Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Opinião Utilidades

O que aprendi na polêmica do PNDH

Atualizado em 14 de janeiro de 2010 às 01:35 | Publicado em 14 de janeiro de 2010 às 00:40

por Luiz Carlos Azenha

Definiu um leitor do Nassif que "a montanha pariu um rato". Seria uma boa imagem se, depois de tantos litros de tinta, tantas páginas de jornal, tantos minutos em emissoras de rádio e televisão dedicados à polêmica do Plano Nacional de Direitos Humanos não extraíssemos absolutamente nada.

Não foi o caso. Podemos dizer que a polêmica pariu uma tremenda discussão sobre Direitos Humanos e renovou o ímpeto daqueles que lutam para aprofundar a democracia brasileira e fazer valer direitos não apenas aos latifundiários da terra e do espaço eletromagnético. Um leitor do Viomundo -- a quem peço perdão antecipado por não ter anotado o nome -- apontou o nexo entre esses dois grupos por trás da polêmica.

Não é por acaso que, do lado de lá, sustentando a teoria doidivanas de que o PNDH representa algum tipo de "cobertura" a um "golpe autoritário" no Brasil, estavam os editorialistas da Folha, do Estadão, as páginas da revista Veja, o Ali Kamel, o Boris Casoy apud Ives Gandra Martins, a Confederação Nacional da Agricultura (da Kátia Abreu), a OAB paulista (a mesma do "Cansei"), setores conservadores da Igreja, o José Nêumanne, o Alexandre Garcia e uma infinidade de outros personagens menores.

O leitor Gustavo Paim Pamplona disse, em comentário, que o terremoto no Haiti -- e as trágicas mortes de Zilda Arns e dos militares brasileiros -- acabou abortando a primeira grande "crise" de 2010, que na verdade é mais uma de muitas. Quem é leitor do site acompanhou conosco o caos aéreo, a epidemia inexistente de febre amarela e a devastação da gripe suína, em que alguns ingredientes que vimos agora já estavam presentes: a desinformação acoplada a um discurso apocalíptico dos adversários do governo Lula.

Já dava para notar para onde caminharia a "crise", não fosse pelo infortúnio caribenho: iria bater às portas da Casa Civil e de Dilma Rousseff.

Há quem diga que foi tudo tramado por José Serra ou assessores dele: a crise perfeita. Presidente da República em férias, a musa da febre amarela vaza um relatório que ainda não tinha chegado ao Ministério da Defesa dando conta de que a FAB montou uma espécie de pódium aeronáutico com medalhinha de ouro para o jato sueco, medalhinha de prata para o jato americano e medalhinha de bronze para o jato francês, justamente o preferido do presidente da República.

Some-se a isso o descontentamento militar com detalhes do Plano Nacional dos Direitos Humanos, especificamente com o estabelecimento de uma comissão da verdade para apurar os crimes cometidos pela "repressão política" durante o regime militar. Eram esses os ingredientes do caldo cozido no fogo da mídia.

Resisto em acreditar em maquinações que requeiram a articulação de mais de meia dúzia de pessoas. Mas o "modo de operação" é razoavelmente conhecido: os jornais repercutem as notícias uns dos outros, que ganham perna nos telejornais e... vira uma bola de neve, especialmente atraente num ciclo de poucas notícias.

Vi isso ao vivo, nos tempos em que eu era repórter da TV Globo: sai na Veja, ganha pernas no Jornal Nacional de sábado, sai nos jornalões de domingo e segunda-feira tem "crise". Ou seja, é uma fórmula um tanto desgastada.

É importante considerar, nesse caso, que em um negócio bilionário como a compra de caças há sempre muito dinheiro de lobistas. Não é por acaso que tanto na Folha quanto no Estadão -- este em editorial -- se falou que a solução era "adiar" o negócio. A quem interessa "adiar"? A Washington, com certeza: os Estados Unidos não querem que o Brasil feche uma parceria estratégica com a França, injetando europeus militarmente no Hemisfério Sul, porque com isso perdem poder e dinheiro. Muito dinheiro.

É inegável que algum desconforto militar houve com o PNDH. Não no tom descrito pela musa da febre amarela, segundo o qual os militares temiam a "depredação" de instalações militares. Ela disse que os militares "imaginam que o resultado dessas propostas seja a depredação ou até a invasão de instalações militares que supostamente tenham abrigado atos de tortura e não admitem o constrangimento da retirada de nomes de altos oficiais de avenidas pelo país afora".

Era só o que faltava para o repertório de piadas brasileiras: sequestro relâmpago de tanque de guerra pelo MR8.

Que a jornalista tenha tido a coragem de escrever isso, mesmo atribuindo a uma fonte, no pé de uma reportagem sobre a crise -- uma das primeiras -- diz muito da qualidade da mídia brasileira, em que jornalistas são guiados, quando não cavalgados, pelas fontes.

Tem a má fé e tem a desinformação, o despreparo, a preguiça mental de repórteres e editores. Em tempos de internet, os PNDHs I, II e III estavam lá o tempo todo, para quem quisesse ler e entender. O próprio Viomundo foi um dos primeiros a falar disso, depois de ver no Paulo Henrique Amorim um vídeo com a votação em que a proposta para formar a Comissão da Verdade foi aprovada por 26 votos contra dois de representantes do Ministério da Defesa, na conferência nacional de Direitos Humanos de 2008, que rascunhou o PNDH III.

Foram dias até a mídia chegar -- graças à rádio CBN -- ao Paulo Sergio Pinheiro, organizador do PNDH II, que esclareceu o nexo entre a Conferência de Viena e o PNDH I, em 1996. O Brasil, junto com a Austrália, é que propôs o conceito dos planos nacionais. Há repórteres que até agora não entenderam o caráter meramente propositivo do plano, de definir diretrizes gerais. O fato de que o PNDH resulta de um decreto presidencial não o torna lei. Cada um daqueles pontos do plano, para se tornar lei, terá de fazer todo o trâmite legislativo no Congresso Nacional.

A falta desse entendimento ou a má fé -- é difícil dizer quando é preguiça e quando é malícia -- resultou em abordagens inacreditáveis, como a já famosa reportagem do Jornal da Band que junta tudo o que pode haver de pior no Jornalismo: deveria ser gravada e mostrada nas salas de aula pelos professores como exemplo de como não fazer.

Para uma aula nas sutilezas manipulativas do Ali Kamel, recomendo essa aqui. Também não é novidade. O Rodrigo Vianna foi o primeiro a denunciar isso e as provas, evidências e testemunhos só fazem crescer, como registra quase diariamente o Marco Aurélio Mello.

E tem também a grosseria pura e simples, em rede nacional de TV.

Esses três momentos da TV brasileira são a justificativa para a Conferência Nacional de Comunicação recém-realizada. Ajudam a explicar porque alguns empresários do setor evitaram a conferência: eles querem ter o direito eterno de usar um bem público do qual são concessionários para mentir, forjar, deturpar e distorcer informações, sem dar qualquer satisfação à sociedade.

Ao constatar isso, há quem queira reviver no Brasil de hoje os anos 60, trazendo de volta os antigos e mal resolvidos embates ideológicos. Há, aliás, um bom artigo do Rodrigo Vianna sobre o momento que vivemos.

Mas, francamente, acho contraproducente trazer de volta as memórias da rua Maria Antonia [quando os direitistas do Mackenzie enfrentavam os esquerdistas da Faculdade de Filosofia da USP], que pertencem a outro tempo. Há que se investigar o passado, punir os criminosos que cometeram seus crimes em nome e em defesa de um regime ilegítimo. Ponto.

De outra parte, se algumas centenas de brasileiros se engajarem na defesa dos princípios expressos no PNDH, a "crise militar" terá valido a pena. E a contribuição de todos vocês, que ajudaram a disseminar informação a respeito, foi e continua sendo valiosa. É um assunto muito importante para ficar nas mãos de poucos em Brasília.

Mais uma vez ficou provado que a mídia tem poder -- mas bem menos do que imagina. Eu diria até que cada vez menos aquele grupinho de editores do eixo Rio-Brasília-São Paulo pode manobrar a opinião pública. Das dezenas de reparos feitos ao PNDH, houve apenas uma "correção", acordada entre os ministros do governo Lula, muito embora há quem diga que a pequena mudança descaracterize o essencial, abrindo a possibilidade de equiparar torturadores aos que pegaram em armas contra o regime militar. A ver.

Mas é bom prestar atenção em duas coisas que a "crise do PNDH" deixou claro: dessa vez, o caldo da mídia foi engrossado por algumas organizações -- CNA, OAB-SP, setores da igreja, setores militares, a extrema-direita -- que ensaiaram uma coalizão conservadora que não havia mostrado o rosto em situações anteriores.

É importante que aqueles que se dizem de esquerda não contribuam com o crescimento e o fortalecimento dessa coalizão, com palavras e atos doidivanas. Na História brasileira, como destacou o Rodrigo Vianna, o PSD [antigo partido político, que ficava sempre entre a UDN e o PTB, uma espécie de centro político, hoje ocupado pelo PMDB] é o pêndulo: quem perde o centro, perde o poder. Quem perde a razão, também.

Leiam o livro "1964 -- A Conquista do Estado". Vale a pena.

As manifestações mais hidrófobas que vimos durante a "crise militar" mostram que os conservadores brasileiros estão perdendo a razão. Eles dispõem dos meios para propagar suas mensagens. Dispõem do oportunismo político de alguns. E dispõem de uma fatia da classe média urbana brasileira, pequena, que está absolutamente convencida de que tem um chavista no ralo do banheiro -- e a culpa é do Lula. Tenho uma vizinha, telespectadora assídua do JN, que está ameaçando o cãozinho de estimação com o grito: "Cuidado, o Vanucchi vem te pegar".

Disseminar informação de qualidade e um debate franco e honesto é a melhor forma de evitar o inchaço da legião de celerados. Descomprimir a imensa panela de pressão que é um país injusto como o Brasil requer paciência e cuidado, especialmente quando mudanças rápidas colocam em xeque um modelo concentrador de renda, de terra e de poder. Nesse contexto, Direitos Humanos representam uma ameaça por serem exatamente o que são: universais.


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Stella (16/01/2010 - 14:50)
Pobre Luiz Alberto (16/01/2010 - 11:11). Pensa que está vindo...

Luiz Alberto (16/01/2010 - 11:11)
Pobre moços.Pensam que estão indo...
O Brasil deve 1,6 trilhoes;uma divída que cresce em uma proporção geométrica , expoencialmente.
É incrível com o homen de um dente só consegue enganar tanta gente.
O Brasil formou reservas com dinheiro emprestado, colocaram no banco central um banqueiro, escolado na captação de dinheiro, que nada faz além do que captar e captar.As reservas brasileiras são artificiais.
Acorda Brasil em quanto há tempo.Antes que venham os maus dias.
É ruim ser profeta de desgraças, mas...
Quanto maior o elefante maior o tombo.


luiz (16/01/2010 - 10:51)
Este plano apenas divide os brasileiros.Cria direitos que conflitam com interesse de terceiros.
Sobre punir militares envolvidos acho difícil , 99% deles já morreram.
Se o problema é punir quem pratica tortura,(que continua em alta no Brasil)procurem nas polícias, aliás desde sempre quem torturou no Brasil foram as polícias.

