Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

Sobre o site

Conheça um pouco da história do Viomundo.

Leia!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Opinião Utilidades

GERAÇÃO PROGRESSISTA ENTERROU A OBRA-PRIMA DOS NEOCONS

Atualizado em 06 de novembro de 2008 às 14:45 | Publicado em 05 de novembro de 2008 às 10:54

Eu ontem troquei breves palavras com Jacob Heilbrunn, autor do livro "The Knew they were Right", que trata dos neocons americanos. Disse a ele que achava incrível a proeminência de neocons no Brasil -- Otavinho Frias, Ali Kamel, Reinaldo Azevedo, Demétrio Magnoli e outros reaças -- e ele respondeu: "Eles estão em toda parte".

É óbvio que a maior parte dos jornalistas brasileiros não tem a menor noção do que aconteceu nos Estados Unidos e vai esperar a capa da próxima revista Time para descobrir. Barack Obama não é um político "de esquerda". É um liberal, da esquerda do Partido Democrata. Um liberal da cepa de Ted Kennedy que apostou em um programa de governo centrista.

O mais interessante na vitória de Obama é que ele conseguiu organizar um movimento em torno de sua candidatura, usando a internet como ferramenta. Recebeu mais de três milhões de doações de pequenos contribuintes, pessoas que se mobilizaram para elegê-lo. Esse movimento vai além da eleição. Obama já avisou que vai entrar em contato com essa "base" nos próximos dias. Com Obama também chega ao poder uma nova geração de eleitores e a boa notícia é que essa garotada é progressista. Eu disse P-R-O-G-R-E-S-S-I-S-T-A. Quer saber o tamanho dela? Cheque os números dos que votaram pela primeira vez nos Estados Unidos e a participação do eleitorado jovem.

Como você, caro leitor, bem sabe, a classe média brasileira chega atrasada em todos os "modismos" universais. E eis que agora temos, em cargos importantes na mídia brasileira, uma geração articulada de neocons. Exatamente no momento em que uma geração de jovens progressistas chega ao poder nos Estados Unidos para promover o enterro das idéias dos neocons originais. Sim, sem o aprofundamento da crise econômica provavelmente Barack Obama não teria vencido. Mas também não teria vencido se o eleitorado americano não tivesse rejeitado o governo Bush. E o governo Bush, embora eles não assumam, é a obra-prima dos neocons.

Resultado por idade:

18-29 anos (18% do eleitorado) - Obama 66% a 32%

30-44 (29%) - Obama 52% a 46%

45-64 (37%) - Obama 50% a 49%

65 ou mais (16%) - McCain 53% a 45%


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
John Bastos (11/11/2008 - 14:30)
"o fechamento político do regime cubano somente ocorreu quando ficou claro que o governo dos EUA estava desestabilizando o governo do país, com bloqueio econômico e comercial, com sabotagens, atentados terroristas, etc."

Eh gente como voce que se vivesse nos anos 30 teria aplaudido o massacre de milhoes por Stalin na Ucrania. Lixo.

Marcos D. (08/11/2008 - 10:32)
Como a Direita reacionária latino-americana irá reagir quando Obama decidir acabar com as torturas em Guantanámo e fechar a base e quando ele decidir terminar com o bloqueio?


Cuba fará concessões em termos de abertura política e econômica? Com certeza. Afinal, o fechamento político do regime cubano somente ocorreu quando ficou claro que o governo dos EUA estava desestabilizando o governo do país, com bloqueio econômico e comercial, com sabotagens, atentados terroristas, etc. Foi a 'Operação Moongoose', desencadeada pela CIA no governo Kennedy, e que foi a responsável pelo fato do governo cubano impor um controle político mais restrito sobre o país.


Sem falar do desastre da invasão da Baía dos Porcos. Até Che Guevara agradeceu aos norte-americanos pela mesma, pois ela colocou todo o povo cubano a favor do governo do país, o que inviabilizou qualquer tentativa mais séria da oposição de minar o governo revolucionário.

Rodrigo - Londrina (06/11/2008 - 21:09)
Sr. Leamartine Pinheiro de Souza (05/11/2008 - 15:09):

Relembremos rapidamente o clássico conceito forjado pela composição da Assembléia Nacional Francesa pós revolução. Jacobinos sentavam-se à esquerda e tinham como características comum serem radicais e progressistas, enquanto os Girondinos sentavam-se à direita e eram moderados e conservadores, grosso modo.

É preciso sempre contextualizar adjetivações. Ser de esquerda no Brasil não é a mesma coisa que ser socialista. Assim como ser liberal nos EUA não é a mesma coisa que ser de direita.

Dentro de um mesmo modo de produção, seja ele capitalista ou socialista, existirá sempre direita e esquerda.

Esclarecendo isso, penso que o Sr. poderia encarar a paráfrase feita do Tim Maia como sendo um protesto contra o conservadorismo de nossas massas.

