Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Opinião Utilidades

Até o próximo "oportunismo"

Atualizado em 03 de outubro de 2009 às 12:18 | Publicado em 03 de outubro de 2009 às 12:08

por Luiz Carlos Azenha

Eu ouço isso desde os anos 50, quando ainda nem tinha nascido: a solução está na educação. Sem educação o Brasil não vai a lugar algum. Concordo.

Mas também já ouvi esse argumento usado para tentar desmerecer outros investimentos.

Escrevendo em O Globo, a Miriam Leitão traz de volta o "há quem diga" que o dinheiro a ser gasto com as Olimpíadas do Rio de Janeiro seria melhor gasto se investido em educação.

Da mesma forma que o Ali Kamel, no discurso contra as cotas raciais, diz que em vez de promovê-las o governo federal deveria investir em educação básica que beneficiasse tanto negros quanto brancos.

À primeira vista parecem argumentos louváveis. Até que alguém, na prática, tenta fazer alguma coisa em favor da educação. Leonel Brizola no Rio de Janeiro, por exemplo, se esforçou para expandir o ensino básico de qualidade a todas as crianças. Foi ferozmente combatido pelas Organizações Globo. O governo Lula, que promoveu uma notável expansão das escolas técnicas e universidades federais, foi ferozmente combatido pelas Organizações Globo. Só escapou de maiores críticas por ter financiado o PróUni, que é uma tremenda transferência de renda do Estado para as universidades privadas patrocinadoras das Organizações Globo.

Todos os avanços sociais patrocinados pelos governos trabalhistas brasileiros foram ferozmente combatidos pela elite: das leis trabalhistas de Getúlio ao Bolsa Família. As leis de Getúlio eram "inspiradas em Mussolini". O Bolsa Família, arma eleitoral para sustentar vagabundo.

Eu aceito que usem o argumento da "prioridade na educação", sim. Desde que seja vinculado à origem do dinheiro: que tal um imposto sobre as fortunas ou sobre o faturamento dos bancos exclusivamente investido em educação?

Ah, mas aí não vale. Aí eles escondem o argumento em defesa da educação básica de qualidade. Até o próximo "oportunismo".

 

 

 


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Pitagoras (11/11/2009 - 20:04)
Bingo! Na môsca, Azenha. Concorres a ser o Noam Chomski verde e amarelo!

pablo (12/10/2009 - 16:59)
o governo deveria cortar as verbas de publicidade (aquele dinheiro pago à mídia privada para divulgar os feitos oficiais) e investir maciçamente na educação. Da noite para o dia a educação seria um problema para a mídia. Requião cortou as verbas no Paraná e foi massacrado pela mídia empresarial, apoiado pelos setores conservadores do judiciário.

Gregório de Barros Soul (11/10/2009 - 14:00)
Acrescente ao seu vocabulário: BANDalhas - GLOBOtários -FOLHAscos - KAMELado -

Caio Borges de Almeida (10/10/2009 - 22:17)
Lamentável,os comentarios desses grupos golpistas,que nunca se preocuparam com o progresso do país,com investimento em educação,apenas preocupam-se perpetuar-se no poder,em detrimento do progresso da nação.

N. faria (09/10/2009 - 19:57)
Azenha, corretíssima a sua análise. Eu ainda acrescentaria o seguinte argumento: dar às famílias condições dignas de vida- aí estou falando do aspecto econômico- está à frente, ou, pelo menos, tem a mesma importância do ensino básico de qualidade. De que adiantaria os filhos dos que estão abaixo da linha de pobreza estudar em uma escola de alto padrão de ensino, se em casa falta pão.Certamente, essas crianças serão usadas- por necessidade, não por maldade- pelos pais para ajudar no sustento da família, como assistimos diariamente nas nossas cidades.Não basta o ensino na sala de aula, a criança precisa de tempo livre para complementar os estudos em casa. Precisa do seu cantinho com uma mesa para fazer seus exercícios. Pode parecer piegas, mas em muitas casas não há.Claro que ninguém de bom senso não pode ser contra a idéia de se investir na educação básica, o problema é que muitos usam esse discurso falando de barriga cheia, nos dois sentidos: matafórico e fisiológico.Azenha, gostaria de lhe propor esse debate: O investimento em educação faz as famílias melhorarem o seu padrão sócio-econômico, ou o investimento econômico nas famílias- Bolsa Família, por exemplo- é que faz a educação melhorar?

Nara (06/10/2009 - 17:00)
Interessante esse argumento da Miriam Leitão, justamente no veículo da organização que mais festejou e desejou as Olimpíadas no Rio. Aliás, para as reportagens da Globo, as Olimpíadas no Brasil são as Olimpíadas da Globo.
Acho que o chefe dela não deve ter lido.

Gustavo antonio (04/10/2009 - 18:53)
Acho que quem falou isso pra Miriam Porquinha foi o...O...O.. secretario da educação0 de São Paulo. Essa foi facil Miriam. Paulo Renato sem duvida acha muito mais importante assinar revistinhas pronograficas e jornais PIG do que remunerar professores. E pensar que na epoca do quercia os professores começavam com 5 salarios minimos e hoje terminam com 5. E era combatido pelo PT e a ala do pmdb que virou psdb depois.

Antonio (04/10/2009 - 14:50)
"Ainda bem que não vai ser no Morumbi"

PiG Paulista

Akhenathon (04/10/2009 - 14:29)
Para a esquerda, a TV, o futebol, o esporte sempre foram "instrumentos de alienação". Já segundo a "genial" leitora Silvia, a Educação é um "instrumento de dominação"...

Já o leitor H. Pires tem a solução para todos os problemas brasileiros: fuzilar a oposição. Paredón neles!

Parabéns, Azenha: seu blog se tornou um ponto de encontro de gente burra, desinformada e frustrada.