Dvorak (15/01/2010 - 13:30)
"É, a caserna pisou nesse documento XD. E todos esses safados que hoje têm emissoras de rádio e tv ajudaram nessa empresa"



Inclusive o filho de Renan Calheiros que ganhou uma concessão de rádio do "divino" em agradecimento pela ajuda na permanência do Sarney no Senado, não é sopa de letras???



eheheheheheeh

Geraldo Filla (15/01/2010 - 13:03)
Ninguém pode fugir da verdade. Pode-se enganar alguns durante algum tempo mas nunca durante todo o tempo. O PIG já está com a máscara no queixo. Logo o país inteiro vai conhecer a face dos traidores da pátria. Quem viver verá.

Lola (15/01/2010 - 12:51)
Ubaldo, existem maneiras e maneiras de expor as discordâncias. Há muitas falhas no governo Lula, isto é verdade, o que não aceitamos é a negação absoluta dos avanços que houve no país de 2003 para cá e a teimosia em ridicularizar o Lula, quando toda a comunidade internadional o reconhece como um grande homem. Isso serve tanto para os "trolls" de direita e de esquerda também, que querem simplesmente o impossível. Eu comentei aqui outro dia que a única pessoa conservadora neste país digna de respeito é o sr. Claudio Lembo, primeiro porque ele é um gentleman, segundo porque ele faz críricas inteligenes à visão da esquerda. É isso que falta aqui.

Leider Lincoln (15/01/2010 - 12:47)
Por falar em reação da direita, se alguém aqui ver o Dvorak, perguntem a ele qual artigo da constituição hondurenha prevê o cargo de deputado vitalício, que o congresso de Honduras outorgou ontem a Micheletti, segundo o argentino Página 12, aqui: http://www.pagina12.com.ar/diario/ultimas/20-138503-2010-01-14.html.
Foi o Artigo 39, Dvorak? Ou oi outro artigo "democrático"? Seria este o modelo de reação da direita, quando incapaz de ganhar pelo voto?

Tavares (15/01/2010 - 12:37)
Acapu, não sei mas será que compramos caças ou tecnologia para construi-los? visite o conversa afiada e aprenda garoto:
http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=25464
O dinheiro investido será totalmente retornado.
Leia mais, pense mais, antes de seguir os paus dagua da grobo e da bandra.
Hj a grobo logo de manhã disse que o motivo da virose no litoral é o "Relaxamento da higiene", ou seja te chamou de porco. VA TOMAR BANHO, ou então leia este outro post:
http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=25545
ou ainda este:
http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=25540
Bicho partido politico não é igual a time de futebol.
Todos temos que torcer para o Brasil.
O Lula outro dia disse quando perguntado por que apoia o Sarney:
" Ele foi eleito pelo povo, portanto se não trabalhar com ele estarei virando as costas ao povo que o elegeu."
O Lula não deixou de repassar verbas ao nosso estado e cidade mesmo sendo o capeta e o capetinha os alcaides eleitoa por gente como voce.

Milton Hayek (15/01/2010 - 12:29)
Caças não são automóveis para se levar em conta,apenas,o preço meu caro Francisco Acapu.São plataformas de combate com,no mínimo,40 anos de uso.O preço inclui a transferência de tecnologia e deve-se levar em conta o aspecto geopolítico e de segurança nacional envolvidos na questão.
Dê uma passadinha nos blogs Poder Naval e Poder Aéreo e largue a leitura desses imbecis do PIG.

Fabiano (15/01/2010 - 11:50)
EXTRA!!! EXTRA !!!
Essa é o máximo, a Lúcia hipólito parece que tá bebada na CBN, é hilário, não fala nada com nada, se atrapalha toda. No afã de falar mal do Lula a qualquer custo, sobre a comissão de direitos humanos, ela fala que o Lula criou um "monte de empresas", a mulher é doida.
Imperdível o vídeo em:
http://www.youtube.com/watch?v=Dm2vOIszJxc&feature=player_embedded

Armando do Prado (15/01/2010 - 11:27)
Azenha, assim deveríamos tratar o nosso PIG:
www.youtube.com/watch?v=fwaPMUzhh4o&feature=player_embedded

Maria Lucia de Andrade Pinto (15/01/2010 - 10:42)
Azenha
Se vc. muito aprendeu com essa fabricada "crise"em torno do PNDH-3 muito mais nos ensinou.E aprendemos direitinho.
Graças ao seu trabalho jornalístico aqui no Vi o Mundo fomos montando o quebra-cabeças do porquê da malfadada crise.
E agora o PNDH-3 ganhou o coração do país e ninguém tasca!
Hoje,14de janeiro,sexta-feira,em São Paulo,atos públicos em apoio ao PNDH-3:
#Ao meio-dia,em frente ao escritório da Presidência da República ( esquina da Av. Paulista com a Rua Augusta).
#Às 18.00h,seis horas da tarde,no Auditório Vladimir Herzog,no Sindicato dos Jornalistas, na Rua Rego Freitas-Vila Buarque.
Sem mobilização popular nada se conquista! Vamos à luta, pacífica e democrática, pelos Direitos Humanos no Brasil, no Haiti, em Honduras, em todo o mundo!

Marcelo José Gonçalves - Rio de Janeiro (15/01/2010 - 10:42)
Sempre com textos esclarecedoras...Parabens Azenha!

Jerosmiro Pereira (15/01/2010 - 10:40)
Ótimo texto Azenha!

Quando a mídia hegemônica se opõe a algo de forma tão clara, é sinal de alerta!

Francisco Acapu (15/01/2010 - 10:32)
Ei Asenha, voce sabia que os caças Rafale, foram oferecidos a India pela metado do preço. Somos otários? Interesses políticos? culpa dos Estados Unidos? hum...

Patrick (15/01/2010 - 10:29)
Fora de tópico: melhor blog para acompanhar a situação no Haiti é o dos pesquisadores da Unicamp.

http://lacitadelle.wordpress.com/

Ângela (15/01/2010 - 10:15)
Azenha, muito obrigada pelo texto. Você conseguiu colocar "ordem na casa". A profusão de opiniões, de posições passionais e parciais acabam por nos deixar, quer dizer, pelo menos a mim, muito confusa e ansiosa. Agora consigo ter mais clareza ainda que fique aquela angústia pairando no ar.

Elton Ribeiro - Fortaleza-ce (15/01/2010 - 10:04)
Só acho dificil um país que não consegue punir nem mesmo seus bandidos de colarinho branco, assassinos, traficantes e politicos corruptos conseguir punir "militares". Militares? Sinceramente, acho brasileiramente impossível isso acontecer.

Arnaldo (15/01/2010 - 09:17)
Em ano eleitoral, a indústria de boatos e crises vai intensificar a sua produção. Os mentores da ditadura, os torturadores e corruptos e a imprensa e os políticos que os apoiaram, continuam nadando de braçada no poder. A sociedade brasileira evoluiu, mas esqueceram de avisar para essa turma e para o PIG. São omissos, cúmplices e coniventes com as falcatruas de seus afetos, e inventam e editam fatos a fim de gerarem conflitos com os interferem em seus interesses. Interesses esses que são individuais e prejudiciais à sociedade. Um exemplo atual é a insistência em acobertar e passar a mão na cabeça do incompetente desgoverno de São Paulo. Esse Estado passa por um momento de caos generalizado e a imprensa insiste em varrer as mazelas para debaixo do tapete. Temos que passar o Brasil a limpo, resgatando a nossa história e buscando a verdade dos fatos atuais.

Roberto Locatelli - São Paulo (15/01/2010 - 09:14)
Agora já se passou uma semana do episódio. A constatação inicial é de que o Governo acabou vencendo as duas batalhas.

O caça francês foi o escolhido e o PiG (Partido da Imprensa Golpista) nem mesmo se animou a noticiar com alarde. Talvez estejam lambendo as feridas.

O PNDH foi aprovado com uma mudança. Ao invés de "repressão política", "violação aos direitos humanos".

Nesta segunda batalha, houve um grave revés para o PiG: setores da direita se debandaram para o lado dos que apoiam o PNDH. Em época eleitoral, isso é um grande problema para Serra.

Gerson Carneiro (15/01/2010 - 09:07)
Para saber se o Plano de Direitos Humanos é bom ou ruim basta verificar quem é contra: Aquela parte da imprensa que idealizou a campanha do Collor "Caçador de Marajá"; os latifundiários representados pela senadora Kátia Abreu; o corporativismo dos comandantes das forças armadas, e soma-se a isso muita desinformação mais o discurso apocalíptico e aloprado dos adversários do governo Lula. É assim: o governo propõe o debate; a oposição se nega a debater; parte da imprensa (aquela que apoiou a ditadura) omite e destorce informações; o governo leva adiante e em seguida toda essa gente contra cacareja qual galinha após a postura do ovo.

Matusalém (15/01/2010 - 08:58)
Queria ter um filho assim... :)

Tavares (15/01/2010 - 08:03)
O blog do uol do Fernando Rodrigues parece estar acordando para a realidade.
Visitem. Os da direita estão ficando loucos, os comentarios são hilarios.
Tem o video do Serra e do Arruda se encontrando em evento nesta ultima quarta-feira. SO RINDO.
http://uolpolitica.blog.uol.com.br/arch2010-01-10_2010-01-16.html

Roberto Almeida (15/01/2010 - 02:13)
Vocês precisam ouvir o editorial da Jovem Pan AM sobre o PNDH !!!

O resto é fichinha.

lmvp (15/01/2010 - 00:45)
Artigo XXI

1. Toda pessoa tem o direito de tomar parte no governo de sue país, diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos.
2. Toda pessoa tem igual direito de acesso ao serviço público do seu país.
3. A vontade do povo será a base da autoridade do governo; esta vontade será expressa em eleições periódicas e legítimas, por sufrágio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto.
Artigo XVIII

Toda pessoa tem direito a uma ordem social e internacional em que os direitos e liberdades estabelecidos na presente Declaração possam ser plenamente realizados.



É, a caserna pisou nesse documento XD. E todos esses safados que hoje têm emissoras de rádio e tv ajudaram nessa empresa

lmvp (15/01/2010 - 00:43)
Artigo XIII

1. Toda pessoa tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.
2. Toda pessoa tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar.

Artigo XIX

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.

lmvp (15/01/2010 - 00:41)
Artigo IX

Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.

Artigo X

Toda pessoa tem direito, em plena igualdade, a uma audiência justa e pública por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusação criminal contra ele.

Artigo XII

Ninguém será sujeito a interferências na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataques à sua honra e reputação. Toda pessoa tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.

lmvp (15/01/2010 - 00:40)
Artigo III

Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Artigo V

Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.

