Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Opinião Utilidades

Como a Globo distorce e deturpa para negar direitos aos negros brasileiros

Atualizado em 19 de novembro de 2009 às 23:08 | Publicado em 19 de novembro de 2009 às 23:00

O texto abaixo faz parte do livro que será lançado pela Ediouro como resultado do prêmio obtido pelo Viomundo no BlogBooks. É um registro de como a TV Globo deturpa e distorce o noticiário sobre as cotas raciais e qualquer outro assunto relativo aos direitos dos negros brasileiros, por conta das opiniões pessoais de Ali Kamel, aquele que acha que não somos racistas, que é contra o Estatuto da Igualdade Racial, os direitos dos quilombolas e que usa uma concessão pública para defender suas posições pessoais. Não, não estou falando do ator pornô, embora o assunto remeta à pornografia jornalística:

JN: DESINFORMAÇÃO PARA SE OPOR AO ESTATUTO RACIAL

WASHINGTON - À medida em que se aproximam as eleições de 2008 é importante educar os telespectadores menos atentos para a "sutileza" da TV Globo ao distorcer ou manipular informação. Em tempos de internet, dificilmente um meio de comunicação se atreve a mentir descaradamente. É só lembrar dos tempos do rádio, nos quais um narrador de futebol tinha liberdade relativa para narrar a partida que quisesse. Desde que surgiu o videotape essa "criatividade" com a informação perdeu espaço.

Hoje, para julgar a mídia, é preciso considerar não só o que é publicado, mas o que DEIXA DE SER PUBLICADO. É preciso considerar as investigações que são feitas, mas também AS QUE DEIXAM DE SER FEITAS. E é preciso considerar o tratamento dado por um órgão de imprensa a um determinado tema AO LONGO DO TEMPO.

Falemos, por exemplo, sobre o Estatuto da Igualdade Racial que está tramitando no Congresso. Recentemente, o Jornal Nacional dedicou 2 minutos e 30 segundos ao assunto - o que é uma eternidade em televisão. A própria manchete do JN já é definidora: FALTA CONSENSO SOBRE ESTATUTO DE IGUALDADE RACIAL. Eu diria que não existe consenso em quase nada que é discutido no Congresso. O fato é que o Estatuto passou no Senado e pode passar na Câmara. Mas a falta de consenso é a premissa do Jornal Nacional, apesar do estatuto JÁ TER SIDO APROVADO EM UMA DAS CASAS DO CONGRESSO.

A "tese" da TV Globo seria provada na reportagem a seguir. O autor do projeto, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, não foi entrevistado. O texto da reportagem explicou que seriam criadas cotas na administração pública, nas universidades e para atores negros em filmes e novelas. Primeiro vieram as opiniões "a favor".

O advogado Hédio Silva Júnior, da Educafro, falou durante 10 segundos. A ex-ministra Matilde Ribeiro, que apoiava a aprovação do Estatuto, falou durante 12 segundos.

Depois de anunciar que tem gente que acha que o estatuto "incentiva o racismo em vez de combatê-lo", o Jornal Nacional apresentou dois entrevistados. Primeiro falou José Carlos Miranda, do Movimento Socialista Negro, durante 19 segundos: "Imagina que, com a aprovação do estatuto, o operário negro, o trabalhador negro conseguirá um emprego por causa da sua cor de pele e o operário branco não, mesmo ele tendo a mesma situação econômica. Imagina isso acontecendo milhões de vezes." Bastante razoável a opinião, se não fosse baseada numa COMPLETA FALSIDADE. O estatuto não cria cotas em empresas privadas e, portanto, não afetará operários, quanto mais "milhões de vezes".

Finalmente, vem a opinião da antropóloga (branca) Yvonne Maggie, que fala 15 segundos: "O racismo é um mal que assola a humanidade. Os brasileiros sofrem dessa praga. No entanto, para combater o racismo a primeira providência terá que ser abolir o critério e a idéia mesmo de raça." A antropóloga (branca) não diz como isso será feito. Vamos decretar que, a partir de amanhã, todos os brasileiros são brancos?

Eu lhes pergunto: uma antropóloga branca teve direito de opinar no Jornal Nacional, mas o autor do projeto não? Os que criticaram o projeto falaram durante 34 segundos. Os que defenderam o projeto falaram 22 segundos.

Uma antrópologa branca, que teve a palavra final, falou mais que a ministra de Estado? Um militante negro, que usou uma noção FALSA para criticar o projeto, falou mais que a ministra de Estado? O projeto, repito, fala na adoção  de cotas nas universidade e na administração pública, mas não na iniciativa privada. O texto do estatuto diz apenas que o estado deve estimular "a adoção de medidas similares pelas empresas privadas".

Ou seja, a reportagem do Jornal Nacional foi claramente tendenciosa, para não dizer desonesta quando endossou uma hipótese baseada em uma interpretação falsa do texto do Estatuto.

Estou dizendo isso como alguém que é contra cotas por decreto, de cima para baixo. Mas também sou contra a manipulação e a distorção de informações.

Tomada isoladamente, a reportagem pode ser considerada por vocês um simples "erro".

Mas é preciso considerar a folha corrida da TV Globo na questão racial: de acordo com o ex-repórter da emissora, Rodrigo Vianna, uma entrevista gravada por ele com o senegalês Doudou Diène, das Nações Unidas, fazia parte de uma reportagem "derrubada" pela direção de Jornalismo da emissora por não se enquadrar na linha editorial da empresa .

Quem é Diène? O rapporteur da ONU para formas contemporâneas de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância. Diène estava no Brasil e disse, na entrevista, que havia racismo no país, sim.

No dia 18 de setembro de 2006, em Genebra, numa reunião do Conselho de Direitos Humanos, Diène apresentou um relatório francamente favorável ao Brasil.

