Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Opinião Utilidades

Serra no Twitter: Parece transparência. Parece

Atualizado em 27 de janeiro de 2010 às 20:38 | Publicado em 27 de janeiro de 2010 às 19:15

por Luiz Carlos Azenha

Confesso antecipadamente a minha incapacidade para a análise política. Costumo errar grosseiramente sempre que faço previsões. Alguns leitores reclamam que eu deveria escrever mais, quando opto por escrever menos diante de minha crescente incapacidade. Aquela história de que sei cada vez menos se aplica. Porém, gosto de observar a integração de novas tecnologias ao dia-a-dia das pessoas. Fiquei agradavelmente surpreso com as observações instigantes do Cristóvão Feil a respeito da relação entre os tolos e os gadgets. Estão aqui.

Estive entre os que criticaram o senador Aloízio Mercadante no episódio das denúncias envolvendo o senador José Sarney, quando o petista ameaçou roer a corda sob aparente pressão de seguidores dele no Twitter. Mercadante, em minha opinião, confundiu as bolas. Confundiu a opinião pública com a opinião dos seguidores dele no Twitter. Confundiu o espaço público, em que ele deve satisfação não só aos que o elegeram, mas também àqueles que como ele foram investidos de cargos parlamentares, com o espaço digital que ele divide com gente que não tem necessariamente compromisso com a coalizão governista, o Parlamento ou a opinião pública como um todo.

Meu ponto é que fazer política via Twitter degrada a representação parlamentar. Uma coisa é você usar o Twitter como uma ferramenta, propagar através dela seus textos, anunciar viagens e coisas do gênero. Outra coisa é usar o Twitter para anunciar renúncias, declarar votos, rompimentos partidários. É como se a política fosse sequestrada e se tornasse privilégio de um grupo de insiders, de eleitos. É uma espécie de pedágio: siga-me no Twitter e eu te darei acesso à minha intimidade (espero que o governador Serra não aplique esse meu "pedágio" literalmente).

Não estranho, pois, que o Twitter seja uma grande ferramenta para nosso trio de intelectuais: Bonner, Tas e Huck. O que eles tem a nos dizer cabe facilmente em 140 caracteres. Mas que o senador Aloizio Mercadante ou o governador José Serra acreditem sinceramente que podem legislar ou governar através do Twitter... é triste, ou cômico, ou reflexivo da pequena margem de manobra que sobrou para nossos representantes diante do grande poder dos conglomerados econômicos na nossa democracia.

Para o governador Serra, deve servir de alívio o fato de que o Twitter é coisa da classe média branca, ou quase só dela. Não corre o risco de receber uma resposta mal educada de um morador do Jardim Romano quando, de madrugada, Serra se espantar com a quantidade de chuva que anda caindo em São Paulo.Como se sabe, durante a madrugada Serra deixa de ser governador. Ele cumpre jornada do meio-dia à meia-noite. Depois, vão reclamar ao bispo. Serra, de madrugada, é exclusivo do Twitter. Escolhe as informações que quer "dividir" com seus seguidores. Trata-se do mesmo governador que comanda o DAEE, que se nega a responder às perguntas da repórter Conceição Lemes sobre a limpeza da calha do rio Tietê.

O uso do Twitter, nesse caso, parece transparência. Parece. Mas trata-se, na verdade, de puro e simples gerenciamento da desinformação.

 


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
francisco.latorre (01/02/2010 - 20:55)

twitter é grunhido.

essa o saramago deu na testa.


bentoxvi-o santo (29/01/2010 - 05:38)
AZENHA.

Seria ótimo que o ZÉ ALAGÃO...fizesse toda sua campanha politica via twitter...não seria eleito nem sindico em sampa... o"moderninho"...

