Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Opinião Utilidades

VERDE-OLIVA PROVOCA ÊXTASE EM JORNAL CARIOCA, QUE TENTA INVENTAR MAIS UMA CRISE - A DA RESERVA INDÍGENA

Atualizado em 17 de abril de 2008 às 13:42 | Publicado em 17 de abril de 2008 às 13:36

RIO DE JANEIRO -  Está em gestação mais uma crise. Desta vez é a crise militar relacionada à desocupação da Reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. E quem é que não resiste a um quepe? "O Globo", obviamente. Há um tom saudosista na capa do jornal desta quinta-feira. Ao reproduzir a crítica que o comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno, fez à política indigenista do governo federal, o jornal baba de felicidade: "Na primeira fila estavam o comandante militar do Leste, general Luiz Cesário da Silveira Filho, e os ex-ministros do Exército Leônidas Pires Gonçalves e Zenildo Lucena", relata, com aquele prazer da subordinação que remete aos tempos do regime militar.

Na página interna, tome declaração de militar: "O risco é acontecer o mesmo que ocorreu em Kosovo. Um grupo de indígenas pode solicitar a separação política do estado", diz o general Mário Madureira. É uma declaração completamente fora de propósito,  indigna de quem se formou em alguma academia militar financiada com dinheiro público. O jornal dedica uma tripa ao ministro da Justiça, Tarso Genro, que diz: "Os (meios de comunicação) fizeram isso por maldade? Para criminalizar a PF? Para defender os arrozeiros que estão ocupando ilegalmente aquelas terras?."

O ministro se refere à cobertura distorcida e manipulada do episódio, mais uma das muitas a que temos assistido no Brasil, em torno da desocupação da reserva - como se ela, desocupação, e os indígenas representassem uma ameaça à segurança nacional. Tarso Genro lembrou: "A terra indígena é terra da União e a União entra e sai quando quer, inclusive instala aparato quando quer."

O jornal da família Marinho também dedica um editorial ao assunto, mas aí entramos no campo da opinião. O triste é ver que a cobertura é completamente contaminada pela posição editorial do jornal, reduzindo os jornalistas ao papel de propagandistas. A nossa sorte é que, cada vez mais, a grande mídia brasileira fala para os nichos da sociedade. Li o jornal na casa de uma assinante, que diz que não acredita mais em uma linha do que "O Globo" publica.

Mas fico imaginando a satisfação dos generais de pijama em Copacabana e na Urca, falando sobre uma reserva que a maioria nunca viu, nem verá. Quem é que quer deixar o conforto do Rio de Janeiro para se meter na selva? Além do mais, aqui eles são necessários para combater o mosquito da dengue. Com as cópias lidas de "O Globo".

 


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
ANTÔNIO ALBERTO (Pe. Alberto) MENDES FERREIRA. (24/04/2008 - 18:43)
OS ARGENTINOS SÃO MAIS MACHOS QUE OS BRASILEIROS ?
LÁ NÃO TEVE ANISTIA. OS MILICOS GOLPISTAS DE LÁ FORAM TODOS JULGADOS , CONDENADOS E ENJAULADOS.
QUE O Exmo. Presidente da República Federativa do Brasil, Ilmo Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, enquadre esses idiotas e covardes - por que são valentes, batem e torturam só quando estão em grupo - e os exonere para que eles aprendam de quem é o poder, o que é ética e o que é civilidade.
CADEIA NE LL ES ! ! ! NÃO DÊ ASAS PARA COBRAS ,,, QUE SE FAÇA COM E LL ES, COMO E LL ES FAZIAM CONOSCO.


Edmilson (19/04/2008 - 21:34)
Parece-me que a Globo queria aproveitar o eposódio da fala destrambelhada do militar para criar uma nova crise. Noticiam com destaque as críticas. Depois o blog do Noblat, que é o porta-voz demo-tucano no Globo Online, logo envia um post dizendo que Lula iria "amarelar" com o tal militar, ou seja, desafiando o governo a puni-lo.Por último são noticiadas declarações do ex-Ministro Ivan Frota dizendo que se houvesse punição iriam fazer um grande movimento de solidariedade ao falastrão... Mas parece que Lula não caiu na armadilha...

