O governo “técnico”: uma tentativa de enterrar a política

Tempo de leitura: < 1 min

por Luiz Carlos Azenha

Nas minhas leituras dos jornalões brasileiros tenho encontrado, sempre em tom de elogio, menções ao fato de que Dilma Rousseff imprimiu um caráter “técnico” a seu governo. Isso em contraste ao que teria sido o caráter “político” do governo Lula.

O sociólogo Alberto Carlos Almeida irritou muitos de vocês ao escrever que Lula é emocional por causa da baixa escolaridade, fazendo contraponto com a racionalidade de Dilma, de formação universitária.

Há quem veja nisso uma tentativa de criar dissensão entre Lula e Dilma. Mas pode ser uma simples diferença de estilo real entre os dois.

Suspeito, no entanto, dessa tentativa de enterrar a política.

Seria apenas o renascimento, sob outra roupagem, do discurso que despreza a participação popular, para não dizer o próprio povo.

O caráter “técnico” do governo Dilma excluiria o povão, por suposta incapacidade deste para decidir dentro dos parâmetros de especialização exigidos pelas “técnicas”.  Num governo assim, fica muito mais fácil para quem perdeu as eleições exercer poder longe das maiorias, nos bastidores.

Seja como for, este discurso é muito mais elegante do que simplesmente mandar afogar os nordestinos.

O problema desta linha de pensamento é que, ainda que o discurso reflita a realidade, em quatro anos Lula injetará, de novo, o povo nesta equação. E é muito pouco provável que o faça contra Dilma.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Alysson

o seu post é um lixo msmo assim.
Vamos colocar os analfabetos e descolarizados no poder, as pessoas que estudaram soh irao piorar nosso pais.
Vamos fechar toda as escolas…
Sem nocao…..
Eu aprovo um governo tecnico… Aquele q é da area sabe oq mais precisa para melhorar a sua area.
Queria ver uma pessoa analfabeta sendo ministro da educacao….

rosane severo

Oi Azenha,

Voce capricha na angustia marxista crescente! Voce deve estar errado, este seria um isolamento calhorda e resultaria no que voce diz. Pertuba-me muito mais e' fazer a licao de casa, porque eles – direitaco – vao tentar de novo atacar como atacaram Lula. Acontece que a nossa Presidenta e' mulher apoiada em todo pais tambem. Esbanja simpatia e tem credito POPULAR, portanto, juro, quero que facamos a licao de casa. Neste sentido nossa Presidenta esta fazendo tudo corretamente, 50 bilhoes significa vou ver direitinho as contas que tenho que pagar e como proceder. Caso algo seja possivel ser economizado ela o fara'! Agora concordo com voce, precisamos de canais de comunicacao, para facilitar o desmanche das bombas dos PIGs.

Jose Coura

Ter um executivo mais técnico não é o que se espera?
As noemações de políticos que não militam nas respectivas áreas de atuação não é um problema para funcionamento do estado?
Sinto que as pessoas eleitas para o congresso deveriam cumprir o mandato e não deveriam participar do executivo.
Deveriamos ter funções claras e separadas, pois entendo que a prevaricação é reinante em todas as esferas do executivo, seja no governo federal, nos estados e municipios.

Devemos eveoluir para uma nova ordem.

Abraços

GERA

Ramalho

O artigo "A defesa como dever" (http://maurosantayana.blogspot.com/) do Santayna, o Mestre, merece ser lido e discutido. Reflete sobre a prevalência necessária do olhar político também nas questões de defesa.

Wilson Nascimento

Companheiros, seresteiros, milongueiros e corneteiros!

Não açodem!

Os cães não se caçam de ladrar.

Deixem que ladrem, que pensem e falem.

Deixem mulher trabalhar.

O PIG esta virando pó.

O PIG ta com o cu na mão!

O PIG sabe que o fumo vai entrar.

A presidenta Dilma tem total controle da situação.

A presidenta Dilma não vai despolitizar o seu governo.

Ela não é Lula, nós sabemos.

Mais ela a Dilma continuação do Lula.

Ta todo mundo ligado.

Na política da presidenta Dilma.

“Escreveu não leu o pau comeu”

O PMDB ta sentido o drama.

