Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Opinião Utilidades

Serra será o candidato de Washington?

Atualizado em 25 de novembro de 2009 às 16:16 | Publicado em 24 de novembro de 2009 às 20:28

por Luiz Carlos Azenha

Barack Obama fez sua escolha. Decidiu apostar no velho "dividir para governar". No nós contra eles. Isso ficou cristalino na pressão de bastidores de Washington para que alguns governos da América Latina reconheçam o resultado das eleições em Honduras, independentemente da volta de Manuel Zelaya ao poder. Os governos da Colômbia e do Peru já teriam concordado.

O governo Obama parece ter decidido que é de seu interesse "isolar" o Brasil ou pelo menos se contrapor à diplomacia brasileira no hemisfério. Não será nada absolutamente explícito. Em diplomacia não convém ser explícito. É um jogo de xadrez. Lembrem-se que o projeto original dos Estados Unidos, de fazer a ALCA, foi sepultado. E que, no passo seguinte, o Brasil se recusou a fazer o jogo de Washington, de "isolar" os líderes que tanto desgosto causam aos estadunidenses -- Chávez, Correa e Morales.

Obama manteve a política de seus antecessores, baseada nos "planos de segurança"  -- que se escondem atrás do combate às drogas e ao crime na América Latina (quem é que é "a favor" do crime?): os planos México e Colômbia, que promovem a interação siamesa entre forças de segurança dos três países, com óbvia ascensão de Washington sobre os parceiros. As bases militares são extensões naturais do poder de dissuassão dos Estados Unidos. Podem servir hoje para monitorar o tráfico de drogas, mas em questão de horas podem servir também para derrubar um governo local que ultrapassar "os limites".

Notem, portanto, que a lógica intervencionista está mantida, ainda que camuflada sob novas roupas.

As decisões de Washington com certeza foram guiadas por outras considerações estratégicas: as descobertas do pré-sal e a decisão iminente do Brasil de "triangular" com a França através de acordos militares, injetando um poder europeu diretamente no equilíbrio de forças do hemisfério.

Não duvido que, em sua próxima visita ao Brasil, Obama arranje uma desculpa qualquer para se encontrar com o governador de São Paulo, José Serra. A estratégia dos gringos sempre passa por isso: quando descontentes com o poder central, eles apostam no poder regional. Foi assim na Bolívia. Foi assim na Venezuela. Foi assim no Equador. Foi assim no golpe de 64, no Brasil, quando Washington jogou tudo nos governadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Tudo indica que Serra será o candidato dos gringos. Menos por ele, mais pelos ótimos serviços prestados a eles por FHC.

 


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Adilson (22/12/2009 - 19:39)
O Serra consegue aglutinar tudo o que há de negativo, neste caso a simpatia dos Ianques, o que na América Latina hoje atrapalha muito mais que ajuda.

Do jeito que vai o Serra vai aglutinar dos fantasmas da UDN aos cacarecos da TFP, dos ruralistas aos nazistas partido "anti-nordestino" paulistano, das múmias malufistas da Associação Comercial até os "new-entrepeneurs" do PCC. Ou seja a fina-flor do banditismo mais reacionário do Brasil.

Malcolm L (02/12/2009 - 21:45)
A resposta para sua pergunta encontra-se nesta matéria da Foreign Policy

http://eurasia.foreignpolicy.com/posts/2009/11/24/brazil_moves_aggressively_toward_resource_nationalism

abs.

Steam (28/11/2009 - 22:15)
Ha traços dessa logica intervencionista presentes aqui em nosso país, basta observar o preço dos automoveis: como pode uma Frontier custar 17.000 dolares nos EUA e custar 100.000 aqui? Eu sou burro, nao consigo entender

Altemar (28/11/2009 - 15:25)
Tem um maluco que fala da existência de uns répteis extra terrestres travestidos de seres humanos mundo afora. Pelo modo de vida acho que os "gringo" estão mais para gafanhotos, parem e pensem. Teria sido Independence Day uma auto-comiseração?
Já pro boteco!

T.G.Meirelles (25/11/2009 - 19:35)
Caro Azenha, aí vai um conselho: mande verificar imediatamente os ralos e bueiros do viomundo. Ao que parece, alguns dejetos vindos do esgoto estão aparecendo por aí. Cuidado especial com um que é conhecido como Rato Cagalhão! Essa espécie não chega a ser perigosa, mas o R. Cagalhão, como é conhecido, é extremamente nojento e malcriado. Habitantes de um lixão comandado por um rato Rei (o Reirrato Azedo) os R.Cagalhões falam muita m..., e quando falam deixam escapar enormes gotas de perdigoto, razão pela qual, são também conhecidos como "R.Cagalhões Cuspidores"! Dotados de pouquíssimo discernimento, os R.Cagalhões, não raro, têm dificuldades em identificar um idiota - nunca sabem se são eles mesmos, se já foram, se continuam sendo ou se são os outros. Assim, passam a falar sem parar, na cara dos interlocutores, deixando todos eles envoltos em uma capa gosmenta de cuspe (Argh...). Como já disse, não é fatal, mas é asqueroso pacas! Eeecaa!!!
Saudações!
p.s.: mande soldar as tampas dos bueiros...

T.G.Meirelles (25/11/2009 - 19:35)
Caro Azenha, aí vai um conselho: mande verificar imediatamente os ralos e bueiros do viomundo. Ao que parece, alguns dejetos vindos do esgoto estão aparecendo por aí. Cuidado especial com um que é conhecido como Rato Cagalhão! Essa espécie não chega a ser perigosa, mas o R. Cagalhão, como é conhecido, é extremamente nojento e malcriado. Habitantes de um lixão comandado por um rato Rei (o Reirrato Azedo) os R.Cagalhões falam muita m..., e quando falam deixam escapar enormes gotas de perdigoto, razão pela qual, são também conhecidos como "R.Cagalhões Cuspidores"! Dotados de pouquíssimo discernimento, os R.Cagalhões, não raro, têm dificuldades em identificar um idiota - nunca sabem se são eles mesmos, se já foram, se continuam sendo ou se são os outros. Assim, passam a falar sem parar, na cara dos interlocutores, deixando todos eles envoltos em uma capa gosmenta de cuspe (Argh...). Como já disse, não é fatal, mas é asqueroso pacas! Eeecaa!!!
Saudações!
p.s.: mande soldar as tampas dos bueiros...

Marco (25/11/2009 - 19:00)
Excelente.Parabéns!

Urbano (25/11/2009 - 18:55)
Os gringos são chegados a sempre querer implantar governos de boston na américa latina, como já aconteceu em outros carnavais. O exemplo mais recentemente é o de Honduras.

Milton Hayek (25/11/2009 - 16:23)
Essa o PiG não vai divulgar:

"Obama pede ajuda à Lula": http://br.noticias.yahoo.com/s/25112009/25/politica-carta-obama-pede-lula-ajuda.html

"Na véspera da visita ao Brasil do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, a Casa Branca deixou claro ao governo Luiz Inácio Lula da Silva que valoriza a iniciativa brasileira de fomentar e intermediar o diálogo entre os iranianos e os países ocidentais sobre a questão nuclear. A posição dos Estados Unidos foi expressa pelo próprio presidente Barack Obama, em carta de três páginas enviada no domingo ao presidente brasileiro.

No texto, os EUA admitem a insatisfação com a decisão do governo de receber o iraniano, mas reconhecem que o Brasil é um país soberano, com direito de orientar livremente a sua política externa. Diante da decisão, Obama pediu que Brasília abordasse os seguintes temas com Ahmadinejad: defesa dos direitos humanos e cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)."

Fabio (25/11/2009 - 16:08)
Mas e o "cara"? Não é ele o bom?

Leider Lincoln (25/11/2009 - 15:56)
Rafael Gargalhão, além de educação e civilidade, coisas que obviamente você não tem, leia este texto: http://colunistas.ig.com.br/guilhermebarros/2009/11/25/brasil-passa-a-ter-poder-de-veto-no-fmi/ e pergunte ao oráculo de todos os dejetos, por que ele não dá uma notícia destas.
Mas já te digo: vocês ambos pensam como ratos. Para gente assim, é insuportável admitir que há quem viva em meio a luz...

Nicolas (25/11/2009 - 15:32)
Azenha, acho muito mais provável ser Aécio...

http://infinitoaldoluiz.blogspot.com/ (25/11/2009 - 15:16)
Complementando a temática.
A psicopata NOVA ORDEM MUNDIAL escravagista nazi-fascista angloamericana, cujo modo de viver é a conspiração, e o modo de ser é a guerra, segue sua agenda de cerco e extermínio aos heróicos bolivarianos, tendo o Brasil como a cereja desse bolo venenoso confeitado de escravidão e escárnio.
Preparam alegremente a mórbida festa ritual de sangueira.

Sinto muito, mas a Nova Ordem Mundial escravagista vai sacrificar serra no altar de fhc para unção e benção de aécio neves. Cuida-se Dilma. Lula, vai continuar em cima do muro até quando eles te acharem útil e te deixarem? Qual é a sua? A contagem regressiva já vai adiantada.
Sinto muito, sou grato.