Henrique Frade (19/04/2008 - 17:27)
Há 100 mil ongs atuando na Amazônia. A grande maioria, fajuta. Não acho que seja nacionalismo esfarrapado combatê-las. O Pres. Lula disse que "será sempre a favor dos índios." Mas alguém é contra? O gen. Heleno está advertindo a NAÇÃO BRASILEIRA sobre o perigo da demarcação de terras em áres fronteiriças. E riquíssimas em minérios. Bem, se nós não sabemos defender nosso território, então... o que estamos fazendo aqui? vamos fechar o boteco e todos pra Miami... seria interessante a "nação apache", no Novo México, exigir sua independência e criar um outro país por ali. Pago pra ver...o que diriam os "patriotas" brasileiros??

J.Ribamar (17/04/2008 - 23:44)
Esses "GERNERAIS DE ESCRIVANINHA" deveriam curtir suas aponsentadorias pelos RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS À PÁTRIA (Só não sei dizer qual, mas com certeza não ao Brasil), em vez de ficar dando pitacos em assuntos que não são mais de sua alçada. É por isso que eu tenho muito medo do reaparelhamento de nossas forças armadas pois, enquanto esses Srs. influenciam seus pares e seus subalternos do alto de suas escrivaninhas, sempre ronda o perigo do PIG, da elite golpista e a oposição UDNista patrocinar um novo golpe militar. NO MEU ENTENDER, AS FORÇAS ARMADAS DEVERIAM SERVIR AO SEU PAÍS E NO CASO DE NÃO CONCORDÂNCIA COM ALGUMA DETERMINAÇÃO DEVERIAM SE REPORTAR AO SEU SUPERIOR DIRETO, NO CASO DESSE GENERAL AO MINISTRO DA FORÇA A QUAL ELE É SUBORDINADO, OU SERÁ QUE HIERARQUIA NÃO FAZ MAIS PARTE DAS DIRETRIZES DAS FORÇAS ARMADAS? Um General(assim como o Min. Melo do STF) deveria saber que antes de ser cidadão, ele fez a opção por uma carreira cujo cargo pode influenciar, seus PARES e seus subalternos através de ações ou palavras de uma forma nociva e transgressora da democracia. Gostaria de lembrar a esses SRS. que o PODER EMANA DO POVO(voto) que elege seu Comandante-Mor(Presidente da República - o atual hoje com 71% de aprovação popular) e ele(O General) é FUNCIONÁRIO de carreira que recebe seu salário do dinheiro do POVO(impostos), e que ao contrário do que aconteceu com a VALE, mesmo demarcando essas terras aos índios elas não deixarão de pertencer à União = POVO BRASILEIRO!

Sydnei (17/04/2008 - 23:28)
Gustavo, você é um fanfarrão!

Marc (17/04/2008 - 22:12)
Pessoal vou destoar do tom.
Eu também acho a grande imprensa o coco da mosca do cavalo do bandido, mas no caso desta reserva tenho minhas duvidas, a area é absurdamente grande, alem de ser na fronteira.
A quantidade de ongs estrangeiras na amazonia é muito grande, não sei se são todas "bem intencionadas" e os americanos babam pela floresta faz muito tempo.
A idéia de Kosovo pode não ser tão absurda quanto parece.

Gustavo Pamplona (17/04/2008 - 21:37)
Naof, gostei mesmo cara... Sério! Eu não sou homofóbico mas eu também não gosto de homossexuais... convenhamos, desde quando homem transando com homem é uma coisa normal? Desde quando um homem enfiando o p**** dele no a*** de outro é normal? Ou mesmo ver duas mulheres esfregando as genitálias. Quanto a "queimar índio vivo", amigo, isto é assassinato, mas se você for analisar quantos portugueses, espanhóis e ingleses fizeram isto no passado apenas para colonizar (ocupar) as Américas eu nem me importo. Racista eu não sou mas eu também não gosto de preto. Porque enquanto o preto não se convencer que o cabelo e o nariz dele são ruins. O racismo vem deles, os brancos não criaram o racismo, no fundo, no fundo, todo preto adoraria ter um nariz perfeitinho e cabelos lisos que esvoaçassem pelo vento. Cor de pele eu nunca me importei porque afinal de contas nenhum branco realmente é branco, é sim de cor bege com tons rosados sendo os asiáticos com tons amarelados. E sobre os peles vermelhas. Existem teorias que falam que os índios foram asiáticos que chegaram as Américas pelo estreito de Bering (Alasca/Rússia). Ou seja eles são asiáticos que pegaram sol demais. Até mesmo o cabelo do índio é liso. Ou seja como eu posso ser racista com um asiático (branco amarelado) que tomou sol demais? Gostei mesmo, meus comentários são polêmicos. ;-) PS: Azenha, se eu tiver extrapolado, minhas sinceras desculpas... O que estou falando é o ENORME ATRASO DE VIDA que estes povos vivem.