Pitagoras (28/01/2010 - 19:13)
Brinca não, Azenha. Quando os intelectuais do país se resumem ao trio Bonner, Tas e Huck, estamos mesmo ferrados, sô!
Vambora logo trocar o hino navcional prá Eguinha Pocotó e pra Ministro da Educação o Gugu Liberato

(28/01/2010 - 13:28)
Azenha,
pelo tipo de exercício político que o des-governador faz, o TWITTER é muito!!!!!!!!
Em tempo:
Além de acabar com o PAC eles querem acabar com o BOLSA FAMÍLIA!
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) já repassou a primeira parcela de um convênio de R$ 4 milhões à Prefeitura de São Paulo, a título de apoio financeiro para o cadastramento de cerca de 134 mil famílias, que deverão ser atendidas pelo Programa Bolsa Família. A ação do MDS foi necessária para evitar que as famílias continuem sem receber por não constar no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
A cidade de São Paulo tem o mais baixo índices de inclusão de beneficiários no Bolsa Família entre as capitais brasileiras por falta de cadastros.
http://www.mds.gov.br/noticias/mds-destina-r-4-milhoes-para-cadastramento-da-populacao-pobre-na-cidade-de-sao-paulo

Gerson Carneiro (28/01/2010 - 12:04)
Sempre escrevo para o Serra no seu twitter. Nunca tive respostas. E eu não o desrespeito, trato-o com seriedade e serenidade, porém pergunto coisas que ele nunca responde. Talvez porque realmente não tenha respostas convincentes. A possibilidade de simplesmente não responder é tudo de bom nesse meio de descomunicação.

Geysa Guimarães (28/01/2010 - 11:04)
Tenho dúvida se é mesmo o próprio "tuiteiro" que tecla. Não vejo, não ouço voz, e o conteúdo que eles postam qualquer ameba pode fazer. Caso idêntico é de reality show, o eliminado acaba de voltar pro mundo e vai ser encarcerado de novo, numa sala com computador, para responder perguntas de internautas? Me engana que eu gosto.

Junior (28/01/2010 - 10:51)
Agora falando no Josias de Souza, eu também li o texto dele sobre as enchentes e pensei uma unica coisa sobre o que ele disse:
Ele deve ter ficado com o carro preso na enchente ou algo do tipo.
Porque a gente é assim (no geral), só se move, critica, faz algo quando aquilo nos afeta também. Paulista principalmente faz isso. Costumamos a achar que aquilo só vai afetar nosso vizinho e nunca fazemos nada e só nos movemos pra fazer algo quando somos também afetados. Seja na politica, seja no trabalho ou no que for.

Fernando Simas (28/01/2010 - 10:51)
Azenha,
Sobre o Twitter transcrevo palavras do José Saramago:
"Com o Twitter nos encaminhamos decisivamente para o grunhido"

Junior (28/01/2010 - 10:47)
Klaus,
Eu penso da seguinte forma lendo o texto e seu comentario sobre o twitter:
Não é que o Twitter seja "exclusivo da classe média branca de olhos azuis". É realmente algo relamente bem popularizado hoje, mas mesmo assim quem seguimos aqueles por quem temos algum interesse e no caso do Serra, Bonner, Tas, Hulk e cia, creio que a maioria que ira segui-los são sim "classe média branca de olhos azuis" pq são os que concordam com a opnião dos mesmos. Eu mesmo não tenho twitter e se tivesse não seguiria nenhum desses pq não são do meu interesses nem temos compatibilidade de idéias.

Benedito (28/01/2010 - 10:24)
Com raríssimas exceções, ressalto, com raríssimas exceções que confirmam a regra, o Twiter serve para aplacar a carência afetiva de seus autores. E pra despistar complexos mal resolvidos. É uma celebração paternal ao ego que pode ser adjetivada com a seguinte expressão: "uma babaquice do cacete!"

Natalia (28/01/2010 - 10:22)
"O que eles tem a nos dizer cabe facilmente em 140 caracteres. "

Pra ele (Serra) eu acho até que 140 é muito. O ideal é que fosse cobrado pedágio para cada pérola que ele escreve. Pelamordedeus!!!

