JOhn Bastos (16/03/2009 - 19:45)
"Não tenho razões para compartilhar dessa sua certeza. Talvez muitos brasileiros se sintam como eu."
Tudo bem. Um abraco, JB
John Bastos (15/03/2009 - 23:14)
"tendo em vista que o PIB brasileiro, que em 2008, apesar da crise em escala planetária, apresentou o segundo maior crescimento mundial - 5,1% , a embromação do sr. Dvorak não tem cabimento, concorda ?"
Meu caro Creuzo,
Cai na realidade, os 5,1% sao historia passada e refletem apenas o boom das commodities que acabou meio ano atras. Os ultimos numeros do PIB, referentes ao quarto trimestre de 2008 mostram a pior contracao em um trimestre na historia. Os numeros do emprego formal em dezembro foram horrorosos. Voce bem que gostaria que a imprensa brasileira fosse que nem uma Granma e estivesse tecendo loas aa virilidade do comandante supremo e aa virtude de sua mae virgem, mas infelizmente para voce, somos uma democracia, e temos uma imprensa que fala a verdade: estamos em uma crise seria, e a marolinha do apedeuta eh um tsunami.
Qualquer mensagem diferente seria um desrespeito as centenas de milhares de brasileiros que jah perderam o emprego desde que Lula declarou que a crise seria uma marolinha.
Creuzo Oliveira (15/03/2009 - 17:22)
sr. John Bastos,
tendo em vista que o PIB brasileiro, que em 2008, apesar da crise em escala planetária, apresentou o segundo maior crescimento mundial - 5,1% , a embromação do sr. Dvorak não tem cabimento, concorda ?
Alfredo (15/03/2009 - 00:01)
Não é só truco que o Presidente Lula joga. Ele joga muito bem o xadrez e o pôquer. Dar murro em ponta de faca, igual um valentão retardado, ou exibir o saco roxo, igual "elle", o empichado, fez - são atitudes de quem não sabe jogar. Não chame Lula de covarde. Não se trata disso, mesmo porque os valentões estão todos no cemitério, ou mudaram de comportamento e se tornaram inteligentemente dóceis. Lula é um verdadeiro mestre da política, veja só, um simples torneiro mecãnico. A elite faz pouco dele por isso. Chamá-lo de covarde é dar munição pra essa elite vergonhosa.
francisco.latorre (13/03/2009 - 15:26)
lula não é jango.
e a revolução, silenciosa.
lula joga truco.
versão caipira do bridge.
jogo incrível.
tem que saber usar as cartas.
a inteligência.
de vez em quando ele tira um sarrinho. de leve...
joga truco... presidencial.
Marcos D. (13/03/2009 - 11:48)
O grande problema, Azenha, é que o Congresso brasileiro sempre foi dominado pela Direita. 80% das Vossas Excelências em Brasília foram eleitas pelo DEM, PSDB, PMDB, PP, PTB, PR e outras agremiações direitistas menos populares.
As Esquerdas brasileiras sempre foram fracas. Lula ganhou em 2002 e em 2006 justamente porque se aliou com forças políticas conservadoras. E consegue governar pelo mesmo motivo. Sem isso, não teria sido eleito e não aprovaria um mísero projeto de lei no Congresso Nacional, onde as Esquerdas têm apenas 20% dos eleitos.
Enquanto a Direita dominar o Congresso, esqueça.
Aliás, Azenha, esse dilema não é novo. João Goulart também o enfrentou. Ele queria fazer as 'Reformas de Base', mas o Congresso Nacional, formado majoritariamente pelo PSD e UND (ambos de Direita e que apoiaram o Golpe Militar contra Jango, bem como a própria Ditadura Militar. Aliás, até Ulysses Guimarães e JK apoiaram o Golpe de 64) impediu que elas fossem colocadas em prática.
E quando Jango ameaçou radicalizar, decidindo mobilizar a população e os movimentos populares (CGT, Ligas Camponesas, sindicatos, etc) para aprovar as 'Reformas de Base' ele foi derrubado. E quando o Golpe estourou, Goulart mandou seus aliados não resistir, algo que Brizola nunca perdoou, rompendo com Jango por 12 anos. Somente poucos meses antes da morte de Jango é que Brizola reatou com o mesmo.
Isso explica, na minha opinião, essa timidez de Lula. Ele não quer ser um novo João Goulart.