Fabiano Mendes (17/04/2008 - 21:17)
Não assisto a Globo mas hoje fiz questão de assistir o tal JN para ver como divulgariam três matérias. Como acompanho pela NBR todas as solenidades em que o Presidente participa pois a NBR sempre transmite ao vivo, apostei com alguns amigos que a Globo,de tudo que foi dito pelos componentes da mesa, iriam destacar o lapso da Ministra Dilma. Claro que ganhei a aposta. A outra matéria, a interrupção da ferrovia da Vale.Vi a matéria em outra emissora que divulgou ser de responsabilidade dos garimpeiros e não dos sem terra, o protesto mas a Globo fez questão de ligar o MST ao ato,e logo depois fez uma matéria sobre a Vale, claro, estava defendendo uma de suas maiores anunciantes. E a terceira matéria foi com o General. Pra variar tentaram dar outra conotação a sua fala. Ele disse que não é contra os órgãos que cuidam dos índios, mas que quer se juntar a eles para acharem uma solução melhor para o caso.Nisso eu concordo com ele porque é ele quem está lá na região e como comandante , sabe muito bem o que está ocorrendo.

Naof (17/04/2008 - 20:22)
Se é inacreditável o que um energúmeno é capaz de dizer, é inimaginável o que não seria capaz de apoiar ou fazer. Queimar índio vivo deve ser brincadeira a ser praticada no play desde a tenra idade. Para certas pessoas que julgam que a melhor solução, hoje, é "banir", "exterminar", "dar um jeito" nos índios, amanhã quem sabe não achará que seja a vez dos negros, dos homossexuais, das putas, da mãe, do pai, do tio... Oxalá a dele próprio antes de todos.

Roberto Ribeiro (17/04/2008 - 20:19)
Os principais generais da Ditadura Militar Argentina, também vestiram pijama, a diferença é que são pijamas listrados. Há Argentina!!! O Brasil não quis seguir o Teu Exemplo!!!

Fernando (17/04/2008 - 20:18)
Teve um comentarista que extrapolou. Não vou citar nome, mas escreveu coisas perigosas.

Cesar Neto (17/04/2008 - 20:16)
Nossa! Que análise maravilhosa a sua! Alerta Geral! Mais uma crise para O Globo. Não foi o Vavá (irmão do PResidente), mas vieram o vivi, o vovó e o vuvu. E mais crise inventada está por vir. Mas parece que a população não se deixa enganar tão facilmente...

Jedeão (17/04/2008 - 19:53)
É o Q da Globo:
Q-Lixo!!!

ana (17/04/2008 - 19:37)
São muito engraçado esses generais de pijama, se aliarem a Globo, a maior defensora de FHC que por um triz, na surdina, quase doou a Base de Alcantara para os USA. Ou seja, doação de uma parcela do território brasileiro a um país estrangeiro. Crime de lesa pátria. O discurso do PIG e de seus papagaios é de que as forças armadas brasileira, mais, especificamente, a Aeronáutica e seus membros são incompetentes para lançar foguetinho no espaço. Como prova o acidente que matou militares e civis. No discurso da direita, o Brasil tem mais é que doar Alcântara para o governo americano, por pura incompetência dos militares brasileiros. Aqui, mesmo, um papagaio já repetiu várias vezes essa tese.

Luiz Carlos Azenha (17/04/2008 - 19:05)
Carlos, acredito que essa história de culpar as ONGs é nacionalismo esfarrapado. Eles querem as terras dos índios para fazer mineração e pasto. Isso The Globo apóia, ainda que as mineradoras sejam da China ou do Irã - desde que sejam anunciantes como a Vale.