Artigo VIII

Toda pessoa tem direito a receber dos tributos nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei.

lmvp (15/01/2010 - 00:39)
Artigo I

Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.


Acho esse artigo bacana, mas acho meio imbecil pensar que uma pessoa será mais ou menos fraterna porque um documento a obriga.

Artigo II

Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

lmvp (15/01/2010 - 00:38)
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III)
da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948

Preâmbulo

Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo,
Considerando que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os homens gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade foi proclamado como a mais alta aspiração do homem comum,
Considerando essencial que os direitos humanos sejam protegidos pelo Estado de Direito, para que o homem não seja compelido, como último recurso, à rebelião contra tirania e a opressão,
Considerando essencial promover o desenvolvimento de relações amistosas entre as nações,
Considerando que os povos das Nações Unidas reafirmaram, na Carta, sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor da pessoa humana e na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla,
Considerando que os Estados-Membros se comprometeram a desenvolver, em cooperação com as Nações Unidas, o respeito universal aos direitos humanos e liberdades fundamentais e a observância desses direitos e liberdades,
Considerando que uma compreensão comum desses direitos e liberdades é da mis alta importância para o pleno cumprimento desse compromisso,

Eduardo Oliveira (15/01/2010 - 00:02)
Caro Paulo - Floripa SC (14/01/2010 - 15:40);

O internauta (Carlos Landulfo de Souza Pau- Ferro (14/01/2010 - 17:12)), disse algo interessante para sua reflexão '- Lula fez acordos para a governabilidade...', questão do meu texto tem haver com este bom artigo do Azenha, onde os personagens do golpe contra a democracia são esses aí, o Ministro da Defesa Nelson Jobim, a colunista da Folha de São Paulo - Eliane Catanhêde e tantos outros informado no artigo.

A questão não é administração do governo, mas o futuro político do país, onde é mostrado claramente o direcionamento único de uma ideologia de direita à nação, e criminalizando o restante dos movimentos políticos.

Talvez você não tenha me entendido direito... até a prôxima!

lmvp (14/01/2010 - 23:46)
"Não se pode igualar verdugos e vítimas, como fez a Lei da Anistia, imposta pela ditadura. Do que se trata não é de "revanchismo", mas de fazer o que fez a África do Sul, sob a direção do Premio Nobel da Paz, o arcebispo Desmond Tutu: apurar a verdade do que passou, único caminho para virar definitivamente essa página ignominiosa da história brasileira que foi a ditadura militar."

Emir Sader

lmVP (14/01/2010 - 23:44)
Esse povo que chorou até dizer chega para que os militantes de esquerda fossem julgados como os torturadores safados do Doi-Codi esqueceu de algo bem simples; deixo o mestre Emir refrescar a memória de todos:


"Ações como aquelas, legitimidas pela Declaração Universal dos Direitos do Homem, como o direito de rebelião contra as tiranias - foram realizadas na defesa da democracia e contra a ditadura, exercida por altos mandos das FFAA."

Ponto final. Não deveriam ter mudado é nada.

Flavio Marcio (14/01/2010 - 23:31)
"Às favas com os escrúpulos", terá dito no passado o coronel de triste fama.
Não tem sido outro o princípio - ou a falta dele - levado a cabo pela Big Mídia em seu jogral do mal com os políticos, magistrados e até ministros do próprio governo federal, comprometidos com a indefensável defesa da eterna impunidade dos carrascos do passado e do presente.
Não nos debrucemos mais nesta página virada do mau-caratismo desta direita.
O que convém agora a todos os internautas de bem é ultrapassar a prática política virtual e colocá-la a serviço da prática real, de contato com as bases, os movimentos sociais, na cidade e no campo, nas periferias e favelas.
Se a todos fosse perguntado que tarefa prioritária Lula teria no dia seguinte à vitória da Dilma, eu responderia muito modestamente: refazer a força do povo que o elegeu e reelegeu, organizando uma nova caravana, a caravana da garantia da cidadania, para assegurar as conquistas obtidas em seu exercício de poder.

desligado (14/01/2010 - 23:04)
Gente, uma piadinha de última hora pra discontrair:um certo governador, visando ampliar suabasealiada,encontrando-se em brasilia,resolve convidar alguns "depufedes" para assistir a um famoso lançamento.Após o tèrmino da sessão, um repórter aproxima-se de um dos parlamentares, tipo Joao Plenário da Vida e interpela: E aí dr. o que o Sr. achou de Avantar? R-rapaz, deve ser melhor q. a desvantar.Tá ok.

Direitos humanos,no capitalismo,me engana que eu gosto. (14/01/2010 - 22:49)
O sistema capitalista desde seu inicio enquanto organização "social",mostrou de cara a sua verdadeira face "humana",ou seja,sua tese principal é e sempre foi colocar o ser humano como mera peça de troca entre o capital e os seus desejos de lucros,e que desta forma,também se organizou como classe dominante e criou o Estado burgues,colocando-o sempre a serviço da prostituição burguesa,sempre que necessário e de acordo com as necessidades de seus bolsos.Para os capitalistas os direitos humanos,não passam de um enfeite,um mero retrato na parede.

O golpe militar de 1964,abortou o desejo de democracia popular da classe trabalhadora,já em sua nascente,reprimindo os desejos das urnas de então,que em nome da ditadura do capital,acabou se transformando em uma ditadura militar,sob a batuta e a regencia da burguesia nacional e internacional,em conluio com a CIA. A luta de classes(patrões X assalariados),na luta pelo poder central e adjacencias,vem travestida de luta ideologica,e não adianta querer disfarçar,ou ficar emcima do muro,ela esta em todos lugares a todo momento (isto pra quem tem senso de justiça),é verdade,ainda falta avisar o povo,aqui na periferia.Quem se atreve?

francisco.

Célvio Girão. (14/01/2010 - 22:10)
Artigo simplesmente perfeito. Parabéns.

Ubiratan (14/01/2010 - 21:49)
Vejam só o estado da Sra. Lucia Hippolito no comentário de hoje na CBN. Ela iria fazer um comentário sobre o PNDH. Isso mesmo, "iria", pois não condeguiu fazer...

http://www.youtube.com/watch?v=Dm2vOIszJxc

V (14/01/2010 - 21:35)
Excelente artigo.
Mas a direita me parece meio atabalhoada e ficando sem alternativas. Mas não acredito numa coalizão, acredito mais numa capilaridade mantida por elementos em comum, só isso.

anatalina (14/01/2010 - 21:15)
meu papel é o de divulgar vcs chamo de informação de verdade para meus conhecidos . abraços

Guilherme, SP (14/01/2010 - 20:50)
Cadê o Dvorak?

Roberto Ribeiro - Rio das Pedras - SP (14/01/2010 - 20:41)
A Direita está em povorosa.

Luiz Jornaleiro (14/01/2010 - 20:19)
Desejo colocar uma questão em debate.
Nos últimos anos, praticamente todos os setores da economia brasileira tiveram expressivo crescimento (indústria, comércio, serviços, agricultura, etc.), e alguns poucos regrediram. Dentre estes, um chama atenção em particular: o da imprensa escrita.
Minha profissão e os números provam: a venda de jornais e revistas semanais caiu bastante (e continua em queda).
Porque?
Seria por falta de qualidade ou de credibilidade? Ou os dois motivos somados?

mariazinha (14/01/2010 - 19:51)
Li de um só fôlego.
Parabéns, Azenha, meu filho.
Um texto claro e exato, pleno de verdades.
Deus conserve sua lucidez.

Milton Hayek (14/01/2010 - 19:24)
http://resistir.info/
HAITI: "PACTO COM O DIABO"
O racismo acaba de atingir profundidades nunca imaginadas pelo conde Gobineau. O reverendo Pat Robertson, um fanático da extrema-direita estado-unidense, acabar de dar a sua "explicação" para o terramoto que assolou o Haiti. Diz ele que se trata de um castigo divino pelo facto de 200 anos atrás os escravos haitianos terem-se rebelado e libertado dos seus amos franceses. O vídeo com a entrevista deste "teólogo" encontra-se aqui:
http://www.dailymotion.com/video/xbukkh_pat-robertson-on-haiti-disaster_news

Euler (14/01/2010 - 18:57)
A nossa elite, ou parte dela, juntamente com a grande mídia golpista, que expressa a opinião daquela, não reconhece os avanços políticos que ocorrem na América Latina. Se dependéssemos destes babacas o Brasil e a AL seriam eternas colônias dos países ricos. Eles são hipócritas e canalhas e preconceituosos em relação aos pobres do Brasil (vide verdadeira face de Boris CCCasoy) e ao mesmo tempo dóceis capatazes a serviço dos capitalistas e governantes dos países ricos. Os (maus) elementos que o Azenha citou, juntamente com outros nomes mencionados pelo Cloaca News num cartaz com a cara dos meliantes digno de figurar em todas as praças do país são a expressão máxima do atraso, do recalque, do cinismo e do lixo a que o Brasil deve urgentemente botar pra fora. Que 2010 seja o ano da derrota esmagadora desta gente!

jose carlos lima (14/01/2010 - 18:45)
Brasil, o país da cultura da tortura, que corre solta nas cadeias Brasil afora. Tortura nunca mais. Segue link para vídeo no qual a mãe registra o filho sendo torturado pela polícia de GO

http://josecarloslima.blogspot.com/2010/01/brasil-o-pais-da-tortura.html

HCoelho (14/01/2010 - 18:34)
Parabens, Azenha.
Que resta a esta imprensa podre que perde a cada dia um pouco mais da sua pouquissima confiabilidade?

trombeta (14/01/2010 - 18:32)
Caro Azenha, chamo a atenção para um post do amigo Alexandre Araújo que foi publicado às 10:08, o que ele escreveu e com consistência que não deixa dúvidas da veracidade é a revolução em curso no Brasil, cabe uma análise.
Com relação ao seu artigo é uma obra prima, muito lúcido.
Cumprimentos!

HCoelho (14/01/2010 - 18:27)
Mas ninguem destaca o "banho" que o Lula dá nesta quadrilha da grande imprensa?
Eles não devem estar dormindo, apanham o tempo todo.
Tem muita coisa boa no governo Lula, mas esta surra que o Lula dá nesta turma de cretinos é supimpa.

Flávio (14/01/2010 - 18:12)
Eu sinceramente ainda não sei como não conseguiram jogar a culpa do terremoto no Haiti em cima do Lula e da Dilma.

André (14/01/2010 - 17:56)
Como sempre, outro bom texto produzido pelo autor deste espaço. Lamentável que reproduza , e não poderia ser de outro modo, uma realidade tão preocupante para os que ainda tem sensibilidade e acreditam num futuro melhor e mais justo. Acho que todos nós que acompanhamos a discussão aprendemos , mesmo que de modo imperceptível momentaneamente , várias lições. A louvar que isso tudo esteja gravado na memória digital de Viomundo.
Eu aprendo muito com este site.

tupã (14/01/2010 - 17:35)
Nos dias de hoje o termo troll é mais usado em relação a pessoas que poluem os grupos de discussão com ataques pessoais, mensagens sem conteúdo.
Obs:.
A pedido de minha filha, que não gosta de estrangeirismo.

