João Aguiar (27/07/2008 - 21:53)
Simples, bródi, você define o que é importante ou deixa que a Veja defina por você, a pauta, imbecil, a pauta!
João Sebastião Bar (25/07/2008 - 14:04)
Caro Azenha: Li a entrevista do Luiz Werneck Vianna, embora ele tenha colocado questões importantes as serem discutidas, concordo com você, ele também esta sutilmente saindo pela tangente. Me pergunto porque? Porque agora nesse imbróglio Dantas-Ze-governo Lula, "Broi", "advogado Lubeca" &cia, esta claro, quase(?) que provado (a controvérsia) que "Lula e FHC ficou tudo a vê". Quando é perguntado: Como interpreta o comportamento do ministro Gilmar Mendes? responde:
"Interpreto bem. O papel da Suprema Corte é defender a Constituição, as liberdades individuais,...", ou seja, pouco importa que ele não defendeu a lei, mas sim atropelou a mesma, como disse diversos juristas, como Dalmo Dallari. Em outro momento, como se estivesse misturando na fala dele a escuta telefônica (devidamente autorizada pelo estado de direito) com os grampos telefônicos ilegais como os praticados pela turma do Dantas ("Uma outra questão vinculada a isso é a escuta telefônica. Estamos indo para um estado policial?"). Esta sim, ao tentar usar a dialética de esconder parte do todo, defendendo o pessoal que milita ou militou ao lado dele. Vejo fumaças da existência um certo acordo tácito entre os times que "Lula e FHC, tudo a vê". Isso pode ser um sinal que vamos continuar sem projeto de país por um bom tempo ainda. Vejo também que a ficha do Ciro Gomes cresceu. E se pegar fogo (esta mais para pano quente), a da Heloisa Helena. Sds, JSB.
Haroldo Ribeiro Gomes (24/07/2008 - 23:35)
Só pra não esquecermos. O Dantas está sendo investigado tbm viu?
Temos que lembrar de vez ou outra, pois o PIG, esqueceu.
(24/07/2008 - 22:39)
"Meu problema em relação a tudo é essa sucessão de intervenções espetaculosas da Polícia Federal, a mobilização da mídia, do Ministério Público, do Judiciário e da opinião pública para esses fatos. As questões centrais não são essas."
Aiai se o "F"aoro lesse isso.
victor coelho (24/07/2008 - 21:48)
Acho que autor erra e acerta: erra ao pesar os termos com relação à intituições que tem justamente a função de faze o que estão fazendo. Precisamos de um MP e de uma PF atuantes, apesar dos problemas que se podem apontar. Mas é claro que os agentes destas instituições não estão livres de messianismo ou mesmo de parcialidade conservadora. Acho que o problema real que o W. Vianna aponta, preocupante, é o seqüestro da política pela "polícia", mas feito pela imprensa. Isto aconteceu no passado: as mobilizações populares e das organizaçoes sindicais e de esquerda, espécie de motor da política, sempre foram absorvidas pelos noticiários criminais, mediante a tautologia "mobilização popular = desordem = comunismo = mal", para resumir. Não há como negar o peso que o noticiário vem dando para os crimes e delitos cometidos no âmbito da política e da administração, o dois pesos e duas medidas (e não sou lulista/petista), e a atual nova onda (que percebo se iniciando) de criminalização do MST, com a ajuda de alguns promotores conservadores.
JOSE LUIZ COUTO (24/07/2008 - 19:46)
SABE, AZENHA: ASSISTINDO AO SPTV AGORA A NOITE, VENDO O GOVERNADOR JOSÉ SERRA SORRIR AO LADO DE CRIANCINHAS, ME PERGUNTEI: QUEM DECIDIU DECIDIR QUE JOSÉ SERRA É CANDIDATO A PRESIDENTE?
epimpampleriopamplona (24/07/2008 - 17:20)
Tinha alguma coisa importante no texto?
Gastei meu tempo.
Brabo.
