Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

Sobre o site

Conheça um pouco da história do Viomundo.

Leia!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Opinião Utilidades

QUEM GANHOU? A INTERNET, DE GOLEADA

Atualizado em 04 de novembro de 2008 às 19:58 | Publicado em 04 de novembro de 2008 às 11:08

Muitos de vocês, caros leitores, não acreditam quando eu escrevo alguma coisa sobre os Estados Unidos. Normal. Aceitável. Vocês precisam de confirmação externa para cair na real e dizer: pois é, o Viomundo acertou.

Escrevi um texto dizendo que uma vitória de Barack Obama representa a passagem do bastão de uma geração para a seguinte na política dos Estados Unidos. Você imagina o José Serra vendo um vídeo no You Tube? Imagina o Lula lendo os comentários em um blog? É lógico que se ambos não entendem nada de internet, nem de tecnologia, jamais vão tirar proveito real das novas mídias.

Enquanto isso, o mundo mudou. Você, que me lê, não perde a viagem. Se está aqui é por um motivo muito simples: é uma pessoa do seu tempo. Pois, para confirmar o que escrevi, lá vai a tradução de um texto publicado hoje pelo New York Times, na versão digital, já que não leio mais jornal de papel, não ouço rádio, nem assisto televisão:

"Penso que analisaremos esta eleição como uma disputa transformadora", disse Mark McKinnon, um assessor das campanhas do presidente Bush em 2000 e 2004. "O ano em que as campanhas usaram a internet como nunca se imaginou. O ano em que adotamos a velocidade da luz. O ano em que o paradigma foi virado de cabeça para baixo, que a política foi de baixo para cima em vez de cima para baixo".

De uma forma considerável, dizem republicanos e democratas, isso é resultado de como a campanha de Obama buscou entender e tirar proveito da internet (e outras formas da assim chamada nova mídia) para organizar militantes e atingir eleitores que não se informam primariamente através de jornais e da televisão. As plataformas incluem o You Tube, que não existia em 2004, e as mensagens de texto nos celulares que a campanha disparou na segunda-feira lembrando os eleitores de que deveriam comparecer para votar.

"Fizemos algumas coisas inovadoras, inclusive na internet", disse Sara Taylor, que foi diretora política da Casa Branca durante a campanha de reeleição de Bush. "Mas apenas 40% do país tinham internet banda larga então. Agora você tem gente que não tem mais telefone fixo em casa. E Obama fez um ótimo trabalho através da nova mídia".

"Não sei quanto a você, mas eu vejo um anúncio do Obama na internet todo dia. Fiz isso nos últimos seis meses".

Mais crucial ainda para demonstrar como a campanha deste ano transformou a política foi  o uso que Obama fez da internet para construir uma grande rede de arrecadação financeira que permitiu a ele acumular dinheiro -- depois de rejeitar o financiamento público da campanha -- para expandir o mapa eleitoral e competir mesmo em estados republicanos tradicionais.

 

 

 


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Everton, de Belo Horizonte (07/11/2008 - 16:57)
É Maximillion, é igual a preço de ingresso no Morumbi, no Maracanã ou no Mineirão, sempre tá caro, humanamente é inviável para o torcedor, mas toda semana tem jogo e toda semana a torcida está lá, desde que haja bom futebol, é claro. Camisas de times também não são baratas e sempre há o lançamento de novos desenhos, modelos e esgotam-se os produtos. E olha que não são só as classes média e alta que frequentam estádios e consomem produtos dos times de futebol. Vai entender esse Brasil. Pesquisas dão sinais, direções. Lavantamentos e relatórios, oficiais ou não, também. Não quis dizer que todos no Brasil têm acesso à internet, mas estamos caminhando para isso e muitíssimo rápido e que hoje é ferramenta poderosíssima. Não creio que isso me coloque na condição de sonhador, de louco, desinformado, ou qualquer outro adjetivo que tenha sido escrito sobre mim, apenas observo a velocidade dos acontecimentos e das mudanças. Uma enorme parcela da população acessa hoje a internet. É evidente que existem parcelas da população que não acessam a internet e que nem têm o que comer. Sobre isso nem é necessário escrever, pois todos sabem, ou pelo menos conheceram essa realidade, combatida pelo governo Lula com o Bolsa-família, apesar de muitíssimo criticado.

e. s. (07/11/2008 - 00:32)
E o próprio Mashable responde:
http://mashable.com/2008/11/06/changegov/

Ary (06/11/2008 - 10:01)
A internet no Brasil ainda é um bebê. Como todos os bebês,já chora e berra. E está em evolução. Acredito que em breve esse bebê começará a ensaiar seus primeiros passos. Começará a andar e esboçará suas primeiras palavras. Então começará a falar,crescerá e será um homem perfeito. Um homem que lutará pela democracia,a verdadeira democracia. Desde,é claro,que alguns espíritos maus consigam se apossar desse bebê. A Globo.com,o pior dos espíritos,está de olho nisso. É bom tomar cuidado.

e. s. (06/11/2008 - 08:59)
[MASHABLE] How will president Obama use his massive social media influence?

http://mashable.com/2008/11/05/obama-social-media/

Vale conferir.