Rad Radix (25/11/2009 - 15:10)
Até agora Morales (Bolívia) e Correa (Equador) são um "zero" para os EUA. Chavez esperneia, bravateia, mas precisa continuar vendendo petróleo para o Tio Sam (que é o que interessa). Desde quando os EUA precisam de bases terrestres próximas para invadir qualquer coisa? Esqueceu de sua marinha, de sua força aérea, com alcances globais?

http://infinitoaldoluiz.blogspot.com/ (25/11/2009 - 15:08)
Azenha, brilhante como de costume.
"Após cerca de 10 meses de governo Obama, o ganhador do "conchavado" Nobel da paz...
Ou eu, Aldo Luiz, aos 62 anos de idade sou um idiota total ou esses senhores são de uma hipocrisia além de qualquer possibilidade imaginável de crédito como seres humanos governantes de povos e nações.
E as massas exploradas e enganadas pelas mídias que lhes prestam este desserviço se matam fratricidas para defendê-los e aos seus nefastos propósitos guerreadores com o escabroso título de NOVA ORDEM MUNDIAL.
A Nova Ordem Mundial escravagista só não é uma conspiração absolutamente escancarada e visível para a desfaçatez de cúmplices e asseclas, empregados e voluntários profissionais mais conhecidos por mercenários que negarão seus crimes e serão, impunemente, sempre aplaudidos por psicopatas dos mesmos e maiores calibres.
Aos ingênuos que ainda acreditam na falácia da lisura de caráter dos imperialistas, e em democracia burguesa, ou em dualidades tipo democráticos versus republicanos, ou Deus está nos castigando restar-lhes-á a vergonha da ingenuidade ou o abrigo à sombra "confortável" da ignorância contumaz.
o final do texto não coube aqui, está no http://infinitoaldoluiz.blogspot.com/

Sinto muito, sou grato.

JMello (25/11/2009 - 14:55)
Sobre os EUA para entender um pouco mais de como se constroi/engana.
http://blogs.publico.es/dominiopublico/1614/noticias-basura-y-noticias-engano/

pablo (25/11/2009 - 14:53)
concordo com você, Azenha. Mas será que a cúpula central do governo Federal não tem consciência disso ? Se sim, porque eles não falam abertamente sobre isso à população brasileira ? Medo de fazer com eles o que fizeram com o Allende ? Imperialismo e subdesenvolvimento deveriam estar nas conversas de família e mesas de bar, junto com o futebol...só assim deixaremos definitivamente de virar satélite de interesses exógenos.

antonio carlos - volta redonda / rj (25/11/2009 - 14:26)
Olá Azenha, embora esse meu post ñ tenha nada a ver com a matéria, me sinto obrigado a dizer que sou contra o Serra o neo-liberalismo os demo-tucanos, no entanto nunca vi nesse blog nenhuma critica ao governo LULA e olha que tem muitas, tbm nunca vi esse blog a serviço dos aposentados e contra o fator previdenciário, ñ se esqueça que o PT era contra tudo isso e agora como e governo faz exatamento o que o psdb - pfl fez.

Rafael Gargalhão (25/11/2009 - 14:10)
Que lixo de texto! Reinaldo Azevedo não presta, mesmo. Induz-me a conhecer a escória da escória da internet, em seu blog. Nem lembrava mais desse tal "Azenha".

Azenha, meu caro, você "pensa" como um estudante secundário. Seu único problema é fazê-lo como velho. Eu já fui assim, idiota como você. Mas hoje eu cuspo em idiotas como você.

Guilherme Freitas (25/11/2009 - 14:07)
Isso seria realmente uma decepção com Obama. Eu que achava que ele ter cedido gente de sua campanha para o PT significa uma inversão de valores da nova Casa Branca, que agora preferia o PT. Prefiro acreditar que Hillary Clinton, com seu bando de democratas conservadores e republicanos incrustados no Departamento de Estado seja o que esteja fazendo essa confusão em Honduras.

JULIO SILVEIRA (25/11/2009 - 13:51)
Esse momento deve ser utilizado pelo PT para fazer prosperar seus nomes e de seus aliados mais sérios. Está na hora de ajudar o País, influenciando pela eleição de melhores quadros da politica, facilitando a vida do cidadão.
Este, o principal partido do governo, deve se livrar daquela imagem de ter sucumbido aos encantos da lixama politica para governar. De ter admitindo pagamento por fora para politicos que deveriam ser banidos da politica. A preocupação americana poderá se transformar em pavor, se conseguirmos diminuir dentro das nossas instituições, falsos brasileiros, seus aliados internos que a soldo de qualquer especie, disfarçados ou não, de acordo com o nivel do cooptado, que age contra nossos interesses nacionais. Alguns já plenamente identificados.

Zilda (25/11/2009 - 13:47)
Concordo com a análise de Azenha. Quinta coluna nunca faltou no Brasil. Pelo visto, começa a se movimentar.E nós, o que faremos para evitar esse retrocesso?

Leider Lincoln (25/11/2009 - 13:35)
Romanelli, a esperança foi derrotada pela cegueira. Você estava certo. Nós, pelo jeito, enganados.

Jorge Nunes (25/11/2009 - 13:17)
Isso que não entendo, todos estes gastos estão comprometendo a segurança econômica dos EUA.

Isso é grave, a tal ponte que a China é a principal parceira comercial do Brasil.

Hoje o governo dos EUA só funcionam a base de empréstimos externos, suas forças armadas estão cada vez mais privatizadas e caras.

Isso não é do interesse do povo estadunidense que paga para sustentar este bando colarinhos brancos que mandam nas indústria de armas. Que leva os EUA ao um rumo cego na política global.


CHOREM PIG E SABUJOS LEONIDAS, UBALDO, E CIA (25/11/2009 - 12:20)
http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/derspiegel/2009/11/25/ult2682u1397.jhtm
"Pai dos Pobres" provocou milagre econômico no Brasil
Jens Glüsing
O Brasil é visto como uma história de sucesso econômico e sua população reverencia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um astro. Ele está na missão de transformar o país em uma das cinco maiores economias do mundo por meio de reformas, projetos gigantes de infraestrutura e explorando vastas reservas de petróleo. Mas ele enfrenta obstáculos.

Dvorak (25/11/2009 - 11:53)
E o blog FBI(Festival de Besteiras da Imprensa), um dos melhores, continua fora. O que houve?

James (25/11/2009 - 11:30)
Mas isso não é novidade nenhuma, Azenha... A gente sempre soube quem é o patrão da gentalha PIGDEMOTUCANA: "Americans". O ingrediente novo nesta história é o OBAMA se prestar a este jogo absurdo e, aparentemente, se dobrar aos interesses da direita ultraconservdora americana... Esta é a maior prova de que o BRASIL está bombando e incomodando alguns interesses. Os gringos não querem concorrentes e já começam a mexer os seus pauzinhos ou não, como fizeram em Honduras. FORA GRINGOS IMPERIALISTAS!!! AVES DE RAPINA!!! Falsos defensores da democracia, da justiça e das liberdades. Lobos em pelo de ovelha.

FORA PESDBestas DEMentes e PiG's!!!
QUERO LULA DE NOVO QUERO DILMA 2010 MEU POVO!!!

Exploradores X explorados,é a luta de classes!! (25/11/2009 - 11:23)
Uma das táticas deste governo social democrata,foi mesclar o seu comércio exterior,e isto esta surtindo efeitos politicos e economicos,e já faz algum tempo.Temporariamente estamos "libertos" do capital imperialista,por isso,agora só falta nos livrar da burguesia "nacional".Os donos do capital,agora mais do que nunca,se articulam o tempo inteiro,como voce mesmo disse,"No nós contra eles".Nós quem? Eles quem? Isto me remete ao que eu já disse por aqui,a luta de classes é o combustivel desta peleja politica onde,(NÓS = assalariados)ESTAMOS NA CONDIÇÃO DE EXPLORADOS e (ELES = patrões)ESTÃO NA CONDIÇÃO DE EXPLORADORES,que são minoria politica desde sempre,por isso usam a velha tática de dividir para governar(sem aspas),para serem donos do poder central e tambem em suas cidades(ESTADOS),para assim fazerem do Brasil um verdadeiro balcão de negocios do capital.

Os candidatos dos gringos (leia-se G8),que representam os parasitas endinheirados,tem varias faces (e uma só idéia),atuam em varias frentes de batalha,mais conhecidos pelo nome de partidos politicos e dentro destes,se organizam para serem hegemonicos perante a sociedade,para se legalizarem como idéias,para isto,usam seu maior partido politico como seu porta voz,mais conhecidos entre nós como(PIG).No Brasil os capitalistas estão infiltrados em varios partidos politicos inclusive,em partidos ditos socialistas,são verdadeiras arapucas ideológicas,mais preocupados em manipular do que conscientizar.

francisco.

Biquei (25/11/2009 - 11:14)
Serra não é candidato ao banco central,lá,GEORGE BUSH
colocou Meirelles.

Fabio Passos (25/11/2009 - 11:00)
Sem dúvida.

O PIG é a ponta de lança dos interesses ianques no Brasil.

E PIG = zé serra.

O psdb e o ex-pfl, quando ouvem falar dos ianques, já vão arriando as calças.

O risco de retrocesso existe.

zé serra vai vender(entregar!) tudo pros ianques... exatamente como a "elite" branca de SP deseja.

Romanelli (25/11/2009 - 10:55)
uai ..depois me xingavam quando eu falava que OBAMA era mais do mesmo

fscosta (25/11/2009 - 10:51)
Sinceramente,

Tb acho simplificação escolher um candidato e falar que ele representa os EUA. Ou a direita. Ou o mercado.