Ruy barbosa maciel (06/11/2008 - 16:56)
Estou esperando para ver como a DIREITA festiva da America Latina vai reagir quando o Obama falar para os EUA derrubar o muro, libertar os presos politicos e desmontar o aparato totalitário.
Entedeu ow JOÃO BASTOS? Nós temos a mesma visão sobre o mesmo problema. Ocorre que eu vejo o problema em mais lugares que você!



Giovanni (06/11/2008 - 16:26)
( para John " waine" Bastos) : primeiro ele vai desmontar Guantânamo, para tristeza dos reacionários. Aprenda com seus pares nécios: aposentadoria, e uma prainha em Havana...

Ivan Alves (06/11/2008 - 12:22)
Azenha.
Parece que o "lado negro da força" na Justiça Federal, representado pelo Juíz Masloun, defensora dos interesses do Daniel Dantas no Poder Judiciáriio,opera para desacreditar os Policiais Federais que estão no encalço do megameliante do colarinho branco Dantas.
Afinal, o que se pode entender das buscas feitas por agentes da própria Polícia Federal contra a residência do Delegado Protógenes, justamente às vésperas do STF julgar o mérito do Habeas Corpus concedido pelo Gilmar Mendes, que libertou duas vezes seguidas o facínora da prisão?
Neste caso vergonhoso para a Justiça brasileira, parece que o bandido está querendo prender a Polícia, através de seus agentes infiltrados no aparelho judiciário!!!
É uma completa inversão de valores, até quando o povo suportará tamanha falta de vergonha e falta de limites de nosso poder judiciário?

John Bastos (06/11/2008 - 10:43)
Estou esperando para ver como a esquerda festiva da America Latina vai reagir quando o Obama falar para Cuba derrubar o muro, libertar os presos politicos e desmontar o aparato totalitario.

Marcela Kern (06/11/2008 - 09:25)
Eu diria que Obama, ao contrário de McCain, conhece muito melhor os EUA real. Ele esteve nas ruas, trabalhando no corpo-a-corpo com as pessoas e, naturalmente, conquistando-as. Ele não precisaria estar ali, nos bairros pobres de Chicago, berço de sua mulher que como ele já tinha, por assim dizer, "vencido na vida", conquistado muito mais do que se poderia esperar deles. Mas creio que Obama sabia que podia sonhar mais alto. Ele conhecia os mais íntimos sentimentos populares de insatisfação. E, ao identificar-se com eles, quase que naturalmente, personalisou a mudança tão sonhada e agora aparentemente possível. "Yes, we can", o mote de sua campanha, é a ponte entre a dúvida e a certeza. Obama assim conquistou nao só os sentimentos dos menos abastados, mas da maioria do povo que desejava virar a página "Bush" e poder viajar pelo mundo sem ter vergonha de ser americano. O agravamento da crise veio para provar ambos os candidatos e Obama saiu na frente. A festa da vitória mostra o extravasar de muitos sentimentos: uma nação em ebulição, em êxtase. Obama, no entanto, previne, fala das difilculdades que se aproximam e pede unidade para vencer nao só a eleição, mas para fazer de seu governo um governo possível e vitorioso. Mostra assim humildade e clareza dos desafios à sua frente. Se os EUA realmente vão mudar a sua política ou se só mudarão de presidente, fica a conferir. Mas certo é que o povo americano mostrou ao mundo a sua cara real, e ela nao é a cara de um herói de guerra.

Otaciel de Oliveira Melo (06/11/2008 - 08:21)
Prezado SÉRGIO
Você fez o seguinte comentário: "O que me deixa triste é que não identifico no Brasil um mesmo tipo de movimento de juventude progressista, bem informada e que usa a internet para se articular contra o status quo neocon. Será que teremos que naufragar numa grande crise semelhante à americana para podermos produzir uma política contrária aos interesses que mandam no Brasil desde sempre?".

Você tem toda a razão. Sou profesor e não vejo meus alunos, que se encontram na metade de um curso de Geologia, preocupados com o destino desse país. De vez em quando eu levo um texto impresso, que obtenho na internet, para discutirmos. Peço para eles lerem no começo da aula. Eles dão uma lida apressada (talvez com medo, mas eu não os obrigo ou faço qualquer ameaça), e no final quase sempre me perguntam o que aquele assunto tem a ver com o programa da disciplina. O problema é que a escola brasileira (refiro-me principalmente ao 1º e 2° graus) não ministra lições de cidadania. Quando muito preparam os garotos para tornarem-se futuros consumidores, muito de acordo com os desejos do mercado e da mídia corporativa. Por outro lado, a escola brasileira é muito árida de poesia, de música e de humor. Na escola pública, o livro paradidático é um artigo de luxo. Essa falta de hábito com a leitura dificulta enormemente o aprendizado e leva o aluno a se expressar muito mal na sua própria lingua. Agora, de uma coisa você pode ter certeza: a maioria dos meus alunos pensa em ficar rica.