Carlos Landulfo de Souza Pau- Ferro (14/01/2010 - 17:12)
Eu sou Comunicador de Rádio Comunitária, Conselheiro Tutelar e produzo por conta própria com uma câmera documentários a favor dos direitos humanos. Estou cansado de ser sufocado por parte da elite Brasileira, estamos cansados de tanta mentira, da manipulação da Mídia particular. Onde só o negro e pobre comete violência, onde tudo quu é a favor de um bem coletivo é uma ameaça. Precisamos urgentemente de uma reforma na comunicação, no Judiciário e política. Lula fez acordos para a governabilidade, mais não pode também ceder, dizer que não leu,com mêdo de perder apoio destes pilantras.Só teremos e veremos um verdadeiro resultado neste Pais enfrentando, confrontando, mostrando a verdade. Mais só terá moral para isso aplicando as mesmas regras na Política, no Judiciário e principalmente na frabrica das mentiras a mídia de patrões, a mídia da elite Brasileira.

Fabiano (14/01/2010 - 17:03)
Deu pra extrair outra conclusão do episódio: a jornalista mais irresponsável do país (depois da Miriam Leitão, é claro): Eliane Miss Febre amarela Catanhede.
Irresponsável ou mega vendida. Outro dia eu escrevi para um jornalista : "Creio que não exista nada mais humilhante para um profissional do que ser desonesto intelectualmente para garantir seu emprego e ganha pão"
Escrevi isso para o cidadão que tentou defender o indefensável no episódio do Bory "não gosto de lixeiro" Casoy.

Celeste (14/01/2010 - 17:02)
Lula, voce pode peitar o imprensalão que nós o povão vamos segurar a barra. Nós, internautas esclarecidos, graças aos céus, não iremos deixar a peteca cair.

walter thadeu (14/01/2010 - 16:58)
Em mentes doentias, tudo é conspiração.

Milton Hayek (14/01/2010 - 16:58)
Meu comentário está,sim,Ubaldo,dentro do escopo do texto.É só você tirar a viseira dos dois lados da face.
O Azenha permite comentários com mais de 1500 caracteres .É só colar o mensagem no espaço e NÃO MEXER MAIS NO TEXTO.Dessa forma,Ubaldo,o blog aceita essas mensagens maiores.
Só para mostrar,de novo,o poder da imprensa corporativa com mentiras que viram "verdades" como o "aquecimento" global:

"... Muitas das áreas minadas nos emails da CRU vêm confirmar acusações antigas de cépticos de que a chicana estatística do Prof. Michael Mann e de outros ocultou o altamente inconveniente Período de Aquecimento Medieval, que ocorreu desde o ano 800 a 1300 DC, com temperaturas superiores às mais altas verificadas no século vinte, um facto histórico que torna absurda a tese de que o aquecimento global pode ser atribuído à civilização auto-industrial do século vinte. Eis Keith Briffa, da CRU, dando-se ao desplante num email escrito em 22 de Setembro de 1999: "Sei que há pressões para apresentar uma história arrumadinha no que se relaciona com um 'aquecimento aparentemente sem precedentes em mil anos ou mais nos dados conhecidos' mas na realidade a situação não é assim tão simples%u2026 Creio que o aquecimento actual teve um equivalente há cerca de 1000 anos".
http://resistir.info/climatologia/cockburn_20dez09_p.html


Jonas Buarque (14/01/2010 - 16:51)
Caros,

engraçado, até agora o César Benjamin, que tantas histórias têm pra contar sobre a ditadura, inclusive delatando amigos de cela, ainda não escreveu nada sobre a 3ª edição do PNDH.
Será que a Folha negou-lhe, desta vez, o generoso espaço que lhe foi concedido para atacar o Lula?

Luiz Humberto Guiotti (14/01/2010 - 16:47)
Perfeito, direitos humanos são direitos humanos... Será que tem alguns "humanos" mais "humanos" que outros "humanos"?

Átila! (14/01/2010 - 16:34)
Azenha, é impressionante como a "grande mídia" - que, de tanto querer ser grande, está se tornando pequena! - e seus papagaios repetidores (Lúcia Hipólito, Miriam Leitão, Alexandre Garcia, William Waack, Nêumanne...) insistem em fabricar uma "crise militar", opondo Lula e os militares. Seria oportuno lembrar que, em uma democracia, o poder militar se submete ao Presidente da República. Aliás, foi esse o espírito que norteou FHC quando, em 1999, criou o Ministério da Defesa que, ironicamente, é comandado por Nelson Jobim. Esqueceu-se FHC disso? E as vivandeiras tucanas? Não se recordam? Nunca é demais relembrar um trecho do discurso do "homem dos Três Poderes" quando se comemorou, em 2009, o 10° aniversário do Ministério da Defesa: "Sua existência [o Ministério da Defesa] afirma o conceito de que as instituições militares devem se subordinar ao governo civil constitucionalmente eleito". Entretanto, parece-me que Nelson Jobim foi acometido por um "súbito esquecimento" quando deixou de ler tal trecho na presença dos Comandantes militares. Que pena. Perdeu-se uma grande oportunidade para refrescar as mentes insanas do Alto Comando das Forças Armadas que, de tão insanas, pensam que ainda vivem nos "bons tempos ditabranda".

Carlos VII (14/01/2010 - 16:23)
Azenha, aprecio muito o seu blog. Mss vejo que todas as opinões são a favor do governo.Espero que não esteja bloqueando as postagens dos blogueiros opositores.Isso é para o bem da informação. No mais, belos textos escritos pelos internautas!!!

Luis (14/01/2010 - 16:13)
O mais importante é que o Lula comportou-se como um verdadeiro estadista, e não cedeu à chantagem rasteira do PIG.

Marco Vitis (14/01/2010 - 15:55)
Sensatez.
Esta é a principal qualidade de sua opinião.
E esta qualidade resulta numa exuberante força fraterna.

Paulo - Floripa SC (14/01/2010 - 15:40)
Eduardo Oliveira 11:33 hs - Sua análise é sobre uma matéria publicada na Folha de São de Paulo? Falando mal deste governo (O MELHOR DA HISTÓRIA DESTE PAÍS)......Faça-me o favor. Este jornal não serve nem pra embrulhar peixe.
Excelente texto Azenha. Jornalismo de primeira.
Abraços
Dilma 2010

João (14/01/2010 - 15:34)
Azenha, mais uma vez uma bela análise, belíssima!!!!


Agradeço todo dia a existência de lugares como o viomundo, no qual podemos encontrar pessoas que sonham com um país mais justo.

Obrigado mais uma vez.

João

Claudia Rossati (14/01/2010 - 15:34)
Só não podemos esquecer e deixar de comentar: a "musa da febre amarela" que vazou o texto da FAB tem nome, ELIANE CATANHEDE, da FSP, e que é simplesmente casada com um dos donos da produtora GW, que faz as campanhas do PSDB, desde o Covas. Todos os candidatos a governadores de SP e presidentes do PSDB foram feitos pela GW. Ela é simplesmente interessada e totalmente suspeita. Ela praticamente acusou Lula de assassino no acidente da TAM. Isoo tem que ser lembrado a toda hora. Não tem credibilidade nenhuma.

James (14/01/2010 - 15:31)
PNDH 2

O que eles não enxergam é que os DIREITO HUMANOS são uma realidade e uma meta que se coloca em nosso horizonte, como a própria DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS, e que, mesmo nunca sendo totalmente alcançados, servem de "norte" para nossas ações, propiciando e estimulando melhoras em nossos caráteres e condutas, uma vez que exrcendo-os, passamos a considerar a humanidade como um fim em si mesmo e não como um meio para obtenção de qualquer outra coisa que seja do nosso interesse.

A sociedade ideal deve repousar sobre o respeito aos direitos humanos de todos os homens, ou então, voltemos às cavernas.


FORA PSDBestas DEMentes e Pig'SS!!!
QUERO LULA ED NOVO QUERO DILMA 2010 MEU POVO!!!

james (14/01/2010 - 15:31)
PNDH 1

Tem uma "banda podre" na sociedade que morre de saudades da Ditadura e que dá uma banana para os direitos humanos. De seu ponto de vista, esse negócio de direitos humanos é papo furado, pois o bandido que esuprou sia filha não está nem aí com direitos humanos, porque nós, os bons da sociedade, nos preocuparíamos com eles????
Este argumento é dos mais perniciosos possíveis. Significa que só "nós ou nossos amigos e parentes" somos portadores de direitos humanos.

O que eles esquecem é que mesmo os agressores, que amanhã ou depois, podem ser: você, eu, nossos amigos e/ou parentes, teem direito a um tratamento justo e humano, e que o tratamento que dispensamos aos autores de agressões dizem mais sobre nós do que a frequência a cultos na igreja ou as doações que fazemos ás sociedades filantrópicas e/ou beneficientes.

FORA PSDBestas DEMentes e Pig'SS!!!
QUERO LULA ED NOVO QUERO DILMA 2010 MEU POVO!!!

Stella (14/01/2010 - 15:24)
O Jefferson (14/01/2010 - 01:24)quando terminou de ler o texto teve vontade de aplaudir, e eu de te dar um beijo (com todo o respeito, é claro ;-)).

l pontes (14/01/2010 - 15:13)
1964 - A Conquista do Estado, livro de Renee Armand Dreyfuss, escrito em 1982, é uma referência para quem quer entender as estreitas relações entre o Golpe de 64 e os norte-americanos, bem como o carnal envolvimento do empresariado brasileiro, principalmente o paulista, na deposição de Jango. O livro não fala sobre torturas ou violências ele é , sim, a radiografia do golpe e de como ele se estruturou nas elites brasileiras. Quando a gente lê esse livro, nos dá uma sensação de que éramos (?) uma simples república de "homens-banana", que se vendiam por preço vil ao capital yankee e que impunham a vontade de Washington aos brasileiros.Essa situação nos igualava(?) a qualquer paiseco da América Latina, ainda que os militares colocassem o Brasil como o gigante da América do Sul na década de 70. Li esse livro há mais de vinte anos e depois de lê-lo deixei de acreditar nas instituições brasileiras , passando a considerá-las simples marionetes manipuladas pelas vontades de Washington.
A discussão sobre o PNDH, trará, quem sabe, uma reflexão profunda não só sobre os crimes praticados pelos militares durante a ditadura ,mas também a cumplicidade dos empresários brasileiros e dos órgão de informação norte- americanos na deposição de João Goulart

Ubaldo (14/01/2010 - 15:04)
Comentário do Milton Hayek com mais de 3.000 caractéres e fora do escopo do texto, enquanto os outros comentaristas só tem 1.500 caractéres.
Abaixo há pelo menos 20 comentários, todos parabenizando o autor do texto pelo excelente artigo.
Nenhum "troll", que muitos não sabem o exato proceder destes, se deu ao luxo de comentar. Houve até quem reclamasse disso.
Assim, pensando bem, acho que vocês têm razão em querer o sítio só para vocês. O contraditório é troll.
Vamos aguardar alguns dias para verificar a estatística do número de comentários em cada texto e como serão, em qualidade, os debates somente entre os que se auto-elogiam.

