Temer se livra da denúncia de chefiar quadrilha; saiba quem votou com o usurpador

Tempo de leitura: 3 min

Da Redação

Acusado de chefiar organização criminosa, o usurpador Michel Temer conseguiu se livrar hoje da segunda denúncia contra ele na Câmara com 251 votos, 12 a menos do que obteve na primeira denúncia.

Foram 233 contra, cinco a mais do que na votação anterior.

Houve 25 ausencias e duas abstenções.

Durante a votação, o fotógrafo Lula Marques registrou um dos bate paus de Temer, o deputado federal Darcísio Perondi (PMDB-RS), checando uma planilha onde constavam valores a serem liberados pelo Ministério da Agricultura.

Apareciam os nomes de prefeituras e valores relativos a máquinas que seriam entregues a municípios.

No twitter, Lula escreveu:

Gente, esta planilha é de distribuição de uma emenda guarda-chuva ou de bancada para os municípios que ele pretende atender. Não tem nome de deputado nenhum aí. São todos do RS.

Um leitor do Viomundo, que prefere não ser identificado, monitorou a liberação de recursos pelo Ministério da Agricultura na tarde de hoje.

A Prefeitura Municipal de Carlos Gomes, no Rio Grande do Sul, recebeu 306 mil reais às 14h54.

A Associação Goiana do Nelore recebeu 99 mil às 15h02.

A Associação de Criadores de Camarão do Rio Grande do Norte recebeu 261 mil às 15h06m.

A Prefeitura de Olaria, em Minas Gerais, recebeu 230 mil reais às 16h11m.

Nenhuma das quatro aparece na página aparente da planilha manuseada por Perondi, mas ela tinha várias outras páginas que não ficaram visíveis ao fotógrafo.

O deputado negou que estivesse monitorando votos de colegas, que seriam “pagos” com a liberação de recursos.

Segundo ele, era uma lista de demandas feitas por prefeituras de seu estado de origem ao gabinete parlamentar e ele havia decidido trabalhar nelas em plenário.

Cálculo feito pelo jornal O Globo dá conta de que Temer torrou R$ 15,3 bilhões em programas e liberações de última hora para adoçar a boca da base aliada.

Muitos dos que votaram com ele, hoje, o fizeram de forma envergonhada: um sim tão rápido que o voto mal foi registrado pela TV Câmara, que focava na mesa, nem sempre no parlamentar.

Ao final, não houve comemoração. O plenário já estava esvaziado.

Um ponto marcante da votação foi a tentativa do líder do PSDB na Câmara de afirmar que o relatório — afinal aprovado — não era “do PSDB”, mas deveria ser atribuído ao PSC.

O partido ficou em cima do muro: 23 deputados tucanos votaram contra Temer e 20 a favor, com três ausências. Com a permanência dos ministros do PSDB no governo, permanece o abraço de afogados entre o usurpador e Aécio Neves, que contou com apoio do governo para se livrar do afastamento no plenário do Senado e de duas denúncias contra ele no Conselho de Ética.

O deputado presidiário Celso Jacob (PMDB-RJ), que durante o dia cumpre o mandato mas passa as noites na Papuda, deu o voto de número 171, que salvou Temer. Um-sete-um.

“Com a votação de hoje e a anterior, já são 30 bi que Temer gastou pra ficar no governo”, escreveu no twitter o perfil Lula pelo Brasil. “A transposição do São Francisco custou 9 bi”.

Leia também:

Parlamentares lançam manifesto denunciando a entrega do pré-sal


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também