"O aumento do racismo e da violência xenofóbica como resultado da ascensão da extrema-direita e de grupos neo-nazistas foram confirmados por assassinatos racistas na Bélgica e na Federação Russa. A difamação da religião, o antisemitismo, a cristianofobia e a islamofobia também estão em ascensão. Também há legitimação intelectual do racismo, da discriminação racial e da xenofobia. Há uma banalização racista e xenofóbica de práticas de governo e outras plataformas. Também há uma crescente prática de diferentes formas de racismo, xenofobia e discriminação racial em pontos de entrada, recepção e espera e também uma piora nas manifestações de racismo em esportes, particularmente no futebol", diz um resumo da apresentação.

Especificamente sobre o Brasil, Doudou Diène afirmou que "o compromisso do governo de lutar contra o racismo foi confirmado no mais alto escalão e o país parece disposto a enfrentar sua herança histórica de racismo."

Doudou Diène não falou no Jornal Nacional, mas um representante do Movimento Socialista Negro teve 19 segundos para falar uma inverdade em rede nacional de televisão. O que explica isso?


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
mauro ramos (02/12/2009 - 10:25)
perto da globo,zdanov e goebbels sao
dois inocentes anjinhos barrocos,kkkkk!!!!

Ricardo Homrich (02/12/2009 - 02:26)
E do acidente da novela também parece que helena ou estava dirigindo o ônibus ou pior ... atravessou a estrada rastejando ... hahhahahaa

Ricardo Homrich (02/12/2009 - 02:25)
Falando em novela, minha namorada acompanha bastante ... disse a ela a mensagem que a globo passou sobre negras(os). Quado a modelo estava no Brasil internada, "reunindo" sua família, a "negrinha" teve a "coragem" de ficar grávida e anunciar isso .... resumindo ... o capítulo acaba com helena chegando na vila de sua família, cabelos soltos, reunida com "sua gente". Mensagem - "volta pra sua galera neguinha" .... daqui pra frente é só a modelo e geovana antonelli. hahahhahahahha

Steam (24/11/2009 - 18:09)
HUAHUAUHAUA , gostei Saulo, e se nao me engano, segundo a Contigo ja estao querendo "matar" a pobre da Helena na novela

Steam (24/11/2009 - 18:05)
Concordo com a ideia que as cotas podem gerar mais racismo, nao das classes mais abastadas, que ja foram envenenadas ideologicamente, mas daqueles que se encontram na mesma situação da maioria dos negros: os pobres. Pela lógica o mais justo seriam as cotas sociais. É preciso "forçar" o equilibrio social e cultural num pais, pois quem esta no poder é imcompetente e precisa de um povo BURRO para elege-lo, (nao me referindo a Lula) e nao vai mover um palha no sentido de fazer o pais progredir, entao vamos esperar que esses jovens lutadores tenham uma oportunidade e quem sabe se tornem os empreendedores de amanha

Renato (24/11/2009 - 12:57)
Continuando, antes eu seja malhado por alguns.

O Brasil é racista sim. De Negro para o Branco e do branco para o Negro.
É justo que exista algum dispositivo (lei, financiamento público, ou outra coisa) que tente colocar um peso na balança, equivalendo os lados. O que não é justo é que continue existindo o que eu vejo hoje. Nas escolas, uma sala de aula de 40 alunos, apenas 3 ou 4 serem negros. Nas salas das universidades públicas, apenas 1 ou 2 estudantes afrodescedentes.

Mas ai, eu começo a questionar se o problema está no racismo mesmo, ou em uma outra coisa. O status social.



Renato (24/11/2009 - 12:52)
Dia da Consciência Negra, Data da Morte de Zumbi dos Palmares. O libertador dos negros no Brasil Colonia.
Será que era bonzinho como falam aqui?
Segue uma história dele.
A polêmica da escravidão pelas mãos de Zumbi
Alguns autores levantam a possibilidade de que Zumbi não tenha sido o verdadeiro herói de Palmares e sim Ganga-Zumba:

"Os escravos que se recusavam a fugir das fazendas e ir para os quilombos eram capturados e convertidos em cativos dos quilombos. A luta de Palmares não era contra a iniqüidade desumanizadora da escravidão. Era apenas recusa da escravidão própria, mas não da escravidão alheia.[...]"
Fonte:Martins, José de Souza. Divisões Perigosas, p. 99

Segundo alguns estudiosos Ganga Zumba teria sido assassinado, e os negros de Palmares elevaram a categoria de chefe, Zumbi:

"Depois de feitas as pazes em 1678, os negros mataram o rei Ganga-Zumba, envenenando-o, e Zumbi assumiu o governo e o comando-em-chefe do Quilombo"
Fonte: Carneiro, Edison. O Quilombo dos Palmares, Editora Civilização Brasileira, 3a ed., Rio, 1966, p. 35

Seu governo também teria sido caracterizado pelo despotismo:

"Se algum escravo fugia dos Palmares, eram enviados negros no seu encalço e, se capturado, era executado pela "severa justiça" do quilombo"[4]
Fonte: Carneiro, Edison. O Quilombo dos Palmares, Editora Civilização Brasileira, 3a ed., Rio, 1966, p. 27

pablo (22/11/2009 - 21:52)
Azenha, quer outro exemplo de tendenciosidade escandalosa ? Tente encontrar a série de 3 reportagens (ou seja, veiculada em 3 dias seguidos) a respeito do caso 'demarcação de Terra Indígena - Raposa Serra do Sol' veiculadas pelo infame jornal da globo, aquele que passa tarde da noite...aproveitando-se da sonolência dos espectadores, chega a ser mais reacionário que o JN.

leonidas (21/11/2009 - 19:01)
"Errata "
Natalia no primeiro paragrafo do meu post dirigido a vc onde se lê " fenotipos ", favor considerar " aparencias ".
grato...

Leonidas (21/11/2009 - 18:20)
Uma coisa é oconceito científico de raça, que de fato está em desuso. Outra coisa é COR da pele de cada um, que determina sim quem vai ser parado na blitz, quem pode entrar em banco sem ser abordado, quem vai conseguir o emprego que pede 'boa aparência', quem vai ser escolhida para dançar no Faustão, quem pode casar com a minha filha...Isso é Brasil, ou não é, Leonidas?

