACEITA AS IMPOSIÇÕES DO ‘MERCADO’,

MAIS AFUNDA A POPULARIDADE DO GOVERNO DA COLIGAÇÃO PT/PMDB.

O POVO QUER MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS EM DIREÇÃO À ESQUERDA,

E NÃO À DIREITA (PSDB/PSB) COMO QUER A MÍDIA EMPRESARIAL FINANCISTA.

E O NOME QUE AINDA REPRESENTA ESTA EXPECTATIVA DE MUDANÇA DE RUMO

É DILMA ROUSSEFF.
.
.

Íntegra da Pesquisa CNI/IBOPE,
realizada de 14/3 a 17/3
e recém agora divulgada:

(http://arquivos.portaldaindustria.com.br/app/conteudo_18/2014/03/27/6096/20140327100056712266o.pdf)
.
.

lulipe

Para os petistas pesquisa boa é só aquela cujos números lhes são favoráveis, caso contrário…Só rindo!!!

augusto2

vamos ver se é isso.
Duas pesquisas uma reduz popularidade, esta pronta pra sair mas uma vez que nao derruba açoes… fica na gaveta.aLIAS, nao tem dono, o dono é o ibope que nao recebeu nada de ninguem pra faze-la.
Outra posterior, que mantem Dilma, mas derruba o mercado, publica-se.
os amigos e insiders compram. E riem.
Ai sai aquela primeira (mesmo com outro objeto..).E os papeis sobem muito. Riem de novo em comemoraçao.
Dois, 02, dois Lucros em seis dias. A cvm nao viu nada e o partido que quer vencer nao vai falar.

    Hell Back

    Caramba! Que baita traquinagem! Então, será que é por essa razão que ninguém do governo se manifesta?

augusto2

Por favor racionem os amigos -e os outros- comigo e corrijam o q precisar:
UMA pesquisa era sobre só Popularidade do gov Dilma, feita e terminada antes, revelava queda expressiva, MAS NÃO derrubava açoes Ibovespa.faz.se boato de uma queda de Dilma, papeis sobem um pouco mas não se publica.
EM Vez disso, publica outra, posterior, sobre outro objeto: intençao de voto e nela Dilma se confirma em 43%. Nao tem nem “quem pagou” mas alguem fez isso: e açoes BB,Petr caem e os insiders amigos compram tudo.
Seis dias depois, a bomba de CNI Clésio ja PRONTA , porque era anterior… é solta no pátio: outro OBJETOqueda vertical, objeto (popularidade). PApeis sobem em euforia e…
com CVM, PT e todos calados…
será que alguem vai ficar com o lucro de seis dias

RicardãoCarioca

A inversão foi apenas para que a pesquisa de notícia ruim para a Dilma viesse depois da boa, para que as pessoas parassem da falar da boa e ficassem falando da ruim por semanas.

Lucas Gomes

engessar o segundo mandato?? isso é claramente um eufemismo para “governabilidade”. Ou seja, uma opção política tomada pelo PT: manter-se no poder com a pauta do governo à venda.

Sagarana

Precisamos proteger a companheira Dilma!

Alexandro Rodrigues

Dilma tera bastante tempo para usar o controle remoto em 2015… Ja era, agora e torcer e se mobilizar para o PT fazer uma boa bancada na camara e no senado para fazer oposicao radical ao proximo presidente.

Dilma entrara para a historia como o maior erro do fantastico Lula!

    RicardãoCarioca

    Agora esses throlls estão com a tática do petista desiludido! Fala pro patrão senador do pó que isso não dará certo, porque já foi manjado.

    Luís Carlos

    Tststs. Quanta empulhação do comentarista aí de cima. Já dá por certa derrota de Dilma. Para quem mesmo ela perderia? Para o Campos que não passa de 10% com “todo apoio de Marina”. Para Aécio que caça e amordaça jornalistas? Ainda quer fazer parecer que vota no PT. Dilma vencerá, para seu desgosto e felicidade da população que tem Mais Médicos.

ANDRE

http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/03/27/ibope-manipulacao-quem-ganhou-dinheiro-com-isso/
IBOPE: manipulação ? Quem
ganhou dinheiro com isso ?

O que dirá a CVM ? O que dirá o Tribunal Superior Eleitoral ?

