Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Opinião Utilidades

FHC acusa Lula de fazer obras históricas

Atualizado em 01 de novembro de 2009 às 15:17 | Publicado em 01 de novembro de 2009 às 14:10

por Luiz Carlos Azenha

Um bom jogador de futebol deve saber quando parar. Um bom politico, idem. De um ex-presidente da República, espera-se compostura.

Mas não deixa de ser curioso observar aquele momento revelador, em que fica claro que o corpo do jogador responde atrasado às exigências da mente. Ou quando a gente nota que um líder decadente se agarra furiosamente ao que já foi para preservar a autoimagem.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso acaba de nos brindar com uma exposição pública desse "momento mágico". Com um texto rancoroso, por vezes desconexo, em que claramente concluiu primeiro -- o mundo vai acabar e a culpa é do governo Lula -- e depois correu atrás de argumentos para justificar a tese.

FHC começa acusando Lula, não se sabe exatamente do que:

Como dizia o famoso príncipe tresloucado, nesta loucura há método. Método que provavelmente não advenha do nosso Príncipe, apenas vítima, quem sabe, de apoteose verbal. Mas tudo o que o cerca possui um DNA que, mesmo sem conspiração alguma, pode levar o país, devagarinho, quase sem que se perceba, a moldar-se a um estilo de política e a uma forma de relacionamento entre Estado, economia e sociedade, que pouco têm a ver com nossos ideais democráticos.

Qual é o sentido disso? Como faltam argumentos objetivos ao ex-presidente, ele descreve o problema como se fosse uma doença insidiosa, da qual o próprio Lula pode até ser vítima. Tenho a impressão que FHC está tentando dizer que, "quando eu era presidente, o Brasil era uma democracia. Agora, está deixando de ser", por causa de algum vírus maligno.

Quem quiser ler o texto completo, está aqui

Eu, sinceramente, não consegui enxergar no texto uma unidade lógica. FHC recorre a todos os chavões que sugerem uma conspiração anarco-sindicalista. Como disse um leitor deste site, mais parece uma produção intelectual do professor Hariovaldo:

Em pauta, temos a transnordestina, o trem-bala, a Norte-Sul, a transposição do São Francisco e as centenas de pequenas obras do PAC, que, boas algumas, outras nem tanto, jorram aos borbotões no orçamento e minguam pela falta de competência operacional ou por desvios barrados pelo TCU. Não importa: no alarido da publicidade, é como se o povo já fruísse os benefícios: “Minha casa, minha vida”; biodiesel de mamona, redenção da agricultura familiar; etanol para o mundo e, na voragem de novos slogans, pré-sal para todos.

É a primeira vez na História da política nacional em que alguém é ACUSADO de fazer obras importantes e históricas. Obras que, obviamente, não foram feitas nos oito anos de FHC. Por que? A quem servem essas obras? Quais foram as grandes obras de FHC e a quem serviram?

Sim, sim, eu sei que o manifesto de FHC foi político. Foi um chamamento às bases mais reacionárias e conservadoras do Brasil. E uma forma de tentar deslocar o debate de uma comparação entre os governos FHC e Lula no campo econômico, onde os números para os tucanos são devastadores, para o campo da política, em que embusteiros como o próprio ex-presidente contam com a máquina publicitária da mídia corporativa para propagar suas teorias conspiratórias e reproduzir o discurso do medo.

Pouco importa se o discurso não faz sentido. Quem está falando em razão? O que o ex-presidente faz é açular o medo da classe média, a insegurança que ela sente diante da ascensão social de pretos, pobres e nordestinos. O texto de FHC explora toda a gama de preconceitos contra Lula, Dilma "a mentirosa", os sindicalistas, poderes difusos e obscuros que operam nos bastidores, as estrelas do PT. Tem, portanto, um objetivo político bem definido: mobilizar o pavor contra "essa gentinha".

Mas esse ato de priapismo ideológico não deixa de ter suas vantagens: abre espaço para que façamos uma comparação objetiva sobre as diferenças entre os oito anos de FHC e os oito anos de Lula no poder. Não era esse o sonho do Planalto?


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
janio (24/12/2009 - 21:31)
Estao todos com dor de cotovelos por nao terem um LULA com os mesmos conhecimentos que FHC,fiquem a vontade o lula foi considerado o cara de 2009 !!!porque nunca na historia desse pais.....

Anonimous (17/11/2009 - 16:50)
Quando não se entende o conteúdo de um texto, dificilmente se conquista o direito de criticá-lo...

lenardo (12/11/2009 - 07:33)
é bom que as camadas reacionárias proto-fascistas mostrem sua cara. é bom que as besteiras da imprensa minem sua credibilidade. agora, há que defender lula dos ataques e injustos, sem deixar de criticá-lo no que cabe criticar.

Pitagoras (11/11/2009 - 19:32)
Por mais que se reconheça os acertos de lula, é imprescindível uma oposição justa, ética, construtiva, em qualquer democracia.
O que vemos é uma pseudo-oposição incompetente, despeitada, ranzinza, ignorante, politiqueira, oportunista, com o rabo sujo e preso.
Assim não dá, né fhc?

José Maria de Sousa (07/11/2009 - 07:44)
Estou com FHC e não abro! Fiqueio com o sapo barbudo e seu socialismo fedido!

Fernando Curi (05/11/2009 - 23:58)
Azenha:
Nunca antes na história dêsse paíz, um (a) candidato (a) conseguiu que a oposição fôsse o seu cabo eleitoral mais eficiente. A dona Dilma vai ficar devendo, e muito, ao FHC e cupinchas, responsáveis diretos por sua eleição. O Serra já percebeu isso, daí a sua relutância em adentrar à arena.
Fernando Curi (Curitiba)

roberto almeida przybylski (04/11/2009 - 23:57)
O FHC não passa de um zumbi político.

Marcia Costa (03/11/2009 - 23:23)
Recado pro FHC: acabei de receber meu apartamento financiado com recursos do FGTS. Na sua época, ex-presidente, eu só podia comprar um barraco na favela.

Luiz (03/11/2009 - 21:19)
Fumando Henrique Cardoso, kkkkkkkkkkkkk... Ele deve ter fumado um e escreveu esse montão de besteiras! Será que esse sujeito perdeu o senos do ridículo?! Ou é cara-de-pau mesmo?!

