Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Opinião Utilidades

Tudo o que você quis saber. Sem qualquer garantia

Atualizado em 11 de agosto de 2009 às 18:08 | Publicado em 11 de agosto de 2009 às 11:21

por Luiz Carlos Azenha

O Luiz Freire me faz uma cobrança:

luiz freire (11/08/2009 - 10:28)

Azenha, muito interessante, mas e o caso da secretária da Receita ? E o discurso de ontem do caçador de marajás ? E a CPI da Petrobras ? E o caso do Sérgio Guerra ? E o Paulo Duque versus Arthur Virgilio ? E o Lula defendendo a Dilma ? E a candidatura da  Marina ?

Confesso que esses assuntos me dão um tremendo cansaço. A maior parte deles, pelo menos. Eu me julgo impedido de tecer considerações a respeito como se eu fosse um expert. Em primeiro lugar por ter perdido o hábito de ler jornais. Eu me informo sobre o mundo na internet. Prefiro ler os comentaristas de vários sites do que os colunistas previsíveis.

Já fiz três grandes coberturas de política em minha vida profissional. No início dos anos 80, pela TV Bauru, cobri as eleições municipais em que o MDB deu uma sova na Arena (ou foi o PMDB batendo o PDS?). Demos ampla cobertura aos adversários do regime militar. Foi bom.

Mais tarde, já na TV Manchete, cobri a vitória de Jânio Quadros sobre Fernando Henrique Cardoso, na disputa pela prefeitura de São Paulo. Jânio, que entrevistei várias vezes na casa dele, reclamava que era perseguido pela mídia. Reclamava especialmente do tratamento dado a ele pela TV Globo. As pesquisas eleitorais do Datafolha davam vitória de FHC. Inclusive no dia da eleição. Já a rádio Jovem Pan se mobilizou em defesa de Jânio. Fez uma pesquisa não científica, entrevistando gente na rua, que dava a ele a vantagem.

No dia da eleição fui para a redação da Folha, transmitir ao vivo. O boca-de-urna do Datafolha deu vitória de FHC. E eu lá, sustentando os resultados do jornal. Até que um diretor da TV Manchete me ligou: "Azenha, dá que o Jânio vai vencer. Ele está na frente nas apurações". Cheguei a entrevistar ao vivo o diretor do Datafolha, que se justificou: "A apuração começou pelas urnas em que Jânio tem vantagem. FHC vai vencer". Que barriga! Jânio Quadros venceu e deu a primeira entrevista como prefeito eleito à TV Manchete, no estúdio.

Finalmente, em 2005/2006 cobri as eleições presidenciais pela TV Globo. Uma experiência amarga. Primeiro a Globo, de acordo com o editor de Economia Marco Aurélio Mello, do Jornal Nacional, ordenou que ele "tirasse o pé" das boas notícias da economia, que favoreciam o governo Lula.

Para ir ao blog do Marco Aurélio Mello, clique aqui

Depois o JN passou a repercutir, todos os sábados, as capas de Veja, muitas das quais absolutamente fantasiosas. Depois a emissora recheou seus programas, inclusive de entretenimento, com entrevistas marotas, que favoreciam as teses de Geraldo Alckmin. Finalmente, passou a favorecer abertamente candidatos tucanos -- especialmente José Serra, candidato a governador de São Paulo.

O modelo era simples: acobertamento descarado de todo e qualquer escândalo tucano -- eu mesmo tive uma reportagem sobre a máfia das ambulâncias arquivada, pois dizia que 80% das ambulâncias superfaturadas tinham sido entregues durante a gestão de Serra no Ministério da Saúde -- e propagação turbinada de todo e qualquer escândalo envolvendo petistas. Omissão das palavras "Serra", "FHC" e "PSDB" em textos comprometedores e inserção de "PT" ou "petista" sempre que isso pudesse ser feito de forma comprometedora.

Assim, em resposta ao Luiz Freire, digo que o modelo que está sendo utilizado agora é praticamente o mesmo. Com variações:

-- A Globo, pelo que sei, parece um pouquinho mais cuidadosa. Para não ser acusada de omissão, dá as notícias, cuidando para que elas não sejam apresentadas de forma a comprometer Serra. Trabalha mais na propaganda positiva. Por exemplo, disseminando informações sobre a lei antifumo em São Paulo como se fosse a maior realização administrativa do planeta.

-- O Globo está completamente enlouquecido. Mente e distorce de uma forma tão descarada que, sinceramente, não sei mais quem eles pretendem enganar, além da meia dúzia de leitores do Leblon e de Ipanema que os leva a sério.

-- A Folha é a grande surpresa da temporada, com "reportagens" impensáveis como a da ficha falsa da Dilma. Acho que os filhos do Frias querem honrar a memória do pai, que via no Serra um futuro presidente. E há, obviamente, bons negócios a serem feitos, num período de crise dos jornais.

-- A vantagem do Estadão é que o jornal sempre foi reaça. Deu agora de gritar "censura". Parece criança mimada esperneando.

Ou seja, nada de muito novo no front. É um repeteco turbinado de 2006.

Suas outras perguntas:

-- Secretária demitida da Receita -- É um disse-me-disse. Tentativa de juntar Sarney, Petrobras e Dilma num pacote só. Como escândalo, não tem futuro.

-- Caçador de marajás -- Fernando Collor deveria dar uma entrevista coletiva narrando todos os acordos que fez com a mídia antes, durante e depois do período em que ocupou o Planalto. Seria uma leitura interessante.

-- Sérgio Guerra -- Factóide tosco que a Folha usa para parecer isenta. Importância zero.

-- Paulo Duque vs. Arthur Virgílio -- É do jogo político. Como escrevi aqui, a mídia tenta vender o jogo político pré-eleitoral como campanha contra a corrupção, para tentar enquadrar José Serra no papel de impoluto e Dilma como aliada de corruptos. Mas o PMDB é mil vezes mais inteligente que qualquer Ali Kamel. É profissional. Vai sangrar o Arthur Virgílio para calar a oposição. No fim eles fazem algum tipo de acerto e fica tudo por isso mesmo.

-- CPI da Petrobras -- A Petrobras tem dinheiro e tem estratégia para enfrentar a CPI. O vazamento do financiamento aos projetos da dona Ruth sem comprovação de que foram realizados seria um escândalo de dimensões nacionais se os envolvidos fossem parentes do presidente Lula. Todos os escândalos recentes morreram assim que se revelou que, na verdade, tinham se originado com os tucanos ou demos. É um jogo em que todos saem sujos. Favorece o surgimento de candidaturas como a do Protógenes. Ou de outro caçador de marajás.

-- Marina Silva --  A eleição de 2010 será decidida em torno de questões econômicas. Quem compra o discurso da Marina é de classe média alta. Um discurso muito sofisticado para competir com o bolsa Família ou com os aumentos do salário mínimo. Não tem futuro.

-- Ciro Gomes -- Está tirando proveito político do descontentamento que existe à esquerda do governo Lula, que não é pequeno. Reúne desde o MST àqueles que não aceitam que, para dar continuidade a seu projeto de governo, Lula (com Dilma) ficará refém mais quatro anos do Centrão do PMDB.

Essa é, em minha opinião, a principal fragilidade do projeto eleitoral Lula/Dilma: mais quatro ou oito anos sustentados no Congresso pelo Centrão. Podem até ganhar a eleição em 2010, mas o toma-lá-dá-cá sobreviverá firme e forte.

