Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha
Não dá pra mostrar tudo na tv.
Home Receba as últimas notícias via RSS [ Leia + ] Fale Comigo
Opinião Utilidades

UMA "FISHING EXPEDITION" PAGA COM DINHEIRO PÚBLICO

Atualizado em 07 de agosto de 2008 às 12:25 | Publicado em 06 de agosto de 2008 às 22:42

Hoje o Congresso mandou um recado aos jovens juízes, procuradores e delegados encarregados de fazer cumprir a lei no Brasil.

"Olha só o que pode acontecer com você".

Não importa que a convocação tenha partido do deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ).

Importa o papel que a instituição desempenhou.

E o Congresso brasileiro, hoje, concorreu para o constrangimento de um funcionário público de carreira que, ao que me consta, não é acusado de crime algum.

O teatro - do absurdo, obsceno, chamem do que quiserem - teve os seguintes ingredientes:

1) Quase todas as perguntas feitas ao delegado não diziam respeito ao tema que é foco da CPI: grampos, legais ou ilegais.

2) Durante uma discussão entre deputados um deles acusou colegas de não aparecerem na CPI, sugerindo que alguns estavam ali em busca dos holofotes.

3) Os deputados sabiam que o delegado não podia falar sobre o inquérito, sob segredo de Justiça. Ainda assim, muitos deles fizeram perguntas que sabiam, de antemão, que o delegado não poderia responder. Foi para tirar uma casquinha e aparecer na TV? Ou foi uma "fishing expedition"?

Fishing expedition significa, literalmente, "expedição de pesca".

É a manobra através da qual se testa o adversário, se manda sinais que só o adversário é capaz de entender, se confirma alguma informação.

Foi o que fez o deputado Arnaldo Faria de Sá, por exemplo, ao sugerir que o delegado tinha promovido uma "armação" para flagrar o suborno de um colega.

E ao perguntar, cinicamente, se de fato o delegado estava ali como "testemunha".

Deixou implícito, presumo, que o delegado poderá ser arrastado de novo, da próxima vez como réu.

Nunca vi um agente do FBI, da DEA ou do Serviço Secreto americano, depois de uma operação policial aparentemente bem sucedida, ser arrastado para o Congresso americano para ser constrangido.

O Brasil não perde a sua capacidade de se superar.

 PS: A convocação do delegado, do juiz e do banqueiro para depor na CPI foi do deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR)

 


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
César (07/08/2008 - 22:34)
É esta mídia atrelada ao Dantas que justificam a existência de uma CPI inócua, pois, sobre os grampos autorizados não se tem o que discutir. É uma CPI que instrumentaliza a desinformação. Para isso, não é preciso de CPI, só é assistir qualquer telejornal das tv's abertas e seus formadores de opnião (quanta ignorância). www.filoczar.blogspot.com

João Pires (07/08/2008 - 19:16)
Eu assisti parte do "teatro" armado por parte de alguns deputados da CPI DO GRAMPO. É lastimável que não tenham aproveitado a oportunidade para valorizar o trabalho do Delegado, mas não, preocupavam-se apenas em saber se não tinha feito escuta ilegal, quem era grampeado, etc. Primeiro não deveria nem ser convocado pois todos sabiam que o delegado não poderia falar sobre a operação. Segundo, onde estão "aqueles" dignissimos deputados e senadores (da oposição e do governo)que defendiam as ações da PF. Acho estranho o silencio de muitos congressistas. Dá a entender que tem muita gente com o rabo preso. E aí chamam o delegado para ficar 7 horas para fazerem o papel perante a midia. É lastimável o que acontece com o congresso.

Radamés Silva (07/08/2008 - 18:35)
Assisti a um pequeno trecho da tal CPI na TV Câmara, nos momentos próximos ao que o deputado Gustavo Fruet fez seus questionamentos. Em minha opinião, o delegado Protógenes ao invés de ser tratado como um corajoso lutador contra crimes financeiros, ele foi tratado pelos deputados como se houvesse cometido terríveis arbitrariedades, e parecia que ele havia sido convocado para dar informações sigilosas da Operação Satiagraha, queriam a todo custo que ele declarasse quem mais estava sendo investigado, e decepcionados pelas negativas do delegado, os deputados Marcelo Itagiba e Gustavo Fruet, desrespeitando totalmente o ritual parlamentar, ficaram conversando como proceder em novas convocações para se conseguir dados sigilosos aproveitando-se dos poderes atribuídos aos membros das CPI"s.