Luiz Humberto Guiotti (21/11/2009 - 16:30)
Azenha, não concordo com nenhum tipo de cota da mesma forma que abomino qualquer manifestação de racismo. Admito que é bastante difícil entender, e assim apoiar ou reprovar, essas atitudes da imprensa e do governo. Sugiro aos seus leitores um poema de autoria de Eduardo Alves da Costa, No caminho com Maiakovski, de onde saiu a célebre sequencia:
"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."
Aqui ofereço as linha finais do poema:
"E por temor eu me calo,
por temor aceito a condição
de falso democrata
e rotulo meus gestos
com a palavra liberdade,
procurando, num sorriso,
esconder minha dor
diante de meus superiores.
Mas dentro de mim,
com a potência de um milhão de vozes,
o coração grita - MENTIRA!"




Saulo (21/11/2009 - 15:34)
Os movimentos negros devam protestar fortemente perante a Globo, e o autor da novela, Manoel Carlos. O que foi isso que vimos?! Por que a presonagem negra (que na novela é a linda Taís Araújo) tem que "cuidar" da sinhazinha Luciana (a também linda Alinne Moraes)? Por ter se atrevido a se casar com patriarca? Por que tem que pedir perdão pelo acidente? E a responsabilidade dos pais brancos na falta de educação da sinhazinha?

leonidas (21/11/2009 - 11:13)
Fernando

Responda a pergunta , quem é a sociedade branca ?
e como e qual o criterio para defini-la...rs
Sua opinião baseada em argumentação redundante em nada esclarece a questão...rs

leonidas (21/11/2009 - 11:12)
Natalia
Não se deixe levar por fenotipos...rs
Se incluir fenotipos para definir quem é negro, vera que sua lista ficara bem mais extensa...rs

A Minoria dos que Mandam e as Inúmeras Minorias dos que Obedecem (21/11/2009 - 00:04)
As conquistas sociais das denominadas "minorias", em nosso país, é apenas de fachada, algo que só serve ao Estado - por conta dos dividendos midiáticos que a ele são creditados. Tudo farsa, portanto. O organismo estatal se eximindo de suas obrigações para com o povo, ao mesmo tempo em que delegando a esse o ônus da sua incapacidade ou estupidez. Senão vejamos: uma legião de negros reivindica direitos (postulação não necessária numa sociedade justa, já que seríamos todos iguais perante a lei), o organismo demagógico bola um plano que seja favorável a ele, Governo, e joga-o no mundo para que os demais seguimentos da sociedade se digladiem até que encontrem uma solução que, decididamente, nunca será a melhor para nenhuma das partes, a exemplo do que ocorre nessa questão das cotas universitárias, ou no que se refere aos deficientes físicos, às mulheres e demais parcelas de patrícios banidos de seus direitos constitucionais. Como se povo não fosse só povo, independente de raça ou credo. O nosso grande dilema se resume em não termos leis mais justas nem governantes sérios que queiram, de fato, ajustar-se aos reclamos da sociedade como um todo. Esse que hoje nos governa, de algum modo está atrelado àqueles que ao longo do tempo exterminaram índios e escravos, apossaram-se das melhores terras, assumiram todos os cargos de comando, invadiram o patrlamento e agora ainda querem dá uma de João sem braço.
Veja restante do texto neste End: http://literaturareal.blogspot.com

Natalia P. (20/11/2009 - 22:31)
Uma das coisas que mais me impressionam nos comentários é a pretensão de algumas pessoas...opiniões discordantes são taxadas de radicais e ingênuas...ou seja, esperto e equilibrado é só aquele que tem uma opinião igual à do que fez o comentário...nada mais anti-democrático!
Bem, eu acho que, para classificar pessoas como 'iguais', não podemos levar em consideração apenas a sua situação econômica...Pessoas pobres e brancas sofrem muito menos preconceito e têm, sim, mais portas abertas do que as negras, o que não quer dizer que não deva haver políticas públicas de orientação socioeconômica. Eu, que também sou professora, peço sempre aos meus alunos que eles façam uma simples observação: contem quantos negros há na sala e na escola (que é pública). Agora contem quantos negros são professores, coordenadores e diretores. Quantos foram presidentes, ministros, juízes? Quantos médicos, dentistas, psicólogos negros já os atenderam? Quantas 'garotas fantásticas' (as aspirantes a modelo da TV) são negras? Quantos jornalistas?
Ps: para encerrar, posso dizer que o meu avô foi uma exceção a essa regra vergonhosa para o Brasil. Era negro e médico. Frequentemente confundido com um auxiliar de enfermagem. Quase nunca abordado pelos pacientes que chegavam ao hospital. Esse é o Brasil que não é racista.

O Simbolismo da Frase de Barack Obama (20/11/2009 - 20:49)
O choro do Sr. Lula, que tem se amiudado bastante nesse ocaso de seu governo, se visto pelo ótica do Sr. Serra ou do DR. FHC parecerá apenas lágrima de crocodilo. Para mim, contudo, e certamente para muitos milhões de brasileiros que passamos vinte anos acreditando, trata-se somente do lamento tardio de quem recebeu de nós carta branca para realizar as transformações que este país necessitava, e simplesmente não as fez. Oito anos perdidos em profilaxia interna, em acomodação de vaidades, conchavos, jogos de cena e futricas. Se o PIB do país aumentou nesse período e a indústria e os bancos cresceram de forma espantosa, isso se deverá muito mais a não sangria dos cofres públicos como ocorria antes e que só não permaneceu igual neste governo porque os velhos corruptos por conhecerem todos os atalhos plantaram guarda, e não porque o Sr. Lula tenha sido pródigo em suas políticas sociais. Nada. Percebam que no seu primeriro mandato esse governo já estava fadado à ruína, visto que os novos corruptos adentrariaam o cenário com a voracidade de todos os vendavais, assustando inclusive às velhas raposas que dilapidavam o patrimônio público, de pai para filho, desde que Caminha escreveu sua famosa carta. Lula só não ruiu, de forma melancólica, graça a nós, a você ai e a mim, a todos nós sonhadores anônimos que fincasríamos base no mundo virtual como ínica forma de conter o ataque dos golpistas. Só Lula não percebeu isso. Preferiu acreditar que era mesmo o cara - como disse o Sr. Obama.