Para a presidenta Dilma o estado brasileiro tem que ser técnico e eficiente para distribuir renda, gerar empregos e erradicar a pobreza.

Não percam por esperar!

Pra minha, pra sua e pra nossa felicidade.

A presidenta Dilma tem um jeitão de “barraqueira.”

Ela vai pra cima.

O Padim Pade Cerra sentiu o drama no debate da Band .

Quando for necessário a presidenta vai meter a boca no trombone.

E PIG vai dançar gafieira .

O PIG que se segure.

E não erre o passo.

O Brasil não é mais da Globo.

Tampouco do Estadão.

Muito menos do folhão.

O ministério de comunicação já não é mais do PIG.

Nem da Globo.

Para a presidenta Dilma chumbo trocado não dói .

A presidenta vai um tiro de banda larga no PIG .

No setor elétrico já tem uma pá de neguinho do PMDB chamuscado.

O Jobim ta com violinha no saco.

O Zé Cardoso deu um menos na sedução e na vaidade.

O Maloci vai virar bad boy queira o não queira.

O ministro Paulo Bernardo é o encarregado de meter fumo no PIG.

Devagarzinho sem vaselina.

Suave.

O PIG sabe.

E se estarrece.

Teima em não aceitar.

Que o povão do Brasil ta com a presidenta Dilma!

Que povoão do Brasil sempre estará com o ex-presidente Lula e jamais estará com FHC e com Padim Pade Cerra.

    Ronaldo

    tudo o que voce falou elevado ao infinito…..niguem mais toma o País de seu verdadeiro dono …o povo…

ZePovinho

Tá aqui a parte onde se fala como os apagões na California,na época da ENRON,foram feitos intencionalmente por gente do mercado interessada em especular no mercado de energia.Os tucanos criaram o MAE,Mercado Atacadista de Energia,lembram,ne época de FHC,lembram?
Tem boi na linha nessa história de apagão.Aqu vai a aparte 7.na parte 6 está o trecho que a completa:

[youtube lLxQQp672As http://www.youtube.com/watch?v=lLxQQp672As youtube]

Jorge Braga

Eu concordo com a necessidade de se ter ministros que tenham conhecimento a respeito dos assuntos. Mas toda técnica está a serviço de uma política. É disso que a gente não pode se afastar nunca. A técnica não diz se deve se arrochar mais ou menos a política fiscal, ela não diz quanto deve ser a inflação, ela não diz se você deve destinar mais dinheiro aos ricos ou aos pobres. Tudo isso quem diz é a política. A técnica tem de ser utilizada na execução, no assessoramento, nunca na formulação.

Eduardo Lima

Por favor leia a continuação da resenha do livro: "O sequestro da História" que critica Gabeira e o filme O que é isso companheiro?
http://www.comunistas.spruz.com/pt/Resenha-do-Liv

ricardo silveira

A análise é correta quanto ao engodo que seria um governo apenas técnico, pois não parece possível que um governo seja apolítico. O problema é que os canais de participação popular precisam ser estimulados. Se ficar por conta dos políticos, cujos respectivos programas partidários são ignorados para que possam trabalhar para a próxima reeleição, de fato, não vai haver política, mas politicagem. O enfrentamento da Presidenta Dilma a políticos do PMDB não me parece a negação da política, a menos que esteja desinformado, o que vejo no governo, até agora, fora a viagem à Argentina, sem novidade, e as ações para socorrer os desabrigados das catástrofes, é a preocupação de compor um quadro de gestores afinados aos compromissos de campanha. O que o PIG tem feito é tentar fazer a população acreditar que um governo Dilma não seria diferente de um governo do PSDB. Tarefa, a meu ver, impossível.

ZePovinho

Como a ideologia da desregulamentação e a mistura de políticos com negócios causou os apagões na California e outras regiões dos EUA nos anos 1990/2000.
Tem relação o apagão no Nordeste,o controle de FURNAS por Eduardo Cunha(PMDB-RJ) e empresários que querem privatizar o sistema de geração de energia elétrica do Brasil.Eu não acredito em acidentes.
No caso dos EUA,quem nomeou o diretor da agencia regulatória de energia dos EUA foi Ken Lay(dono da ENRON).Mancomunado com Bush,Ken Lay impediu a agencia de evitar os apagões.
Se aconteceu nos EUA,por que não pode acontecer por aqui onde temos um judiciário que só prende puta,preto e pobre(a ordem hierárquica é essa mesmo)

