Ricardo (28/11/2009 - 20:19)
Torço para SERRA sair candidato ......
Manguaça (16/11/2009 - 10:19)
PROTESTO !!
Protesto veementemente.
Se tirarem as teorias e os esquerdistas doidivanas o blog perde 99 % da diversão. Onde vou achar tanto maluco para me fazer dar risadas ?
Roberto Ribeiro - Rio das Pedras - SP (14/11/2009 - 09:27)
"Desprezando a verdade fctual". Já temos o laudo final? Lembram da verdade factual do epsódio do Riocentro?
Agradeço imensamente, a Deus, por ser um esquerdista delirante e doidivanas.
Parzival (13/11/2009 - 02:59)
Com Apagão da Midia ou sem.
Dilma 2010!!!
Wildner Arcanjo de Morais (12/11/2009 - 20:06)
Correção meu caro:
Apagão no governo FHC: Nove estados afetados, o Brasil inteiro fazendo racionamento de energia por dois anos. Crescimento brasileiro, que já não era bom, prejudicado e apos, contas de energia elétrica ficaram mais caras;
Apagão no governo Lula: 14 estados afetados, uns mais do que outros. Possibilidade de acontecer novamente? Existe sim, isso em sistemas elétricos é normal. Qual a possibilidade de haver racionamento? Esta eu respondo, só se FHC (ou um de seus filhotes) voltar.
Wildner Arcanjo de Morais (12/11/2009 - 16:49)
Bem, o teclado também é usado nos EUA, mas, por questões de compatibilidade está caindo em desuso. O pessoal gosta mesmo é do padrão QWERTY. Então, o teclado não é somente Anglo-Europeu, é Note Americano, Anglo-Europeu.
Wildner Arcanjo de Morais (12/11/2009 - 16:43)
Esse cara com nome de teclado é um piadista. Mas para ser brasileiro mesmo não poderia ter o nick de QWERTY? Tinha que ser teclado Anglo-Europeu? Bem, isso me remete a aquele "Botton" (não é nem botão) que o pessoal do diretório regional do PSDB, estava usando aqui, no RN: PSDB, melhor para o Brazil.
Dvorak (12/11/2009 - 16:10)
"andre rezende (12/11/2009 - 15:29)
Nossa Azenha, o Dvorak tá inspirado,,tá vendo o que seu texto produziu ne...ele acha que o fato de Lula ser um dos 70 homens mais influentes do mundo isso quer dizer um dos 70 mais ri"
Caro Andre, gostaria que você traduzisse seu comentário para que pudesse entender.De qualquer forma, como sei que alguns têm um pouco de limitação para entender um texto simples ou mesmo uma ironia, vou explicar o que quis dizer com a lista.Como o "divino" foi considerado, "o cara", pelo Obama, esperava-se que estivesse pelo menos entre os 5 mais poderosos ou na cabeça das lulletes, fosse o primeiro, e não foi o que ocorreu.Entendeu ou uma massinha de modelar ajudaria???
Neo-tupi (12/11/2009 - 15:57)
No mau-dia-brasil, entrevistaram o diretor de operações da ONS. O cara não é político, não é bom comunicador, nem tem bom jogo de cintura. É verdade que ele concedeu auto-elogios ao trabalho da ONS que seriam dispensáveis, mas a explicação foi razoável:
1) A causa foi curto-circuito na linha perto de Itabera, e isso é fato, registrado por instrumentos de controle.
2) Não é possível afirmar a causa do curto ainda. Suspeita-se que foi raio, ação do vento ou chuva (que pode diminuir a função de isolantes em relação à torre, ligando a linha ao terra). São hipóteses.
3) Ele disse que o desligamento é justamente para proteção da rede, e a proteção funcionou, o que parece lógico.
4) Disse que a proteção é que permitiu o retorno rápido, uma vez que impediu de danificar outros equipamentos.
5) O ilhamento funcionou, segundo ele, senão haveria mais cidades afetadas e por mais tempo.
O que parece é que existe sistema de proteção e redistribuição de carga. Deve ser imperceptível para quedas menores, e essa foi uma espécie de "overdose" no sistema.
Agora será que não dá para a imprensa procurar especialistas de fato, e de dentro, que participaram do projeto da ONS para explicar com conhecimento de causa?
Outra coisa: a Globo esteve em Itabera. Será tão difícil entrevistar em off algum eletricista que tenha estado de plantão e trabalhado?
http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1375977-17814,00-DIRETOR DO ONS DIZ QUE SISTEMA EVITOU PROPAGACAO DE DANOS DE APAGAO.ht
Donizeti Costa - SP (12/11/2009 - 15:34)
Prezado debatedor Dvorak, sugiro voce tirar o sorriso de hiena do rosto com o sofrimento do povo brasileiro.
" Bom Dilma " para voce!
andre rezende (12/11/2009 - 15:29)
Nossa Azenha, o Dvorak tá inspirado,,tá vendo o que seu texto produziu ne...ele acha que o fato de Lula ser um dos 70 homens mais influentes do mundo isso quer dizer um dos 70 mais ri
Moacir Simples Assim (12/11/2009 - 14:36)
Olá, Azenha e amigos leitores,
A humanidade sobreviveu a maior parte do tempo de sua existência sem energia elétrica e não serão blecautes períódicos provocados por terroristas vagabundos que irão nos assustar.
Voltemos ao tempo em que se conversava à beira da fogueira, sem televisão nem internet.
Aquilo sim que era vida boa.
Meu finado avô costumava dizer que se nada mais der certo, o jeito é virar hippie.
O progrersso é bom, mas amolece o espírito.
Abraços
Fernando (12/11/2009 - 14:32)
O Brasil cada vez mais vira um país de primeiro mundo.
Agora aqui tem blecaute igual aos EUA e a Itália.
Carlos. (12/11/2009 - 13:37)
Tem que aperfeiçoar os sistemas pra diminuir os riscos de acidentes que provoquem blecautes, isto é certo. O que houve foi um acidente, os orgãos competentes tomaram as medidas necessárias e em curto espaço de tempo a energia foi restabelecida. Como nos acidentes aeronauticos, é necessário agora descobrir as causas e tomar medidas visando o futuro.
Isto que houve nada tem a ver com o apagão da incompetência dos tucanos. O que não é acidente são as asneiras que os colonistas do PIG escrevem e falam e alguns alienados repetem.
Para quem não se lembra, várias subestações da Eletropaulo andaram pegando fogo, uma delas perto da minha casa? Eu fiquei muito tempo sem energia do que na noite de terça para quarta feira, mas ninguém falou que aquele foi mais um apagão do PSDB. Segundo um engenheiro eletrico, a causa foi a economia com manutenção preventiva que as empresas começaram a fazer após a privatização. Isto tãmbém não é acidente, é economia porca. Mas, enfim, faz quanto tempo que o PIG anda querendo inventar um "apagão" no governo Lula? A luz piscou, pronto, virou apagão...
Eduardo Guimarães (12/11/2009 - 13:18)
Azenha,
por certo a causa do apagão não foi sobrenatural. Todavia, o fato de ter havido falha no sistema não quer dizer que ele seja frágil.