Pedro Taguatinga DF (28/01/2010 - 10:20)
Esclarecimento: Klaus não disse nada de Venezuela e Argentina (conclusão tua), até porque não existe receita de bolo em política monetária , minha indignação é o fato de a mídia por ex-presidente do BC da época do FHC, que hoje trabalha no mercado financeiro, pra falar em crescimento potencial do Brasil, isso é a maior falcatrua, até porque se você pergunta o valor do crescimento potencial ele não vai sabe. Klaus existe três tipos de economistas, os do mercado financeiro que sempre falam do apocalipse inflacionário e defendem com unhas e dentes o capital vadio, os do setor produtivo que querem mais investimentos e com isso geração de emprego, e os acadêmicos, esses dois últimos estão hoje com o governo como Belluzo, Coutinho, entre outros, mas o BC tem atrapalhado e muito o trabalho dos que defendem o investimento. Com relação à acusação sobre a esquerda não se esqueça que CMN, que regulamenta metas de inflação, oferta monetária, entre outras políticas monetárias tem entre seus três integrantes com direito a voto dois tem origem de esquerda petista, o Guido Mantega (conselheiro de Lula) e o Paulo Bernardo (ex-sindicalista). Agora, se você acha normal o Brasil ter o maior juro real do mundo, isso é problema teu, eu me do o direito de ficar indignado, porque isso vai sim contra o interesse da nação e só favorece os que não querem trabalhar e investir para poder ter lucro sem suar a camisa, e que gastam muito na publicidade nessa grande mídia que repete um discurso morto.

Rodrigo Prado (28/01/2010 - 09:32)
No twitter, ele apenas encontra a plateia para os delírios dele. Isso acontece com muitos blogueiros que tem por aí.

Moacir Simples Assim (28/01/2010 - 09:24)
Gerenciamento da desinformação é o que mais faz a nossa imprensa em geral.

Já nem sei mais em que notícias acreditar.

Estanis (28/01/2010 - 09:21)
Azenha,

A mídia hoje em dia e o (des)governador Serra andaram tendo aulas com Goebbels. Só pode ser isso...

Zé Curioso (28/01/2010 - 08:58)
SERRA EM MÁS COMPANHIAS

As más companhias de Ze Serra. Leiam:


Gravação indica compra de apoio político por Perillo

AE - Agencia Estado

Tamanho do texto?
SÃO PAULO - Gravações inéditas em poder do Supremo Tribunal Federal (STF) indicam que o vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO), montou esquema de compra de apoio político para garantir sua eleição em 2006. Os diálogos, aos quais o jornal O Estado de S. Paulo teve acesso, foram gravados pela Polícia Federal (PF) com autorização da Justiça.

E acabar eles protestam porque, na internet, o nome do cara que substituiria o Sarneyna presidência do Senado é Marconi Perigo.

Ele é ou não um perigo?

ana cruz (28/01/2010 - 08:26)
O PIG com o caos em São Paulo e a pessima jestão de serrassab sabe que este esta fadado ao fracasso se candidato a presidencia e começa a queimá-lo, descartando-o da condição de candidato da elite. O PIG vai correr para AECIO, o pópará.

Roberto Locatelli - São Paulo (28/01/2010 - 00:39)
Estatísticas mostram que o twitter tem, em maioria, usuários entre 30 e 50 anos. É a esse público que Serra se dirige.

Surpreendentemente, o tucano roxo Josias de Souza fez, no UOL, críticas extremamente ácidas a Dom Serra. Entre outras coisas, chamou-o de "um nada com doutorado". Desconfio que uma parte da elite está descartando Serra em favor de Aécio. O link para o intrigante post do Sr. Josias é http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/arch2010-01-01_2010-01-31.html#2010_01-27_04_45_51-10045644-25

Dirck (28/01/2010 - 00:29)
O Twitter vai ser a grande ferramenta, junto com os blogs, para monitoramento, esclarecimento, informação e contra-informação nas próximas eleições. Em real time.

O fator limitante dos 140 caracteres faz com que a inteligência comande o show.

Qualquer tentativa panfletária será (e já é) amplamente denunciada, desmascarada, repudiada e virada contra seu autor.

Políticos, como Serra, tem mais a perder do que a ganhar com isso.

Tavares (28/01/2010 - 00:12)
Twitter é para chamar para ver as materias de blogs interessantes. O do Mano Menezes é seguido pois ele comenta sobre o time, treinos, viagens, possiveis jogadores escalados, mas não é de madrugada não, é pelo celular durante o dia.
Eu li o Josias hoje, e ele desceu a lenha no Serra pelada. Disse que parecia uma vitima de alagamentos. No texto do Serra só faltou falar: Cade o governador desta merda?
hahahahahahaha

Spok da Silva (27/01/2010 - 23:56)
Vejam o que tem no blog do Josias, digno representante do PIG. Ele vai perder o emprego:

http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/

Janio Aguiar (Ubajara/CE) (27/01/2010 - 23:54)
Nem de Twitter eu gosto!