PEDRO AUGUSTO RODRIGUES DA COSTA (24/07/2008 - 17:17)
ESTE SENHOR É DA MESMA CLASSE DE INTELECTUAIS QUE SÃO CONTRA O SISTEMA DE COTAS NAS UNIVERSIDADES.
SÓ ELES PODEM TER O SABER,O CONHECIMENTO E O PODER A CLASSE TRABALHADORA ELES QUEREM COMO SEMPRE,DESDE DOP DESCOBRIMENTO,SENDO OPRIMIDA.
Alexandre Carlos Aguiar (24/07/2008 - 16:39)
O que me surpreende é a dissimulação. É óbvio que uma parte da imprensa, o chamado PIG, quer colocar no colo do governo essa bomba do Dantas e livrar os seus. Mas da parte do governo, não se vê muito empenho em desarmar este artefato, e também querem livrar os seus. E ainda estão culpando a PF por estar fazendo o seu papel, ou o Protógenes por ter levantado o tapete. Os defensores da oposição, por incrível que pareça, estão até quietinhos. Ainda não convocaram uma CPI. Claro, estão atolados até o pescoço nessa m... Mas os defensores do governo estão se tratando por coitadinhos: "Oh, fomos vítimas de mais uma armação, que desgraça, ó dia, ó azar". Parece aquele personagem do desenho, a hiena Hardi. Que coitadinhos que nada! Venham a público e digam: "estes estão envolvidos com o Dantas". E fim de papo. E alguém tem a cara de pau de dizer que o presidente quiz salvar os poderes. Parem o ônibus! Quero descer!
Miguel do Rosário (24/07/2008 - 16:04)
Peraí, Azenha. Você escreveu isso?
"O que me parece haver, neste momento, é a mobilização de intelectuais tidos como "progressistas" para justificar o injustificável: o envolvimento de gente ligada ao governo Lula com um grupo econômico acusado, pela Polícia Federal, de agir como uma quadrilha.
É como se dissessem: "O essencial é que o Lula está distribuindo renda. Se roubar, faz parte do sistema".
Estamos falando de um grupo econômico que tentou comprar um delegado federal, que monitorou outro, que tem ramificações na mídia e contratou gente importante para agir em seu nome."
Pô, um cara isolado fala uma merda e você generaliza para todos os "intelectuais progressistas", e ainda chega à conclusão que se trata de um raciocínio para justificar a corrupção no governo Lula?
O que eu venho escrevendo, desde 2003, é o seguinte. Corrupção existe em qualquer governo. A diferença é que uns a combatem, outros não. Pense nisso.
Cesar Rocha (24/07/2008 - 15:35)
Essas opiniões do professor Luiz Werneck Vianna expressão a PERDA da função social dos "intelectuais" na sociedade brasileira. Ninguém mais os ouvem, nem mesmos seus alunos na Academia...Não são mais FORMADORES e referencias. A depauperação da Universidade é sim uma das faces da herança tucana. Muitos intelectuais (ex-marxistas e/ou ex-progressivas) viram amigos do Principe e "esqueceram o que escreveram". E a "razão crítica", outrora a grande "rationale", agora é a RAZÃO CÍNICA. A "lei de Gerson" tornou-se uma instituição política no Brasil, certo?
Maria Izabel L. Silva (24/07/2008 - 14:44)
Luiz Azenha. Eu de novo. Não costumo voltar mas, dessa vez, é irresistével. Li todos os comentários. A maioria quer mais sangue. Não vejo como. Só fazendo uma transfusão. O governo esta com as entranhas expostas, abertas. E sangra, copiosamente, há cinco anos. Você já viu isso alguma vez nos seus quarenta e tantos anos de vida??? Já viu uma coisa dessas ???O PT, partido de meninos esperançosos, desafiadores e voluntariosos, foi obrigado a envelhecer tão rapidamente, que nem deu tempo de amadurecer.Passamos da esperança ao pragmatismo cínico com a velocidade da luz...O professor Luiz Werneck não é tonto! E sempre foi iconoclasta. Se o nosso horizonte e a nossa esperança é a PF, então estamos ferrados. Ferrados mesmo...