Roberto Ribeiro (06/11/2008 - 08:22)
Um recado para nós brasileiros, através da internet poderemos enfrentar o PIG. Hoje na CBN José Serra teve um enorme espaço, falou de poluição no rio Tietê, sobre educação e outros assuntos, certamente, logo logo também estará falando sobre previsões astrológicas, previsões metereológicas, receitas culinárias, consultorias sentimentais, tendências de moda verão-outono e demais assuntos relevantes. José Serra daqui para frente será o principal comentarista do PIG, o consultor-mor, dele é o Grande Prícipe FHC. Ninguém merece!!!

Gutão (06/11/2008 - 03:28)
A internet teve com certeza papel importante na eleição de Barack Obama, mas acredito que não foi somente ela o fator da vitoria. As circunstancias foram muito favoráveis ao candidato, ou seja a estúpida invasão do Iraque, caos econômico, a perda de prestigio, político e financeiro dos EUA, somando-se ao fato de uma elite dominadora, que após anos de mentiras e engodos, não sabem como sair do buraco que cavaram. Então fica mais fácil passar o poder para alguém com idéias e planos para sair do lodo. De preferência um negro jovem e com visão. Assim feito e a situação der sinal de melhoras, faz se como em terras tupiniquins, começa a dizer que a política econômica está dando certo, por causa de seu antecessor, que deixou o sistema praticamente organizado, que a política social não está dando certo, seus colaboradores diretos são ladrões e ele presidente eleito é incompetente (aqui por ser trabalhador) e lá por ser negro.Fazendo isso todos os dias (lá também tem PIG), brevemente começarão a voltar ao poder exatamente como aqui.

Juan Montesinos (05/11/2008 - 14:15)
"Como um poeta disse certa vez... estamos em tempos difíceis, falar de uma rosa ofende porque é supérfluo! A internet ainda é rosa no Brasil."

Hehe.. depois do pane que houve aqui me Sampa, descobriu-se que a internet não é tão supérflua assim!! :-)

Maximillion (05/11/2008 - 13:21)
Para Everton:

Com o preço médio da banda larga em São Paulo dá pra comprar duas cestás básicas econômicas, quase 30 kgs de alimentos!

Cesta básica:

02 Feijão Tp1 Pct 1kg
01 Arroz Longo Fino Tp1 Pct 5Kg
01 Farinha de Mandioca Pct 500g
01 Farinha de Trigo Pct 1Kg
01 Fubá Pct 1kg
01 Sal Pct 1Kg
02 Macarrão Esp. Pct 500g
01 Café Moído Pct 250g
02 Açúcar Pct 1Kg
01 Óleo de Soja Lt 900ml
01 Lata de Sardinha 130gr.

Multiplique tudo isso por dois e você terá o que se compra com uma banda larga meia boca em sampa.

Em se tratando da discada, para o uso irrestrito se pagam 30 reais para a Telefonica, por internet ilimitada, sem contar os gastos com assinatura telefônica, que beira os 40 reais. Ou seja, quase 2 cestas básicas, de novo!

Como um poeta disse certa vez... estamos em tempos difíceis, falar de uma rosa ofende porque é supérfluo! A internet ainda é rosa no Brasil.

Juan Montesinos (05/11/2008 - 12:40)
"...Só não acho que já seja tão democrática assim, já que a exclusão digital é enorme no Brasil e no mundo..."

Gerson, isto também é uma questão comercial. Afinal as empresas de internet banda larga querem vender, as fabricantes de computadores e notebooks também.
Como a demanda e a concorrência fazem que os preços baixem a cada dia.
Afinal, não dá pra depender só de vontade política neste quesito! :-)

Juan Montesinos (05/11/2008 - 12:28)
"O papel da internet eh importante, mas nao central. Se a Lehmann Brothers tivesse quebrado em dezembro, pode ser que McCain estivesse na frente agora."