Marcio Gaspar (07/08/2008 - 18:23)
No Brasil estah institucionalizando uma mafia da corrupcao, e acredito que serah legitimada implicitamente com a criacao de leis para blindar a mafia contra a investigacao policial de combate a corrupcao, digo aquela corrupcao das grandes corporacoes, envolvidas nas privatizacoes, licitacoes, superfaturamentos etc. No comgresso, judiciario e na midia ha varios aliados dos mafiosos com titulos de doutores e que tomam champanhes e vinhos importados. Isso ja sabiamos, que os mafiosos tem aliados no comgresso, mas o triste disso tudo eh ver a defesa escancarada dos mafiosos. Estao achando que a populacao eh trouxa, apresentam toda essa empulhacao juridica em nome da defesa dos direitos, um enroles juridico para quem eh trouxa. Falam em Estado policial, estao querendo enganar quem? Tudo, pelo que eu ouvi dizer e li, sobre as investigacoes foram autorizados por um juiz, entao, aonde estah o Estado policial? Na verdade o que estah se criando eh um Estado corrupto.

Maria Izabel L. Silva (07/08/2008 - 18:01)
Sr. "Protogenes Somos Nós". Concordo com você. Assim como não se conhecem ex-homossexuais, também não se conhecem "ex-petistas", por que os verdadeiros, nunca confessam. E se confessam, não passam de criptopetistas, ressentidos ou emburrados. Quem diz que vai deixar de votar no PT é por que nunca votou mesmo.O PT é uma cachaça, é um vício, uma doença crônica e congenita, uma tatuagem, fica entranhado e não sai ... Mudando de assunto, nunca pensei na minha vida que iria ver um delegado da famigerada Policia Federal virar heroi ... Quando eu tinha 20 anos (isso já faz algum tempo), Policia Federal era sinonimo de tudo de ruim por causa da ditadura militar. Agora, é salvação da lavoura ... Desejo o melhor para o Dr. Protogenes e que seja um vitorioso... Mas em relação à PF, fico devendo.

Luiz Carlos Azenha (07/08/2008 - 17:08)
Lídio, uma pessoa gravar um telefonema dela é legal (grampo é só quando os dois não sabem que está sendo gravado). A câmera escondida pode até não ofender a ética, mas não é ilegal.

waldemar junior (07/08/2008 - 17:03)
Estava na hora de se organizar um grande movimento neste país para se demonstrar que existem pessoas que não suportam mais esta farsa promovida por esta grande máfia que envolve governo, oposição e mídia. Talvez uma grande passeata na paulista, sei lá o quê. A mídia que ainda não se corrompeu bem que podia dar este ponta-pé e organizar este movimento .

Santiago Doros (07/08/2008 - 16:45)
O delegado Protógenes deus mais um pontapezinho de ajuda ao congresso em sua inflexão esgotal.O Tagiba incitou os "nobres pares" a coagirem o delegado para reunião "secreta", intimidatória, com certeza. Mas delegado resistiu: "não, é melhor a sessão assim mesmo, pública, televisionada, que todo mundo vê".O parlamento pediu um voto de confiança ao delegado, quando um deputado o indagou se ele não confiava na casa. O silêncio do delegado foi como um coice num congresso que já de muito se combali num esgoto coli-fecal formidável.

Carlos Rodrigo Silva (07/08/2008 - 16:36)
Engraçado, é a CPI sobre escutas ilegais, mas não houve uma pergunta sequer sobre a metodologia utilizada pela PF nas investigações (quando máximo foi o Protógenes que tocou no assunto). Para que essa convocação então? Para atender aos interesses dos advogados de Dantas. É incrível como se desvia o foco e se invertem papéis e valores na maior cara de pau. No entanto, o Protógenes demostrou a sua inteligência, está muito acostumado a lidar em interrogatórios com gente da pior espécie em matéria de cinismo e mentiras. Não só não caiu na arapuca, como em certos momentos percebi que estava até "tirando uma" da cara dos nobres parlamentares.

Protógenes Somos Nós (07/08/2008 - 16:28)
Pessoal e Azenha, cuidado com os comentários de pseudo-travestidos de "ex-militantes do PT", "sempre votei no PT", etc. Não existe isso...Os caras são uns otários se acham ou pensam que alguem acredita em sua propaganda ideológica de "infiltrados". Acabou, essa prática não se usa mais desde os tempos das assambléias de Universidades, na época da ditadura.