(06/11/2008 - 07:46)
Obama deverá fazer um governo pragmático. É isso que se deve esperar dele. Se fizer isso, colocará o país no eixo. Eu vejo o pragmatismo como sinônimo de bom-senso. Agora o que, a meu ver, é relevante é ele chamar os "inimigos" dos Estados Unidos para conversar. Ou visitá-los, quem sabe. Aí eu quero ver se esses representantes estrangeiros irão rejeitar uma conversa. Aí veremos q

Daniel Xavier (06/11/2008 - 07:22)
Azenha, mas será que já acabou a lua-de-mel da Globo com o Obama ou eu estou vendo coisas? Dá uma olhada nessa matéria do Waack pro Jornal da Globo. Chegou a insinuar que Obama vai ser pior que Bush, como se isso fosse possível. Dá sua opinião:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM907317-7823-ESPECIALISTA EM POLITICA EXTERNA COMENTA DISCURSO DE BARACK OBAMA,00.html

Ivan Moraes (06/11/2008 - 03:06)
"E eis que agora temos, em cargos importantes na mídia brasileira, uma geração articulada de neocons. Exatamente no momento em que uma geração de jovens progressistas chega ao poder nos Estados Unidos para promover o enterro das idéias dos neocons originais": foi falta de aviso, Azenha? Foi falta de aviso, gente? Eu estava falando de invasao ha anos atraz. Foi falta de aviso?

Ai estao eles, os cricris neocons brasileiros, infiltrados, ladroes, filhos da puta, e ainda vao -na melhor das hipoteses- encher o saco por mais uns 15 anos, e na pior das hipoteses, destruir tudo em que encostam como sempre fizeram.

Eu avisei ou nao avisei?

Gerson (06/11/2008 - 01:31)
O Obama foi eleito porque os estadunidenses estão com o "ORGULHO FERIDO".
Isso é o inconciente Coletivo: Para eles o recado ao Obama é: (Ei Cara !! Coloque-nos de volta no lugar que sempre foi nosso, igual ao Corintians que foi pra segunda divisão no futebol e agora está voltando para a primeira. E para o resto do mundo: "Que Maravilha essa Democracia Americana")
É o resgate de todas as injustiças com os negros !! (foi isso que ouvi N vezes nos noticiários, inclusive ex embaixadores e diplomatas)
Detalhe: Na California, considerado um estado (provincia?) liberal foi rejeitada a união civil de parceiros do mesmo sexo.
Pago para ver o Obama retirar as tropas do Iraque em 12 meses como ele prometeu.
Vou rezar pelo Obama. Assim como rezei pelo Lula.

Rodrigo de Alcantara Zimmermann (05/11/2008 - 22:35)
Caro Azenha, ainda inebriado de euforia, sim, acredito que a vitória de Obama é uma ofuscante luz de Esperança neste mundo até há pouco dominado pelas trevas da Desumanidade. É, sem dúvida, um sinal de que, apesar de tudo, um Mundo melhor é possível. Desejo, com toda a força, que este homem consiga driblar todos os que quererão derrubá-lo, e fazer um bom Governo aos EUA, ao Mundo e, acima de tudo, à Humanidade. Abraço

luiz freire (05/11/2008 - 21:49)
Acho muita graça o leitorado do Azenha ter se apropriado
de Obama. Qualquer pessoa mínimamente informada sempre
teve Bush como uma besta quadrada. Animador de torcida em
seu período universitário, alcoólatra, totalmente despreparado, venceu na carreira
política (suponho) nas costas de seu pai. Chegou à presidência sem ser o mais votado. Para não criar um caso
vergonhoso, logo nos Estados Unidos, o vencedor da eleição
de 2000, Al Gore abriu mão de disputar o cargo na Justiça.
Jamais me conformei com o fato de que um medíocre como
Bush tenha chegado onde chegou.
Estou intrigado agora com o fato de que os "progressistas"
tenham se identificado com o perfil de Obama.
Leiam o artigo do Jabor publicado ontem e constatem que
há alguma coisa fora do lugar.

Marcos D. (05/11/2008 - 19:58)
Vídeo que mostra o momento exato em que a MSNBC anunciou a vitória de Obama na eleição presidencial e a reação dos seus eleitores em várias cidades norte-americanas.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=e7FKaiXaz0o

ricardo silveira (05/11/2008 - 19:56)
Sem dúvida, a eleição de Obama é um acontecimento extraordinário, sobretudo porque os Estados Unidos servem de exemplo, para o bem ou para o mal, aos diversos países do globo. Entre nós, onde as cotas para negros na educação superior é criticada ferozmente pela elite fascista, quem sabe o exemplo do irmão do norte ajude a combater a estupidez do racismo que ainda existe por aqui.

Adevilson (05/11/2008 - 19:51)
Olá, Azenha!
Me desculpe fugir do assunto, mas você viu o que está acontecendo com os investigadores do Satiagraha? Pelamor, divulgue isto. É um absurdo.
Abraços.