Marcelo (20/11/2009 - 20:04)
Azenha não perca seu tempo com esse tipo de figura. O silêncio é a melhor resposta.

Luiz Carlos Azenha (20/11/2009 - 19:57)
Então cai fora Januário. Não te convidei para entrar. Mas estou te convidando para cair fora. abs

Januário O. M. Olivieira (20/11/2009 - 19:52)
Esse blog é um lixo.

Urbano (20/11/2009 - 19:43)
A idéia do alienado kamelo é que a novela faça o telejornalixo e o telejornalixo noturno,apresentado pelo casal de gari, faça a ficção. Idéia de frankeinstein.

Fernando Augusto, RJ (20/11/2009 - 19:28)

leonidas (20/11/2009 - 14:08)

"Eles adoram falar sobre e contra uma suposta elite branca mas nem um deles pode definir quem seria ela sem recorrer a retorica barata ou historias de sofrimentos pessoal".

Então a existência de uma "elite branca", seria um suposição, e não uma verdade factual, mas quanta baboseira, que o sr. Leonidas escreve, logo ele supostamente "descendente direto de negro", conforme suas afirmações, porque eu não estou vendo o cidadão, e nem o conheço, mas vejo a realidade do meu país, e não precisa fazer nenhum esforço para vê-la, é só abrir os olhos, não merece maiores explicações o questionamento se existe ou não uma elite branca, beira o ridículo.

leonidas (20/11/2009 - 17:16)
Paulo Jonas

"Como descendente direto de negro, dispenso sua bondade equivocada".

Não se trata de bondade, mas de justiça a quem merece, se vc leonidas não se julga merecedor, ou não se importa com os seus, então isto é um problema seu, fique com sua alma conturbada e sua mente confusa, e que deus tenha piedade de você, pobre leonidas, que não tem outro recurso se não desqualificar de maneira agressiva e até grosseira os comentaristas deste blog, e seu com estilo rocambolesco solta mais essa pérola:

Leonidas (20/11/2009 - 17:50)
Milton

"Sobre sociedade branca , ela é composta na sua maioria por afrodescendetes de varias matizes resultando em inumeras graduaçoes de fenotipo".

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Fabio Passos (20/11/2009 - 19:17)
A rede globo já foi completamente desmascarada por manipular contra as ações afirmativas.

Está mensurado.
Leiam artigo do Venício lá no OI:

"DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
A grande mídia e a desigualdade racial"
Por Venício A. de Lima
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=564CID006

Por que a rede globo tenta bloquear o debate, omite, manipula e mente de forma desesperada sobre o avanço do estatuto da igualdade racial no congresso?

Porque é a rede globo, oras.
Esta organização é o sustentáculo do Apartheid Social no Brasil.

Não é por outro motivo que tem um racista - ali kamel - comandando o "jornalismo" a mando dos marinho.

fscosta (20/11/2009 - 19:17)
Não vi um post chamando o pessoal pra participar da Consulta Publica do Marco Civil da Internet.

http://culturadigital.br/marcocivil/

O site está no ar e recebendo comentarios. Agora é a gente que tem que colaborar.

Senao o Azeredo e cia volta pra tomar conta.

Rodrigo (20/11/2009 - 19:14)
Eles não sabem como pensa muitos brasileiros que odeiam brasileiros.

http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?f=1&t=20183&st=0&sk=t&sd=a&start=25#p400707

Leonidas (20/11/2009 - 17:50)
Milton
Como professor deveria ter o bom senso ( por sí mesmo , nao por mim ) de evitar falar ou afirmar algo baseado apenas e tão somente no que vc pensa.
Sua inconsequencia na sua afirmação sobre minha pessoa fazer uso de cotas só deve ser menor que a ignorancia que o faz achar que o ensino basico desse pais esteja bom.
Defender o governo lula nao passa em ser irresponsavel e ver e pregar coisas inexistentes.
Se o ensino estava pior é uma coisa, ele estar bom é outra .
O ensino basico dessa nação esta em frangalhos e reduzir as coisas a conversinha furada de ser pró ou anti PT e coisa de gente incapaz ( ao meu ver ) de poder ensinar jovens.
Pois nao tem a riqueza de espirito necessaria que o faça ter senso do ridiculo em afirmar coisas como se fosse intimo da vida diaria da pessoa de quem acuse ser incoerente.
Não , não faço e nunca fiz uso de cotas.
E mesmo que pudesse dispensaria.
Sobre sociedade branca , ela é composta na sua maioria por afrodescendetes de varias matizes resultando em inumeras graduaçoes de fenotipo.
E muita falta de bom senso, de educação, e noção legal juntas em texto de alguem que diz ser educador.

Marcelo P. (20/11/2009 - 17:35)
Eu só consigo entender cotas como cotas sociais e é assim que está na lei. Não é cota racial. É cota para reverter o tempo, para os escluídos sociais.

Para mim, para muita gente, não existem raças. Existe a raça humana e só. Só que ao longo do tempo algum grupos étnicos foram mais excluídos que outros.

Assim sendo, cotas.
Claro que há 'racistas', mas o que eles odeiam é a cor da pele e os brancos pobres. O que eles não admitem é dividir o bolo, deixar de uns serem mais iguais que outros.