Julio Castellain (04/10/2009 - 14:02)
Parabéns pelo texto e pelo espaço.
Abraço

ailton filho (04/10/2009 - 13:35)
Simples assim, Azenha.

Sofia (04/10/2009 - 13:29)
Outra coisa que me irrita profundamente, são os que não gostam deste país. Comem aqui, dormem aqui, se educaram aqui, trabalham aqui e, no entanto, no alto de sua arrogância extremada, cospem no prato em que vieram comendo até agora. Enquanto o mundo inteiro está querendo ver de perto quem são os brasileiros, que país é este, alguns brasileiros desprezam o próprio país.
Estes não sabem o que é fazer crítica, o que é dizer coisas que auxiliem os ainda cegos a saber qual o rumo tomar. Se estes arautos da luz divina, celestial, magnânima, que estão enxergando algo no fim do túnel que auxiliaria tanto o nosso país a ser ainda mais belo, faceiro, amado como cultura exemplar de convivência e coexistência pacifica, qual vantagem teria alguém de SONEGAR estas informações para simplesmente ficar batendo boca na blosfera e contaminando outras pessoas que, infelizmente, ainda não tem consciência crítica para pensar por si mesmos?
Irrita, enoja.
Que vantagem alguém pode ter de ir à universidade, ter acesso aos jornais de todo o mundo, se espalha m... pela blogsfera, se continua espalhando ódio, mesmo tendo à sua frente as evidências inequívocas de que estamos avançando claramente como exemplo mundial?
A música do Beto Guedes "vamos precisar de todo mundo/ um mais um é sempre mais que dois" está correta.
É tempo destes panacas entenderem de uma vez por todas que os caras que os assaltam precisam ter outras chances na vida!!!!

Sofia (04/10/2009 - 13:22)
Então tá: transformar todas as concessões públicas em parceiras do grande projeto de reeducação nacional, visando o desenvolvimento humano, além de grande parceira no investimento e garantia da educação formal de qualidade do povo brasileiro. Rever toda a programação atual existente na tevê brasileira, fruto de concessão, além de destinar um determinado período da programação para assuntos de fato educacionais e culturais - de fato. Proibir, sim PROIBIR, espaços de violência - seja explícita (Tela quente e afins), programas de apologia ao crime, preconceito, humilhão e afins, assédio e afins -, refazer todo e qualquer programa jornalístico

Rosenilson Oliveira (04/10/2009 - 11:54)
"Toda unanimidade é burra". Caros comentaristas, vamos ser mais inteligentes ao enfrentar o contraditório com mais equilíbrio. Apesar da grande mídia estar afinada com o PSDB/DEM/PPs..., ela desempenha um papel necessário para despertar no Governo auto-crítica e corrigir o que for procedente. Enquanto isso vamos conquistando muitos avanços sociais e econômicos, e o povo reconhecendo, nas urnas, com seu voto consciente e libertador.

Antonio (04/10/2009 - 11:39)
Pelo menos serviu para alguma coisa: descobrir que o PiG todo é paulista (mesmo que o jornalista reclemão tenha nascido no Rio)

José Américo (04/10/2009 - 11:24)
Certo, Azenha, de fato, os críticos do PiG são mesmo odiáveis e hipócritas. Mas, oportunistas ou não, será que 26 bilhões de reais, afora o que vai ser gasto com a Copa, é realmente algo sensato, em tratando-se de Brasil? Principalmente, pela concentração de investimentos em poucas cidades, com duvidosos custo/benefício. Acho que tanto o PiG quanto a oposição ao PiG, vocês, creio, esquecem de mencionar que só quem ganha com Copa do Mundo e Olimpiada é a Fifa e o COI, porque vem para cá, sob a condição irrevogável de não pagar UM REAL de tributo, sob o argumento do importante evento que estão trazendo. Mais transferência de renda de quem tem pouco para quem tem muito, dessa vez do contribuinte brasileiro para os delegados dessas entidades. Por que não podemos, de fato, adotar uma postura seriamente crítica, sem golpismo ou oportunismo? Eu fico abismado como todo mundo acha que qualquer crítica, mesmo as com bom-senso, é coisa de "corvo", "elitista", direitista, saudosista de FHC. Quanto rótulo e falta de conteúdo.

Muchacho (04/10/2009 - 11:11)
Eu tenho uma sugestão razoável para resolver o tema da educaçao que tanto aflige o PIG:
- Considerando que os canais de TV são concessões públicas, eu defendo que toda e qualquer verba de publicidade pública seja revertida para a educação, e que consequentemente todas as veiculações de publicidade do setor público, sejam gratuitas. Acho que o PIG vai adorar essa minha sugestão, ela é muito criativa !!! e pimenta nos olhos dos outros é refresco !!!

JORGE LEITE PINTO (04/10/2009 - 11:09)
Ótimo texto, como de costume...
Estranho o comentário do Leonardo às 4:09hs...
O "homem" é sabotado à exaustão, toda sorte de expediente baixo lhe é lançado (quem não se lembra do "fermento" no Lula em 89 no 1o. turno só pro "homem" não ganhar? Depois foi o que se viu no debate global...) e o caro navegante se atém ao que faltou.
É aquela coisa do copo meio cheio ou meio vazio.
O que ele fez não merece esse tipo de crítica, principalmente se lembrarmos das sabotagens federais em termos de apoio financeiro ao RJ.

Fernando (04/10/2009 - 10:54)
Leram a coluna de José Serra em O Globo de hoje elogiando o Rio 2016?

Ele conseguiu citar Roberto Marinho no primeiro parágrafo.