Alexandre Carlos Aguiar (24/07/2008 - 14:06)
O ponto a ser discutido é: não existe nada de fascista em a polícia prender bandidos, ou seja, retirar da sociedade quem burla a lei. Tampouco levá-lo a um camburão, ou por-lhe algemas. É o rito e cumpra-se. Não saia da linha, que você não será preso. Minha única indignação em toda essa história foi a atuação do presidente. Sua biografia, suas aspirações, os ideais canalizados em sua figura me levaram a crer, não numa "limpeza total" da corrupção, isso leva mais tempo e requer outras iniciativas, mas uma postura mais firme, digna, enérgica, de respaldo à instituição. Dantas não roubou um potimho de manteiga, mas surrupiou os sonhos de uma nação. Enquanto Lula não tomar as medidas que devem ser tomadas, será conhecido pelo epíteto dado por Paulo Henrique Amorim: o presidente que tem medo.
Regis (24/07/2008 - 14:00)
Assaltante do presidente do STF continua preso
Mesmo sendo réu primário, ele não teve a mesma sorte do banqueiro Daniel Dantas, preso pela PF na Operação Satiagraha, sob acusação de esquema de lavagem de dinheiro
O Povo - Fortaleza
16/07/2008 09:26
Jéfferson Hermínio Moreira (18), indiciado por tentativa de roubo ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, continua preso na Casa de Custódia de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). Mesmo sendo réu primário, não teve a mesma sorte do banqueiro Daniel Dantas, preso pela Polícia Federal na Operação Satiagraha, sob acusação de esquema de lavagem de dinheiro.
Dantas teve direito a ser posto em liberdade por duas vezes por decisão de Gilmar Mendes. Jéfferson tem advogado, mas a lentidão da Justiça no caso atrapalha. Ele está completando, nesta quarta-feira, 17 dias de prisão. Jéfferson tentou roubar, no último dia 29, o cordão de ouro do presidente do STF, Gilmar Mendes, em pleno calçadão da avenida Beira Mar. Acabou dominado por seguranças à paisana do ministro.
Na ocasião, ele foi levado para o 2º Distrito Policial, depois transferido para a Delegacia de apoio ao Turista e, em seguida, levado para a Delegacia de Capturas. Agora, está na Casa de Custódia de Caucaia. No inquérito, feito pela Delegacia de Apoio ao Turista e já entregue à justiça, o rapaz está sendo acusado de roubo qualificado, pois estaria com um comparsa, que não foi preso nem identificado. Advogados consultados dizem que uma pessoa só deve esperar julgamento na prisão quando sua liberdade representa uma ameaça à ordem pública, quando pode ocultar provas ou ameaça fugir.
http://www.opovo.com.br/brasil/804637.html
alex severianni (24/07/2008 - 13:38)
JUÍZES PEDEM VETO A BLINDAGEM DE ADVOGADO
A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e o Ministério Público querem que o Presidente Lula vete o projeto de lei que trata os escritórios dos advogados como espaços invioláveis, livres de investigações policiais. Computadores, telefones e documentos em poder dos advogados também são classificados como objetos invioláveis. O projeto está na mesa da Presidência, à espera da sanção, desde terça-feira.
A nota técnica que as entidades representantes da magistratura e dos procuradores encaminharão a Lula afirma que a "imunidade" prevista no projeto é inconstitucional. O argumento do presidente da Ajufe, Fernando Mattos, é que a inviolabilidade dos escritórios de advogados supera o resguardo previsto pela Constituição para a moradia do cidadão...