Marco Antônio Leite (07/08/2008 - 16:22)
O delegado Protógenes bem que merece ganhar uma medalha de ouro haja vista ser um profissional de primeira qualidade. Em contrapartida, os parlamentares merecem ganhar medalha de latão acompanhada de uma fita preta indicando luto nacional pela morte da democracia. O Brasil é um país diferente dos demais, o mocinho presta bons serviços à nação através de enquadrar e prender os foras da lei. Porém vem um juiz de conduta moral duvidosa e solta a ralé burguesa para viverem no conforto de suas residências e, além disso, proíbe que os facínoras usem pulseiras de metal, como também sejam transportados nas gaiolas dos fétidos camburões e, para coroar sua conduta nada séria fustiga o mocinho por meio de CPI. Ademais, é bem possível que o mocinho vá para trás das grades enquanto a bandidagem RICA fica livre, leve e solta. Ame-o ou deixe-o?

lu dias/bh (07/08/2008 - 15:45)
AZENHA, tal "cala-boca" deixa todo o país na maior perplexidade. Por mais que imaginemos a lama, não damos conta de medir a sua profundidade. Onde estão as virtudes e os princípios do Congresso nacional? Como fica a ética neste contexto, que se mostra como o escarro do coronelismo atrasado? Ali não se tem imparcialidade, racionalidade e liberdade moral. São abutres tão sanguinários e corruptos como tantos outros que por ali passaram. O povo é a vítima, jamais mereceu respeito. Que juízos morais podemos fazer sobre esses canalhas que nos representam? Que motivação temos para acreditar que a Justiça tomará para si os seus deveres? As virtudes caíram em desuso? E dentro do Congresso o esquema dos maus políticos açambarca o dos bons? Essa gente nem ao menos se importa com a desaprovação popular. Uma casa que representa o povo não pode comportar tanta estupidez. Essa indiferença é de uma estupidez a toda prova, própria de quem sabe que possui as costas quentes, uma couraça imune às leis do país. O sentimento de desaprovação, num país sério, levaria à punição, à reparação. Aqui indica gáudio. Até quando aceitaremos conviver com os vícios de nossos políticos? Por que não exigimos que esses modifiquem o caráter, resistindo aos impulsos mesquinhos, em função do país? Não somos, também, cúmplices na nossa omissão? O bem-estar do povo não é lavado em consideração. Se o valor ético consiste, portanto, no bem-estar geral da nação, nós estamos num mato sem cachorro. Abraços!

Lídio Pinho (07/08/2008 - 15:17)
Caro Azenha: À despeito dessa discussão sobre grampos legais ou ilegais,não sou nenhun pauteiro mas, cá com os meus botões fiquei pensando, pensando e me ocorreu uma idéia. Por que será que vimos diariamente emissoras de tv e outros congeneres, usando do expediente da camera escondida (por exemplo, hoje no JH da globo usaram uma numa farmácia para flagrar uma farmaceutica segundo a reportagem, vendendo aquele medicamento PREXIGE. Uma pergunta de um leigo, esses meios de comunicação também nnão seriam obrigados a ter autorização para tal ato?

Giuseppe Campos Vicentini (07/08/2008 - 14:08)
...É Azenha... nesse "Bolo" do congresso falta um ingrediente que poderia impedir a receita de azedar dessa maneira... NÓS! ... sim: NÓS! Enquanto o cidadão dito "comum" não puder interpor uma ação pública de censura e investigação aos seus "digníssimos representantes legislativos" nossa democracia continuará engatinhando, vulnerável aos caprichos e interesses dos reais detentores (e manipuladores...) do PODER! Se tivermos a chance de deixar de ser atores que só entram em cena a cada 4 anos, poderemos sacudir essa "árvore" para fazer cair os frutos "bichados", impedindo a derrocada total da "lavoura" (lavoura = nossa nação; atemporal e perene). Giuseppe - http://vozdasgerais.blogspot.com

Marcelo Figueiredo (07/08/2008 - 14:07)
Se vocês acham que não pode piorar, é só esperar a próxima eleição.

Carlão (07/08/2008 - 13:36)
Azenha, A convocação do Delegado Protógenes,bolada pelo "quatizinho" do Paraná, tinha como objetivo principal, não tenhamos dúvidas, extrair alguma informação que pudesse ser aproveitada pelas oposições (políticas, midiáticas e empresariais), para fazer campanha contra o Governo Lula. A meta dos oposicionistas era obter do Delegado Protógenes indícios de que ele teria sido afastado do comando da Operação Satiagraha, por ordem de algum Ministro, ou, até mesmo, do Presidente Lula. Nada conseguiram, pois o Delegado simplesmente confirmou que a sua exclusão da Operação, deveu-se, conforme havia declarado anteriormente, à necessidade que tinha de freqüentar um Curso, por interesse particular, com vistas a futuras promoções, na Polícia Federal. Ocorrido isto, a sessão perdeu substância, porque o Delegado recusou-se a revelar detalhes da Satiagraha, que tramitam sob segredo de Justiça. Conforme pode ser obsdervado, tudo isso foi pura perda de tempo.