Fabio Passos (17/04/2008 - 18:44)
Qualquer militar esclarecido, que não seja um bufão, sabe que The Globe é ponta de lança dos interesses estadunidenses no Brasil... são os mesmos interesses que governaram o Brasil durante FHC... e que colocaram os militares brasileiros de quatro, como meros capachos dos EUA. O saudosismo do The Globe, pressupõe que os militares brasileiros são tolos a ponto de dar munição, a um grupo de vendidos, que só não privatizou as forças armadas brasileiras, porque não teve chance... Quero crer que os militares não vão entrar no jogo sujo do The Globe. Ao menos aqueles que desejam o Brasil independente dos EUA.

Isabel (17/04/2008 - 18:38)
Acho que todo mundo já passou por uma situação na qual se sente envergonhado pelo outro. É assim que me sinto lendo esse texto, constrangida. Pelos militares que proferiram uma bobagem desse calibre e pelo jornal. Precisa não ter o mínimo pudor pra publicar um troço desses,totalmente alienígena. Acho que o próprio Tarso Genro achou inacreditável.

alexandre (17/04/2008 - 17:43)
Abro o folha online,que o de papel eu larguei,e me deparo com a seguinte atrocidade:"Dilma comete gafe e chama cerimônia do pac de comício".O tapado do repo´rter acha que comício é só em eleição,mas o Michaelis discorda:co.mí.cio
sm (lat comitiu) 1 Reunião de cidadãos para tratar assuntos de interesse público ou de classe. 2 Assembléia popular, entre os antigos romanos".E além do mais seria "ato falho"e não"gafe"que é bem diferente.A folha é Ridícula!

Nilson Euclides da Silva (17/04/2008 - 17:40)
Azenha,
Acho que o governo comete um erro grave ao tratar esse assunto.
Quando, ele "governo" não vem a público explicar o que realmente está acontecendo na região.
Se fizesse o que todo governo responsável deveria fazer, não abreria brechas para que os milicos, os especialista de plantão na midia e todo o tipo de gente especulasse sobre o assunto.
O ministro da justiça deve vir a público esclarecer os pontos mais criticos do problema e agir definitivamente na reserva, ou seja, garantir que a reserva seja respeitada como tal.
Se fizesse isso, eu tenho certeza que os generais de pijama se preocupariam com outras coisas, até mesmo com a dengue.

Cláudio (17/04/2008 - 17:26)
Nostalgia. Sabes, Azenha, quando o trigo quando passa pela mó e se transforma em pó, lançado ao vento se esvai, é carregado e desaparece. No entanto, após passar pela eira, pela mó, pelas mãos que o transforma em pão, ele se evidencia, pelo menos para saciar a fome do desvalido ou aquele que tem dinheiro para comprá-lo, nesses tempos de produção que não acompanha as bocas que hoje se alimenta. E a teoria de Malthus ganha robustez, quando gente que se senta num gabinete modesto de um banco suíço da pitaca naqueles que se preocupam em formular alternativas para crise energética mundial, mas isso fica para um debate que decerto você vai proporcionar num post que vais editar, quem sabe com o título: Alimentos - Malthus X Lula X o nome daquele suíço imbecil. Porém, o que eu queria associar com tudo isso, era avidez do retrocesso, do saudosismo, da comedeira fomentada e proveitosa que não mais existe, pelo menos para aqueles que engordaram com o regime militar. A questão indígena é deveras importante e que deve ser enfrentada de maneira séria, mas que também devemos sopesar no que diz respeito a preservação da soberania nacional, que não devemos olvidar pela ambição internacional desmedida. A região é uma fronteira agrícola, terra riquissima, e transformá-la em área de preservação indígena é questionável do ponto de vista econômico, além de se apresentar representando quase um quarto do território roraimense. É algo para se meditar, não ao ponto de se transformar notícia em crise.