íntegra:
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/
Mariana Martins (24/07/2008 - 13:30)
Azanha,
Nossa burguesia é muito mais integralista. Fascismo,racismo e nazismo, formam a base do integralismo nacional. Nossa classe média é inculta e se transformou em estação repetidora de alguns integralistas tupiniquins, donos de jornais;
Antonio Miguel (24/07/2008 - 12:11)
Brihante defesa dos pecadinhos da elite dominante. Esse professor poderia se apresentar como testemunha de defesa de Daniel Dantas e seu conlúio em algum possível processo que estes venham a responder ( se é que haverá algum). O ministro do STF (Supremo Tribunal das Facilidades), rotulou a PF de gângsteres. Essa oitava maravilha do mundo antigo vem falar em fascismo. Tudo porque se escancara um pouco da nobre podridão. Seguindo a lógica dessa assumidade, vamos concluir que o médico nao deve se esforçar em salvar o paciente. Um dia ele vai morrer mesmo.
Luiz Carlos Azenha (24/07/2008 - 10:54)
Leider, tem uma coisa que assusta quem é mais velho (de cabeça) e não está acostumado com a internet: a diversidade de opiniões. Logo partem para dizer que se trata de uma "turba fascista". Mas quem se dá ao trabalho de ler os comentários percebe que eles acabam aperfeiçoando o texto publicado. É uma espécie de pós-edição. Só que sujeita o autor (neste caso o Werneck) a críticas às quais ele não está necessariamente acostumado. E quem não consegue lidar com a idéia de ser criticado em público (essência da internet "moderna") estranha.
Marcelo Conti (24/07/2008 - 10:44)
Caros, fiz um ano de jornalismo, em 1999. Aquilo para mim foi uma grande aula de vida. Havia ali muitos "filhinhos de papai", que trocavam as aulas pelo boteco ou pela maconha. Havia um advogado fazendo o curso. O rapaz, nos trabalhos em grupo, apenas dava as ordens e nada fazia. Colocava em seus anúncios: "Advogado e Jornalista", sendo apenas primeiro-anista... uma moça, filha de empresário, disse que "faria qualquer coisa" por uma boa matéria... dos 80 alunos, apenas uns 20 tinham boas capacidades morais e intelectuais para a função. O que quero dizer é que muitos desses se formam e, quando precisarem de ajuda, não faltarão intelectuais, sociólogos, antropólogos e principalmente magistrados, que lhes darão guarida. Essa classe média alta é problemática e nobre representante dos tartufos!
Marcelinho (24/07/2008 - 10:21)
FONTE DA MATÉRIA.
http://jc.uol.com.br/2008/07/24/not_174762.php
COMPLETA
Casa (24/07/2008 - 10:03)
Só estes dois,consegüem crescer mais que os juros ou a divida interna.
www.la Republica.it.
Ronnie e Dinho, pance che ballano.
Un cartoon brasiliano ironizza sui due campioni del Milan. E "La Bamba" diventa "La panza"
Marcelo Conti (24/07/2008 - 10:02)
Essa do gado foi sensacional... essas ironias dos discípulos de Kamel (os netos da ditadura), são fraquinhas, se comparadas às dos filhotes da ditadura...
Errico (24/07/2008 - 10:01)
"Mort aux Voleurs"
Marcelo Conti (24/07/2008 - 09:33)
Falando em fascismo e fascistas, por favor, Azenha, tire logo a fotografia (canto direito inferior - o lado foi escolhido de propósito, né???) daquele sujeito de sua página principal... causa-me asco!!!
Felipe Guerra (24/07/2008 - 09:23)
E como será que anda Marilena Chauí?
Gostaria de ler uma entrevista com ela...
Teo Ponciano (24/07/2008 - 09:06)
Incrível só ver "espetacularização" quando se prende bacana. Este Wernek e muitos outros não vê "espetacularização" quando a polícia invade favela. Para mim é um destes "intelectuais" a favor das elites. O que tem que ser dito com todas as letras é o que é e o que não é crime. Uma vez dito isto prender o infrator quer more na favela ou numa cobertura. Concordar com o comportamento do Gilmar Mendes então é lamentável, porque se não há crime na emissão do segundo HC a Dantas (eu mão confio mais no supremo), fica no mínimo patente o viés elitista nesse procedimento. Ou temos uma lei e um padrão jurídico IGUAL para todos os brasileiros ou nos "locupletemos todos". É a mesma elite hipócrita de sempre.