O próprio PIG deixa escapar, nas entrelinhas, blecautes enormes em países avançados como os EUA ou a Itália. Acontece.
O que não acontece em outras partes é decretarem que há um problema grave no sistema antes mesmo de a investigação do caso começar.
Angelo Frizzo (12/11/2009 - 13:03)
Desculpe Sr.Azenha, mas eu continuo com minha opinião (talvez esteja exagerando) de que foi SABOTAGEM. As razões são OBVIAS.
Prefiro ficar, por enquanto, ao lado da mídia internacional. SABOTAGEM POLITICA. Preciso de provas em contrário.
Alexandre Araújo (12/11/2009 - 12:43)
Azenha, em tempo: na Bahia não houve apagão coisa nenhuma! Algumas cidades do interior ficou sem luz por alguns minutos, não levou nem uma hora, já em Salvador, só soubemos do apagão pela TV (que obviamente estava ligada e funcionando...hehehe).
Alexandre Araújo (12/11/2009 - 12:40)
Concordo plenamente! Entretanto, o caráter de gravidade que a mídia quer dar ao fato não condiz com a realidade! Foi culpa do governo, sim, e esse deve ressarcir os prejuizos causados às pessoas que perderam bens nesse episódio. Agor,a meu caro Azenha, querer o PIG vir pra cá, dizer que o apgaão no Braisl teve "repercussão imediata" em toda imprensa estrangeira, aí é demais!
Márcio (12/11/2009 - 12:35)
O comentário do Eduardo Guimarães foi perfeito.
Também tenho lido e ouvido muito essa história de "Agora é apagão contra apagão", ou então "A fama de gerente de Dilma está ameaçada", e outras baboseiras.
Sei lá, tenho a impressão que outros "apagões" virão por aí...
Bernardo (12/11/2009 - 12:28)
Azenha, é no espírito do jornalismo - apelo total a verdade factual - que eu gostaria que você publicasse um texto ou reportagem que explicasse o que o blackout do Paraguai tem a ver com as linhas de transmissão no Brasil, mais especificamente em SP ou PR. Até onde eu sei, eles tem suas turbinas próprias em itaipú que utilizam inclusive outra frequencia de geração (90Hz quandoa brasileira é 60Hz). A pergunta basica é, como pode um problema de sobrecarga no Brasil, afetar todo o Paraguai, se as redes de ambos os países não são interligadas ? Eu gostaria de saber a resposta a essa pergunta.
Edson Lourenço (12/11/2009 - 12:23)
Já começou a tão conhecida batalha de interesses, o governo para não sujar a sua imagem por motivos óbvios e a oposição para com o crescimento de seguidores ou melhor de não adeptos ao governo atual.
Com este apagão elétrico estão todos redundantemente enganados ao pensar que a povo vai ter um black-out de memória, com relação o que era e o que esta nosso pais%u2026
Fabio Passos (12/11/2009 - 12:09)
Nenhuma explicação técnica vai me deixar satisfeito.
Prá mim... foi urucubaca.
- fhc levantou da tumba
- um carrasco nazi-sionista visitou o Brasil
- PIG
- ruralistas-latifundiários-escravagistas...
Muita energia negativa.
É muita negatividade ao mesmo tempo.
Coisa ruim mesmo.
O Brasil precisa é de um banho de descarrego.
Uma benzida prá se livrar de uma vez deste "encosto" que é a "elite" incompetente e inescrupulosa.
Ed Rondonia (12/11/2009 - 12:02)
Talvez a euroria presente no momento, apenas reflete o desespero da oposição em não atingir o presente governo e o atual governo perde a "tetinha"...no caso o maior prejudicado quem é ? Assim, de forma mais explicita o povo anda pensando mais do que o mesmo povo de 10 anos atraz; uma coisa seja dita, não temos saida, se ficar o bicho pega e se correr o bicho come... e vocês o que vão fazer????
Donizeti Costa - SP (12/11/2009 - 11:35)
Prezado Azenha.
Com todo o respeito que lhe tenho como jornalista íntegro que voce é, parece que a chamada deste post coloca todo o espectro político de esquerda num mesmo saco, de pessoas que não raciocinam, um bando de fanáticos fundamentalistas esquerdóides, o que não é o caso da maioria das pessoas que se situam nessa faixa do espectro político/ideológico.
É evidente que como cidadãos conscientes, desejamos que as reais causas deste lamentável fato sejam apurados, esclarecidos e as falhas corrigidas.
Se houve falha evitável na manutenção do sistema de transmissão de energia, que isso seja informado para o povo e corrigido, pois não podemos ficar reféns de fatos de tal porte, sem sabermos se podem se repetir.
Sei que é terrível um cidadão ficar trancado dentro de um elevador por falta de energia elétrica (eu já fiquei nessa situação), dentro de um túnel de metrô (idem) ou impossibilitado de chegar na sua casa após um exaustivo e estressante dia de trabalho para o merecido descanso.
Como dizia o Conselheiro Acácio: "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa."
Messias Franca de Macedo (12/11/2009 - 11:19)
LULA NA REDE TV
12/11/2009 - 09h33
Lula diz que mensalão foi tentativa de golpe da oposição
da Folha de S.Paulo, em Brasília
A entrevista, concedida ao repórter especial da Folha Kennedy Alencar, que também apresenta o programa semanal "É Notícia", irá ao ar no domingo às 19h45, na RedeTV!, e será reprisada após a meia-noite.
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, BRASIL - em homenagem ao ínclito presidente e emérito estadista [não-perfeito, óbvio!] Luiz Inácio Brasileiro Lula da Silva
nona fernandes (12/11/2009 - 11:09)
Azenha, longe de fazer parte de uma esquerda doidivana, uma coisa me deixou de cabelos em pés. Uns dois minutos, a partir das 22 horas, horário em que vi na TV, a notícia de que estaria acontecendo um apagaão no País, fui para a internet me inteirar do assunto, e para minha surpresa, já existiam várias reportagens enormes nos principais sites sobre a questão, e com detalhes. Imediatamente pensei, como se faz uma reporetagem tão detalhada, com tamanha rapidez? Eis uma questão para se refletir.
Eduardo Guimarães (12/11/2009 - 10:58)
Se "o Brasil pode conviver com blecautes periódicos". Que blecautes periódicos? Em 7 anos é o primeiro desse tipo. E blecautes acontecem nos sistemas mais seguros e eficientes.
O que houve tem que ser investigado,é claro - até agora, não vi ninguém dizer que não há que investigar. Mas venderem, de forma peremptória, que há problemas "graves" no sistema?!
Pode ter havido fatalidade. Afirmar que não foi isso e comparar este blecaute com a crise de energia entre 1999 e 2002, é piada.
E como poderia ser demasiado falar em conspiração de uma imprensa que inventa epidemias e falsifica ficha policial de ministros de Estado?
Leio na Folha a Eliane Cantanhêde dizendo que "agora é apagão contra apagão" e Clóvis Rossi dizendo que "agora Lula não pode mais criticar o apagão de FHC". Esse é o objetivo do noticiário.
