ricardo donatz (20/02/2010 - 02:23)
o negro brasileiro nem se quer sabe da sua história, pois ela foi contada por brancos. a midia vende o estereotipo europeu como belo e "claro" no sentido de cor, e esses padrões esteticos são quase inatingíveis pela maioria que consome seu produto . Esse mecanismo alimenta a quase inexistência do negro. ele não se vê como padrão de beleza, na propaganda de cerveja passa por ela como cenário, e o proprio negro não sabe a força que tem qdo se fala em futebol que raramente entre 10 jogadores de ponta, a maioria são brancos. o que se diz paixão nacional. tenho vergonha de ser brasileiro pois além de ser um pais racista eles dão migalhas expondo um ou outro negro e sempre na minoria, para dizer discaradamente que o racismo não existe. se vc não acha isso de toda verdade
me aponte como icone de beleza popularmente aceita pelos brasileiros, como padrão de beleza, assim como Gianechinni, Gisele Bunchen etc.... que os brasileiros compram e aceitam calados como os padrões de beleza de um povo. a maioria esmagadora não se identificam porém compram isso como verdade e assim vão morrendo sem existir e sem ter os seus padrões exaltados.
Ricardo Homrich (02/12/2009 - 02:26)
E do acidente da novela também parece que helena ou estava dirigindo o ônibus ou pior ... atravessou a estrada rastejando ... hahhahahaa
Steam (24/11/2009 - 18:09)
HUAHUAUHAUA , gostei Saulo, e se nao me engano, segundo a Contigo ja estao querendo "matar" a pobre da Helena na novela
Renato (24/11/2009 - 12:57)
Continuando, antes eu seja malhado por alguns.
O Brasil é racista sim. De Negro para o Branco e do branco para o Negro.
É justo que exista algum dispositivo (lei, financiamento público, ou outra coisa) que tente colocar um peso na balança, equivalendo os lados. O que não é justo é que continue existindo o que eu vejo hoje. Nas escolas, uma sala de aula de 40 alunos, apenas 3 ou 4 serem negros. Nas salas das universidades públicas, apenas 1 ou 2 estudantes afrodescedentes.
Mas ai, eu começo a questionar se o problema está no racismo mesmo, ou em uma outra coisa. O status social.
pablo (22/11/2009 - 21:52)
Azenha, quer outro exemplo de tendenciosidade escandalosa ? Tente encontrar a série de 3 reportagens (ou seja, veiculada em 3 dias seguidos) a respeito do caso 'demarcação de Terra Indígena - Raposa Serra do Sol' veiculadas pelo infame jornal da globo, aquele que passa tarde da noite...aproveitando-se da sonolência dos espectadores, chega a ser mais reacionário que o JN.
Leonidas (21/11/2009 - 18:20)
Uma coisa é oconceito científico de raça, que de fato está em desuso. Outra coisa é COR da pele de cada um, que determina sim quem vai ser parado na blitz, quem pode entrar em banco sem ser abordado, quem vai conseguir o emprego que pede 'boa aparência', quem vai ser escolhida para dançar no Faustão, quem pode casar com a minha filha...Isso é Brasil, ou não é, Leonidas?
Saulo (21/11/2009 - 15:34)
Os movimentos negros devam protestar fortemente perante a Globo, e o autor da novela, Manoel Carlos. O que foi isso que vimos?! Por que a presonagem negra (que na novela é a linda Taís Araújo) tem que "cuidar" da sinhazinha Luciana (a também linda Alinne Moraes)? Por ter se atrevido a se casar com patriarca? Por que tem que pedir perdão pelo acidente? E a responsabilidade dos pais brancos na falta de educação da sinhazinha?
leonidas (21/11/2009 - 11:12)
Natalia
Não se deixe levar por fenotipos...rs
Se incluir fenotipos para definir quem é negro, vera que sua lista ficara bem mais extensa...rs
Natalia P. (20/11/2009 - 22:31)
Uma das coisas que mais me impressionam nos comentários é a pretensão de algumas pessoas...opiniões discordantes são taxadas de radicais e ingênuas...ou seja, esperto e equilibrado é só aquele que tem uma opinião igual à do que fez o comentário...nada mais anti-democrático!
Bem, eu acho que, para classificar pessoas como 'iguais', não podemos levar em consideração apenas a sua situação econômica...Pessoas pobres e brancas sofrem muito menos preconceito e têm, sim, mais portas abertas do que as negras, o que não quer dizer que não deva haver políticas públicas de orientação socioeconômica. Eu, que também sou professora, peço sempre aos meus alunos que eles façam uma simples observação: contem quantos negros há na sala e na escola (que é pública). Agora contem quantos negros são professores, coordenadores e diretores. Quantos foram presidentes, ministros, juízes? Quantos médicos, dentistas, psicólogos negros já os atenderam? Quantas 'garotas fantásticas' (as aspirantes a modelo da TV) são negras? Quantos jornalistas?