carlinhos medeiros (24/07/2008 - 05:11)
Caro Azenha;
Tenho grande admiração por você, pelo seu trabalho e concordo quando diz que, "ladrão de dinheiro público tem que ir pra cadeia", seja de direita, centro ou esquerda. Mas, me admira o fato de você, que sempre zelou pela ética no jornalismo e combate o PIG, ter publicado em seu conceituado blog matéria da Época sobre a participação do Greenghalg no esquema DD cobrando propinas da ordem de 260 milhões para usar nas campanhas eleitorais, sem mostrar a transcrição do diálogo. Bola de cristal? Cadê a prova? Mesmo que houvessem provas eu exitaria em publicar na bodega visto que, se num vídeo é possível fazer mágica imagine em impressos.
Horacio M. Pires (24/07/2008 - 01:17)
Esses comentários/entrevistas, é o mesmo lero-lero 'rolando o verbo' que ouço nos últimos 27 anos. Ainda que tudo estivesse perfeito historica/socialmente, ruiria´só por um fato, qual seja: O Supremo/Gilmar tá certo? (Jesus Ajude).Esse papo furado de que a sociedade não está discutindo politica? Pergunto: nem a que se manifesta aqui? (filhotes de cruz/credo que é isso?). Reduzir tudo a uma questão policial? É evidente que sim? Usou mal a política ou os políticos em benefício próprio - CANA, sim senhor. Tem outra, esses Sociologos são UM SACO MESMO! Não dá para entender o que se passa na cabeça deles não. Não me fale do Grande Sociologo FHC vai de retro cruz/credo. Horácio M. Pires - Sociologo (FESP).
flora (24/07/2008 - 00:53)
Não sei se li mal, mas me pareceu que quando o professor se refere à sociedade deveria se referir à mídia, que não representa a sociedade. Se ele achar que a mídia deveria dar mais destaque ou se mobilizar em torno do que é realmente importante, como por exemplo, a reforma agrária, eu concordaria com ele, mas não é o que ele fala.
Toda sociedade organizada é pré-fascista. Tem outro jeito?
Por mais habilidoso e empreendedor que seja, gostaria de saber a origem da fortuna do Sr.Eike Batista, que não é pequena. E a do pai dele. Pode ser legal, mas será que a lei que permitiu isso é "legal" ou deve ser mudada? Não é possível aprimorar os regimes democráticos?
E seja em que regime for, ou de que partido for, quem rouba dinheiro público, tem que devolver, e ir para a cadeia. Quem rouba muito, é mais perigoso ainda, pelo poder de corrupção. E talvez por isso seja necessário, o alarde. Se a polícia está errada, que se puna a polícia... mas aí será que ficamos ainda mais fascistas?
Leider Lincoln (23/07/2008 - 23:08)
Faz sentido. Vou opinar melhor quaado digerir o post e os comentários. Fala sério, né, Azenha: aqui e no Nassif estão os melhores e mais bem qualificados (ou não) comentadores da blogosfera brasileira...
Pedro Ayres (23/07/2008 - 22:16)
Caro Azenha, creio que antes de realizarmos zangadas críticas à análise do Werneck, temos que fazer exatamente o que ele não quer que se faça: a discussão sobre o neoliberalismo. É claro que todos nós sabemos que a corrupção teve início no momento em que alguém fez a primeira troca com mais vantagem que o normal e deu começo ao processo de acumulação de capital. Entretanto, com o correr dos tempos, até para que essa acumulação não não atingisse graus predatórios nocivos ao próprio sistema, foi criado o Estado e
suas consequentes normas jurídicas, d'onde se conclui que embora a corrupção seja inerente ao sistema capitalista, deixá-la livre e sem freios é ameaçar ao próprio sistema. Assim, querer a punição de todas as essas figuras é uma atitude legítima e normal do ponto de vista econômico. Mais sério e grave do que esse tipo de "relativismo" do Werneck, é o fato de ninguém desejar discutir as origens de todo esse processo, que foram as privatizações e os princípios de economia política instaurados por Fernando Collor e assumidos e continuados por FHC.