Caio Higa (03/11/2009 - 17:33)
"Certo. Perdeste o senso!"

Luiz Rogerio (03/11/2009 - 17:03)
Dia 31 de Outubro "halloween", Dia 02 de novembro "Finados", dia 01 de Novembro "dia do FHC"...

3 Dias Inesquecíveis!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Patrick (03/11/2009 - 14:41)
Renato disse: "Empresas de telefonia. COmo todos aqui são moços, na certa não lembram quais eram os preços absurdos que uma estatal cobrava para dar o direito de usar uma linha telefonica. Alias, telefone celular somente a classe A usava."

O nobre colega Renato esqueceu que no tempo das telefônicas estatais, elas estavam proibidas, por decisão governamental, de pedir empréstimo ao BNDES. Só podiam recorrer aos seus próprios assinantes para se financiarem (por isso, cada linha telefônica era vendida em conjunto com um pacote de ações). Toda a expansão da telefonia privada no Brasil foi feita com dinheiro público, principalmente do BNDES. Recentemente, a Vivo, sociedade das bilionárias Telefonica de Espanha e Portugal Telecom, implantou suas operações no Nordeste utilizando financiamento do Banco do Nordeste para o Semi-árido. Investimento "estrangeiro" para leitor da Veja acreditar.

Renato (03/11/2009 - 12:22)
Blablablá.
O FHC tem o grande mérito. Criar as sólidas bases do nosso sistema financeiro bancário, que foi pouco afetado com a GRANDE CRISE do século 21. Aliás todos falam da Vale e das empresas de telefonia.
1-A Vale hoje é a grande empresda pivada brasileira. Única no País a construir um pouco de estradas de ferro.
2-Empresas de telefonia. COmo todos aqui são moços, na certa não lembram quais eram os preços absurdos que uma estatal cobrava para dar o direito de usar uma linha telefonica. Alias, telefone celular somente a classe A usava.

A O Lula também tem o grande mérito de criar consumidores fortes. Fazendo com que a nossa economia produtiva não fosse afetada na atual crise.

Posso dizer sem o trabalho de FHC, o Brasil viveria hoje a aterrorizado com a crise, assim como aconteceria se não tivessemos o Lula.

Carlos (03/11/2009 - 11:59)
O sociólogo de Jaçanã(nada contra esse bairro) endoideceu de vez. Pirou.

assistotudo (03/11/2009 - 01:08)
O dom doca conseguiu se sobrepor até á capacidade de solução tecnológica existente no brasil no setor de telefonia em seu mandato(privatizações);agora,nst momento,ele está sendo bombardeado por estas maquininhas infernais que criam e espalham as suas "mensagens".

pedro-bahia (02/11/2009 - 22:02)
Quando o missivista faz a referência à melhoria de vida de pretos, pobres e nordestinos, tão nocivo à elite da Daslu, associo à viagem que fiz ontem de Salvador para São Paulo num vôo da TAM. Noventa por cento dos passageiros, podia se ver, pertenciam a essa nova classe de consumidores que se juntou ao mercado. Um dos integrantes que se sentou na poltrona ao meu lado, por coincidência um velho conhecido de uma cidade do interior me confenciou que estava vindo visitar uma filha e que passou nos ultimos anos anos a viajar de avião. melhor e mais barato do que ônibus.

coelho27 (02/11/2009 - 21:42)
Estou com o FHC. O Lula é doido. Só sendo doido para fazer o governo espetacular que faz.
Tem sentido.
Faz obras importantes, promove o bem estar, ataca a fome e a miséria, constrói casas para pobres, fala ao povo, otimismo ao povo, paga a dívida externa, dá um chute notrazeiro do FMI,etc. No pensamento FHCando e do PSDB,iso é loucura.
O FHC está sendo cinsero, reconheçamos.
Vou guardar uma cópiado pronunciamento.


Carlos Faissal (02/11/2009 - 21:15)
O Fraco, Hipócrita e Covarde do fhc pode ter o seu desgoverno resumido assim: Pequeno Governo,Grandes Negócios.
Esquecer este pária político é o que nos resta.

Alberto (02/11/2009 - 17:02)
Deus me abençoou com uma memória privilegiada. Nunca me esqueço de nada nesse mundo: nomes, datas, números de telefones, bobagens que escrevem, tolices que falam, rostos de pessoas, FHC. Mas, no seu caso, vou fazer uma exceção.

Pafúncio Brasileiro (02/11/2009 - 16:33)
Azenha,
O Pafúncio se lembrou de uma entrevista de uma reporter da Folha, há uns anos atrás.
A reporter entrevistava um Prof. da Universidade Federal de Juiz de Fora, que era sociólogo. A reporter se referindo ao entrevistado, sociólogo e ele responde:
Minha filha, não sou mais sociólogo, hoje sou professor de folclore aquí. FHC avacalhou com a minha profissão".
O Pafúncio aquí, não se lembra do nome da reporter e também não se lembra do nome do Professor. Alguém se lembra por aí ? Os fatos foram verdadeiros.
FHC, não só avacalhou com os sociólogos, mas com o país.

Pafúncio Brasileiro (02/11/2009 - 16:24)
Azenha,
A melhor definição que o Pafúncio aquí viu sobre o Governo FHC foi a do Prof. José Luiz Fiori, que definiu explendidamente o Governo FHC: "Governo de grandes NEGÓCIOS". FHC, um pseudo-intelectual, sabe que nunca teve idéia original própria, todas foram copiadas e os seus autores verdadeiros foram sonegados. Não se pode dar valor aos "seus" escritos e voz.
Pafúncios Brasileiros (principalmente os Pafúncios Paulistas), acordem !! Vamos continuar a votar nos tucanalhas ?

Daniel Weber (02/11/2009 - 16:19)
Isso é só a prévia do ano que vem. Muito esgoto ainda vai desaguar. Mas acho que Lula está preparado para sanear. Afinal, segundo suas próprias palavras: "Eu só peço calma". De qualquer forma é bom estar precavido. Tudo se pode esperar nestes momentos. Basta lembrar o presidente democraticamente eleito Jango, o Allende et cetera. Tudo se pode esperar!

marcos (02/11/2009 - 13:09)
Zero Hora, aqui no RS, apoia o (des)governo tucano, infestado por corrupção e autoritarismo. Tem desaprovação de 80 % da população e é a cara do que o PSDB tem a propor ao Brasil. Vamos cerrar fileiras e mandar estas almas penadas de volta ao purgatório!

