Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Opinião Utilidades

A direita vem aí, faminta

Atualizado em 17 de maio de 2009 às 17:09 | Publicado em 17 de maio de 2009 às 14:50

por Luiz Carlos Azenha

Ninguém é "de direita" no Brasil.  Ninguém assume ser de direita. Mas ela existe, se esconde sob diversos disfarces e representa uma aliança entre grandes interesses econômicos internacionais e grandes interesses econômicos nacionais subordinados àqueles. O tal pacto de elites. Elas fazem concessões pontuais para preservar o essencial: o controle da terra, do subsolo e dos recursos naturais.

O presidente Lula não representou um rompimento com isso. Ele costurou alianças em direção ao centro para garantir a "governabilidade". Hoje o agronegócio manda na agricultura e no meio ambiente, os banqueiros controlam o Banco Central e os recursos naturais do Brasil estão entregues a interesses privados -- da Vale do Rio Doce aos parceiros estrangeiros da Petrobras.

Num quadro de escassez, expresso na crise econômica internacional, a disputa pelo controle dos recursos -- e de como gastá-los -- deve se acirrar em todo o mundo. No Brasil não é diferente. Essa disputa passa pelas eleições de 2010.

Lula, no poder, se comportou como um sindicalista pragmático. Preferiu os acordos de bastidores às ruas. Não trabalhou para estimular, organizar ou vitaminar movimentos políticos de sustentação às propostas de seu governo. Não trabalhou para aprofundar a democracia, isto é, para engajar politicamente os que ascenderam economicamente graças às políticas sociais de seu governo. O que explica a vitória de Gilberto Kassab em bolsões de classe média baixa em São Paulo: eleitores beneficiados por programas do governo federal, despolitizados, gravitaram para o candidato com o melhor marketing televisivo.

Já contei aqui sobre o comício final de Marta Suplicy, que teve a presença de Lula: um belíssimo cenário para gravar a propaganda mas nenhuma vibração popular. Vitória completa da forma sobre o conteúdo, do marketing sobre a política.

Agora, às vésperas de 2010, Lula costura de novo para o centro. O governador José Serra faz o mesmo. Serra limou Yeda Crucius de sua coalizão. A Veja já fez duas reportagens seguidas prevendo a hecatombe da tucana gaúcha. O PSDB já deve ter fechado acordo com José Fogaça, do PMDB, para apoiá-lo como candidato a governador em 2012, em troca de apoio no ano que vem.

Os aliados conservadores de Lula são José Sarney e Michel Temer, o que explica o furor midiático em relação à "farra das passagens". Se ambos fossem aliados de Serra o Congresso não estaria "em crise", nem mereceria tamanha cobertura do eixo midiático Veja-Globo-Folha.

A Folha Online anuncia um acordo entre Serra e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, pelo qual este seria vice na chapa tucana. Com isso o governador paulista reduz ainda mais a margem de manobra de Lula no PMDB e deixa o presidente da República no colo do trio Sarney-Temer-Renan.

Os acordos acima citados reforçam a posição de Serra no Sul e no Sudeste. Mais ainda se considerarmos que a crise econômica internacional está longe de acabar, que teremos um crescimento interno reduzido este ano e apenas razoável em 2010.

Em entrevista à CartaCapital, Dilma Rousseff disse: "A eleição do Lula, do Evo, da Michelle, da Cristina, do Hugo Chávez, marcam um processo de democratização muito comprometido com os povos dos paises nos quais ocorre".

A diferença é que, no Brasil, o "processo de democratização" foi superficial, não-orgânico e, hoje, depende da sobrevivência política do símbolo dele, Lula. Diante do quadro que descrevi, fiquem de olho: devem aumentar os pedidos para um terceiro mandato ou para que o presidente saia de vice na chapa de Dilma Rousseff.

Quantos bilhões de dólares vale o pré-sal? Quantos bilhões de dólares valem os minérios no subsolo brasileiro? A direita, que nunca chegou a perder o controle da riqueza, vem aí faminta por privatizar cada centavo desses bens públicos, para tomar de volta mesmo as migalhas que Lula distribuiu.


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
José Cassio de Melo Servo (24/06/2009 - 13:09)
Esta é uma notícia interessante para se analisar, com um mpouco mais de atenção. Falar que no Brasil a direita vive se escondendo atrás de partidas ditos de centro ou centro mesquerda, eu não concordo. O govêrno Do Sr Fernando Henrique Cardoso, foi um govêrno de extrema direita de fazer inveja aos partido Republicano nos Eua e os demais partidos de direita da Europa, e pelo mundo afora. O programa de privatizações do govêrno FHC não deixa dúvidas sobre estea questão.
Foi um verdadeiro crime de lesa a pátria esse porgrama de privatizações, e o pior de tudo isso é que foi financiado com dinheiro público brasileiro, dinheiro do BNDES que é um banco "social", portanto jamais deveria ter sido usado seus recursos para financiar a compra de empresas estatais brasileiras, por empresas privadas estrangeiras. Os gringos fizeram a festa e riram da ignorâncias dos brasileiros por causa da sua incapacidade de enxergar o óbvio, e permitir um verdadeiro assalto às riquezas brasileiras, como feito com a Vale do Riodoce e a Petrobrás. A Petrobrás sim! Afinal quase 65% das ações da empresa foram vendidas a preços de bananas na bolsa de New York e o govêrno brasileiro ainda detem o controle da empresa visto que 50% mais uma ação daquelas que tem direito a voto estão nas mãos do govêrno. Entretanto, a maior fatia dos dividendos, são enviados para o exterior aos gringos que compraram ações da Companhia em NY.Pouca gente sabe disso porque a mídia e a empresa tem interesses de esconder estes fatos

marco sandrini (01/06/2009 - 06:34)
vi aqui alguns comentários de um curitibano. só quero fazer uma ressalva: o que esse cara escreveu não reflete a mentalidade de todos os curitibanos. é apenas mais um recorte grosseiro da realidade, só isso.
curitiba tem sua vocação para admirável mundo novo, com toda certeza. mas tem gente aqui que pensa, que reflete.
e eu posso falar com certa isenção: sou de bauru, como o azenha, e conheço sua trajetória profissional desde os tempos da antiga rede globo no bairro bela vista, e o considerado um dos jornalistas mais inteligentes e imparciais que conheço. moro em curitiba há 12 anos, minha esposa é curitibana, tenho parentes e amigos aqui. a cidade certamente tem um perfil conservador, mas dizer que a esquerda não existe aqui é apenas ignorância. ainda que não existisse um só curitibano de esquerda, eu sou de esquerda, da canhota, do contra, então haveria pelo menos um de esquerda aqui.
logo, o comentário otário do nosso colega curitibano deve ser posto onde deve ficar: na latrina conceitual e moral que a direita merece.

Joao Silva (29/05/2009 - 00:41)
John Bastos, já comeu sua papinha de caviar hoje?

alcir (23/05/2009 - 13:37)
Caro Azenha, comentarios como os do jonh bastos, renato, luiz orlov, nao estao baixando muito o nivel. Nao penso que devemos censura-los, mas que sejam educados. Parece-me que devagar estao descambando pra baixaria. Voce leu os ultimos comentarios dos sujeitos?
Alcir

Eduardo Vianna (21/05/2009 - 18:45)
Azenha, meu camarada, em cima disso que você escreveu, eu vejo que podemos tirar conclusões a respeito da própria época. Você se refere ao marquetchim se sobrepondo à política, e podemos apontar o marqutchim subjugando, com ditames de autoridade segundo certo saber "científico", a cultura mais relevante. Sou interessado em literatura, e você pode imaginar as burrices inacreditáveis que tenho lido de escritores e comerciantes contemporâneos de livros sobre como escrever "corretamente", isto é, em consonância com as "necessidades do mercado". Mais que a mera direita, vem aí uma maré de dogmatismo, preconceito e obscurantismo civilizacional, sobre todos os níveis da atividade humana, que promete ser longa e muito violenta, e muito orgulhosa de si mesma. Para o deleite daqueles que dizem ser o homem de uma natureza má. Até agora, é inegável, eles venceram. É o minúsculo espírito dos nossos tempos, cada vez mais tecnológico e cada vez mais diminuído. Quanto à esquerda, precisamos refundá-la, nada menos que isto. No mais, nossa situação é deplorável; sou da opinião de que nenhum homem de esquerda pode hoje dar-se ao desfrute do otimismo. E, embora a falta de otimismo não precise ser paralizante, nós já estamos, em grande medida, paralizados. E ainda totalmente incapazes, segundo posso perceber, de enxergar de modo integral a esquerda -- de modo integral, bem-acabado em todos os aspectos etc -- por fora dos jogos institucionais, como as eleições.

RodrigoR (21/05/2009 - 15:24)
Jonh Bastos e Renato..ERMES E RENATO ahahahahah..