Maria Lucia (12/03/2009 - 23:08)
A maioria da população não se dá conta da importância de votar com critério para todos os cargos,o que permitiria ao presidente eleito realmente ter voz e vez, como demonstram os resultados eleitorais. Parte desse comportamento é resultante da pregação negativa sobre a atividade política e do enaltecimento dos chefes dos clãs oligárquicos.
Conhecer a história do país, saber o que se passa no mundo,saber que é importante o debate político, a luta política nos movimentos populares, participar da construção de partidos políticos, da luta interna dentro deles tem sido o dever de apenas uma pequena minoria de brasileiros quando deveria ser uma obrigação para todo cidadão.
No presente momento o sistema capitalista está se desfazendo mundialmente e nós como povo brasileiro temos que debater politicamente que país desejamos ver surgir.
Vejamos um pequeno exemplo:há anos a Venezuela deseja ingressar no Mercosul. Lula e a maioria do empresariado são totalmente favoráveis. É interesse do país e da América Latina. Mas e daí? Sarney não quer, ACM, Virgílio, Agripino todos políticos de segunda ou terceira geração de famílias de políticos dizem que não pode. E o povo? Foi induzido a votar contra os seus interesses para os cargos do Congresso Nacional e de muitos outros postos. Votou errado , recebe informações deturpadas, fortes pressões dos oligarcas e análises econômico-políticas falsas.
Discutir essa análise feita pelo Azenha pode ser um bom começo.
M.A.P (12/03/2009 - 19:44)
Prezado jornalista
Penso que a verdadeira batalha é pela mudança da correlaçaõ de fôrças no STF.
Tomara que Lula não afine outra vez.Já nos falhou por 3 vezes, com a indicação de Tucanos para ministros.
http://infinitoaldoluiz.blogspot.com/ (12/03/2009 - 17:41)
Azenha, faltou a assinatura queira desculpar.
francisco.latorre (12/03/2009 - 16:36)
ex-blog.
Tita Ferreira (12/03/2009 - 15:05)
Demorou hein, Azenha!
Faltou coragem?
Com os índices de aprovação, em alta progressiva, desde que chegou ao poder...
O nome disso não é "falta de coragem", é sim, e desde o início, CONIVÊNCIA.
francisco.latorre (12/03/2009 - 14:04)
lula errou.
nas nomeações pro supremo. políticas.
usou a mesma regra dos ministérios.
é do ramo, tem representatividade... manda.
faltou estado-maior.
e a falta de politização...
mas teve o golpe da aeronáutica. lembram. até tirar o comuna valdir pires da defesa.
tem a nossa brava mídia pra lá de venezuelana.
os milicos que brandamente fizeram a retirada organizada do poder. mantendo poder.
a igreja que hoje é opusdei. marchou unida com geraldo. esquerda na igreja? quá. isolada sufocada. o golpe opusdei enquadrou todos. silêncio.
tão todos aí. golpeando desvairadamente. como sempre.
reage lula. imploram.
não têm audiência. amarrados pelo silêncio inteligente de lula.
falam pras paredes. pra si mesmos.
cala lula. silêncio é poder. denota força.
consolidar o avanço. aprofundar a mudança.
francisco.latorre (12/03/2009 - 13:35)
na linha zédirceu tira comments após publicados.
e os filtros de OPINIÃO nos blogs...
o azenha vai com classe. e os outros?
a direitalha, como sempre, é darwinista... efe-se, é meu, faço o que quero.
já os não-direitalha - dizer que são esquerda às vezes cai mal - devem justificar a edição. é rede, não é jornal. coletivo, queira assumir ou não.
ofensas, calúnias tão fora disso.
mas cortar o papo, bloquear debatedores honestos pega mal. não é, digamos, educado.
de repente um espaço que se diz democrático - a rede -que é democrático genética e técnicamente. livre por incontrolável. - esse espaço reproduz o passado. edição. poder. tem kamelo na rede.
o texto da marjorie e a rosa lá. grande diálogo.
aqui se discute religião e futebol.
isso é a rede.
livre por natureza.
Dvorak (12/03/2009 - 13:10)
O texto citado no "Post-Scriptum" do meu comentário anterior, diz respeito ao texto escrito pelo Azenha...
Stella (12/03/2009 - 12:58)
Assino embaixo do comentário do Neo-tupi. Muitos confundem respeito às instituições, respeito à democracia com medo, comodismo e falta de vontade e minimizam a complexidade de um país como o Brasil.