Leandro Cardoso (04/10/2009 - 10:47)
Minha tia mora em Niterói. Quando o Jorge Roberto Silveira construiu o Museu de Arte Contemporânea, disseram a mesma asneira. Pois o MAC foi usado no vídeo do Rio2016 além de ser referência para Niterói e o Rio até. É o ranço. Só isso!

Conceição Lemes: maiúsculas, ofensas, palavrões, não! (04/10/2009 - 09:53)
Caras e caros,

O Viomundo adotou algumas regras para liberação dos comentários:
1)Criticar,aprovado; ofender, inclusive outros comentaristas, não.
2) Escrever comentários em letras minúsculas; os feitos em maiúsculas -- como se a pessoa estivesse gritando, não. Eles atrapalham a leitura.
3) Palavrões e termos escatológicos, também não.

Sabemos que no calor do debate às vezes essas coisas escapam. Mas, por favor, atentem a elas.São um pedido reiterado da nossa mais ilustre leitora, dona Lourdes, 84 anos, mãe do Azenha.

Vcs vão querer que ela se estresse, nos abandone ou puxe as orelhas do Azenha? Ou que nós não aprovemos os comentários que desrespeitarem as novas normas?

Contamos com a colaboração de todas e todos.

Abs


Urbano (04/10/2009 - 09:48)
A leitoa além de hipócrita é cretina. Só não é mais por falta de espaço.

www.josecarloslima.blogspot.com (04/10/2009 - 08:33)
Há algum "colonista" (de colônia, palavras de PHA) que tenha dito alguma coisa a favor da vitória do Brasil em Copenhagen? Até o momento, não. Quero ater-me ao seu texto, até mesmo porque mandas as regras da ABNT que numa monoografia tem que ser assim.
1- Leitura do texto
2- Fichamento do que interesso
3- Comentário, com fichamento do comentário
4- Ideação, com fichamento da ideação

Dias atrás, eu havia mudado o título do meu blog para "ideação." Pensei que não existisse esta palavra no dicionário, o que foi o de menos.
Pesquisando no google, não é ideação é um imporante ponto da pesquisa, da leitura de um texto?
Falando em ideação, fico pasmo de ver o que sai, em termos de ideação, do cérebro de nossos "colonistas".
Eles sabotam o avanço deste País o tempo todo, claro, por interesse de quem, muito bem sabemos quem é.
Incrível como a imprensa brasileira mais se parece a um cavalo desembestado, sem limite em sua ânsia de sobatar o Brasil ao incutir em nós que não merecemos, não podemos, não merecemos.
Enfim, para que nos sintamos vira-latas para o resto da vida.

Obs: este é o segundo comentário de hoje. O primeiro foi no blog do Eduardo Guimarães. Esta é, portanto, minha seguda parada, adoro viajar de ônibus, parar com atenção em cada parada, observar, escrever, se não tiver papel escrevo no corpo como lembrete. Assim vou comentando a vida. Deixa eu ver para onde vou agora. Que tal o PHA? Não sei. Tem o Amigos do Presidente Lula, acabou o espaço aqui, 0 dígitos.

Leonardo Meireles Câmara (04/10/2009 - 04:09)
Mas Luiz, Pra isso não precisa tanto, é só acabar com a famigerada DRU (Desvinvulação das receitas da união), que rouba bilhôes da educação.

E com o devido respeito e apreço. Brizola fez escolas, mas não fez planos de carreira, o que é demagógico.

Como diz o ministro Haddad, quando quebrou um paradigma na educalção brasileira:" A educação só pode ser igual ou pior do que a qualidade de seus professores" (vide a entevista à revista caros amigos).

Investir em educação, é investir em professores e alunos, não somente em prédios.


Vaninho Oliveira (04/10/2009 - 01:40)
Proposta para a educação:
Todo dinheiro do Poder Público destinado ao pagamento de publicidade na Rede Globo, a mesma destinaria 10% do bruto arrecadado, para os investimento de construção e revitalizações de escolas públicas.
Sai fora Mirian Urubuzão (só azar)......

Túlio Amaral (03/10/2009 - 23:51)
Mas, Azenha, o problema é que esses comentaristas emitem a opinião de exclusão: se o governo adota uma medida política que decorra em gastos eles aparecem, de repente, e apresentam outra medida que deveria ter sido adotada pelo governo, na opinião deles, como se uma excluísse a outra. Poderiam esses comentaristas apenas cobrar do governo, além da adoção das cotas raciais, além de investimento nas olimpíadas de 2016, que também aumentasse os gastos na área social ou na educação básica, etc. Muito mais correto se assim fizessem. Porém, querem sempre demonstrar que o governo adota medidas menos importantes e que, essas medidas, impossibilitam a adoção de outras medidas, concomitantemente.
Faz transparecer que cada vitória obtida pelo governo Lula representa na verdade um onus social. Aliás, só nessas horas é que lembram dos analfabetos ou semi-analfabetos e dos pobres. Apenas dizem isso em nome da retórica, para convencer. Mas são argumentos insustentáveis, vazios.

João Batista (03/10/2009 - 23:50)
Uma coisa tem que ser adicionada ao texto do Azenha: a educação, sozinha, não resolverá os problemas brasileiros; mas sem a educação esses problemas não serão resolvidos.
Como educador, e estudioso das políticas educacionais, vejo muito discurso sobre educação (notadamente em tempos de eleições), depois de eleitos fica só no discurso.
O Governo Lula tem dado passos importantes na área da educação: criou o FUNDEB (ensino fundamental e médio são financiados) em substituição ao FUNDEF do desgoverno FHC (só o ensino fundamental era financiado).
Enfim, tem havido avanços, apesar do PIG (como diria Chico Buarque "apesar de você" (PIG).