[youtube LM028ZS0S1w http://www.youtube.com/watch?v=LM028ZS0S1w youtube]

ZePovinho

Após Dilma se recusar a entregar FURNAS,de porteira fechada,para o PMDB de Eduardo Cunha(PMDB-RJ) e Eduardo Henrique Alves(PMDB-RN) ocorreu um apagão no Nordeste.Estranho,né??E também depois da fala de FHC,destilando seu monte de baboseiras uspianas.
Começou em Pernambuco,terra de Sergio Guerra(PSDB-PE) e Jarbas Vasconcelos(PMDB-PE).
O negócio é business,muito mais do que política partidária.Quem lembra da ENRON em 2001??????????

[youtube dir9Y7Ir4Fs http://www.youtube.com/watch?v=dir9Y7Ir4Fs youtube]
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=1

Apagão atinge 8 estados do Nordeste

A causa mais provável do apagão que atingiu oito estados da região Nordeste na noite desta quinta-feira (3) foi um problema em uma linha de transmissão, que teria provocado o desligamento de, pelo menos, três usinas: Itaparica, Paulo Afonso, Xingó.
De acordo com o presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Dilton da Conti, a suspeita é de que o problema tenha ocorrido em uma linha de transmissão entre as cidades de Petrolândia (PE) e Sobradinho (BA), que desarmou a subestação Luiz Gonzaga, instalada no território pernambucano.

Segundo Conti, ainda não há certeza sobre o que teria provocado esse desligamento. O desligamento das usinas é um procedimento automático e de proteção do sistema. A Chesf é responsável por distribuir a energia às companhias estaduais e estas para os consumidores.

O blecaute foi sentido no Recife (PE) por volta das 23h30 (horário local) e a energia só retornou pouco depois das 2 horas. Apenas o Maranhão não teve registro de falta de luz. O estado que ficou mais tempo sem energia foi o Rio Grande do Norte, que segundo o ONS, voltou a ter luz às 4 horas (horário de Brasília).

A Celpe (Companhia de Energia de Pernambuco) informou que espera um posicionamento do Operador Nacional de Sistema (ONS). O último blecaute foi registrado em 2009, quando 18 estados brasileiros tiveram o fornecimento de energia interrompido.

Está marcada para a próxima terça-feira (8), no Rio de Janeiro (sede do ONS), uma reunião entre o operador, a Companhia Hidroelétrica do Rio São Francisco (Chesf) – responsável pelo fornecimento de energia nesses estados – e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para discutir as causas que levaram ao blecaute.

Segundo Resolução nº 63/2004 da Aneel, a Chesf poderá ser multada no valor correspondente a 1% do faturamento ou sobre o valor estimado de energia produzida nos últimos 12 meses por causa do apagão ocorrido nesta madrugada. A decisão sobre a multa depende de fiscalização local após recebimento do Relatório de Análise de Perturbação (RAP) do ONS. Ainda nesta sexta-feira (4), o Operador deverá entregar o relatório de ocorrência com a informação preliminar sobre o apagão.

Da redação com agências

ZePovinho

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMos

Gasto social com educação é o que mais eleva o PIB

Segundo estudo do IPEA, que usou como base dados de 2006, cada R$ 1 gasto com educação pública gera R$ 1,85 para o PIB, e o mesmo valor investido na saúde gera R$ 1,70. Foram considerados os gastos públicos assumidos pela União, pelos estados e municípios. Quando se calcula o tipo de gasto social que tem o maior efeito multiplicador na renda das famílias, em primeiro lugar aparece o Bolsa Família. Para cada R$ 1 incluído no programa, a renda das famílias se eleva 2,25%. Gastos sociais fizeram o PIB brasileiro crescer 7% entre 2004 e 2008.

IPEA

Em seu Comunicado nº 75, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela a importância que os gastos sociais adquiriram no Brasil para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a redução das desigualdades. Segundo o estudo, que usou como base dados de 2006, cada R$ 1 gasto com educação pública gera R$ 1,85 para o PIB, e o mesmo valor investido na saúde gera R$ 1,70. Foram considerados os gastos públicos assumidos pela União, pelos estados e municípios.