 


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
ANA (15/08/2009 - 10:52)
Com Serra ou Aecio no poder, voltariamos a ser credor do FMI. A petrobras, Amazonia, BB e Caixa Economica seriam doadas com emprestimo do BNDES, dinheiro do povo brasileiro. O modelo neoliberal é um fracasso monumental no mundo, que levou a crise o USA. E olha que como o USA não fez o que deveria fazer - regularizar o mercado - a crise que virá será pior e salve-se quem puder. Mas os tucanos ainda vislumbram ganhar $$$$$$$ com a doação das ultimas empresas de porte brasileiras, como a PETROBRÁS. Então, se chegarem ao poder tratarão de doar o que restou. O toma-la-dá-cá é da essencia da politica brasileira.Collor quis romper com o toma-lá- dá-cá e foi impeachzado. Janio quadros teve que renunciar. Só acabariamos com isso com uma revolução,ou seja, uma ruptura nos moldes da cubana e revolução francesa. A Historia mostra isso...

ANA (15/08/2009 - 10:52)
Com Serra ou Aecio no poder, voltariamos a ser credor do FMI. A petrobras, Amazonia, BB e Caixa Economica seriam doadas com emprestimo do BNDES, dinheiro do povo brasileiro. O modelo neoliberal é um fracasso monumental no mundo, que levou a crise o USA. E olha que como o USA não fez o que deveria fazer - regularizar o mercado - a crise que virá será pior e salve-se quem puder. Mas os tucanos ainda vislumbram ganhar $$$$$$$ com a doação das ultimas empresas de porte brasileiras, como a PETROBRÁS. Então, se chegarem ao poder tratarão de doar o que restou. O toma-la-dá-cá é da essencia da politica brasileira.Collor quis romper com o toma-lá- dá-cá e foi impeachzado. Janio quadros teve que renunciar. Só acabariamos com isso com uma revolução,ou seja, uma ruptura nos moldes da cubana e revolução francesa. A Historia mostra isso...

Luiz Carlos Azenha (13/08/2009 - 13:02)
Mateus, o Marco Aurélio agora é editor da Record, onde trabalho como repórter. abs

Ismar Curi (12/08/2009 - 22:34)
Vá lá Azenha, eu de novo, sem comentários para as crônicas, concordo com todas, aliás aqui todos concordamos em tudo, mas, o legal é lembrar...Na disputa da prefeitura de São Paulo, fui pra fazer campanha para o PT, saímos num ônibus de Campinas, e de repente no meio da viagem, resolvemos que deveríamos apostar no Fernando, contra a eleição do Jânio, sem traição, pensávamos no meons pior para aquele momento, o Fernando ainda não se havia revelado tudo que já sabemos. Bom, deu no que deu, quero dizer, deu Jânio. E depois deu no que deu, o FHC e tudo mais...





V (12/08/2009 - 20:04)
Parabéns Azenha!
Que bom que alguém nos conto como são feitas as notícias ou os truques da mídia.


Mateus Nascimento (12/08/2009 - 10:36)
Azenha o Marco Aurelio ainda trabalha com você ?

Werner Piana (12/08/2009 - 08:14)
"Conceição Lemes (11/08/2009 - 22:08)

Cada um professa a fé que quiser. Isso não me interessa nem me diz respeito.
Só mencionei, porque fui pesquisar a história da senadora e a própria usou a fé para justificar sua posição contrária a temas importantes, como células-tronco embrionárias, legalização do aborto, ortotanásia, enre outros.
Independetemente de fé professada, essas posições são retrógradas, conservadoras, quer o senhor queira ou não. E ponto.
Esses temas me interessam tanto como cidadã como jornalista que atua na área de saúde, pois dizem respeito à sociedade, à vida dos seres humanos.
Inclusive, as pesquisas com células tronco embrionárias que a Marina rejeitou são uma esperança para produção de órgãos de transplantes, inclusive de fígado.
Portanto, se dependesse da Marina, a possibilidade de sonhar com isso nem existiria hoje no Brasil.
E o senhor, mais do que ninguém, sabe o quanto essas pesquisas são importantes para milhões de pessoas, certo?"

%u25BA PERFEITO, Conceição! Se até a tv Record/IURD está mais democrática com relação a tais temas e até a homossexualidade está deixando de ser o capeta por lá, seria um definitivo retrocesso ter uma presidente com pensamentos retrógrados como os de Da. Marina.
Não teremos muita escolha. É DILMA 2010. Poderia ser o Gabrielli também, uma ótima opção...

Parabéns pelo trabalho Conceição e Azenha.
Informação, educação, democracia, saúde... estamos no caminho certo. Basta dos 502 anos de escravidão demo-tucana.
SAGGIO2.blogspot

Jorge (12/08/2009 - 04:41)
Nossa, como pude me esquecer.
A gripe Suina que vai acabar com as escolas do país que vai passar a se chamar de gripa do burro.

Jorge (12/08/2009 - 04:38)
O projeto de país da oposição nos ultimos anos se resumiu a:
- Cáos Aereo (Com direito a Lula derrubando 3 aviões)
- Dengue
- Febre Amarela
- Boi do Renan Calheiros (Com direito a amante e capa da Playboy)
- Cartões Corporativos (Só os de Brasilia, os de SP a gente nem lembra)
- Dossiê da Dilma (Que tava fuçando nos gastos do FHC, nosso querido Teflon)
- Grampolandia (No STF, da PF, da Abin, e sei la mais onde)
- Apagão (Que quase existiu, não foi por falta de torcida)
- Crise Mundial (Que o doido do Lula chamou de marolinha, onde ja se viu)
- CPI da Petrobras (Puta cabide de emprego tem mais é que vender pros gringos com financiamento do BNDS, até porque pré-sal da hipertensão)
- Fora Sarney (Não sei de o que aconteceu com ele, sempre foi um cara tão serio e respeitado, foi só apoiar o Lula começou a roubar)

Realmente consigo entender o porque o Lula é tão popular.
Não tem nada a ver com competencia como falou aquele retardado do Obama. A nossa oposição que ta dando um puta de um azar. Sempre que eles engatam um "projeto de país" a coisa acaba dando pra trás. mas eu tenho certeza que se insistirem mais um pouco vão convencer o povo a votar neles, ja que ouvi dizer que o Serra ta vindo com a PM de São Paulo pra acabar com tudo o que é imoral e que engorda. Começando pelo seu cigarro, passando pelo preço da banana, botando ondem nas escolas, acabando com a violência como acabou com o PCC.
Uma coisa eu tenho certeza que acaba com PSDB no poder, as CPIs. La em SP sabe o que é.

Márcio Carlomagno (12/08/2009 - 01:23)
Azenha, seus comentários sobre a eleição de 2006 são sempre reveladores sobre o modus operandi da midia; é um importante papel retirar o véu de santidade com que ela se reveste.
Como ator que participou internamente deste episódio não pensa em escrever um livro sobre o assunto, ou sobre a midia em geral? Sentimos falta de bibliografia com esta postura; seria uma grande contribuição ao Brasil.

Marcos Leonel (12/08/2009 - 00:10)
O jornalista Luis Carlos, na minha opinião e conhecimento, respondeu as perguntas com inteligênica, clareza e grande exatidão do momento, fazendo-o como um dos melhores jornalista deste país. A internet com acesso a site deste calibre é a nosso novo meio de notícias e informações.