Milton Hayek (20/11/2009 - 17:31)
Eu vejo o governo federal investindo pesado em educação.A direitinha adora falar em educação,como sabemos.Mas se esquece que,de acordo com a CF88,a educação e a saúde também estão na esfera dos estados e municípios.
Sou a favor das cotas sim.Quantos anos teremos de esperar até que estados e municipios deixem de roubar recursos da educação e da saúde,recursos esses que beneficiam a população mais pobre e são repassados como FPE e FPM??
Esse papinho de que a educação está uma droga é ridiculo.O que está uma droga é a gestão feita por estados e municípios dos recursos que a União repassa.Então,para concluir,implemente-se o regime de cotas até que se transfira a educação básica para o governo federal ou se encontre um regime melhor de gestão.
Aliás,como sou professor,também vejo cotistas muito bem nas notas e no esforço.Inclusive alguns negros, de alma branca,que são contra as cotas mas não abrem mão dela.Não é Leonidas???????????

leonidas (20/11/2009 - 17:16)
Paulo Jonas

Como descendente direto de negro, dispenso sua bondade equivocada.
Não é questão de tratar desiqual de forma igual, pq cotas raciais fazem distinção entre pessoas com a mesma situação social pelo criteiro inexistente de raça e injusto.
Pq com ela se faz tratamento diferente para " iguais " .
E a questão de ser contra cotas nao passa por ser contra ela e sim contra o quesito racial e nao social para alguem poder dispor da mesma.
Cotas são sinonimo de que algo esta errado, dai a importancia de termos medidas ( nao demagogicas ) no sentido de possibilitar qfue as mesmas sejam finitas.
Não é o caso do Brasil pois sua adoção tem finalidade politica da pior especie, nosso ensino vai de mal a pior.
Entao cotas socials seriam aceitaveis mas acompanhadas tambem de politica de estado para a educação.
Enfim uma lastima a maneira equivocada como essas excrescencias são defendidas por radicais apoiados por ingenuos...

Paulo Jonas de Lima Piva (20/11/2009 - 15:44)
Os negros pobres merecem todas as cotas do mundo no Brasil. Historicamente, a elite branca e cristã da nossa sociedade humilhou e trucidou os negros brasileiros. Como branco, portanto, como privilegiado nessa nossa sociedade racista, defendo com veemência a cota para negros, pois creio que democracia e justiça consistem em tratar os desiguais de forma desigual. E exceções não são regras.

Marcelo (20/11/2009 - 14:17)
Tenho um amigo negro. O pai dele abandou a mãe quando ele era ainda criança, junto com o irmão dele... Ele fez 1 e 2 graus em escola pública. A faculdade que ele fez junto comigo ele e se virou pra fazer como eu.... Acho que tem que haver esforço da pessoa que quer estudar. Hoje ele trabalha em uma empresa de tecnologia. Cotas tenho minhas dúvidas... Deveria de haver cotas também pros amarelos, italianos e outros descendentes...

Messias Franca de Macedo (20/11/2009 - 14:09)

COTISTAS TEM DESEMPENHO ACIMA DA MÉDIA
07:15:25

O estudante negro cotista não só tem permanecido na faculdade como tem demonstrado desempenho igual - ou superior - aos demais alunos. Isso é o que mostram os dados da Universidade Federal da Bahia (Ufba), divulgados no mês passado, pelo Serviço de Seleção, Orientação e Avaliação, em referência à primeira turma ingressa pelo sistema de ações afirmativas, em 2005. Ainda sem números concretos, uma pesquisa da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em andamento há um ano, antecipa conclusões similares, cujo resultado deve sair em março. "As taxas de evasão dos cotistas são relativamente menores e o desempenho é bastante semelhante. Há casos, nas ciências humanas, acima da média", atesta Wilson Mattos, pró-reitor de pós-graduação. Na Ufba, entre estudantes na faixa mais alta (7,6 a 10), cotistas apresentaram notas melhores em cursos como ciências da computação, engenharia elétrica, química, fonoaudiologia, enfermagem, farmácia e comunicação. Em medicina, há uma diferença: no 9º semestre da turma de 2005, 86,7% dos cotistas tiveram desempenho entre 7,6 e 10, perante 91,7% dos não-cotistas. As informações são do jornal A Tarde.

leonidas (20/11/2009 - 14:08)
Os argumeentos dos radicais e racistas do Movimento Negro e seus simpatizantes primam pela redundancia.
Oras é obvio que não se tem negros em cargos ( ao menos na quantidade proporcional ) de medicos , engenheiros , diretores etc.
Como é obvio que isso é fruto automatico da exclusão social dos menos favorecidos que sim são na maior parte negros e descendent3es desses.
Outra confusão proposital e isso é da parte deles, é nao admitir que o elemento miscegenado no pais é absoluta maioria e que tanto brancos quanto negros no sentido pleno da palavra são minoria.
Eles adoram falar sobre e contra uma suposta elite branca mas nem um deles pode definir quem seria ela sem recorrer a retorica barata ou historias de sofrimentos pessoal.
Que são reais e dignas de atenção mas nada tem a ver com o assunto quando a questão é respaldar suas argumentaçoes furadas.
São racistas , que nao buscam a inclusão e sim uma afirmação racial no pior sentido do termo.
Uma coisa nada tem com outra, mas eles misturam tudo numa panela só e passam a bancar os representantes de supostos coitadinhos escravizados por anglo saxoes.
Quando na verdade o racismo áqui ( não institucional ) se da na imensa maioria entre negros de diferentes fenotipos.
Isso é outra face do problema da qual eles adoram manter distancia...

waldir ferreira (20/11/2009 - 14:06)
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI105648-15223,00-SERRA FAZ BRINCADEIRA COM SOTERRAMENTO NO TWITTER.html

carlos Guilherme (20/11/2009 - 13:57)
O tema racismo já encheu, na esperança de combatê-lo o que se cria é um circo em que o povo brasileiro exerce a figura de palhaço de nariz redondo vermelho
Chegamos ao ridículo de criar um bipolarização em nossa sociedade: Branco vs. Negro!
uma camisa com a estampa "100% negro" vende a idéia de um indivíduo que sente orgulho de sua "raça" (louvável)
uma camisa com a estampa "100%¨branco", por sua vez, vende a idéia de um neozista (condenável)

Aonde está a igualdade? E logo em um país como o Brasil, aonde não há brancos ou negros em sua maioria, mas mestiços



Marcelo P. (20/11/2009 - 13:08)
E mais ainda: o Brasil tem uma dívida histórica com os negros, assim como os índios e com seu povo em geral consequências de políticas elitistas que vigorou através da história de 509 anos.