A_colombia_e_aqui (07/08/2008 - 13:23)
Isso aqui já é a Colômbia. O que nós assistimos ontem foi demais, a maior prova de que o Estado de Direito no Brasil não existe. Agora imagine que você seja um empreendedor honesto, ou ao menos queira ser honesto, e se meta a querer investir nas áreas dominadas por esses vagabundos... Principalmente concessões de serviço público e de uso de propriedade pública... Você está f... Ah sim: O Jãnio de Freitas quer precedência dos Conselhos de Mediciona sobre a Polícia Federal, inclusive no caso de desvio de lista de transplantes. Rapaziada, estamos f....didos.

Marco Antônio Leite (07/08/2008 - 12:57)
Caro Azenha, O que pudemos assistir nessa CPI foi um verdadeiro circo dos horrores, cujos palhaços estavam sentados num picadeiro tentando aparecer para as luzinhas vermelhas custe o que custar. Somente no Brasil que um delegado que fez um trabalho investigatório de qualidade passar no crivo de pessoas analfabetos no que tange a PF e, que tentavam desqualificar um serviço também executado por um delegado que com o seu conhecimento põe atrás das grades meliantes de alta periculosidade. Pois, roubam cofres públicos em detrimento de milhões de pais de famílias. Já os parlamentares escrever o que há não ser que se trata de palhaços sem graça e, não necessita pintar a cara isso porque eles cara de pau ao extremo. No país CPI termina em PF, o famoso prato pronto onde todos comem a mesma lavagem e podridão, a qual termina num vaso qualquer?

Luiz Carlos Azenha (07/08/2008 - 12:10)
Patrick e Angela, taí uma pauta boa. Saber o destino de juizes e promotores que investigaram gente importante. O Patrick fala do juiz que investigou o comendador Arcanjo; a Angela, do juiz e da promotora que cuidaram da Operação Moeda Verde. Só tem um jornal que faria essa pauta no Brasil: o Valor Econômico.

Fernando (07/08/2008 - 12:09)
Esse Marcelo Itagiba é um que foi superintendente da PF no Rio de Janeiro até uns anos atrás?

Afonso de Oliveira (07/08/2008 - 12:06)
Azenha, boa tarde! O pior dessa ópera bufa ou palhaçada congressual(?)toda, somente ouvir da própria boquinha do "fiel" Itagiba, um dos áulicos de FHC e de Dantas, para que os notadamente dígnos, ciosos e ansiosos deputados "tirassem no par ou ímpar"(sic) o direito à palavra! Além, igualmente ridícula, da imagem de sua postura "impoluta" e classicamente pavonácea recostada à cadeira ou trono, tanto faz, com suas mãos em forma de arco se sucedendo em toques repetidos e ritmados. De uma grandeza e elegância ímpar! Parecia um ser majestoso, angélico, quiçá, um semi-deus! Notável palhaço brasileiro, não?!

Angela Liuti (07/08/2008 - 12:05)
Os políticos que mantém a "CPI dos Grampos", mais uma CPI inútil e patrocinada com dinheiro público, se acham muito espertos e estão dando tiro pela culatra ao tentarem subverter a ordem natural das coisas, chamando para depor como suspeitos, ao invés dos bandidos, os mocinhos da história, um delegado e um juiz que simplesmente cumpriram seu dever. O congresso brasileiro chegou às rais do ridículo se não fosse grave. Para nós eleitores fica um saldo positivo, sabemos em quem não votar. Como brasileira estou indignada com esta postura arrogante, que substima nossa capacidade de discernimento das coisas. É assim que os políticos nos veem como simples burrinhos de presépio manipulados pelas mídias patrocinadas por pessoas como Dantas. Fica minha indignação ao STF. Fica meu apoio ao Delegado e ao Juiz, precisamos de mais pessoas como vcs no Brasil e de menos políticos em Brasília e aos corruptos de colarinho branco!?: CADEIA!!!

Luiz Henrique Gomes (07/08/2008 - 12:04)
Nara, a jornalista chama-se Andrea Michael, foi ela quem supostamente informou Dantas sobre a operação.

Angela (07/08/2008 - 12:04)
Fatos semelhantes aconteceram em Florianópolis, com a operação da Policia Federal chamada "Moeda Verde", tb foi abafada, com o afastamento da Delegada Federal Dra Júlia Vergara e do Juiz Federal Bodnar . Dois jovens expoentes da nova safra da policia e da justiça federal que honram a profissão que exercem, e que nos honram com o trabalho bem feito. A operação Moeda Verde investigou as relações promíscuas entre o público e o privado, isto é entre os orgãos públicos estadual e municipal e empresários da construção, na liberação de licenças ambientais. Dois vereadores perderam o mandato, (porém já recuperaram o cargo), empresários foram presos e logo liberados, a delegada foi afastada e o juiz que à época exercia o cargo como substituto, rapinho foi mandado para o interior do Estado e o processo todo jaz na Quarta Vara, em Porto Alegre, com centenas de recursos.