Dvorak (12/08/2009 - 00:04)
"Por melhor intencionada que a Marina seja -- e eu acredito sinceramente que ela é bem intencionada -- a chance dela se eleger presidente do Brasil é ZERO."

E está incomodando dessa maneira, imagine se tivesse chance...

eheheheheheheheh

Conceição Lemes (11/08/2009 - 22:08)
SEnhor Marco Antonio Leite,

Cada um professa a fé que quiser. Isso não me interessa nem me diz respeito.

Só mencionei, porque fui pesquisar a história da senadora e a própria usou a fé para justificar sua posição contrária a temas importantes, como células-tronco embrionárias, legalização do aborto, ortotanásia, enre outros.

Independetemente de fé professada, essas posições são retrógradas, conservadoras, quer o senhor queira ou não. E ponto.

Esses temas me interessam tanto como cidadã como jornalista que atua na área de saúde, pois dizem respeito à sociedade, à vida dos seres humanos.

Inclusive, as pesquisas com células tronco embrionárias que a Marina rejeitou são uma esperança para produção de órgãos de transplantes, inclusive de fígado.

Portanto, se dependesse da Marina, a possibilidade de sonhar com isso nem existiria hoje no Brasil.

E o senhor, mais do que ninguém, sabe o quanto essas pesquisas são importantes para milhões de pessoas, certo?

Maria (11/08/2009 - 21:47)
Parabéns pelo seu comentário Conceição Lemes. Brilhante:

Conceição Lemes (11/08/2009 - 18:34)
Azenha,

Marina Silva significa o atraso total em relação a políticas públicas muito importantes na área de saúde.

Marina é evangélica. Ela foi contra o uso de embriões congelados, que iam ser jogados fora, em pesquisas com células tronco-embrionárias.

Assim como é radicalmente contra a legalização do aborto, entre outras questões importantes que os movimentos de mulheres vem lutando há tantos anos.

De que adianta Marina ser antenada com as questões ambientais se tem ideias retrógradas,conservadoríssimas em relaçao a questões tão prementes a nós, seres humanos?

jose carlos lima (11/08/2009 - 21:35)
A Folha é a grande surpresa da temporada, com "reporcagens" impensáveis como a da ficha falsa da Dilma

O Mello foi quem adotou o termo "reporcagem"

http://infinitoaldoluiz.blogspot.com/ (11/08/2009 - 21:08)
Parabéns, é por essa e outras que somos fãs do VIOMUNDO. Sou grato, muita luz e paz para você e todos nós.

Ray (11/08/2009 - 20:39)
Acho engraçado.Quero ver agora.O Aazenha e seus amiguinhos gostam de dizer que a tal mídia é responsável por tudo nesse mundo.A maioria formada por gente sem escrupulos(não é o caso do Azenha,que é apenas um ideólogo da asneira esquerdista do sec xx,um crente),alguns até são funcionários do governo, como Nassif.Peço ao querido Azenha que hoje resolveu falar sobre diversos assuntos que fale sobre seu empregador,a igreja universal.
Formação de quadrilha.
A petistada prefere a iurd do que a folha ou o estadão.
aff

Moacir Moreira (11/08/2009 - 20:27)
Por falar em células tronco, na cidade de Limeira-SP, conforme o noticiário local, fiquei deveras comovido ao saber que essa cirurgia já existe na China e os pais de um garoto adoentado arrecadou fundos junto à população para tal fim, pois trata-se de um tratamento muito caro.

Mas a triste ironia é que na véspera de sua viagem para o distante país oriental, última esperança para os zelosos pais, o menino veio a falecer.

E o que fazer com o dinheiro arrecadado?

Vão continuar tentando salvar vidas, prosseguindo sua campanha, agora para ajudar outras crianças que precisem de cirurgia de células-tronco.

Quanto à passagem para a China, será reembolsada em 120 dias.
Se eu fosse jornalista, ia investigar isso.

http://www.gazetadelimeira.com.br/Noticia.asp?ID=25997

Abraços

Leo (11/08/2009 - 20:02)
O que a Conceição Lemos aponta sobre o conservadorismo da Marina Silva não é verdade também sobre a HH? Não tenho agora as fontes, mas já li em algum lugar que a HH também é conservadora em várias questões...

Leo (11/08/2009 - 20:00)
Azenha, se vc quis dizer que é MST é um descontente à esquerda do Lula, sem querer ligá-los ao Ciro Gomes, do jeito que está escrito não está claro. Está no mínimo dúbio. Ainda mais que o parágrafo tem como subtítulo "Ciro Gomes".

Marco Antônio Leite - SCS (11/08/2009 - 19:43)
Cara Conceição Lemes, ser evangélica ou ser católica ou quem anarquista não significa absolutamente nada, pois segundo a rede Globo vivemos num sistema democrático, e como tal cada um entende que aquilo que acha melhor para a sua filosofia de vida. Estou com a Marina Silva e não abro, pois a dona Dilma é do covil do Lulardozo, homem que traiu a classe trabalhadora isto porque assimilou o sistema neoliberal de forma tranqüila e, hoje anda de braços dados com banqueiros, empresários e atravessadores de todos os matizes. Ser isto ou aquilo esta relacionada com o livre-arbítrio de cada um de nós, não queira que a dona Marina seja aquilo que você deseja que ela seja.

Moacir Moreira (11/08/2009 - 19:40)
Vá treinar camelos no Polo Norte, seu Zé da Cobrança!

Messias Franca de Macedo (11/08/2009 - 19:39)
Marina Silva
Com todo o respeito, "encheram demais a bola da "indiana dos trópicos""!

"Tá aí" o que a [potencial] presidente da "Mancha Verde" "de SerrAlston" queria: *"posar" ao lado de Mirian "Suína", a indefectível, para o PIG!
*Economia está bombando! Bye-bye Serra 2010! Marina, Miriam - a chapa verde
http://www.paulohenriqueamorim.com.br

"QUEM AVISA AMIGO É" - dileta Marina Silva: "não coma pilha" fornecida por estes pilantras!
São "pilhas" radicalmente anti-ecológicas(!) - e com prazo de validade vencido, "há velho"!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Marco Antônio Leite - SCS (11/08/2009 - 19:34)
Senhor Jorge Luiz Dantas, a dona Marina Silva não tão inocente como esta a julgando. Trata-se de uma mulher culta, inteligente e extremamente politizada, ela não se deixará levar pelos encantos dos brancos dos olhos azuis, ela ira determinar o que é melhor para o país.

Carlos Botelho Filho (11/08/2009 - 19:11)
Um dos melhores textos que li no site. Repita a dose mais vezes - ou melhor, vamos nós, leitores, provocar mais o Azenha. Rss

Jorge Luiz Dantas (11/08/2009 - 19:02)
É Azenha, A Marina cheia de boas intenções, mas cercada de aproveitadores. Sem futuro mesmo. Acho até que rouba votos da classe média moralista simpática ao PSDB, sem falar na ausência de base parlamentar. Mas acredito que haja espaço pra uma candidatura alternativa. Vamos aguardar.

Sílvia Helena Garcia Gomes (11/08/2009 - 19:00)
Vixe mãe! Eu nem ia comentar porque não tinha nada a dizer que já não tivesse sido dito nos comentários. Mas...