Assim como a Vale, a CVRD, tem uma dívida histórica com Itabira, porque a mineradora não existiria se não fosse, na época, o minério de alta qualidade da terra de Drummond. A Vale aprendeu a minerar em Itabira e fez do lugar e seu povo cobaia de experimentos. Vai deixar buracos e um futuro incerto. E 67 anos depois continua a exportar apenas matéria prima. E Itabira continua apenas uma fotografia na parede: aquela que mostra a antiga cidade com seus casarões, um cinema, um teatro, 19 pianos na rua principal. O sonho de Drummond e seus companheiros de sonhos de que com a exploração da 'Montanha de Ferro'a cidade se transformaria com tanta riqueza, sucumbiu. Virou pó. Rejeito.

Marcelo P. (20/11/2009 - 12:58)
Raças e raça

"Quase todos pretos de tão pobres". Acho que nem era hora de citar o compositor baiano envergonhado que até sumiu da mãe. Não há perdão. Há tempo.
Mas sou a favor da cotas para negros e pobres que estudaram em escolas públicas (essas que a gente sabe qual é a qualidade).
Porque se fossemos esperar a revolução na escola publica, ou sua completa transformação, de forma a criar estudantes estudados (sic) como numa minoria das escolas particulares, levaria décadas até que tivessem capacidade similar na hora do vestibular, enem ou o que for que vier depois.

E quando digo minoria das escolas, é porque a maioria das privadas são tão ruins como as públicas.

Então cotas é uma forma de acelerar o processo em busca da igualdade. Da aproximação.

Sabemos o tipo de gente que estamos formando nas escolas, principalmente nas universidades públicas e privadas, essas então. Uma cambada de analfabetos culturais, políticos. Uma cambada de conservadores. Estão aí os neojornalistas que fazem o papel que os chefes (editores) e patrões querem que façam. E eles fazem não apenas por medo de perder emprego, mas porque acreditam naquilo, na visão tacanha que têm.

É chato, é péssimo, mas é verdade.
Não sei onde as cotas podem levar ou no que pode dar. Mas melhor com elas que sem.


Vai passar. E saberemos.

Milton Hayek (20/11/2009 - 12:30)
O que deu em você Klaus???Deixou de acreditar no interesse individual como o motor da liberdade???

Klaus (20/11/2009 - 11:27)
Milton Hayek (20/11/2009 - 10:22)
Não é engraçado,Klaus Barbie da Estrela.É isenção fiscal para quem investe no cinema nacional.Lei Rouanet.Aquela que permite às empresas fazer propaganda com nosso dinheiro.Coisa de tucano.


Me parece que neste caso não houve isenção fiscal para nenhuma das empresas patrocinadores. O investimento de todas foi desinteressado.

Messias Franca de Macedo (20/11/2009 - 12:27)

DATA VENIA
Senador do grampo sem áudio
chama STF de covarde
20/novembro/2009 8:52
em www.paulohenriqueamorim.com.br


COMENTÁRIO:

DEMÓstenes do DEMo(!)

Com tanto DEMO na natureza intrínseca, poderíamos esperar outra *atitude covarde deste covarde senador que produziu um grampo sem áudio em conluio com o notívago para escrotos habeas corpus fajutos e seletivos pró-banqueiro bandido?!
*atitude covarde porquanto o tempo da famigerada e fatídica inquisição já passou, há muito, e o DEMÓstenes não se conforma! Se este suposto senador não fosse covarde, não estaria no partido mais corrupto do Brasil, concorrendo com o PMDBosta e o PSDBosta!

NOTA: estamos esperando o som do muro que o presidente Lula terá que dar na mesa mais próxima ao anunciar o veredicto humanitário e legítimo: "Cesare Battisti fica, terra amada BRASIL!" A DIREITONA que vá pro Inferno, Itália dos agentes de prostituição, tráfico internacional de drogas, mafiosos e corruptos fascistas Berlusconis!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, Brasil - em homenagem ao escritor, revolucionário e radical ANTI-DIREITISTA e pai de família Cesare Battisti

Admar (20/11/2009 - 12:02)
E ainda existem negros que dão ibope pra rede globo, acordem irmãos!!!

Thiago (20/11/2009 - 11:28)
Mas esse projeto não tem lógica, criar cota para negros na administração pública, tudo bem para deficiente físicos, pois eles tem que se erforça ainda mais para estudar por ter os seus movimentos físicos delimitado, mas os negros são tão capazes como um branco físicamente e mentalmente. Aberração racista essa lei.

Klaus (20/11/2009 - 11:27)
Milton Hayek (20/11/2009 - 10:22)
Não é engraçado,Klaus Barbie da Estrela.É isenção fiscal para quem investe no cinema nacional.Lei Rouanet.Aquela que permite às empresas fazer propaganda com nosso dinheiro.Coisa de tucano.


Me parece que neste caso não houve isenção fiscal para nenhuma das empresas patrocinadores. O investimento de todas foi desinteressado.

Marcelo (20/11/2009 - 11:22)
Hoje em uma ocminudade do Orkut que eu frequento tinha um tópico dizendo "Consiência Branca" que rendeu bastante.
E ralmente eu vi que o povo brasileiro ainda é muito racista!