Coritiba, famosa em que mesmo??? Frio??
Rio Grande do Sul - o que me lembra.?? ah..IEDA, da-lhe garota problema..

Faz o seguinte, tem um galera la no Sul que saúda a suastica..pq vces não vão p lá em...?

RIOVALDO (21/05/2009 - 10:10)
AZENHA,COMENTÁRIOS COMO O DESSE TAL DE RENATO,QUE NA CERTA É FUNCIONÁRIO DO PSDB OU DO DEM NÃO PODEM SER PUBLICADOS AQUI NOS SEU BLOG,SOB PENA DE TRANSFORMAR O MESMO EM 1 ESPAÇO ENTREGUISTA.ALÔÔÔÔÕ,SR MODERADOR.POR FAVOR MAIS RIGOR NOS COMENTÁRIOS AQUI PROPOSTOS.

Rodrigo dos Santos (21/05/2009 - 01:02)
É duro aturar esses bandos de desinformados que ficam postando comentários pró direita. Adoram dizer que o PT é corrupto. Realmente, esse governo foi vergonhoso neste aspecto, mas os desinformados discipulos dos tucanalhas se esquecem de que no governo FHC assistimos a inúmeros casos de corrupção muito piores, boa parte deles ligados aos processos de privatização, e o maior deles, chamado Banestado. Tudo jogado pra debaixo do tapete, porque naquela época FHC governava praticamente sem oposição. Se o governo do PT é corrupto, ao menos nós sabemos disso, primeiro porque roubam mal e segundo, porque o Lula botou a polícia federal para investigar a direita branca que sempre roubou este país. A direitontos, não se esqueçam: Lula nomeou o procurador geral da republica (aquele que propõe ação penal contra altas autoridades do governo) indicado pelo próprio MPU, sem conhecê-lo. Já FHC, nomeou o mesmo procurador várias vezes, (Geraldo brindeiro) o engavetador geral da republica. Já no governo FHC nada foi investigado, não tivemos o direito de saber, simplesmente porque os requerimentos de CPI eram arquivados pela falta de força política das esquerdas. Quanda esquerda rouba estardalhaço. Quando a direita rouba, os desinformados se esquecem. Ah direitontos, não se esqueçam. FHC nomeou Gilmar Mendes, Lula nomeou Barbosa para o supremo. Direitontos cresçam.

Curitibano (20/05/2009 - 23:51)
Lamentável o curitiboca que conjuga o verbo "ponhar"...
E a esquerda não existe aqui, pois é, o Requião é de onde, da lua ou de marte ?

Renato (20/05/2009 - 08:31)
Azenha, mais uma ver fico decepcionado contigo. Vocé é tão parcial quanto os presidentes que passaram pela UNE nos últimos anos. TODOS ESQUERDISTAS E SOCIALISTAS. Vão viver em Cuba e na Venezuela.

Renato (20/05/2009 - 08:30)
"Luiz Orlov (18/05/2009 - 17:41)
Sou de Curitiba, e aqui graças a Deus, a esquerdotalha nunca ponhou as mãos aqui. Na última eleição, só deu PSDB e DEM na câmara municipal, isso porque o povo curitibano sabe que a direita faz melhor e certo.

Eu observo aqui neste blog, por parte de alguns, que se fossem por eles, ponharia o Lula eternamente no poder, tal como o Fidel Castro. É por essas e outras que eu temo que, lula mais uma vez no poder, é Ditadura de esquerda na certa. "
e depois não sabem o por que o modo de vida da Cidade de Curitiba ser tão avançado.
Nunca foram governados por PT. É nessa cidade que quero viver. Longe da esquerda.

Marcia Costa (19/05/2009 - 23:35)
òtimo texto Azenha. Já pensava assim desde a crise do mensalão, quando me perguntava porque o Lula não pediu nosso apoio para garantir sua governabilidade. Eu iria pra rua de todo bom grado...mas agora, é meio impossível de sair dessa armadilha na qual ele se meteu. Será que ele ficou com medo de ser rejeitado como Jango?

Luiz Orlov (19/05/2009 - 17:27)
Quanto ao REquião, coitado, penso que depois de ele sair finalmente do governo, deveria ser internado em um manicômio, fazendo companhia com o Hugo Chavez, já que os dois são tão próximos.

Luiz Orlov (19/05/2009 - 17:25)
"curitiba começa onde termina. afinidades eletivas com a direita.

aos curitibanos que sofrem com a direitalha hegemônica."

Às vezes que o PT ponhou a mão nesta cidade, criou um favelão bem no centro da cidade. O vereador na época, Angelo Vanhoni do PT, apoiou uma invasão ilegal em uma área de preservação ambiental, que aliás é perto de um rio que passa nesse favelão.

Esquerda, PT e Favela, tudo a ver afinal de contas.

John Bastos (18/05/2009 - 23:07)
"Um nome de peso que poderia entrar para o cenário nacional é o governador do Paraná Roberto Requião? "

Hahaha... Requiao eh um idiota funcional. Ninguem gosta dele, ele eh feio, burro e cheira mal.

John Bastos (18/05/2009 - 23:05)
"Sou de Curitiba, e aqui graças a Deus, a esquerdotalha nunca ponhou as mãos aqui. Na última eleição, só deu PSDB e DEM na câmara municipal, isso porque o povo curitibano sabe que a direita faz melhor e certo."

O povo curitibano - assim como o paulista, gaucho e outros - eh mais informado e mais educado que o eleitor de outros quadrantes. Educacao e informacao sao um antidoto quase infalivel contra a esquerda.

francisco.latorre (18/05/2009 - 22:47)

curitiba começa onde termina. afinidades eletivas com a direita.

aos curitibanos que sofrem com a direitalha hegemônica.

solidariedade de um paulista sofredor.

ô vergonha essa zelite demente intolerante.



Nilson de Vix (18/05/2009 - 22:25)
Putz! Haja orlov em Curitiba. Que bafo, o meu...!

Luiz Orlov (18/05/2009 - 17:41)
Sou de Curitiba, e aqui graças a Deus, a esquerdotalha nunca ponhou as mãos aqui. Na última eleição, só deu PSDB e DEM na câmara municipal, isso porque o povo curitibano sabe que a direita faz melhor e certo.

Eu observo aqui neste blog, por parte de alguns, que se fossem por eles, ponharia o Lula eternamente no poder, tal como o Fidel Castro. É por essas e outras que eu temo que, lula mais uma vez no poder, é Ditadura de esquerda na certa.

Walter Cesar (18/05/2009 - 17:06)
Taí Lula vice de Dilma. Gostei dessa idéia. Também me preocupei com eixo de apoio...mas pensando bem, uma coisa de cada vez. É desmoronamento político do PSDB que importa. Essa CPI da Petrobrás é "show de bola" de "rombos nos pés".

francisco.latorre (18/05/2009 - 16:32)

lula sabe o que faz.

e faz o que pode.

cabe a nós eleger um congressinho melhor.


Fernando (18/05/2009 - 14:44)
O governo Eduardo Campos é um desastre em Pernambuco.

Recife está um caos, e o interior miserável como antes.

O apartheid lá segue aumentando.

Decepção.

Sagarana (18/05/2009 - 14:13)
Oi Azenha, não pense que Lula distribuiu apenas migalhas. Ele fez e está fazendo muito mais que isso. KAKAKAKA!

Stella (18/05/2009 - 14:01)
Sem a renovação real do congresso para um perfil de maioria progressista nenhum presidente fará as rupturas que a maioria dos comentaristas reclama aqui. O presidente Lula fez mais do que eu julgava possível, para falar a verdade, se levarmos em conta a artilharia pesada e desleal a que foi submetido durante todos esses anos. Às vezes parece que nos esquecemos que há um poder legislativo, eleito pelo povo e não indicado e/ou nomeado pelo poder executivo. E o judiciário, ah o judiciário...

robledo duarte (18/05/2009 - 13:16)
Se o Senado e a Câmara tivessem nas mãos do serra, e o STF tivesse nas mãos do Lula, a história tb seria bem diferente.Polícia para quem precisa de imprensa do PIG.

Valdir (18/05/2009 - 13:11)
A paritr dessas premissas deveria o PT pensar para 2010. Agora, com Dirceu dando as cartas! Santo Deus!

jose martins (18/05/2009 - 12:59)
Azenha, está na hora da CBN trocar o bordão. Escutar o Jabor, a Leitão, a Hippolito e o Pereira falarem todos os dias sob a otica dos tucanos, é mais honesto que eles digam "CBN, a rádio que troca notícia"

Diego Heberson (18/05/2009 - 12:54)
Ah, para não passar despercebido, o Ronaldo - jogador - é um sujeito despresível...
Disse que vai criar seu filho na Europa (por mim que vá ele e o filho e que nunca mais volte) pois as crianças brasileiras só sabem falar palavrão...


francisco.latorre (18/05/2009 - 12:47)

dilma e eduardo campos.

o pmdb? vai dividido... como sempre.

ciro? marrento basta o serra.

dilma e eduardo.