Gabriel Rocha (02/11/2009 - 11:48)
não li o bendito texto desse lesa patria. Porque o que o FHC, o Serra e a FSP têm a dizer não interessa aos brasileiros.

Pedro Dias (02/11/2009 - 10:48)
Parafraseando o Romário: "O FHC CALADO É UM POETA."

Bob Jegg (02/11/2009 - 10:35)
Fumando Henrique Cardoso não merece toda essa análise das asneiras que escreve.

Versorium (02/11/2009 - 10:32)
O FHC está desconexo, deve ser a inveja ou quem sabe a sua insignificancia, ou ainda a tristeza de saber que sua administração(?) ficará relegada ao "lixo" da história comparada à do governo Lula.
Aproveitando a especificidade da data(finados), o que se pode ver é que FHC, os demotucanalhaspps..privatistas entreguistas, a corja do "Cansei", as "famiglias" donas das comunicações, os "colonas" do pig, os membros da UDR, membros do TCU e da magistradura federal indicados pelo fhc, etc, estão preocupados é com a ESTACA, que o povo brasileiro vai cravar diretamente no coração do "Zé Vampiro", em 03/10/2010, sepultando por mais 04 anos, pelo menos, a ânsia deles todos de continuarem a sugar o sangue, o suor e a riqueza da Nação Brasileira, como sempre fizeram.

Nelson Antônio Fazenda (02/11/2009 - 10:20)
Meu caro Azenha. Custa-me acreditar que você não saiba das grandes obras feitas pelo FHC. Vou citar algumas, então:
1 - Plano Real - o plano mais pernicioso de todos os que foram impingidos ao povo brasileiro;
2 - Privatização da Vale do Rio Doce: a empresa controla, segundo especialistas, riquezas no valor de R$ 3.000.000.000.000,00 e foi entregue pelo FHC, para engordar lucros de grandes empresários privados, por um valor mil vezes menor: apenas R$ 3 bilhões.
3 - Privatização da Telefonia: antes de entregar o sistema de Telefonia estatal a grandes empresários privados por uma ninharia, R$ 22 bilhões, dos quais R$ 8,5 bilhões constituíam um falso ágio, FHC investiu R$ 21 bilhões na modernização e ampliação desse sistema.
O ágio era falso porque, como denunciou o saudoso jornalista Aloysio Biondi, poderia ser compensado no Imposto de Renda nos dez anos seguintes à aquisição das empresas públicas/estatais. FHC concedeu mais essa grande benesse aos grandes empresários privados através de uma medida provisória que editou ainda em 1996. Não é preciso dizer que os órgãos da mídia hegemônica, seus (de)formadores de opinião e "especialistas" em geral nada mencionaram sobre tal MP.
4 - Privatização da malha ferroviária.
Bem, já basta. São obras em favor do grande capital, nacional e estrangeiro, mas que, nem por isso deixam de ser grandes obras.

jose carlos lima (02/11/2009 - 10:14)
O discurso de FHC deve ser uma resposta ao Roberto Freire, o qual afirmou que Serra quisesse ser eleito teria que renegar FHC.
Em resposta, FHC mostra serviço.
Pelo jeito, não quer ficar de fora mesmo.

jose carlos lima (02/11/2009 - 10:03)
Quebrei meu feriado.
Do que estou falando?
Hoje é Dia dos Mortos.
Estou fazendo uma coisa que me obriga isso, ou seja, um mensário artístico, literário e social, no qual nos dias feriados não posso escrever, tenho que ficar quieto.
Esta regra quebrei hoje.
Como ficar calado diante disso?
A não ser que o silêncio seja coletivo, inclusive de FHC.

www.josecarloslima.blogspot.com

abmael junior (02/11/2009 - 07:19)
Espelho espelho meu; existe alguem mais invejoso que eu? Lógico que NÃO FHC............

mega (02/11/2009 - 02:15)
sabe quando o ar sai da bexiga desamarrada, e a pontinha fica toda mole parecendo uma boca mole? O ruído nem se fala..

Jorge Zimbábue (02/11/2009 - 02:03)
FHC e seus asseclas são "traidores da pátria". A "Privataria do Sistema Telebrás" é um dos maiores retrocessos na história economica e política brasileira, haja vista os crimes praticados pelas atuais operadoras contra o consumidor brasileiro e tudo isso com dinheiro do BNDES. Dilma, vamos repatriar todas as empresas e gerar milhares de empregos diretos tirados a ferro e fogo pelo PSDB inteiro. Se aqui vigisse pelo menos prisão perpétua, todos do PSDB lá haverão de estar um dia!

Georgina Lundstedt (02/11/2009 - 01:32)
Da Lua da para ver as Muralhas da China e as obras da transposição do São Francisco.
Morra de inveja, FHC!

Albany Sampaio Junior (02/11/2009 - 00:54)
FHCÍNORA, FHCANALHA, FHCALHORDA. Só não deu para usar os adjetivos embusteiro e invejoso.

Roberto Takata (02/11/2009 - 00:19)
"Não era esse o sonho do Planalto?" - Do Planalto ou do PSDB/DEM?

[]s,

Roberto Takata

Mario Lobato da Costa (01/11/2009 - 23:50)
Sobre a questão acima, FHC - meio desorientado logo após sair da consulta com o reumatologista para tratar uma persistente dor no cotovelo - saiu-se com esta:

"A enxurrada de decisões governamentais esdrúxulas, frases presidenciais aparentemente sem sentido e muita propaganda talvez levem as pessoas de bom senso a se perguntarem: afinal, para onde vamos? Coloco o advérbio "talvez" porque alguns estão de tal modo inebriados com "o maior espetáculo da Terra", de riqueza fácil que beneficia poucos, que tenho dúvidas."

Eu perguntei para a minha bisavó Dona Loloca o que é que ele estaria querendo dizer com isso e ela, lá de cima, conjeturou:

"Humm... 'riqueza fácil que beneficia poucos'? Certamente ele estava mandando algum recado para aquele menino da Bahia, o Daniel Dantas e também para aqueles meninos filhos do Mendonça 'no limite da irresponsabilidade' de Barros que tanto prosperaram durante o mandato dele."