O Marcus falou do Santo Daime, aí o bicho pegou. Toda vez que o assunto é relacionado à Amazônia, vem algum engraçadinho falar do Daime como se fosse droga. Eu entendo que o Marcus nunca tomou o Santo Daime e não sabe exatamente do que se trata. Mas o Santo Daime é a minha religião e eu conheço bem seus efeitos. Provocou uma revolução na minha vida, e eu me transformei numa pessoa muito melhor. Toda fé tem esse mesmo potencial, mas no meu caso foi o Santo Daime, que é lindo, maravilhoso e eu sou muito grata a ele por ter me mostrado um caminho muito melhor para seguir.

Então, pessoal, convido a todos para não usarem o nome do Santo Daime em vão!

Abraços

Conceição Lemes (11/08/2009 - 18:34)
Azenha,

Marina Silva significa o atraso total em relação a políticas públicas muito importantes na área de saúde.

Marina é evangélica. Ela foi contra o uso de embriões congelados, que iam ser jogados fora, em pesquisas com células tronco-embrionárias.

Assim como é radicalmente contra a legalização do aborto, entre outras questões importantes que os movimentos de mulheres vem lutando há tantos anos.

De que adianta Marina ser antenada com as questões ambientais se tem ideias retrógradas,conservadoríssimas em relaçao a questões tão prementes a nós, seres humanos?


Luís Henrique Ribeiro (11/08/2009 - 18:34)
Muito interessante a análise. Uma pena o destino de Marina Silva. As divergências podem até conduzi-la para fora doPT, mas para dentro do PV, aliado da Tacuanalh e dos DEMos? É de mais.

admar (11/08/2009 - 18:28)
O que me intriga neste desejo da senadora Marina é ela não vê que esta sua candidatura estará a serviço do PSDB/DEM/PPS/PIG, parece que a mesma está frustrada com o PT e esta sua atitude é uma represalia pois sua candidatura não vai dar em nada assim como foi a da ex-senadora Heloisa Helena, A Histérica!!!

Sagarana (11/08/2009 - 18:16)
Azenha, preferiria ouvir: que apurem os fatos e punam os culpados, "duela a quiem duela!". Confesso que ficaria surpreso.

Luiz Carlos Azenha (11/08/2009 - 18:05)
Adilson,
Gozado, hoje o Datafolha me ligou. Queriam fazer uma pesquisa sobre a relação entre empresas e jornalistas. Pedi que ligassem amanhã...

Marco Antônio Leite - SCS (11/08/2009 - 17:55)
Discuro verde segundo o Sérgio não chega a lugar,mas o cara que por duas vezes enganou os miseráveis com um discurso vermelho esta no segundo mandato e nada fez para virar o jogo. No entanto, hoje, seu discurso esta mais para BAMBI do que para LEÃO!

Messias Franca de Macedo (11/08/2009 - 17:53)
Ínclito e impávido jornalista democrata Luiz Carlos Azenha, permito-me destrinçar os seguintes tópicos:

Secretária demitida da Receita -
Apesar de excessivamente maquilada - cada vez mais o fotoshop do Pinguin [do Batman] - a grã fina-flor do PIG e do "Cansei", Lúcia Hippócrito,* espinafrou, covardemente [desculpe o pleonasmo!], os diplomas de Dilma Rousseff [""quolé" contraditório!"]. Em relação aos [supostos/fictícios] diplomas do presidente eleito pelo mesmo PIG, [José] SerrAlston, nem um pio! Solene silêncio inaudível! Instada a analisar as estripulias da tucanoDEMoníaca com viés de PMDB e "Cansei", Yedinha [segundo o Incoerente-mor da nação, "vestal" e "carola de meretrício", Pedro Simon], ouvidos de mouco, silêncio sepulcral, "deu de ombros para o "detalhe impercebível""(!)
*monocórdia declaração reiterada(!) em mais um programa de "debate unilateral" do mesmo famigerado PIG. Lúcia Hippócrito, [mais uma] parlapatona do PIG!

Caçador de marajás -
O resultado da impunidade - e a chave da penitenciária de segurança mínima(!)

[Paulo]
Aético Duque e mestre-sala aético é, também, autor do samba-enredo "NUMDISSE"?! SAIney é inocente!"

Arthur Virgílio -
O lacaio-mor de FHC, "o réu confesso mais réu confesso" da nação, mentiroso, cínico e bravateiro, Arthur Virgílio Cardoso, segundo o ínclito e impávido jornalista Paulo Henrique Amorim

CPI da Petrobras
É este *senado literalmente DES-MO-RA--LI-ZA-DO quem vai investigar a Petrobras Nacional?!
Conta outra!

Marina Silva
Com todo o respeito, "encheram demais a bola da "indiana dos trópicos""!

Ciro Gomes
Conversa com o Satanás Maluf & em sendo Ciro "Herege" Gomes, O São Damião responde por São Neves Passadas!

O PMDB
Num governo popular e democrático, o lugar do fisiológico e corrupto PMDB é na oposição! E/ou na penitenciária - de segurança máxima!

Prezado jornalista Azenha, parabéns pelo conspícuo trabalho!
Felicidades!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia,... Brasil - em respeito ao jornalista brasileiro Luis Carlos Azenha!


adilson (11/08/2009 - 17:51)
atençao atenção atenção

azenha, hoje eu estava na regioa do jabaquara, e vi um pesquisador do datafolha, ele abordou umas 3 pessoas e depois foi embora, estava fazendo pesquisa eleitoral e sobre a lei do fumo, me aproximei dele mas ele nao me perguntou nada. Conforme antencipado pelo blog do Eduardo, vem bomba por ai

DANIEL (11/08/2009 - 17:45)
Q medo da Marina, hein?! Dilma já era.

Estevam Silva (11/08/2009 - 17:44)
Azenha, concordo plenamente com o fato da Marina ser bem intencionada. Mal intecionado é o PV! Partidinho nojento...

Fernando (11/08/2009 - 17:39)
E daí se ela cair no ostracismo? Desde quando ficar nos holofotes é o objetivo de uma política como a Marina? Eu hein, quem gosta de holofote é político midiático sem conteúdo.

Marcelo (11/08/2009 - 17:39)
Azenha, na eleição de Belo Horizonte ano passado, a "marina" Jô Moraes arrebatou a militância petista insatisfeita com o acordo feito por cima pelos prefeito Pimentel e o Aécio. Levou a eleição para o segundo turno com um voto útil no Quintão. Mas foram enquadrados ao cabo. Se a Marina vier, tem um perfil para cumprir papel semelhante.