Todo mundo sabe que não é assim que funciona. Obviamente uma hora todos vao ter que posicionar.

O proprio Lula nunca peitou os EUA (e essa foi sua maior virtude), buscou o protagonismo comendo pelas beiradas. E conseguiu.

Acho que a maior conquista é seja com apoio externo ou nao. Ninguem mais vai conseguir governar sendo submisso. Isso é um processo. Não é reversivel facilmente. O lula libertou um animal que estava escondido. O Brasil foi pra vitrine. Imagine qtos no Itamaraty se revoltavam com as politicas do FHC e agora estao colhendo os frutos. Não é o Serra. Não é o Aecio. Não e a Dilma que vai frear isso.

Mas nos falta uma agenda. A população é desligada desses assuntos, pq os jornais sao pessimos. A tv so passa lixo. Nem uma industria de cinema pra propagar nossa ideologia temos.

Nao temos nem um grande Projeto de Nação. Agora, vamos escolher uma unica pessoa entre 190 milhoes de brasileiros e falar que ele é grande responsável pelo nosso fracasso enquanto Nação. Menos.

Entao é muito mais complexo que isso. Azenha, vc não é o PHA. O PHA tem seus motivos.

Abraços,
fscosta
http://muitopelocontrario.wordpress.com

Dirck (25/11/2009 - 10:50)
Não há apoio de Washington ou Assuncion que reverta a queda livre de Serra nas pesquisas.

Messias Franca de Macedo (25/11/2009 - 10:39)


REVISTA ALEMÃ EXALTA LULA E FALA EM MILAGRE ECONÔMICO NO BRASIL

25/11/2009
"Pai dos Pobres" provocou milagre econômico no Brasil

Jens Glüsing
O Brasil é visto como uma história de sucesso econômico e sua população reverencia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um astro. Ele está na missão de transformar o país em uma das cinco maiores economias do mundo por meio de reformas, projetos gigantes de infraestrutura e explorando vastas reservas de petróleo. Mas ele enfrenta obstáculos.
(...)
http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/derspiegel/2009/11/25/ult2682u1397.jhtm

BRASIL - em homenagem ao ínclito presidente emérito estadista Luiz Inácio Brasileiro Lula da Silva
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

(25/11/2009 - 10:33)
Isto é um baita de um Vassalão.

Ubaldo (24/11/2009 - 21:48)
Se entendi bem o que você quer dizer é que o Lula está sempre cutucando a onça e agora ela pode mostrar suas garras. Se isso acontecer, a culpa é do Serra que supostamente vai ser candidato e que supostamente os americanos o procurarão. Entendi. Não seria a Teoria da Conspiração by Azenha?

FHC tem mais um bastardo, o nome dele é Ubaldo. Tchaaa.

fscosta (25/11/2009 - 10:31)
Essa agenda não é do Obama, do Bush, ou do Reagan, ou do JFK.

Essa agenda tem donos, e quem entra no West Wing e senta naquela cadeira sabe disso.

Essa agenda não medida é anos, e sim em decadas.

Hegemonia não se conquista com bravatas. O Brasil está pronto? A elite (seja de esquerda, seja de direita) brasileira está pronta?

Acho que não. Mas não vou deixar de lutar. Nunca.

fscosta,
http://muitopelocontrario.wordpress.com



EdiSilva (25/11/2009 - 10:24)
Isso mesmo, Azenha.
Torci pelo Obama, mas sempre me lembrando que antes de tudo ele é norte-americano. O umbigo deles importa muito mais. A democracia é o que eles ditam. Todos os amigos são democratas, os outros são ditadores.

Carlos. (25/11/2009 - 10:15)
Sempre digo que pouco importa o que Serra pensa ou o que Serra diz. Serra é o candidato da direita e esta direita é aquela que adora se sentir "parceira" dos EUA. Logo, Serra é o candidato de Washington porque ele é a "Última esperança branca" de fazer com que o Brasil dê as costas aos países da América Latina e enfraqueça as posições do continente diante dos EUA.

Ontem a tarde, zapeando pelos canais de TV, com o que me deparo? Serra sendo entrevistado pelo tal de Ratinho em seu programa no SBT. Faço minhas as palavras de Edu Guimarães: "Silvio Santos vem aí!"

Sobre o relacionamento do governo Obama com a América Latina, Honduras e etc, eu não tinha mesmo nenhuma ilusão de que uma era de paz, compreensão e prosperidade se inciasse com a ascensão de Obama. No máximo, eu achava que a política de atirar primeiro e inventar uma desculpa depois seria substituída por um negociar primeiro e só invadir depois, mas o que estamos vendo é que a truculência da era Bush foi substituída pela dissimulação da era Obama. Antes, o "inimigo" agia às claras, hoje ele age nas sombras. Será que não é pior?

Das duas uma: ou Obama estava só se fingindo de bonzinho, ou ele não manda nada.

iguatemi (25/11/2009 - 10:13)
O tema conspiração é tabu para certas pessoas. Ou por que são obrigados por regimento interno ou por ignorancia.
Nada mais antigo e natural e antigo, desde sempre se conspira , tanto que existe uma palavra que traduz a idéia e é universal.

Jbmartins (25/11/2009 - 10:06)
Um alento nosso é que diferente de 64, os EUA não vão poder influencia em uma nossa ditadura aqui, eles estão mesmo é de olho na agua doce do amazonas e no petroleo no pre sal, acho que temos que pensar em energia Nuclear, uma pessoa armada não é molestada, os gringos tem que cuidar de seu Banheiro por que esta fedendo.

Eduardo Alex (25/11/2009 - 10:02)
Sei lá, às vzs parece q o Azenha anda dando ouvido demais aos Emirs e Altamiros da vida. Essa hipótese lançada de Obama desejar Serra, sem evidência plausível, acaba virando fato na cabecinha dos teóricos da conspiração. Isto em nada contribue para o debate.

Alexandre Araújo (25/11/2009 - 09:53)
Se os EUA adotarem a velha intervenção camuflada, com fianciamento de políticos conservadores brasileiros, levando a uma radicalização desses setores da sociedade, vai acabar, por outro lado, semeando o terreno para o aparecimento de lideranças de esquerda radicais, ao estilo Chaves e Morales aqui no país. Isso vai ser um tiro no pé para os americanos, porque esse radical não estará liderando um pequno país como a Bolívia, mas um colosso chamado Brasil, e isso pode dar merda, quero dizer: GUERRA!

Milton Hayek (25/11/2009 - 09:49)
OLHA O TIPO DE CAPITALISTA QUE O BRASIL TEM.É O SOCIALISMO OLIGÁRQUICO EM AÇÃO.LEI ESTATAL PARA CIMA DA POBREZA E PROTEÇÃO ESTATAL PRA RICAIADA DE SEMPRE:

http://humbertocapellari.wordpress.com/

Receita de sucesso: saiba como Kátia Abreu e outros empreendedores venceram no mundo do agronegócio
Postado em WordPress com as tags grilagem de terras, Kátia Abreu ( CNA e DEM-TO ), MST, reforma agrária em Novembro 25, 2009 por Humberto Amadeu
Golpe contra camponeses
POR LEANDRO FORTES
DA REVISTA CARTA CAPITAL
Em dezembro passado, a senadora Kátia Abreu, do DEM Tocantins, assumiu a presidência da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) com um discurso pretensamente modernizador. Previa uma nova inserção social dos produtores rurais por meio de "rupturas" no modo de se relacionar com o mercado, o consumidor, o governo e a economia global. Pretendia, segundo ela mesma, "remover os preconceitos" que teriam isolado os ruralistas do resto da sociedade brasileira e cravado neles a pecha de "protótipos do atraso". Diante de uma audiência orgulhosa da primeira mulher a assumir o comando da CNA, Kátia concluiu: "Somos o que somos e não quem nos imaginam (sic)". Foi efusivamente aplaudida. E tornou-se musa dos ruralistas.
Talvez, em transe corporativo, a platéia não tenha percebido, mas a senadora parecia falar de si mesma. Aos 46 anos, Kátia Abreu é uma jovem liderança ruralista afeita à velha tradição dos antigos coronéis de terras, embora, justiça seja feita, não lhe pese nos ombros acusações de assassinatos e violências outras no trato das questões agrárias que lhes são tão caras. A principal arma da parlamentar é o discurso da legalidade normalmente válido apenas para justificar atos contra pequenos agricultores.
Com a espada da lei nas mãos, e com a aquiescência de eminências do Poder Judiciário, ela tem se dedicado a investir sobre os trabalhadores sem-terra. Acusa-os de serem financiados ilegalmente para invadir terras Brasil afora. Ao mesmo tempo, pede uma intervenção federal no estado do Pará e acusa a governadora Ana Júlia Carepa de não cumprir os mandados de reintegração de posse expedidos pelo Judiciário local. O foco no Pará tem um objetivo que vai além da política. A senadora, ao partir para o ataque, advoga em causa própria.
Foram ações do poder público que lhe garantiram praticamente de graça extensas e férteis terras do Cerrado de Tocantins. E mais: Kátia Abreu, beneficiária de um esquema investigado pelo Ministério Público Federal, conseguiu transformar terras produtivas em áreas onde nada se planta ou se cria. Tradução: na prática, a musa do agronegócio age com os acumuladores tradicionais de terras que atentam contra a modernização capitalista do setor rural brasileiro.
De longe, no município tocantinense de Campos Lindos, a mais de 1,3 mil quilômetros dos carpetes azulados do Senado Federal, ao saber das intenções de Kátia Abreu, o agricultor Juarez Vieira Reis tentou materializar com palavras um conceito que, por falta de formação, não lhe veio à boca: contras-senso.
Expulso em 2003 da terra onde vivia, graças a uma intervenção política e judicial capitaneada pela senadora do DEM, Reis rumina o nome da ruralista como quem masca capim danado. Ao falar de si mesmo, e quando pronuncia o nome Kátia Abreu, o camponês de 61 anos segue à risca o conselho literal da própria. Não é, nem de longe, quem ela imagina.
Em 2002, Reis foi expulso das terras onde havia nascido em 1948. Foi despejado por conta de uma reforma agrária invertida, cuja beneficiária final foi, exatamente, a senadora. Classificada de "grilagem pública" pelo Ministério Público Federal do Tocantins, a tomada das terras de Reis ocorreu numa tarde de abril daquele ano, debaixo da mira das armas de quinze policiais militares sob as quais desfilaram, como num quadro de Portinari, o agricultor, a mulher Maria da Conceição, e dez filhos menores. Em um caminhão arranjado pela Justiça de Tocantins, o grupo foi despejado, juntamente com parte da mobília e sob um temporal amazônico, nas ruas de Campos Lindos. "Kátia Abreu tem um coração de serpente", resmunga, voz embargada, o agricultor, ao relembrar o próprio desterro.
Em junho de 2005, Reis reuniu dinheiro doado por vizinhos e amigos e foi de carona a Brasília a fim de fazer, pessoalmente, uma reclamação na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Na capital federal, alojou-se na casa de amigos, no miserável município goiano de Águas Lindas, e se alimentou de restos de almoço servido numa pensão da cidade.
Aos técnicos da comissão apresentou documentos para provar que detinha a posse da terra em questão de 545 hectares, desde 1955, parte da fazenda Coqueiros, de propriedade da família, numa região conhecida como Serra do Centro. De acordo com a documentação apresentada pelo agricultor, uma ação de usucapião da fazenda havia sido ajuizada em agosto de 2000.
Após esse ajuizamento, um vizinho de Reis, o também agricultor Antônio dos Santos, ofereceu-lhe para venda de uma área contígua de 62 hectares, sob sua posse havia onze anos, cuja propriedade ele alegava ser reconhecida pelo governo de Tocantins. O negócio foi realizado verbalmente por 25 mil reais como é costume na região até a preparação dos papéis. Ao estender a propriedade, Reis pretendia aumentar a produção de alimentos (arroz, feijão, milho, mandioca, melancia e abacaxi) de tal maneira de sair do regime de subsistência e poder vender o excedente.
Ele não sabia, mas as engrenagens da máquina de triturar sua família haviam sido acionadas uns poucos anos antes, em 1996, por um decreto do então governador do Tocantins Siqueira Campos (PSDB). O ato do tucano, mítico criador do estado que governou por três mandatos, declarou de "utilidade pública", por suposta improdutividade, um área de 105 mil hectares em Campos Lindos para fins de desapropriação. Protocolada pela comarca de Goiatins, município ao qual Campos Lindos foi ligado até 1989, a desapropriação das terras foi tão apressada que o juiz responsável pela decisão, Edimar de Paula, chegou à região em um avião fretado apenas para decretar o processo. O magistrado acolheu um valor de indenização irrisório (10 mil reais por hectare), a ser pago somente a 27 produtores da região.
Do outro lado da cerca ficaram 80 famílias de pequenos agricultores. A maioria ocupava as terras a pelo menos 40 anos de forma "mansa e pacífica", como classifica a legislação agrária, cujas posses foram convertidas em área de reserva legal, em regime de condomínio, sob o controle de grandes produtores de soja. Na prática, os posseiros de Campos Lindos passaram a viver como refugiados ilegais nessas reservas, torrões perdidos na paisagem de fauna e flora devastados de um Cerrado em franca extinção. Sobre as ruínas dessas famílias, o governador Siqueira Campos montou uma confraria de latifundiários alegremente formada por amigos e aliados. A esse movimento foi dado um nome: Projeto Agrícola de Campos Lindos.
Em 1999, quatro felizardos foram contemplados com terras do projeto ao custo de pouco menos de 8 reais o hectare (10 mil metros quadrados), numa lista preparada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet). A federação teve o apoio da Companhia de Promoção Agrícola (Campo), entidade fundada em 1978, fruto do acordo entre consórcios que implantaram o Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados (Prodecer) em parceria com o Banco do Brasil e com cooperativas de produtores.
Escrúpulos às favas, os dirigentes de ambas as instituições se esbaldaram nas posses de Campos Lindos. À época, a presidente da Faet era ninguém menos que Kátia Abreu, então deputada federal pelo ex-PFL. No topo da lista, a parlamentar ficou com um lote de 1,2 mil hectares. O irmão dela, Luiz Alfredo Abreu, abocanhou uma área do mesmo tamanho. O presidente da Campo, Emiliano Botelho, também não foi esquecido: ficou com 1,7 mil hectares.
Dessa forma, um ambiente de agricultura familiar mantido ao longo de quase meio século por um esquema de produção de alimentos de forma ecologicamente sustentável foi remarcado em glebas de latifúndio e entregue a dezenas de indivíduos ligados ao governador Siqueira Campos. Entre elas também figuraram Dejandir Dalpasquale, ex-ministro da Agricultura do governo Itamar Franco, Casildo Maldaner, ex-governador de Santa Catarina, e o brigadeiro Adyr da Silva, ex-presidente da Infraero. Sem falar numa trupe de políticos locais, entre os quais brilhou, acima de todos, a atual presidente da CNA.
O resultado dessa política pode ser medido em números. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de soja em Campos Lindos cresceu de 9,3 mil toneladas, em 1999, para 127,4 mil toneladas em 2007. Um crescimento de 1.307% em apenas oito anos. O mesmo IBGE, contudo revela a face desastrosa desse modelo de desenvolvimento. No Mapa da Pobreza e Desiguldade, divulgado também em 2007, o município apareceu como o mais pobre do País. Segundo o IBGE, 84% da população vivia da pobreza, dos quais 62,4% em estado de indigência.
No meio das terras presenteadas por Siqueira Campos a Kátia Abreu estava justamente o torrão de Reis, a fazenda Coqueiro. Mas, ao contrário dos demais posseiros empurrados para para as reservas do Cerrado, o agricultor não se deu por vencido. Tinha a favor dele documentos de propriedade, um deles datado de 6 de setembro de 1958 e originário da Secretaria da Fazenda de Goiás, antes da divisão do estado. O documento reconhece as terras da família em nome do pai, Mateus Reis, a partir dos recibos dos impostos territoriais de então. De posse dos papéis, o pequeno agricultor tentou barrar a desapropriação na Justiça. A hoje senadora partiu para a ofensiva.
Em 11 de dezembro de 2002, Kátia Abreu entrou com uma ação de reintegração de posse em toda a área, inclusive dos 545 hectares onde Reis vivia havia cinco décadas. Ela ignorou a ação de usucapião em andamento, que dava respaldo legal à permanência dos Reis na terra. Para fundamentar o pedido de reintegração de posse, a então deputada alegou em juízo que Reis, nascido e criado no local, tinha a posse da fazenda Coqueiro por menos de um ano e um dia, providencial adequação ao critério usado na desapropriação.
Para comprovar o fato, convocou testemunhas que moravam a mais de 800 quilômetros da área de litígio. Incrivelmente, a Justiça de Tocantins acatou os termos da ação e determinou que a expulsão da família de Reis da fazenda Coqueiro e dos 62 hectares recém-comprados. Ignorou, assim, que a maior parte das terras utilizada há 50 anos ou, no mínimo, há mais de dois anos, como ajuizava o documento referente ao processo de usucapião. Reis foi expulso sem direito a indenização por qualquer das benfeitorias construídas ao longo das cinco décadas de ocupação da terra, aí incluídos a casa onde vivia a família, cisternas plantações (mandioca, arroz e milho), árvores frutíferas, pastagens, galinhas, jumentos e porcos.
A exemplo da Kátia Abreu, os demais agraciados com as terras tomadas dos agricultores assumiram o compromisso de transformar as terras produtivas em dois anos. O prazo serviu de álibi para um ação predatória dos novos produtores sobre o Cerrado e a instalação desordenada de empresas e grupos ligados ao mercado da soja. Até hoje a questão do licenciamento ambiental da área abrangida pelo Projeto Agrícola Campos Lindos não foi resolvida por órgãos ambientais locais. Mas nem isso a senadora fez..
Signatário, com outros três colegas, de um pedido de intervenção federal no Tocantins em 2003, justamente por causa da distribuição de terras de Campos Lindos feita por Siqueira Campos a amigos e aliados, o procurador federal Alvaro Manzano ainda espera uma providência. "Houve uma inversão total do processo de reforma agrária. A desapropriação foi feita para agradar amigos do rei."
Há cinco meses, o agricultor Reis voltou à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Ele luta pra forçar o Tribunal de Justiça de Tocantins a julgar tanto a ação de usucapião de 2000 como o pedido de liminar impetrado há seis anos para garantir a volta da família, hoje acrescida de 23 netos, à fazenda Coqueiro. "Não tem força no mundo, moço, que faça essa Justiça andar", reclama o agricultor. Ele atribuiu a lentidão à influência da senadora no Judiciário local. Procurada por Carta Capital, Kátia Abreu não respondeu ao pedido de entrevista.
Quatro anos atrás, a família Reis conseguiu se alojar numa chácara de 42 hectares ocupada por um dos filhos há dez anos. Lá, quase vinte pessoas vivem amontoadas em uma casa de dois cômodos, feita de sapê e coberta de palha de babaçu em meio a porcos, galinhas e cachorros. No terreiro coberto da residência, infestado de moscas, as refeições são irregulares, assim como os ingredientes dos pratos, uma mistura aleatória de arroz, mandioca, pequi, abacaxi, feijão e farinha.
Toda vez que um motor de carro é ouvido nas redondezas, todos se reúnem instintivamente nos fundos da casa, apavorados com a possibilidade de um novo despejo. Cercado de filhos e netos, Reis não consegue esconder os olhos marejados quando fala do próprio drama. "Fizeram carniça da gente. Mas não vou desistir até recuperar tudo de novo."
Em 19 de junho, um dia após a última visita de Reis à Câmara dos Deputados, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Luiz Couto (PT-PB), encaminhou um ofício endereçado ao Conselho Nacional de Justiça para denunciar a influência de Kátia Abreu na Justiça do Tocantins e pedir celeridade nos processos de Reis. O pedido somente agora entrou na pauta do CNJ, mas ainda não foi tomada nenhuma medida a respeito. Nos próximos dias, corregedor do conselho, Gilson Dipp, vai tornar público o relatório de uma inspeção realizada no Tribunal de Justiça do Tocantins, no qual será denunciada, entre outros males, a morosidade deliberada em casos cujos réus são figuras políticas proeminentes no estado.
Há três meses, ao lado de uma irmão e um filho, Reis voltou à fazenda Coqueiro para averiguar o estado das terras depois da ocupação supostamente produtiva da senadora. Descobriu que nem um pé de soja - nem nada - havia sido plantado no lugar. "Desgraçaram minha vida e da minha família para deixar o mato tomar conta de tudo", conta Reis.
Com o auxílio de outros filhos, recolheu tijolos velhos da casa destruída pelos tratores da parlamentar do DEM e montou um barraco sem paredes, coberto de lona plástica e palha. Decidiu por uma retomada simbólica da terra, onde reiniciou um roçado de mandioca. Na chácara do filho, onde se mantém como chefe da família, ainda tem tempo para rir das pirraças de uma neta de apenas 4 anos. Quando zangada, a menina não hesita em disparar, sem dó nem piedade, na presença do avó: "Meu nome é Kátia Abreu".