Marcos D. (05/11/2008 - 19:14)
Obama nasceu no Havaí, filho de pai queniano e muçulmano e de mãe norte-americana e cristã, foi morar e estudar na Indonésia e voltou para morar, estudar e trabalhar nos EUA. Assim, Obama é o primeiro Presidente Globalizado deste mundo Global!

bentoxvi-o santo (05/11/2008 - 19:09)
MEU DEUS!!!!QUANDO ACREDITAMOS QUE JÁ EVOLUIMOS PARA OUTRO PATAMAR...QUEM MENOS ESPERAMOS...REPETEM AQUÍ...A ALEGRIA DO PIG...DEMONSTRANDO COMO A IDEOLOGIA É TUDO...É A FORÇA MOTRIZ DA HUMANIDADE...ATÉ OS QUE PENSAVAMOS VACINADOS...VIVENDO E APRENDENDO...

Marcia Costa (05/11/2008 - 18:56)
Azenha, esse seu blog é extraordinário e divertido, como tudo de bom na vida deve ser.

Pedro Miranda, Economista, Brasilia (05/11/2008 - 17:28)
Azenha, veja o que essa "Besta Quadrada" do PIG, Eliane Cantanhêde, falou sobre a vitória do Obama, hoje na Folha:"Lá nos EUA, como aqui no Brasil, Obama e Lula têm muitas coisas em comum. Uma delas é essa: sorte, uma incomensurável sorte."
È muito otária, mesmo, hem! hahahahah.

Andre Paulo (05/11/2008 - 17:20)
Parabéns aos Estados Unidos d América, se eu fosse traduzir este feliz momento em uma música, acho que escolheria Tempos Modernos do Lulu Santos...

Geraldo Mendes (05/11/2008 - 16:48)
MELHORES(?) MOMENTOS DE MIRIAM LEITÃO

Hoje na CBN a Miriam se superou. Ela teceu elogios ao McCain por ele ter parabenizado o Obama. Até aí tudo bem. Mas ela continuou. Lá nos EUA, segundo ela, a democracia atingiu um estágio avançado. Os perdedores colocam o espírito cívico acima de suas vaidades e assumem a postura de construir o país, coisa que, segundo Miriam, se começa a fazer por aqui. Miriam citou Marta, cumprimentando Kassab pela vitória, dizendo amar São Paulo e se dispondo a ajudar. Pena que ela não possa citar nenhum exemplo tucano ou pefelista, que tripudiam o PT quando ganham e juram vingança (oposição sistemática) quando perdem. Pena que ela não possa citar como exemplo O Globo, que cobra diariamene Paes por suas promessas e destaca o qeu considera suas quebras, mas não faz o mesmo com Kassab, como no projeto de pedágio urbano encaminhado por vereador do DEM, uma semana depois de ganhar a eleição.

Logo Miriam Leitão, que tem passado esses últimos 6 anos desconstruindo o Governo Lula, com seu pessimismo matinal e a crise que não quebrou o Brasil, "ainda"(sic).

jairo (05/11/2008 - 16:45)
Em tempo: aqui vai uma sugestão de manchete para a próxima edição da Folha:
"Serra lidera pesquisa para sucessão de Obama".

Stella (05/11/2008 - 16:43)
Até nisso Sampa tá capengando: jovens e progressistas são "adjetivos" mutuamente exclusivos por essas bandas.

Eduardo Guimarães (05/11/2008 - 16:42)
Da BBC Brasil
Onda iniciada na América do Sul chegou aos EUA, diz Chávez
(Com informações da BBC Brasil)
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, felicitou o democrata Barack Obama pela sua eleição à Casa Branca, defendendo que a "mudança" iniciada com governos de orientação social na América do Sul "está batendo nas portas dos Estados Unidos".
Chávez fez as declarações em um comunicado distribuído pelo Ministério das Relações
Exteriores da Venezuela nesta quarta-feira.
"Neste dia de esperança para os americanos, o presidente Hugo Chávez, em nome do povo da Venezuela, expressa sua felicitação ao povo dos Estados Unidos e ao presidente eleito Barack Obama pela importante vitória obtida em eleições que atraíram as expectativas da opinião pública internacional", diz o comunicado.
"A eleição histórica de um afrodescendente para a cabeça da nação mais poderosa do mundo é sintoma de que a mudança de época que nasceu a partir do sul da América
Pode estar batendo nas portas dos Estados Unidos.
Há menos de dois meses, Chávez e expulsou o embaixador americano em Caracas - e retirou o representante venezuelano dos Estados Unidos -, rompendo relações com Washington em meio a uma vilenta troca de acusações.
Na época, o presidente venezuelano se referiu aos integrantes do governo do presidente Bush de "ianques de merda" e disse que só voltaria a reavaliar o reatamento das relações comos EUA quando a Casa Branca tivesse um novo governo.

jairo (05/11/2008 - 16:41)
Ao ver a idade média dos eleitores de McCain, deve-se concluir que o termo "neo-cons" deve ser substituído por "old-cons".
Agora, quanto ao resto, calma aí, rapaziada, não vamos nos empolgar além da conta. Essa "raça" (como diria Herr Bornhausen) é dura de morrer. A eleição de Obama, por si só,não significa que daqui para a frente será tudo uma maravilha.
Não apenas nos EUA, como principalmente aqui no Brasil.
É preciso sempre acreditar e nunca deixar de pôr em prática as palavras mágicas: "Yes, we can".