V - Patrulha da Lama (27/01/2010 - 23:51)
Muito bom o texto. Política não é tema superficial.
Twitter é muito legal, mas para tratar na superficilidade de 140 caracteres. Opa, isso tá bom para o Serra, que ainda não paresentou sua tese de doutorado de 77(e que fala sobre o Chile).

Luiz Carlos (27/01/2010 - 23:49)
Fernando Vaz - tbém assisti a campamha anti-Lula de hoje da Globo. Você falou tudo. Só esqueceu-se de dizer sobre o MST. Se estragaram mesmo que a justiça verifique mas a Globo não falou quye afazenda da Cutrale é uma invasão a terras do Estado (enfim, são grileiros e isto não é pecadp para o PIG

Francisco mattos (27/01/2010 - 23:28)
E num é que o Josias de Souza (nem o PIG aguenta o Programa Águas para Todos - PAT dos DemosTucanos) deu uma definição para o Zé Alagão que vem bem a calhar!
"Uma espécie de nada com PhD, a contemplar a cidade desde a janela do Palácio dos Bandeirantes."
outra %u2026
"Quem leu José Serra teve a impressão de que ele não é propriamente um governador. É apenas mais uma vítima. Ou, por outra, é a ausência de solução com doutorado." (ele ainda acredita no doutorado do Zé Alagão!!)
Imagine o ZéAlagão diante da crise mundial por que o mundo passou em 2008/2009!!! Ia ficar no miniblog de madrugada dizendo %u2026 gente essa crise é a maior desde 1929, paradão e parabenizando aos empresários pelos demissões. A única solução de DemoTucanos pra crise nós já sabemos: cortar e provocar recessão. E não faria nada e estariamos no buraco!! sai de reto assombração!!!

Klaus (27/01/2010 - 23:04)
Pedro Taguatinga DF (27/01/2010 - 22:24)

Creio que a política econômica da Argentina e da Venezuela sejam mais de seu agrado (e de toda a esquerda, né?). Pois é, veja como eles estão e como nós estamos. Nisto Lula não é bobo, deixa a economia com quem entende e não segue o canto das sereias do apocalipse capitalista. O presidente do BC escolhido por Lula veio do mercado, do Bank of Boston. Escolhas, são escolhas.

Pedro Taguatinga DF (27/01/2010 - 22:24)
"Não estranho, pois, que o Twitter seja uma grande ferramenta para nosso trio de intelectuais: Bonner, Tas e Huck. O que eles tem a nos dizer cabe facilmente em 140 caracteres." Está definido o Twitter!

Azenha, peço sua atenção e de outros blogueiros, para a pressão contundente do setor financeiro, com apoio (des)informativo da grande mídia, para o BC realizar aumentos dos juros. Isto seria um crime contra a nação, em 2008 crescemos 6,1% sem pressão inflacionária, em 2009 o BC aumenta a SELIC antes da crise e deu no que deu. Têm-se algum sinal de inflação hoje é por causa das chuvas, que afetaram produção, escoamento e estoque de produtos agrícolas, ou seja, é a oferta e não a demanda o problema, se aumentar os juros é como dar um veneno pra salvar o doente!

Pedro Luiz Paredes (27/01/2010 - 22:23)
Eu pelo menos adoro os twitters, tenho um pá deles numa caixinha de sapato dentro do meu guarda roupa. Não pode queimar uma caixa de som minha ou de chegados que vou logo pedindo para deixarem eu tirar os twitters para fazer experimentos.
Inclusive fiz uma caixa de som com vários falantes pequenos, um divisor passivo para cada um deles, na conjugação de capacitores e resistores. Cada um responde na frequência desejada e a ambientação ficou ótima.
O fato é que se o futuro do meu estado estivesse na mão desses twitters eu nunca deixaria eles responderem em uma só faixa de frequência; eles teriam que ser bons para quaisquer delas.
Enquanto uns trabalham outros ficam no twitter, e é por isso que SP esta o caos!

Roberto Ribeiro - Rio das Pedras - SP (27/01/2010 - 22:16)
Dilma Pena disse no Jornal Hoje que solução para as enchentes em SR só em 2020. Esperemos, pois. E rezemos!

Osvaldo Luiz Ribeiro (27/01/2010 - 22:02)
Seu nome? Paul Joseph Goebbels...