Eu achei que a Vovó Loloca estava sendo maldosa. Vai daí que abri a Folha e dei de cara com a matéria abaixo:

PF identifica cotistas de fundo de Dantas

A Polícia Federal terminou a identificação dos cotistas brasileiros do Opportunity Fund, apontado pelas autoridades como instrumento de operações financeiras ilícitas.
Sediado nas Ilhas Cayman, o fundo é ligado ao grupo Opportunity, comandado pelo banqueiro Daniel Dantas. A carteira foi criada em 1994 e adquiriu ações de estatais no processo de privatização ocorrido no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

Daniel Campos (01/11/2009 - 23:27)
FHC é uma criança mimada e invejosa berrando e esperneando porquê foi posta de lado, e por boas razões.

Chore bandido, porquê é a única coisa que pode fazer agora.

Pedro Luis Paredes (01/11/2009 - 22:53)
Ele faz o típico para persuadir e assim mostra sua pouca astúcia, tenta fazer o leitor tirar por conclusão de suas premissas o perigo desse tal de Lula, capaz de vir dizer que Lula vai quebrar o Brasil, ops, mas já não esta acabando, sim, só digo para mostrar a similariedade do discurso.
Acontece que na maioria das pessoas, quando se tira conclusões por premissas externas o ego infla e defende-se essas pelo orgulho de ter sido o "eu" quem chegou a essas conclusões mesmo sendo elas provocadas, ou seja, forma-se uma opnião.
Por outro lado, se traz opniões prontas, chama-se o questionador dentro de cada um:
"mas será que é isso mesmo"?
Não foi a primeira coisa que pensou? (você agora?)
Então, ele esta provocando, isso é desespero.
Pscicologia barata se não grátis.
Infelizmente ainda da certo, acho bom a situação começar a usar do mesmo expediente denovo.

Paulo (01/11/2009 - 22:40)
O BICHO PAPÃO
Todo sociólogo sabe a importância do MEDO na classe média e alta. Em especial, o medo da perda de propriedade, status, prestígio. Aterrorizar estas classes foi o objetivo do fhc. Estimulá-los a reagir com maior intensidade neste momento pré-eleitoral.
Acontece que fhc NÃO SABE METER MEDO.
Afinal QUEM TEM MEDO DO LULA??? QUEM VAI TER MEDO DA DILMA???
Para meter medo é preciso ter arte. É preciso ser convincente. A HISTÓRIA DE TERROR NOS NOSSOS DIAS TEM QUE SER INTELIGENTE E TER NEXO, NÃO BASTA FAZER BUUUUUUUUU...
A HISTÓRINHA DE FHC NÃO TEM NADA DISTO.
É disconexa, truncada, sem cabeça nem pé.
COMO É QUE A CLASSE ALTA PODE TER MEDO DO LULA SE ENRIQUECEU MAIS AINDA NO GOVERNO LULA???
COMO A CLASSE MÉDIA VAI TER MEDO DE QUEM FACILITA COMPRA DE AUTOMÓVEL E APARTAMENTOS. De quem é homenageado internacionalmente. De quem é chamado pelo presidente dos EUA "este é o homem", "eu adoro este cara"???
Ou seja, fhc teve que ir às recônditas profundezas ESPÚRIAS da sociologia para ver se descolava UM TERROR CONTRA O LULA.
É UM CASO DE DESESPERO.
SUGIRO, NESTE DIA DE FINADOS, QUE ELE DEITE, POIS É O QUE FALTA PARA MORRER POLITICAMENTE.

Liberado? (01/11/2009 - 22:33)
FHC tá fumando a maconha em seda francesa... e pior,sem ainda ter conseguido a tão sonhada descriminalização... Se esse texto não foi uma viagem alucinógena, então eu, que li, fumei!

jose carlos lima (01/11/2009 - 22:15)
Estranho que este manifesto de FHC tenha sido publicado depois que Roberto Freire afirmou que ele(FHC) teria que ser renegado por Zé Serra caso quisesse ser eleito.


Ricardo Luiz (01/11/2009 - 22:05)
Em minha opinião, a escrita deste texto nada mais é que uma resposta (envergonhada) aos chamamentos estupefatos feitos por Dora Kramer e Mirian Leitoa, desesperadas diante de um cenário catastrofico para seus ideais e a total ausencia de uma mísero contraponto pela oposição.

CAL (01/11/2009 - 21:18)
Eu li o artigo do Ex-Presidente. Dá pra rebater todos os argumentos. Será que bateu um desespero no cara ?

J. Eduardo (01/11/2009 - 21:16)
Acho que o Príncipe dos Embusteiros está a sofrer de senilidade avançada. Ou apenas manifesta aquilo que sempre existiu nele mas nunca ousou mostrar antes: sua veia autocrática e fascista!

Dilson (01/11/2009 - 21:10)
Por que a Zero Hora?
Por que começar o ataque pelo Rio Grande do Sul?
Neste estado o PSDB agoniza,a governadora não faz outra coisa senão se defender de denúncias de corrupção intermitentes,suprimidos da opinião pública pelo mesmo orgão de imprensa que publicou o texto do ex-presidente.Um veículo de comunicação que faz o possível para divulgar a falácia da normalidade,quando é evidente o fracasso administrativo e moral do governo do estado.
Yeda segue a risca a cartilha de FHC,utilizando os recursos da capitalização do Banrisul (um eufemismo para "privatização"),cerca de 1 bilhão de reais,que deveriam ter sido destinados para um fundo previdenciário,e agora aguardam a autorização da assembléia legislativa para serem usados para pagar precatórios.Esta atitude constrange até mesmo os aliados mais fiéis da governadora.
O Rio Grande do Sul é um lugar tão exótico, que Democratas apoiam um CPI contra a governadora tucana...mesmo os mais desavisados devem imaginar que deve ter alguma coisa errada com este governo.

mendes (01/11/2009 - 20:57)
fernando henrique? é passado,graças a Deus.