Diego VIana (05/11/2008 - 15:47)
Vi um trecho deste texto citado no Animot e tive de vir parabenizá-lo. É um alívio enorme saber que a estupidez que domina nossos "meios pensantes" ficou com as calças na mão. O mundo ainda tem esperança, resta ver o Brasil.

carlos anselmo-fort/ce (05/11/2008 - 15:45)
grande azenha,

atenção magote de neocons, daqui e alhures: vão pra baixa da égua e pronto!

abçs

Juan Montesinos (05/11/2008 - 15:33)
"O que me deixa triste é que não identifico no Brasil um mesmo tipo de movimento de juventude progressista, bem informada e que usa a internet para se articular contra o status quo neocon. Será que teremos que naufragar numa grande crise semelhante à americana para podermos produzir uma política contrária aos interesses que mandam no Brasil desde sempre?"

Sérgio, nós não estamos aqui??

NSDD (05/11/2008 - 15:10)
"Sim, sem o aprofundamento da crise econômica provavelmente Barack Obama não teria vencido."

Azenha, não estou muito convencido sobre isso. O estouro de Wall Street ajudou, sem nenhuma dúvida. Mas a campanha de Obama foi simplesmente impecável do começo ao fim.

Ouso dizer que Obama teria ganhado apertado no colégio eleitoral.

Os 252 de Kerry/2004 Novo México Iowa Colorado somam 273 votos, 3 a mais que o necessário. Quem sabe, também teria levado Nevada e, por que não, Virgínia, onde ocorreu uma revolução demográfica. E não vamos nos esquecer de que a Flórida já vem faz tempo sofrendo com o colapso da bolha imobiliária.

O aprofundamento da crise ajudou Obama a ganhar de goleada no colégio eleitoral.

(Sr) Leamartine Pinheiro de Souza (05/11/2008 - 15:09)
Rodrigo - Londrina (05/11/2008 - 12:04)

Prezado Sr Rodrigo,

Eu sou pobre e sou de direita, afinal, sei que as esquerdas, do tipo Stalinistas, como não possuem competência para serem empreendedores no capitalismo, só esperam colocar as mãos nos bens daqueles que produziram para "socializarem" os bens dos outros.

Por isto, prefiro um regime democrático em que todos tem a possibilidade de empreenderem seus próprios negógicos, sem a ameaça dos esquerdistas que sonham, tão somente, com a sua expropriação.

No entanto, defendo o TRABALHISMO DO LULA que nunca foi, não é, e jamais será o "esquerdinha" que os radicais esperavam e que luta, tão somente, pela remuneração digna do trabalhador, diante daqueles que se dedicam à produção, ao comércic e aos serviços.

Também pudera, antes dele ser este brilhante TRABALHISTA, ele fora, sem dúvida, um grande SINDICALISTA, daí resultando a sua imprescindível racionalidade.

Por conseguinte, Tim Maia falou uma grande besteira, com pompa de sabedoria !!!

manorod51@yahoo.com.br (05/11/2008 - 15:06)
Ha, que maravilha!!! Adorei ver um negro ganhar a presidencia do pais mais poderoso do planeta. E gostei mais ainda de ver a tristeza estampada na cara do jornalista global, William Waack, ao anuciar que Obama havia ganho as eleicoes. Ele foi transparente demais, mostrou como sempre, a sua parcialidade.

Juan Montesinos (05/11/2008 - 14:50)
"Bacana ver os reaças brasileiros comendo poeira. Tentei ver a Globo pela manhã, mas daí apareceu a Miriam Leitão, e eu tive um ataque de riso, e não deu pra continuar."

Dá pra compartilhar a piada conosco? :-)

Juan Montesinos (05/11/2008 - 14:49)
"O Brasil é o único país onde, além de puta gozar, cafetão ter ciúme e traficante ser viciado, pobre é de direita."

kkkkkkkkkkkkkkkk

Elizeu de Lima (05/11/2008 - 14:44)
Azenha, os nossos neocons ainda estão traçando planos. O Bush deles ainda não nasceu. Quem sabe em 2010, como esperam. Nossa grande crise está por vir, ao menos é nisso que estão empenhados os reaças.