Ps: para encerrar, posso dizer que o meu avô foi uma exceção a essa regra vergonhosa para o Brasil. Era negro e médico. Frequentemente confundido com um auxiliar de enfermagem. Quase nunca abordado pelos pacientes que chegavam ao hospital. Esse é o Brasil que não é racista.
Marcelo (20/11/2009 - 20:04)
Azenha não perca seu tempo com esse tipo de figura. O silêncio é a melhor resposta.
Januário O. M. Olivieira (20/11/2009 - 19:52)
Esse blog é um lixo.
Fernando Augusto, RJ (20/11/2009 - 19:28)
leonidas (20/11/2009 - 14:08)
"Eles adoram falar sobre e contra uma suposta elite branca mas nem um deles pode definir quem seria ela sem recorrer a retorica barata ou historias de sofrimentos pessoal".
Então a existência de uma "elite branca", seria um suposição, e não uma verdade factual, mas quanta baboseira, que o sr. Leonidas escreve, logo ele supostamente "descendente direto de negro", conforme suas afirmações, porque eu não estou vendo o cidadão, e nem o conheço, mas vejo a realidade do meu país, e não precisa fazer nenhum esforço para vê-la, é só abrir os olhos, não merece maiores explicações o questionamento se existe ou não uma elite branca, beira o ridículo.
leonidas (20/11/2009 - 17:16)
Paulo Jonas
"Como descendente direto de negro, dispenso sua bondade equivocada".
Não se trata de bondade, mas de justiça a quem merece, se vc leonidas não se julga merecedor, ou não se importa com os seus, então isto é um problema seu, fique com sua alma conturbada e sua mente confusa, e que deus tenha piedade de você, pobre leonidas, que não tem outro recurso se não desqualificar de maneira agressiva e até grosseira os comentaristas deste blog, e seu com estilo rocambolesco solta mais essa pérola:
Leonidas (20/11/2009 - 17:50)
Milton
"Sobre sociedade branca , ela é composta na sua maioria por afrodescendetes de varias matizes resultando em inumeras graduaçoes de fenotipo".
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
fscosta (20/11/2009 - 19:17)
Não vi um post chamando o pessoal pra participar da Consulta Publica do Marco Civil da Internet.
http://culturadigital.br/marcocivil/
O site está no ar e recebendo comentarios. Agora é a gente que tem que colaborar.
Senao o Azeredo e cia volta pra tomar conta.
Leonidas (20/11/2009 - 17:50)
Milton
Como professor deveria ter o bom senso ( por sí mesmo , nao por mim ) de evitar falar ou afirmar algo baseado apenas e tão somente no que vc pensa.
Sua inconsequencia na sua afirmação sobre minha pessoa fazer uso de cotas só deve ser menor que a ignorancia que o faz achar que o ensino basico desse pais esteja bom.
Defender o governo lula nao passa em ser irresponsavel e ver e pregar coisas inexistentes.
Se o ensino estava pior é uma coisa, ele estar bom é outra .
O ensino basico dessa nação esta em frangalhos e reduzir as coisas a conversinha furada de ser pró ou anti PT e coisa de gente incapaz ( ao meu ver ) de poder ensinar jovens.
Pois nao tem a riqueza de espirito necessaria que o faça ter senso do ridiculo em afirmar coisas como se fosse intimo da vida diaria da pessoa de quem acuse ser incoerente.
Não , não faço e nunca fiz uso de cotas.
E mesmo que pudesse dispensaria.
Sobre sociedade branca , ela é composta na sua maioria por afrodescendetes de varias matizes resultando em inumeras graduaçoes de fenotipo.
E muita falta de bom senso, de educação, e noção legal juntas em texto de alguem que diz ser educador.
Milton Hayek (20/11/2009 - 17:31)
Eu vejo o governo federal investindo pesado em educação.A direitinha adora falar em educação,como sabemos.Mas se esquece que,de acordo com a CF88,a educação e a saúde também estão na esfera dos estados e municípios.
Sou a favor das cotas sim.Quantos anos teremos de esperar até que estados e municipios deixem de roubar recursos da educação e da saúde,recursos esses que beneficiam a população mais pobre e são repassados como FPE e FPM??
Esse papinho de que a educação está uma droga é ridiculo.O que está uma droga é a gestão feita por estados e municípios dos recursos que a União repassa.Então,para concluir,implemente-se o regime de cotas até que se transfira a educação básica para o governo federal ou se encontre um regime melhor de gestão.