Matheus Youssef Chabchoul (03/10/2009 - 23:48)
Muito bom o seu argumento, gostei msm !!!
E talvez eu nem seja digno de estar aqui escrevendo ...Mas só uma coisa me chamou bem a atenção: a santificação que tem se erguido da figura de Getulio Vargaz pós a descoberto do pré-sal.È incontestavel a importancia do msm para a criação da PETROBRAS, uma empresa que hojê nos enxe de esperança, para com um país melhor, mais isso não faz dele, novamente, o pai do povo. Me parece que foi esquecido os malefícios que o ex-presidente Getulio Vargas causol ao país, e não se esqueção que as leis de direito trabalhista sedida pelo ditador é fruto de uma luta, intenssa, da esquerda da época e que ele só fez tais beneficios para acalmar os sindicados, quais eram controlados pelo governo, e para mais tarde, no ano de 1937, fosse instalado o golpe getuliano, pois toda a populaçõ estava com medo dos "comunistas malvados que comem criancinhas".
Então para concluir, gostei muito do texto, mais por favor parem de por uma aurela na cabeça do difunto, pois até hoje não se sabe oquê aconteceu com varios jovens, militares, crianças, velhos e trabalhadoes, os quais se opunham a tomada do governo por um falso pai dos povos,"Deus, pátria e família", lema de uma doutrina preconceituosa de falsa moral, que exercía como muitos a propagação da tortura para a segurança do povo.
Obrigado Adenha pelo espaço e desculpe-me por qualquer erro na utilizaçõ da "perfeita" gramática.

Professor (03/10/2009 - 23:36)
Parabéns Azenha. Continue firme e com essa lucidez, contra o PIG. Contra os DEMO e PSDB.
abraços

jbmartins (03/10/2009 - 23:23)
Este comentario é de outro texto, mais farei aqui tambam achei tão legal,Leider Lincoln (03/10/2009 - 16:57)
O que atrapalha o Brasil é a TV. Será que essa classe média filistéia não entende que se o Lula fosse do PSDB, por exemplo, ele teria feito o mesmo que o FHC: nada.
O Lula não é um cogumelo que brotou do nada não, minha gente, ele tem história e nesta história muitos o acompanharam.
Esse é o maior mérito que as Olimpíadas e da Copa: a possibilidade que as evidências finalmente desfaçam tudo aquilo que nossos corvos, tucanos, midiota e urubus tentam há séculos fazer.
Que nossa crença, doravante, seja a de que eles é que não valem nada e que nós, que não nos consideramos elite como uns e outros aqui, mas que somos povo, e com muito orgulho, sejam nossos pais Oliveiras, Hayeks, Pamplonas, camponeses goianos ou pernambucanos de Caruaru, que nós somos o melhor do Brasil.
Nós somos bons e junto conosco, os que estão com nós, como o Bintje e a gente que nos escolheu, como os pais do Nassif (argentino) e do Azenha (português), por exemplo. É um amor até maior, por que deriva da escolha, não da obrigação.
O pior são eles, essa fauna maldita, vendida e traiçoeira, que baba ovo para a Europa, para os Estados Unidos, para Israel, para a Alemanha e que, muito mal disfarçadamente, nos desprezam.
Que morram afogados no próprio veneno e com o gosto do fel com que nos envenenaram em suas bocas. Resumidamente? Sim, NÓS podemos. Eles não podem mais. Que nunca mais possam.

Lucia (03/10/2009 - 23:19)
Azenha, estou comentando pela primeira vez. E vou deixar resistrado minha opinião. O grande temor das zelites e do PIG, seja lá o que signifique isso, é do LULA fazer como o Zelaya: perguntar ao povo brasileiro, se ele permite a permanência dele por mais 4 anos a frente do governo brasileiro. E o desespero toma conta, quando eles sabem que responderemos: SIM!!!!!!!!!!

Albany Sampaio Junior (03/10/2009 - 22:00)
Azenha, endosso em branco

silvia macedo (03/10/2009 - 21:27)
O argumento da direita é sempre contra uma ação efetiva e a favor de uma generalização, nunca a ser realizada. Do tipo:cumpra-se a Constituição.Pura retórica é o que o conservadorismo colonialista brasileiro adora.

Leider Lincoln (03/10/2009 - 20:49)
Azenha, Ciro transferiu o título para São Paulo. Alea jacta est!
http://www.opovo.com.br/opovo/colunas/politica/915661.html

Gerson (03/10/2009 - 20:46)
Já está circulando na PIG WEB:

"Agora vai começar a roubalheira das Olimpíadas, obras super-faturadas, o Orçamento vai estourar como no caso do PAN...pá pá pá"

É uma dor de cotovelo que não tem tamanho.

Mineirim D'Uai & Orleans (03/10/2009 - 20:08)
A Questão é QUAL EDUCAÇAO
!Estamos subestimando o projeto neo liberal de HEGEMONIZAR a educação nos países em que deteve a direção política nestas duas décadas.
Reptimos os mesmos erros quando seus arautos ( devidamente municiados de Doutorados e Pós Doutorados, que por coincidencia são de instituições hegemonizadas pela ideologia a que servem),
Parece-me que os Friedmam's da vida nada mais que incorporaram a revolução cultural de Mao de uma forma "elegante", priorizando nas instituições educacionais sempre uma orientação neoliberal.
Ainda não vi quem teria coragem para investigar as principais "fontes de formação" de secretarias de Educação esaduais e municipais que ainda insistem em induzir e aplicar métodos de "avaliação empresariais" em professores e alunos.
Mas não se avaliam durante os últimos 16 anos nos quais foram aplicados!
São 16 anos, um quase-adulto, uma geração que temos como avaliar muito bem agora e nem precisamos de consultores.
Com meus 15 anos(há 30 anos atrás)tinha mais senso critico que minha filha e estava em plena ditadura!
Coragem reporteres e pedagogos!
Verifiquem como são feitos os convenios de intercambio com universidades no exterior nos últimos anos, públicos e privados, quais os crite=érios de seleção, fontes de financiamento.Quem criou escolas como IBMEC qual que intercambios fazem?
Que tipo de pesquisa foi privilegiada em instuições públicas neste 16 anos

Fernando (03/10/2009 - 19:58)
Finalmente alguém independente pra criticar o maldito Pró-Uni.