Fábio (12/03/2009 - 12:36)
A oposiçao (PSDB e DEMO) sao tao fracos e corruptos e hipocritas, que nao tem coragem de mexer com o governo pois sabem que algo pode se voltar contra eles, é a politica do "Rabo Preso" se falarem mal do outro estarao concerteza falando mal de si mesmo. No Brasil politica é troca de favores ou troca de chantagens. Talves o governo Lula esteja acertando em ajudar politicas calcadas no social e humanismo, areas onde o resultado sao mais demorados, mas no geral foi um governo que nao ousou ser ousado e foi intimidado constantemente por conservadores.
graciliano (12/03/2009 - 11:52)
Vá lá que enfrentar as elites econômicas esteja acima da forças do Lula. 84% de popularidade não são 84% ou nem a metade, de mobilização. Mas pelo menos num aspecto Lula poderia ter feito muito, muito mais: no enfrentamento da mídia golpista que, além de atingir a ele pessoalmente e ao seu governo, comete um crime contra a população e contra a Democracia.
Como fazê-lo? Primeiro, estimulando a concorrência, com desconcentração das verbas publicitárias da União. Segundo, desmentindo as mentiras e nominando os mentirosos (um décimo do faz Hugo Chávez já inibiria os barões). Terceiro, fazendo valer a lei das concessões (a rigor, a maioria das TVs e rádios são clandestinas, porque suas concessões estão vencidas). Sei que isto é difícil, já que depende do Congresso e ali uns 30% ganharam concessões nos governos anteriores. Mas a lei existe, é democrática, e as concessões não pertencem ao governo para com elas negociar: pertencem a cada um de nós. Sou dono de 1/ 190 milhões de avos da Globo, da Band, da Record.
Quarto, liberalizar as regras para meios alternativos, como rádios comunitárias (criminalizadas), jornais locais (são livres mas não têm patrocínio), emissoras de sindicatos, etc.
Cumprir a lei que proíbe a propriedade cruzada de meios na mesma região pelos mesmos donos.
Iriam chamar o lula de ditador, falar em liberdade de imprensa, etc. Mas já não o fazem todo dia?
Abdelnur (12/03/2009 - 11:45)
"Brimo" Azenha,
lendo seu texto,tomei um baita susto. Fiquei com a nítida impressão que estava assistindo o Jornal Nacional.
Mas já passou. Tomei um calmante...
Alla-hu-Akbar
Nilson de Vix (12/03/2009 - 11:34)
Obrigado, Gaucho, pelo auxilio...
"gaúcho (11/03/2009 - 19:54)
Caro Azenha, achei a sua análise simplista para a complexidade do país. Também não concordo que o governo demorou a agir no enfrentamento da crise. Quais são os atores políticos que Lula poderia aliar-se para governar? Infelizmente, ainda não houve uma renovação política que propicie chutar as velhas raposas como Sarney, Calheiros e cia. O presidencialismo brasileiro é na verdade um parlamentarismo disfarçado, se você não tiver uma maioria no Congresso você não faz nada. O discurso de demonizar a política e os políticos é criação da direita, todos estão lá porque alguém votou neles. Também não concordo que o Brasil seja pior do que a maioria dos países; pergunto o que é a Itália na mão de Berlusconi?; o que foi os EUA na mão de Bush?; o que foi a Espanha na mão de Asnar? e por ai vai. Nós precisamos a aceitar o jogo político, a crítica é salutar e amadurece o país, mas no Brasil temos moralistas demais e cidadãos politizados de menos."
Carlos (12/03/2009 - 11:04)
Não dá pra entender a subserviência(é o único termo que encontro) do Lula em relação a esse pessoal do B.Central, principalmente o Meirelles. Lula já deveria tê-los demitido em setembro do ano passado. Ficou esperando o quê? Meirelles pode ser aceitável em épocas tranquilas. Quando começa a pancadaria, aí ele já não serve mais.
carlos rico (12/03/2009 - 10:37)
Muito boa sua explanação.Faltou coragem.Mas,do que a burguesia ainda tem medo?Por que ela ataca o governo?Até de vagabundas e vadias,duas governistas já foram chamadas.O medo, caro L.C.Azenha,é da possível sucessão de um candidato do PT,período em que o Lula vai pegar seu banquinho e sair de fininho.O Lula entrou só para ajeitar a casa para seu sucessor(a),deixou arejada,para quem sabe, seu companheiro presidente possa atender corajosamente,antes de tudo aos nossos anseios políticos.
zeleandro (12/03/2009 - 10:26)
"Promoveu a ascensão de uma nova classe média que reproduz acriticamente como verdade o que ouve no BBB ou no Jornal Nacional -- quando consegue discernir entre um e outro."