Marcos D. (11/08/2009 - 17:21)
"Azenha, faltou sua opinião sobre uma situação que me dá arrepio que seria uma vitória do Serra, ou Aécio. O que aconteceria com o País na sua opinião?" Giovani

1) Teríamos desemprego em massa para os trabalhadores brasileiros. Afinal, no governo FHC, o número de desempregados no Brasil aumentou em 120%!!;

2) Agora, emprego para a tucanada iria sobrar.. somente no governo do estado de SP temos mais de 20 mil cargos de confiança... na prefeitura de SP são quase 12 mil;

3) Ah, também iríamos recorrer ao FMI umas duzentas vezes;

4) os juros iriam para 45% ao ano;

5) as estatais restantes seriam doadas para empresários aliados do PSDB, como o Daniel Dantas, e até para irmãos de líderes tucanos (vide a Telemar, que foi comprada pelo Carlos Jereissatti, irmão do Tasso);

6) iríamos mandar soldados brasileiros para lutar no Iraque e no Afeganistão;

7) a economia brasileira afundaria numa crise terrível quando qualquer paisinho como uma Tailândia da vida entrasse em crise;

8) os movimentos sociais seriam tratados como se fossem formados por criminosos;

9) o governo Serra mandaria assinar a 'Folha', 'Veja', 'Estadão' e 'O Globo' e mandaria distribuir em todas as repartições públicas federais;

10) a Sabesp iria fazer propaganda na África;

11) todos os programas sociais seriam extintos;

12) a legislação trabalhista e a Lei Áurea seriam abolidas com o objetivo de reduzir os custos trabalhistas;

13) para encerrar com glória, Arthur Virgílio seria Presidente do Senado...


Andre Paulo (11/08/2009 - 17:16)
Belo artigo, é por artigos como este que leio seu site.

Zé da Cobrança (11/08/2009 - 17:03)
Moacir Moreira, deixa de ser viúva do Brizola, ele quase conseguiu acabar com o estado do Rio, mesmo filtrando o PIG, ele é o esponsavel por tudo de herança ruim que temos lá do tipo policia corrupta, bicheiros, traficantes e etc.O filho dele com a filha, aprenderam bem na cartilha dele, (Garotinho e Rosinha).
Deixe de ser apenas um revoltado. Leia mais, pense e vaos pra frente!

TPI (11/08/2009 - 16:57)
Azenha,
Pois é, a Marina vai ter que escolher o seu demônio, já que agora os bons políticos sabem que para fazer a obra de deus (por gentileza, com minúscula mesmo) é necessário fazer a aliança com o demo.
Lembra o Grande Sertão, onde os "cabra" corajosos eram pactários (do demo). Lembra o filme americano "A encruzilhada", onde grande tocador de blues tinha que fazer o pacto também, na encruzilhada. Onde será a encruzilhada de Marina Silva, no PV?

Marcos_BsB (11/08/2009 - 16:56)
Até o zé simão sabe que essa invenção de Marina terceira via é só pra tirar voto da Dilma. Se vingar, o vampiro Serra vai levar no primeiro turno.
O que admira é a marina comprar isso (com certeza ela já deve ter vislumbrado os dividendos para a carreira política dela).

Sergio (11/08/2009 - 16:52)
Que a Marina tem um discurso interessante e idéias progressistas e vitais para o país e para o mundo isto é notório. Só que disputar uma eleição neste momento onde temos apenas duas vertentes com possibilidades de chegar ao poder, e onde uma significa retrocesso total e outra que significa a manutenção e possível incremento de uma melhora substancial que experimentamos em relação a um passado não muito distante, acredito ser um erro político muito grande.
Se ela disputa a eleição dividindo os votos da esquerda (pois nem de longe demo-tucanos vão abraçar sua causa), e o setor que representa o retrocesso voltar ao poder, a causa ambiental vai sofrer um retrocesso monumental.

Flavio Lima (11/08/2009 - 16:49)
Azenha
Muito lucido seu texto, muito bom seu blog. Tem espaço até pra direita!
Realmente seria maravilhoso se a Dilma puder governar sem precisar do pmdb, mas não tenho muita esperança nesse sentido. E acho muito melhor Dilma mesmo com pmdb do que serra ou aecio (esse uso de maiusculas e minusculas ja é um vicio hehe). Grande abraço e parabens!

Jose de Almeida Bispo (11/08/2009 - 16:47)
Sobre a Globo:
Achei esquisita, mas põe esquisita nisso uma longa reportagem sobre os índios tucanos hoje no JH da rede. E olha que pronunciaram a palavra tucanos umas dez vezes, sempre associando-a a virtudes celestiais.
Ah, vai recomeçar a guerra contra Edir Macedo, naturalmente com a Justiça de São Paulo invadindo a competência da Justiça Federal, nicho inclusive do juiz De Sanctis.

Junior (11/08/2009 - 16:41)
Desde qndo Ciro está mais a esquerda que Lula?! Ciro e Tasso são unha e carne.

Luiz Carlos Azenha (11/08/2009 - 16:29)
Leo, não disse que o MST tem simpatia pelo Ciro. Disse que setores à esquerda do Lula estão descontentes, dentre os quais o Ciro (PSB), o MST, etc.

Leo (11/08/2009 - 16:28)
MST com simpatia pela candidatura do Ciro? Não acredito.

Acho que o MST sabe que, pra quem luta, mais vale ter alguém lá que foi lutador e veio de baixo. Ciro Gomes está mais pra Getulio Vargas, que reprimia a esquerda e os movimentos sociais.

Luiz Carlos Azenha (11/08/2009 - 16:27)
TPI, concordo absolutamente com a sua opinião. Minha análise foca em 2010. Mas a Marina Silva tem uma longa história de bons serviços prestados ao Brasil, é jovem e tem um discurso muito interessante, já antenado com o século 21.

Fernandes (11/08/2009 - 16:25)
Cara, isso da Globo deu para ser percebido hoje no Bom Dia Brasil. Começaram a falar do Sarney, que o PT tem de definir hoje se vai votar com a oposição ou não, quase como se se o PT votasse contra a oposição merecesse ser exilado do país. Em seguida mostra Yeda Crusius e...passa a mão na cabeça dela, segundo não sei quem nada foi provado, ó coitada.
Nojento isso.

TPI (11/08/2009 - 16:24)
Azenha,

A chance da Marina ser presidente é mesmo zero, mas o projeto dela é outro. Ela quer se cacifar para tornar-se um ator/atriz de peso na política, e isto ela obterá se chegar a 10% da votação. Em suma, é um primeiro passo para ela virar uma cacique. Neste caminho já trilharam Lula, que disputou eleições desde 1982 e o próprio Ciro, que em 2002 (pós-2008, com 10% dos votos) chegou a estar na frente de Lula e Serra e perdeu-se, como sempre, na sua incontinência verbal. Como política Marina Silva está errada? Será condenada por trilhar o caminho que outros, também com prejuízos para causas progressistas em seus momentos, também trilharam? Os democráticos estão condenados a subalternizarem-se ao lulismo? Minha resposta à todas essas questões: não sei, mas sei que tem político pregando o golpe da escada: depois de chegar lá no alto, chuta a dita e condena essa forma de chegar para os outros.
Dependendo do plano de voo de Marina, pode ter futuro.

louzada (11/08/2009 - 16:01)
Azenha, analise quase perfeita, me permita discordar somente em uma coisa.
A DILMA não tem medo e nem é carrerista, ela vai enfrentar inclusive o centrão do PMDB poderá até ser derrubada mas vai enfrentar.
Como dizem essa mulher tem cujones

Luiz Carlos Azenha (11/08/2009 - 15:59)
Por melhor intencionada que a Marina seja -- e eu acredito sinceramente que ela é bem intencionada -- a chance dela se eleger presidente do Brasil é ZERO.

walter thadeu (11/08/2009 - 15:57)
Seguindo a tendência na próxima também estará a Record.

Márias (11/08/2009 - 15:52)
Vi a Ana Maria Braga dizer, ontem, que as informações passadas pela internet sobre a gripe suína estavam colocando o povo em situação de pânico.
Pois é, até quando tentam informar desinformam.