Edmilson Fidelis (03/10/2009 - 19:56)
Realmente no Brasil a educação é um mantra pessimamente usado por todos:

A direita diz que ela é básica, desde que seja para quem ela quiser.

A esquerda diz que ela é básica, desde que seja como ela quiser.

E continuamos nós sem a básica educação.

Pedro Saraiva (03/10/2009 - 19:42)
Azenha não deixe de ler o novo absurdo da Folha sobre a gripe A. Eles agoram usam uma pesquisa feita pelos próprios (datafolha) para comprovar que não estavam exagerando tanto assim no número de casos.

Qual o critério? Auto-diagnóstico.
Detalhe: 100% de acurácia. Quem disse que teve gripe é porque realmente teve gripe.

Vou rasgar meu diploma agora mesmo.

Tá la no blog entrelinhas
http://blogentrelinhas.blogspot.com/2009/10/folha-nao-se-emenda-na-gripe-suina.html

luiz santos (03/10/2009 - 19:12)
Concordo com o Tadeu ...

José Tadeu (03/10/2009 - 18:24)
Caro Azenha;

Concordo integralmente e aproveito para pegar uma carona na tua idéia sugiro a criação de um imposto sobre o faturamento das empresas de rádio e televisão, concesões do estado.
Pois estas empresas conseguem pagar cachês milionários para artistas, jornalistar e sem talentos, nada mais justo.

sds

J. Tadeu

silvano (03/10/2009 - 18:10)
Tenho esta rede de picaretas como um cancer. No dia que falir, será um dos dias mais felizes da minha vida.

Wildner Arcanjo de Morais (03/10/2009 - 18:00)
Eu só gostaria de saber uma coisa: a Iniciativa Privada estaria disposta também a investir, a parcela que caberia a ela, em benéficies ao estado e ao Estado nos mesmos moldes e aportes dos das Olimpíadas, mesmo se o Brasil não ganhasse o pleito? Só para tornar o Rio de Janeiro uma cidade melhor, o esporte brasileiro melhor e o Brasil um país melhor? Se não, então o que esses críticos de plantão, que pregam que deveríamos investir mais em educação, saúde, lazer, da forma como eles estão criticando, no momento em que eles estão criticando, são somente oportunistas, pobres oportunistas e da pior espécie!

Antonio (03/10/2009 - 17:53)
Permita-me relembrar a situação da educação em um passado recente, na era do governante imediatamente anterior:

http://www.pdt.org.br/diversos/fhedu.htm

Roberto Locatelli - São Paulo (03/10/2009 - 17:49)
Que texto certeiro!

Ah, como eu gostaria que o Governo Federal não renovasse a concessão da Globo! Sonhar não é proibido...

André Frej (03/10/2009 - 17:42)
É muita cara de pau da Miriam "Porcão". Como já citado em outro comentário, a Rede Globo de Alienação é uma emissora que despreza a função social de educar aos cidadãos.

celsoscience (03/10/2009 - 17:40)
boa tarde azenha,

Boa ideia , vamos criar uma lista dos que temos que ficar sempre com um pé atrás..
PSDB
DEMOCRATAS(antigo PFL
Ana Maria
Xuxa
Diogo
Globo
Veja
Folha
leitao
Serra
Band
joelmir


continua ai azenha.... rsrsrs


Att

Celsoscience

zuleica (03/10/2009 - 17:24)
Silvia, muito bom o seu comentário. Darcy Ribeiro falava muito sobre s educação como instrumento de dominação. Ele dizia que nossa educação não é ruim por acaso. Há um projeto da elite dominante por trás dessa "falta de qualidade". Povo sem instrução (crítica, eu diria!) é massa de manobra nas mãos dos dominadores.
Falar em educação genericamente é um equívoco. Como você disse, a elite sempre teve boa educação e nunca nos levou a nada, embora sejam governo há 500 anos, com alguns poucos intervalos em que o povo teve oportunidade de dizer o que queria. A elite sempre levou tudo!
A educação é, sim, a base sobre a qual poderemos construir uma nação justa. Mas não é "qualquer" educação! O conhecimento não basta, é preciso desenvolver o senso crítico dos estudantes e dar-lhes oportunidade de externar sua criatividade. É preciso valorizar a divergência e a diferença.

Leo (03/10/2009 - 17:22)
Ah, vc esqueceu do Bolsa-Família, que é outro programa realcionado com educação, visto que uma das contrapartidas é mantes os filhos na escola, e o PIG só fala mal do dito.

chico melfi (03/10/2009 - 16:53)
Que tal o dinheiro gasto pelo governo na Globo seja investido em Educação?

Leo (03/10/2009 - 16:51)
Mais uma vez muito bom.

Eles usam sempre qualquer argumento para atacar o Lula. Vale tudo, até apresentar argumento oposto de um dia para o outro.

Denisson (03/10/2009 - 16:50)
Como professor acredito sim no protagonismo da educação. Entretanto não adianta continuar investindo (hoje existem vários programas que já investem grandes quantias na educação) em um sistema que não funciona, cheio de vícios, com professores e alunos desmotivados, escolas que tem a violências como cotidiano.
A educação é sempre um tema da moda quando se quer falar de como se gastar bem o dinheiro público, mas nunca é realmente levada a sério quando se fala em repensar o nosso modelo vigente que não tem dado conta das necessidades da população e do mercado de trabalho.