Manoel-Rj (18/05/2009 - 12:46)
Nunca li tantas bobagens juntas em espaço tão pequeno.
Santo Deus.O Capo entregou a Petrobrás ao cocalero e ninguém fala nada?
Só tem alienígena aqui ou eu sou ET?

Messias Franca de Macedo (18/05/2009 - 12:46)
... Reservadamente, governistas lembram que a CPI poderia começar pelo período em que o PSDB comandou o Planalto...

FONTE: Folha de São Paulo

Sim, os tucanoDEMoníacos e PMDBestas estão se borrando! Parece que perceberam a nova merda que fizeram. Portanto, não cabe agora ao governo nenhum tipo de contemporização com estes infames lesa-pátria, larápios das riquezas nacional...
Vamos para o enfrentamento, desmascarar estes crápulas e, por tabela, trazer à luz a verdade!


Messias Franca de Macedo
Feira de Santana-Ba

Maria Izabel L. Silva (18/05/2009 - 12:24)
Luiz Azenha. Me perdoe a franqueza. Mas esse seu discurso é tão fora do tempo ... com aquele ranço de socialista ressentido por que o governo Lula não incendiou o país! Se com todos os acordos que ele fez e costurou, mesmo assim, tentaram derruba-lo!Imagine se não tivesse feito acordo algum! Onde estariamos hoje? Com o país conflagrado em chamas? Quem disse que um homem sozinho pode "aprofundar a democracia"? É a democracia de Hugo Chavez que você se refere?? Dispenso! Eu sou lulista até os ossos, e acho uma bobagem essa história de terceiro mandato! Pior ainda essa asneira de ser vice de Dilma! Lula não é Chavez e nem é Fidel, os quais se consideram iluminados,guias espirituais da patria.Tem coisa mais pretenciosa, estupida e, por que não dizer, nojenta??? Tenha santa paciencia! Lula é um democrata ... e se a direita vem ai, que venha! Vamos para a arena como sempre fizemos, sem essa bobagem de socialismo! Isso não existe ...

PAULO SERGIO MOREIRA (18/05/2009 - 11:44)
ANDRÉ PETRY/EXPEDITO FILHO ESCREVERAM O SEGUINTE SOBRE O PFL EM 1.997: " AO PARTIDO INETRESSA QUALQUER ALIANÇA PARA CONTINUAR NO PODER. FORAM SERVIÇAIS DA DITADURA. LACAIO DE SARNEY. COADJUVANTE DO MARAJANATO DE COLLOR. FAZEM O JOGUINHO MIÚDO". HOJE, PELO FATO DO PFL/DEM SER ALIADO DO SERRA A VEJA ESCONDERÁ OQUE FALOU DESSE PARTIDO.

frederico (18/05/2009 - 11:42)
Sua análise é perfeita. A saída, talvez, fosse Lula sair da linha de bom moço e de fato mostrar quem é quem. Acho terceiro mandato antidemocrático, mas o que é isso diante de uma direita autoritária e torpe como esta, representada por DEMOS e PSDB?

Aldo (18/05/2009 - 11:10)
P - partido dos
s - sabotadores
d - do
b - Brasil

Renato Lélis (18/05/2009 - 11:00)
Seu texto é belissimo Azenha, mas quanto a estimular e trabalhar os movimentos de massa na sua conscientização para ruptura com a direita, não era tarefa do governo mas sim do PT. Gosto sempre de mencionar que o projeto do partido é de pelo menos 30 anos, o projeto de governo é para quatro no máximo oito anos. Por isso dentro do PT alguns deputados como é o caso de Maria do Rosário, Domingos Dutra, Geraldo Magela dentre outros procuraram desvincular as ações do partido da do governo. E o primeiro passo seria ter um presidente e uma direção que não fosse composta por parlamentares e gente com cargos no governo, este fato daria mais independência ao partido para organização da sua base. Segundo tenho notícias as últimas reuniões da direção do partido esse linha de ação foi acatada, mas já não sei se teremos estímulos da base partidária para tocar a organização da população, já que muitos (a grande maioria) ficou desencantada com as alianças com a direita.

Remindo Sauim (18/05/2009 - 10:40)
Caro Azenha
A direita furiosa já está por aí. Aqui no Rio Grande do Sul, conseguiram se unir numa sopa de letrinhas: PMDB, PDT, PSB, PSDB, PP, PPS, PV, PTB e elegeram a Yeda. O Rio Grande do Sul depois de dois governos incompetentes e corruptos (PMDB e PSDB) está em ruínas. Mas o povo aqui é muito burro e continua votando na bandidagem. Pelo menos o pessoal aqui da minha Canoas trouxe o PT para a prefeitura, mas vai levar um bom tempo para reerguer a cidade, depois da roubalheira do PSDB. Mas pode ser também que o resto da gauchada se ilumine e vote no Tarso.

Pedro Fernandes (18/05/2009 - 10:38)
Apenas uma observação:
Michel Temer não é aliado de Lula, e sim de José Serra.

raul (18/05/2009 - 10:03)
Azenha,
acho que desta vez vc está errado,não pelo fato do que disse sobre Lula, mas pela afirmação de Serra e o acordo com Aécio, tá louco sô !!!!
K. Alencar está simplismente dando mais um golpe baixo
no Aécio, lembra que ele disse que vão negar inicialmente?
Uma hora dessas Aécio já está armando uma e olha que o bichim é danado!
O psdb perdeu o RGS e agora com esta tentativa acaba de perder MG de vez!!!
A mineirissima DILMA 2010!!!!

Carla (18/05/2009 - 09:52)
Perfeito, infelizmente....

Messias Franca de Macedo (18/05/2009 - 09:44)
Parabéns pela análise, conspícuo jornalista Luis Carlos Azenha. A eleição de Dilma 'Brasileira' Rousseff só fará verdadeiramente sentido se a presidente tiver condições de implementar e consolidar uma inflexão mais pronunciada à esquerda. Após 500 [quinhentos!] anos de miséria e espoliação, o governo do Redentor presidente Lula cumpriu o papel de, digamos, transição avançada. Determinadas condições favoráveis estão estabelecidas. No entanto, é mister definir outras, a exemplo de uma depuração nas alianças. Por um lado, enquadrar ou romper com o PMDB [a propósito, num governo democrático e popular, o lugar do PMDB é na oposição. É importante e salutar a demarcação dos campos ideológicos e suas práticas!]. Por outro lado, a candidata Dilma deve desde já estreitar o diálogo com as massas e, paralelamente, estreitar vínculos com os intelectuais e os partidos de esquerda. Expurgar os partidos fisiológicos do centro do Poder e das decisões governamentais é tarefa imprescindível ao avanço da civilidade. Os progressistas deste país fizeram muitas concessões, mantendo o apoio à eleição de Lula - concordaram, por exemplo, com a aliança nefasta junto a Sarney e outras figuras retrógradas. Agora, a conversa é diferente. A população brasileira vivencia um novo modelo de administração pública. O medo do operário barbudo não passa de uma lenda pueril. Portanto, está na hora de partirmos para um firme, corajoso e necessário enfrentamento ideológico. Risco de derrotas nas urnas? Há, ainda que improvável. Porém, vale a pena comer uma bela salada num prato infecto?!



Messias Franca de Macedo
Feira de Santana-Ba

Cláudia (18/05/2009 - 09:42)
"Não trabalhou para aprofundar a democracia, isto é, para engajar politicamente os que ascenderam economicamente graças às políticas sociais de seu governo."

Não concordo mas mesmo assim coloco a questão. Se, segundo você, Azenha, sem engajar politicamente os que ascenderam, etc, etc, Lula conseguiu atrair o ódio de Ali Kamel, da Veja, da FSP (aliás, por quê, hein? de onde esse ódio todo?), imagine o que não teria acontecido se ele tivesse realmente feito algo nesse sentido (ainda de acordo com a sua perspectiva da qual discordo). Será que teria sobrevivido?

Daniel Campos (18/05/2009 - 09:22)
Vendo as alternativas que vão se desenhando no horizonte, eu digo que sou um dos que gostaria que Lula tivesse um terceiro mandato. Afinal, é a opinião do povo que importa... Mas na falta desse, quem sabe o que estamos precisando é um presidente "casca-grossa" que não tenha nenhum receio de peitar esta corja, como o Roberto Requião? Ainda lembro da vez que a Globo tentou prejudicar ele e se queimou de uma forma magistral quando o governador rebateu uma por uma as acusações da Globo.

Renato (18/05/2009 - 08:52)
Em 2010 a esquerda brasileira irá chorar, eu feliz por ter usado a SErra no PT estarei comemorando. À volta a liberdade.