Olhando por outro ângulo.. Se o Obama não tivesse usado o potencial da internet, as chances deles teriam sido as mesmas?
Não dá para minimizar a importância da internet hoje em dia. Mesmo que o que faça alguém ganhar ou perder uma eleição seja o candidato propriamente dito e não a ferramenta que usa, mesmo assim, o mal uso desta ferramenta também pode significar a diferença entre vitório e derrota.
Afinal, quanto aqui já votaram em um vereador e no dia seguinte mal se lembraram em quem votaram?
Ter um canal direto com seu candidato é de supra importância hoje em dia, afinal a internet encurta a distância. Como você teria acesso a seu candidato vivendo em uma cidade grande como São Paulo? Pro candidato ter noção do que os eleitorado quer e pensa é importante também!!
Enfim, Deus abençoe a Internet!

Juan Montesinos (05/11/2008 - 11:47)
Deus abençoe a Internet!!! :-)

Everton, de Belo Horizonte (05/11/2008 - 11:20)
Ha, ha, ha, ha. Dvorak, obrigado pela informação.

Dvorak (05/11/2008 - 01:47)
Caro Everton,
Este seu comentário deve ter saído de um lindo sonho que você teve, mas apenas um sonho.Segundo o IBGE, no Brasil apenas 21% da população acessa a internet.Sem delírios, por favor!!!

Gerson (04/11/2008 - 20:35)
Prezado Gustavus Magni, como dizia Raul Seixas: "É tanta coisa no menu que eu não sei o que comer"

Enquanto não tivermos uma educação decente e professores preparados e valorizados, você pode dar internet de graça para o país inteiro que não vai resolver nada.

É como dar uma vara de pescar e um anzol pra quem nunca pescou e achar que basta o cara jogar em qualquer lugar que vai pegar um salmão.

Tem que dar a ferramenta e ensinar como usar.

Gerson (04/11/2008 - 20:17)
Discordo do Everton, de Belo Horizonte (04/11/2008 - 19:15)

Conheço bem o interior do Brasil, e não vejo todos esses internautas conectados nem por telefone muito menos por internet discada que dirá banda larga !!

Isso não existe.

Nas grandes metrópoles do Brasil, quem vai nas Lan House está usando para outros fins qualquer menos discutir ou se informar sobre política.

Tô cansado de viajar pelo país e ficar sem sinal no celular por kilómetros e km.

Somos milhões da analfabetos ou de analfabetos funcionais vivendo com menos de U$ 1,00 por dia, como é que pode passar na cabeça de alguém que a internet pode mudar alguma coisa neste país num curto prazo.

Estamos Anos Luz disso !

Quer saber mais, essa gente toda só quer saber de primeiro comer e ter um emprego decente, sem ser aviltado, escravizado, depois estudar,o que é fácil de entender.

Quem pode fazer alguma coisa por este país é a classe média no dia que cair a ficha.




Gustavus Magni T. Sales (04/11/2008 - 20:17)
Complementando minha mensagem anterior à respeito do comentário do companheiro Roberto Rosário:

Diante desse espanto causado pelo mau uso da internet por jovens (nos orkut/msn da vida) e seus plágios em trabalhos de escola/faculdade, não caberia aí uma revisão dos conceitos por parte dos professores e do ensino em geral? Porque não se ensinar a utilizar o computador eticamente? Porque esse medo todo do computador, ao invés de um inimigo odioso, porque não fazer dele uma aliado poderoso? A quantidade e a rapidez na obtenção das informações oferecidas pela internet torna a competição com os livros algo sem comparação. É fato. Eu sou velho, leio livros, essa molecada de hoje, em geral, não tem paciência.

Não seria hora de se perceber que a internet não está puxando consigo outra revolução? a do ensino tradicional?

Certa vez, na sala de aula ouvi de uma professora, que orgulhosa dizia:

- Quando você vê os meios de transporte no ínicio de sua concepção e os compara com o que possuimos hoje, há mudanças radicais, quando vemos sistemas economicos no inicio de sua concepção diante dos atuais, não os reconhecemos completamente. Mas uma coisa ainda permanece semelhante, desde sua criação até hoje, que é a sala de aula. há um mestre, que professa, e seus alunos, a absorver o conteúdo.

Não seria hora de reimaginar essa relação de fonte e coleta? Só pode vir do professor?

o próprio nome "aluno" (alumnus), numa tradução mais estrita, é meio preconceituoso, significa "sem luz".

Gustavus Magni T. Sales (04/11/2008 - 19:44)
Bom, confesso que adoro ler tanto o texto principal como os comentários. Teve um companheiro leitor aqui que deve possuir a mesma mania (risos), ele se chama Roberto Rosário.