Luiz Carlos Azenha (05/11/2008 - 14:41)
Leider, os neocons não perdem nunca. Quando entraram em baixa nos Estados Unidos chegaram a sugerir que nem existiam como "categoria". Foi tudo um sonho... São os reis da mistificação.

Marcos D. (05/11/2008 - 14:40)
Azenha, o Flavio Aguiar escreveu um ótimo texto sobre as razões da vitória de Obama... trecho; "O dia seguinte: as raízes da vitória de Obama

Obama não galvanizou apenas um sentimento superficial, como uma leitura apressada de seu lema "é tempo de mudar" sugere. É claro que esse lema padece da indefinição que lemas de campanha costumam ter. Mas ele e o seu desempenho mexeram em raízes profundas da cultura norte-americana, não apenas em bolhas de superfície.

Flávio Aguiar".

Link: http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=15357

Leider Lincoln (05/11/2008 - 14:36)
Azenha, o Reinaldo Azevedo está sugerindo que o Obama na verdade é conservador e apenas seguirá os paradigmas de Reagan/Bush de maneira cosmeticaamente diferente...

Marcos D. (05/11/2008 - 14:27)
Azenha, olha o que o Michael Moore sugeriu que o Obama faça... tem algumas sugestões interessantes: http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&post_id=228


E o site 'Agência Carta Maior' divulgou uma carta aberta em que diz o que gostaria que Obama fizesse em seu governo... link: http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=15354

Edson Silva (05/11/2008 - 14:17)
Bush e FHC, tudo a ver.

Daniel Xavier (05/11/2008 - 14:15)
Oi Azenha! Estou em Atlanta e tirei fotos da comemoração em frente à Igreja Ebenezer, onde pregava Martin Luther King. Olha: http://midionauta.blogspot.com/2008/11/av-auburn-atlanta-rua-onde-morou-martin.html#links

NASA (05/11/2008 - 13:48)
Azenha, esse post do TPM merece tradução:

http://www.talkingpointsmemo.com/talk/blogs/eastside93/2008/11/i-didnt-vote-for-obama-today.php

Abraços



Sergio (05/11/2008 - 13:30)
O que me deixa triste é que não identifico no Brasil um mesmo tipo de movimento de juventude progressista, bem informada e que usa a internet para se articular contra o status quo neocon. Será que teremos que naufragar numa grande crise semelhante à americana para podermos produzir uma política contrária aos interesses que mandam no Brasil desde sempre?

Marcos D. (05/11/2008 - 13:30)
Adeus, Bush e seus neocons, neoliberais e fundamentalistas cristãos pré-históricos que ameaçavam levar a Humanidade para uma interminável Era das Trevas! A esperança de um mundo melhor e mais justo renasceu com a vitória de Obama! Go Obama!

jose carlos lima (05/11/2008 - 13:30)
"É a resposta de jovens e idosos, ricos e pobres, democratas e republicanos, negros, brancos, hispânicos, asiáticos, americanos nativos, gays, heterossexuais, deficientes e não-deficientes."
Ao citar esta frase do primeiro discurso de Obama a Globo cortou as palavras "gays, heterossexuais, deficientes e não-deficientes".
Deve ser para economizar e por falta de vergonha na cara.

old times (05/11/2008 - 13:15)
E AGORA OTÁVIO FRIAS E SEUS JORNALISTAS PUXA SACOS??? E AGORA VELHARADA?? O QUE FAZER COM SUAS IDÉIAS FORA DE MODA SEU MAINARDI, SEU JABOR??? E AGORA VEJA, COMO DEFENDER O AFASTAMENTO E ENCOLHIMENTO DO ESTADO??? HEIM SEU CIVITA? O QUE VÃO DISCUTIR NO MANHATTAN CONECTION??? HEIM SEUS MARINHOS E MESQUITAS? SEPULTADAS AS IDÉIAS DE TATCHER E REGAN!!! O QUE FAZER COM O LIXO NEO LIBERAL NAS REPUBLIQUETAS QUE NÃO TEM MAIS ESPELHO NO EUA?? ESSA GENTE MESQUINHAS, EGOISTAS, PRIVILEGIADA E COVARDES!! SEI QUE NÃO MUDA MUITO, MAS JÁ É UM COMEÇO!!!!