rodrigo (25/11/2009 - 09:45)
obama está na encruzilhada entre dois caminhos diferentes:ou segue os passos de bush(liberalismo econômico,política externa...),ou aprende com lula uma política alternativa.no primeiro caso será o seu próprio fim pois os conservadores que apoiam tais medidas não trocarão os republicanos pelos democratas e independente das ações de obama farão uma guerra contra ele.
no segundo caso,obama pode trilhar uma caminho que dará à ele e seu partido sucesso na administração do país.
se optar pelo primeiro passará um atestado público de burrice.

Maria José Rêgo (25/11/2009 - 09:44)
Quem leu o livro "Confissões de Um Assassino Econônico", entenderá do que o Azenha está falando. Sugiro a leitura.

Daniel Campos (25/11/2009 - 09:42)
Sempre que eu escuto uma "teoria da conspiração" e aparecem dúzias gritando que é "ridículo, jamais aconteceria e cabou"... Sinto que o autor da "teoria" está no caminho certo.

Que o brasileiro médio (e seres humanos em geral) são doutrinados para considerar qualquer idéia fora do "padrão" como inaceitável, ridícula e etc, bastante conveniente.

Que cá entre nós, é um ato _óbvio_ tentar influenciar na escolha do presidente de um país que você queira sob a sua influência, ajudando o candidato que for mais... "cooperativo". Isso acontece desde que o mundo é mundo e é de uma ingenuidade infantil classificar aos gritos de "ridículo" sem sequer pensar sobre o assunto.

Que bem que o serra só quer poder e a qualquer custo, de uma forma tal que ele não seria uma boa opção para os "de sempre", não se confia em pessoas como o serra. Provavelmente irão abortar os planos dele e colocar o aécio como candidato (para nós é um candidato tão ruim quanto, mas mais controlável e principalmente mais previsível que o serra).

sergio (25/11/2009 - 09:40)
É até natural Washington apoiar o governador-vampiro-sanguessuga. Quem mais se postaria em circunflexo diante dos americanos? Quem mais atenderia os interesses das multinacionais americanas? Quem mais poderia aceitar a posição de cachorrinho poodle?

augustinho (25/11/2009 - 09:04)
Bueno! As cartas estao na mesa. Ou, se quiser, tem uma ou outra ainda pra ser colocada na propria.
E me ocorre uma pergunta: após fim da alca, após pre-sal, após honduras, após vitoria da economia brasileira sobre a crise, é pós-nova divisao geo-economica das relaçoes externas, ainda pode ter volta na politica externa ou será rota de colisão com os Usa? ou haverá uma terceira alternativa?
Gostaria de ter respostas a esta curiosidade.

Ronaldo Sanches (25/11/2009 - 09:02)
Nossa, como tem defensor dos EUA, neste blog. Será "complexo de vira-lata mesmo? ou também estão levando uma graninha da CIA.

Leonardo (25/11/2009 - 08:48)
Acho que os EUA deveriam intervir no Paraguai. É que nos EUA a maconha é a colheita mais lucrativa, e de ótima qualidade. Os Marines poderiam trazer as sementes e as técnicas, e em pouco tempo nós aqui (e o FHC, talvez) estaremos consumindo skunk californiano. Que tal?

Werner Piana (25/11/2009 - 08:45)
Obama mostrou ao que veio: um republicano mulato - até prova em contrário.
Deveriam ter eleito direto o Collin Powel.
Obama é bom de boca, fala bem. Ações? Uma empulhação. Um Bush III.
Lástima. Como toda direita empedernida...

Fabio (25/11/2009 - 08:41)
Excelente matéria Azenha, parabens!!

Luiz (25/11/2009 - 08:11)
Obviamente Obama será pressionado a apoiar, não abertamente, um canditato "enquadrado"... no momento, tanto Aócio quanto Serrágio se encaixam perfeitamente no perfil desejado por eles (neoliberais subservientes ao capital e despudorados). Os EUA estão perdendo influência no mundo todo, se não conseguirem conter a rebeldia em seu próprio quintal, bye-bye império... no entanto, sempre que o Brasil de distância um pouco dos ianques, o país avança mais... estranho esse pessoal defender candidatos que nos levariam de volta ao atraso... o que haverá por trás dessas motivações?

Daniel Roberto (25/11/2009 - 07:46)
Brilhante teu texto, temos que ficar atentos.

EUHEIM (25/11/2009 - 07:28)
A Historia mostra como um IMPERIO AGE PARA SE MANTER HEGEMONICO. E, NO CASO, ESTAMOS TRATANDO DE UM IMPERIO DECADENTE, MAS ARMADO ATÉ OS DENTES. Sabujos no terceiro mundo sempre existiram e existirão para sevir aos interesses do IMPERIO. FHC é um exemplo vivo. Menem, outro. Fujimore, outro. Serrá será um? Pelos antecedentes criminais de FHC, tucano como SERRA, com toda certeza, SERÁ um servidor dos interesses dos USA. A verdade é que não dá para ARRISCAR para ver na pratica se SERRA repetirá ou não o governo de FHC que favoreceu os gringos e a elite da CASAGRANDE em detrimento do povo da SENZALA. São Paulo é exemplo de que, ideologicamente, SERRA segue a cartilha NEOLIBERAL/NEOCOLONIAL. AECIO, TAMBÉM, EM MINAS GERAIS. CIRO, NO CERÁ, TAMBÉM.INFELIZMENTE ESSA É A VERDADE EM RELAÇÃO A CIRO E ISTO ELE NÃO PODE NEGAR NUNCA, SOB PENA DE ESTAR MENTINDO. Dá para confiar que CIRO MUDOU?Depois da declaração de apoio a AECIO, não dá. Já perdemos MUITO. E não temos mais DIREITO de errar, pois a CORJA DE SABUJOS está babando em troca de COMI$$$$$ÃO entregar o resto e destruir o futuro do Brasil. E olha que eles são tão CARA DE PAU que continuam a defender o NEOLIBERALISMO em uma época em que essa PRAGA levou o mundo a UMA CRISE MONUMENTAL. O PIG e corja da direita com seus sabujos emes apostam na ignorancia do povo.

Antonio carlos Gomes (25/11/2009 - 06:57)
Belisimo texto caro azenha;Por tudo isso acredito que nós temos que ter a Bomba Atómica ,se eles podem fazer oque querem para preservar sua influencia no hemisferio,nós tambem podemos nos preservar e garantir respeito.Caso meu vizinho grite do lado de lá eu mostro o cachorro que eu tenho aqui.

Leider Lincoln (25/11/2009 - 06:34)
O sítio foi infestado! E é todo tipo de idiota: uns que acham que não se deve curvar aos atos e que se deve ser como eles, manter uma posição independentemente do que houver; outros, chamando Evo Morales, Ahmadinejad e Chávez de ditadores, só por quem não seguem o modelinho do que eles acham ser um democrata e no qual, pasmem, conseguem cinicamente encaaixar o Micheletti; quase todos com problemas para aceitar uma pessoa, que como o Lula, seja candidato dos brasileiros e não contra os brasileiros, como o último tucanos que se empoleirou na presidência; quase todos com memória muito curta e finalmente, todos, sem excessão, sem culhões o suficientes para dizer que não, a candidatura de Serra não representará Washington em Brasília...