Bom caro Roberto, concordo com o que você falou sobre a alienação de alguns estudantes, que seduzidos pelo material farto à disposição na internet, copiam e colam o conteúdo de sites para inserir em trabalhos, isso é deplorável. Lamento, ao seu lado, o desespero do professor em constatar esse tipo de plágio, lamento ainda mais em reconhecer que computador vicia (que é o que acontece quando você apaga a sua vida real e passa a ter uma irreal diante da tela). Esse é o lado negativo e creio que ele não representa a maioria dos usuários, porém há o lado positivo, ei-lo:

Dentre inúmeras razões, cito a que acho fundamental: "Livre aquisição de cultura", ou seja, você não está sendo guiado, em massa, a ler algo indicado por uma pessoa ou um grupo, sobre um determinado ponto de vista conjuntural da realidade. A conjuntura quem monta é você, não existe a carne moída cultural que você pega na mídia convencional, você monta o seu próprio quebra-cabeça, você molda as partes. Isso para um jovem é fundamental, eu acredito na dialética em sua essência e quanto mais um jovem tem acesso a opiniões divergentes, mais chance ele terá de seguir o rumo certo, pois o filtro estará dentro dele e diante dos problemas da vida, ele optará pela linha histórica que quer seguir. É mais democrático.

jose carlos lima (04/11/2008 - 19:31)
enquanto isso a veiarada do TSE proibiu que a juventude participasse das eleições brasileiras pela internet.
para a veiarada do TSE a web é concessão pública.
para a veiarada do TSE as TVS podem fazer campanha sim, desde que seja para candidatos de Serra, como fez o
CQC do serrista Marcelo Tas, da Band.
a veiarada do TSE é o máximo

angelo panebianco (04/11/2008 - 19:18)
Azenha, por acaso o Nelson de Sa da Folha de Sao Paulo copiou seu texto, esta no Blog dele...
Abraços.

Everton, de Belo Horizonte (04/11/2008 - 19:15)
Azenha, eu concordo que o Obama usou bem a internet e isso ajudou muito, mas a vitória dele, a meu ver, foi uma somatória de fatores. Até a crise teve papel fundamental. Aqui em BH, a equipe do Lacerda usou de maneira determinante a internet, mais para difamar o oponente do que para divulgar o próprio candidato e, comentando o que foi escrito sobre a exclusão digital da população, acho que hoje nas casas existem mais computadores plugados na internet do que aparelhos de som, por exemplo. Hoje a exclusão digital é muito pequena. Quem não tem computador em casa ainda, usa as Lan Houses. O Brasil é um país interessante. Vemos casas sem conforto, de um cômodo apenas, mas com computadores, TV's sofisticadas, celulares avançados... Antigamente víamos antenas externas nos barracos, hoje, não os vemos como antes, graças aos pacotes econômicos das TV's pagas e sus "combos". Isso está sendo a verdadeira revolução. A era digital está aí e muita gente ainda não entendeu isso. Na publicidade, por exemplo, muitos ainda não se situaram. Tem muita gente perdendo o bonde da história.

Álvaro Torres (04/11/2008 - 18:52)
Um artigo bom. Certeiro. E também vai dar Obama. Agora é começar a tirar a pena da galinha pra comemorar

Eduardo Oliveira (04/11/2008 - 18:33)
E a primeira vez que faço comentário aqui, mas li muito sobre suas reflexões e idéias compartilhadas e espalhadas por muitos portais que têm autonomia em suas publicações, mas falando de uma matéria postada há algum tempo aqui, em relação aos medíocres que chegaram ao poder nos EUA, só posso dizer que o poder da mídia esta totalmente fora da realidade de um mundo democrático, onde não há pudor em dizer mentiras ou falsear histórias para favorecer certo segmento ou político, e faz de tudo para conscientizar a sociedade que suas idéias são as corretas, e opostas são irracionais ou até mesmo criminosos.
Um belo exemplo e o nosso país, aonde a maioria dos internautas vem aqui mostrar a sua insatisfação pela grande mídia todos os dias no seu blog, é um dos atos mais sórdidos de manipulação de informações do século XXI, da qual muitos colunistas deste meio de imprensa comparam a forma administrativa aos tempos da antiguidade dos séculos passados, logo eles, o maior exemplo de serem os sinhozinhos dos anos atuais, porque os monarcas são seus patrões, que dá posse "emprego" em poder escrever em seus antros de moralidade e intelectualidade, as maiores barbáries "manipulação" contra a sociedade. A internet realmente veio para mudar a visão monopolista das informações, tendo grande papel na transmissão de informações na guerra fria, mas hoje, ela anda vagarosamente entre-nos em termos políticos, da qual muitos brasileiros usam para relacionar com sexo oposto, isto sendo bastante explorado comercialmente pelos monarcas da mídia e conseqüentemente relacionando este público aos seus portais de informações, e aí você sabe o que acontece, toda aquela diarréia verbal contra a esquerda e o liberalismo do pensamento, conseguindo abafar e isolar os pensadores e militantes da liberdade.
De um ponto de vista, minhas reflexões soam com ar de desespero e até mesmo derrotista, mas na verdade são pontos observados em nossa sociedade que estrangula súbitas mudanças nas estruturas democráticas de nosso país, porque um dia será mudado e os livros deste que hoje vibram, não será nem mesmo usado para nivelar mesa em piso mal feito!