Mas este blecaute não será nada se não acontecer de novo. O problema é que acontecer de novo é vital para a oposição...
Fico imaginando a dificuldade para sabotar linhas de transmissão e as chances de fazer isso num país deste tamanho. Será que a oposição e a mídia iriam tão longe?
Não se escandalize, Azenha, estou apenas testando hipóteses...
rn (12/11/2009 - 10:50)
Não, calma ai Azenha. A mídia corporativa não sabe ser oposição. Ontem no Jornal da Globo, o comentarista de economia disse, rápido mas disse, crise de energia. O wilian Wack, com um sorriso maligno, disse várias frases com apagão e dilma roussef no meio. A ministra da casa civil? whatafuck?! sem sentido nenhum. Mais uma tentativa chula de sujar a imagem dela com casos armados.
Dvorak (12/11/2009 - 10:39)
"Marcus Vinicius (12/11/2009 - 09:54)
Quero insistir mais uma vez: na quarta-feira (11/11) o Jornal do SBT á noite mostra imagens do dia anterior (10/11), mostrando com "exclusividade" o momento quando há o "blecaute" na cidade de São Paulo, através de um helicóptero:
http://www.youtube.com/watch?v=0H1Q72elbN4
Pergunto: alguém que assiste o Jornal do SBT á noite, ele têm esse costume de usar um helicóptero nesse horário? No momento em que houve o blecaute, por que Globo, Record, Band não estavam com helicópteros também? Se fosse a Globo que estivesse com o helicóptero no ar, teríamos suspeitas? Insisto: acho muito, mas muito estranho o SBT ter dado essas imagens com "exclusividade"..."
Para você participar do concurso das "teorias conspiratórias mais mirabolantes", caro Marcus Vinicius, você tem que elaborar a sua e não ficar supondo que ocorreu algo, entendeu? O prazo está acabando e a concorrência está grande.Se você acha que foi a CIA, o Mossad, o Serviço Secreto da Jordânia, o Serra, O MST, os índios, terá que formular sua teoria para participar, ok??
Dvorak (12/11/2009 - 10:21)
A solução para que não ocorresse mais um "microproblema", como disse o Tarso Genro em mais uma de suas pérolas, que atingiu quase 60 milhões de brasileiros, seria o "divino" falar diretamente com seu subordinado direto,o São Pedro, para que ele não mandasse mais temporais, raios, tempestades para o Brasil.Simples assim!!!
ehehehehehehe
Ps:Os doidivanas estão posessos...
Inocencia politica,deste mal não vou morrer.Sem doidivanas. (12/11/2009 - 10:13)
Hoje no Bom(?)dia Brasil,a reporter disse que moradores da cidade de Itaberá/sp,escutaram uma forte explosão na distrubuidora de energia,tem como confirmar isso Azenha?
francisco.
andre rezende (12/11/2009 - 10:08)
A Sabesp vai me matar de sede, pela CPI já do apagão na sabesp
Diogo Gustavo (12/11/2009 - 09:58)
Concordo. Não precisamos nem de esquerdistas aloprados nem de direitistas ditatoriais. Seja pra que lado for, a COERÊNCIA deve ser a fonte de todas as análises. Não se pode discutir política como se discute futebol.
Fernando (12/11/2009 - 09:53)
Até o momento o governo, a oposição, o PIG e os blogs independentes estão testando hipóteses.
Ali Kamel fez escola, e parece que triunfou.
EDNO JOSE OSORIO DE ARAUJO (12/11/2009 - 09:44)
SE É PRA GRITAR EU MESMO GRITO: CONSPIRAÇÃAAAAAAAAO!!!!
jose carlos lima (12/11/2009 - 09:31)
Não estou conseguindo escrever, deve ser estas forças ocultas sim, ele já deixaram a enquente sobre a homofobia em paz? O rosário de maldades é muito grande. E olhe lá que aqueles que estão por detrás disso nunca são apontados, claro, a coisa é muito bem feita, até o Azenha acredita que foram os raios, tempestades e ventos. Então tá...
Rodolfo (o oficial) (12/11/2009 - 09:23)
Vou passar a utlizar este nick agora para evitar que o Latorre ofenda gratuitamente pessoas alheias à sua ira.
Azenha, como respondi em post anterior, também sobre o apagão, discordo do dono do blog em diversos assuntos. Ainda acredito que o seu clipping sempre se concentra no seu ponto de vista, com pouquissímos contrapontos, o que seria normal, uma vez que você é dono deste espaço. Entretanto, sou obrigado a enaltercer duas de suas qualidades: a de admitir quando o "seu lado" erra, sem tentar criar justificativas injustificáveis, e, principamente, a de respeitar a liberdade de expressão, apesar da maioria dos seus comentaristas ser contra esse direito básico e fundamental; a famosa primeira constituição de uma certa democracia. Já fiz crítitcas a você e a algumas matéria que escreveu, mas não me recordo de ter sofrido qualquer censura.
Ainda acho que este espaço tenta demonizar uma certa democracia no oriente médio. País que erra, como vários erra, mas este ainda erra menos e acerta mais, em diversas áreas, do que muitos outros governos que nunca ganharam uma linha crítica em viomundo.com.
Milton Hayek (12/11/2009 - 09:19)
http://tijolaco.com/?p=5880
Pane elétrica exige investigação séria
Relutei um pouco em postar esta matéria, porque, como apontei mais cedo num post, acho que os problemas do nosso sistema elétrico estão muito mais ligados à falta de coordenação gerada a partir do quebra-cabeças de interesses e empresas criados com a privatização feita por Fernando Henrique Cardoso. Mas, como assisti ao video do jornalista Fernando Rodrigues, no site do UOL, resolvi publicar o trecho da matéria da CBS, uma das grandes redes de TV americanas que atribui a fontes da inteligência americana a informação de que, em outras ocasiões, a ação de hackers teria provocado panes localizadas no sistema elétrico brasileiro. Embora o secretário do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, tenha descartado esta hipótese, acho que mal não faz que se tome conhecimento do que foi publicado.
Diz um trecho do programa "60 minutes", que você vê na ilustração ao lado, que " fontes de inteligência proeminente confirmou que houve uma série de ataques cibernéticos no Brasil: uma ao norte do Riocbs de Janeiro em janeiro de 2005 que afectou três cidades, e dezenas de milhares de pessoas, e outra, muito maior do evento, com início em 26 de setembro de 2007. Outro, no estado do Espírito Santo afetou mais de três milhões de pessoas em dezenas de cidades ao longo de um período de dois dias, causando grandes transtornos. Em Vitória, o sete plantas de processamento de minério de ferro ficaram inoperante(..). Não está claro quem fez isso ou aquilo que o motivo era. Mas as pessoas que fazem este tipo de coisas não são mais adolescentes fazendo travessuras."
Não sou muito de teorias conspiratórias. Mas com a falta de coordenação que existe num sistema que operado por tantas empresas, em tantas redes que se interconectam, essa vulnerabilidade deve ser considerada com seriedade.