Roberto Locatelli (07/08/2008 - 11:59)
Azenha, não sei se você deve postar este comentário. O que você acha? Vamos mandar e-mails para os deputados, principalmente para Marcelo Itagiba. É uma forma de pressão. O email é dep.marceloitagiba@camara.gov.br Se quiser mandar para outros deputados, entre em http://www2.camara.gov.br/deputados Ou ainda utilizar o serviço "Fale com o Deputado": http://www2.camara.gov.br/internet/popular/falecomdeputado.html/ Aí você manda um e-mail para vários de uma vez só. E tem também o Disque Câmara - 0800 619 619 Eu já usei esses recursos numa campanha da minha categoria profissional, e dá um resultado. É sempre uma pressãozinha. ATENÇÃO: eles ameaçaram chamar o Dr. Queiroz de novo! Aja AGORA!

sergio (07/08/2008 - 11:55)
Fernando, se o Lula consiguir um terceiro mandato, teremos mais do mesmo. Um presidente covarde, omisso em pelos últimos fatos prevaricador de suas funções. Eu sou ex-militante do PT, sempre votei no PT, semprei lutei por votos para o PT, porém o ato de afastemento do delegado Queiroz fez com que eu rasgasse de vez minhas espernças e incondicionalidade ao PT e ao Lula. Pois ele perdeu uma chance de ouro de dar um cala-boca geral àqueles que desde o primeiro dia de seu mandato, em 2003, sistematicamente lançam ilações, calunias de todo tipo. Bastava ele ter exonerado o Abelardo Jurema, vulgo tarso genro, e o delegado da PF, não sei lá o que Corrêa, quando estes sugeriram o afastamento do delegado com a desculpa esfarrapada de que ele precisava, bem agora no ponto alta das investigações, fazer um curso de aperfeiçoamento na PF. Mas não ele, o Lula, se acovardou, se omitiu e se reduziu a um presidente decorativo. Então se ele conseguir um terceiro mandato será mais 4 anos de fulga, medo e covardia, pois como ele mesmo gosta de falar: NUNCA NA HISTÓRIA DO PAÍS UM PRESIDENTE TEVE OPORTUNIDADE (COM APOIO DO POVO) TÃO GRANDE DE LIMPAR A SUJEIRA QUE ESTÁ DEBAIXO DO TAPETE E QUE A MAIORIA FINGE NÃO EXISTIR.

luiz paulo - Vitoria/ES (07/08/2008 - 11:48)
Marcelo, de Curitiba, seu comentário é sem retoques. Também sou servidor público concursado, por opção gosto de lidar com a possibilidade de transformar a vida das pessoas. Esse é um papel que todo servidor público, em tese, deveria exercer. Infelizmente a esmagadora maioria de nossos políticos (será que são só os nossos?) pensam de maneira exatamente oposta, vinculados a interesses escusos e pensando sempre na próxima eleição e na grana que precisarão para as campanhas. Aliás, eles estão no holofote por serem pessoas públicas mas quem os financia e cobra caro o apoio jamais aparecem e, quando se descobre como funciona essa engrenagem, quem vai para o cadafalço é o servidor público que, de modo honesto, fez a investigação. Bom seria, como fez o PHA, que a divulgação dos nomes de quem financia cada campanha também viessa à tona, tanto quanto os candidatos com "ficha suja" (péssimo termo). Nessa lista, embora oficial e, portanto, sujeita a ser apenas ponta de iceberg, nos auxiliaria MUITO a conhecer quem são nossos representantes e a quem REALMENTE representam. Está disponível no site do TSE, mas seria interessante dar publicidade e transparência em outros meios. Não tenho a menor esperança, mas continuo caminhando... aonde chegarei, não sei... Abraços a todos e parabéns por manter acesa a chama da indignação e vontade de mudar.

francisco.latorre (07/08/2008 - 11:45)
no jornal da globo: aquela pelágio e o cara de brasília: comentam decisão sobre candidaturas no stf: 9 a 2: - decidiram contra opinião pública... qual? a publicada?... pressão incrível... dois manés da globo peitam o judiciário... a coisa tá fora de controle... a mesma ameaça cínica que tentaram pra cima do delegado. a quadrilha dantas foi pra cima... o brasil que não é de dantas.. nem da quadrilha.. tem que agir.. eu acho que tá agindo.. xô quadrilha.. xô serra-fhc-geraldopusdei. xô telefônica-santander-ambrosiano. vamos listar os candidatos-empresários-juízes-delegados-parlamentares COMPROVADAMENTE e/ou evidentemente envolvidos com o esquema. (não vale zédirceu: fosse dirceu da famiglia dantas não seria cassado. óbvio e cristalino) pra facilitar é só cruzar a lista dos patrocinadores do cansei-cansado com os doadores do ifhc com os co-rentistas do opportunistbank. esse mané dantas et caterva querem atropelar o brasil. o brasil são muitos... cana pra dantas.. onde está o casal dantas? o casal nardoni tá em cana... e os dantas? tão maquinando.. regendo a orquestra.. qué sabê? eu vou pra cima. vamos.