Roberto Locatelli - São Paulo (25/11/2009 - 06:05)
Obama está perdendo a chance de ser um verdadeiro estadista. Que pena...

Quanto a Serra, sem dúvida o governo dos EUA torcerão por ele, pois ele seria subserviente aos EUA como o governo do México e da Colômbia.

Mas não acontecerá. Serra não tem chance, pois o povo vota com o bolso. E o bolso do povo está feliz com Lula.

Sonia Palhares Marinho (25/11/2009 - 04:33)
Azenha: Sua visitante eventual do seu blog, essa que lhe escreve, é militante política, advogada e cientista política formada pela UnB (Universidade de Brasília), nunca foi EDUCADORA, mas jamais teve dúvida de que a solução para os problemas da educção está na EDUCAÇÃO INTEGRAL, como preconizou Darcy Ribeiro que, por sua vez, se inspirou em Anísio Teixeira e que, por seu lado, "copiou" Júlio de Castilhos (pré-Revolução de 30).

Mas, deixando de falar na "3ª" pessoa, tenho trabalhado na Câmara dos Deputados aqui em Brasília no sentido de convencer os deputados da base do governo (para os quais eu trabalho), que convençam a "candidata oficial" a incluir em seu programa de governo a "efetivação" da política prevista na LDB (Lei de Diretrizes e Bases) da EDUCAÇÃO INTEGRAL, que vai tirar os meninos das ruas, tranqüilizar as mães ao sair para trabalhar, garantir saúde, assistência odontológica, alimentação, educação esportiva, reforço escolar, auxílio psicológico, segurança e disciplinas alternativas como música, artes, língua estrangeira e informática. SÓ ASSIM nós vamos sair do atraso, da exploração, da violência e do "analfabetismo funcional". Precisamos nos integrar a essa campanha e convencer as nossas entidades sindicais da área de educação a encampalá-la também. Gostaria de ter alguém como você nessa campanha. Só para concluir!!! O RESTO É PALIATIVO E PAPO FURADO!! Abraços. Sonia Palhares.

nikita (25/11/2009 - 04:30)
seria o Serra desta foto??? reparem só, como ele cresceu!

http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2008/11/20/banco_do_brasil_acerta_compra_da_nossa_caixa_por_r_5386_bi_2119412.html

MAC opposition cries !!!! - nt : chora oposição !!!! (25/11/2009 - 04:02)
Obama Writes to Brazil"s Leader"About Iran"

Iran has so far declined to accept the proposal. Mr. da Silva on Monday reiterated his support for Iran"s right to develop its nuclear technology for use in energy production, just as Brazil has been doing.


http://www.nytimes.com/2009/11/25/world/americas/25brazil.html?ref=world


Elizeu de Lima (25/11/2009 - 02:36)
Eu, mesmo não conhecendo o histórico político de Barack Obama, fui um dos muitos que torceram para sua eleição, particularmente mais pelo fato de ele ser afro-descendente (é filho de uma estadunidense branca e um imigrante queniano negro).

Obama trouxe esperança ao mundo, ao menos na questão racial. A humanidade precisava ver que um negro (ou mestiço, como queiram os reaças de plantão) é tão capaz de exercer determinada função quanto um branco, inclusive a de manter as regras de um jogo, por mais sujo que este seja.

Um dos sustentáculos do império estadunidense é a eterna guerra contra o terror. É essa guerra o que sustenta, por exemplo, a indústria bélica dos EUA, uma das maiores e mais rentáveis do mundo. O que os USA desejam é manter, a qualquer custo, sua hegemonia perante as demais nações. É este o "american pride", do qual Obama, como bom "americano", não pode fugir.

Já foram dadas muitas provas de que Obama é mais do mesmo: apenas um defensor da supremacia ianque.

1)Não se decidiu sobre a ocupação no Iraque;
2)Considera (ainda) a hipótese de enviar mais soldados ao Afeganistão;
3)Desconversou sobre as questões climáticas;
4)Manteve a política de implantação de bases militares em outros países, inclusive na AL;

Etc...

Quanto a um provável "apoio" a José Serra, resta esperar pra ver. Mas não duvido. Lembram quando Serra criticou o modelo de exploração do pré-sal? Detalhe: Serra estava em Washignton, DC!

José Vitor (25/11/2009 - 01:26)
Eu acho que essa agitação que está havendo na Am. do Sul (provocação da Colômbia à Venezuela e do Peru ao Chile) é coisa orquestrada...Acho que esses dois governos nem precisam ser pressionados pelos americanos, eles já estão agindo em conjunto com os americanos, prá tumultuar o ambiente.

Messias Franca de Macedo (25/11/2009 - 01:21)

A COMOÇÃO DE [MAIS] UMA VÍTIMA DA 'FOLHA DA DITABRANDA'! Vale a pena ouvir:
http://www.bahianoticias.com.br/docs/zezeu_chora.mp3

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

marz (25/11/2009 - 01:07)
Pode ser, sim - noutro dia, procurando no google por fotos do desabamento do Rodoanel, encontrei uma foto - q está, descaradamente, fotoshopada - e q me chocou pela mensagem subliminar: resposta ao título do texto?

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,lula-vai-antecipar-r-300-mi-para-rodoanel-diz-serra,385542,0.htm

Mc' onha Feliz ! (25/11/2009 - 00:33)
Bota tudo no palanque do Serrágio:

FHC O PRÍNCIPINICO , OB(TR)AMA E REGINA DUARTE TENHO MEDO, AGRI PINO SOLTO E ARTUR VIRGINHO 5%.

Não haverá nem 2º turno.

Douglas Yamagata (24/11/2009 - 23:48)
Boa matéria Azenha. Bem, se isso ocorrer, patrocinadores judeus estadunidenses não irão faltar. Prova maior é o total apedrejamento midiático feito na semana passada contra o iraniano. Concordo com o Helder (comentário do dia 24/11 - 20:42): como é que um país que tem a melhor "segurança do mundo" (EUA) consome 25% da droga do mundo? Acho que tem muito tráfico de drogas via multinacionais. E depois eles (EUA) vem com todo este moralismo sobre as discussões da Colômbia.

Milton Hayek (24/11/2009 - 23:47)
Você,Dvoaraque,nunca conversou com militares além do nível de soldado raso.
Eu tenho a impressão que o ET é você,Dvoaraque.Do tipo drag queen da Boca do Lixo aí em São Paulo.

Dvorak (24/11/2009 - 23:08)
"Milton Hayek (24/11/2009 - 21:20)
Você tem razão,Helder.A CIA controla o tráfico de drogas para dentro dos EUA e,com esse dinheiro,patrocina black operations e covert actions ,mundo afora, pois é um dinheiro não carimbado,ou seja:não passa pela análise do Congresso dos EUA.
No Afeganistão,por exemplo,a produção de ópio explodiu depois da invasão dos EUA."


Esse aí ainda acredita que o Elvis não morreu, que o homem não foi à lua e que os americanos mantém corpos de ET´s para estudos científicos.Vai ser neurótico lá na Venezuela do chapolim!!!


ehehehehehehe


Ps:Ah, dizem que o Fernandinho Beira-mar é um agente da CIA infiltrado no Brasil para desestabilizar o governo do "divino".

Laura (24/11/2009 - 23:38)
Eles já tem um eixo preparadinho de triangulação, um centro de estudos Brasil EUA ou estudos americanos, algo assim, na FAAP. Quem decide muito por lá, na FAAP? Sergio Amaral, ex-embaixador na França de FHC. A tucanalha e todos os ex-FHC a prumo, IFHC incluso.

Leider Lincoln (24/11/2009 - 23:35)
Azar dele! Só a direita, que late mas não tem voto, ficará com saudades do Tio Sam...

Cecéu (24/11/2009 - 23:34)
O Anderson está treinando para fazer um quadro no programa da Hebe Camargo.

Alcindo (24/11/2009 - 23:28)
É uma pena. Talvez tenha sido o melhor que o Obama tenha conseguido, berrando com os outros mandantes dos EUA. Alguns deles certamente desejariam transformar a região num campo de "reality show" para testes maciços de explosivos nucleares. Vamos com paciencia, entretanto, porque ao fim e ao cabo os EUA haverão de sair da ditadura feroz de seus loucos para adaptarem-se à paz dos numerosos americanos que já estão percebendo que o mundo que está mudando para bem melhor.

Ubaldo (24/11/2009 - 23:22)
Gustavo Pamplona:
Você está perdendo uma grande oportunidade de deixar esses alienados petistas em pãnico. Não importa que eles censurem os comentários mais contundentes, que eles esqueçam de publicar alguns outros, que retardem a publicação para não evidenciar o comentário ou por outras traquinagens petistas. Vale a pena ver o desespero dos poucos letrados e empolados dizerem: o Lula é igualzinho a nóis, é nóis na fita! Não tem preço! Fique!

Janes Rodriguez (24/11/2009 - 23:19)
"Hayeck", esse nome é um disfarce, claro, mas os comentários têm a ver com o inspirador do apelido... A participação da CIA no tráfico já foi comprovado no caso Irã-Contras, o dinheiro do tráfico de armas e drogas financiava os contras na Nicarágua, e as plantações de ópio explodiram depois que os EUA armaram e treinaram o exército de Bin Laden para fazer o favorzinhio de expulsar os russos...Se vc não sabe ou sabe e quer negar, problema seu, mas são dados e fatos...