Ademar (04/11/2008 - 18:20)
A mudança na forma de se conquiistar o voto realmente mudou, mas a de conquistar o mundo não vai mudar nada. Obama já disse onde vai atacar: Afeganistão e Paquistão. Vem revolução islâmica por aí...preparem-se. E o Paquistão já tem bomba atômica....

ALEX (04/11/2008 - 17:50)
AZENHA: CENSURA NA WEB.

CENSURA NA REDE!
BLOG DO LIDER DA POLÍCIA CIVIL FORA DO AR...

Terça-feira, 4 de Novembro de 2008

Justiça tucana tira blog do ar

O blog Flit Paralisante, do delegado Roberto Conde Guerra, líder da greve da polícia civil de São Paulo, foi tirado do ar na última sexta, por decisão da justiça paulista. A mídia, que foi avisada no próprio dia, omitiu totalmente o fato em seus noticiários.

Esta mídia não se importa que a decisão do juiz Davi Capellato golpeie frontalmente a Constituição da República no direito à livre expressão. Logo ela que vive se fazendo de vítima de censura quando a sociedade lhe cobra ética e princípios no seu trabalho. Como a censura é a um blog, de um inimigo de seu candidato à presidência, vale a punição.

Esta é a nossa justiça, sempre aliada aos interesses das elites e contra o povo. Na última eleição legislou para o poder econômico, contra o debate de idéias. Agora, revive as táticas da ditadura.

Mas, como sempre, a direita é burra. O juiz está desde a sexta emitindo novas sentenças contra o Google, pelo simples fato que muitos ajudam o delegado, recuperando textos do cache do blog censurado e criando outros.

O tucanato sabe tudo do pior da ditadura, mas não conhece o poder da internet.

Todo apoio ao delegado censurado!
Censura a internet NÃO!

TRISTE NOTÍCIA AO ENTRAR LÁ:
O blog foi removido
Desculpe, o blog em flitparasilante.blogspot.com foi removido.

Hilda Antunes (04/11/2008 - 17:43)
O papel da internet foi decisivo

Joon Malcovict (04/11/2008 - 17:25)
Acredito, que a ferramenta esta sendo bem usada pelo Obama mas o que vejo é a figura popular dele vencendo estas eleições, assim como na America do Sul (Lula, Morales, Chaves), é o cheiro de povo que esta definindo, ele pode ser rico mas a sua arvore genealogica mostra onde ele estava a uma geração atrás o povo quer uma alternativa nova e chega dos mesmos de sempre familia Bush mais de 30 anos no poder, assim como as elites do Brasil, que governavam a 6 anos atras, a mudança esta chegando do lado de lá.

Marcia Costa (04/11/2008 - 17:22)
Realmente Azenha: no YouTube só dá Obama. Tem um discurso lindo dele postado no dia 2/11 (We Have a Lot of Work to Do) que é inspirador. Ele realmente sabe usar a internet. Outro ponto interessante são os vídeos produzidos por pessoas não ligadas diretamente à campanha do Obama, a maioria feito por jovens sobre a importância de votar (Why Vote? - Youth Vote Project LONG VERSION e 2008 Presidential Election: Youth Must Vote).

Geraldo Mendes (04/11/2008 - 17:21)
OBAMA E INTERNET EFEITOS DE UMA MESMA CAUSA

O fenômeno Obama é fruto daquelas coincidências que ocorrem raramente: o homem certo, no lugar certo, no memento certo. Um dos maiores cabos eleitorais de Obama é George Bush. Tanto é que sumiu da campanha do McCain, e hoje sumiu de fato (votou pelo correio). Portanto, Obama é efeito da causa armamentista e mercadológica Republicana. O Lehmann Brothers outro efeito, num momento particularmente delicado para McCain. Outro cabo eleitoral foi Sarah Palin e seu besteirol pitbull. Mas os cabos eleitorais não tiram o mérito de Obama, seu carisma, seu discurso pela unidade, sem nunca ter apelado para a questão racial, por opção ou pragmatismo.