Nicola (07/08/2008 - 11:45)
Esse Arnaldo Faria de Sá é gigolo de aposentado. Fala grosso na TV só para aparecer mas não engana ninguem. Temos que aguentar gente deste tipo, fazer o que......tem quem vote nele!

Nara (07/08/2008 - 11:39)
Em reportagem no JN, a repórter, Délis Ortiz disse que a operação investigou "uma" jornalista, o chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho e o advogado Grenhalg. A pergunta que não quer calar. Quem é a jornalista investigada. Porque o nome dela não foi citado na reportagem?

Gustavo (07/08/2008 - 11:33)
O Congresso de um país nada mais é do que o reflexo de seu povo!!!

Gilmar Crestani (07/08/2008 - 11:26)
Esse Congresso, como quase todos os outros, age como mafiosos. Amedrontando, chantageando, constrangendo, cobrando o "pizzu" (pedaço em siciliano). São os mesmos que berram contra o narcotráfico mas deixam para trás uma famiglia de drogados. Existiria tráfico no Morro da Providência se lá na Zona Sul não existissem clubes de cheiradores? Existiria um Daniel Dantas, um Fernandinho Beira-Mar sem um Hérclito Fortes, um Marcelo Itajiba?

Fernando (07/08/2008 - 11:16)
Todos esses deputados foram eleitos pelo voto do povo. Gostem ou não, TEM QUE ATURAR!

Fernando (07/08/2008 - 11:07)
Espero que no terceiro mandato o Lula feche o Congresso e o Judiciário.

Pedro Miranda, Economista, Brasilia,DF (07/08/2008 - 11:06)
Quero externar minha aquiescência com o que disse o Marcelo de Curitiba/PR: Essa classe média é mesmo hipócrita e nojenta!? Junto com ela, certamente, sucumbirá essa mesma mídia bandida que joga o País no buraco em busca de seus interesses sujos.

Ivan Moraes (07/08/2008 - 11:05)
So tem espiao no baixo clero. Todo mundo sabe disso ha anos. Eh por isso que eles sao massa de manobra. EH TODO MUNDO ESPIAO.

João Eberhardt (07/08/2008 - 11:01)
Respeito o comentário dos desiludidos e descontentes, dentre os quais geralmente me incluo, mas, sob o risco de dar uma de "cândido", acho que o tiro dos congressistas saiu pela culatra. Os holofotes voltaram para o DD, que havia sido esquecido pela mídia nas últimas semanas e ,ainda por cima, começou-se a divulgar um pouco mais quem são os deputados da bancada do DD.

italo (07/08/2008 - 10:47)
É incrível a capacidade do Congresso Nacional se articular e de bate pronto beneficiar a corrupção. Nunca se cogitou limitar uso de algemas até a PF demonstrar que até mesmo um Congressista ou banqueiro está sob a mesma legislação que a maioria.

Argentina Almeida (07/08/2008 - 10:38)
A elite branca acha que merece ficar à margem da lei. Poderiamos pedir a algum deputado ou senador para colher assinaturas de outros parlamentares, que como nós, repudiam esses fatos e exijam a presença de Daniel Dantas para depor na CPI dos grampos, pois com certeza ele pode (se quiser e o tribunal superior permitir, é claro) contribuir para mostrar para nós eleitores, quem é quem nesta maracutaia toda que ele comandada. Não podemos nos esquecer também de mostrar aos meios de comunicação que queremos a VERDADE e não a manipulação destes e outros escândalos para "colá-los" apenas no atual governo. Será que não perceberam ainda que a luta para derrubar Lula é um tiro no próprio pé?

Roberto Locatelli (07/08/2008 - 10:29)
Olha o que deu na Folha hoje: 07/08/2008 - 08h21 Aliado de Daniel Dantas doou a presidente da CPI dos Grampos da Folha Online Hoje na Folha Reportagem de Rubens Valente, publicada na edição de hoje da Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal), informa que o executivo Dório Ferman fez em 2006 uma doação eleitoral de R$ 10 mil para o presidente da CPI dos Grampos, o deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ). Ferman aparece nos registros oficiais como o dono do banco Opportunity, de Daniel Dantas - que é investigado pela Polícia Federal na Operação Satiagraha contra crimes financeiros. Itagiba indeferiu anteontem o pedido do delegado Protógenes Queiroz para adiar seu depoimento na comissão, que aconteceu ontem. Preso pela PF, Ferman foi indiciado por Protógenes no relatório final da Operação Satiagraha sob acusação de gestão fraudulenta. De acordo com a reportagem, Ferman é uma espécie de testa-de-ferro de Dantas, para a PF. O executivo é dono de 99% das cotas do Opportunity. ----- Será que a pressão popular a favor do Protógenes fez com que a Folha concedesse essa colher de chá?