BIQUEI (18/05/2009 - 08:52)
Tudo neste país precisa ser AUDITADO mas não pelo próprio BANDO, quando á toga chega a este DESCALABRO,é porque já não restou mais nada.
CPI da toga já.
JUSTIÇA ARBITRAL PRIVADA,JÁ!
www.claudiohumberto.com.br.
Tô nem aí
O CNJ investiga magistrados de vários estados que, apesar do acúmulo de serviço,
dão aulas em faculdades durante
o horário do expediente.

francisco.latorre (18/05/2009 - 08:46)

dilma e eduardo campos.

o pmdb? vai dividido... como sempre.

ciro? bravinho basta o serra.

dilma e eduardo.



Klaus (18/05/2009 - 08:44)
Tá resolvido: se Lula pode ser vice na chapa de Dilma, faz-se desta maneira e e dia 02/01/2011 ela renuncia e ele volta por mais oito anos.

mila (18/05/2009 - 08:08)
Complementando, no caso de doença de José de Alencar, quem o substituirá na Presidência é o Presidente da Camara dos Deputados, ou seja, Michel Temmer, aliado na surdina de serra. Que se aliará no primeiro segundo a SERRA. Temos o que TEMMER!

mila (18/05/2009 - 07:57)
A lesgilação eleitoral não proibe que Lula seja o VICE de Dilma. O problema é que ele tem que se descompatibilizar e se não me engano deixar o governo para o vice, no caso José de Alencar, que esta com cancer.

mila (18/05/2009 - 07:54)
E os jagunços sabujos da direita, tipo bostas e dvorak, estão dispostos a lamber até latrina para facilitar o retorno da direita. Pena para eles que não passam de uns miseráveis que mal ficam com os restos do banquete da elite. São descartáveis até que outro mais subserviente apareçam. Dignos de pena.

mila (18/05/2009 - 07:45)
Ruptura institucional se dá com REVOLUÇÃO. Mesmo assim ainda acho que Lula poderia ter revisto,muitos dos atos do tucanalhas, como a privataria da Vale e o inicio da privataria da PETROBRAS, com a "venda" pelo traidor fhc de 36% das ações na bolsa de New York por 10% do seu valor.Vejam bem, para certas atitudes, necessário, a quem quer que esteja no governo, de um povo proativo mais participativo contra os atos da direita e suas aves de rapina. Lula para chegar a presidência teve que fazer uma carta aos brasileiros. Que na realidade era uma carta a zelite, para acalmá-la que estava disposta a impedir sua posse. O PIG na época fazia terrorismo com Lula e manipulava a opinião publica. Na tal carta, Lula prometeu respeitar os contratos, ou seja, não mexer na PRIVATARIA, que lesou o povo brasileiro. Outra, colocou a frente do BC para acalmar a zelite - banca e rentistas - um representante deles: HENRIQUE MEIRELES. Que garantiria o leitinho das crianças dos rentistas. Mesmo assim, Lula foi atacado impiedosamente por causa de uma misera Bolsa Familia, destinada a impedir que famintos miseráveis morressem de fome. O governo Lula está sob atque da canalha desde seu inicio. E isto respeitando o faturamento da BANCA E RENTISTAS que nunca ganharam tanto neste país. Mas eles querem TUDO. Eles querem o PODER.Principalmente, depois de um governo de sucesso que elevou este país a condição de potencia mundial. Principalmente depois que inumeras riquezas estão sendo descobertas, como o PRÉ-SA

Cappacete (18/05/2009 - 02:17)
Fernando Siqueira,presidente Associação dos Engenheiros da Petrobrás,em entrevista ao site Correio da Cidadania,fez uma série de denúncias,dando conta que há uma conspiração contra o pré-sal,segue abaixo um trecho,para ler a entrevista completa acesse blog do cappacete
A meu ver, todo este estardalhaço do noticiário faz parte de uma nova campanha de descrédito da Petrobrás perante a opinião pública, visando desacreditá-la como capaz de desenvolver a produção do pré-sal, uma descoberta monumental, que tem reservas seis vezes maiores que as existentes até hoje. Já vimos esse filme.
Em 1995, houve forte participação da mídia na defesa da quebra do Monopólio Estatal do Petróleo. Foi montada uma campanha sórdida na mídia contra as estatais em geral e a Petrobrás em especial. A Veja, por exemplo, na ocasião fez uma matéria de dez páginas atacando a empresa com informações absurdamente falaciosas e não aceitou o direito de resposta nem mesmo como matéria paga, desrespeitando o artigo 5º da Constituição.
No caso presente, essas operações financeiras são feitas como de rotina, mas receberam um destaque na mídia muito maior do que, por exemplo, o caso da americana AES, que na privatização adquiriu a Eletropaulo com dinheiro do BNDES, remeteu lucro para o exterior e não pagou a dívida com o Banco.
Portanto, é uma operação de rotina da Petrobrás usada como pretexto para uma nova campanha da grande mídia que faz o jogo dos seus anunciantes, ou seja,as corporações multinacionais.


duvidoso (18/05/2009 - 01:12)
Eu arrisco em afirmar, que o povo brasileiro é pragmático e conservador.

A eleição do Lula não foi de ruptura, pois foi necessária a afirmação de continuidade através da carta aos brasileiros.

Porém, o presidente Lula teve a grande chance de influenciar na reformulação política do país, mas que na minha opinião, falhou.

A reforma política na esteira da estabilização econômica seria a base da estabilização social. Mas colocou-se o carro a frente dos bois, e a política de governo limitou-se a programas sociais, de grande importância, porém carentes de uma estrutura que os suporte.

Luiz Paulo - Vitória/ES (18/05/2009 - 00:31)
Pô, vou falar de novo: de que adianta elegermos alguém acreditando que essa pessoa vai governar do lado do povo e para ele e não com acordos com quem sempre atrasou este país... vai ser de novo assim? Vamos brigar pela Dilma e ficar 4 anos lamentando que esperávamos mais? Claro que o outro lado nem pensar, mas temo que estejamos sempre colocando a eleição para presidente como a única que importa esquecendo que ficar na mão do congresso engessa e obriga (ao menos a princípio) a acordos ou coisas piores... nossa cultura é essa: negociar, acordar, sem ruptura, sem dizer as verdades, locupletar, fingir, ser esperto. A vitória de Lula (e eu lutei muito por isso) significou uma possibilidade, precisávamos avançar mais, ou melhor, avançar. Não creio que será dessa vez, de novo. Nem adianta reclamarmos dos canalhas demo-tucanos e suas armações, eles agem como canalhas que são, não me decepcionam e nem surpreendem. E nós? O que fazemos? O que faremos? Seremos apenas torcedores como os de futebol em que comemoramos pequenas vitórias sobre os adversários mesmo sabendo que foi com um gol roubado, validado por um juiz corrupto? Não é isso que penso em comemorar como não é isso que penso ser vitória. Que a Dilma me desminta, torço por isso.

Roberto Locatelli (18/05/2009 - 00:02)
Concordo plenamente com o texto. Nós, que nos assumimos como "de esquerda", temos duas tarefas, igualmente importantes:

- eleger Dilma, evitando que esse avanço obtido durante os dois governos Lula não vire fumaça com o retorno da direita ao governo;
- organizar os trabalhadores e a população para aprofundar as conquistas e, em 2014, termos um (a) candidato (a) que seja resultado da organização popular e que realmente tome O PODER, e não apenas o Governo. Ou seja, que reduza drasticamente o lucro dos banqueiros, promova uma revolução na educação, universalizando-a e tornando-a educação DE QUALIDADE. E que faça uma tal distribuição de renda que o Brasil se torne uma potência mundial ainda nesta década.