Maria Izabel L. Silva (11/08/2009 - 15:41)
Luiz Azenha.Irretocável! Só queria que você não parecesse tão entediado ... Você ainda é jovem, vai viver muitos anos e a história não acabou. Por outro lado, a Grande Imprensa golpista é de uma obviedade acachapante. Até eu tô entediada.

Luiz (11/08/2009 - 15:39)
Azenha, concordo totalmente com sua análise. Porém o projeto Lula/Dilma, nas circunstâncias atuais, ainda é o melhor para o Brasil.
Os demais candidatos com peso político sufiente para levarem essa disputa são incompetentes e/ou corruptos. Em oito anos muita coisa pode mudar na cena política.
O DEMo-tucanalhas vão se tornar cada vez mais irrelevantes e podem surgir novas figuras menos horripilantes que os atuais protagonistas da oposição, assim como podem despontar bons candidatos alinhados a Lula/Dilma.
E provavelmente o PIG também vai mudar, pois se continuar com essa mediocridade, certamente alguns jornais, revistas e emissoras de rádio/tv acabarão falindo.
Então por pior que seja governar sustentado por esse pessoalzinho, o tempo pode ir polindo essa relação e preparando o terreno para mudanças mais profundas.

maria santos (11/08/2009 - 15:37)
Meu caro JORNALISTA:
só faltou dizer que Marina, infelizmente, será condenada ao ostracismo, como Cristovam, se sair do PT.

BIQUEI (11/08/2009 - 15:22)
A quanto tempo venho dizendo,que dos 81 não escapa nenhum!
Líderes tentam acordo para inocentar Sarney e Virgílio.
E o turco não vai á tribuna,dedurar os pilantras ou também está com o rabo preso.
http://biquei.spaces.live.com/blog

Quem corrompe a sociedade... ? (11/08/2009 - 15:07)
Azenha;

Depois que o muro ideologico caiu(Berlim/1989),a direita capitalista,leia-se(PIG),Braço politico do esgoto capitalista brasileiro,conseguiu nos impor sua ideologia do "pensamento único" (deus mercado),ou seja,não há solução para o sofrimento humano fora do projeto burgues de sociedade,em outras palavras ,teremos que consertar o capitalismo que eles criaram,que eles chamam de "democracia",mas que para nós assalariados e "colaboradores" não passa de uma ditadura capitalista.

Uma saida é mostrar para o povo(via blogs de esquerda),que a solução para o Brasil e os brasileiros é colocar essa gentalha burguesa -(que é uma minoria bem organizada)-,tudo pra correr,e uma das saidas é pelo voto,fazendo maioria no congresso nacional(de esquerda),fora isso sou obrigado a dizer que o parto socialista aqui no Brasil,será muito dolorido.

francisco.

Luiz Carlos Azenha (11/08/2009 - 15:05)
Marco Aurélio, aqui vc não pede. Manda!!!

Marcus (11/08/2009 - 14:49)
Essa decisão da Marina é praticamente um suicídio político. Ela fará parte do mesmo partido do Gabeirinha Global e do filho do Sanery, o Zequinha Sarney que ;e do PV e do sacripanta do Alfredo Sirkis o embusteiro do Cesar Maia , além de outras pérolas.A Marina só pode estar sob efeito do Santo Daime ou algo parecido.

Cristiana Castro (11/08/2009 - 14:44)
ô Dvorak, esse pessoal de Partido Verde, é muito bom pra organizar luau. Um presidente verde no Brasil, vai ser a alegria pro pessoal das bases americanas na Colômbia. Imagina só, não pode bombardear aqui pq a seringueira centenária..., ou ainda esse tanque que atropelou esse mico revela a falta de cuidado e vilipêndio a nossa biodiversidade e tantos tiros acabarão com a camada de ozônio e o aquecimento global... Agora falando sério, mesmo que Marina saia candidata pelo PV, como vc imagina que se comportarão os eleitores num 2º turno? Olha que situação bizarra. Uma petista,concorrendo pelo partido do filho de Sarney, aliado ao DEM e ao PSDB. Temos então que DEM e PSDB vão apoiar Zequinha Sarney depois de esculachar a família até a 25ª geração. Marina que sempre foi de esquerda vai sair pela direita ( DEM/TUCANOS) pelo partido de um familiar do capiroto ( Sarney ), concorda que é muita " evolução" pra quem está sendo apontada pela ética? É sair do banquinho e atravessar o salão inteiro, recolhendo tudo que tem de ruim e subir ao palco. O PIG, vai ficar naquela de vamos todos morrer de sede pq o planeta vai acabar etc... para poder se livrar da Dilma. Mas a questão é, quem será o eleitor de Marina no PV/DEM/PSDB? Nem a própria direita vai ficar sossegada pq Marina é cria do PT. Dvorak, em sua homenagem, se Marina sair candidata pelo PV, vou colocar duzentos olhos no vice dela.

Dvorak (11/08/2009 - 14:41)
Azenha, olhe o pilantra-pirata-genérico aí de novo...

Marco Aurélio Mello (11/08/2009 - 14:41)
Se toda vez que citasse meu nome me desse o atalho para o meu blog, seria o blogueiro mais feliz do mundo. Seu tráfego é imenso e me faria um enorme favor.
http://maureliomello.blogspot.com

BIQUEI (11/08/2009 - 14:28)
Homens na guerra e homens na fé?
http://biquei.spaces.live.com?blog.

Jairo Beraldo (11/08/2009 - 14:20)
Clóvis Campos,Arthur "caso de psiquiatra"Virgilio EX-MALANDRO?Colega internauta, MALANDRO nunca se chega a ser EX...é eterno,para sempre!

Tiago (11/08/2009 - 14:18)
Azenha, faltou a sua opinião sobre o Corinthians sem o Ronaldo: ainda dá pra ser campeão?

trombeta (11/08/2009 - 14:17)
Azenha, cumprimentos pela excelente análise, só faria uma observação no capítulo Ciro Gomes.
Não acho que Ciro seja um nome que empolgue setores da esquerda críticos a Lula, a trajetória política de Ciro não ensancha esta afirmativa.
Ciro faz o tipo língua afiada, não leva desaforo para casa, mete o pé na jaca, uma espécie de fetiche para aqueles que gostam de enfrentamenos, coisa que Lula evita ao máximo.
Ciro já foi direita da brava, depois encontrou no discurso nacionalista um meio de vida, porém se declara compadre da oligarquia de Tasso Jereissati que puxa e Ceará para trás.
Não posso considerar que Ciro seja alternativa à esquerda, embora seja um nome sempre lembrado, pra mim, é inconfiável.

nancy lima (11/08/2009 - 14:17)
100% maravilhosa essa matéria!azemnha vc é um gênio!

Luiz Carlos Azenha (11/08/2009 - 14:11)
Sagarana: A Marina Silva vai ser presidente do Brasil! Que tal assim?

Sagarana (11/08/2009 - 14:06)
Me desculpe Azenha, mas você foi totalmente previsível.