Patrick (07/08/2008 - 10:17)
O mesmo procedimento foi adotado por um senador do Mato Grosso, Antero Paes de Barros (PSDB), para tirar o juiz federal Julier Sebastião dos processos relacionados ao Comendador João Arcanjo.

vitor rocha (07/08/2008 - 09:28)
Sou nordestino de uma familia de 05 filhos e com muito esforço meus pais deram prioridade em nossa familia a educação. Fiz faculdade (curso noturno,porém pública) e atualmente sou funcionário público (concursado). Por motivos obvios não posso falar a instituição mas posso dizer que presencio diariamente a relação obscena entre o eleitor e o agente político. Neste sentido posso afirmar que concordo em NÚMERO, GÊNERO E GRAU com o comentário do Marcelo de Curitiba. è uma realidade que ninguem quer admitir.

ailton filho (07/08/2008 - 09:15)
Não sei se os políticos brasileiros se acreditam mais inteligentes ou espertos ou bonitos que o resto da população que os elege. Sei que fazem e acontecem, já sem pudor algum.. Está tudo institucionalizado. Aspirante a ladrão vira vereador. Ladrão vira prefeito ou deputado, mais alguns anos de atuação e se formam, com honra e mérito. Lobbysta vira advogado e depois juíz de alguma corte, com direito a cargo vitalício. Enquanto pseudo-políticos filhinhos de papai-prefeito, papai-deputado, papai-governador se elegem e não vão pro trabalho, o grosso da população, o cidadão comum, continua tendo de trabalhar como um equino por 10, 12, 14 horas diárias, recebendo a miséria que são os salários no Brasil, pra poder disponibilizar um mínimo de conforto para a própria família. Vivemos numa piada institucionalizada, onde quem ri é o vagabundo, o sanguessuga, o larápio.

Bernardo (07/08/2008 - 09:13)
Quando vejo um espetáculo desses, tenho mais certeza de que Dantas realmente comprou não voi só metade do Brasil nao, deve ter sido uns 70%.

Orides (07/08/2008 - 09:11)
Pelo espetáculo é possível calcular o medo que os parlamentares tem de ser ver seus crimes punidos. Se o Congresso fosse cercado por grades, a imagem ficaria mais próxima da realidade. Um local cheio de bandidos, com alguns visitantes de boa-fé.

Rafael Oliviera de Araújo (07/08/2008 - 09:07)
Azenha não seria possível você colocar a transcrição do interrogatório aqui no Blog, para que possamos analisar melhor os medos de cada deputado?

Célio Mendes (07/08/2008 - 08:33)
Gostei da idéia do Fabio Passos, seria muito útil mapearmos a bancada do PD (Partido do Dantas) e expo-la na internet, um guia para os eleitores na hora de escolher os seus representantes.

Oliveira (07/08/2008 - 08:22)
Sinceramente, perdi as esperanças. É notório o desvio de foco. Ninguém fala mais de DD. O problema agora é o Delegado e o Juiz. Talvez porisso os traficantes e milícias se julgam "donos" de favelas. Neste país a lei não vale para todos. Ganha quem "toma conta do pedaço". Como profetizou Chico Buarque há tempos: "Chame o ladrão". Abraços.

Augusto José Hoffmann (07/08/2008 - 07:39)
Ser ou não ser, eis a questão. O Congresso Nacional pode ou deveria representar os brasileiros. Isto é verdade ou não? Cuidado com as respostas. Pode bem representar sim.O fisiologismo e, com ele, toda sorte de vícios da nossa política partidária é avalizada pela maioria absoluta da nação. Não existe outra explicação. Ou muda-se o critério de escolha ou continuaremos vendo tais estupros à honra do cidadão. É isso.

Adilson (07/08/2008 - 02:44)
Prezado Azenha, O PIG por meio dos seus interlocutores, um deles o Itagiba - pau mandado do Daniel Dantas, conseguiu o seu intento, visto que se fala da indumentária do Delegado, uns como prelado da fé de outrem falam do "português" do delegado, falam da falta de barba do delegado, enfim, falam de tudo que seja periférico, mas não se houve uma palavra do cerne da questão, que no meu sentir não é grampo telefônico, mas a organização criminosa liderada pelo Daniel Dantas, surgida na fase áurea do governo FHC, por meio das malfadadas privatizações das teles. Att,

Neo-tupi (07/08/2008 - 02:02)
Olha Azenha, acho que o Congresso está mostrando o que é, já há algum tempo: um enorme baixo clero. Ali não se discute mais grandes temas nacionais, e raramente vemos o interesse público ser tratado dignamente. Quase sempre é um jogo de acordos, de interesses políticos mesquinhos, e disputa por verbas.