Masc Selvagem (14/01/2010 - 14:55)
Azenha,
não sei se é a velhice chegando mas a cor forte com que você marca as observações e links de seu blog impede-me de prestar atenção e ler os artigos até o fim( não sei como denomina-se essa cor). Também não sei se está incomodando outros leitores. Se vc pudesse mudá-la ou consultar alguém que saiba o por quê disso acontecer, eu agradeceria.

Rafael, BHte (14/01/2010 - 14:49)
A profissão de 'adêvogadio', como diria o 'seu' Creysson, é q é a verdadeira 'profissão TEFLON' (nada gruda). Esse cara de Sunpalo, o urso, o d'urso, o do urso, sei lá eu! Um dia vemos ele na tv na frente da Polícia Federal defendendo seu cliente, o Maluf, q sofre segundo ele 'prisão ilegal', outro dia ó ele lá de novo no mesmo lugar mas agora a defender a filha do Maluf e depois outra vez na tv mas agora como voz da OAB de SP em algum coquetel, no 'Cansei' ( não o tb paulista 'de Ser Sexy' mas sim o outro) ou ainda concedendo entrevistas!

Miguel (14/01/2010 - 14:47)
Acredito que uma boa solução para a concentração de poder na mídia seria a concessão de rádio e tv para todas as universidades que oferecessem cursos de jornalismo ou outros relativos a essas mídias.
Além de ser uma oportunidade de melhor formação desses profissionais, longe da doutrinação ideológica conservadora a que devem ser submetidos os atuais novatos, seria um excelente canal de comunicação entre universidades e a comunidade.
Mesmo em tempo de internet, insisto que esse seria um bom caminho de melhora institucional no País.

Edson Rogerio (14/01/2010 - 14:42)
O comentarista José Luiz Couto disse abaixo: "Ainda sonho em ver todos vocês (Azenha, Nassif, PAulo Henrique, Rodrigo, e tantos outros) publicando um jornal diário com fatos e opiniões." Compartilho desse sonho, mas creio que já desfrutamos desse privilégio através de seus respectivos blogs.
Nota-se que essas feras do verdadeiro jornalismo nacional nos brindam diariamente com seus brilhantes esclarecedores artigos. Trabalham interligados e compartilham informações e conhecimentos entre si, para melhor servir seus seguidores na net.
Caro Azenha,
Minha sugestão seria a criação de uma rede de blogs interligada em todo território nacional, tendo vocês como referência e protagonistas nesse processo.
A ideia seria instigar cidadãos de bem deste país a criar seu blog regional, manifestar sua capacidade de indignação a partir de sua realidade, com denúncias procedentes e bem fundamentadas, expondo as mazelas que os "ilustres" representantes do povo praticam no interior desse Brasil, supostamente em seu nome. Esses blogs seriam cadastrados nessa rede através de termo de conduta e de responsabilidade.
É confortável e estimulante o fato de podermos emitir opiniões sobre questões que nos dizem respeito, mas que se encontram de certa forma distantes.
A verdadeira revolução que o Brasil precisa experimentar só se evidenciará, de fato, quando cidadãos comuns tiverem a coragem de agir organizadamente, expondo os problemas que mais os afligem em sua cidade.
É uma ideia!

Luiz Jornaleiro (14/01/2010 - 14:38)
Perfeita a sua avaliação. (E voce, modestamente, diz não entender de política, porém entende, e muito). Mas quero colocar uma questão que a direitinha escrota levantou: revanchismo. Será que estão com medo de investigar os exilados FHC e Zé Pedágio? Porque fugiram do Brasil, quando muitos aqui ficaram enfrentando bravamente a feroz ditadura?

Beto São Pedro (14/01/2010 - 14:22)
Tomo a liberdade de sugerir um texto do Marcos Rolim sobre o mesmo assunto no rsurgente. Parabéns Azenha.

Joelma (14/01/2010 - 14:20)
Ao Lucas, no terceiro comentário:
faltou a viúva rs.

mila (14/01/2010 - 14:20)
Elio gaspari, dando uma no ferro e na ferradura, definiu bem os tucanos na atual "crise", a dos direitos humanos: VIVANDEIRAS DOS MILITARES. OS demotucanos se não conseguirem pelo voto o poder, irão tentar pelo GOLPE, como em 1964. CASTELO BRANCO que criou o termo vivandeiras alertava para a corja. Os militares da ativa vão cair mais uma vez no conto da direita?

Joelma (14/01/2010 - 14:19)
vou parar de elogiar para o Azenha não se achar rs.
Mas concordo que não devemos perder a razão (daí vem o seu artigo sobre a importância da serenidade), qualquer escorregada da esquerda vai ser motivo para a direita justificar qualquer coisa... qualquer coisa. Todo mundo estabilizando o humor pra não ficar histérico hein pessoal. É difícil, mas temos que ser bastante firmes.

priscila maria presotto (14/01/2010 - 14:08)
Ô Azenha,pelos teus textos 'é que sou sua fanzona.

Excelente..

Abração

irineu (14/01/2010 - 13:57)
Mesmo tentando fazer um artigo isento, nota-se a tendecia pro governo. Triste jornalismo brasileiro, que outrora seria o quarto poder. Hoje é PIG versus PIG. Partido da Imnprensa Golpista contra o Partido da Imprensa do Governo.

Conceição Oliveira (14/01/2010 - 13:54)
Artigo irretocável.

Lola (14/01/2010 - 13:39)
ALELUIA! Até que enfim uma pessoa sensata que se diz de direita ( e que não é um TROLL ) apareceu neste blog, o Alexandre Araújo. De fato, Lula ressucitou o capitalismo no Brasil. Essa direita que exite no Brasil é mesmo das Idade das Trevas!!

Gersier (14/01/2010 - 13:24)
Imagine vc,nú e um bando de masoquistas ao seu redor.Aí ligam duas pontas de fios em uma tomada,as outras,uma enfiam em suas partes íntimas e a outra um dos masoquistas encosta em uma parte sensível de seu corpo.Vc sofre um choque violento quando a corrente elétrica viaja através do seu corpo para fechar o circuito.Imagine vc num "pau de arara",pés e mãos amarradas e dois masoquistas lhe enfiando dentro d'água e vc sem condições de pelo menos se debater.Achou pouco?Imagine então vc em uma cadeira,braços amarrados por trás do corpo,pés amarrados nos pés da mesma e agulhas sendo enfiadas entre as unhas e a carne dos seus dedos.Ainda achou pouco?Imagine vc na mesma cadeira,amarrado como descrito e levando tapas na cara,pancadas com cassetetes no estômago.Pois é,isso é só uma amostra do que os "torturadores" fizeram em muita gente inocente,inclusive colegas de farda,jornalistas,atores,professores universitários,médicos,advogados.Seriam esses "terroristas"?A globo e a folha colaboravam com eles e por isso receberam seu quinhão e muitas benesses,entre elas,seis milhões de dólares de uma empresa americana e o fechamento de sua maior concorrente,a TV Tupi.E vc otário,continua assistindo uma mediocridade chamada bbb.E vc otário,continua acreditando que são santos.E vc otário,continua achando que eles estão realmente preocupados com a DEMOCRACIA,com o Brasil e seu povo.Saiba otário que eles estão preocupados é que certas verdades venham a tona e mostre como são PULHAS.

Messias Franca de Macedo (14/01/2010 - 13:20)

GOLPISTA É CÍNICO - OU CÍNICA!

Eliane Serra Cantânhede, a musa da febre amarela, publicou mais um editorial a soldo dos Frias da ditabranda! O mais novo editorial é um discurso apologético ao ministro Serrista Nelson Jobin! Deve ter causado inveja a [José] Serra! No entanto, nada que um simples telefonema não possa aplacar inopinadamente: "beijinhos, tchau-tchau!"
Agora, sabe qual o título do editorial? "Jobin, o grosso". Muitos esquerdistas de boa fé foram tragados à leitura por conta da "chamada"! É golpe sobre golpe!

República de Nós Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo


Milton Hayek (14/01/2010 - 13:01)
A propaganda dos EUA,na mídia,contra o Brasil continua e continuará.Eles fazem parte do mesmo sistema de poder.São unha e carne.A nossa mídia grande trabalha para os EUA e defende,encarniçadamente,os americanos do norte.Tudo é motivo para enfraquecer um governo que não chupa o.... dos EUA.Vejam essa matéria que meu pai me enviou:

A Marinha arrumou sarna para se coçar. Comprou quatro helicópteros americanos SH-60B Seahawk por US$ 25 milhões a unidade, a fim de cobrir a lacuna deixada pelos FH-3 (sic) e enquanto os EC-725 encomendados da França não ficam prontos.
O problema é que as aeronaves americanas, equipadas com mísseis Penguin, são incompatíveis com o sistema Exocet que está sendo desenvolvido com os franceses.
A EADS, empresa europeia proprietária da Helibrás, já avisou que a integração desses equipamentos custará uma fortuna e é praticamente inviável.
O tema estará na pauta do encontro que acontecerá na França a partir do dia 25.
FONTE: Isto É
NOTA DO EDITOR: O texto acima foi transcrito na íntegra e seu título preservado o original, que foi publicado na revista ISTOÉ desta semana, edição n° 2096 na coluna Brasil Confidencial.
Lendo isto, me perguntei: Qual a finalidade desta matéria? Será que os editores da ISTO É acreditam que os nossos Aviadores Navais são tão incompetentes e desconhecedores da capacidade da nova aeronave adquirida? Será que o Comando da Força Aeronaval e a Diretoria de Aeronáutica da Marinha, composta por militares tão capacitados (na sua maioria Aviadores Navais), seria capaz de cometer um erro tão grotesco, para não dizer estúpido, como este?
Lógico que a resposta é não! Faltou sim, um pouco mais de conhecimento do assunto por parte de quem escreveu o texto acima, pois qualquer um com mínimo de conhecimento de Aviação Naval sabe que a plataforma do SEAHAWK não foi projetada (e nem é compatível) para utilizar o EXOCET e por este motivo, a MB encomendou um lote de MAS PENGUIN para equipar os nossos futuros Guerreiros, pouco depois de anunciar a compra dos S-70.
Quanto aos EC725, oito aeronaves deverão ter capacidade de realizar esclarecimento e ataque em missões de guerra de superfície (ASuW) e portanto, espera-se que utilizem os EXOCET hoje empregados nos SH-3A Sea King.
Finalizando, retifico o texto acima quanto as informações inexatas, uma vez que não existe a aeronave FH-3 e sim SH-3 Sea King (que no caso específico é o SH-3A Sea King pois o modelo BRAVO é destinado a ASW - guerra antissubmarina) e também não serão vendidas aeronaves SH-60B ao Brasil (mesmo porque elas não são mais fabricadas pela Sikorsky), e sim o modelo de exportação que é o S-70B. Vale lembrar também que a frase "%u2026cobrir a lacuna deixada pelos FH-3 (sic) e enquanto os EC-725 encomendados da França não ficam prontos" também não corresponde à realidade: simplesmente não existe uma "lacuna" entre a desativação dos SH-3B, utilizados em ASW, e a entrada em operação dos EC-725, dado que estes últimos não estarão equipados para cumprir missões ASW - não sendo, portanto, substitutos dos SH-3B. Há, isto sim, uma substituição dos SH-3A/B por S-70B no Esquadrão HS-1 para o cumprimento de missões ASW e ASuW e uma complementação por EC-725 em missões ASuW.
http://www.naval.com.br/blog/2010/01/11/incompatibilidade-no-ar/

Leider Lincoln (14/01/2010 - 12:51)
Um post tão devastador e bem construído que os trols sequer apareceram...