Gustavo Pamplona (17/04/2008 - 17:09)
Olha, eu sou da seguinte opinião que todo povo índigena deveria ser banido, exterminado mesmo da face da terra, ou mesmo aquelas tribos africanas e asiáticas. Convenhamos... A Europa toda rica e poderosa tem este tipo de coisa em seus países. Não! O máximo que eles tem são pequenas comunidades (ou aldeias) mas de pessoas já totalmente civilizadas. Olhem os EUA, eles tem indígenas também, mas que diferença em relaçao aos do Brasil, os indígenas americanos são civilizados, usam roupas, não ficam empunhando arco e flecha e cometem canibalismos. É pessoal, tem algumas tribos brasileiras que praticam aquela atrocidade. Países "civilizados" não tem este tipo de gente. Se bem que eu não considero a Europa civilizada, volta e meia tem movimentos separatistas (Europa Oriental) não contando com terrorismo. O que eu proponho não é exterminar realmente... Mas dar um jeito de acabar com este tipo de pessoas no mundo, sei lá, educando-os e mostrando que eles não terão futuro. Será que existirão tribos brasileiras no ano 2108 por exemplo? Reservas índigenas tomam um espaço considerável de terra que poderia muito bem ser aproveitado para outros fins, como pesquisa, mineração e agricultura. A maior parte das pessoas pensa que a Amazônia é o pulmão do mundo. Bobagem, o que filtra o ar realmente são as algas marinhas. As plantas fazem apenas 5% disto. Derrubem a Amazônia! Desse jeito não haverá mais cobiça de outros países. E deixarão o Brasil em paz.

(17/04/2008 - 16:35)
"O risco é acontecer o mesmo que ocorreu em Kosovo. Um grupo de indígenas pode solicitar a separação política do Estado", isso apenas confirma a minha tese de que as Forças Armadas brasileiras atuais precisam ser sofrer uma total e completa reformulação.Estes senhores são fantasmas da guerra fria, mais que isso, são uma ameaça para a própria segurança nacional. Sem essa reformulação ninguém venha me falar em "reaparelhamento" ou investimentos nas FA's, pois seria um tiro no pé da sociedade civil.

mineira (17/04/2008 - 15:50)
Tenho lido com satisfação seu Blog...
Eita familia marinho, não aprende nunca...e a subserviencia é espantosa...os milicos babam, mas sair agora de "copa" e ainda ir lá pro fim do mundo, never.

Marcos (17/04/2008 - 15:41)
Azenha: nota 10, mais uma vez.

Raimundo Castro (17/04/2008 - 15:39)
É isso aí Azenha.
Aproveitando o gancho, vocês observaram no Bom dia(?) Brasil, de hoje, que, como é de costume, desta vez não mostrou a oposição (Arthur Virgílio e Agripino Maia)comentar sobre a decisão do Copom? Será porquê, heim? Simples, a Globo não quis expô-la, tendo em vista que a mesma, através do Virgílio e do Maia, apoiou a decisão do Copom.

Conceição Oliveira (17/04/2008 - 15:22)
Pois Azenha, neste episódio, a Globo e o restante da imprensa corporativa não está sozinha, dá só uma olhadinha nesta abordagem aqui: Sexta-feira, 11 de Abril de 2008
Pobre Roraima. Pobre Brasil - ATUALIZADO (11/04) http://blogdoalon.blogspot.com/2008/04/pobre-roraima-pobre-brasil-1104.html

Carlos Costa (17/04/2008 - 15:14)
Azenha. Desculpe-me, mas quando você fala sobre o perigo/risco e diz que é completamente fora de propósito, você, na verdade, está omitindo a sua opinião. Concordo com o viés propagandistico mas há fundamento no medo de grandes reservas perto de fronteiras. Para o poder mundial começar uma campanha mundial defendendo a criação de uma nação indígena não custa nada. Haja visto a quantidade de "defensores do Nepal" que surgiu agora tentando atacar a tocha olímpica em todo canto do mundo. Será mesmo que há tanta gente disposta, de graça, a se envolver em brigas/confusões para atacar uma tocha. Pura propaganda mundial a favor do Nepal e contra a China. E acredito que essa gente é paga para incitar. Imagine se não ocorreria algo do tipo para a criação de uma nação indígina. Acredito sim. Há o risco. E além do mais são reservas enormes. Duvido que aqueles índios sejam nômades. Com certeza nunca percorrerão toda a reserva. E ainda há denuncias sobre áreas onde não entram brasileiros, só extrangeiros de ONGs. Mas isso é outra história.

Patrick (17/04/2008 - 14:59)
O Estadão se descolou da manada e publicou informações sobre o assunto: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080413/not_imp156026,0.php



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design