Fernando Augusto, RJ (01/11/2009 - 20:51)

Azenha você esta certo ao afirmar que "o manifesto de FHC foi político. Foi um chamamento às bases mais reacionárias e conservadoras do Brasil", todavia o Presidente Lula conseguiu IMPLODIR o núcleo duro da elite brasileira, que se limita basicamente a mídia e ao grupo político demo-tucano, sendo este pautado pela primeira. Optou por formar um governo de centro, tendo algum viés de esquerda, e conseguiu construir uma ampla base de sustentação política, atraindo partidos e grupos políticos que apoiaram o governo FHC. Com sua política econômica não enfrenta grande oposição no meio empresarial, inclusive do setor financeiro, e com crise internacional perderam muita de sua força que tinham as vozes que cobravam reformas neoliberais - como a trabalhista ou a da previdência - ou ainda mais aperto fiscal, apesar de ainda estarem por aí com seus "discursinhos", por isso fracassaram as diversas tentativas de mobilização conservadora, como por exemplo o "movimento cansei", no entanto os quatro grandes grupos de mídia continuam exaustivamente tentando desconstruir a imagem de Lula, e de sua provável candidata, numa campanha obsessiva, que beira o desespero, sendo que, é aí, que mora o perigo, e nesse vale tudo da imprensa golpista é preciso atenção especial aos institutos de pesquisa, pois, ou são controlados pelas próprias corporações de mídia - como o DATAFOLHA - ou são clientes destes como o IBOPE, por isso mesmo temos que nos precaver, como por exemplo, com a impressão do voto.

Fernando Augusto, RJ (01/11/2009 - 20:32)

FHC foi o pior presidente da história do Brasil.

O Farol de Alexandria é o pior ex-presidente da história de nossa República

Se for feita uma enquete para saber quem foi o pior presidente da história do Brasil, o tal de FHC teria de disputar com Jânio Quadros, Collor e Sarney; ele provavelmente ganharia o título, e com o meu voto, todavia se a disputa for pelo título de pior ex-presidente de nossa república, o Farol de Alexandria ganharia disparado, com tamanha falta de compostura. Trata-se de um homem mesquinho, dominado pela inveja que o corrói.
FHC chama o Presidente Lula de golpista, porém foi o Farol quem disse ter saudade de Carlos Lacerda, o maior golpista da história do Brasil, e também foi ele quem mudou a constituição para se manter no poder, introduzindo na mesma a reeleição, até então inédita na nossa história republicana. E ainda teve o descaramento de recomendar ao Lula pela mídia golpista, que o mesmo não tentasse a reeleição, devido o desgaste do mensalão, e se tivesse ocorrido a desistência, ou ainda a derrota eleitoral, seria a glória do Farol, que é o anti-lula.

Fernando (01/11/2009 - 20:29)
Adoro quando o FHC fala. Uma simpatia esse homem. Quanto mais ele abre a boca, mais se mostra apequenado e mais coloca às claras o que realmente é: o príncipe da aristocracia que se coça só de pensar em uma democracia que inclua o povo. Fala mais, FHC!

Aharon (01/11/2009 - 20:05)
Eis, os verdadeiros fariseus! Não à toa para esse chamamento o Farol de Alexandria (PHA) usa até a figura do presidente legitimanente eleito do Irã. Bem sabemos para quem foi distribuídas essas senhas de convocação para a marcha da família com deus e pela liberdade.

Marcos (01/11/2009 - 19:54)
Sinceramente, não esperava tanto alvoroço diante de um texto do FHC. Primeiro porque ele é uma figura irrelevante. Segundo porque deveria estar sob efeito da maconha, droga alucinógena que ele defende o consumo (portanto, ele só vê o que está na "cabeça" dele).

Leider Lincoln (01/11/2009 - 19:28)
Laet, a quarta...

Noir (01/11/2009 - 19:16)
Ainda falta um ano e a coisa já tá esquentando.
Vai pegar fogo.
Preparem-se; o PIG, o Serra e até o "Último Imperador", vão aprontar.
Caso a Dilma comece a subir nas pesquisas, vão no mínimo dizer que ela é sapatão.
A falta de escrúpulo será total.

Rogerio Mattos Costa (01/11/2009 - 19:01)
Esse texto tem 1000 caracteres, CABE EM QUALQUER BLOG.Lula assumiu dizendo que não ia esclarecer as trapaças de FHC, como a do apagão. Agora, FHC ergue-se da cripta e acusa Lula de ser um "autoritarista popular". Um ditador. O artigo é um pedido de socorro para a legião de demos, tucanos e morcegos, que vaga perdida como zumbis pelos corredores do congresso, levando surras com resmas de alhos, nas CPIs e até no Senado.Temendo que abra-se a cripta e o sol entre, o Príncipe do Apagão grita por seus discípulos das trevas.Ele sabe que nós, aldeões, descobrimos que as distribuidoras, com a ajuda de um "erro de cálculo" sugaram-nos 7 bilhões e que o TCU provou que o apagão arquitetado por FHC chupou 45 bilhões dos brasileiros, para "compensar os prejuízos das distribuidoras privatizadas". Essa informação não deve continuar escondida, mas chegar a cada casa e a cada diretoria de cada empresa do Brasil. E os blogs podem ajudar muito. Cuidado! FHC e sua turma querem voltar! CPI DO APAGÃO JÁ!

silva (01/11/2009 - 18:53)
A revolução ja começou não tendo retorno ,novas formas de abter informação e isto faz que estas pessoas fiquem apavoradas com o que ocorre nas proximas eleições.
A midia tradicional esta em extinsão e eles sabem disto e
não tem meios de controlar como as ideias e informacões chegam as pessoas.
Viva a revolução e viva o Brasil

Luiz (01/11/2009 - 18:29)
Azenha. É possível que quem ajudava FHC a escrever textos e discursos seria e ex-esposa dele? Lula elogia muito a sua. De FHC sai tantas bobagens que dá a impressão que nem foi ele quem escreveu um livro, o dele.

Almir (01/11/2009 - 18:19)
"Os homens de mérito não precisam cuidar da sua fama; a inveja dos tolos e dos petulantes se encarrega de propagá-la."
(Cándido Nocegal y Rodríguez de la Flor)


V (01/11/2009 - 17:16)
O único argumento que restou à direita é a teoria da conspiração.
Bravo fhc, vc se superou, vc é minha anta.