Melhor frase do ano.
Jorge Nunes (12/03/2009 - 09:19)
Lula tem a oposição que pediu a Deus, Barack Obama deve ter inveja. Mas isso é ruim, pois o governo nunca é cobrado em ações políticas. Ao invés de desejar ações políticas a oposição fica se prendendo em atacar o governo com grampos sem áudio e em outras ações fazias.
Isso é ruim, pois não resolve os problemas do país e tira da oposição a capacidade de criar projetos (olhem para São Paulo).
A mídia brasileira acho que contribuiu fortemente para a destruição de uma maior participação política. No governo Lula houve várias ações em fóruns e em projetos governamentais, onde se leva para a população o debate político.
O grande problema é que este debate fica longe dos grandes meios de comunicação. Mas houve um aumento da bancada do PT em relação a 2002.
Márcio (12/03/2009 - 08:50)
Primeiro a história de que no dia seguinte à posse do Sr. Serra, a biografia do Lula seria jogada no lixo. Agora esta da falta de coragem política. Azenha gostaria que você fosse um pouco mais preciso em como este governo materializaria estes seus anseios. Em minha opinião o Lula está em um mato sem cachorro. Qualquer avanço em um ambiente tão agressivo e cheio de "minas explosivas" como este, é um grande avanço. E sob a batuta de Lula, eu apontaria vários. Até você dando eco à utilização do termo "marolinha", como se isso fosse a origem de toda a desgraça que se abate sobre a economia. A utilização deste termo nada mais foi do que o erro de um julgamento honesto permeado por excesso de otimismo. Qual o pecado? Fico imaginando mais oito anos com estes "pequenos avanços" o que será o Brasil em 2018. Por outro lado, a opção é o Sr. Serra e aqueles que o acompanharão em sua jornada (PFL, PPS, etc.....). A realidade é a realidade e é por ela que devemos nos orientar e principalmente, julgar.
Thaís Gondar (12/03/2009 - 08:12)
Muito bom, Azenha! Artigo decentíssimo e muito centrado! Bem diferente das opiniões apaixonadas e sem respaldo que vemos por aqui (tanto de esquerda, quanto de direita). Antes de mais nada, é preciso ter o olhar crítico! Parabéns pelo belo trabalho!
Sofia (12/03/2009 - 06:54)
Vamos relembrar o que Maria Conceição Tavares falou à Carta Maior. Achei neste blog o texto:
"Minha percepção mais clara é de que será uma guerra de resistência; e que o Brasil tem condições de segurar o manche, e agüentar", assinala.
http://blogdeumsem-mdia.blogspot.com/2009/03/entrevista-maria-da-conceicao-tavares.html
ana cruz (12/03/2009 - 06:28)
Pelos erros cometidos, Dilma vai pagar o pato em 2010. Podem ter certeza que se os tucanos retornarem em 2010 não vão deixar pedra sobre pedra do governo LULA.
Neo-tupi (12/03/2009 - 05:38)
Menos, né Azenha. O povo elege este congresso para Lula governar, e você queria o quê?
Que Lula desse um golpe de Estado?
Não dá para governar mais do que já faz com os movimentos sociais, se os mov. sociais não conseguem colocar mais gente no congresso nacional para formar bancada.
Tem muita precisando aprender como fazer com Lula em vez de criticar. Ele veio de movimentos sociais e chegou à presidência. Movimentos sociais estão representados nos ministérios.
Querer que Lula feche a Globo também é outra piada. Ele vai passar o resto da vida sendo atacado por acabar com a novela das oito e o BBB. Nunca mais se elege. A TV Brasil está aí, a NBR também, quem quiser, use o controle remoto.
Mas a pérola é dizer que só 10% das mulheres se elegem. Até isso é culpa do Lula? Logo ele que tirou do bolso uma candidata a presidente, que não era candidata natural das forças políticas de apoio?
Neo-tupi (12/03/2009 - 00:51)
Perguntar não ofende:
Qual seria o cenário do PIB no 4o. trimestre se a SELIC tivesse sido cortada 1, 2 ou 3 pontos percentuais abaixo do que foi há 3 ou 6 meses atrás?
Por acaso ficaria tudo lindo e maravilhoso, com o Brasil se tomando o papel que era da China como locomotiva do mundo?
Ou haveria fuga de capitais, com o BC queimando reservas, o câmbio instável, crise de confiança no Real, e aumento da inflação diante da incerteza?