Sergio (11/08/2009 - 14:05)
Caro Giovani, não precisa ser muito mais esperto que o Dvorak (apesar que não é necessário muito para superá-lo) para deduzir o que aconteceria com o Brasil se Serra/Aecio vencesse a eleição:
1 - Alstom vencedora de toda licitação do governo;
2 - Super-faturamento de ambulâncias;
3 - Livro didáticos de dar inveja ao Bocage;
4 - Assinaturas de membros do PIG para todos os professores da rede pública;
5 - Merenda escolar com qualidade próxima de lavagem de porco;
6 - Pedágio com valores indecentes para todo lado, inclusive para sair de casa;
7 - Polícia na rua, lógico que para bater em trabalhador;
8 - Extorsão de bandido para fazer caixa-dois;
9 - Daniel Dantas ministro da Justiça;
10 - Determinação para que a PF procure vida extra-terrestre.

Flavio Cantu (11/08/2009 - 13:56)
Azenha,

Passe a informaçãozinha abaixo pra o Dvorak nos respnder como andam as investigações:

"A ex-governadora do Rio de Janeiro Rosinha Garotinho disse ainda que a TV Globo mantém a conta número 91493, no Banco Credité Suisse, nas Bahamas"

o valor segundo apurei giraria em torno de uns 100 milhões de reais...

Por favor, ilustríssimo, excelentíssimo e inteligentíssimo Sr. Dvorak poderia nos informar como andam as investigações obre o assunto?

Se o senhor não tiver nenhuma informação peço que me desculpe. É que eu trabalhei quase 30 anos numa das maiores emissoras de TV do Brasil e, sabe de uma coisa, quase todas tem suas "off-shores" lá fora.

Que tal nos dar uma idéia sobre as transações que são feitas pelas renomadas emissoras de televisão?

Todos aqui aguardam seus comentários abalizados, afinal de contas, o PIG não existe mesmo, não é?

Mauricio (11/08/2009 - 13:27)
Azenha! Muito bom! Agora, essa do canalha do Collor falar tudo o que sabe sobre os acordos que ele teve com a mídia qdo se elegeu presidente.. vixe maria, ele deve ter um ódio mortal da Globo da Veja, eram amigos dele que o traíram qdo o circo ficou negro, negro..

Dvorak (11/08/2009 - 13:27)
"Azenha, faltou sua opinião sobre uma situação que me dá arrepio que seria uma vitória do Serra, ou Aécio. O que aconteceria com o País na sua opinião?"


Apenas desemprego em massa de petistas, caro Giovani.

Dvorak (11/08/2009 - 13:24)
Apenas a possibilidade da candidatura da Marina já está deixando as dilmetes em polvorosa!!!

Stella (11/08/2009 - 13:22)
Claro e objetivo! E concordo quanto ao centrão, mas melhor avançar mesmo que devagar do que retroceder, e tenho a esperança, de que chegará a hora da renovação do congresso, com a eleição daqueles realmente comprometidos com os interesses da nação e de seu povo.

Charles (11/08/2009 - 13:20)
Azenha, bela análise conjuntura, perfeito!

Luiz Carlos Azenha (11/08/2009 - 13:06)
Clovis, eu não me incluo na lista dos desanimados, não. Foram tantos avanços. Eu me animo muito, por exemplo, quando leio comentaristas capazes de fazer uma análise muito melhor que muitos "profissionais".

Marcus (11/08/2009 - 13:03)
Azenha, primoroso artigo. Prazeroso de se ler , objetivo , lógico e lúcido. Muito BOm.

Klaus (11/08/2009 - 13:02)
Rico vota com o bolso, pobre com o estômago.

Roberto Patrocínio (11/08/2009 - 12:51)
"Essa é, em minha opinião, a principal fragilidade do projeto eleitoral Lula/Dilma: mais quatro ou oito anos sustentados no Congresso pelo Centrão. Podem até ganhar a eleição em 2010, mas o toma-lá-dá-cá sobreviverá firme e forte."

É mais provável que sim, mas - como não custa sonhar - talvez não. E se for feita uma campanha superdidática e empolgante, a ficha cair e o povão caprichar na votação?

Seja como for, com Dilma lá, com governabilidade, já vai estar bom. Após séculos de escravidão, oligarquias, ditaduras, latifúndio, corrupção, apropriação privada do Estado, egoísmo de classe, nepotismo, analfabetismo, alienação política, exclusão social, lei de Gérson, PIG, violência fora de controle, insegurança pública em escalada, etc., não será em uma década que o Brasil finalmente se encontrará consigo mesmo. O tão falado e propalado país do futuro.

Mas que a locomotiva começou a andar, isso é um fato.

Parabéns pela lúcida análise! Parabéns pelo blog! Parabéns pelo patriótico trabalho que você e outros bravos jornalistas vêm desenvolvendo! Parabéns também a todos os que aqui estão se informando e debatendo democrática e soberanamente!


Paulo (11/08/2009 - 12:38)
Com a expansão dos blogs haverão mudanças políticas nos executivos e nos legislativos de todo o país. Apesar de já estarmos sentindo os efeitos agora, a revolução da blogosfera acontecerá mesmo após 2010.

Maria (11/08/2009 - 12:28)
Pessoal estou muito triste com o que estão fazendo com a Min. Dilma. Mas já disse que a Ministra deve resistir. Porque de agora em diante até se ela tomar caldo de cana em alguma barraquinha no DF, os "paparazzi" do PIG irão atrás do vendedor ambulante e vão pedir ao mesmo em troca quem sabe de um cargo fantasma no governo PSDB-DEM, para que o mesmo alegue que a Ministra usou tráfico de influência para dar ao mesmo o direito de vender seu caldo de cana na Praça do 3 Poderes.
Seria cômico se não fosse trágico.
Abraços.

Gilberto (11/08/2009 - 12:20)
Marina, morena
Marina, você se pintou
Marina, você faça tudo
Mas faça um favor
Não saia candidata a Presidente
Pois vai acabar vereadora de sua cidade como a
Maria Helena ou
Como o Gabeira, financiando parente para surfar no Hawai

Clovis Campos (11/08/2009 - 12:18)
Sobre a secretária da receita

Não há nada pior do que o "Ex":

Ex- alcoólatra - Bush
Ex- mulher - Nicéia Pita
Ex-comunista - Roberto Freire
Ex- malandro - Arthur Virgílio
Ex- fumante - todos

Agora, cabe acrescentar à lista, nova categoria:
Ex- nomeado - Lina Vieira

As entrevistas sobre conversa com Dilma, originando a base para novo factoide midiatico, fica entre ridículo e absurdo: " Cheguei lá pela garagem, entrei sem identificação, conversei com ela e voltei". Perai, basta chegar, entrar na garagem do palácio, subir ao gabinete da ministra, falar com a mesma a sós, e sair sem falar com mais ninguém, sem ser vista e sem registro da presença. De fato- esse governo Lula é a casa de mãe Joana!

Sobre Ciro, Lula Dilma e o Congresso

Com Dilma, Ciro ou outro qualquer no quadro atual só se governa com o Pmdb. A alternativa é mudar o Congresso elegendo deputados comprometidos com a candidatura presidencial.

Que tal iniciar campanha nesse sentido? É uma forma de se contrapor ao desânimo e derrotismo antecipado tipo: esse pais não tem jeito; é tudo a mesma coisa; farinha do mesmo saco etc.

Bernardo (11/08/2009 - 12:14)
"Essa é, em minha opinião, a principal fragilidade do projeto eleitoral Lula/Dilma: mais quatro ou oito anos sustentados no Congresso pelo Centrão. Podem até ganhar a eleição em 2010, mas o toma-lá-dá-cá sobreviverá firme e forte."