Agameilson (14/01/2010 - 12:50)
Azenha, seus comentários mostram verdadeiramente, o que é JORNALISMO, sua capacidade de desmontar as farsas do chamado PIG , é motivo de orgulho para todo cidadão que se respeita, que respeita os seus semelhantes, muito obrigado por tudo de bom que vc representa no nosso JORNALISMO, ABRAÇOS FRATERNOS.

Gilson Raslan - Jaru/RO (14/01/2010 - 12:48)
Azenha arranhou o assunto, mas não aprofundou. Por isso vou tentar passar para os leitores leigos (em direito) a questão central.
O PNDH III é apenas uma diretriz para elaboração de um projeto de lei, que deve ser apreciado pelo Congresso Nacional. É nesta instância que a questão deve ser debatida, não agora, como a mídia e a direita raivosa vêm fazendo um carnaval em cima de um esboço de um futuro projeto de lei.
O estranho em toda esta celeuma é que a esmagadora maioria da mídia e dos políticos não leu o PNDH III e é contra.
PERGUNTO: por quê vocês são contra?
RESPOSTA INFANTIL: porque sim.

Euclides (14/01/2010 - 12:35)
"Há repórteres que até agora não entenderam o caráter meramente propositivo do plano, de definir diretrizes gerais. O fato de que o PNDH resulta de um decreto presidencial não o torna lei." Sr. Azenha o motivo de tão clara insanidade é porque eles, são tão reacionários e retrógados, que permanecem na época da Ditadura, quando os Decretos-Lei, que foram substituídos pelas MP, valiam como lei.

Messias Franca de Macedo (14/01/2010 - 12:25)

AINDA SOBRE APRENDIZADO!

Aprendi muito com o que Luiz Carlos Azenha aprendeu com a polêmica [lapidarmente reveladora] do PNDH.
Azenha é um dos poucos jornalistas que tem credibiidade, discernimento e autoridade moral e intelectual para, entre outras coisas, "detonar" o filme 'Lula, o Filho do Brasil'! Ainda que reconheçamos alguns méritos/virtudes/legado na película do Fábio Barreto!

Texto emblemático!

Muito obrigado, bravo e lúcido jornalista Luiz Carlos Azenha, que viu o mundo -e que nos ajuda a ver melhor este mesmo mundo!

Felicidades!


Brasil - em homenagem ao ínclito e impávido jornalista brasileiro Luiz Carlos Azenha
Feira de Santana, Bahia
Messias Franca de Macedo

J Claudio (14/01/2010 - 12:06)
Como diz o Paulo Henrique Amorim ``Eles formam o PIG(Partido da Imprensa Golpista). Perfeito. Parabéns. A nossa maior arma contra eles são blogs independentes e éticos como o seu , Azenha. E a munição É Dilma neles.

Nana (14/01/2010 - 11:57)
Que beleza de post.Parabéns Azenha.

Geraldo Reis (14/01/2010 - 11:51)
Azenha, parabens pelo texto mais uma vez. Saindo un pouco do foco mas nao tanto ja que isso se refere a Direitos Humanos. Mais uma favela incendiada em Sao Paulo, o que esta acontecendo? Isso deve ser investigado!

Gustavo (14/01/2010 - 11:48)
"Nesse contexto, Direitos Humanos representam uma ameaça por serem exatamente o que são: universais."

BRILHANTE!

Paulo (BH-MG) (14/01/2010 - 11:40)
Caro Azenha,
Você escreve e pensa como um velho sábio, mesmo sabendo que não tem idade para isto. Parabéns!
Sua reflexão ao final deste texto é impar. Precisamos de muita serenidade em nossas ações e palavras, para não perdermos a razão. Acho que nosso estadista maior, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, exercita assim sua política e por vezes, em nossa raiva, achamos que ele está sendo fraco. Para ser o que ele é, com certeza, a paciência foi um dos ingredientes da receita do bolo.

Eduardo Oliveira (14/01/2010 - 11:33)
Quem é o Presidente da República, o Lula ou Jobim?

É um questionamento sem volta ao PT, sobre a matéria "HAITI EM RUÍNAS: Jobim promete hospitais de campanha, publicado em 14-01-2009" na Folha de São Paulo

Veja esta frase do Ministro da Defesa, Nelson Jobim ou do repórter da Folha de São Paulo, Fabiano Maisonnave:
"%u2026 comprometeu inicialmente a instalar hospitais de campanha militares."
Não deveria ser assim: "O Brasil prontificará a instalar hospitais."
E não como está na primeira pessoa do singular.

Se o jornal cometeu mais uma manipulação, em prol de uma posição política PSDB, fato já descarado nas posturas jornalísticas do grupo, o governo federal e o próprio Ministério da Defesa deverá interpelá-los judicialmente esta sabotagem ao país.

O PIG já começou a usar esta ingerência deste ministro da defesa no poder, e isso será bem utilizado pelo PSDB nas eleições de 2010.

Agora se o ministro da defesa, disse isso sem debater com o presidente da república os tais hospitais, aí complica a situação; porque são fatos como este que o país é conhecido como a República da Banana, onde um manda e os outros ouvem e obedecem sem questionar!

E se o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva; se abdicou da presidência, deveria renunciar o seu mandato; o povo brasileiro sofreu e muito, em confiar no presidente Lula no executivo federal, e aí aparece este ministro mandando e desmandando no país!

Por que o PT e o Governo Federal estão ficando submisso aos questionamentos e as manipulações da direita (Elite, Mídia e PSDB)? Se for esta a nova ideologia política do partido é melhor abrir mão da disputa eleitoral e dar oportunidade ao povo brasileiro em pensar numa outra candidatura trabalhista e social ao Brasil.

Antonio Barros (14/01/2010 - 11:33)
Chamo a atenção para este trecho:

"[...] dessa vez, o caldo da mídia foi engrossado por algumas organizações -- CNA, OAB-SP, setores da igreja, setores militares, a extrema-direita -- que ensaiaram uma coalizão conservadora que não havia mostrado o rosto em situações anteriores."

Ontem, assistindo ao Entre Aspas do Globo News, vi um cientista político (?) dizer que o PNDH III é ideológico, dizendo, além disso, que o Programa destinava-se aos "pobres".

A despeito do que possa significar o conceito de ideologia, é claro que o PNDH é ideológico. A discussão sobre direitos humanos é eminentemente ideológica -- não há meio de fugir disso. E a reação direitista acusada pelo Azenha reflete muito bem o jogo de forças ideológico, de classe.

É por isso que devemos, sim, conclamar a esquerda em torno do PNDH. É preciso observarmos que é sobretudo no campo do direito (dos direitos humanos, sobretudo) que concretizaremos o antigo sonho de um socialismo de fato. Não é preciso mais ir à filigrana do texto marxista para "purificar" o socialismo/comunismo. Os tempos são outros e as ideias devem acompanhá-los. Precisamos, sim, ter uma postura mais combativa no campo do direito para realizar o ideal democrático e humanista presente nos primeiros esboços das teses que sustentam a esquerda. Só a esquerda é humanista -- não ousemos duvidar disso.

Enfim, estamos sim diante de um debate ideológico. E é preciso escolher a única ideologia humanitarista: a da esquerda!

J C Tavares (14/01/2010 - 11:31)
Esse é o Azenha e o Vi o Mundo que aprendi admirar. Impecável. É o mais fiel retrato da chamada ``grande`` imprensa que se transformou no PIG(Partido da Imprensa Golpista). É DILMA NELES EM 2010.

Mário Henrique (14/01/2010 - 11:29)
Diante de tudo isso, dessa reorganização da direita sulamericana, com claro apoio dos EUA, podemos nos preparar para tudo. Não me convence o discurso de que, nos dias de hoje, não haveria condições para um golpe de estado no Brasil. Ora, por acaso o apoio da maior força bélica do planeta, ciosa de pôr em uso suas máquinas de guerra, não seria uma boa condição? E se esse caldo ainda contasse com o desprendimento total e irrestrito de todos os setores da direita tupiniquim, que vc os nominou em seu texto, para levar adiante a nova revolução de 64?
Por tudo isso, acho que o PNDH não deveria ter sido assinado no último ano do governo Lula, quando o povo terá pouco tempo em quem se espelhar. Ao final do mandato de Lula, todo político volta a ser aquilo que a mídia quiser. Ou seja, se pegar a pecha de terrorista na Dilma, as condições do golpe estarão postas.
Mais uma vez, parabéns pelo texto.

João Ferreira (14/01/2010 - 11:27)
Concordo com você Azenha, embora reconheça a dificuldade de alguns em manter o nível do debate ante argumentos tão facciosos e desprositados como os da mídia conservadora e de políticos direitistas.
Sobre o PNDH III, o que me causa mais estranheza é o silêncio da extrema esquerda. Parece estar imperando a lógica do "que é ruim a gente fala e o que é bom a gente omite".

Maria (14/01/2010 - 11:22)
Parabéns! Simplesmente fantástico este texto, por ser altamente esclarecedor. Realmente, uma pessoa como você, um jornalista como você, não poderia continuar na "vênus platinada". Seria incoerência demais! Que bom, que alentador saber que ainda existem pessoas corajosas para não se deixarem levar por um jornalismo baixo e tão sujo!
Quasnto ao Lula, qdo a gente acha que ele "dormiu", aí é que ele ressurge prá mostrar o quanto é inteligente.
... e "eles" estavam achando que desta vez tinham conseguido puxar o tapete do Presidente, enquanto ele descansava em suas merecidas férias...

francisco pereira neto (14/01/2010 - 11:21)
Azenha
Eles ainda não se deram por vencidos.
Ontem a noite assisti na Globo uma peça publicitária estranhamente louca onde se dizia "não a censura" mostrando ambientes sombrios, salas escuras tipo calabouço, ambientes típicos de torturas e uma voz de fundo com sonoridade sinistra e melancólica dizendo não a censura.
Achei engraçado e comecei a dar gargalhadas e exclamei para o meu filho. Bando de hipócritas. Tenho certeza que essa propaganda vai virar hit no Youtube.

pedro - bahia (14/01/2010 - 11:20)
Parabens, Azenha, pelo artigo. Não resta dúvida de que tudo isso tenho como pano de fundo as eleições deste ano, quando teremos o embate político entre Lula X FHC, assunto da ultima revista Carta Capital.
O Serra, queridinho de FHC, é mestre em criar crises. A história de suas artes não deixa dúvidas. O negócio dele e dos seus seguidores é colar na candidata Dilma o escudo de "terrorista". Lamentável o procedimento de parte da imprensa.