Laet (01/11/2009 - 17:12)
Deve-se realizar um concurso sobre a melhor foto do Farol de Alexandria. Essa imagem será destaque nos livros de história para que ninguém se esqueça de Fhc (quem!!?). Qual é a melhor imagem:

1 - Fhc vendo Lula e o Brasil sendo destaque mundial:

http://www.flickr.com/photos/conversaafiada/3778216866/

2 - Fhc (ao centro da foto) discursando para ENORME platéia sobre como governar um país:

http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2009/07/213_134-alt-alem%C3%A3o.jpg

3 - Fhc em seu governo procurando uma marolinha:

http://www.flickr.com/photos/conversaafiada/3904406741/

4 - Fhc e sua relação internacional a respeito do mundo:

http://www.flickr.com/photos/conversaafiada/4008799956/

5 - Fhc perpetuando a sua memória:

http://www.vozativa.kit.net/ultra_FHC.jpg

Ronaldo (01/11/2009 - 17:10)
Azenha, o texto do boca de caçapa não é confuso, apenas "pomposo". Capta-se facilmente as obras que o incomodam, e o efeito das mesmas na psicologia das massas

Carlos Mattos (01/11/2009 - 17:06)
FHC está doidão. Será que tem algo a ver com sua incursões em defesa do fumacê...

eliz (01/11/2009 - 17:03)
É um bom exercicio esta comparação. Lembrem-se que dias atrás a lider da oposição Miriam afinou este mesmo discurso.

agameilson (01/11/2009 - 16:41)
Azenha , escreví e fui censurado no blog do Josias Ribeiro que as ideias do FHC servem para se jogar no vaso sanitario e depois dar descarga, abraços.

Elias - São Paulo - SP (01/11/2009 - 16:41)
FHC, ao ser eleito frisou bem: "esqueçam o que escrevi". De certa forma assemelhou-se ao general João Batista Figueiredo que ao deixar o Planalto, disse: "esqueçam de mim". Esquecer o general não será tão fácil, porém, mais difícil será esquecer a boçalidade de um presidente intelectual que devassou boa parte do patrimônio brasileiro. Faça apenas uma simples reflexão sobre a venda da Vale do Rio Doce. E lembre-se também que o sociólogo quase vendeu a Petrobrás, aliás, o quase começou quando tentou mudar o nome da estatal do petróleo para Petrobrax. Parece que aquele "esqueçam o que escrevi" foi um presságio para "aguardem o que vou escrever". O que FHC escreveu antes de ser eleito, sim, já foi esquecido, aliás, foi tão pouco lido que apenas alguns idosos ainda podem lembrar. O que não dá pra esquecer é a entrega, de bandeja, de tudo o que era nosso. Nem vou listar. Basta citar as Teles

Maria Lucia (01/11/2009 - 16:33)
FHC sempre foi difícil para se levar a sério, como intelectual.
Um dos candidatos à presidência nas próximas eleições chilenas,Marco Enriquez Ominami é cineasta e realizou um interessante documentário "Los héroes están fatigados", que está no You Tube.
Nele há uma entrevista com um intelectual que, à época de Allende,era de esquerda. Nessa entrevista ele se refere a Fernando Henrique Cardoso.Conta que FHC pregava que era necessário que os países latino-americanos aderissem ao projeto neoliberal, caso contrário perderiam o interesse dos EE. UU.até por espoliá-los e explorá-los.
Ou seja,considerava impossível um país latino-americano ter soberania e um desenvolvimento econômico nacionalista. Na visão de FHC, o desenvolvimento só seria posível em termos de total dependência e subordinação aos interesses imperialistas.
Aliás essa visão de FHC encontra-se claramente exposta no livro Dependência e Desenvolvomento na América Latina,escrito por ele em parceria com o sociólogo chileno Enzo Faletto.


alberto (01/11/2009 - 16:23)
O FHC perdeu uma otima oportunidade de ficar calado. Seu governo foi uma porcaria. O governo do FHC será jogado na lata do lixo. E faz por merecer

Luciano Prado (01/11/2009 - 16:15)
Fernando Henrique sofre da síndrome da "pesquisa aos espelhos". Espelho, espelho meu, qual o melhor presidente do Brasil?

Joana Macedo (01/11/2009 - 16:05)
Está na cara que viagra não serve pra todo mundo. Em outras palavras: o viagra não é uma panacéia. Não funciona mesmo em quem já dobrou o cabo da Boa Esperança.

Joana (01/11/2009 - 16:05)
Estratégia polítca ou mistura de rancor e vaidade? Na falta de defensores de seu governo, o próprio FH partiu para o ataque. Sabe-se que já havia defendido abertamente o escancaramento ideológico da pauta neoliberal, algo tido como de extremo risco por seus aliados. Esta precipitação, contudo, foi um tiro no pé. Abre caminho para a comparação de experiências e propostas - coisa que a tucanada queria evitar a todo custo.

Monica (01/11/2009 - 15:45)
Agora é muito sugestivo, para não dizer irônico, FHC escrever um texto deste na véspera do feriado de finados.

Falem a verdade, é ou não é algo bem sugestivo? Bem simbolico? Bem ideal? Que um texto às vesperas de Finados caiu como uma luva para simbolizar muito bem esse senhor? Huahuahua

Leider Lincoln (01/11/2009 - 15:44)
Azenha: claramente o discurso foi dirigido aos alunos da Uniban, onde ele encontrou um nicho de mercado...
Ou isso ou o Farol está perdendo a lucidez. Por que de duas uma: ou ele acha que a classe média minha_família_tem_brasão_e_juro_que_sou_europeu tem votos suficientes para eleger um presidente, ou acha que as classe realmente altas, as pensantes e os novos cidadãos acompanharão os filisteus neste barco...

Milton Hayek (01/11/2009 - 15:44)
"Em artigo desesperado, no Globo, FHC ataca Lula e classifica a soberania no pré-sal, como 'ingerência governamental". Mais realista, no Estadão, John Williamson, guru do tucanato e pai do "Consenso de Washington", joga a toalha e avisa aos discípulos: 'a idéia de que o melhor Estado é o mínimo foi enterrada para sempre'
(Carta Maior e o anacronismo mórbido da agenda demotucana para o Brasil)

Milton hayek (01/11/2009 - 15:36)
Vocês ainda não entenderam que FHC,dessa vez,fumou e tragou.Esse baseado deve ser do Maranhão,daqueles que se enterra envolto em mel.
Vamu fumá um FHC??????
KKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!
Você viram o Aécio Bright Neves ontem???Bateu na namorada!!!!O sujeito prefere a white snake do que uma boa coberta de orelha.
Cê tá perdido Aécio!!!!