Aliás,como sou professor,também vejo cotistas muito bem nas notas e no esforço.Inclusive alguns negros, de alma branca,que são contra as cotas mas não abrem mão dela.Não é Leonidas???????????
Paulo Jonas de Lima Piva (20/11/2009 - 15:44)
Os negros pobres merecem todas as cotas do mundo no Brasil. Historicamente, a elite branca e cristã da nossa sociedade humilhou e trucidou os negros brasileiros. Como branco, portanto, como privilegiado nessa nossa sociedade racista, defendo com veemência a cota para negros, pois creio que democracia e justiça consistem em tratar os desiguais de forma desigual. E exceções não são regras.
Messias Franca de Macedo (20/11/2009 - 14:09)
COTISTAS TEM DESEMPENHO ACIMA DA MÉDIA
07:15:25
O estudante negro cotista não só tem permanecido na faculdade como tem demonstrado desempenho igual - ou superior - aos demais alunos. Isso é o que mostram os dados da Universidade Federal da Bahia (Ufba), divulgados no mês passado, pelo Serviço de Seleção, Orientação e Avaliação, em referência à primeira turma ingressa pelo sistema de ações afirmativas, em 2005. Ainda sem números concretos, uma pesquisa da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em andamento há um ano, antecipa conclusões similares, cujo resultado deve sair em março. "As taxas de evasão dos cotistas são relativamente menores e o desempenho é bastante semelhante. Há casos, nas ciências humanas, acima da média", atesta Wilson Mattos, pró-reitor de pós-graduação. Na Ufba, entre estudantes na faixa mais alta (7,6 a 10), cotistas apresentaram notas melhores em cursos como ciências da computação, engenharia elétrica, química, fonoaudiologia, enfermagem, farmácia e comunicação. Em medicina, há uma diferença: no 9º semestre da turma de 2005, 86,7% dos cotistas tiveram desempenho entre 7,6 e 10, perante 91,7% dos não-cotistas. As informações são do jornal A Tarde.
waldir ferreira (20/11/2009 - 14:06)
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI105648-15223,00-SERRA FAZ BRINCADEIRA COM SOTERRAMENTO NO TWITTER.html
Marcelo P. (20/11/2009 - 13:08)
E mais ainda: o Brasil tem uma dívida histórica com os negros, assim como os índios e com seu povo em geral consequências de políticas elitistas que vigorou através da história de 509 anos.
Assim como a Vale, a CVRD, tem uma dívida histórica com Itabira, porque a mineradora não existiria se não fosse, na época, o minério de alta qualidade da terra de Drummond. A Vale aprendeu a minerar em Itabira e fez do lugar e seu povo cobaia de experimentos. Vai deixar buracos e um futuro incerto. E 67 anos depois continua a exportar apenas matéria prima. E Itabira continua apenas uma fotografia na parede: aquela que mostra a antiga cidade com seus casarões, um cinema, um teatro, 19 pianos na rua principal. O sonho de Drummond e seus companheiros de sonhos de que com a exploração da 'Montanha de Ferro'a cidade se transformaria com tanta riqueza, sucumbiu. Virou pó. Rejeito.
Milton Hayek (20/11/2009 - 12:30)
O que deu em você Klaus???Deixou de acreditar no interesse individual como o motor da liberdade???
Klaus (20/11/2009 - 11:27)
Milton Hayek (20/11/2009 - 10:22)
Não é engraçado,Klaus Barbie da Estrela.É isenção fiscal para quem investe no cinema nacional.Lei Rouanet.Aquela que permite às empresas fazer propaganda com nosso dinheiro.Coisa de tucano.
Me parece que neste caso não houve isenção fiscal para nenhuma das empresas patrocinadores. O investimento de todas foi desinteressado.
Admar (20/11/2009 - 12:02)
E ainda existem negros que dão ibope pra rede globo, acordem irmãos!!!
Klaus (20/11/2009 - 11:27)
Milton Hayek (20/11/2009 - 10:22)
Não é engraçado,Klaus Barbie da Estrela.É isenção fiscal para quem investe no cinema nacional.Lei Rouanet.Aquela que permite às empresas fazer propaganda com nosso dinheiro.Coisa de tucano.
Me parece que neste caso não houve isenção fiscal para nenhuma das empresas patrocinadores. O investimento de todas foi desinteressado.