DOUGLAS (17/05/2009 - 23:30)
O Aecio aceitar ser vice do Serra ? desculpe Azenha,mas tá simplista demais sua análise,ela se resume a fatos gerais,e a pormenores que fazem a diferença.Se houver ,repito,se houver esta chapa (para mim parece mais um balão de ensaio,noticia plantada)o Aecio venderia caro o seu nome,apesar de menos "trator" o governador mineiro é tão lobo quanto o Serra,que sabe-se não honra acordos.Segundo,o candidato de Aecio a prefeito de Minas que Ganhou foi resultado de uma alinça com prefeito Pimentel do PT,ele ainda perdeu Contagem da Grande BH para o PT,o que significa que Aecio não teem esta força que acham que tem (em nehum momento ele bateu no Lula). A candidatura Serra não subiu e a popularidade do Lula não caiu(mesmo co mensalão,importação da crise economica,gripe suina,etc).E apesar de todo o ataque a Temer e a Sarney.eles ainda são lideranças fortes em seu partido o PMDB,QUE È UM "AJUNTAMENTO" (OLHA O QUE DISSE O VARBAS VASCONCELOS),e que a candidatura Serra não decolar,tudo muda para pior ,para Serra naturalmente,afora o Nordeste em que o Lula nada de braçada,e que o Serra precisa dos Democratas,e aí como é que eles ficam numa chapa puro sangue. Ha interesses demais para se administrar e por enquanto quem tá com muito mais fichas é o Lula.

luis (17/05/2009 - 23:19)
Caro Azenha, concordo com a quase totalidade de suas constataões, porém não considero que no Brasil, pela sua frágio democracia, possamos avançar muito mais do que avançamos. Acho inclusive que avançamos razoavelmente bem! Se fosse tudo da forma que você coloca, porque então tamanho enfrentamento? Se banqueiros estão conosco, agronegócio, etc como justificar tamanho espaço para a oposição? Estamos sim contrariando interesses! Os banqueiros e o agronegócio prefere em quese sua totalidade o PSDB!
Não é correto traçar um paralelo entre os movimentos que ocorrem nos outros países da AL conosco.
Não resistiriamos com nosso governo sequer seis meses se nos posicionássemos diferentemente.
Nossas instituições não têm apreço pela democracia. Em especial as Forças Armadas, o STF. Até bem pouco tempo sequer parte da PF era séria. O senado é uma agressão a democracia representativa. Não é a toa que está na mão da oposição.
Por estas e outras é que o que devemos fazer é o que fazemos hoje. Nos mobilizar via sindicatos, partidos, estudantes, sociedade civil em geral em defesa da Petrobras neste momento é nosso principal papel. O PSDB deu um tiro no pé! Vamos ver se sabemos aproveitar!
Quem sabe com um congresso mais a esquerda consigamos pelo menos começar com uma reforma política de verdade. Isto se formos bem à partir de 2010!

luiz freire (17/05/2009 - 23:10)

Azenha, antes que esqueça, como você se sentiria em relação à Petrobras se você tivesse nascido em Angola,
na Bolivia, na Colombia ou em qualquer outro país em
que a empresa brasileira estivesse fazendo prospecção,
extraindo ou refinando petroleo ?
Quando é o Brasil pode ? É isso ?

PAULO (17/05/2009 - 23:02)

A VANTAGEM DESSA CPI DA PETROBRÁS,É QUE VEM Á TONA O AFUNDAMENTO DA PLATAFORMA P36 DA PETROBRÁS,QUE ACONTECEU NO GOVERNO TUCANO DO FERNANDO HENRIQUE,O POVO QUER SABER....

Ivaldo Souza (17/05/2009 - 22:57)
Jornalismo é isso, o resto é papel higiênico usado. Bravo, Azenha.

Luiz Orlov (17/05/2009 - 22:56)
"A direita, que nunca chegou a perder o controle da riqueza, vem aí faminta por privatizar cada centavo desses bens públicos, para tomar de volta mesmo as migalhas que Lula distribuiu."

Como de usual, no final os típicos chavões, como se quisesse dizer: "Se não votarmos no suscessor de Lula, a Direita irá tomar tudo".

Acho que falta um pouco de bom senso a todos, a Direita não tem por objetivo tomar de ninguém, como se fossem os ladrões vagabunsos dos sem-terras e comunistas. Aliás, a imagem da direita é justamente deturpada pelos reais ladrões que desejam roubar do povo Brasileiro aquilo que eles levaram anos para conseguir graças a direita.

luiz freire (17/05/2009 - 22:48)

José Carlos, até o pré-sal é resultado do que foi feito
no governo anterior. Se não tivesse acontecido o fim do
monopólio da Petrobras, permitindo que as grandes empresas
do mundo, no setor, fizessem as prospecções ( são caríssimas) não haveria pré-sal.
Uma conjugação de fatores, sobretudo os preços altíssimos
que o produto alcançou, propiciaram o investimento e a
descoberta.
Foi a UDN do Carlos Lacerda que assumiu e lutou empunhando
essa bandeira do "o petróleo é nosso".
Vai com calma, meu filho. Você está misturando alhos com
bugalhos.

Nilson de Vix (17/05/2009 - 22:32)
Sim, Lula adotou uma postura pragmática, sem choques profundos. porém, com os aliados que possue! Lembra a birra infantil da Heloísa Helena? Culminou em Collor no Senado e a ela o ostracismo político. Lula é, sim, um governo de transição. Mas eu esperava muito mais ação Política de verdade por parte do PT. Mas, ele se assustou com o factóide do mensalão. E deixou a Lula o chicote e o banquinho para domar a sanha da direitona nas questões sociais. O PT já havia agido de forma semelhante no ES, no governo Vitor Buaiz: na hora H, virou uma espécie de psol. Conclusão: a farra foi imensa...

Jefferson Dallagnol (17/05/2009 - 22:23)
Um nome de peso que poderia entrar para o cenário nacional é o governador do Paraná Roberto Requião? Nos dias atuais é o único a discursar contra o poder destrutivo da grande mídia (diga-se de passagem Rede Globo) frente aos movimentos de privatização e contrários aos interesses soberanos do país. Mas com certeza ele não encontrará muito apoio dentro do PMDB e muito menos da mídia. De qualquer forma... Fora Demonios e Pestebes!!

Ivanildo (17/05/2009 - 22:03)
Parabéns Azenha. Precisamos de profissionais de sua categoria.

John Bastos (17/05/2009 - 21:49)
O dilema da esquerda em 2010 eh Lula. Lula matou a esquerda brasileira.

Primeiro, seu governo moveu para o centro, enganando boa parcela dos militantes de 2002.

Depois, o PT enveredou no endeusamento do presidente, o que tirou o oxigenio de qualquer lideranca alternativa dentro do partido.

Agora, tem que lancar uma candidata, a Dilma, cujo maior merito eh que nao eh tao ruim de voto quanto a Marta Suplicy.

Bye bye petezada.

Rodolfo de Melo (17/05/2009 - 21:26)
Com certeza, Azenha, Infelizmente a esquerda brasileira durante os anos de governo Lula se esqueceu de fortalecer as bases dos partidos, cada um preocupado com seu quinhao de poder, e agora estao as voltas com a direita novamente, bem mais forte, so que agora nao temos lula. E se preparem porque eles juntamente com o PIG virão com tudo, exemplo disso foi a noticia de quase morta da futura presidente do Brasl, Dilma Roussef, que esta se tratando de Linfoma.

Fátima-Bahia (17/05/2009 - 21:26)
Torço,apesar de não acreditr,para que você esteja errado.Ou pelo menos,não totalmente certo!Ainda tenho esperanças de que Lula saiba o que está fazendo,não creio que ele poderia ter feitos mudanças tão radicais e profundas como Evo,nosso povo não se mobiliza como os nossos vizinhos.Somos acomodados e medrosos e se Lula tomasse decisões mais audaciosas e não "costurasse" sua governabilidade,não creio que o povo teria força para mantê-lo no poder,até hoje tenho a convicção de que os "cara-pintadas" só tiveram saíram às ruas e o Collor sofreu impeachment porque a mídia e os grandes poderosos quiseram,nunca senti que foi realmente o povo quem determinou a sua saída.Por isso,apesar de ver claramente o que você expõe em texto tão lúcido,ainda tenho esperanças!(preciso ter)
Acrescento que,por tudo o que você expôs,ou a gente se mobiliza e sai às ruas,realiza ações públicas na justiça e outras formas de contestar e nos fazer ouvir,ou vai ser difícil para Lula vencer essa guerra por nós.Acho que aí reside nosso problema:somos acomodados!
grande abraço e boa semana

Milton Hayek (17/05/2009 - 21:23)
Você pode ser apenas,como você mesmo diz, um jornalista Azenha.Mas faz análises com um bisturi político muito afiado.Acho que você gosta mesmo é de política!!!
Um abraço e bom começo de semana!!!

Antonio (17/05/2009 - 21:10)
Azenha, ajude o Brasil divulgando no seu site o ato contra o PSDB proposto pelo Edu Guimarães, do Movimento dos Sem Mídia.

Madalena Lima (17/05/2009 - 21:06)
Azenha, a direita NUNCA deixou de ser faminta e de comer pelas beiradas. Bacana teu artigo

Carlos (17/05/2009 - 20:48)
Triste é constatar que o que nos separa da desgraça que seria a completa retomada do poder pela direita através da eleição do Mussolini da Mooca, é a competencia dos marqueteiros. Como você observou no texto, a vitória de Kassab foi fruto do marqueting. As alianças terão um único benefício para os candidatos: aumentar seu tempo na TV.

jose carlos lima (17/05/2009 - 20:42)
Concordo em parte com seu ponto de vista.

Lula teria outra opção que não conciliar com gente tipo Sarney?

E olhe lá que mesmo tendo Sarney no poder, Lula tem os problemas que tem, como por exemplo a CPI da Petrobrás, que o presidente do Senado poderia muito bem ter impedido, ao invés disso preferiu vê-la instalada para barganhar mais e mais.