A Comissão de Minas e Energia indicou-me para integrar uma subcomissão para tomar informações sobre a situação do sistema elétrico nacional. Vamos realizar este trabalho sem a exploração política do episódio que se vê hoje na Câmara.
Precisamos ouvir os técnicos de Furnas, gente de alta capacidade profissional e formar um rol de prioridades de segurança para serem adotadas e evitar novos acontecimentos como os de ontem. Li agora, na Agência Brasil, o depoimento de um especialista no setor que conheci como dirigente da Usina Termelétrica (a gás) que leva o nome de meu avô, em Duque de Caxias, o engenheiro Carlos Augusto Kirchner, que recomenda " ter certa cautela agora para investigar as causas, porque o sistema não conseguiu enfrentar um problema para o qual ele estava preparado, e o motivo da demora para recompor o sistema. Não se sabe o que aconteceu, sabe-se que foi uma coisa completamente nova, inusitada".
È preciso uma investigação séria, sem sensacionalismo e sem ceticismo, para proteger bem este serviço essencial.
Milton Hayek (12/11/2009 - 09:11)
Einstein era um laplaciano que tinha fidelidade canina com a "realidade".Ele pensava assim:
"...Em 1814, Laplace refere-se, em um ensaio sobre as probabilidades, a uma idéia que se tornaria base de partida para todos os debates futuros sobre o caos, o acaso e o determinismo. Trata-se do "demônio de Laplace", entidade que poderia ter pleno conhecimento sobre todo os fatos. "Devemos, portanto, ver o estado presente do universo como o efeito de seu estado anterior, e como a causa daquele que virá. Uma inteligência que, em qualquer instante dado, soubesse todas as forças pelas quais o mundo natural se move e a posição de cada uma de suas partes componentes, e que tivesse também a capacidade de submeter todos estes dados à análise matemática, poderia encompassar na mesma fórmula os movimento dos maiores objetos do universo e aqueles dos menores átomos; nada seria incerto para ele, e o futuro, assim como o passado estaria presente diante de seus olhos", afirma".
Quando surgiu a mecânica quântica(evidenciando a natureza probabilística da realidade e mostrando que fenômenos físicos estão interligados por debaixo do espaço-tempo),Einstein teve de ouvir essa de Niels Bohr em um congresso em Copenhague após proferir que "Deus não joga dados com o universo"(existe coisa mais laplaciana??):
"Deus joga dados com o universo e os joga onde não podemos vê-los".
Existem dados,nesse fenômeno em Itaipu,que não podemos ver mas que influenciaram pesadamente o ocorrido.
Carlos Ribeiro (12/11/2009 - 09:00)
E o Pelé. Dentro das quatro linhas foi o melhor. Mas fora delas, sempre que abre a boca, fala merda. Disse que o governo Lula tá dando certo, porque seguiu os programas de governo de FHC. O Pelé de boca fechada é um poeta.
(12/11/2009 - 08:53)
O episódio tem que ser muito bem investigado. Se foi um acidente, que se tome providências para evitar que se repita. Se foi por causa do modelo, que seja revisto. Se houve sabotagem, que os culpados sejam punidos severamente. O importante é que haja bastante transparência do governo e da imprensa na investigação e divulgação das causas, mas acho que isso é pedir demais...
Giovani Avila Blumenau SC (12/11/2009 - 08:46)
Azenha os dois comentários técnicos foram meus, mas não gostaria de me expor, de ver meu nome associado, por isso peço que delete este comentário, pois faço parte de uma empresa do grupo não tenho prerrogativa de falar sobre isso neste assunto, somente como anônimo, obrigado. Se tiver alguma dúvida concreta, pode me enviar um email que tento te esclarecer. giovaniavila@ig.com.br.
Abraços.
Oliveira (12/11/2009 - 08:42)
Realmante esse "apaguinho" trouxe desconforto para todos, mas estão fazendo tempestade num copo d'água. Houve um problema e ele foi resolvido rápido. Se o problema for constante, aí sim fica caracterizado que tem algo errado. Então, vamos aguardar os acontecimentos. Abraços.
Sergio (12/11/2009 - 08:41)
O problema é a escandalização do nada. É transformar uma coisa maior do que ela é para se faturar politicamente, justamente quando a oposição se sente enfraquecida por falta de idéias e discurso e ainda, apesar de ser cedo, após toda a exploração exaustiva de qualquer coisinha, não ver o seu candidato decolar nas prematuras pesquisas, que já demonstraram uma estagnação com viés de baixa. Fatos:
1 - O apagão foi por falta de geração de energia, demanda maior que oferta, igual ou parecido com o apagão de 2001? NÂO.
2 - O país está investindo em geração e transmissão de energia menos do que antes e sem planejamento, igual ou parecido com o apagão de 2001? NÂO.
3 - O país não construiu ou não está construindo novas usinas hidrelétricas, igual ou parecido com o apagão de 2001? NÂO.
4 - A indícios de que teremos racionamento de energia, com punições para quem não baixar o consumo, mesmo este sendo baixo, igual ou parecido com o apagão de 2001? NÂO.
5 - As tarifas serão aumentadas para a população, tornando a conta final mais cara, mesmo que o consumidor gaste menos, igual ou parecido com o apagão de 2001? NÂO.
6 - O país terá seu crescimento afetado negativamente de forma drástica por falta de energia, gerando falências e desemprego, igual ou parecido com o apagão de 2001? NÂO.
7 - Os prejuízos deste blecaute chegará próximo a 1% dos US$ 45 bilhões do prejuízo do apagão de 2001? NÃO.
Existe outras perguntas cuja respostas serão iguais. Nada para se preocupar.
Ricardo Carvalho (12/11/2009 - 08:30)
O sertanejo comentou o blecaute: http://sertao18.blogspot.com/
laura (12/11/2009 - 08:15)
Há que se investigar as causas do blecaute. Simplesmente.Ponto final. Aliás, foi o que o Lula disse, encoberto das manchetes, claro.
mineiro (12/11/2009 - 08:09)
alguem duvida que houve sabotagem , e alguem coloca a mao no fogo. e pode ser falha tecnica sim e dai , nao pode acontecer e o governo lula vai deixar de ser competente por causa disso , erros acontecem , é so precaver mais , para nao acontecer,trabalhar mais e ficar mais atento , mas alguem descarta sabotagem.
alexandre (12/11/2009 - 07:30)
uma coisa é certa. A direita está rezando pros seus deuses providenciarem um segundo blecaute. de preferência, ás vésperas da eleição. vai ser como aquele segundo acidente de avião. por coincid~encia, poucos meses antes do úlTimo pleito.
o fato é que aviões caem e blecautes ocorrem. mesmo no "primeiro mundo". O único sensato e honesto que eu vi foi o lulla que disse ,brilhantemente,"não vou chutar" é "cedo". O único fato até agora. O resto é delírio.