Mas destaco um fato curioso, e o relaciono com as eleições do Rio (e até São Paulo). No Rio tem gente reclamando do pessoal que foi à praia e não votou. Como se todos eles fossem votar no Gabeira(?!). Ora, esse fato pode muito bem ser interpretado sob o viés com que os americanos interpretam o efeito Obama (lá as eleições não são obrigatórias) sobre a previsão de comparecimento record às urnas e o papel da Internet. OBAMA MOBILIZA, LEVA OS ELEITORES ÀS URNAS. GABEIRA DESMOBILIZOU, LEVOU OS ELEITORES À PRAIA.

zanuja (04/11/2008 - 17:01)
Só errou qdo diz q Lula não lê blog. Ele lê e muito.

gaúcho (04/11/2008 - 16:59)
Azenha, como você não leio jornal impresso, aliás considero os jornais um desperdício de tempo e dinheiro. A única utilidade dos jornais é repercutir determinado fato e empregar puxa-sacos do patrão. A informação que estou lendo, agora, em algum site da internet, só vai ser publicado no jornal impresso amanhã, ou seja, vou ler notícia requentada no dia seguinte. É questão de tempo a falência econômica desse veículo. A internet permite veicular informações a baixo custo e sobretudo furar o bloqueio midiático imposto pelos barões da imprensa que na verdade trabalham a favor de suas estratégias político-empresariais.

NASA (04/11/2008 - 16:30)
Azenha, a propósito, veja esse editorial da Arianna Huffington:

http://www.huffingtonpost.com/arianna-huffington/im-ready-to-declare-a-win_b_140625.html

Abraços


Gerson (04/11/2008 - 15:40)
Azenha, concordo com o Fernando (13:15) "...Só não acho que já seja tão democrática assim, já que a exclusão digital é enorme no Brasil e no mundo...")

Só quero acrescentar que antes da inclusão digital, no Brasil precisamos fazer a Inclusão Social, elas podem e devem andar juntas.

Neste momento não vejo muita influência da internet no processo eleitoral tão marcante no nosso país.
Abraços.

Ruy barbosa maciel (04/11/2008 - 15:09)
Azenha eu sou tal qual vc, cara! Aqui em csa tem 3 TVS a única coisa que me vem dela é o som do videogame quando meu filho está em frente a ela brincando, no mais só enxergo a minha imqagem espelhada no vídeo já que estão sempre desligadas, tem 2 anos que não compro nem leio um jornal, revista só comprei a Carta Capital com aquela capa: "ELE NÃO SALVA NINGUÉM" o que veio a comprovar-se.
Ontem fiquei 12 horas conectado no meu note, ontem e só ontem, aos 50 anos eu tive mais informações que em toda minha vida de telespectador! E olhe que tem outros dias hein? Quando eu estou em algum lugar público e olho uma TV ligada, eu acho umas das coisas mais idiotas possíveis. hoje desci á esquina do prédio onde moro para comprar cigarro e é lá que eu vejo estas coisas estranhas, reportagens sobre panelas de pressão, balões de aniversário, velas artesanais, o planeta pegando fogo de novidades ouvir estas baboseiras, por fim ouví uma reporter desta mesma rede de tv que vem a ser a maior do Brasil, dentro de um estúdio de tv em NY, New York!!!!!

E o que ela ´tava dizendo? que não entendia bem o processo eleitoral americano. achava meio complicado! Falo de Mônica Valdvogel, Pode? Este eu entendo bem antes da net.

Por isto que nas poucas vezes que ouço esta gente eu os acho estranhos... desinformados... fico querendo dar umas dicas para eles, já que eu estou tendo tantas!
Mas eu não tenho contato com eles, dexe-os p´rá lá!

Ruy barbosa Maciel
Governador Valadares MG

carlos anselmo-fort/ce (04/11/2008 - 15:01)
não resta dúvidas que a internet só tende a crescer de importância daqui pra frente onde se disposer dessa tecnologia.

me diga uma coisa azenha: pelo visto, lá no império não tem a "marcha das apurações", devidamente acompanhada pelos amigos com cevas e tira-gosto, né não?

Jose de Almeida Bispo (04/11/2008 - 14:47)
Oh, Azenha, e você acha que quem foi que reelegeu o Lula? Sua popularidade? (Marta caiu em São Paulo derrotada pelo PIG, com popularidade e tudo, contra Serra, lembra?) A economia? (Apesar da inflação, JK saiu de seu recente inaugurado palácio sem o menor respeito). Quem reelegeu o Lula foi o próprio, claro; mas acima de tudo a entrada em cena de uma nova tecnologia de informção realmente livre, onde deixamos de ser marionetes - por completo - do PIG. A internet salvou a política que salvou o Brasil de ir à breca, ao invés de ser parte do BRIC como agora é. Em matérial de idéias e eleição, os gringos precisam aprender com a gente. É só ver o que a gente consegue quando os eternos golpistas de São Paulo deixam (que fique claro: da elite reacionária... 1889, 1932, 1964, 1989, 2005).