Sarney é macaco-velho, desde 1964 mama nas tetas da República, a sua ótima obra foi deixar que se criasse a CPI da Petrobrás mesmo tendo indicado seu alidado Edson Lobão para o Ministério das Minas Energia.

Sarney tem vários anéis em seu rabo de cascavel, inclusive avisa quando vai dar o bote sempre certeiro.

Assim Sarney não perde uma e sempre acha pouco o poder que tem, quer mais e talvez conseguirá para fazer a fazer a vontade de Lula na CPI da Petrobrás.

Só sei de uma coisa, boba a nossa elite não é, apesar de tão atrasada, corrupta e burra como a elite de países como Sudão, Haiti, esta elite econômica representada de forma majoritária no Congresso Nacional é um câncer a devastar qualquer avanço neste País.





Messias Franca de Macedo (17/05/2009 - 20:40)
DENÚNCIA [cadê a tão propalada liberdade de imprensa?! Os jornalistas do PIG são, no mínimo, hipócritas!]

Provavelmente, Josias de Souza, Elio Gaspari e o Grupo Folha entendem que representam o sumo da democracia, senão vejamos. Após muito tempo, voltei a sujar as minhas digitais, ao teclar comentário para um blog da Folha de São Paulo. No entanto, legitimamente indignado com um texto [Mais uma do Pai dos Pobres e Mãe da Banca] escrito por Elio Gaspari e reproduzido por Josias de Souza no blog dele, encaminhei [democraticamente] as seguintes considerações:

Este tal de Elio Gaspari do PIG deve ter consultado um economista neoliberal sangue-puro, copiou as pérolas tendenciosas e, sem escrúpulos, enxertou considerações levianas e intempestivas acerca da saúde da decente e competente ministra Dilma 'Brasileira' Rousseff. Matéria golpista!
Lá isto é jornalismo?!

NOTA IMPORTANTE: o comentário encaminhado ao blog do Josias da Folha foi, simplesmente(?!), censurado, não foi publicado!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana-Ba

Luciano Prado (17/05/2009 - 20:32)
"Quantos bilhões de dólares vale o pré-sal? Quantos bilhões de dólares valem os minérios no subsolo brasileiro? A direita, que nunca chegou a perder o controle da riqueza, vem aí faminta por privatizar cada centavo desses bens públicos, para tomar de volta mesmo as migalhas que Lula distribuiu."

Ou seja: PSDB/DEMOS: "O Pré-sal é nosso" (deles).

Maria de Fàtima (17/05/2009 - 20:19)
Amigos,leiam com atenção a sugestão do MARLON(17/05/2009-16:48)Será uma das alternativas para iniciarmos a caminhada para 2010.Serra e aécio nunca.

Messias Franca de Macedo (17/05/2009 - 20:14)
DA SÉRIE PODRE CONGRESSO NACIONAL, OUTRAS SACANAGENS E UMA CARTA NA MANGA!

... Sim, e a compra de votos dos deputados corruptos e venais para aprovação de emenda constitucional que permitiu a reeleição do infame tucanoDEMoníaco FHC?! Aquilo, sim, um golpe perfeitamente tipificado. Pois bem, os "demos" e tucanoDEMoníacos não têm moral alguma para, por exemplo, contestarei a tese do terceiro mandato do fenomenal/extraordinário/Redentor... Presidenete Lula. E o PIG? Foi conivente e parceiro com a maracutaia. Portanto, ficando calado, faz discurso. Passar bem!


Messias Franca de Macedo
Feira de Santana-Ba

Messias Franca de Macedo (17/05/2009 - 20:12)
FHC, o chefe da quadrilha, chamou os aposentados de VAGABUNDOS. O corrupto e déspota ACM mandava e desmandava no fatídico período em que o PSDBesta detinha o poder central. Alguns princípios nefastos que nortearam esta fase lastimoniosa da história do Brasil: redução [criminosa e irresponsável] e tentativa de desmanche do Estado; ao mercado, tudo!; perverso e desumano arrocho salarial; crescimento pífio da economia; desemprego; estímulo à ciranda financeira em detrimento da produção e geração de empregos; aumento da concentração da renda; privatizações fraudulentas e criminosas;... E tome-lhe corrupção - desenfreada, insana... Impune.


ABRAM OS OLHOS, POVO BRASILEIRO!


Messias Franca de Macedo
Feira de Santana-Ba

alcir (17/05/2009 - 19:43)
Concluindo Azenha, se nós dependermos de meia duzia de pessoas para mudar nossa história, então já perdemos. Temos que nos conscientizar que temos nossa responsabilidade. Veja o congresso que elegemos. O serra, caso aconteça, será a praga que arrasará o Brasil, mas que culpa terá o Lula. Seremos nós que o faremos presidente, o que espero que não aconteça. O governo Lula mostrou que quando se governa para todos (embora mais pros ricos do que pros pobres) o país se torna melhor. Esses do PSDB nós já sabemos pra quem governam. Portanto, se voltarem ao poder, a culpa não será do Lula, mas nossa. Tivemos a oportunidade de experimentar algo deferente, pois até pouco tempo, eram todos exatamente iguais. Este último foi um pouco diferente. Então a responsabilidade pela escolha será nossa.
Alcir

Arruda (17/05/2009 - 19:39)
Olha Azenha, acho que o que o PSDB tiver que fazer para "tentar" vencer, vai fazer, mas não vai vencer. Veja bem, Lula (creio que já tenha perdido este temor) Lula, tento a uns 2 anos atrás, tirar Aécio do PSDB, eles, naturalmente nacola, numa pressuposição não errado de que Lula teme a dobradinha Serra/Aécio.
- Azenha quando escrevo que o PSDB fará qualquer coisa para vencer PORQUÊ? Porque Lula ensinou todo mundo a governar, tirou este país do atraso na maneira de fazer política,controlou tudo neste país, pagou dívida do PSDB, foi mestre em tudo. Não chegarão perto de Lula se vencerem (não vão). O PSDB está encurralado. Quando Lula liderar o jogo ideológico, não sobrará pedra sobre pedra.
- Esta hipótese vindo à tona agorta também, pode ser boato de contenção, no que a mídia faz com seu candidato. Toda a mídia está a serviço disto.
- O que acho realmente o que está acontecendo é que ESTÃO SENDO INFORMADOS DO CRESCIMENTO DE DILMA, o Montenegro é PSDB, têm muias instuições prestandoa serviços (com pretenção futura) para o PSDB, quer que te relaciono???
- Vou te fazer uma pergunta, porque o PT quer reforma eleitoral? A eleição 2010, é uma das mais importante eleições da República, vai repartir os que querem um país moderno e os que querem o país do atraso mas que lhes servem (como vinha servindo). A reforma eleitoral é para represar A MAIOR CORRUPÇÃO DE COMPRA DE VOTOS DA HISTÓRIA. A grana vai correr solta.

John Bastos (17/05/2009 - 19:39)
"Pode parecer cinismo este discurso de voto útil, mas se o PSDB/Demo e as forças que os apoiam voltarem ao poder, eles não vão sair mais de lá, qualquer liderança popular que se destacar sera assassinada."

Comentario simplesmente idiota.

Fernando Teruo (17/05/2009 - 19:38)
Continue Azenha, por favor.
Lula faria o que Putin fez na Rússia, embora este seja explicitamente mais linha dura do que aquele, tão mais democrático e pacífico.

José Serra teme o poder de Lula, é óbvio. Tem feito de tudo para sujar sua imagem.

Lula tem uma popularidade nunca vista no Brasil. Creio que nem Getúlio fizera o mesmo. Agora, então, Lula, o cara - segundo Obama -, venceu o prêmio da Paz da UNESCO (?). Sua imagem no exterior é inacreditavelmente tão ou mais forte do que aqui no Brasil.

Cabe várias perguntas aí. O mais divertido da política é o conjunto de variáveis que formam o jogo. A vitória tem vários caminhos.

Será que a imagem do Lula no exterior pode afetar o cenário? Será que Lula conseguiria transferir votos para Dilma? Neste caso (a transferência de votos), com Marta deu errado, mas podemos considerar que a imagem dela já era um tanto quanto desgastada.

Será que Lula conseguiria fazer o povo enxergar o progresso que o país tivera em seu governo?

Por outro lado, Serra já está demasiado sujo. Guerra civil policial, educação quebrada, nariz do porquinho. Sem contar que sua idade não o favorece, convenhamos.

Enfim, continue a escrever sobre isso Azenha, tem muito pano ainda.

Até.

Patrick (17/05/2009 - 19:32)
Azenha,
volte a comentar esporte, pois política você definitivamente não entende.
Então foi a "Direita" quem inventou a farra aérea? Foi ela que inventou o mensalão, os aloprados, a quebra de sigilo do caseiro, Waldomiro Diniz, Silvinho Land Rover Pereira, Marcos Valério.....