Ivan Moraes (12/03/2009 - 00:29)
"O conservadorismo do Banco Central é típico de quem não se deu conta de que estamos vivendo um momento de transformação":
Nao, Azenha. Eh tipico de sabotadores. Que eh o que o banco central eh.
Renato Lira (12/03/2009 - 00:15)
Prometo que termino agora.
Esqueçam o Belluzzo.
Ele é serrista.
E filiado ao PPS, o partido dos caricatos e da boquinha.
edu colorado (11/03/2009 - 23:55)
Sabe o que falta ao Lula? Coragem. Fora, Meireles!!!
Eduardo Guimarães (11/03/2009 - 23:35)
Azenha,
é inegável que você venceu a aposta. A situação se deteriorou muito rapidamente.
No entanto, se você pegar meus textos desde setembro do ano passado até ontem, verá que todos eles contêm ressalva de que, obviamente, a crise poderia sair de controle, crescer muito na origem e, assim, atingir-nos de forma mais contundente.
Por outro lado, minimizar o papel da imprensa no sentido de alarmar a população contraria até os mais conservadores críticos da imprensa.
Tome-se o caso do Luis Nassif, talvez o mais sóbrio dos jornalistas independentes hoje no que tange as inevitáveis críticas à mídia. Até ele reconhece que o noticiário tem agravado os efeitos de uma crise que mesmo sem noticiário alarmista, por si só, já é grave.
Talvez por conta da sua atividade profissional, Azenha, você não tenha tido muito contato com o pequeno empresariado, que apesar de ter demanda fica tentando adivinhar o futuro e se masturbando com as notícias sobre o fim do mundo.
Enfim, a situação é grave, mas o Brasil tem instrumentos que a maioria dos países não tem. Temos muita política monetária ainda para fazer. Temos reservas internacionais que nos dão fôlego e perspectiva de voltar a ter superávit na conta corrente cambial e na balança comercial entre importações e exportações. E temos um mercado interno fantástico.
Como você sabe, minha filha está na Austrália, que tem situação parecia com a nossa. Lá, não masturbam a crise por acharem pernicioso. Já aqui...
O Brasileiro (11/03/2009 - 23:30)
Digo sem medo de errar que este seu texto é um dos melhores que eu já li em minha vida! Concordo com você em absolutamente tudo... e vc sabe que isso é uma coisa rara entre dois seres humanos!
Seu texto é o retrato da história brasileira pós-ditadura - o imobilismo. É como se os brasileiros ainda se sentissem presos, vigiados... ainda têm medo de perder o pouco que têm!!!
O Lula é apenas o retrato dos brasileiros... é como se o time dele estivesse jogando com os 11 em campo, o time adversário só tivesse três jogadores, e o time dos brasileiros não tivesse coragem de passar do seu meio campo com a bola mesmo com toda a vantagem!!! Os brasileiros não ousam, e o Lula também não ousa!!!
De onde vem tanto medo de enfrentar a elite e a mídia golpista subserviente a ela? Vem dos chicotes da senzala?
Juan Montesinos (11/03/2009 - 23:03)
O que você vai ganhar se ganhar a aposta, Azenha?
Maria (11/03/2009 - 22:42)
Lucifer,
Concordo integralmente com o seu comentário. Com tantos inimigos poderosos, sem mencionar o "fogo amigo", até que o metalúrgico está se saindo bem. Quem faria mais e melhor em contexto tão hostil? Um Estado Nacional em uma democracia tem três poderes independentes, fortemente pressionados, porém, pelo poder econômico/financeiro, que gerou em escala global a crise que aí está. Em não poucas críticas esse "detalhe" é ignorado. Acertar as coisas ao nível de nossos anseios é coisa para um novo Cristo, com indiscutível capacidade de redenção. E isto não existe no Brasil e em nenhum canto do planeta.
Francisco (11/03/2009 - 22:19)
Az,
Perfeito! Esta foi a melhor leitura sobre a maneira de Lula governar. Com 84% de aprovação popular era para Lula chutar o pau da barraca do congresso, abraçar o povo e exigir as reformas que o país precisa e ele, Lula, sabe disso.
Mateus Nascimento (11/03/2009 - 21:59)
Excelente seu texto Azenha, o Lula quer governar agradando gregos e troianos, e isso gera essa "coisa" com um pé na esquerda e o outro na direita que é o governo.