John Bastos (04/11/2008 - 14:36)
Pega leve, Azenha. O Obama estah ganhando por diversos fatores, incluindo a recessao, o cansaco causado por 8 anos de Bush e a assustadora instabilidade do McCain.

O papel da internet eh importante, mas nao central. Se a Lehmann Brothers tivesse quebrado em dezembro, pode ser que McCain estivesse na frente agora.

Giovanni (04/11/2008 - 14:30)
Para esta evolução, necessitamos de evoluir no quesito profissional do internauta e blogueiro. Não adianta inventar fofoquinhas de um lado ou de outro, mas sim responsabilidade, ética e qualidade nos conteúdos apresentados. E principalmente criatividade, senão, como diria o Fernando, do comentário abaixo: imagine as fotos dos candidatos nos blogs, iria parecer o horário eleitoral obrigatório.
Em tempo, este assunto já foi comentado por PHA, LN e Mino em 2006, como forma de fugir da imprensa reacionária.

Geurgetown Félix de Araujo/RJ (04/11/2008 - 14:22)
Azenha, a prova de que a internet já chegou, aprovou e vai nos surpreender mais é que também incomoda. Já há sites e blogs sendo tirados do ar. O primeiro, que eu saiba, foi o do P.H.A no IG e agora foi tirado judicialmente do ar o Blog de um delegado de S. Paulo, conforme reportagem do Rodrigo Viana no site: http://www.rodrigovianna.com.br/. E o engraçado é que tudo indica que o incomodado é um dos monarcas do PIG conforme a própria reportagem. É a Rede 1 x 0 PIG. Viva a rede...

Roberto Rosário (04/11/2008 - 14:19)
Achei interessante as afirmações no texto acima. Só faria uma ressalva quanto ao comentário de Gustavus Magni T. Sales. Apesar de não ter visto o discurso de Obama criticando o uso da internet, acredito que estivesse referindo-se a um dos problemas que ela também está criando: o vício no uso do computador para qualquer coisa ou para nada. Sou professor e vejo o que ela faz com boa parte dos alunos que possuem acesso a ela em suas casas. Pesquisa escolar está virando copiar/colar. E se o professor não tem domínio sobre esse meio, não consegue identificar este tipo de situação. Isso associado a sofrível capacidade de nossos professores, mais a incapacidade dos governos estaduais, municipais e federal de criarem um sistema educacional que incentive o "uso" de bibliotecas está criando o que pode ser chamado de zumbis. Não há mais discussão sobre a matéria, só copiar/colar/msn/orkut/myspace/second life.... A internet tem vantagens óbvias. Mas está criando problemas tão grandes quanto e os pais não estão sabendo lidar com isso. Isso se identificam algum problema relacionado com a internet.

Diego Alexandre (04/11/2008 - 14:12)
Grande... eu acredito no Viomundo. Mas será que você poderá dizer se existe algum político brasileiro que será capaz de usar a internet dessa forma? Talvez Aécio? Talvez Ciro?
E mais, a legislação eleitoral brasileira restringe muito o uso da internet nas campanhas eleitorais. E mais ainda: no Brasil, a população não possui acesso a internet tanto quanto nos EUA.
Abraço. E eu acredito no viomundo.

Hans Bintje (04/11/2008 - 14:06)
O que eu gostaria de ver são as "cordas da liberdade", no estilo de Antonio Abujamra para o convidado no final do programa "Provocações" (TV Cultura): "enforque-se nas cordas da liberdade". Diga o que quiser.

Quem sabe, ler uma entrevista com o Serra falando diretamente aos leitores de seu site sem os filtros aplicados pelos editores dos "jornalões", que tratam de "pasteurizar" qualquer idéia inovadora que ele apresente.

Será que a Dilma consegue articular conceitos que transcendam os chavões impostos pela "grande imprensa"?

Como bem observa o Nassif, "dá para entender porque a discussão econômica brasileira é tão enviezada e pobre? Porque o conhecimento e a erudição não são ferramentas de aprimoramento. São maneiras de guerrear e de fugir dos pontos centrais."

Na verdade, isso vai além da "discussão econômica" e aflige uma série de outros temas. Desarmar essa armadilha mortal é o grande desafio da internet brasileira.