Acho que você tocou num ponto importante aqui. Eu particularmente gostaria que você o desenvolvesse mais. Afinal de contas, qual é a real chance de mudanças - positivas obviamente ?

Euler (11/08/2009 - 12:05)
A análise da imprensa foi boa, descrita com fundamentação e com a autoridade de quem é da área; a análise sobre o falso-moralismo dos demos e tucanos, também me parece coerente: eles nunca quiseram apurar coisa alguma, haja vista os oito anos de FHC. As críticas ao Sarney - que todos sabemos, nunca foi santo, tanto quanto seus críticos de plantão - e a CPI da Petrobrás são manobras eleitoreiras, com pouca ou nenhuma seriedade. Quanto à candidatura Ciro Gomes, discordo: ele não exerce liderança ou atração à esquerda do PT. Seu discurso é moralista, apoiado por setores da classe média, muito próximos da que vc atribui a uma possível candidatura Marina - embora esta, ao contrário, possa, de fato, atrair setores à esquerda. No final, o grande embate deve se dar mesmo entre Dilma e o candidato dos tucanos - Serra ou Aécio. Mesmo com as limitações do centrão, uma Dilma na presidência é imensamente melhor do que o projeto neoliberal de demos e tucanos, inimigos dos servidores públicos de baixa renda (não dos marajás), doadores de estatais e serviçais dos interesses dos grupos econômicos, banqueiros e do agronegócio. Talvez a Dilma, por características de personalidade, tenha um pouco mais de disposição para enfrentar o centrão com apoio popular, coisa impensável por parte do conciliador Lula. Mas, política, como dizia um político mineiro de triste memória - Magalhães Pinto -, é como nuvem: ora está aqui, ora acolá.

Sergio (11/08/2009 - 12:03)
A competentissíma Marina Silva sabe que somente com o discurso verde não vai a lugar algum. Não adianta falar em sustentabilidade se a concentração de renda continuar igual, se a riqueza nacional continuar concentrada nas mãos de alguns poucos. Sua candidatura só serviria a elite pois mesmo que ela se eleja o PV não fará maioria no Congresso e se ela quiser fazer o minimo possível terá que fazer os mesmos conchavos que todo e qualquer presidente eleito no Brasil é obrigado a fazer se quiser governar. Mesma que ela resistisse a não se aliar ao PMDB, teria que se aliar ao PSDB. E alguém em sã consciência acha que o PSDB é melhor que o PMDB?? Impossível os dois tem o mesmo DNA. Então ela teria que ceder as pressões da elite via midia-demo-tucana e sua imagem seria destruida em pouco tempo.

Fernando (11/08/2009 - 11:58)
O PSB paulista já afirmou que apóia Serra incondicionalmente. Como fica o Ciro nessa?

Moacir Moreira (11/08/2009 - 11:54)
Olá Azenha e amigos leitores,

Vamos todos agradecer ao Lula e ao Roberto Freire, entre outros, por terem dividido a chamada "esquerda" em 1989 e, com este generoso gesto, impedirem a eleição de Leonel Brizola, que iria desgraçar nossa juventude com aquelas malditas escolas de tempo integral, segundo a Rede Globo.

Eu estou aqui assistindo de camarote a tão esperada queda da ditabranda.

Meu finado avô costumava dizer que a Justiça tarda mas não falta.

E como tarda!

Valeu, Lula! Valeu, FHC!

Vão plantar batatas no Alaska!

Abraços



Maria Coelho (11/08/2009 - 11:52)
Azenha, sobre o novo factóide da mídia, a Lina Vieira se saindo como a impoluta e acusando Dilma de prevaricação, tenho a dizer o seguinte: é uma mentira de funcionário ressentido e incompetente. Se aconteceu o que a senhora da Receita conta, com cores de romance policial de quinta categoria - fui sozinha, não ficou gravado na agenda, a roupa da ministra... - ela deveria ter denunciado Dilma ao Ministério Público por assédio e constrangimento funcional.
É mais um factóide para juntar Dilma, Sarney e Lula, que não cola para quem sabe ler e conhece direito administrativo, ou seja: todo e qualquer funcionário concursado.

Fernando (11/08/2009 - 11:48)
Marina pelo PV quebra a dobradinha Serra/Gabeira.

vanda (11/08/2009 - 11:44)
Azenha, falou pouco (eu acho) com 100% de acerto....

Aprendi...vou te encher de perguntas (provocativas) como o PIG faz com a PETROBRAS e esperar pela sua resposta....

Fale mais....é esclarecedora sua opinião.

Marcos D. (11/08/2009 - 11:37)
"Essa é, em minha opinião, a principal fragilidade do projeto eleitoral Lula/Dilma: mais quatro ou oito anos sustentados no Congresso pelo Centrão. Podem até ganhar a eleição em 2010, mas o toma-lá-dá-cá sobreviverá firme e forte.". por Azenha.

Correto!!!

Mas, o problema é que essa fragilidade, Azenha, não é culpa nem do Lula e nem da Dilma. Afinal, quem elege os políticos pertencentes ao 'Centrão do PMDB'? Quem elege Sarney, Collor, Renan Calheiros e cia???

Lula e Dilma?

Não!

É o povo!

A culpa é do povo, então? Não. Isso é bobagem! A culpa é de quem, durante 500 anos, não ofereceu a este povo condições educacionais, políticas, culturais, sociais, econômicas que lhe permitissem ser organizado, esclarecido e independente o suficiente para poder votar com inteligência, de acordo com os seus próprios interesses.

E quando este povo tentou se mobilizar e se organizar com esta finalidade, acabou massacrado. Aí estão o Quilombo dos Palmares, a Cabanagem, a Guerra de Canudos, a Guerra do Contestado, etc, que não me deixam mentir.

Quando o governo João Goulart iniciou um programa intensivo de alfabetização de adultos, comandado por Paulo Freire, e quis conceder o direito de voto para os analfabetos e estender os direitos trabalhistas para os trabalhadores rurais, as Elites podres, golpistas, reacionárias deste país organizaram um Golpe de Estado e o derrubaram da Presidência da República.

Deu no que deu, ou seja, em PSDB, DEM, Centrão do PMDB, que comandam o Congresso.


Marco Antônio Leite - SCS (11/08/2009 - 11:35)
Se é que vivemos num sistema democrático, não vejo nada de anormal à senadora Marina Silva sair candidata a presidente da República por este ou aquele partido político. Vale dizer, o PT (Partido dos Trairás) não é dono absoluto da verdade ou então os mamadores nas tetas do governo Federal estão com medo de perder a vaca sagrada do poder, pois com certeza, a Marina Silva ira tirar muitos votos da dona Dilma ou Não? O PT não difere em nada do PV, isso porque as duas agremiações políticas são de direita e adotaram o neoliberalismo como a solução para todos os males, portanto fica tudo em casa!

João (11/08/2009 - 11:35)
Na verdade a Dilma vai ganhar fazendo um discurso na eleição mais à esquerda do que o Ciro, como em 2006. Para depois, no governo, continuar com a governança com o Centrão.

Giovani Avila (11/08/2009 - 11:35)
Azenha, faltou sua opinião sobre uma situação que me dá arrepio que seria uma vitória do Serra, ou Aécio. O que aconteceria com o País na sua opinião?



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design