Andre Luiz (17/05/2009 - 19:30)
Como disse Marx: chega de analisar o mundo, vamos transforma-lo. O mundo será esse jogo de cartas marcadas até quando?

alcir (17/05/2009 - 19:27)
Caro Azenha, desta vez discordo profundamente de ti. Falas como se fosse possível politizar o Brasil da noite pro dia (em 6 anos). Temos nossa história, e ela não é nada democrática. Fico pensando, que há mais ou menos dez anos, a única fonte de informações que tinhamos, eram a globo, a folha, a veja e coisas deste gênero. Hoje entendo como fomos manipulados no passado, sem a menor possibilidade de escolha. Hoje, felizmente, temos a internet. Veja que lá em 89 a globo manipulou a eleição. Em 2006 tentou de novo. O que teria acontecido se não fosse a intenet? E finalmente, não podemos fazer do Lula o salvador da pátria. Lula foi sem dúvida o melhor presidente nesses meus 40 anos. Acredito que deveríamos considerar Lula mais como um símbolo. Neste período, não só o Lula, mas também o povo brasileiro, demonstram que nós podemos mudar. Não somos pobres devido ao destino, mas por incompetência mesmo. Pense bem, nossas escolas são as mesmas (ou piores), para a maior parte das pessoas, informação ainda é a globo.
alcir

O Brasileiro (17/05/2009 - 19:05)
Brilhante texto, Azenha!
Espero que o povo tenha gostado de ser tratado um pouco melhor. Ser tratado com um pouco mais de dignidade!
Quanto aos paulistas e os gaúchos, espero que sua raiva do PT não seja maior do que seu senso de justiça social!

waleria (17/05/2009 - 19:02)
Parabéns Azenha.

Carlinhos Medeiros (17/05/2009 - 19:00)
Desculpa, Lúcia. Mas o Brigulino fez uma paródia, tirou um "sarro" do colunista Kennedy Alencar, a Folha Online, pela notícia escabrosa do acordo entre Aécio e Serra.

alavarce (17/05/2009 - 18:33)
Azenha, sou leitor assiduo deste blog, sua analise bastante suscinta e sem retoques, me leva a uma pergunta: tivesse o Lula feto o que o Chaves fez quanto tempo ele duraria (haja acidente na via Dutra etc.), e veja bem mesmo debaixo de 70% de aprovação, correto que tivesse que fazer alianças mas, com Sarney, Themer e corja, ai já foi demais, crio que a saida seja realmente um fortalecimento da esquerda (Heloisa Helena p.exp.) e fazer o a Dilma vai fazer - processar a FSP.

zenon tavares (17/05/2009 - 18:02)
PArabéns pelo texto. Continue Azenha, por favor.

Lucia (17/05/2009 - 18:00)
Azenha, a primeira vez que li sobre Lula ser vice da Dilma foi neste link abaixo:
http://blogdobriguilino.blogspot.com/2008/11/grande-jogada.html fui contra, hoje concordo com o autor. Do jeito que a direitona vem só mesmo Lula na chapa para barrar ela. Pois como bem lembra o Briguilino do blog com certeza o Proconsult II caminha a passos largos.

Marc (17/05/2009 - 17:51)
Prezado Azenha

Concordo em parte com sua analise, Lula exagerou no pragmatismo, mas cá entre nós: Qual a saída porra?
Temos de escolher a alternativa mais factível e menos ruim.

Heloisa Helena, Cristovam Buarque, Ciro Gomes?

Independente do mérito, sem chance.

Eu temo pelo futuro dos meus filhos se o PSDB voltar, como você disse NÃO VAI SOBRAR MIGALHA.

A saída é aturar o PT, cozinhar o PMDB, esvaziar ao máximo o Demo/PSDB/PPS e dar uma força para o PSOL, PDT, etc se tornarem partidos mais fortes.

Pode parecer cinismo este discurso de voto útil, mas se o PSDB/Demo e as forças que os apoiam voltarem ao poder, eles não vão sair mais de lá, qualquer liderança popular que se destacar sera assassinada. Vide PRI no México e Partido Colorado no Paraguai.

Márcia (17/05/2009 - 17:49)
Obrigada Azenha
Nada como um panorama geral visto com clareza e simplicidade!

jacó (17/05/2009 - 17:39)
É uma questão estrategica para o BRASIL. LULA é o cara como disse OBAMA. No NORDESTE e seus quarenta milhões de cidadãos ,lula é um mito e ninguém o consegue bater politicamente, quanto atransferir votos,mesmo o nordestinoter fama de machão DIMA por ser indicada de LULA já está na boca do povo.E o serra é um desatre muinto antipático, não consegue vencr ninguém no nordeste é aace da derrota..

Diogo Siqueira (17/05/2009 - 17:20)
Ontem eu havia dito que a CPI não iria pra frente. Me enganei! Bem, nos resta pressionar estes senadores e deputados pela rede e fazer manifestações, deixá-los acuados, fazê-los sentir medo da opinião pública. O instituto da CPI não possui credibilidade alguma. É hora de passar o trator em cima dos tucano-demos.

edu marcondes (17/05/2009 - 17:08)
Ótima análise. Sucinta, profunda e clara. Mostra, inclusive, como o discurso da direita ao tentar colar em Lula o rótulo de "populista" à moda dos anos 1950 e 60 é fraudulento e panfletário. Antes ele fosse.

Marcus Netto (17/05/2009 - 16:58)
Azenha, excelente e lúcida análise da Conjuntura.
Este debate tem que ocorrer dentro do PT , PSB , PCdoB, PSOL e talvez o PDT e dos Sindicatos, Movimentos Sociais para , articulados , influenciar e radicalizar o processo de manutenção das migalhas conquistadas até aqui, montar barricadas em defesa do nosso patromônio em riquezas e aprofundar a varreção definitiva desta burguesia que fede .
Já deixei vários posts aqui sobre a necessidade urgente da mobilizaçào autônoma destas forças que devem transceder o Governo Lula e não ficar aguardando chamados e estarem dispersos e desmobilizados.
Os Barões do Poder nunca se desmobilizam. Eles são como os ratos que estào sempre andando nos esgotos prestes a atacar o pote.
Conclamo as Forças verdadeiramente de Esquerda a se mobilizarem já ! Antes que seja tarde.

marcos trindade (17/05/2009 - 16:53)
Fogaça troca apoio para governador em 2012? Azenha, acho que você se confundiu!

Malcolm L (17/05/2009 - 16:48)
Aos amigos blogueiros especialistas em Photoshop (coisa que nao sou)

Sabe uma coisa que faria o maior sucesso? Se criassem uma camisa azul que, na parte da frente, teria o logo do PSDB, incluindo o tucano, e embaixo a frase: Sempre, A favor do Brazil!

Na parte de trás da camisa azul, vários logos: Em cima a palavra: Patrocínio e embaixo os logos da "Petrobrax"; do "Banco do Brasil" (só que aí entra o photoshop) alterado para Bank of Brazil; da "Caixa", alterado para "BoX" (com o X da Caixa) e embaixo desse logo BoX, a frase "of Public Money";

Além disso, o logo da "Amazon.com", alterado para "Amazon River.com"; O desenho do cartão BOLSA FAMILIA, alterando a frase para "BOURSE POUR LES FAMILLES"; Ou pode ser o cartão do Bolsa Família mesmo, com o logo do Wal-Mart, ou do Carrefour nele.

Claro, que também não poderia faltar o logo (aí, nem precisa de photoshop) da Editora Abril e Revista Veja; Editora Globo, TV Globo. CBN; E por aí vai . . .

Seria uma camisa que eu teria. A idéia seria criar-se um molde para ser impresso da internet. Aí, a blogosfera imprimiria, procuraria um local de silk screen e cada um faria sua camisa, que teria esse determinado padrão. Aqueles que tiverem condicões financeiras, fariam para outros. mas a idéia é cada um fazer a sua, dentro de um padrão, e sair as ruas.

Custo pequeno e, se levado a frente, seria bastante efetivo e barato.

Está lançado o desafio aos colegas especialistas em photoshop e à blogosfera.