Compartilhe
Vote:
Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+37)
| Imprimir Imprimir

O Conversa Afiada publica importante texto do Fernando Brito no Tijolaço sobre o último Globope.

(Assista ao TV Afiada sobre os datafalhas e os globopes)

Por dados do Ibope, Dilma não perdeu popularidade. Pesquisa de hoje é mais antiga que a dos 43%. Aliás, estava pronta quando esta foi publicada

Primeiro, semana passada, o boato de que a pesquisa Ibope traria uma queda – que não houve – da intenção de voto em Dilma Rousseff.

Seis dias depois, uma “outra” pesquisa do Ibope, estranhamente, capta uma súbita mudança de estado de espírito da população e Dilma (que tinha 43% das intenções de voto na tal pesquisa eleitoral) e registra uma perda de sete pontos percentuais em sua aprovação: curiosamente dos mesmos 43% para 37%…

Puxa, como foi rápida a queda, em apenas seis dias, quase um por cento por dia…

É, meus amigos e amigas, é mais suspeito do que isso.

A pesquisa de intenção de voto, divulgada na sexta-feira, foi registrada no TSE no 14 de março, sob o protocolo BR-00031/2014 , com realização das entrevistas entre os dia 13 e 20/03/14.

Já a de popularidade recebeu o protocolo BR-00053, no dia 21 passado, mas quando já se encontrava concluída, com entrevistas entre os dias 14 e 17.

Reparou?

Quinta feira à tarde, dia 20, uma intensa boataria toma conta do mercado de capitais, dizendo que Dilma perderia pontos numa pesquisa Ibope a ser divulgada no Jornal Nacional.
O estranho é que ninguém tinha contratado, isto é , ninguém pagou por essa pesquisa. Em tese, é claro.

A pesquisa é divulgada sem nenhuma novidade.

Mas, naquele momento, o Ibope já tinha outra (outra, mesmo?) pesquisa, terminada três dias antes e certamente já tabulada.

Vanos acreditar que o Ibope fez duas pesquisas diferentes, com a mesma base amostral e 2002 entrevistas exatamente cada uma…

O boato, portanto, não saiu do nada.

No mínimo veio de dentro do Ibope, que tinha nas mãos duas pesquisas totalmente contraditórias.

Uma, “sem dono”, que dizia que Dilma continuava nadando de braçada.

Outra, encomendada pela CNI de Clésio Andrade, um dos senadores signatários da CPI da Petrobras, apontando uma queda de sete pontos em sua popularidade.

Mas a gente acredita em instituto de pesquisas, não é?

O Ibope teve nas mãos duas pesquisas com a mesma base, realizadas praticamente nos mesmos dias, com resultados totalmente diferentes entre si?

Se o PT não fosse um poço de covardia estaria exigindo, como está na lei, os questionários das “duas” pesquisas.

Aliás, nem devia ser ele, mas o Ministério Público Eleitoral, quem deveria exigir explicações públicas do Ibope, diante destes indícios gravíssimos de – vou ser muito suave, para evitar um processo – inconsistência estatística.

Ainda mais porque muito dinheiro mudou de mãos na quinta-feira e hoje, com a especulação na Bolsa.

Mas não vão fazer: esta é uma nação acoelhada diante das estruturas suspeitíssimas dos institutos de pesquisa..

    Hell Back

    E aquele instituto alemão, quando vai começar a funcionar?

Carlos Ribeiro

“Mas existem também os pecados da mídia! Permito-me falar um pouco sobre isto. Para mim, os pecados da mídia, os maiores, são aqueles que seguem pelo caminho da mentira e são três: a desinformação, a calúnia e a difamação. Estes dois últimos são graves, mas não tão perigosos como o primeiro. Por que? Vos explico. A calúnia é pecado mortal, mas se pode esclarecer e chegar a conhecer que aquela é uma calúnia. A difamação é um pecado mortal, mas se pode chegar a dizer: ‘esta é uma injustiça, porque esta pessoa fez aquela coisa naquele tempo, depois se arrependeu, mudou de vida’. Mas a desinformação é dizer a metade das coisas, aquilo que para mim é mais conveniente e não dizer a outra metade. E assim, aquilo que vejo na TV ou aquilo que escuto na rádio não posso fazer um juízo perfeito, pois não tenho os elementos e não nos dão estes elementos. Destes três pecados, por favor, fujam! Desinformação, calúnia e difamação.”
Quem disse foi o Papa francisco.
Fonte:Amigosdopresidentelula.com.br

    Carlos Ribeiro

    Perdoai-me Santidade, pelo (f).