Otaciel de Oliveira Melo (05/11/2008 - 13:14)
O PIG (compreendendo os donos dos meios de comunicação golpistas e os jornalistas amestrados que os servem), é mais racistas do que os membros da KKK. Muitos deles (membros do PIG) são jovens, mas raramente progressistas e tolerantes. Um deles estava admirado e vibrando com o aumento na venda do arroz de sua fazenda, graças ao bolsa família e defendendo o aumento do salário mínimo. Mas, uma coisa que o deixava irritado era a possibilidade de vitória do candidato Obama,"um negrinho" (segundo discriminava), à presidência da "maior e mais extraordinária nação de todos os tempos", complementava. Vou checar se ele não morreu do coração. Aqui, em Fortaleza, jamais um negro chegaria a ser prefeito da cidade (não adianta falar do vice na chapa da primeira eleição de Luizianne). Eu diria que nem mesmo a ser síndico de um prédio. Os habitantes da cidade acordaram hoje como se estivessem passado a noite num velório. E eu sai cutucando todo mundo com vara curta, desde aquelas pessoas que eu encontrava no elevador do prédio onde moro até meus colegas de trabalho, sobre o que eles achavam de um negro ter sido eleito presidente da nação mais poderosa da terra. A maioria desconversava. Mas como eu sou "provocador", eu insistia: "e ai, o que você acha disso tudo?". Silêncio de missa de sétimo dia. E eu não perdia a oportunidade: "a eleição de Lula foi a coisa mais importante que aconteceu no Brasil e a eleição de Obama a coisa mais extraordinária que aconteceu nos Estados Unidos". E nada.

Hans Bintje (05/11/2008 - 13:06)
Do Le Monde Diplomatique Brasil ( http://diplo.uol.com.br/2008-03,a2318 ):

"Essa cultura remixada, misturada e miscigenada. Uma cultura que se desenvolve em rede exige o reconhecimento por parte da consciência. A partir de então, a filosofia ficou diferente, não pôde mais ignorar o estar-com-os-outros. Não se pode ignorar as relações em rede.

Podemos nos lembrar das teses de Leibniz e dos muitos caminhos possíveis que podem ser percorridos. São diferentes os percursos para cada indivíduo. Diferentes, portanto, a forma como cada um pode perceber onde vive, como vive e, escolher seu tempo. Se somarmos todos os percursos, teremos reconstituído uma pluralidade de mundos dentro de um mesmo e único mundo.

O fato de estar trilhando por caminhos obscuros, pela bifurcação da vida nos faz um experimentador de diferentes sentidos. Ou como escreveu Jorge Luis Borges: '...eu sentia que o mundo é um labirinto, do qual era impossível fugir, pois todos os caminhos, ainda que fingissem ir ao norte ou ao sul, iam realmente a Roma'. Cá está o paradoxo!"

Marcos Faria (05/11/2008 - 12:59)
Essa mudança nos EUA é muito importante não só para os americanos como para todos os povos. Para exemplificar a atitude do PIG, vou contar uma situação que ocorreu comigo quando em 2003, eu era assinante da revista super interessante, e então, uma funcionária da empresa ligou me oferecendo a assinatura da veja, eu tentei argumentar que não era meu interesse, mesmo porque não queria distratar a funcionária que aénas cumpria seu trabalho, mas a insistência foi tão grande que simplesmente respondi prá ela o seguinte: quando eu quiser me tornar um alienado eu rpocuro a veja, então consegui ficar livre daquela insistência. Por que estou falndo disso? Não tenho dívida que o PIG tem um grande poder de influência, conseguiu até eleger um "poste" para prefeito de São Paulo, mas esse poder está se minando, porque as pessoas estão começando a analisar melhor uma e outra postura e isso basta para ver inúmeras contradições dessa mídia. Com relação aos neocons da mídia nativa, são fundamentalistas fracassados e querem descontar suas revoltas massacrando o povo com a tentativa de eleger pessoas ridículas como o serra. Agora gostaria de saber como ficam esses neocons abrasileirados que ganham (da direita reacionária e fundamentalista) para ficar o dia todo na internet o dia todo colocando comentários preconceituosos contra aqueles que lutam para diminuir a desigualdade nesse país? Será que vão ser demitidos e aí ter de procurar um emprego digno entre as vagas criadas no governo Lula?

gaúcho (05/11/2008 - 12:54)
Adeus Bush e cia.! ATÉ NUNCA MAIS!!!!!!

Vera (05/11/2008 - 12:29)
Ontem à noite eu falei com um amigo no Alabama - que votou maciçamente no McCain. Este amigo é negro e só havia votado em 94 para um senador, que acabou não se elegendo. Tentei muito persuadi-lo a votar nas duas últimas eleições sem sucesso. Ontem à noite, quando cheguei em casa tinha uma mensagem dele no Yahoo Messenger espontaneamente dizendo:
"Eu estou bem e informo que votei. Fui eu mesmo checar em vários sites o local exato da votação, pois na última, que eu havia decidido votar, sempre me informaram os locais errados e desisti. Desta vez eu não queria pedir, principalmente porque AL vai votar majoritariamente no McCain eu preciso me posicionar."

Foi lindo ver que pela primeira vez ele estava falando comigo de política, de fato. Sempre conversamos nestes anos de tudo menos de política. Ele conhece manifestações culturais do mundo, conhece até a nossa Céu, se afligia com os colegas seus que se tornaram soldados no Iraque e sempre enviavam mensagens a ele de arrependimento, querendo voltar. Mas era até aí sua participação. Ontem à noite eu vi um cidadão falar.