A questão ética é fundamental e necessária para que qualquer nação adquira identidade e personalidade. Logo, por mais que se possa alegar a compreensão de um fato ou dos motivos que o determinaram, quando a questão envolve o país e seus interesses, mais do que nunca, é preciso ter os valores éticos como referência e padrão de conduta.
Como o Werneck também conhece História, ele sabe que os regimes fascistas , nazistas e ditaduras(declaradas ou disfarçadas) foram bastante generosos e propícios ao doce crescimento da corrupção. Uma ligeira investigação prova isso. Bem ao contrário da incrível afirmação que vê a vontade popular de exigir punição como um sinal de fascismo e que o uso de algemas em ricos seja uma ameaça a democracia. A verdadeira ameaça à democracia está quando se começa a dizer que a lei deve e pode ser relativizada e que existem pessoas merecedoras de privilégios, mesmo que isso viole o preceito constitucional da igualdade perante a lei.
Gérson (23/07/2008 - 22:09)
Resumindo Azenha, eles (corruptos e corruptores) tiram proveito do sistema.
Luiz Carlos Azenha (23/07/2008 - 21:51)
Assim sendo, como pretendemos contextualizar o corrupto, ele tira proveito: da Justiça que não pune, da polícia que não prende, da necessidade de dinheiro nas campanhas políticas, do caixa dois...
Laércio Nunes (23/07/2008 - 21:31)
Eu gostei e concordo com muito que o entrevistado disse.
Fernando R. Rodrigues (23/07/2008 - 20:58)
Para o professor Luiz Werneck Vianna o capitalismo e a política passam longe da moral média. Não fui e não gostaria de ser aluno desse mau professor.
Francisco Pereira Neto (23/07/2008 - 20:52)
Eu tenho comigo uma definição que foi se formando com o tempo desde quando me conheço como ser politizado. No Brasil ou talvez em muitos outros países ninguém consegue ficar rico se não for por meios ilícitos, roubando, passando a perna nos outros. Pessoas dignas não ficam ricas. Até acho que esta condição (ficar rico) é indissociável da personalidade das pessoas que classifico como uma deformação patológica. Os grandes gênios da humanidade que trouxeram bem estar para as pessoas com suas criações, que eu saiba nunca ficaram ricos. Agora milionários sempre deixem suspeitas de enriquecimento ilícito. Hoje em dia, o que mais se vê, são notícias de indivíduos se locupletando com a banda podre dos poderes constituídos da nação. Já comentei que testemunhei - sem surpresa nenhuma - políticos falando das emendas e projetos parlamentares que são aprovados e cuja verba tem um percentual (20%) de "comissão" para o parlamentar autor da emenda. Desminta quem tiver coragem. Então o entrevistado vem dizer que isso faz parte do capitalismo e dá a entender que não tem muito o que se fazer? É claro que tem. Cadeia para esses vagabundos e parasitas. Isso para mim é conformismo. A sociedade tem que ser sempre inconformada. Parece que as coisas começam a tomar outros rumos.
Maurício Gil - Floripa (SC) (23/07/2008 - 20:32)
Concordo com você, Azenha; porém não nos esqueçamos das peripécias de DD et caterva durante o governo tucano. O que se vê hoje na mídia é o total diversionismo, tirando o foco das acusações e mirando somente as ligações dele com gente do atual governo. Fica parecendo, ao lermos os jornalões, que DD é cria do PT, que ele apareceu no cenário político-econômico somente agora, quando qualquer pessoa medianamente informada sabe que foi ali, precisamente ali, na privataria tucano-pefelista do governo FHC, a origem do Opportunity/Daniel Dantas.
Não nos enganemos: isso faz parte da estratégia do grupo DD e da grande mídia conivente.