Os chamados gastos sociais fizeram o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro crescer 7% entre os anos de 2004 e 2008, segundo o estudo "Gasto com a Política Social: Alavanca para o Crescimento com Distribuição de Renda" produzido pelo Ipea e divulgado quinta-feira. Durante o período, o PIB do País teve avanço real de 27%, segundo o instituto.

Ao comparar tipos diferentes de gasto social, o Comunicado concluiu que aquele destinado à educação é o que mais contribui para o crescimento do PIB, haja vista a quantidade de atores envolvidos nesse setor e os efeitos da educação sobre setores-chave da economia. “O gasto na educação não gera apenas conhecimento. Gera economia, já que ao pagar salário a professores aumenta-se o consumo, as vendas, os valores adicionados, salários, lucros, juros”, explicou o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Jorge Abrahão.

Abrahão apresentou o estudo ao lado de Joana Mostafa, técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea. Por sua vez, quando se calcula o tipo de gasto social que tem o maior efeito multiplicador na renda das famílias, em primeiro lugar aparece o Programa Bolsa Família (PBF). Para cada R$ 1 incluído no programa, a renda das famílias se eleva 2,25%. “A título de comparação, o gasto de R$ 1 com juros sobre a dívida pública gerará apenas R$ 0,71 de PIB e 1,34% de acréscimo na renda das famílias”, acrescenta o Comunicado, intitulado Gastos com política social: alavanca para o crescimento com distribuição de renda.

O texto afirma ainda que 56% dos gastos sociais retornam ao Tesouro na forma de tributos. “O gasto social não é neutro. Ele propicia crescimento com distribuição de renda. Ele foi muito importante para o Brasil superar a crise de 2008. Esse gasto tem uma grande importância como alavanca do desenvolvimento econômico e, logicamente, do bem-estar social”, concluiu Abrahão.

A íntegra do Comunicado n° 75

IV Avatar

Azenha, desculpa aí, eu só li o começo do seu texto e já saí por ai atirando, mas já pedi desculpas em tudo quanto é lugar, segue comentário que acabei de postar Nassif:

wagner, a internet é muito rápida, eu aqui correndo para me consertar, já leio seu comentário reclamando que não li,

E não li mesmo, o céus, que mancada

Eu só havia lido o começo da postagem e já saí por aí atirando contra o Azenha, coitado, deu ir lá pedir desculpas a ele

Tenha a santa paciência, ninguém merece, prá completar isso não tem nada a ver com o assunto postado,

Fui

IV Avatar

Sobre o caso Patrus Ananias, no Nassif, o que ocorre, questões
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/sobre-o-

ZePovinho

O "cara" dos tucanos é apenas um FANFARRÃO……

Digite o texto aqui![youtube MeAOen8vyiQ http://www.youtube.com/watch?v=MeAOen8vyiQ youtube]
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011

Exclusivo: Vídeo histórico com vexame internacional de FHC levando sermão de Bill Clinton

Com exclusividade, nosso blog resgatou de arquivos internacionais, um vídeo de 1999, com o então presidente Fernando Henrique Cardoso em Florença (Itália) no encontro de governantes dos países ricos da chamada terceira via.

Nossa edição tem um compacto com os "melhores momentos", ou seja, os mais relevantes.

O vídeo reabilita a memória de como o governo FHC era submisso, incompetente, não tinha respeito internacional, e o plano real, em 1999, já tinha acabado e colecionava mais fracassos e instabilidade do que sucessos, quando visto longe dos olhos da imprensa demo-tucana nacional.

O Brasil estava quebrado, pendurado no FMI, e sua economia não inspirava confiança, nem era vista como tão estável, nem em 1995 (crise mexicana), nem em 1997 (crise asiática) e nem em 1998 (crise russa), exigindo overdose de juros para controlar a inflação.

FHC fez o discurso da choradeira dos quebrados, pedindo aos líderes dos EUA e Europa, que criassem uma espécie de CPMF mundial para salvar o Brasil da fuga de capitais especulativos.

Bill Clinton (então presidente dos EUA), Tony Blair (Inglaterra) e Gerhard Schroeder (Alemanha) receberam mal a proposta.