    Mário SF Alves

    Bem lembrado, Carlos Ribeiro. Então, após isso, já posso admitir que você entende a posição da imensa maioria aqui do Viomundo, não?

Luís Carlos

Guerra psicológica. Mas é guerra e tem que ser disputada.

Julio Silveira

Não, falem sério, essa turma da atual cúpula petista é muito incompetente mesmo. Eu tenho dito isso faz tempo, acredito que aqueles, como eu, que pretendem votar na continuidade do governo petista o farão menos pelos méritos deste governo tão sinuoso e incompreensivelmente dócil ao conservadorismo, e mais por saber que no Brasil os seus adversários são muito, muito, piores e já testados no poder quando provaram ser inconfiáveis para a maioria da cidadania. Para mim, a Dilma é o salario minimo que os outros oferecem mas não se dispõem comprovadamente a pagar a cidadania.

André Guitar

Pois é, junte-se a tudo isso a inércia da comunicação do PT e chegaremos a conclusão de eles não estão muito afim de ganhar essa eleição, nunca vi apanhar tanto e não se pronunciar, não dialogar com o povo, não desmenti alguém tinha dúvidas de que o PMDB mais hora menos hora ia mostrar seus dentes?

bira

O que levaria uma pessoa sã a classificar o Governo Dilma como péssimo ou ruim?

    Luis Carlos Britto

    Bom senso??

    lulipe

    A realidade???

    Mário SF Alves

    E o que levaria um bando de coxinhas a classificar o governo Dilma de ruim e péssimo?

    Eu respondo: a grana, ainda seja apenas aquela marrequinha besta que um dia ainda hão de receber dos arautos do neoliberalismo.

Francisco

O PT deveria ter o mínimo de autoestima (para não dizer vergonha na cara) de fazer a reforma política quando nada para ferir o PMDB.

Sem dinheiro para financiar votos, que é o PMDB. Sem a vilania para trair TODOS os governos de que participou, que bancada teria o PMDB?

Sem financiamento privado o PMDB acaba em duas ou três legislaturas.

Dilma, cola na próxima eleição o plebiscito sobre contribuição de campanha por pessoa jurídica! Tem de dar o troco!!

pires

Vc tributar ao PMDB essa CPI é um raciocínio totalmente esquizóide! Manda o grande articulador Mercadante resolver essa agora, ou será que o Governo vai ter que recorrer ao velho e sábio Senador Sarney?

Fernando

O segundo turno será importante para trazer Eduardo Campos e Marina Silva de volta à base do governo progressista.

    lulipe

    Você também acredita que em papai-noel???

Sidnei

A imprensa adora um “mas”, não adora?
Pois lá vai: o Ibope foi ruim para Dilma, MAS não chega a ser bom para a oposição.

JURIDICO

Atencao… o 247 esta virando de lado… Veja as manchetes e chamada

Hélio Pereira

O Programa mais médicos tem uma aprovação acima de 80% o nível de Desemprego é o menor entre os BRICS e também o menor na história do Brasil,em Fevereiro houve recorde de contratações!
Com todos os numeros favoraveis esta pesquisa mostra que a Popularidade de Dilma caiu.
Pelo jeito aquela “multidão” que foi as ruas protestar e pedir a volta dos militares no ultimo dia 22,deve ter influênciado os que foram “pesquisados”.

Tamine

A oposição diz que o Brasil está no buraco, mas todos querem cair dentro! Me fazem rir!!!

    marcia

    Genial.

    Mário SF Alves

    Pena que o passado deles os condena. Assim, além de estarem afoitos pra entrar no buraco, não causa surpresa nenhuma esse caminhão cavadeiras que os acompanha desde que o mundo é mundo. Vão ampliá-lo até o limite do humanamente insuportável. Ou, na melhor das hipóteses, até que alguém os desmascare publicamente como fez o Putin.

Deixe seu comentário

Leia também