Carlinhos Medeiros (12/11/2009 - 06:47)
Não, Azenha. A esquerda sabe que houve um blecaute, não está doidivana, aliás, pelo contrário, é muito séria, ética e responsável, sobretudo com os menos favorecidos. Mas o blecaute de Lula vai entrar na pauta do jornalismo eleitoral (já entrou)isto nós sabemos e temos que evitar. O blecaute não pode ser comparado com o "apagão" de FHC.
Roberto Ribeiro - Rio das Pedras - SP (12/11/2009 - 06:34)
Kaccira a mídia faz uma cobertura sem paixões. Globo, Record, Band, SBT, Rede TV, Jovem Pan Serra, todos estes integrantes do PIG fizeram uma cobertura de forma a massacrar o governo Lula.
Vera Pereira (12/11/2009 - 05:09)
Você tem razão em dizer que o que interessa são os fatos - como, onde e por que. Mas te pergunto: da parte da imprensa, existem jornalistas investigativos capacitados a levantar (até a fazer perguntas pertinentes), analisar e reportar fatos relacionados com problemas técnicos de engenharia e gestão envolvidos numa pane grave no complexo sistema elétrico brasileiro? Em tese, é preciso esperar que as autoridades se informem, raciocinem, produzam diagnósticos de possíveis falhas e apontem soluções para evitar que estas se reproduzam. A mídia, se tivesse jornalistas habilitados e interessados na verdade factual poderia colaborar, interpelando-as. Acontece que a mídia e seus "especialistas" apressados estão mais interessados em apontar CULPADOS e CULPAS, em menos de 24 horas, do que em investigar causas. Aliás, boa parte da mídia já sabe quem são os culpados antes mesmo de levantar esses fatos - a Dilma, sobretudo. Nessa situação te pergunto: hoje, agora, onde está a verdade factual? Afinal, como e por que o efeito dominó de desligamento sucessivo das linhas de transmissão não foi interrompido a tempo de atingir maiores proporções? Qual foi a real natureza do fato imediato que originou esse efeito? Poderia ser evitado, como? Me parece que essa verdade ainda não é perfeitamente conhecida, e nem é razoável que menos de 24 horas depois do ocorrido se espere que o governo aponte causas técnicas detalhadas. Por ora, me parece que é tudo especulação, a favor ou contra a Dilma.
francisco.latorre (12/11/2009 - 04:44)
Milton Hayek (11/11/2009 - 21:26)
é por aí mesmo.
o 'providencial' artigo publicado nos usamerika... hackers e sistema elétrico...
preparando o terreno...
modus operandi antigão... garantem uma saída se melar. um lee osvald pra levar culpa se feder.
muita coincidência não é coincidência.
a cia não dorme. 24 horas.
JapValla (12/11/2009 - 03:17)
Leonardo disse:
"Como disse Luiz Pinguelli Rosa à Miriam Leitão, depois de descartar problemas de investimentos na área de energia: Acidentes acontecem, mas temos que estar preparados para evitá-los."
Esta frase tem algo frágil. Acidentes são por natureza ocorrências inesperadas, imprevisíveis.
Recorda-se daquela apresentação importante em que o indivíduo se preparou bastante, mas na hora da reunião apareceu aquela perguntinha "inesperada"? É possível argumentar que ele não se preparou o suficiente. Porém isto é percebido quando o evento inesperado se realiza.
Podemos nos esforçar, trabalhar para minimizar os riscos, mas acidentes sempre ocorrerão.
francisco.latorre (12/11/2009 - 03:09)
a hipótese de sabotagem não pode ser descartada.
não mesmo.
Elton Ribeiro - Fortaleza-ce (12/11/2009 - 03:01)
Senhores, observando comentários anteriores, nós verificamos a falta de informação das pessoas nessa área. Trabalho com redes eletricas de distribuição, porem não com a intensidade em potencia das linhas de Itaipu, mas posso afirmar que descargas atmosfericas podem provocar estragos quase inimaginaveis. Com certeza essas descargas queimaram isoladores presentes nas redes de distribuição ou a rede pode ter caído em algum ponto devido vendavais, em ambos os casos ocorre o que chamamos de fuga de energia para o "Terra" o que provoca uma elevação da corrente e portanto da potencia a niveis acima das especificações dos equipamentos geradores ou dos dipositivos de proteção fazendo com que os mesmos desliguem fontes ou interrompam a distribuição, dependendo do ponto do incidente toda fonte pode ser desligada e não simplesmente um dispositivo de proteção e provavelmente foi o que ocorreu nesse caso. O unico comentário plausível que vi na mídia diante de toda babozeira falada, é que as redes de distribuição de longa distancia e de vital importancia deveriam ter intervalos menores de pontos de telemetria e sistemas de proteção o que diminuiria esse tipo de problema. A verdade é que o Brasil não sofre nenhum mal como os da epoca fatidica do governo FHC e que muitos tentam resgatar. A solução a meu ver é simples(proporcionalmente), não podemos nem dizer na verdade que havia um problema e que deve ser executada uma solução, mas que na verdade deve haver uma otimização no sistema.
francisco.latorre (12/11/2009 - 02:50)
pode que sim ou pode que não...
olha a escalada da sabotagem...
golpe1... enem... tosco.
golpe 2... apaguinho... estranho. suspeitíssimo.
qual será o golpe 3?...
tem que fazer um bolão... qual será o próxima maracutaia... porque vem mais por aí...
furar os balões antes que subam.
destruir a armação cantando a bola.
___
ou podemos deixar eles golpearem alucinadamente... como vem fazendo... até se queimarem de vez.
desespero. perderam a eleição um ano antes. precisam golpear. não irão ao matadouro sem berrar. lutarão até o fim.
é bom se antecipar.
___
sem paranóia... mas a cambada do lado de lá tem folha corrida... e estão desesperados...
não subestime.
Elton Ribeiro - Fortaleza-ce (12/11/2009 - 02:39)
Hoje, lendo, ouvindo e vendo esses noticiarios piguianos que nos cercam, tive em mim sentimentos que oscilaram fortemente do humor a revolta, bicho é incrivel como os caram fizeram de tudo pra associar o apagão de ontem provocado por uma descarga atmosferica com o apagão provocado pela incopetencia do governo FHC. Rapaz, me desulpem os jornalistas, mas há uns camaradas jornalistas que tornam a profissão um lixo, eu acho que os caras antes de fazer qualquer reportagem tem que avaliar uma centena de opniões pra saber se faz ou não a reportagem, que p... de profissão é essa?
luiz paulo - vitoria/ES (12/11/2009 - 02:35)
Azenha, entendo o que quer dizer, mas, insisto sempre, estamos discutindo aqui apenas a pauta que os grandes jornalões indicam. esse apagão tem MUITO menor importancia do que está sendo dada. Infelzimente aqui parece que todos caímos na armadilha de reverberar assunto menor, criando disputas de torcida por A ou B, geralmente para dizer que "o meu é menos pior!". Aí ficam naquela disputa de arquibancada que não ajuda em nada. Sinceramente, os aqui adentram e são pró-Dilma estão caindo na armadilha dos demo-tucanos, cuidado! Parece que está dando apagão mental... vamos ter foco!! Os caras estão armando e estamos caindo direitinho...