BigPhil (20/11/2009 - 11:11)
Não diria que estes 800 mil foram exatamente um "investimento", em se tratando da qualidade da "obra"....hehehehehe

Minha Saudação aos Negros (20/11/2009 - 11:07)
O partidarismo exacerbado e o fervor ideológico geralmente nos levam a cometer tolices, a falar coisas insanas. Em momentos assim ficamos cegos, a exemplo do que já fiquei inúmeras vezes, até que viesse a amargar o enorme arrependimento de agora. Ninguém mais do que eu foi Lula neste Brasilzão de tantas desigualdades sociais; desde o tempo da gloriosa, para ser mais preciso, quando fui estupidamente expulso da Armada Nacional por conta de minha posição contrária ao regime, sem que, até hoje, tenha sido contemplado com essa alardeada anistia política da republiqueta petista. Daí que vibrei muito quando Lula se elegeu Preseidente. Na minha insensatez, imaginava que ele fosse mesmo consertar esse destroço de país, extinguir os descalabros, legar às novas gerações pelo menos um esboço de nação digna. Claro, não imaginava tão grandioso projeto em dois míseros mandatos, mas na implantação de toda uma filosofia de Governo, coisa que Lula não fez, e que Brizola por certo faria se não tivesse sido por ele, Lula (com auxílio da Globo) impedido de se tornar Presidente. Por ironia, a mesma rede de TV (concessão do Estado) que mais ganhou força com a eleição de Lula: continuou fazendo Ministros, induzindo os miseráveis e aloprando no Jornal Nacional - o que teria sido impossível com Brizola no comando do país.
Lula joga para a platéia - não se iludam. Inclusive nessa questão dos negros. Pura demagogia. Cota justa seria para todos os desvalidos nacionais, independente de raça ou credo.

Brasileiro (20/11/2009 - 10:32)
Esse tal de hariovaldo é professor de que mesmo?Acho que já sei,de babaquice,de idiotice de jumentisse,e deve ser na UNIBAMBI.Pra escrever tanta asneira,só pode ser.Bom mesmo pra ele deve ser pagar os pedágios do serrágio,ver passar por cima de sua cabeça,entre suas orelhas de jumento,o jatinho do jereissati.Deve delirar ao receber as baforadas de fumaça de um cigarro estragado e não tragado que seu herói o farol apagado solta.Deve ter orgasmos múltiplos quando vê a mariposa gilmar mente muito d"antes falando pelos cotovelos para o PIG e deve desmaiar de prazer ao saber que o virgílio camarão vai propor mais uma CPI,daquelas que atiram no próprio pé.Tadinho dele,tão bobinho.Acha que está abafando.Temos que agradecer ao Alex por nos mostrar mais um bobo da corte dos emplumados e enDEMOniados.

Milton Hayek (20/11/2009 - 10:22)
Não é engraçado,Klaus Barbie da Estrela.É isenção fiscal para quem investe no cinema nacional.Lei Rouanet.Aquela que permite às empresas fazer propaganda com nosso dinheiro.Coisa de tucano.

Klaus (20/11/2009 - 10:15)
Quando a gente acha que já viu tudo, o Brasil nos surprende. A Globo investiu R$800.000,00 no "Lula, the movie" para ter os direitos de exibição do filme na TV. Não é engraçado?

Klaus (20/11/2009 - 10:15)
Quando a gente acha que já viu tudo, o Brasil nos surprende. A Globo investiu R$800.000,00 no "Lula, the movie" para ter os direitos de exibição do filme na TV. Não é engraçado?

Aldo (20/11/2009 - 09:44)
Azenha, a receita é simples: deixar no OSTRACISMO a rede goebbels e congêneres. Já não assisto mais nem ela, nem band e nem sbt, no que toca PRINCIPALMENTE a noticiário. Só assim, vendo sua audiência LITERALMENTE despencando, que TALVEZ mudem de rumo, desviando do abismo para o qual se dirigem céleres.

Nando Netto (20/11/2009 - 09:29)
Estou ansioso no aguardo do livro!
Antes do Natal seria um presente perfeito!

Christian (20/11/2009 - 09:11)
Sempre existiu racismo no Brasil, qualquer brasileiro sabe disso. A tentativa da globo de negar ou tentar esconder (manipular) lembra um quadro do casseta, da própria globo, em que o cara fala: eu estou aqui nessa sauna gay, mas eu não sou gay ou a piada do marido pego em flagrante com a amante pela esposa e diz na cara de pau: não é nada disso que você está pensando. É a política da negação, varrer a sujeira pra debaixo do tapete.
Valeu Azenha, você tem postado excelentes textos.

Roberto Ribeiro - Rio das Pedras - SP (20/11/2009 - 08:31)
O que explica isso é que as Organizações Globo e o PIG, como um todo, são definitivamente racistas. Aliás, o PIG é totalmente contra todas as minorias.

Sergio Lima (20/11/2009 - 08:03)
O Paulo Paim praticamente não aparece na mídia televisiva. Creio eu que foi banido por não estar relacionado a escândalos ou temas mais "interessantes"

Romanelli (20/11/2009 - 07:50)
Tem razão os que dizem que NÃO somos racistas .NÃO somos mesmo, e os que dizem o contrário NÃO tem argumentos
.
..no máximo só sabem ficar com esta besteira de elite branca daqui e rede globo de lá, sequer sabendo trabalhar e entender CONCEITOS já amplamente difundidos e aceitos (como estereótipos e drama sócio-econômicos por ex)
.
isso já passou dos limites, há SIM que combatermos os cotistas, tal qual os NAZISTAS, os verdadeiros RACISTAS
.
AQUI, NÃO como nos EUA e África do SUL por ex., nosso problemas são diferentes

-AQUI, NÃO temos leis que apartam e segregam, que oficializam e institucionalizam a violência e o tratamento diferenciado, o lugar exclusivo pela raça, etc (exceção agora as cotas, claro)

-AQUI, temos sim fantasmas do passado, passivos mal resolvidos, casos ISOLADOS (afinal somos quase 200 milhões e foram quase 400 anos de deformação ..ou nenhuma formação)

-NOSSO drama é sócio econômico ..e pra isso, o ESTATUTO não propõem UMA VÍRGULA de solução prática, JUSTA e sensata ..ele não universaliza, mais diferencia

ARREGAÇAR as mangas, TRABALHAR, educar, PLANEJAR, responsalilizar, NÃO mitificar
.
CIDADANIA plena com direitos e deveres IGUAIS pra TODOS, esta é a palavra chave ..o resto é fantasia ou beco sem saída ..o resto é se deixar cair no GOLPE do discurso fácil ..num que não consegue enxergar nada além do que ele consegue ver no espelho

..e a verdade, bem, esta NEM sempre, ou quase NUNCA, esta na cara, né ?