Wellington (14/01/2010 - 11:12)
Olá Azenha
Ontem no Patria Latina li uma matéria sobre a Argentina, tratando de outro tema, porém descrevendo as mesmas características da direita (http://www.patrialatina.com.br/editorias.php?idprog=8da57fac3313174128cc5f13328d4573&cod=5321). Gente que ainda ganha muito dinheiro, mas não admite que governos populares continuem ocupando a cadeira da presidência da república.
Concordo com sua posição de manter a esquerda centrada em opiniões sustentadas, organizada e bem articulada. E deixo aqui uma pergunta:
Estaríamos entrando em novo período de séria instabilidade na América Latina? Problemas em Honduras, Paraguai, Argentina, ocupação norte-americana na Colômbia, "jornalismo" mentiroso, inundando as bancas, rádios e Tvs com preconceitos e um ódio pelo popular, estão mostrando algum perigo futuro à democracia?
Grande abraço e parabéns pelo blogue.

Messias Farnca de Macedo (14/01/2010 - 11:02)

SEPÚLVEDA PERTENCE MOSTROU A QUEM WILLIAM WAACK "PERTENCE"!
Na última edição do programa "Painel" (Globo News) apresentado pelo golpista intelectualóide fascista eterno William Waack, o mesmo âncora direitista tentou o tempo todo desqualificar o Programa Nacional dos Direitos Humanos, taxando-o de revanchista, eleitoreiro, instrumento para o cerceamento da liberdade de imprensa.
Apesar de todo o direcionamento capcioso empreendido por Waack, ao final da discussões o ínclito jurista Sepúlveda Pertence - ex-ministro do STF - afirmou - para o desespero contido do apresentador da Rede "Roubo": "Eu, sinceramente, não enxergo nenhum viés autoritário neste decreto. Acredito, sim, numa exploração miúda, no varejo, futricas politiqueiras adotadas por aqueles que se opõem ao governo. Atitude desenvolvida sobretudo pelo fato de o decreto ter passado pela Casa Civil."
ESPETACULAR, ministro Sepúlveda Pertence! Lavou as nossas almas! Sepúlveda Pertence jogou lama na cara do "careta"!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Messias Franca de Macedo (14/01/2010 - 11:00)

QUESTÃO DE 'ACLARAMENTO'!: Ives 'Grana', o filiado do "Cansei" e da Opus Dei de Geraldo Alckmin e demais fascistas, foi *demitido sumariamente do cargo de "tributarista de Deus"(!?) *Motivo do ato solene de Deus: Ives 'Grana' [Ives Gandra] foi demitido [por Deus!] porquanto repudia veementemente a criação do imposto sobre as grandes fortunas e não reconhece a profissão mais antiga do mundo: a de prostituta, ou, atualizando a história "dos direitos humanos", a de profissional do sexo! E sobre o ministro Serrista Nelson Jobim? Deus irá chamar Lula às falas! Oremos!
República de Nós Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo


Bernardo (14/01/2010 - 10:57)
Clap, clap clap !!!

Fernando Antonio Moreira Marques (14/01/2010 - 10:51)
Depois do admirável curso, de 8 anos, ministrado pelo talentosíssimo Mestre das Artes da Culinária Política, parece que os idealistas e sonhadores, mas não ufanistas e utópicos, que desejam ardentemente construir um mundo melhor e mais justo, aprenderam que o apressado come cru, quente e passa mal.
Seus opositores, os Elitistas Conservadores, como o próprio nome diz, se borram de medo de mudanças que possam afetar seu "bem estar". Sempre que alvoroçados, recorrem aos mais sórdidos recursos e às mais indignas alianças para manter o statu quo, mesmo que as mudanças, por vias indiretas, acabem até por beneficiá-los. Suas fantasias persecutórias beiram as raias da insensatez quanto percebem que alguma lufada de ar fresco e puro, possa embutir vibrações esquerdizantes à mais honesta e justa das propostas.
Os reformadores estão aprendendo que as mudanças feitas paulatina e consistentemente dão muito melhor resultado do que as rupturas bruscas do establishment. Como já dizia outro talentoso, mas não tão comedido, jornalista esportivo, "mingau quente se come pelas beiradas".

Luiz (14/01/2010 - 10:39)
Só acho que o governo deve ter muito cuidado nas mudanças para não colocar no mesmo balaio torturadores e quem lutou contra o regime... qualquer pequena brecha no texto e dá a chance dos golpistas tentarem derrubar a Dilma (futura presidente) mesmo que para isso sacrifiquem meia dúzia de milicos de pijama...

edu marcondes (14/01/2010 - 10:36)
Vou comentar só iniciar o rol, pois o post é magnifico. Abrangente e indo direto ao ponto ao mesmo tempo.
Parabens Azenha.

Geysa Guimãrães (14/01/2010 - 10:33)
Segundo o texto, "há quem diga que foi tudo tramado por José Serra e seus assessores".
Se foi, ele esqueceu de combinar com o principal deles, Aloysio Nunes, chefe da Casa Civil Além de assinar o documento, Aloysio (codinome Mateus na ALN) postou no twitter seu apoio ao movimento contra os "torturadores" (nota do Diário da Região,hoje, 14/1).


Joel Miranda (14/01/2010 - 10:30)
Azenha, belo artigo!

Professor (14/01/2010 - 10:27)
Parabéns Azenha!!! Um retrato mais que perfeito desse Brasil pré-eleições. quanto mais nos aproximarmos de outubro, mais evidente tudo isto ficará. Maiores serão os ataques desesperados que o governo sofrerá, como no dia que antecedeu o debate Lula X collor em 1989 e apareceu uma filha de Lula.........dessa vez serão tentadas táticas mais sujas ainda!!! A ver..

Edson Rogerio (14/01/2010 - 10:27)
Azenha,
Parabéns pelo artigo.
Texto prazeroso de se lê. Muito bom mesmo!
O Cláudio Abramo sempre tem dito que à grande mídia interessa noticiar e denunciar esquemas de corrupção a partir de do eixo Rio-Brasília-São Paulo.
Não vê muita importância quando essas mesmas e inconfessáveis práticas, talvez mais danosas para a população, se mostram como regra e proliferam Brasil afora, sobretudo nas prefeituras, governos estaduais, câmaras e assembleias legislativas, obviamente com a conivência ou omissão da imprensa.
Como bem frisou, o PIG utiliza de seu poderio para criar, robustecer e oxigenar determinadas "crises", tais como as que você se refere nessa magnífica aula. É óbvio e clarividente que o PIG se alia inescrupulosamente aos setores mais conservadores e retrógrados deste país, com o único objetivo de destituir o presidente LULA, tratando com indiferença as conquistas de seu governo até aqui computadas a favor dos brasileiros.
Para nossa sorte, podemos contar com jornalistas destemidos e audaciosos como você, PHA, Rodrigo Viana, Nassif, Geraldo Elísio (novojornal) dentre outros.
Valeu!

Mardones Ferreira (14/01/2010 - 10:24)
Bom dia,

É exatamente isso que essa discussão mostrou: ficou evidente que os partidários da direita brasileira continuam os mesmos. E nesse episódio eles mostraram a cara.

Foi um momento muito educativo para a nova geração. Pois aqueles que leram os PNDH's e assistiram à cobertura feita pela imprensa puderam ter a noção de como há setores da sociedade com vontade de deixar tudo como está, forçando um esquecimento coletivo.

Você foi bem feliz no final dessa matéria, pois trata-se de um grupo que deseja manter as estrutura concentradora de riqueza e justiça para poucos.

O debate, abafado pela tragédia no Haiti, mostrou que temos muita coisa a fazer para que o Brasil possa se livrar das amarras das desigualdades e isso passa pela investigação e JULGAMENTO dos culpados pela atrocidades cometidas durante a ditadura brasileira.

Quanto ao comportamento de setores da igreja, da OAB-SP, Veja, BAND, JN e cia ltda, novidade seria vê-los defender a evolução do Brasil.

silvio (14/01/2010 - 10:16)
voce se acha despreparado para a analise politica, mas este eh uma excelente analise politica do momento historico do brasil.

Pedro de Quadros Du Bois (14/01/2010 - 10:15)
Caro Azenha, entre os tantos contaminados na imprensa, pode incluir a RBS: chapa branca em qualquer governo que não seja petista; feroz adversário de qualquer governo que seja petista. Acompanham, sempre, o falso jornalismo do sudeste e tentam, por todos os meios, defenderem seus negócios (escusos?) com os governicos gaúchos e catarinenses que são, por essência, vergonhosos. Aliás, causa-me espécie ver a pífica atuação da oposição legislativa nesses dois estados.

Marat (14/01/2010 - 10:13)
Azenha, parabéns pela análise e pelos nomes aos bois!

Flavio Lima (14/01/2010 - 10:10)
É isso!

Alexandre Araújo (14/01/2010 - 10:08)
Azenha: eu me considero uma pessoa de centro-direita. Não sou mais adepto do estado mínimo, dado que chegeui à conclusão que isso não ocorre nem nos EUA. Gostaria que você passasse a dar uma olhada com mais atenção nesse contigente de pessoas, como eu, que cresce a cada dia aqui no Brasil. São pessoas, que embora tenham um pensamento político e econômico baseado na livre inciativa e no capital, não concordamos em nada com essa "direita" que assola o Brasil desde o início da república. Essa "direita" que existe aqui, não quer uma sociedade capitalista em sua essência, quer uma sociedade feudal, onde quem vence na vida não são os competentes e sim os amigos do Rei. Por isso, embora sejamos de direita, votamos no Lula, pois ele está fomentando o verdadeiro capitalismo no Brasil, fazendo com que milhares de brasileiros a cada dia entre na cadeia de consumo e estimulem o surgimento de novas empresas.

leosfera (14/01/2010 - 10:07)
Belo texto, Azenha: é o resumo da ópera (bufa).
Quanto à alteração que permite investigar a esquerda, sem problema: já que não se punirá ninguém - e não se iluda -, o resgate da história fica mais completo. Caso se parta para punições, caberá ao MP reconhecer ou não o direito à insurgência sob um regime de chumbo. Pelo menos não se jogou tudo pelo ralo.