Luciano (05/11/2008 - 12:25)
Discordo. Quem estão atrasados são esses supostos jornalistas que foram citados no texto. Ao contrário, o povo brasileiro é contemporâneo. Os EUA é que demoraram a perceber a mudança do mundo. Lula venceu já em 2002, e Obama, se é que podemos comparar, em 2008. Jornalistas republicanos e neocons há em todas as partes do mundo. Veja-se o Murdoch, que possui muitos seguidores. A mudança foi gerada pela estafa de um governo ridículo de bush. Não duvido que republicanos da mesma linhagem voltem ao poder nos EUA. É cedo ainda para dizer e proclamar vitória completa, ainda que eu torça veementemente por ela. Abraços

César S. (05/11/2008 - 12:23)
Bacana ver os reaças brasileiros comendo poeira. Tentei ver a Globo pela manhã, mas daí apareceu a Miriam Leitão, e eu tive um ataque de riso, e não deu pra continuar.

Rodrigo - Londrina (05/11/2008 - 12:04)
"O Brasil é o único país onde, além de puta gozar, cafetão ter ciúme e traficante ser viciado, pobre é de direita."

Tim Maia

Marcelo (05/11/2008 - 12:02)
Só sei q a FOLHA DE SÃO PAULO AMANHÃ vai sair com essa: " DEM vence também nos EUA" ai vem o sub-título: "Governador José Serra conseguiu mais uma vitória e segue forte pra 2010"

Rafael Monteiro (05/11/2008 - 11:56)
Pois é, o Brasil tá sempre correndo atrás da História... Quem saba daqui a uns 10 anos nossa imprensa começa a ser progressista...

LIMA (05/11/2008 - 11:39)
Azenha.
compartilho mais da sua raiva do que do seu medo em relação aos nossos neocons-nanicos.

veja a relação aqui em baixo:
O grande consolo número 1: aquele baixinho barbudo nunca chegaria a ser presidente da república.
O grande consolo número 2: o baixinho barbudo jamais conseguiria fazer um governo que prestasse.
O grande consolo número 3: nossos deputados e nossos capatazes da grande mídia certamente conseguiriam derrubar o baixinho acusando-o de corrupção.
O grande consolo número 4: mesmo sem Impeachment a população abandonaria o baixinho na reeleição.
O grande consolo número 5: a crise financeira vai destruir essa merda desse país fdp que fica votando nesses baixinhos de m...

Eu sei que o PIG é insaciável, mas estão acabando os consolos!

Nossos progressitas estão vivos e atentos, muitos deles na classe C, mas até a medrosa classe média começa a perceber a diferença. agora é continuar o trabalho que gente como você já faz. Mídia Livre é a pauta. WE CAN!
Abraço.

Rodrigo - Londrina (05/11/2008 - 11:35)
Existe mesmo um grande "delay" entre o que se passa nos EUA e o que passamos no Brasil.
A começar da campanha internética de Obama. Aqui, o TSE, no alto de sua sapiência e sensibilidade, minou a campanha na blogosfera.
Depois a postura dos jovens. Incrível como a turma de rebentos criados no leitinho com pêra saiu em passeata com a cara pintada no RJ exibindo faixas de luta pela democracia. Me lembrou a democracia defendida pelo CANSEI! Ficam fascinados bisbilhotando o Orkut, lendo a Veja, O Globo e assistindo o JN e se acham muito sagazes.
Para finalizar, a malfadada urna eletrônica. Aqui nos consideramos muito desenvolvidos e o PIG insiste que os EUA deveriam copiar nosso exemplo. Adorei quando um americano disse ao sabujo repórter brasileiro: - Não vou votar nessa urna porque ela não emite papel para recontagem. Quero usar a cédula. BINGO! Urna eletrônica sem impressão de papel é feitiçaria!
Opa, sem esquecer das pesquisas não é? Afinal, o Datafolha aponta Serra como o favorito em 2010!
Parece piada, mas isso é Brasil. Bem que o pessoal que adora ser colonizado poderia importar outros exemplos estadunidenses que não os neocons.

M. Iack (05/11/2008 - 11:27)
Como sempre texto claro e conciso. Quando teremos o prazer de te ver na midia televisiva fazendo este tipo de comentario....espero que muito breve....

Paulo Henrique (05/11/2008 - 11:19)
Azenha, o prefeito eleito pelo PSBD em Jandira foi cassado, pelo TSE e em seu lugar assumirá o 2º colocado. É impressisonante o q esse cara fez para ser cassado. A "Imprensa", como sempre, nada a declarar. Imagina se fosse da esquera, estava em todos os jornais.

Muchacho (05/11/2008 - 11:11)
Excelente texto Azenha, curto, claro e direto ao ponto.
Quanto aos nossos neocons, vão levar um tempo até sair dessa crise existecial, pós queda do Muro de Wall Street e eléição de Obama.
Outro detalhe, vc se esqueceu de um neocon também emblemático ? ele mesmo, o Diogo Maisnada.



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design