Urbano (24/11/2009 - 23:15)
Para os gringos colocarem o zé burranha no Palácio do Planalto só se for através dos marines.

Euler (24/11/2009 - 23:15)
O texto tem fundamento, Azenha. Mas, por que você excluiu o Ciro e o Aécio Neves da possibilidade de articulação com os gringos? Serra é mais uma peça desse xadrez. Aécio talvez seja a melhor alternativa: mais jovem, claramente neoliberal e mais facilmente manipulável do que Serra. Ciro é aquele que se diz da base do governo Lula, mas vive um namoro eterno com Aécio Neves e Tasso Jereissati. Precisa de mais? Sobre Minas e o golpe de 1964: é sempre bom lembrar que o então governador banqueiro Magalhães Pinto, enquanto declarava fidelidade ao presidente Jango, pelas costas, traiçoeiramente, articulava o golpe que, segundo consta, passaria até mesmo pela declaração de Minas como estado autônomo, que receberia imediato apoio dos EUA. O banqueiro bandido de então já havia enviado emissários para os States, contratou diplomatas de aluguel e tinha apoio de parte do exército para uma possível resistência armada por um período, até que o império norte-americano entrasse diretamente na jogada. A coisa acabou se definindo de outra forma e os udenistas frustrados, como Magalhães Pinto e Carlos Lacerda acabaram alijados do poder central a que tanto sonharam conquistar por meio de golpe militar, já que pelas urnas não conseguiriam. Portanto, tem razão Azenha ao levantar a tese dessa aproximação, não apenas do Serra, mas dos quadros neoliberais demo-tucanos e afins com a política expansionista dos EUA. Estejamos atentos!

Eduardo Oliveira (24/11/2009 - 23:10)
Agente terá que aguentar a mídia tupiniquin e o montante de dolares dos gringos, vamos batalhar pela liberdade de nosso país contra os golpes que virão destes burgueses patrocinados pela CIA.

Porque o FHC foi facinho para à agência coopta-lo!

Fernando (24/11/2009 - 23:08)
Do jeito galopante que a popularidade do Yes We Could vai abaixo, sua aproximação com Serra teria tudo a ver. Vai lá, Obama! Defender golpista parece que é com ele mesmo.

pedro - bahia (24/11/2009 - 23:08)
Os americanos não mudam mesmo. Ainda que personalidades diferentes, mas a filosofia permanece. Me faz lembrar o proverbio latino:
Lupus pilus, non animo mutat.
Não sei se a grafia está totalmente correta, mas a tradução é Lobo muda o pelo, mas não muda a natureza.

Dvorak (24/11/2009 - 23:08)
"Milton Hayek (24/11/2009 - 21:20)
Você tem razão,Helder.A CIA controla o tráfico de drogas para dentro dos EUA e,com esse dinheiro,patrocina black operations e covert actions ,mundo afora, pois é um dinheiro não carimbado,ou seja:não passa pela análise do Congresso dos EUA.
No Afeganistão,por exemplo,a produção de ópio explodiu depois da invasão dos EUA."


Esse aí ainda acredita que o Elvis não morreu, que o homem não foi à lua e que os americanos mantém corpos de ET´s para estudos científicos.Vai ser neurótico lá na Venezuela do chapolim!!!


ehehehehehehe


Ps:Ah, dizem que o Fernandinho Beira-mar é um agente da CIA infiltrado no Brasil para desestabilizar o governo do "divino".

alexandre (24/11/2009 - 23:06)
O Obama mais parece um FHC. ou seja, um fantoche. Shame on you,Obama.

Herman (24/11/2009 - 23:05)
É um erro, estratégicamente é um tão grande quanto invadir o Iraque, os EUA estão caminhando no fio da navalha e se eles não conseguirem resolver sua crise econômica interna (e parece que não estão fazendo nada para resolve-la)seguirá uma crise social sem precedentes no mundo moderno, um governo com baixa aprovação e uma oposição selvagem (republicanos) terá que enfrentar uma população desempregada, sem perspectivas e que é diariamente humilhada por decisões que favorecem aqueles que criaram a crise em primeiro lugar. Numa situação dessas os americanos vão precisar de todos os amigos que não estão amealhando agora, principalmente o Brasil. Aqui somos ignorados e lá nos subestimam. O ponto de retrocesso ficou no passado, não há mais como se opor a crescente importância do Brasil no cenário mundial, temos uma vantagem fundamental em relação aos antigos poderes, com o Brasil todos ganham.

Antonio (24/11/2009 - 22:59)
Quando lançarão o filme "Os Dois Filhos de Fernando"?

Ubaldo (24/11/2009 - 22:52)
tupã:
É melhor procurar Chavez, Moralez,Fidel, Ahmadinejad, Kadaffi, Zelaya, amigos para siempre!!!

Klaus (24/11/2009 - 22:50)
Cara, se a gente juntar todas as teorias do Milton Hayek e fizer um roteiro de cinema ficamos ricos. Olha que o cara já tá lá, fica mais facinho ainda.

SoPa (24/11/2009 - 22:29)
Jah viram?

http://br.noticias.yahoo.com/s/24112009/48/manchetes-fernando-henrique-cardoso-concede-entrevista.html

Abs,

Ronaldo Sanches (24/11/2009 - 22:29)
Depois que o FHC recebeu uma grana da Cia, porque o Serra tambem não pode.

Zé Povinho (24/11/2009 - 22:20)
Não foi FHC que recebeu dinheiro da CIA, via Fundação Ford,para montar o CEBRAP segundo a jornalista francesa Francis Stonor Saunders( no livro "Quem Pagou a Conta?").Onde está a conspiração???São fatos como os dias e as noites.
E quem cutucou onça com vara curta seu aúlico??Nós somos um país soberano seu cabeça de planilha política!!!
Ubaldo (24/11/2009 - 21:48)
Se entendi bem o que você quer dizer é que o Lula está sempre cutucando a onça e agora ela pode mostrar suas garras. Se isso acontecer, a culpa é do Serra que supostamente vai ser candidato e que supostamente os americanos o procurarão. Entendi. Não seria a Teoria da Conspiração by Azenha?

Fiz bem em "abandonar" o "Vi o Mundo" (24/11/2009 - 22:10)
Vocês passaram a DELIRAR e a se contradizerem...

Serra: Candidato de Washington? Que delírio...

Estão contradizendo tanto que agora estão defendendo o Ahmadinejad e talvez o que ele pensa do homossexualismo que por mais íncrivel que possa parecer é o que eu sempre pensei...

Não sei se assistiram a entrevista com ele no Jornal da Globo da última Sexta-Feira... o que ele falou do homossexualismo é o mesmo que eu penso.

Ah... esqueci... vou ser VETADO de novo... talvez pela Conceição Lemes já que não posso expor minhas opiniões... não tenho mais liberdade de expressão por aqui no "Vi o Mundo"

E até porque NINGUÉM dá A MÍNIMA para meus comentários mesmo.

-----
Gustavo Eduardo Paim Pamplona - Belo Horizonte - MG
Desde Fev/2008 comentando no "Vi o Mundo"! ;-)
Desde 17/11/2009 abandonando o "Vi o Mundo"! :-(
Desde 24/11/2009 voltando (*) ao "Vi o Mundo"! ;-)

(*) Voltando por apenas 1 dia.

Admar (24/11/2009 - 22:09)
Esse PSDBesta gosta de andar de quatro, alguém duvida que Serra ou Aecio eleitos voltaremos a submissão total ao EUA?

Marcos (24/11/2009 - 22:05)
Disso não há nenhuma surpresa. Todos os governos americanos agem da mesma forma quando se trata de América Latina. A política ante drogas na Colômbia começou com Bill Clinton.
Com relação a tucanos pode se esperar de tudo. Acesse o link e veja como a corrupção anda solta em Minas Gerais e encoberta pela mídia. Secretário de Aécio Neves envolvido, será que Aécio não sabe?

o link é: http://www.novojornal.com/politica/noticia/gangue-dos-castros-domina-zona-da-mata-mineira-24-11-2009.html

Tupã (24/11/2009 - 22:04)
Obama vai cair logo gente, a popularidade do todo poderoso está em declínio não consegue nem arrumar a sua casa.

mz (24/11/2009 - 22:04)
Azenha, vc me fez lembrar de um artigo sobre as guerras no século XXI, q corrobora com sua análise:

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16184

Fernando Augusto, RJ (24/11/2009 - 22:02)

OBAMA VAI TER QUE REBOLAR, E MUITO.

A idéia de "isolar" o Brasil, esta fadada ao fracasso, mas pode sim se contrapor à diplomacia brasileira no hemisfério, mas para isso vai ter que "abrir o cofre", e não estou falando de FMI, ou do BIRD, mas do seu próprio caixa, lembrando que os EUA estão em grande crise econômica, e seu governo super endividado, se endividou ainda mais para salvar Wall Street, e não esta conseguindo reverter a crise da economia real, com elevado desemprego. E com grandes despesas militares no Iraque e no Afeganistão.