Pedro Leonardo (14/01/2010 - 10:03)
Azenha

Excelente texto. Para combater o 'jornalismo de ficção' praticado pela grande mídia, esta mesma que fugiu dos debates da Confecom, precisamos fazer justamente o que eles não querem fazer: discutir, informar, esclarecer.

Admar (14/01/2010 - 09:58)
Como diria um italiano: Porca Miseria!!!

ocator (14/01/2010 - 09:54)
Excelente artigo. Parabéns.

JOSÉ LUIZ COUTO (14/01/2010 - 09:53)
Ainda sonho em ver todos vocês (Azenha, Nassif, PAulo Henrique, Rodrigo, e tantos outros) publicando um jornal diário com fatos e opiniões.

Paulo (14/01/2010 - 09:51)
É isso mesmo, muitas vezes a gente esquece do que esta em jogo e abre caminho para o retrocesso, caindo na cilada da fácil provocação.Mas, acredito que passamos bem pelo primeiro grande teste.
Buscaram um assunto tão caro para nós , que se não somos de esquerda somos de tradição humanista, o que faz um tema desse ganhar para todos nós importância fundamental.
Azenha acho que vale a pena destacar a omissão covarde de quase todos os profissionais da chamada grande imprensa, que , diferente de outros tempos não deram uma notinha a favor daquilo que entre os democratas deveria ser uma unanimidade, como por exemplo: apurar os crimes de Lesa-Humanidade.

marcelo (14/01/2010 - 09:42)
Convém relembrar o discurso de Obama, porque o que Jobim tanto esconde tem a ver com o que tudo o que os EUA fizeram. E será que continuarão a fazer?
http://anaispoliticos.blogspot.com/2009/01/o-discurso-de-obama.html

kris (14/01/2010 - 09:42)
Encerrou o assunto com elegâcia, Azenha.

Armando do Prado (14/01/2010 - 09:40)
Porém, sempre tem um porém, como dizia o velho Plínio Marcos, a direita raivosa está bastante articulada como mostrou o factóide PNHD. O tiro saiu pela culatra, mas marcaram terreno, delimitiram sua influência, e pior: enredaram alguns da esquerda na provocação. Assim como sempre têm "juristas" como Ives Opus Dei Gandra prontos para qq. parecer, do nosso lado sempre temos gente pronta para morder a isca e incendiar o que se apagaria por si próprio. Claro, não quer dizer que tenhamos que baixar as armas, pois, nisso eles têm razão, o preço da liberdade ou da democracia de fato, é a eterna vigilância.

Regis Annoni (14/01/2010 - 09:39)
Não é a toa que haja esta postura reacionária de setores superdependentes do Estado, ou do dinheiro público, melhor dizendo.
Setores arcaicos do agronegócio, da imprensa, da justiça, do mercado financeiro, da política e do crime organizado, não conseguem ver o mundo novo. De fato sentem que este mundo novo não os acolhe ou dificulta muito suas vidas. Estão desesperados e decadentes. Vão reagir e não irão poupar recursos. É uma briga boa, e vão perder.

Mário Macaíba (14/01/2010 - 09:32)
Tem razão Azenha, é preciso NÃO colocar lenha na fogueira.

Sem dúvida é mais uma tentativa de golpe em cima de um debate distorcido a respeito de uma programa muito semelhante aos outros dois anteriores.

Porém, devemos ficar atentos pois vai ser assim até às vésperas das eleições.

Quem não tem voto tem que bater à porta dos quarteis na espectativa de virar o jogo na base da pancadaria. Tem que fomentar a discórdia entre a parcela da sociedade civil que debate o futuro do Brasil e aqueles militares (claro que são uma minoria) que ainda prestam homenagens aos que macularam o nome das Forças Armadas Brasileiras.

A propósito, eu li um excelente texto a respeito da mea-culpa feita pelos militares argentinos sobre o golpe naquele país, no Observatório da Imprensa. Chama-se "Quem tem medo da verdade", de Luiz Cláudio Cunha. Sugiro que você o reproduza aqui, no seu blog.O texto é longo, mas vale a pena.

Um abraço, e vamos suavizar as coisas.

Flávio (14/01/2010 - 09:32)
Azenha, não costumo elogiar matérias publicadas por ninguém mas para esta tenho que bater palmas. Há muito tempo leio Paulo Henrique, Rodrigo Vianna, Nassif e você, o que me abriu bastante a mente para o que acontece nesta nossa "Republica de Bananas".

Parabéns pela organização, clareza e tranquilidade em complilar e apresentar os dados. Reforço o que o Rodrigo Vianna disse: "Vão fazer de TU-DO pelo poder". Este vai ser um ano sujo. Bem sujo!!

Fabio SP (14/01/2010 - 09:26)
Sabia que essa briga entre o Ministro do Ataque e o Secretário dos Esquerdos Humanos ia dar era dor de cabeça para o Lula. Quem mandou ele por esses 2 lá.

Alceste Pinheiro (14/01/2010 - 09:18)
Como sem pre, você faz uma boa análise, mas em nenhum momento você toca no fato de que o Lula submeteu-se quando não devia.

Julia Mattos (14/01/2010 - 09:18)
Parabéns Azenha!!!! Viva a intenet!!! Poder escolher o que ler é maravilhoso. Tenho pena das pessoas que têm como "única" fonte de informação O JN.

Ana Paula (14/01/2010 - 08:30)
A depender da atrasada elite brasileira logo logo o Haiti será aqui, sem terras aráveis, sem leis, sem nada

Carlos Gomes - Vale do Jequitinhonha (14/01/2010 - 08:27)
Parabéns Azenha! O seu blog e muitos outros no dão a esperança de que o Brasil realmente pode mudar. Antes de conhecê-los me sentia impotente diante dessa mídia que abusa do poder da de-informação. Hoje nem ligo mais a TV para saber o que está acontecendo, vou direto para o computador e, de blog em blog, me mantenho informado sobre o que realmente está acontecendo no Brasil e no mundo. Acho que todos deveriam fazer o mesmo: desligar suas tv´s.

Caetano (14/01/2010 - 08:26)
"Cuidado, o Vanucchi vem te pegar".
KKKKKKKKKKK
Essa foi demais,Azenha.
Nessa vc conseguiu superar até o Paco Maluco.
Parabéns.

Lucas Santos (14/01/2010 - 06:25)
"1964 -- A Conquista do Estado"

Meu professor de ciência política diz que esse é um livro de cabeceira. Essencial

Leonardo (14/01/2010 - 04:48)
Azenha, o que seria de mim sem vc?!!?!
Excelente texto!!

Antônio Carlos Rocha (14/01/2010 - 03:48)
Caro Azenha,

Muitas conquistas ainda tem por vir, a discussão sobre o terceiro Plano Nacional de Direitos Humanos deve ser debatida, exaustivamente, pela sociedade brasileira. Devemos invocar à toda pessoa de bem deste país no auxílio aos debates, em torno do PNHD III, pois estes debates estão na iminência de enveredar para um embate político de duas faces: de uma lado a classe dominante que querem continuar reinando com suas regalias e proteção, de forma que os abnegados continuem na faixa da margilização; do outro lado os excluídos, que não tem acesso ao exercício de seus direitos. Contudo,vemos que tornar mais justo a partilha da igualdade, em direitos e conquistas, é uma tarefa cada vez mais árdua. O núcleo que detem o grande poder no Brasil travará um briga insidiosa contra as conquistas previstas no PNDH III. É fato!

Carlos Soares (14/01/2010 - 03:44)
Parábens. Análise e texto primorosos.

Miltinho Stolinac (14/01/2010 - 03:28)
Azenha...vc deve ser bom sujeito..Mas a hora que vir a ditadura imposta novamente, aos que amam e merecem a liberdade, e tanto esperaram e lutaram por ela..vai rever suas posições...

Mateus (14/01/2010 - 02:42)
Sabe o que eu aprendi com a "polêmica" do PNDH 3?

Vai na rua e pergunta pro motorista de taxi, pra moça que trabalha no caixa da padaria ou mesmo pro seu melhor amigo ou amiga, qual é o lance com esse PNDH3 aí?????

A resposta de 99,9% dos entrevistados vai ser de que não fazem a menor idéia do que você tá falando, meu irmão...

E isso implica que tentativa de criar "crises" estilo 2006-2009 não adianta mais. O mercado de "crises" saturou.

Midionauta (14/01/2010 - 02:41)
Um artigo definitivo sobre o assunto. Irretocável.

Taciana (14/01/2010 - 02:20)
"Taciana(12/01/2010-01:03)Imagine que a sujeira nem começou.Estão em jogo todas as conquistas do Brasil.O que não é pouco.E o seu futuro,também.Delfim dizia que o bolo tinha de crescer para ser dividido.E nunca foi pq nunca seria,mesmo.Quando não tinha mais jeito,o poder foi devolvido aos civis com a condição de não mexer nos podres do passado.E eu sempre dizia,-"quando tiver tudo bem,eles vão querer de volta".Depois quando FHC afundou o resto do barco,permitiram e alguns até se aliaram,que o operário fosse eleito( Uma espécie de Sim,nós podemos).Agora que o bolo cresceu e muito,que tudo corre bem e que o operário está cometendo a suprema heresia de ensaiar dividir um pouquinho do bolo...tan,tan,tan... "vamos tomar de volta",pensam eles.E a burguesia acompanha,claro.E os pensadores idiotas que elaboram as suas mirabolantes teses justificadoras bradam brabos e eles babam!E aplaudem!Como tenho mais de 60,temo pelos doidivanas que escutam Arthur Virgílio,assistem a Band e a Globo e em emprenham pelos ouvidos,quando ouvem "Isto é uma vergonha!"E temo por nós que precisamos de serenidade para discutir e enfrentar essa onda que ainda vai ficar mais braba a cada dia, até às eleições.
A sorte-por enquanto-é que na feira livre,ninguém nem sabe o que é Plano nenhum e está feliz porque a cesta básica baixou de preço."
Comentei no debate mais emocional q já vi no seu blog.Noutros blogs a baixaria foi grande.Aos poucos as forças saiem da encolha.E eu temo.Mas,daria para ser diferente?

Lucas Jerzy Portela (14/01/2010 - 01:50)
quem é contra o PNDH-3?

como diz Sakamoto, são os personagens de uma novela de Dias Gomes:
-o fazendeiro
- o vigário
- o Seo Guarda
- o Dono da Rádia.


nada poderia ser mais didático num ano de eleições estaduais, federais e de duas vagas pra senado. A direita brasileira aprendeu diretinho a atirar no próprio pé...

francisco.latorre (14/01/2010 - 01:43)

é o golpe. o de sempre.

não vão conseguir. de novo.

mas tentarão até o fim.

força na manivela.

e confiança. em lula. e na dilma.

o jogo é esse.

a sorte está lançada.

não passarão.


jefferson (14/01/2010 - 01:24)
Quando terminei de ler o artigo, tive vontade de aplaudir. Sensato, certeiro e penetrante. Parabéns.



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design