Elias Hack (12/11/2009 - 01:50)
Sabotagem, com certeza!
Messias Franca de Macedo (12/11/2009 - 01:47)
Este texto de Luiz Carlos Azenha cala pela coragem e lucidez, de modo que qualquer comentário pode incorrer naquela máxima: está tão bom que se melhorar piora!
Parabéns! Isto é que o bom jornalismo!
Messias Franca de Macedo
Feira de Santanam Bahia, BRASIL - em homenagem ao ínclito e impávido jornalista Luiz Carlos Azenha
jose bentes de araujo (12/11/2009 - 01:17)
SADAKI (11/11/2009 - 22:25
Explicação, existe e é simples: o sucateamento da CESP, que já foi a maior empresa de energia do país e uma das melhores do mundo.
Neo-tupi (12/11/2009 - 01:14)
Enfim uma explicação sensata do presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz, em entrevista à Agência Brasil:
"Nós tivemos um problema meteorológico em Itaberá que levou à queda das três linhas de 750 Kilovolt (kV), o que significa dizer que perdemos a capacidade de transmitir metade da energia gerada por Itaipu. Deveria ter acontecido o ilhamento do problema para possibilitar o religamento do sistema. Mas como isto não aconteceu, aí o problema se estendeu para as duas linhas de corrente contínua que liga Itaipu a São Paulo. O que é preciso levantar é porque não entrou em operação o sistema chamado ERAT que existe exatamente para levar ao ilhamento".
Ou seja, existe sistema se segurança e do ilhamento, portanto não é falta de investimento. O que houve foi falha. Resta saber porque falhou.
jose bentes de araujo (12/11/2009 - 01:10)
Fabio (11/11/2009 - 21:21)
Coitado de você, Estiagem, baixo nível das represas, interligação das redes, não diz coisa com coisa, entrou no assunto sem saber o que está dizendo.
Procure se informar direito, esse assunto é muito complexo, pra se ficar falando, falando sem entender.
Werner Piana (12/11/2009 - 00:55)
pois é, Azenha.
Óbvio que queremos transparência do governo.
Mas que todos da imprensa estão reagindo pior que no caso da queda do avião da TAM em CGH também é fato. Todos os jornalistas abriram seus corações e assuniram o PIG?
Foi ridicuka a insistencia em dizer que o apagão foi o maior. Aqui em MG foi um pique de luz de segundos - e toda a imprensa !factual1 ou não, desde as radicais de direita BandNews/CBN à incognita da Record/RecordNews insistiram na falsa verdade do apagão geral. Ridiculo. O Brasil não é só Rio e SP, entendam isto e aceitem tal verdade. Vcs tem !apenas! o domino dos grandes e amaldiçoados órgãos de comunicação social de alcance nacional...
Vamos com calma, menos... bem menos...
abs!
Marcus Vinicius (12/11/2009 - 00:52)
Há uma coisa muito estranha (acho q tô alienado mesmo): o Jornal do SBT entre 21:30 e 21:50, entrou no ar, mostrando o apagão, do alto do seu helicóptero. daí eu pergunto: normalmente um helicóptero sai á noite, para cobrir reportagens? só tô perguntando...
Rodrigo Moura- São Paulo (12/11/2009 - 00:27)
Concordo plenamente. Não há como se comparar o blecaute que aconteceu com o ocorrido dez anos atrás. Teve gente que dormiu na rua pois não tinha condução para voltar pra casa. Isto é uma vergonha para um país que pretende sediar olímpiadas e copa do mundo, hoje existem vários sistemas mais modernos de distribuição de energia, que nós brasileiros deveriamos ver no nosso país levando em consideração o absurdo que pagamos de energia elétrica. Tudo ainda está muito centralizado em Itaipú, ficamos refens de um único sistema de distribuição, pondo em risco a saúde e a segurança de toda a população. Admiro e respeito o presidente Lula, mas não sou tapado a ponto de achar que esta é a hora de culpar a oposição por uma falha do governo.
Yuri (12/11/2009 - 00:14)
A escandalização do nada (este caso não é irrelevante) contribui para isso. Foi um apagão sim, mas estão tentando confundir o povo, como se o APAGÃO de agora fosse o RACIONAMENTO que durou um ano e começou em 2001. Os motivos foram completamente diferentes e a duração também. É claro que a esquerda fica na defensiva. Vai criticar as falhas deste governo, que não são poucas, e deixar a bola quicando na área prontinha para a oposição midiática chutar? Não dá. Essa é a contribuição NEGATIVA da mídia para com nossa "democracia". Agora mesmo estão há 10 minutos falando de apagão no JG. E estão culpando a ministra Dilma, dizendo que ela desapareceu, ou como deixaram a entender, fugiu.
marcelo sobreiro (11/11/2009 - 23:58)
Caro Azenha, sem dúvida ponderação no trato com a informação é uma das mais importantes faculdades para um veículo de comunicação. Agora só posso lhe dizer que além dos desvairios atuais e, até pelo que está sendo veiculado pela grande mídia, encenações previsíveis também fazem parte desse show. O problema é que, a quem caberia de direito investigar, teria competência técnica para assegurar o descarte de outras hipóteses? Haja visto a precariedade de nossos sistemas de segurança pública, em todos os níveis, em todos os níveis Azenha! Eu não posso falar do que não conheço, o ONS, mas pelo outro lado, que tive a oportunidade de conhecer um pouco pela circunstâncias da vida, te digo que seria possível fazer. Agora talvez a motivação, se fosse o caso, não seria tão óbvia quanto supõem os mais afoitos. O resto são palavras cruzadas.
Neo-tupi (11/11/2009 - 23:51)
Peraí, Azenha. Existe uma uma diferença entre aperfeiçoamento de um sistema e negligência de um governo.
Uma tecnologia, como sistemas de controle na distribuição de energia, está sempre em aperfeiçoamento, cada ano há inovação, novas patentes, novas descobertas.
A culpa é do governo quando ele negligencia e não investe no setor para acompanhar os avanços tecnológicos que garantam mais estabilidade e segurança energética. Foi o caso do governo FHC que deixou de investir por alguns anos, e deixou por conta da mão invisível do mercado (que não correspondeu às expectativas). O governo Lula investiu. Ele só deve ser responsabilizado se investiu mal. Se os investimentos foram o possível, e esse possível representa um passo de um processo contínuo, o governo não tem culpa de nada. Ele só terá culpa se parar no tempo daqui para frente, igual fez FHC.
Mario Adriano (11/11/2009 - 23:30)
Você tem autoridade e respeito de todos!
Creio que esse é o espaço ideal para podermos enxergar que nem tudo é perfeito e que podemos melhorar. Suas observações são extremamente corretas. Já houve investimento em geração de forma apropriada, linhas de transmissão e, é óbvio, o momento atual é de se investir em segurança do sistema. Talvez não haja realmente culpa de alguém. Acreditava-se que o sistema era apropriado para qualquer desafio. Não o foi... O que se deve fazer? Assumir que algo não funcionou como deveria e se investirá para que não se repita o problema.