María Edith (01/11/2009 - 15:33)
Prezado Azenha,

O fhc e absolutamente coerente no que defende. Vou explicar. Quando surgiu a Sociologia no século XIX e se criou uma nova forma de pensar a sociedade, os sociólogos se dividiram da seguinte maneira. Por um lado, os que se devotaram pela preservação e manutenção da nova ordem capitalista. E por outro, os que focavam a necessidade de mudanças numa sociedade de profunda desigualdade social.
O que mudou no fhc é que agora caiu definitivamente a máscara. O rei está completamente nu. Enquanto se apresentava com a máscara de fazer parte do grupo dos defensores pelas mudanças numa sociedade de profunda desigualdade social (e olha que enganou até o grande mestre Florestan Fernandes), na verdade ele era, foi e é pela preservação e manutenção da mesma ordem. Todos já sabemos muito bem que "ordem" é essa.
Você está certíssimo quando afirma: "Sim, sim, eu sei que o manifesto de FHC foi político. Foi um chamamento às bases mais reacionárias e conservadoras do Brasil."
Principalmente quando a tradição histórica e política no Brasil foi utilizar o dinheiro público em obras de natureza absolutamente particular. Não é possível aceitar mudar o jogo. Por isso, é inaceitável o que o Presidente Lula e equipe demonstraram ao povo brasileiro. Utilizar parte dos recursos públicos no público, no povo brasileiro.
Por isso ele acusa o Presidente Lula e o desqualifica de todas as formas.
Estamos num momento memorável, emocionante. Muito grata pela sua luta, pela sua postura. Você ajuda a renovar meu sonho da existência de um portal apenas com a mídia alternativa. Pois não tenho estômago para o Pig.
Quem viver, verá.
Cordialmente, María Edith





Monica (01/11/2009 - 15:28)
FHC escreve com a intenção de gerar medo na classe média? Que medo? Que poder é esse que indiretamente você Azenha está dando a esse idiota ex-presidente?

No máximo o que ele vai gerar na maoria é pena, ou risos. No máximo o que esse senhor vai passar para a maioria dos brasileiros é uma imagem de um completo louco, soberbo, que ainda acha que ser prolixo lhe faz ser competente.

Fala, fala, fala e não diz nada. Como sempre.

Os mais de 80% de preferências que o Lula tem, não são apenas de sindicalistas, nordestinos, e classes D e E. Mostra que o Lula convenceu os brasileiros de várias classes, sejam elas mais endinheiradas ou menos endinheiradas.

Então, esqueçam o argumento que o FHC ainda fala pelas classes mais endinheiradas. Faz tempo que PSDB não representa classe alguma. Talvez um grupinho de amigos e talvez um grupo da elite. Mas faz tempo que o Brasil já não pensa como o Pig e muito menos como esses ditos da direita. Não há esquerda e direita, há sim brasileiros que notam quando um governo é ruim e outro é bom e a marca de um péssimo governo que brasileiro algum quer que se repita, mesmo com todas as transloucadas atitudes do FHC (soma-se PSDB e PIG), continuaré a lhe marcar a pele.

Conceição Oliveira (01/11/2009 - 15:23)
Azenha como acabei de twittar, para mim a comparação que FHC faz do gov Lula à ditadura militar é prova cabal de que este sujeito precisa de ajuda psiquiátrica.

Curioso. Eu não me lembro de nenhum artigo indignado do sociólogo em relação ao editorial de março da Folha de São Paulo dizendo que o Brasil não teve ditadura, mas sim "ditabranda". Alguém se lembra?

O grau de ditatômetro de arrivistas da laia de FHC é oportunista, acionado quando é conveniente acionar a memória do período de violência e tortura no país.

É claro que neste caso FHC não pode alegar ignorância sobre o período histórico, não é mesmo? Então, os leitores podem ler tal texto como puro objeto de má-fé.

Eu acho que como a Regina Duarte está muito desmoralizada, FHC resolveu ele mesmo revigorar a personagem de Regina (mobilizada nas inúmeras campanhas dos tucanos) 'Eu tenho medo" do Lula, do PT, dos movimentos sociais etc.

Regina comparava o regime democrático ao nazismo, ele compara outro regime democrático com avanços sociais reconhecidos interna e externamente à ditadura militar.

Arrivismo e oportunismo descarado poucos são bobagem.

Os tucanos se descontrolaram de vez, até o Artur Virgílio deve ter sentido vergonha hoje do vexame do sociólogo.

Marcos D. (01/11/2009 - 15:23)
Sobre a transposição das águas do Rio São Francisco FHC deveria silenciar totalmente, para não passar vergonha. É que ele mudou tantas vezes de posição a respeito da mesma que a pior coisa que ele faz é comentar qualquer coisa sobre a mesma.


Lembro que, num momento, era a favor da transposição e, depois, ficava contra e depois voltava a ser a favor novamente, para ficar contra de novo.

FHC mudou tantas vezes de posição a respeito que, até agora, eu não sei se ele é a favor ou contra a obra. Mas, como o Lula está fazendo a obra, então ele finalmente se decidiu: é contra.

Agora, e se o Serra ou o Aécio vencerem a eleição de 2010 e terminarem a obra?

Daí, FHC ficará a favor de novo, oras!

Isso é que é coerência e firmeza de princípios, hein?

franklin (01/11/2009 - 15:21)
Fhc tá fazendo o que os psicólogos mandam, pôe pra fora, não reprima seus impulsos, se não se não, pode explodir, a inveja mata, porem é justa, mata o invejoso por dentro.

Ele quer morrer, então esse é o escape, é só não fazer de conta que todos houvem tá resolvido, passa o mal estar e pronto, volta a cuidar do IFHC. Um prêmio a sua altura.

Fabio (01/11/2009 - 15:09)
Grande Professor Hari Prado!