Cristóvão (03/10/2009 - 16:41)
Azenha,

É por essas e outras que digo agora que a minha religião é a banda larga. E a razão é muito simples: mesmo que o Estado seja incapaz de, no curto prazo, prover educação de massa com muita qualidade ou mesmo de enfrentar (better regulation, se quiser tucanar o que tem que ser feito) as 4 famiglias sem-vergonha que controlam a mídia brasileira, o processo de aprendizado é sempre do indivíduo. Tem que promover ao máximo a popularização da banda larga, até pras empresas nascentes começarem a brigar pela produção de conteúdos.

Calbercan (03/10/2009 - 16:25)
A competência, a habilidade política e o carisma de Lula nocautearam as elites brasileiras (?) e seu partido, o PIG. Como é que pode um operário retirante nordestino semianalfabeto baixinho e feio governar melhor do que qualquer presidente burguês? Por mais que o cambatam a grandeza de Lula se impõe. Se se colocarem contra os Jogos Olímpicos como se colocaram contra a posição brasileira em Honduras revelarão seu impatriotismo. Têm derrota após derrota. Pior: o PIG perde importância, já demonstrou sua incapacidade de influenciar a opinião pública. Os perigos agora vêm de dentro do governo, da ala elitista que prefere fazer aliança com a direita (Aécio Neves, como aconteceu em Belo Horizonte, na eleição de 2008)a ampliar a participação popular. Lula é o fiel da balança, equilibra tudo, mas Lula é um só. Depois dele, a disputa entre as alas elitista e popular estará aberta.

Robledo Duarte (03/10/2009 - 16:24)
Será que dona miriam também concordaria que os 2,5 bilhões que foram emprestados a globo no desgoverno fhc seriam melhor empregados na educação do que patrocinar programas como big brother, faustão e novelas que não saem do esquema janete clair há mais de 40 anos?

Milton Hayek (03/10/2009 - 16:06)
Meu querido jornalista Azenha!!!!Sua experiência de vida vale toneladas de livros!!!!Você é que nem navalha de malandro:corta a barriga e expõe as tripas do real.
Grande artigo!!!

Artur (03/10/2009 - 15:51)
No Brasil não se pode ter educação e saúde. Senão vejamos:
Se não fosse o governo dar o SUS, o que teriamos ?
Quanto custa um plano de saúde privado ?
O que este plano te dá de retorno e o que você pode esperar dele no futuro ?
Se não fosse as escolas públicas, que inclusive dão os livros, o que teriamos ?
Qual o valor de uma mensalidade numa escola particular ?
Qual o valor dos livros que elas indicam, ganhando inclusive por isso (indicar - ganha da editora).
Quanto custa uma revistinha infantil ? Este seria um bom começo para estimular a leitura.
Quanto custa uma escova de dentes (não chinesa) ?
Saúde e educação são produtos que, nas mãos dos empresários, viram lucro.
Não é para menos que vemos planos de saúde patrocinando clubes de futebol (tomara que caia para a segunda divisão), construindo sedes faraônicas e outras coisas que não agregam nada à sua finalidade. Aqui é quem puder, paga; quem não puder, morre.
E as escolas então. De jardim à universidade, como crescem estas instituições.
São poucas as empresas no mundo que cresceram como o POSITIVO, por exemplo. Fundado como cursinho em 1974, aproximadamente, cópia dos cursinhos de São Paulo, hoje é uma potência.
Um de seus proprietários (um mafioso) vive criticando o governo e o MEC. Diz que a qualidade do ensino público é fraco e outras jostas...
Eles têm isenção de impostos e, com este dinheiro, poderiam reverter em parte montando escolas em bairros mais pobres. Mas com a mesma qualidade.
Dúvido.

Mateus (03/10/2009 - 15:40)
Imposto sobre grandes fortunas já existe.

Previsto na constituição.

Só não é cobrado. Porque será, né?

Agora, porque a gente não toma vergonha na cara e começa um movimento pra OBRIGAR os próximos deputados e senadores a serem eleitos em 2010 a trabalhar essa matéria?

Augusto (03/10/2009 - 15:40)
Imposto sobre grandes fortunas no Brasil não vai existir tão cedo. Em alguns países, esse imposto é tão alto que em três ou no máximo quatro gerações o patrimônio transferido a herdeiros praticamente não existe mais.

Silvia (03/10/2009 - 15:12)
No fundo, no fundo, essa questão de que o problema do Brasil é educação é uma forma de jogar nas costas dos que têm menos oportunidades a responsabilidade por tudo de ruim que acontece no país, por obra dos mais instruídos.
O que o Brasil precisa é de ver valorizada a sua população, porque só assim existirá vontade de querer mais.
Educação na verdade é um instrumento de dominação, quando o valor das pessoas é menosprezado.
Os intelectuais brasileiros precisam é ter mais modéstia e ir de encontro ao povo sofrido, aprender com eles e devem estar perdidos por não entender como um migrante, operário, sem instrução, é mais capaz de liderar do que eles.
Quem será que está precisando de educação?
Taí os instruídos da nossa mídia, da nossa elite a comprovar que não sabem nada de Brasil.

Paulo (03/10/2009 - 15:05)
A Globo não está preocupada com educação coisda nenhuma. Basta ver a programação matutina de TV que de educativa só tem os desnhos japoneses cheios de violencia, monstros, guerras, pancadaria, que não tem nada de educatibo. E o criança esperança, é a maneita que a Globo usa para burlar o Imposto de Renda. Se ela qyer ajudar tanto as crianças, que destaqiue pelo menos 1% do seu faturamento e entregue a uma organização que trate realmente da educação. Dei=xa a Leitoa e o alexangre gracinha destilarem o ódioo que tem do torneiro mecanico, sem dedo, que não fala ingles nem francer, sem diploma de universidade francesa, que se tornou mo maior presidente que este paiz já tebe. E vamos de DILMA em 2010, para continuar o trabalho do Lula.