A resistência da China à crise ajudou na recuperação dos preços das commodities, inclusive do petróleo, portanto saem fortalecidos: a Venezuela, o Equador, e o Brasil, por conta do pré-sal e das commodities agrícolas, o que também favorece a Argentina, que por sua vez tem recebido um forte apoio financeiro da Venezuela, e que tem no Brasil um dos seus principais parceiros comerciais.

Mesmo com a crise, os países da América do Sul não estão mais precisando recorrer ao FMI, um importante instrumento de controle estadunidense, portanto é flagrante a redução da dependência econômica, o que reduz a dependência política norte-americana, todavia tudo seria diferente se tivéssemos embarcado na canoa furada da ALCA.

As tentativas de golpe fracassaram, na Venezuela e Bolívia, e a resistência em Honduras é muito grande, inesperada para os EUA, e para as elites locais e do continente, foi-se o tempo da moleza para o Tio Sam dar as cartas por aqui.

tupã (24/11/2009 - 22:00)
Temos que fortalecer as relações com a China, França, Africa e mercosul.
Simples né.

Maria 1 (24/11/2009 - 21:56)
A lógica intervencionista nunca esteve fora da pauta. Ás vezes, concentram-se numa determinada região do globo, esquecendo temporariamente de outras. Agora, retomaram o interesse pelo seu "quintal", com os métodos de sempre. O cenário, porém, tem outro aspecto. O "homem mais poderoso da terra" já não consegue atender as demandas de seu próprio povo. Os grupos econômicos que há muito capturaram o governo do EUA vem empobrecendo a sua população. Calcanhar de Aquiles? Talvez.

Ubaldo (24/11/2009 - 21:48)
Se entendi bem o que você quer dizer é que o Lula está sempre cutucando a onça e agora ela pode mostrar suas garras. Se isso acontecer, a culpa é do Serra que supostamente vai ser candidato e que supostamente os americanos o procurarão. Entendi. Não seria a Teoria da Conspiração by Azenha?

fernando (24/11/2009 - 21:43)
azenha, como vc analisa o filme "lula, o filho do brasil" sendo co-produzido pela globo filmes? é isso mesmo?

JUca Crispim (24/11/2009 - 21:37)
Concordo com o Marcelo José Gonçalves. Temos qeu nos preocupar com as movimentações na fronteira com a Colômbia.

Júlio César Taques: Como se Teerã tivesse muita "bala na agulha" pra isso, né...

Geraldo (24/11/2009 - 21:36)
Anderson, não vou nem discutir sobre a quem pertence esse lema q vc citou. Aproveite q vc gosta de história dos países e estude sobre a brasileira. Qnto a Obama, ele tem várias virtudes e defeitos que não anulam as primeiras. Na campanha, ele aparentava apoiar a America Latina, o q não se confirmou. Paciência, acontece.

Klaus (24/11/2009 - 21:31)
Dilma é a candidata de Chavez, Fidel, Evo, e todos os demais democratas. Parabéns!

Jose de Almeida Bispo (24/11/2009 - 21:22)
Ainda hoje me chama a atenção o fato de uma China destroçada por séculos de queda, em pleno momento de rearrumação de um governo que de fato só veio se impor vinte anos depois de criado, essa mesma China desde o nascimento do Conselho de Segurança da ONU que dele faz parte. Já na América Latina... tadinhos!
Ninguém respeita a quem não se dá ao respeito.
Com uma elite de puxa-sacos como essa da AL - que até pode ser comparada a prostitutas - é impossível obter algum respeito. O pior, é que com esse tipo de gentinha, se por um acidente essa velha potência adormecida acordar vai ser um Deus nos acuda pra segurar os porraloucas patrioteiros, fazedores de lambanças - como guerras por exemplo - ...é brabo! Já que esse tipo de gente nunca está feliz sem fazer lambança.

Milton Hayek (24/11/2009 - 21:20)
Você tem razão,Helder.A CIA controla o tráfico de drogas para dentro dos EUA e,com esse dinheiro,patrocina black operations e covert actions ,mundo afora, pois é um dinheiro não carimbado,ou seja:não passa pela análise do Congresso dos EUA.
No Afeganistão,por exemplo,a produção de ópio explodiu depois da invasão dos EUA.

Helder (24/11/2009 - 20:42)
Boa analise Azenha, só uma correção onde está escrito:
"As bases militares são extensões naturais do poder de dissuassão dos Estados Unidos. Podem servir hoje para monitorar o tráfico de drogas,"

Deve-se ler :

" Podem servir hoje para administrar o tráfico de drogas,""

alexandre (24/11/2009 - 21:20)
mais fácil fazer uma quartelada ou fraudar a urna eletrõnica.Eleger josé serra. Com votos. impossível.

Clara (24/11/2009 - 21:10)
Ótimo texto, Azenha.

Torço para que isso não aconteça.

Dilma 2010!

Beto Lima (24/11/2009 - 21:05)
Anderson, vejo que o Obama é um laranja dos "republicanos". Ele sabe o que deveria ser feito, mas sabe também o que é politica de estado , e politica de governo. Como a politica de estado lá nos USA quem dita são os Republicanos os Democratas só obedecem....é um tal de "Salven-se quem puder". Pelo menos a mim o Obama nunca enganou.

Fernando (24/11/2009 - 21:02)
Ou seja, Dilma será a heroína que nos salvará do imperialismo yankee.

Geniberto Paiva Campos (24/11/2009 - 21:00)
Azenha,
excelente texto.
Não dá para pensar o Brasil sem avaliar a AL.
A posição americana realmente mudou em relação aos seus vizinhos. É o velho cacoete do "big stick", teoria do dominó e por aí vai.Vamos ver se ainda vai colar...

pros sabujos (24/11/2009 - 21:00)
Dilma é a candidata do BRASIL, como Lula é o presidente do BRASIL e dos brasileiros.

euheim (24/11/2009 - 20:58)
O patrão quer voltar a MANDAR. FHC colocou o Brasil de quetro e o imperio quer o Brasil novamente nessa posição HUMILHANTE. Com OBAMA não mudou NADA. Pelo contrario.... E no BRASIL a corja - PIG, bostas e cia - da direita estara disposta a TUDO para servir ao patrão USA.

lmvp (24/11/2009 - 20:57)
http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=22979

Anderson (24/11/2009 - 20:57)
Dilma: Meu filho não esquece de fazer uma mençao honrosa às Farcs , se não vc já viu fica mais gente de direita do que da esquerda e eu vou ser uma mãe que dá leitinho para todos...quero meus filhos fortinhos...

Marat (24/11/2009 - 20:55)
É mais que óbvio que nosso caudilho é o favorito dos EEUU e Israel. Ele é um capacho e fará o que os seus patrões mandarem. Sua primeira medida será doar a Base de Alcântara. Triste país se colocar no poder esse aspirante a Uribe...

José Eduardo Dyonisio (24/11/2009 - 20:55)
Serra é o candidato de Honduras?

Maria Dirce (24/11/2009 - 20:54)
Anderson
Se o povo americano ja esta duvidando de seu desempenho,pq claro ele jamais sera livre com a direita vigilante e obsessiva, a direita americana esta por por um caminho perigoso, marcado pela abundância de teorias conspiratórias dirigidas contra o Partido Democrata e os liberais centristas,vc quer que o Azenha seja seguidor??e entusiasta de um poder paralelo?

Anderson (24/11/2009 - 20:54)
Entrevistador: Quem dá apoio a sua candidatura ?
Dilma : Collor, Sarney, Ahmadinejad, Chaves, José Dirceu, Delúbio, José Genoino e mais umas ilustres figuras de ressonância internacional
Entrevistador: A senhora espera governar com esse pessoal?
Dilma : Governar não, vou ser uma mãe para eles, cada um vai ganhar a mesada que merece!!!

Júlio César Taques (24/11/2009 - 20:43)
Dilma será a candidata de Teerã ???

Helder (24/11/2009 - 20:42)
Boa analise Azenha, só uma correção onde está escrito:
"As bases militares são extensões naturais do poder de dissuassão dos Estados Unidos. Podem servir hoje para monitorar o tráfico de drogas,"

Deve-se ler :

" Podem servir hoje para administrar o tráfico de drogas,""

Maria Dirce (24/11/2009 - 20:41)
Não deveria entrar no país sem visitar o presidente, depois vão pra onde quiser.Mas o serra não tem mais poder nenhum, esta tentando não ficar com FHC na sua absoluta solidão, até sinos em São Paulo estão caíndo, ja pensou se tivesse caido na cabeça de alguém o auê político?Ianques antes de qquer pulo do gato tem a CIA dando o mapa dos golpes!e São Paulo com desmoronamento moral acham que eles mudam de capital!!!

Anderson (24/11/2009 - 20:38)
Nossa Azenha, vc se contradiz muito. Lembro-me de que vc era um entusiasta do Obama, vc e parte da imprensa mal informada em história americana. Ler seus posts é um exercício estranho, as vezes vejo um lampejo de contradição, as vezes um romantismo blazê e agora vc deu nome ao que anda fazendo junto aos seus patrões e ao PT : "Emburrecer para continuar no poder ou desinformar para governar eternamente "

Marcelo José Gonçalves (24/11/2009 - 20:37)
Brasil já deve se preocupar com as movimentações na fronteira com a Colômbia.

Roberto Ribeiro - Rio das Pedras - SP (24/11/2009 - 20:32)
Concordo Azenha, pelo noticiário dos EUA sobre a visita do presidente do Irâ, os caras ficaram comuma tremenda dor de cotovelo. Excelente artigo!



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design