João Negrão (11/03/2009 - 21:31)
Calma, Azenha! Até parece que você se contaminou. Deixa o pessimismo para lá! O problema é que a correlação de forças políticas no Brasil é sempre desfavorável à esquerda, essa esquerda burra que mal se une na cadeia. Então, é isso que temos aí. Eu comungo com o Eduardo Guimarães e acredito que o Lula sabe o que está fazendo. Você vai perder a aposta. Abraços
Lúcifer (11/03/2009 - 21:01)
Considerando, que uma estrada que tem menos de dez quilômetros,não consegue ser concluída,já tendo licença ambiental federal,há três anos,no município de Angra dos Reis,RJ,por impedimento de licenças ambientais estaduais e municipais!!! Pergunta-se,Lula ,já não fez muito nesses quase sete anos?As forças inerciais que conspiram e conspiraram contra mudanças,quaisquer que fossem,ao longo da história , remota e recente do país, continuam atuando e com novos e oportunistas aliados:mídia,elite financeira,segmentos reacionários postados estratégicamente. Veja-se, aqui mesmo,o episódio envolvendo um delegado de polícia, numa investigação que deveria ser rotineira. Perceberam o nível dos agentes de intervenção,nesse caso?Senadores,Ministro do STF,políticos de variados graus de importância, a própria PF e a Abin,que pela sua natureza ,deveria ser preservada de qualquer exposição.Ou esqueceram a mobilização na execução de decreto federal, sobre terras indígenas,ameaçando um motim num estado fronteiriço estratégico e com gestos de apoio militar. Dificuldades sempre existiram,com um metalúrgico, oriundo de partido de massa,essas se multiplicam, "ad infinitum"."Governar o Brasil,não é difícil, é impossível !" adaptação do que os italianos,pensam e dizem do seu país. FHC, fez pior: afirmou publicamente :" É fácil governar o Brasil!".Concordam?
bentoxvi-o santo (11/03/2009 - 20:45)
AZENHA.EXISTE AS ALMAS GEMEAS...E NÓS TEMOS OS PENSAMENTOS GEMEOS...CONCORDO TOTALMENTE CONTIGO...LEMBREMOS QUE O GOVERNO LULA JÁ ESTA TERMINANDO...E NÓS????COMO FICAMOS???
Gerson (11/03/2009 - 20:13)
Meu cometário foi sem nome por engano, "Lula é um bunda mole" ?
Lucas Jerzy Portela (11/03/2009 - 20:04)
Nome bom para o BC?
Senão vejamos. Meirelles é tucano de Goiás - se existe algo mais conservador que tucano paulista, é tucano goiano. Beira o carlismo.
Lula quer um tucano no BC? Ok, não me oponho (nem todo tucano do sul é neoliberal - e eu sequer tô pedindo o tucanato que apoia Wagner, do PT, na Bahia, ou o estatizante tout-cours de Aécio, em Minas).
Vamos lá: um tucano que agrade a FH, Serra, Yeda, e tudo mais - e que consiga manobrar esta josta melhor do que Meirelles, com um minimo de não-ignorancia, serve?
Se servir, sugiro Yoshiaki Nakano.
Se tiver de ser a esquerda mesmo, aí é que nomes não faltam...
emerson (11/03/2009 - 20:04)
Olá a todos. Acho que há meio ano se discute (principalmente entre os blogueiros) sobre a mudança na presidência do BC, contudo nunca foi apresentado algum nome que fosse imediatamente aclamado. Me lembro que anos atrás, o nome que despertava discussões era o do ministro da fazenda. Hoje, o presidente do BC aparece mais do que o do ministro, o que para mim é um sinal de anomalia. Assim como a presidência do STF, a do BC deveria ser discreta e desconhecida para a maioria das pessoas. Não sei quem seria um presidente do BC ideal, mas acho que seria fundamental que fosse alguém que fosse desconhecido da maioria.
waleria (11/03/2009 - 19:50)
Nota MIL Azenha.
Obrigada
Fernando (11/03/2009 - 19:43)
Existe algum nome bom para o BC?
Ouvi falar no tal cara que agora é presidente do Palmeiras, mas não conheço suas idéias, parece que é ou foi filiado ao PMDB.
John Bastos afirma: "...e temos uma imprensa que fala a verdade."
Sr. John, ando desconfiado quanto à credibilidade da imprensa,
à sua forma de noticiar. Há jornalistas de respeito que denunciam veementemente comportamentos aéticos e interesses suspeitos em vários jornais, revistas e grupos editoriais do Brasil. Não tenho razões para compartilhar dessa sua certeza. Talvez muitos brasileiros se sintam como eu.