Li algo na imprensa internacional que o nosso modelo de geração com longas linhas de transmissão é o mais adotado em países de dimensões continentais (inclusive os EUA). Isso, inevitavelmente torna esse tipo de sistema vulnerável - lembremos do Nordeste dos EUA em 2003. A solução pode não ser só nos mecanismos tradicionais de segurança com disjuntores que isolem os pontos de estresse. Li algo sobre a necessidade de geradoras locais. Para o Brasil, retiraria toda a vantagem da energia barata das hidroelétricas. Talvez tenhamos tido esse blecaute exatamente pela facilidade de geração hidroelétrica com reservatórios transbordando. Desligamos as geradoras menores (termoelétricas) e deixamos o sistema inteiro dependente de Itaipu. Economia que custou caro economicamente e politicamente.
Como observação final, concordo que não devemos nos esconder, devemos sempre aceitar o debate, as discussões e assim sermos melhores!
Luiz Eduardo (11/11/2009 - 23:15)
No blog do Nassif, um post explica que começa a ser implementado um sistema de gerenciamento do sistema elétrico integrando os 4 sistemas nacionais(prazos: 1ª etapa, 30 meses; 2ª, 48). O post está em: http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/11/11/dos-comentaristas-do-blog/#more-38330
Marcus (11/11/2009 - 23:15)
Parabenizar a competência dos técnicos e trabalhadores brasileiros da área de energia pois em menos de 04 horas resolverão o problema nos EUA um apagão similar demorou 04 dias e no Canada 07 dias.
Robson Luís (11/11/2009 - 23:08)
É a síndrome de Fla X Flu: não se pode oferecer munição ao adversário...
Espero que um dia possamos superar essa fase.
Edson (11/11/2009 - 22:50)
O melhor comentário sobre a queda de energia:
"Para o engenheiro eletricista da Copel (Companhia Paranaense de Energia) Rogério Tuma, o problema pode estar no modelo econômico atual adotado pelo governo federal para o mercado do setor elétrico. Para ele, este modelo, que impõe competição num setor em que isto não é viável e mistura os setores estatal e privado, favorece os interesses individuais das empresas envolvidas no processo em detrimento ao sistema elétrico como um todo."
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/11/11/ult5772u6082.jhtm
Mas é bom lembrar que em Curitiba, Ribeirão Preto e algumas cidades não houve apagão e sim um piscar de luzes. Eis a verdade.
Obs: O problema é que tem muito paulistano e carioca que acham que o Rio de Janeiro e São Paulo resumem o Brasil... um total desconhecimento do Brasil do séc. XXI...
O Brasileiro (11/11/2009 - 22:44)
A linha era de SP. Tem mesmo que ver se houve ou não sabotagem, pois foi só o Serra cair e a Dilma subir nas pesquisas pra ter o blecaute. E vocês sabem que o Serra é capaz de tudo!
P.S.: E ALÉM DISSO, O BLECAUTE TAMBÉM FOI OLHO GORDO DO FERNANDO HENRIQUE, O INVEJOSO!
Euler (11/11/2009 - 22:41)
Concordo com o Azenha em relação à busca da verdade, da transparência em todos os aspectos da vida pública. Mas, querer que militantes e sim%u1E55atizantes de carteirinha tenham essa postura foge literalmente às verdades factuais. A militância em geral defende seus governos com paixão ideológica, escapando invariavelmente do bom senso e de razões observáveis. Para essa militância, a vida tem apenas dois sentidos: ou se é a favor de Lula, ou se é oposição a ele. Não se admite, por exemplo, que alguém que defenda o governo Lula em alguns aspectos, possa criticá-lo em outros. Isso de fato não contribui com o próprio governo e acaba favorecendo a oposição igualmente cega e ideológica, que precisa polarizar com o governo em cima de qualquer coisa - agenda da Lina, grampo do STF, sequestro do Delfim Neto ou o breve apagão. Se os governistas fanáticos tentarem justificar tudo o que acontece de errado, ou por acidente, ou por omissão, daí a pouco podem estar justificando torturas, perseguições políticas, etc. A independência intelectual e política é um princípio muito importante e nada tem a ver com a neutralidade. Quem é independente para criticar não significa que seja neutro ou que seja um opositor demo-tucano. Um governo de esquerda precisa estar aberto a essas críticas, se não quiser se igualar à democracia de fachada dos demo-tucanos. É claro que é irritante a critica rebaixada da mídia e dessa oposição de latrina, mas, isso não deve impedir que busquemos esclarecer os fatos.
Martin (11/11/2009 - 22:37)
O que dizer de um Sistema Político em que nosso Ministro de Minas e Energia é formado em Direito, atuou como Jornalista (diplomado?), deixou um Canal de TV para seu filho administrar, cresceu na política dentro da ARENA (e depois no PDS, PFL e DEM...Ufa, e finalmente no PMDB)?????
Qual é mesmo a ideologia política desse cidadão ??
Esse tipo de currículo, aliado à "politicagem" tanto nos Ministérios quanto nas Estatais, desestimula os funcionários de carreira dos setores vitimados por esse Sistema Político Cleptocrata.
Não estou desmerecendo as Estatais, somente desejo MAIOR VALORIZAÇÃO dos FUNCIONÁRIOS de CARREIRA !!!
Daí, não vai longe faltarem soluções inteligentes para melhorar o sistema de distribuição de Energia Elétrica no país.
Obs.: Seu filho, empresário das telecomunicações e "outros tipos de empresas", é investigado pelo STF por formação de quadrilha, sonegação fiscal...
E é ocupante da vaga de senador que seu pai deixou ao assumir (pelas mãos de Lula) o Ministério das Minas e Energias, em janeiro de 2008.
Att.
Martin
Cláudio (11/11/2009 - 22:30)
Nassif, concordo plenamente! Falou absolutamente tudo, a minha crítica é do posicionamento da imprensa, querendo desesperadamente demonstrar a similaridade com o apagão de FHC e o fato ocorrido. Agora esse negócio de conspiração é bobagem!
Roberto Ribeiro - Rio das Pedras - SP (11/11/2009 - 22:27)
Então, que a imprensa faça uma cobertura técnica e jornalística do problema. Se a esquerda é doidivanas a mídia é destrambelhada, faz uma cobertura criminosa e depois quer se justificar. A Esquerda é doidivanas e a mídia opotunista e irresponsável. O governo Lula não é perfeito, se fosse teria cassado concessões de rádios e tvs, que estão nas mãos de bandidos.
João Bosco Rocha (11/11/2009 - 22:24)
Azenha, parece que você não foi muito feliz nesse comentário.
Lili de Freitas (11/11/2009 - 22:22)
É verdade. Tanto a esquerda como a direita se precipitaram no diagnóstico. Cada lado já havia detectado o seu culpado, antes mesmo de saber as reais causas do acontecido. Precisamos ser um pouquinhos mais racionais, menos emotivos. É que eles provocam...:-)
Roberto Locatelli - São Paulo (11/11/2009 - 22:15)
É verdade, Azenha, não há nenhum desejo golpista por parte da elite branca brasileira.