Graças a ele o nosso grande FHC teve inspiração para mobilizar os homens de bem deste país.

Que São Serapião nos ajude e que o Farol nos ilumine nesta jornada pela moral e pelos bons costumes!


Eudes Hermano Travassos (01/11/2009 - 15:03)
De louco este não tem nada, ele está é com uma enorme dor de cabeça com as obras que Lula faz e ele não fêz.
Mas o real motivo de sua intervenção grosseira está em 2010, já que Serra não pode nem somhar em atacar o governo Lula ele é que se escala pra polemizar, não tem mesmo mais o que perder, então... .
Fica de fato despropocional o ex-presidente mais regeitado do Brasil com o presidente de melhor e maior aceitação da história.
Mas esta seja talvez a sua melhor forma de cartaze e assim evitar de cortar seus próprios pulsos.
Não levem muito a sério não, a mentira reproduzida muitas vezes pode virar ideologia.

Jair Fonseca (01/11/2009 - 15:03)
Azenha, faço questão de comentar de novo que quem foi vítima de "apoteose verbal (!)" foi mesmo o "príncipe tresloucado" (!!) dos sociólogos.
A citação que ele faz de Shakespeare está errada. Não é Hamlet (o tal príncipe tresloucado) que diz haver método "nesta loucura", mas o cortesão Polônio, a respeito de Hamlet (Ato II, cena II).
Não bastassem o intento político horroroso e o estilo confuso e de péssimo gosto de seu texto, o intelectual FHC ainda se revela ignorante, quando querer parecer erudito.

Fernando (01/11/2009 - 14:57)
A política é um troço muito curioso mesmo.

FHC critica o governo Lula por estar fazendo uma obra (a do São Francisco) que tentou fazer em seu governo mas não fez.

O PT se opôs a mesma obra no governo passado, agora faz a obra e tira onda com os tucanos por não a terem feito.

rsrsrs

Joao Calil Jabur (01/11/2009 - 14:56)
É um perfeito idiota. Pseudo-intelectual. Mentiroso.

Lima (01/11/2009 - 14:51)
Azenha, o FHC está em vantagem pois você escreveu: "diferenças entre os oito anos de FHC e os oito anos de Lula no poder". O Lula ainda tem um ano para tirar o prejuízo.

flavio piaui (01/11/2009 - 14:42)
FHC ACUSA LULA DE FAZER OBRAS HISTÓRICAS (Azenha)
FHC agride Lula para escapar da irrelevância (Paulo H. Amorim)
Ai esta o resumo de tudo.
Agora mudando de assunto.
Outro dia li um artigo sobre os efeitos colaterais do uso casado de certas drogas. Dizia que ave de rapina não pode misturar viagra com maconha, o efeito colateral é fulminante: solta a língua... solta as fezes ...a ave vomita a toda hora.. a visão fica distorcida....não ouve direito...a mente atrofia..e ai.. delírios.. paranóias..dupla personalidade.. a ave de rapina se comporta como um papagaio. O melhor de tudo o viagra não faz mais efeito. Conclusão: muita sujeira, estrume pra todo lado.. um bla..bla...bla.. do cacete, mas o predador já não é mais o mesmo, não come mais ninguém!!

João Bosco Rocha (01/11/2009 - 14:36)
É triste assistir à decadência, ainda que de um parlapatão rancoroso e com dor de cotovelo. Dilma 2010!

Urariano Mota (01/11/2009 - 14:35)
Para um político com fama de intelectual, FHC precisa ler Shakespeare com mais atenção. Se é que leu. "Como dizia o famoso príncipe tresloucado, nesta loucura há método". Com isso, FHC quer se referir ao Hamlet. Mas o príncipe dinamarquês não ficou louco, apenas fingiu ser. E quem diz a frase, citada de modo indireto por FHC, não é o Hamlet. É Polônio. "Though this be madness, yet there is method in it"

Defensor (01/11/2009 - 14:34)
Um bom jogador sabe quando parar, um político idem, mas um ex-presidente não! Essa figura nefasta que nos seus dois mandatos soube apenas doar as empresas nacionais para os gringos e prejudicar o conjunto da classe trabalhadora. Segundo o filosofo Nenê Beiçola, o tempo é o pai da razão, somente o tempo fará com que o FHC deixe de ser reacionário e se torne um velho menos rancoroso e dono da razão. Dessa forma, verá que seu governo foi um fracasso e, só foi reeleito graças à compra de votos junto aos corruptos que armaram suas barracas no Congresso Nacional.

Estevam (01/11/2009 - 14:33)
O problema desse prícipe do mal é de comunicação. Sou jornalista formado, li e reli o texto dele e até agora não sei o que esse sujeito (FHC) quiz diser. Na primeira oportunidade de rebater esse monte de abobrinha Lula o fará com duas ou três palavras e vai atingir o amago da questão. Analfabeto é o sujeito que não estuda ou aquele que não sabe se comunicar??? A questão está posta.

Marc (01/11/2009 - 14:31)
Não é um chamamento as "bases", nem uma carta cifrada aos "reacionarios".
O texto é o que é, uma confissão confusa e angustiada de admiração ao Lula, afinal a inveja é uma forma de admiração.

Não vamos procurar brilho e estratégia politica onde não existe.

Gb (01/11/2009 - 14:29)
FHC levantou a bola na rede de presente. Só falta o PT dar a cortada.

Eli (01/11/2009 - 14:22)
É Azenha, acho que FHC deu foi um tiro no pé... do Zé Serra e de toda a demo-tucanada. Se Lula souber aproveitar, vai poder polarizar de vez essa eleição entre o projeto de país que está em curso e o "projeto?" deles. Vamos ver no que dá. Bom domingo pra você!

Leo T (01/11/2009 - 14:22)
E eis que na véspera do Dia de Finados essa alma penada ressurge das trevas do ostracismo pra nos assombrar. Vá de retro...

Maria Dirce (01/11/2009 - 14:16)
Lula, como bom estadista, preservou as mazelas arquivadas do FHC até agora.Não seria bom e estaria na hora de abrir os arquivos da vergonha e mostrar ao Brasil quem de fato e de direito é FHC? o que compravam como os cartões do governo, as negociatas na petrobrás,o dinheiro das privatizações , o povo quer saber!!!!!!



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design