Heloisa Brasil Ramos (03/10/2009 - 15:00)
Precisos texto e comentários. Só para completar, destaco: Desde quando "ESPORTE,NÂO È EDUCAÇÂO"?
Só pra lembrar: os ministros Fernando Hadadd e Orlando Silva vêm corrigindo há 07 anos a ausência de educação física nas escolas, potencializando-a em todas as áreas educacionais.
Aconselho assim, aos que estão descontentes e não vêem a oportunidade de estudo, trabalho e renda que se apresenta, posseguir curtindo a síndrome do cachorro vira lata, com a qual poderão continuar masoquistamente "adorando" sempre e mais, a vitória dos outros. Invejando-os e, impedindo avanços e desenvolvimento, jogando no imobilizismo, justificando o "status quo" de que ao Brasil, apenas o "futuro".

L@!r M@r 3$ (03/10/2009 - 14:57)
Pois é... São Paulo é um exemplo ótimo em como se aplica dinheiro em educação: nós somos o segundo pior Estado na avaliação nacional!

Façam-me o favor, viu! Vejam se me erram! Bando de hipócritas!

Maristela (03/10/2009 - 14:52)
Que inveja me dá quando alguém escreve tão bem e de modo tão certeiro o que penso. Assino embaixo, grande Azenha. E aproveito para dar parabéns pela Nova África. Um abraço.

alirio (03/10/2009 - 14:51)
Deviam ter vergonha na cara! O massacre contra o Governo Brizola, que dava prioridade absoluta à Educação, foi um crime lesa pátria!
Seria a hora de abrir uma exceção nesse ambiente, de modo a permitir a manifestação de alguns palavrões dirigidos a esses porta vozes da ignorância.

laura (03/10/2009 - 14:44)
Millu Villela até cargo na Unesco tem. Mas o Taí, braço "popular" do banco Itaú está oferecendo crédito para "pobres" a 9 e cacetada % por mês . Isso é roubo. É já inacreditável.Mais que o cheque especial por mês. Se essa mulher parar de se "condoer" pelas "criancinhas" e parasse de com seu banco esfolar - o meu, o seu, o vosso- este país, com certeza a educação melhoraria muito.

joao alberoni (03/10/2009 - 14:43)
Parabens Azenha. Excelente. A educação é tudo..mas soa como hipocrisia quando vem da boca de Miriam Leitão, Alexandre garcia, Globo, senadores do DEM, e muitos outros...

Vera Pereira (03/10/2009 - 14:22)
Aí é que está o problema. Concordo com o leitor João Assis: que educação? Que tipo de proposta esses caras têm, a começar pelo Christovam Buarque? Educação pública, educação privada, educação em tempo integral, educação em turnos de 3, 4 horas? Educação para quê: para formar pessoas que pensem com a própria cabeça ou para formar "carneirinhos"? Educação que estimula criatividade (dá muito trabalho!) ou educação que estimule o conformismo (a que geralmente temos, porque dá menos trabalho). Que estrutura do sistema educacional: centralizada no nível federal ou nos estados e municípios? Que nível educacional priorizar: básico, médio, superior? Prioridade na formação tecnico-científica ou inclusão de humanidades? Formar mão de obra ou cidadãos pensantes? Vai por aí. "Educação" em abstrato é não pregar coisa alguma.

Giancarlo Câmara (03/10/2009 - 13:53)
Muito bom o post, peço a você Azenha para colar em um comentário no Blog do Sormani, do portal ig que comenta basquete, que se disse mais um insatisfeito com a olímpiada no Rio e para isto utilizou o mesmo pobre argumento da Leitão!

leonidas (03/10/2009 - 13:37)
Acho que o argumento de que há coisas mais importantes para se direcionar verbas de um relativismo horrendo.
Nações nao são empresas, elas tem que investir em " N " areas com igual empenho.
Acho que as olimpiadas são boas no sentido da verba que movera a economia e na infra estrutura ( espero que seja construida com qualidade, e mantida depois ) , tenho minhas ressalvas por coisas como a situação do Brasil hoje de completo abandono na area educacional e de saude.
Só que isso nao se deve a falta de dinheiro e sim a má fé explicita de pessoas como o Clâ Sarneuy que infestam nossa classe dirignte.
Pra concluir sobre a necessidade de investir em ensino de qualidade no lugar de cotas racias, essa afirmaçã é valida
cotas são um remendo e a confissão da falencia do estado no trato da educação, mas se elas devem existir ( e ai eu concordo ) as mesmas devem necessariamente ter conotação social nunca racial.
Defesa de cotas raciais só é feita por 3 tipo de pessoas.
Radicais que dizem lutr contra racismo ( mas acreditando em raças ..rs )
Ignorantes, sem noçao do que fala.
E por ultimo gente esclarecida mas ingenuas, que agem com boas intençoes , pena que de boas intençoes o inferno esteja cheio!
Cotas raciais não tem o objetivo a integração ( sic ) racial, mas de uma afirmação racial.
Por pessoas que creem em raças e gostam de ve-las de modo distinto como torcidas de futebol, que podem ate´estar juntas, mas sempre fazendo questão de deixar claro suas diferenças...

Wilma (03/10/2009 - 13:25)
Azenha,

Concordo com você, em genêro, número e grau.
O Imposto sobre as grandes fortunas, infelizmente continua só no papel, e taxar os bancos é tarefa das mais árduas. Se para atender as reivindicações dos bancários, eles trepudiam, humilham, assédiam, sugam o máximo que podem os trabalahadores do ramo financeiro. Imagina, permitiresm serem taxados para que seja revertido em favor da educação. Tá longe de isso se tornar uma realidade....