Milton Hayek (20/11/2009 - 07:44)
Em breve estarei lançando meu livro "Não somos esquerdista s".Argumento que isso não existe no Brasil de todas as cores,raças e da democracia racial.
Conto com sua presença,Azenha.

Ricardo (20/11/2009 - 07:04)
Azenha, eu conhecia o teu trabalho desde o tempo da Indy.
No teu blog, pude ver o excelente repórter que você é, através dos comentários lúcidos e bem articulados. Parabéns. Sei o quanto é difícil lutar contra a Globo e seus Bonners, que acham que o brasileiro é tão burro como o Homer Simpson.
mas o teu blog e o do PHA são grandes marcos na mídia brasileira, pela forma com que se propõem a colocar para o público fatos e temas tão relevantes. Parabéns

luciana (20/11/2009 - 02:47)
para saber se a globo é ou não racista, basta dar uma olhada em suas novelas. benedito ruy barbosa, por exemplo, sempre tem um personagem 'igual' em todas as suas tramas. trata-se do 'negrinho da casa', cria dos patrões, geralmente o bobinho, o idiota, o mané, que apanha do galã ou de outros personagens do núcleo. está sempre lá...
em outras novelas, de outros autores, não há espaço para famílias negras felizes, bem sucedidas. geralmente o que se vê são personagens isolados, sofredores de racismos e que quase sempre, por serem únicos na trama, terminam o folhetim casando-se com um(a) branco(a) para tentarem enfiar em nossa goela uma pseudo democracia racial. basta contar: quantos homens negros galãs tem na tv? tentaram com o rocco pitanga, mas não deu certo. as mulheres geralmente são as 'gostosas', mas desde que tenham traços europeus, como a c.pitanga, ou são vistas como feias e, portanto, impróprias para o papel de mocinhas. beleza virou sinÔnimo de europeu. é o cúmulo!!! somos um país de negros e mestiços e temos que ver brancas - geralmente gaúchas - como modelos de beleza. um negro ou negra só é considerado belo na medida em que se aproxima do modelo europeu: nariz fino-belo; nariz chato-feio. lábios finos-belo; lábios grossos-feio. pele negra só é bonita se foge ao que dizem no popular racista brasileiro: muito negro. ou seja, deve ser 'moreno'. voltando às novelas globais, lembrei-me de uma recente, em que stênio garcia chamava uma negra de 'morena'. faça-me rir!!!

Charles carmo (20/11/2009 - 02:20)
FHC e o pé na cozinha

O Cláudio Humberto traz à tona um filho, outro, que FHC teria tido com sua empregada doméstica.

Após muito refletir, medir e mensurar, entendi a tal história do pé na cozinha.
http://www.oreconcavo.com.br/

ALEX (20/11/2009 - 01:54)
O nivel de jumentice do Guardião é tal que prefiro me divertir.

LULA ATACA E CONTAMINA A 7ª ARTE COM AS CHAGAS DO COMUNISMO...

Blog do Professor Hariovaldo


O maligno e encardido sacerdote satânico do marxismo que ora usurpa o cargo de presidente do país não perde tempo e nem desperdiça uma única oportunidade sequer de consolidar o domínio de seu partido bolchevista sobre o Brasil.

Agora ele ataca no cinema, contaminando a sétima arte com as chagas do comunismo atroz, e lança um filme-propaganda à moda stalinista para educar e submeter às massas ao marxismo pré-histórico.

Trata-se na verdade de um filme ofensivo à moral e aos bons costumes e uma grande ameaça para a família cristã pois no melhor estilo soviético vem eivado de mensagens subliminares socialistas para induzir os espectadores à sublevação popular, ao ideal comunista e o pior de tudo, ao desrespeito aos homens bons.

A película traz um enredo mentiroso que oculta as engrenagens do comunismo as quais levaram Lula a condição de usurpador-mor da nação, e o que é pior, só mostra virtudes no apedeuta, como quem uma pessoa oriunda da gentalha as tivessem.

O ator(?) que faz o papel da figura eneádica tem uma péssima atuação, não por sua culpa, mas porque o personagem original é na realidade um grande canastrão. E ainda por cima os atores que atuaram no filme são todos filiados à CUT e foram todos selecionados pelo PC do B.
A direção do filme ficou a cargo de um diretor brasileiro .... CONT.

João Batista (20/11/2009 - 00:27)
Obrigado por nos brindar com mais esta análise Azenha. Nada como números para provar que a vênus platinada é racista sim!

Jbmartins (19/11/2009 - 23:53)
Moro em Santa Catarina, ate hoje não lembro de ver um Medico, Um Dentista ou Um Veterinario e etc... Negros, sei que a maioria que habitam favelas os morros são Negros, sei que os mais necessitados desse Pais é o Negro, a elite não quer dividir com esta classe social, por que pensam que vai sair do bolso deles, eles querem continuar a usar a menina "Negra na cozinha" como fez um ex presidente, eles querem o menino negro para engraxar o seu sapato, para o inferno a elite Branca desse Pais, o Senador autor desse projeto deveria entrar na Justiça, para Direito ou retratação do tema tratado, ora manipulado.

Jbmartins (19/11/2009 - 23:39)
Para quem quiser conhecer "O Cara" Lula em sua essencia olhe neste link http://www.youtube.com/watch?v=PJc7CwElj08&feature=PlayList&p=792FCCC09589EC8B&index=0&playnext=1
da uma aula de politica.



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design