Luiz Carlos Azenha (23/07/2008 - 20:12)
Eu não estou aqui para filiar ou desfiliar gente. Acho que todos são bem crescidos para ter opinião própria e considerar a alheia. Ou mudar de opinião. Ninguém aqui, presumo, é gado.
Fernando (23/07/2008 - 20:08)
Pô, nas duas últimas semanas já me filiei e desfiliei do PT umas oito vezes! Cada vez que entro no Vi o Mundo tenho uma impressão diferente do governo Lula. Por esse texto quero ver o presidente apodrecendo na cadeia, aí me desfilio do partido. Amanhã vai estar escrito que a culpa é do PIG e do PSDB, que o Lula é um santo, aí me filio novamente ao PT. Todas essas hipóteses sendo testadas estão me deixando confuso!
Roger (23/07/2008 - 19:55)
Lendo esta reportagem lembrei de uma outra reportagem que psssou no Fantástico, em que se discutia a crueldade dos rodeios, e um pesquisador da UNESP foi questionado sobre sua importante pesquisa sobre o assunto que tratva justamente da situação do probre animal que tinha se saco escrotal amarrado, e apesquisa do Sr. pesquisador foi que o bicho não pulava de dor mas sim por sentir cócegas. Com isso e com a entrevista do prof° do IUPERJ só posso concluir que nesse (i)mundão capitalista/canalha cada um defende o seu nem que pra iso tenha de chamar o restante de ignorante, gentalha analfabeta, e o zépeople que volte pra labuta ou vai pro pelourinho. Logo creio eu que teremos de passar por outra vacinação obrigatória, e nem vão nos explicar pra que serve a vacina, e que não quiser vai passear no camburão da guarda nacional.
Ney (23/07/2008 - 19:40)
O fato de se achar ou supor que a corrupção é intrisceca ao capitalismo não implica necessariamente que não haja preocupação da esquerda que professa essa opinião de que corruptos tenham de ir para a cadeia.
Carlos Pepezlegal (23/07/2008 - 19:31)
Azenha .. só gostaria de entender como a PF grampeou o SKYPE . Isso sim é assustador, se voce imaginar o caminho que eles tiveram que fazer .. concorda .. ??
Hugo Albuquerque (23/07/2008 - 19:17)
Entrevista ridícula. Aliás, pior do que aquilo que aconteceu só mesmo comentários, textos, entrevistas sobre o assunto. Fazia tempo que eu não lia tanta besteira na minha vida em tão curto espaço de tempo e olha que eu moro em Pindorama, onde a concorrência nesse assunto é alta. Peloamordedeus, p!##*, será que vão mesmo condenar o Protógenes e o De Sanctis por terem, apenas, feito o trabalho deles? Será que vão erguer uma estátua mesmo pro DD? Será que o Gilmar vai ganhar algum Nobel? Não sei, mas a julgar pelos textos que eu ando lendo as coisas estão indo pra esse caminho...
george abreu (23/07/2008 - 19:01)
Parece-nos que a elite, branca e rica, realmente se viu agredida, com as algemas e com as imagens. No entanto é aceito as algemas para os negros e os pobres. Desta forma para ela é aceitavel que um Juiz possa se manifestar apaixonadamente quebrando as regras instituicionais. Temos, nos pobres, que aceitar e nos conformar.