BigPhil (20/11/2009 - 11:11)
Não diria que estes 800 mil foram exatamente um "investimento", em se tratando da qualidade da "obra"....hehehehehe
Brasileiro (20/11/2009 - 10:32)
Esse tal de hariovaldo é professor de que mesmo?Acho que já sei,de babaquice,de idiotice de jumentisse,e deve ser na UNIBAMBI.Pra escrever tanta asneira,só pode ser.Bom mesmo pra ele deve ser pagar os pedágios do serrágio,ver passar por cima de sua cabeça,entre suas orelhas de jumento,o jatinho do jereissati.Deve delirar ao receber as baforadas de fumaça de um cigarro estragado e não tragado que seu herói o farol apagado solta.Deve ter orgasmos múltiplos quando vê a mariposa gilmar mente muito d"antes falando pelos cotovelos para o PIG e deve desmaiar de prazer ao saber que o virgílio camarão vai propor mais uma CPI,daquelas que atiram no próprio pé.Tadinho dele,tão bobinho.Acha que está abafando.Temos que agradecer ao Alex por nos mostrar mais um bobo da corte dos emplumados e enDEMOniados.
Klaus (20/11/2009 - 10:15)
Quando a gente acha que já viu tudo, o Brasil nos surprende. A Globo investiu R$800.000,00 no "Lula, the movie" para ter os direitos de exibição do filme na TV. Não é engraçado?
Nando Netto (20/11/2009 - 09:29)
Estou ansioso no aguardo do livro!
Antes do Natal seria um presente perfeito!
Roberto Ribeiro - Rio das Pedras - SP (20/11/2009 - 08:31)
O que explica isso é que as Organizações Globo e o PIG, como um todo, são definitivamente racistas. Aliás, o PIG é totalmente contra todas as minorias.
Romanelli (20/11/2009 - 07:50)
Tem razão os que dizem que NÃO somos racistas .NÃO somos mesmo, e os que dizem o contrário NÃO tem argumentos
.
..no máximo só sabem ficar com esta besteira de elite branca daqui e rede globo de lá, sequer sabendo trabalhar e entender CONCEITOS já amplamente difundidos e aceitos (como estereótipos e drama sócio-econômicos por ex)
.
isso já passou dos limites, há SIM que combatermos os cotistas, tal qual os NAZISTAS, os verdadeiros RACISTAS
.
AQUI, NÃO como nos EUA e África do SUL por ex., nosso problemas são diferentes
-AQUI, NÃO temos leis que apartam e segregam, que oficializam e institucionalizam a violência e o tratamento diferenciado, o lugar exclusivo pela raça, etc (exceção agora as cotas, claro)
-AQUI, temos sim fantasmas do passado, passivos mal resolvidos, casos ISOLADOS (afinal somos quase 200 milhões e foram quase 400 anos de deformação ..ou nenhuma formação)
-NOSSO drama é sócio econômico ..e pra isso, o ESTATUTO não propõem UMA VÍRGULA de solução prática, JUSTA e sensata ..ele não universaliza, mais diferencia
ARREGAÇAR as mangas, TRABALHAR, educar, PLANEJAR, responsalilizar, NÃO mitificar
.
CIDADANIA plena com direitos e deveres IGUAIS pra TODOS, esta é a palavra chave ..o resto é fantasia ou beco sem saída ..o resto é se deixar cair no GOLPE do discurso fácil ..num que não consegue enxergar nada além do que ele consegue ver no espelho
..e a verdade, bem, esta NEM sempre, ou quase NUNCA, esta na cara, né ?
Ricardo (20/11/2009 - 07:04)
Azenha, eu conhecia o teu trabalho desde o tempo da Indy.
No teu blog, pude ver o excelente repórter que você é, através dos comentários lúcidos e bem articulados. Parabéns. Sei o quanto é difícil lutar contra a Globo e seus Bonners, que acham que o brasileiro é tão burro como o Homer Simpson.
mas o teu blog e o do PHA são grandes marcos na mídia brasileira, pela forma com que se propõem a colocar para o público fatos e temas tão relevantes. Parabéns
Charles carmo (20/11/2009 - 02:20)
FHC e o pé na cozinha
O Cláudio Humberto traz à tona um filho, outro, que FHC teria tido com sua empregada doméstica.
Após muito refletir, medir e mensurar, entendi a tal história do pé na cozinha.
http://www.oreconcavo.com.br/
João Batista (20/11/2009 - 00:27)
Obrigado por nos brindar com mais esta análise Azenha. Nada como números para provar que a vênus platinada é racista sim!
Jbmartins (19/11/2009 - 23:39)
Para quem quiser conhecer "O Cara" Lula em sua essencia olhe neste link http://www.youtube.com/watch?v=PJc7CwElj08&feature=PlayList&p=792FCCC09589EC8B&index=0&playnext=1
da uma aula de politica.
perto da globo,zdanov e goebbels sao
dois inocentes anjinhos barrocos,kkkkk!!!!