Marcia (07/08/2008 - 01:09)
Olá Azenha, o comentário da minha xará ( não foi meu) tem tudo a ver, mas o seu post é imbatível. Estava pensando, hoje a tarde, sobre a situação dos servidores públicos , de todos os poderes, encarregados de apurar, examinar, julgar atos de improbidades na Administração Pública em sentido amplo. Vivemos num país que, definitivamente, vive uma crise moral, ética, jurídica sem precedentes. Não dá mnais para engolir tanta falta de respeito, prepotencia, arrogãncia, desonestidade, cinismo. Só nos resta protestar no seu espaço e em alguns outros (poucos) que não fazem parte do PIG. Um abraço.

João Batista (07/08/2008 - 00:34)
Azenha, temos precedentes que mostram o gabarito de nossos politicos. Não sei precisar a data, mas quando ainda tinhamos uma industria automotiva iniciando, alguns politicos, defendendo interesses de fabricas estrangeiras, diziam que aqui no Brasil era impossivel fabricar-se pistãos, porque o clima quente e umido era propicio a "fungos" e que portanto as peças teriam pouca qualidade. Por aí você tira uma ideia, do que se pode esperar destas cavalgaduras. O delegado não tem oque se preocupar.

João Bravo (07/08/2008 - 00:14)
Bem eu que geralmente me espalho pelo pessimismo, quando o assunto trata da esperança que tenho de um Brasil "limpo", começo a rever meus conceitos. Vejam, o povo não reconhece e muito menos aprova mais, esta cupula podre do judiciário; a continuar assim, muitos dos senhores ministros do STJ e STF terão de sair (por bem ou por mal), o crime organizado eo poder econômico, orfãos, não resistirão por muito tempo. Já falei e continuo dizendo, de outra forma, se os americanos prometessem pegar estes gatos, que se apossaram do Brasil e os colocassem em Guantanamo e jogassem a chave fora, não sei dos demais cidadãos, mas eu até dividia a amazônia com eles.

Fabio Passos (06/08/2008 - 23:50)
O lado positivo é que o esquadrão Dantas vai se revelando... eu já sabia do Heráclito Fortes e do Luiz Eduardo "Gomes" Greenhalgh. Agora aparecem estes Arnaldo Faria de Sá e Marcelo Itagiba. Então os figuras querem intimidar aqueles que lutam contra a corrupção? Vamos espalhar o nome deles pela rede... é merecido. Nome aos bois. Uma boiada. O rebanho de Daniel Dantas!

Antonio Alvaro Guedes (06/08/2008 - 23:33)
É A CLEPTOCRACIA SE INSTITUALIZANDO.este congresso, esse stf,esse ministro da justiça entrarão na história como lixo irreciclável e fétido.

Marcia (06/08/2008 - 23:22)
Lamentável, mesmo. Me dá trsiteza de pensar no sofrimento que passa este ser humano (Protogenes) que quer apenas ser correto consigo mesmo.

Haroldo Ribeiro Gomes (06/08/2008 - 23:10)
Interessante é que fala-se de tudo, menos do assunto principal que é a corrupção.

marcelo - curitiba (06/08/2008 - 23:01)
bem, o que vc esperava com o congresso que temos? aliás azenha, fala sério. a culpa é de quem? quem é que vota nesse bando de imbecís? olha o tipo do nosso eleitor. e veja bem, não tô falando de pobre que vende o voto, não. tô falando de classe-média hipócrita, desinformada e tola. uma classe-média "tô-nem-aí" na hora da urna, que vota no fulano porque é amigo da família, pq joga squash no clube dele, mas que depois reclama de corrupção... ah, fala sério! o problema é que vai continuar desse jeito, porque esse tipo de eleitor, lê a veja, assiste o JN e ouve a mirian leitão. e esse tipo de imprensa ridícula não fala desse tipo de eleitor. prefere jogar a culpa no pobre nordestino. vender voto por vender voto, acho mais honesto aquele que o faz por um prato de comida, e não pelos motivos fúteis tão normais em nossa classe-média.

Fátima Carozzi (06/08/2008 - 22:58)
Acho que é esta a intenção, tornar o delegado em réu. Armaram o circo.

Pedro - Bahia (06/08/2008 - 22:57)
Excelente análise. Porque não perguntaram também sobre a razão que levou o Delegado a pedir a prisão de Daniel Dantas e dos seus seguidores? A verdade é estamos mal quando o assunto é Congresso Nacional. Uma vergonha.



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design