1) O vazamento do ENEM foi apenas o roubo de um funcionário da gráfica da Folha tentou dar. A Folha não tem culpa nenhuma de ter quebrado procedimentos de segurança e ter escondido isso do MEC. Foi sem querer;
2) O caso Lunnus foi um momento em que a TV Globo teve muita sorte de estar no lugar certo, na hora certa. Um delegado relapso não se incomodou de que a Globo tirasse fotos daquela dinheirama toda; foi tudo fortuito;
3) A bomba que explodiu no RioCentro no colo de um agente da ditadura era apenas uma bombinha de festa junina.
Sei, sei.
O fato de muitos de nós desconfiarmos de sabotagem não tem nada a ver com alguma ilusão que tenhamos sobre o Governo Lula. Tem a ver com a forma de agir da direita em todo o Continente.
Sinceramente, sugiro você rever os vídeos do golpe contra Chávez, principalmente aquela parte em que a direita atira na multidão e depois as TVs montam as gravações fazendo parecer que eram os chavistas que estavam atirando.
O blecaute pode ter sido um acidente. Pode não ter sido. O que não podemos é ser ingênuos e achar que "eles nunca fariam isso".
Algumas pessoas têm a ilusão de que 2010 se resolverá democraticamente nas urnas e que a direita aceitará caminhar para a derrota eleitoral quietinha, entregando o Pré-Sal sem reclamar. Eu não tenho essa ilusão.
Giovani de Morais e Silva (11/11/2009 - 22:10)
Texto sóbrio, equilibrado. Houve o acidente! É verdade. Em engenharia consideramos o ocorrido como um ponto fora da curva coberta pelo fator de segurança. Deve-se então realizar ações que, baseadas no acontecido, venham cobrir o ponto externo à curva de segurança. E só! Sem especulações políticas ou conspiratórias.
Enildo (11/11/2009 - 22:06)
Perfeito... Cada um no seu quadrado.
O Brasileiro (11/11/2009 - 21:59)
Isso mesmo. E dessa forma, o governo Lula e a ministra (e espero, futura presidente) Dilma passam por este teste de fogo para avaliar o real apoio do povo a eles!
O governo superou o mensalão, o ataque da mídia golpista, a crise internacional. Agora vamos ver se supera o blecaute!
eduardo (11/11/2009 - 21:50)
O JN coloca palavras na boca do mercadante. Veja só, a reportér diz que "o líder do PT no Senado, senador Aloizio Mercadante, reconheceu que falta investimento e culpou o mau tempo pelo apagão".
Daí vem a fala dele: "não há risco de oferta de energia, ninguém vai ter que fazer racionamento, não vai faltar energia. O Brasil está preparado para crescer com oferta abundante de energia".
Onde ele diz que falta investimento?
Como é que pode um erro desse no maior telejornal do Brasil?
confiram: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1375738-10406,00-OPOSICAO COBRA INVESTIMENTOS EM ENERGIA.html
(11/11/2009 - 21:39)
O texto é lúcido e construtivo. Transformar o ocorrido em disputa ideológica e fazer o papel da oposição. Ocorreu um erro no passado que gerou racionamento , ocorreu um erro no presente, a meu ver, fruto de maior estudo de probabilidades de situação adversas. Penso que o governo deve estar ciente que todas a palavras serão medidas e analisadas pela oposição e é claro utilizadas para ganhar terreno. Esse é o papel dela.
É preciso mais que estômago forte para suportar e conviver com o PIG e a oposição.
É fundamental a inteligência, jogar o jogo com muito bom humor descontruindo as armadilhas "sarreando" muito com as "obras" "fhcianas" e "serrarianas" , mas a humildade para reconhecer erros e desejos atuais do povo é fundamental.
Flavio Lima (11/11/2009 - 21:38)
É isso mesmo, Azenha.
Mas como voce as vezes escreve aqui, o paranoico tem mania de perseguição, mas que esta sendo seguido, ah isso esta!
Tudo bem, vamos aceitar a responsa, mas que os tucanos são capazes de um ato de sabotagem, ah isso são!
Grande abraço!
Gunter (11/11/2009 - 21:35)
A blogosfera reverbera demais alguns fatos. Achei esse blecaute um acidente comparável aos de 17/09/85 e 11/03/99. Em seus tempos não tiveram tanta repercussão e as pessoas aguardavam 1 ou 2 dias pelas explicações.
No primeiro episódio a Veja deu 5 páginas (por ser o primeiro da magnitude na história). Em 1999 dedicou 4 páginas (e a matéria de capa foi sobre o divórcio). Em ambas as oportunidades não houve matéria na semana seguinte.
Minha curiosidade apenas é saber quanto esse caso será alongado agora, pois qualquer cobertura passou a revestir-se de caráter político.
MRE (11/11/2009 - 21:33)
Parabéns pela mensagem ! Concisa, clara e elegante, e sem querer achar um culpado. Já passou e deve ser verificado o que tecnicamente é viável para minimizar as chances de outro acontecimento. Não adianta botar a culpa no Lula como desejam aqueles que adoram produzir notícias para faturar um pouco mais.
mac (11/11/2009 - 21:29)
Houve um problema e o sistema interrompeu por uns minutos a energia ,só isso ! O resto é tapioca !!!!!
Milton Hayek (11/11/2009 - 21:26)
O problema é quando a verdade factual vem envelopada em mostras parciais.
É verdade factual que existe um cybercomando com feições ofensivas nos EUA,é verdade que já temos mais de dez bases cercando a Venezuela e também é verdade que a América Latina vai para onde o Brasil for.
Eu continuo dizendo que tem mais coisas nessa pane.O governo jamais admitiria uma sabotagem de fora.Da oposição até admitiria,mas dos EUA nunca.
Blurring the lines
Pentagon Cyber Command seen as threat to civil liberties
by Muriel Kane
The Pentagon"s development of a "cyber-command" is prompting questions about its role in the larger national strategy to protect government and private-sector computer networks and whether privacy can be protected. How Cyber Command"s launch would effect civilian computer networks is still unclear. However, situating the new agency at Ft. Meade, under the watchful eyes of National Security Agency snoops, should set alarm bells ringing.
http://www.voltairenet.org/article160630.html#article160630
Italo Drago (11/11/2009 - 21:23)
Muito bom teu artigo.
FERNANDO DE SOUZA (11/11/2009 - 21:16)
Concordo em númermo, gênero e grau com o que você disse, Azenha. Não podemos fazer uso dos mesmos estratagemas usado pelo "lado de lá". Entretando, penso eu, e se o problema de fato estiver na sucateada CESP? Porque o governo, mesmo assim, deveria assumir a responsabilidade para si e isentar os sucateadores tucanos da culpa?
Por essas e outras é que o caso tem que ser muito bem investigado, não apenas para esclarecer qualquer dúvidas acerca de "conspirações" e sabotamentos, quanto se realmente o que ocorreu foi no que cabe ao gerenciamento do Governo Federal ou não.
Abraços.
Manguaça, quem sabe vc encontra na sua casa mesmo.