Tiago (27/01/2010 - 21:56)
Belo texto. Em geral gostos dos seus textos, mas este ficou realmente muito bom.

Fernando vaz (27/01/2010 - 21:47)
Não é querendo dar destaque ao PIG. Mas é difícil ver mentiras e manipulações na TV e ficar calado, sem pelo menos soltar o verbo em algum lugar.
Na edição de hoje do JN, eles mostraram como esconder a lambança administrativa em SP. E como tentam de qualquer modo depreciar o governo Lula.
Em duas "reporcagens" tentam detonar as relações internacionais e incriminar o presidente Lula de não seguir as prerrogativas do do poder Legislativo e do TCU.
A primeira, chega a defender o papel do Brasil no caso de Honduras (que antes falavam em desorientação da diplomacia nacional) em detrimento a relação com a Venezuela. Nesta reportagem, praticamente cobram do governo um posicionamento em relação a tal "crise na venezuela". Convidam até dois diplomatas (provavelmete do PIG) para falar da tal ambiguidade.
A segunda é mais nefasta ainda, chega a chama Lula de ditador ao dizer que o presidente passou por cima do Legislativo e do TCU para manter obras embargadas no ano de 2009.
Para mim essas duas "reporcagens" tem uma mensagem sublimiar, taxar o presidente Lula de Golpista.
Ao afirmar que o governo do presidente Lula não emite opinião sobre um estado revolucionário (tal crise Venezuela) e caracterizar o chefe administrativo da nação (Lula) de não seguir as leis democráticas (revogando decretos do poder judiciário e dominando o poder Legislativo, segudo eles).
Enquanto SP some embaixo de água, eles criam crises para retirar a atenção da falta de governo no estado de SP.
Cuidado com o PIG

Klaus (27/01/2010 - 21:43)
"Para o governador Serra, deve servir de alívio o fato de que o Twitter é coisa da classe média branca, ou quase só dela."

Azenha, acho que vc está enganado.Hoje em dia, Orkut,blogs, MSN e Twitter estão espalhados por todas as classes sociais. No meu trabalho, só quem tem Twitter são adolescentes e jovens (brancos, pobres, negros ou ricos, indistintamente). Com a disseminação da informática, todos têm acesso a tudo.

João (27/01/2010 - 21:23)
Fui conhecer o tal Twitter. Ele está mais para um diário, no qual as pessoas registram o que fazem, do que um meio de comunicação com o grande público.

Concordo contigo Azenha, fazer política via Twitter não é algo muito político.

Ligações Perigosas (27/01/2010 - 20:49)
No IG.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2010/01/27/serra fazemos tanto que nao da para inaugurar tudo 9378814.html

Questionado em seguida pela imprensa sobre o motivo da pressa em entregar a Etec, Serra afirmou ser um "problema biográfico". "Eu prometi ao seu Octavio Frias de Oliveira, publisher do jornal 'Folha de S.Paulo', falecido em 2007, que estudou lá, que faria essa restauração, mas ficou muito encrencado, pois o prédio era do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)", explicou. "O Estado vai cumprir a promessa. O pessoal já estava com a resposta na ponta da língua porque sabia que eu ia cobrar."

André Silva (27/01/2010 - 20:48)
O pior que as frases dele no twitter se repetem no noticiário. Curtas, tolas, desconexas, risíveis. Hoje no SPTV:"Nós vamos investir uns 5 bilhões em saneamento, em água, que tem a ver com enchente". Genial.

Fernando (27/01/2010 - 20:32)
Na política precisamos de menos twitter e mais audiências públicas.

Lola (27/01/2010 - 20:11)
Azenha, espantoso o texto que o Josias de Souza escreveu em seu blog hoje, criticando o desgovernador Serra, por fazer justamenteisso, dar uma de vítima pelo twitter diante do caos que está SP. Ele cita frase por frase do desgovernador, é patético. Eu não perco tempo de seguir ninguém pelo twitter,acho babaca. Político então, nem me fale.

Carlos. (27/01/2010 - 19:36)
Se alguém me dissesse que Twitter é alguma marca de chocolate, salgadinho ou absorvente destinado ao público teen da classe média, eu acreditaria. No mais, deve ser gostoso ficar de madrugada tuitando com aquele sonzinho gostoso da chucava caindo no telhado do palácio, não?



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design