Fernando (04/11/2008 - 13:15)
Eu concordo em parte com o Giordano. Só não acho que já seja tão democrática assim, já que a exclusão digital é enorme no Brasil e no mundo, e os participamtes de fóruns acabam sendo em sua maioria membros da camada média da sociedade.

Roberto Locatelli (04/11/2008 - 12:34)
Numa matéria anterior foi comentada a estratégia dos republicanos de fazer terrorismo por telefone, com ligações automáticas (os chamados robôs) "informando" que Obama tem ligações com terroristas.
Pois bem, o resposta da equipe de Obama veio neste video que foi colocado no YouTube e congêneres:
http://www.youtube.com/watch?v=Mg56KbtmARc
É simplemente arrasador. Acho que McCain, no fim, perdeu mais do que ganhou com os telefonemas robóticos.
De novo a internet como fator chave para a campanha.

Fernando (04/11/2008 - 12:26)
No Rio o candidato moderninho da internet, Gabeira, perdeu. Até o César Maia tentou em seu blog promover a Solange Amaral e não deu certo. Não vejo na eleição presidencial de 2010 nenhum candidato com perfil de internet. Imagina só abrir a internet e ver as caras feias do Serra e da Dilma pra tudo quanto é lado? Credo!

Gustavus Magni T. Sales (04/11/2008 - 12:08)
Acredito nisso, quando você se refere aos organizadores da campanha, que usaram a internet amplamente. Os organizadores tiveram uma grande sacada.

Agora o próprio Obama é meio fantasia da sua parte, pois o homem Obama, em sua campanha, num determinado momento, meteu o pau nos pais que deixam os filhos ficarem muito tempo no computador... que computador é perda de tempo, etc e tal... Depois ele levou um toque do pessoal da campanha e não tocou mais no assunto.

Obama, a pessoa, também tem seu lado reaça, vê o computador como uma videogame com vitaminas (risos) e não como uma ferramenta multitarefa de desenvolvimento do ser humano.

A campanha do Obama está de parabéns por ter se ligado na internet. Já o proprio Obama eu não sei.

Carvalho (04/11/2008 - 12:04)
Azenha, apesar de concordar com sua análise, permito-me discordar quanto à afirmação de que essa visão sobre a qualidade transformadora dos meios eletrônicos na política não tenha ainda chegado ao Brasil. Arrisco-me a dizer que nossos políticos, muito mais que podemos imaginar, perceberam a nova realidade de maneira inequívoca. Ou você supõe que a proibição de propaganda pela internet foi apenas um tiro no escuro?...

Marcel Hark Maciel (04/11/2008 - 12:02)
O jornal Hoje da globo está fazendo uma série de reportagens sobre a influência da internet nas eleições americanas. Veja aqui:
http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL843212-16022,00-CANDIDATOS A CASA BRANCA APOSTAM EM CAMPANHA PELA INTERNET.html

Agora me vem uma pergunta na cabeça: Por que a globo não faz uma reportagem desse tipo no Brasil? Não são a favor do corte de gastos? É tão mais caro fazer uma reportagem nos EUA que aqui no Brasil, não é mesmo?

Rodrigo - www.terradeninguemba.blogspot.com (04/11/2008 - 11:52)
Pois é, Azenha. Você se esqueceu que no Brasil a internet é tolhida pelo TSE. Você fica restrito a fazer campanha somente no seu site, o que é um absurdo tremendo. Tenho certeza de que se fosse liberado, Lula e Serra virariam nerd em dois tempos.

Giordano Pedro (04/11/2008 - 11:46)
A internet possibilita a abertura de fóruns de discussões verdadeiramente democráticos. Também permite que os candidatos possam se comunicar diretamente com os seus eleitores. Uma outra coisa muito boa que surgiu com a web, foi em relação as notícias que todos nós podemos obter com certa facilidade. É possível ler editoriais de extrema-direita e vice-versa.
Se bem usada, a internet possibilita um canal vital na construção da cidadania de cada um.
Será que nas próximas eleições a internet será usada exaustivamente como nos EUA?

Marco Antônio Leite (04/11/2008 - 11:39)
A internet veio para ficar e, triturar as mídias de papel, rádio e a famigerada TV. Mídias que dizem somente aquilo que o patrão impõe, não o que o usuário quer ver, ler e saber. Na internet somos brindados com as mais variadas informações, seja contra ou a favor deste ou daquele político, desta ou daquela agremiação partidária, deste ou daquele sistema político, seja do rico ou do pobre. O que é mais importante é que aqui na minha residência posso participar sem ser censurado por este ou aquele coronel da mídia. Viva a internet?



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design