Bruno (03/10/2009 - 13:16)
Eles falam de investir em educação básica, mas defendem que os professores de primeiro e segundo grau ganhem o menor salário do Brasil.

Levy Santos (03/10/2009 - 13:14)
Mas este argumento de que os custos das olimpíadas trarão detrimentos à investimentos prioritários como a educação, no presente caso, é um sofisma.Estudos sérios como o que a tv Record exibiu ontem, deixam claro que: a cada real brasileiro investido, a iniciativa privada, das mais variadas áreas, principalmente internacionais, entrarão com três.Portando diante dos 25 bilhões estimados, o Rio totalizará investimentos brutos de mais de 100 bilhões.
A senhora Leitão deveria aprofundar um pouco mais os seus (até agora) razíssimos argumentos.

Dirck (03/10/2009 - 13:11)
Não sei como azelites ainda não boicotaram a Internet... aliás boicotam sim oferecendo péssimos serviços de conexão e navegação. Porque a Internet está desmontando a retórica da direita reacionária.

Maria Dirce (03/10/2009 - 13:07)
Desde qdo a Globo esta preocupada com educação? é só observar a programação chula e de 5 categoria que percebemos o qto ela é preocupada com educação.Que tal se ela der 10% do seu faturamento pra educação? e o criança esperança vai pra onde???? vamos fazer uma auditoria pra saber exatamente onde esta indo esse dinheiro ja que a empresa é tão preocupada com educação? Qdo Darcy Ribeiro e Leonel Brizola bradava os Cieps e diziam que criança tinha que ficar na escola o dia inteiro, a tal Globo estava pouco se lixando pra o que eles falavam.Globo é o lixo do Brasil e essa talzinha ai trabalha pra elite, o povo não é bobo abaixo rede globo!!!!!!

la vem la vem... (03/10/2009 - 12:52)
11h47 O presidente observou que os eventos esportivos trarão melhorias para o povo brasileiro. "Não posso crer que nesse momento haja oposição contra as Olimpíadas. Não creio que haja político tão baixo que vai tentar atrapalhar esse momento mágico"
éeee Lula se eu fosse vc nao seria tao otimista pra eles vale tudo, cuidado eu por mim fico sempre alerta contra o PSDB, DEMOCRATAS(antigo PFL),Ana Maria, Xuxa, Arnaldo, Diogo, Globo, Veja,Folha, leitao, Reinaldo, Serra, Band, joelmir... vamos fazer uma lista diante da qual devemos ficar sempre alertas.

Gustavo Torres (03/10/2009 - 12:38)
Simples, objetivo e irretocável, Azenha!

engraçado como os discursos são voláteis quando se buscar justificar algo sem justificativa!

Puro oportunismo...

Fernando Romano (03/10/2009 - 12:35)
Como já disse o Esquerdopata em seu blog: ah, esse espírito social da direita, que coisa bela... quando interessa, eles ficam indignados, querem escolas, hospitais... quando não interessa, é tudo "esmola". Hahahaha!!! Patéticos.

João Assis (03/10/2009 - 12:34)
E tem mais uma coisa. Qual a proposta da Miriam e do Kamel para a educação ? O que eles acham que deve ser este "investimento em educação" ? Comprar Veja como faz o Serra ?

Marcelo Costa-Belo Horizonte (03/10/2009 - 12:34)
É verdade. Sempre usam esse argumento para desmerecer outros investimentos. Como sou negro, sei muito bem que essa história de investir em educação ou urbanização de favelas, isoladamente, já beneficiariam os negros por tabela. Nada mais falso. Discriminação e preconceito racial existem em todos os setores. No caso das Olimpíadas, o dinheiro utilizado vai ter um retorno (e não importa se vai pagar todo o investimento no curto prazo) certo porque virão milhares de pessoas para o país durante os jogos.

Na verdade, eles não aceitam, de jeito nenhum, que Lula faz um ótimo governo e é o maior presidente de todos os tempos, superando até o Vargas. As Olimpíadas foram a cereja do bolo do ótimo governo Lula.

H. Pires (03/10/2009 - 12:33)
É por matérias como esta que o VIOMUNDO será livro. Parabéns AZENHA. Mas, quanto sangue essa IMUNDA DIREITA tem em suas mãos? Sangue dos mais pobres, sangue das crianças. Eles não merecem a vida. Eles não merecem nada, absolutamente nada! Cana merecem! Hoje, sob o comando do PRESIDENTE LULA estamos vivendo o melhor dos mundos. Hoje. Se essa ASSASSINA E IMUNDA DIREITA MIDIATICA e seus partidos psdb/dem/pps fossem escorraçados de nossa Pátria estaríamos vivendo muito melhor agora.

Acácio Oliveira (03/10/2009 - 12:30)
Os brasileiros, por apoiarem o Presidente Lula, são taxados, por muitos da tal "elite" deste país,de seguirem a "manada. Deixemos esta "elite" balbuciar e sigamos, com senso crítico, nosso sentimento de brasilidade, de patriota, de gente que carece de muita luta para obter espaço, como foi a luta do Presidente Lula (não deixemos de ver o filme - LULA, o filho do Brasil).
Cerremos fileiras ao lado do nosso Presidente, vamos eleger a sua candidata ou seu candidato, não immporta, e aguardemos 2014 para elegermos Lula Presidente.
Pelo Nobel da Paz para o Presidente Lula.

borges (03/10/2009 - 12:17)
Na mosca.
Eu acho que o dinheiro gasto em publicidade poderia ser melhor utilizado em qualquer outra coisa.
Mas eu converso com pessoas que começam a desconfiar destas opiniões pré fabricadas.

Eduardo (03/10/2009 - 12:14)
Mais uma vez com a costumeira sabedoria. Parabens Azenha.



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design