Angela Liuti (17/05/2009 - 16:47)
Neste clima, muitos que votam no PT, Santa Catarina,deixarão de votar se houver negociações de apoio entre Luis Henriqueda Silveira para o SENADO e de Ideli Salvati como possível candidata a governadora;
Luis Henrique já deu o que tinha que dar, se for para o Senado vai ser um desserviço a politicas de inclusão de direitos sociais e de desenvolvimento e apoio à politicas públicas ao Estado de SC, haja vista o direcionamento das politicas em andamento no sentido da privatização dos seviços públicos essenciais à população tais como na saúde,com o sucateamento de hospitais Públicos, como o Hospital Estadual de Florianópolilis. Nas investidas do governo na direção da privatização do HEMOSC/CEPON para as O.S (Organizaçoes Sociais, isto é OCIPs ou ONGs);
na EDUCAÇÂO, acena com as privatizações dos colégios estaduais, entre estes o Instituto Estadual de Educação, mais de 5 mil estudantes;
Com também colocando a venda ou leilão, importantes áreas públicas pertencentes ao Estado, entre estas a Àrea Pública da Penitenciária Estadual, localizada em área urbana de Florianópolis,(não se vislumbra outros projetos de aporte de recursos pela transferência do presidio estadual (bomba relógio no centro)a curto, médio, e longo prazo , que não sejam pela venda da importante área pública, por causa de interesses da especulação imobiliária;
Rendeu-se literalmente ao setor produtivo,tornou-se um gestor empresário do Estado, virou as costas para a questão ambiental e pessoas em primeiro lugar.

http://infinitoaldoluiz.blogspot.com/ (17/05/2009 - 16:41)
Caro Azenha.
É com profundo orgulho que sou seu leitor e compatriota, sua análise é clara, lúcida e rara.
Do meu modesto ponto de vista, como pouco se vê, mesmo na globosfera, você acaba de fincar um marco luminoso para uma URGENTE severíssima reflexão para cada um de nós.

Você acaba de tornar visível aos olhos de ver, o tigre da nova ordem mundial avançando por detrás do bambuzal. Sou grato!

http://infinitoaldoluiz.blogspot.com/ (17/05/2009 - 16:41)
Caro Azenha.
É com profundo orgulho que sou seu leitor e compatriota, sua análise é clara, lúcida e rara.
Do meu modesto ponto de vista, como pouco se vê, mesmo na globosfera, você acaba de fincar um marco luminoso para uma URGENTE severíssima reflexão para cada um de nós.

Você acaba de tornar visível aos olhos de ver, o tigre da nova ordem mundial avançando por detrás do bambuzal. Sou grato!

antonio rodrigues (17/05/2009 - 16:36)
Azenha:

O PT, tratando-se de liderança popular, é o Lula e nada mais. Ontem vi o Mercadante na televisão debatendo com o Artur Virgilio sobre a CPI da Petrobras. Que tristeza, que falta de carisma, agressividade, talento politico, de expressão.A "falta de vibração popular" no comício da Marta não poderia ser mesmo diferente. Ela também não tem o menor perfil para se tornar uma "vibrante" liderança popular. Se a Dilma conseguir ganhar a eleição, o que não sera nada fácil, será apenas por mérito do Lula. Ela igualmente não tem o menor carisma politico. O que não quer dizer, evidentemente, que não tenha capacidade.
Infelizmente, corremos o grave risco de ver o pais entregue ao PSDB e em consequencia, o Pre Sal, nossa grande chance, entregue aos interesses estrangeiros. Nossa única esperança é que o Serra, em qualquer concurso de simpatia, tiraria, sem nenhuma duvida, o ultimo lugar.


Luis Moreira de Oliveira Filho (17/05/2009 - 16:32)
http://olhosdosertao.blogspot.com/
Concordo com o texto abaixo do Azenha e este texto vai ao encontro do post NÃO TEREMOS O PMDB NA CHAPA DA DILMA que escrevi recentemente. Neste momento, o SERRA já fechou aliança com o PMDB do RS, SP, PE, MG, possivelmente BA, PR, SC, PA, MS, sem contar outros estados menos expressivos eleitoralmente.



Tudo isso muito bem articulado com a mídia. A Globo deu o passo inical da CPI da Petrobrás. A Veja detona a candidatura da governadora Yeda. A Folha faz o papel de desconstruir a candidatura de DILMA. E juntas vão criando um denuncismo no Congresso para quebrar a aliança entre PT e PMDB.


Que tem outro objetivo de passar imagem para a população que o Brasil vive uma verdadeira corrupção durante o governo Lula. O objetivo é este, cansar o povo pelas constantes reportagens de corrupção no CONGRESSO para favorer SERRA, o homem probo, honesto, grande gestor e que vai limpar o Brasil.


São ações muito bem combinadas, articuladas sob o comando do TUCANALHA SERRA.


Veja o texto abaixo do AZENHA. Eu assino embaixo porque o PT tem dificuldade de visão estratégica, mesmo porque a briga interna, os projetos pessoais dificultam a construção de um grande partido de esquerda, programático para um projeto de desenvolvimento do Brasil.


Eu entendo a eleição do governo Lula como transição. Ele criou espaços para o próximo governo para aprofundar as políticas progressistas que este país precisa de um verdadeiro governo de esquerda. Eu

Fabio Passos (17/05/2009 - 16:26)
Emir Sader... em artigo excelente:

"A CPI da Petrobrax e a tucanalhada"
http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&post_id=307

Saca só... Emir Sader pegou na veia!

"
Os tucanos queriam privatizar a Petrobrás, como parte dos acordos assinados com o FMI, trocaram o nome da empresa - orgulho e patrimônio nacional - para Petrobrax, para tirar essa marca de "Brasil", negativa para eles, e torná-la uma "empresa global", a ser submetida a leilão no mercado internacional. Não conseguiram. Seu ímpeto entreguista durou menos de 24 horas diante do clamor nacional...

... Que se instaure a CPI que o povo quer - a CPI da Petrobráx, onde estão as digitais dessa corja de odeia o povo e o Brasil.
"

Euler (17/05/2009 - 16:09)
Boa análise, Azenha, e já vou colocá-la no meu site. De fato, as concessões de Lula e do PT para as elites conservadoras fizeram com que o seu governo se tornasse prisioneiro dos poderosos grupos que sempre se apropriaram das riquezas produzidas por todos. E no segundo mandato, durante a campanha, Lula teve oportunidade de romper com a imagem de "paz e amor" que construiu para agradar parcela das elites. Mas, preferiu conciliar a enfrentar. Acabou cedendo às pressões de Dantas & Mendes no caso da operação Satiagraha, e como vc disse, manteve o favorecimento ao agronegócio e aos banqueiros. A direitona agora ataca os gastos com os servidores públicos, assim como critica os investimentos com o Bolsa Família. Serra é a principal alternativa para colocar um fim nisso e para romper as políticas de boa relação com os vizinhos bolivianos e venezuelanos e demais países latinoamericanos. Como vc bem descreveu, eles querem sugar até a última gota de sangue da população brasileira, que eles enxergam como detalhe secundário, apenas.

Edmar C. lima (17/05/2009 - 16:00)
Azenha, desculpe a ignorância, mas é mesmo possível o LULA ser vice da DILMA? Ele teria que desincompatibilizar-se? Quanto tempo antes da eleição? Se fosse mesmo possível o LULA ser vice, acho que a oposição tiraria o time de campo e aí seria apenas aclamação da chapa. Nesse caso, uma grande mobilização teria que ser feita pra mudar essa coisa do Congresso! Substiuir todos os senadores 'dorminhocos' do PT e levar pro senado e pra câmara todos os cadidatos que o partido apresentasse, com menos de 30 anos pra câmara e no máximo até 40 anos pro senado. Os atuais estão viciados em se reeleger à sombra do LULA e depois dormir à espera do salário e outras mordomias enquanto 6 (seis!) senadores do PSDB acordam sedo, numa sexta feira, e vão ao senado tentar (s)ferrar os acionistas da Petrobrás, especialmente os majoritários, o POVO BRASILEIRO. Por favor explicite a possibilidade e as condições do LULA ser o vice da DILMA. abraços.

daniel araújo Valença (17/05/2009 - 15:55)
Acho que essa conta não pode ser depositada apenas no governo e no Lula; mas também nos partidos de esquerda, movimentos sociais e ongs do país. Afinal, na Bolívia, não foi Evo quem mobilizou as massas, mas as massas - a partir de partidos de esquerda e movimentos sociais - que elegeram e mobilizaram Evo.

Quanto à aliança Serra-Aécio, ela também apresenta complicadores: fecha a porta para possíveis alianças do PSDB com outros partidos, ou o obriga a muitas concessões de espaço nos estados; deixa o nordeste-norte instransponível para o PSDB; representa a reprodução da política café com leite, época em que SP e MG acreditavam o país se resumir a eles; permite que o partido PSDB seja alvo principal de discussão em 2010.

Pedro Miranda,Economista,Brasilia,DF (17/05/2009 - 15:45)
Veja o que disse o PIG na pena de Eliane Catanhede, na folha:"171 deputados assinaram a proposta, inclusive 16 da oposição. Isso significa que a coisa está caminhando e a gente está comendo mosca. Quando menos se esperar, lá vem a cacetada institucional com repercussões imprevisíveis até para o legado de Lula para a história".Perceba que ela diz "A GENTE" ela e a turma do Serra.Vão se ferrar!



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design