Haroldo Ribeiro Gomes (23/07/2008 - 18:57)
*** NÃO CONCORDO ***
1 - Luiz Werneck confunde banqueiro fora-da-lei, crápula, comprador de delegado, intimidadoe de juizes e assassino de reputação com empresário audacioso e oportunista;
2 - Ao falar do Gilmar Mendes não
3 - A questão agrária, políticas sociais e outros temas, estão sendo cada vez mais discutidos e não acho que a discussão de um tema afeta a discussão de outro. O que afeta a discussão de um tema é a mudança do foco na discussão. Por exemplo, jogar a culpa no juiz e no delegado, afeta a discussão da corrupção nos aparelhos públicos;
4 - Ele viu o filme do Batman e tava doido pra colocar o personagem em algum comentário, mas foi infeliz ao comparar o Batman com a polícia federal. Ao comparar nossa Polícia Federal com algum pesonagem / corporação do filme "Batman - O Cavaleiro das Trevas", só cabe comparação com a própria polícia do filme. É o exemplo perfeito. Metade da polícia e 01 (um) juiz querendo fazer a coisa certa, e a outra metade da polícia entregando o ouro pro bandido;
5 - A salavação de todos não depende somente da punição dos corruptos. Mas a salvação nas nvas gerações depende dos exemplos que damos hoje. Se o cara rouba e se dá bem, que lição estamos passando para os futuros cidadãos, empresários, economistas, políticos?;
*** CONCORDO E DISCORO DE MAIS COISAS QUE ELE ESCREVEU, MAS ENCERRO MEU COMENTÁRIO POR AQUI, AO MENOS POR HOJE.
Maria Izabel L. Silva (23/07/2008 - 18:52)
Ok Luiz Azenha. Você não concorda com o Luiz Werneck Vianna. Até ai eu entendo. Mas você conhece muito bem as credenciais desse homem. Deve saber que ele não é um simples intelectual tido como progressista para justificar o injustificável. De qualquer forma, obrigada por diponibilizar a entrevista. Uma pérola. Sou fã do homem mas sou ruim de internet. Jamais a teria encontrado se não fosse no seu site. Quando Luiz Werneck Vianna compara a PF a um "Batman institucional", de caráter messianico, salvacionista e apolítico, e quando aponta para os riscos de uma fascistização, é melhor parar para pensar e refletir. É grave. É muito grave a sociedade apostar todas as suas fichas em instituições que se apresentam como sentinelas da moralidade e da virtude. A PF não é tão virtuosa assim. É cheia de contradições e de problemas, como qualquer outra instituição. Como o Congresso por exemplo... penso que o professor foi muito corajoso em suas colocações. Esta na contramão de tudo.Mas traz aspectos importantes prá gente meditar e pensar.
Batman, o Cavaleiro das Trevas (23/07/2008 - 18:46)
Oras, o tal professor poderia ter razão em achar um absurdo essa espetacularização e "perseguição" aos crimes da elite branca SE houvesse anteriormente uma política de combate a essa corrupção. É uma novidade jornalistica, é, como diria no jargão jornalístico, o carteiro mordendo o cachorro.
Agora, o foco messiânico, fascista, moralista e justiceiro não vem da classe média não, Vem dos grandes veículos de comunicação. Diz no texto dele que a Polícia Federal poderia prender o "capitalismo", isso é que seria realmente espetacular. Ao menos uma discussão mínima do sistema seria necessário.
De qualquer forma esse trecho do texto dele é realmente intrigante: "Até agora as únicas coisas concretas pelas quais ele pode ser pego são o suborno ao policial e seu problema com o Imposto de Renda. Esse é o capitalismo operando" Pode ter sido um erro na colocação das frases, mas se não for... se o capitalismo opera com suborno às autoridades e sonegação de imposto, quero sim que se acabe com esse sistema.
Este texto ou é Muito bla bla bla teórico para defender o Dantas. OU então um texto sério para colocar novas perspectivas de luta política. Tudo depende da intenção do autor na frase acima.
josé (23/07/2008 - 18:22)
Com este palavreado enrolado, este Professor pareçe preso a uma ideologia, não sei qual. passou a impressão de que combater a corrupção, que existe e existiu em todos os regimes surgidos na Terra, não é racional.
Ulisses Simon (23/07/2008 - 18:18)
O que esperar de um sociologo formado na mesma universidade do FHC?
paulo rafael pizarro (23/07/2008 - 17:45)
lastimável!
A um certo tempo não perrco meu tempo com a OAB. Só defende seus interesses corporativistas. O país dos advogados de primeira hora. É como a Igreja que mais parece partido político.