Clinton passou um verdadeiro sermão em FHC, sugerindo que faltava CONFIANÇA, HONESTIDADE, eficiência e boa governança sob FHC. Enquanto isso, outros países resolveram estes problemas frente as crises, citando Chile e Uganda, como exemplos para FHC seguir.

Clinton e os demais líderes agiram na defesa dos interesses de seus países, que eram os vencedores naquela ordem mundial.

FHC agiu pessimamente, com incompetência política, ao não articular previamente ao encontro, para não passar esse vexame, e também por não tentar conquistar resultados de fato.

E agiu pior, de forma humilhante e envergonhando o Brasil, ao não defender o país, ficando calado após o sermão de Clinton (se é que tinha jeito de defender, naquele governo submisso e dependente, sob intervenção do FMI).

Apesar de tratar-se da gravação de evento público e oficial no exercício da presidência, televisionado na época (pela Globonews, se não me engano), foi necessário recorrer a arquivos internacionais para resgatar o vídeo, uma vez o que o acervo do iFHC parece preferir apagá-lo da história, e que o PIG (Partido da Imprensa Golpista) também esconde a sete chaves para não constranger seu amigo e correligionário FHC, com a divulgação.

    Adjutor

    Alguem tem o video nao editado?

coelho

“A política é arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função, ou o conjunto de funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis. A política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada”.

Rui Barbosa

Dilma, fará, sim política. E cortará, sim, para o bem da nação, a politicalha.

Luisk

O Pig (in english) hoje, pela letra da especialista em combater os caças franceses (a engenheira aeronáutica E. Cantanhede) depois de falar sobre o Egito (meia-bomba é claro) disse que o discurso da Presidenta não repercutiu "nem uma linha" nos principais jornais do país!
E daí?
PS.: A engenheia aeronáutica E. Cantanhede poderia ser convidada para alguma área técnica do governo. Ela já foi chamada, por seus pares na Falha de São Paulo, especialista. É disso que o Brasil precisa. A técnica sobrepondo à politica. Hiltler iria babar.

urbano

Sempre foi o grande sonho de nossa Oligarquia um governo tecnocratico ( os militares ate tentaram mas logo entraram em crise) ai aparece o PSDB que é só "eficiencia" mas o povo não gostou.
O pior é que o Lula acabou fazendo um governo tecnicamente muito mais competente e melou o sonho da Tecnocracia.

IV Avatar

Azenha erra ao acusar Dilma de "administrativismo",,…Quando prefeita, Erundina sofreu a mesma acusação

IV Avatar

Não busquemos uma palavra mágica para detonar Dilma, assim como fizemos com Erundina, quando a acusamos de "administrativismo"
Ela foi perseguida pela esquerda por ser acusada de administrativismo
Cuidado, não caiam nesta cilada, isto é péssimo para o País
Só para completar meu raciocínio

IV Avatar

Esta dicotomia técnico x político é sempre colocado em pauta quando das indicações para os cargos: Fulano é técnico ou político? Para cargo X deve-se indicar um técnico ou um político?
Não sei a dimensão disso no plano do cargo de presidente de nosso País, apenas acho que ainda é muito cedo para se ter isso claro
Tenho lido que a mídia não está conseguindo lidar com o estilo Dilma, pode ser que não saiba porque, quando esperava uma Dilma política, fazendo comícios, encontrou uma Dilma técnica
Mas será que é isso mesmo
Não sei

George Santos

falando em governo tecnico, a estreia da Senadora Marta na presidencia do Senado hj foi interessantíssima. Um verdadeiro Big Brother ao vivo na TV Senado. A "tecnica do batismo" foi o Senador Eduardo Suplicy levantar a bola do Césari Batisti pro Demostenes Torres e o Flexa Ribeiro descer a lenha no presidente lula, no Eduardo Suplicy e na presidente da mesa, chegando até comentarios sobre "como ela deveria conduzir a sessão".

Claudio

Enquanto tivermos liberdade de imprensa, toda crítica é válida, não façamos como o Jose Dirceu, que segundo portal Terra, criticou o excesso de liberdade de imprensa como um problema do país.

A Dilma não tem traquejo político, passou a tarefa de negociar com os políticos a Palloci, o ministro das rel institucionais e Michel Temer. Ela, de fato, assume papel gerencial na presidência da República, comandando todas as atividades e passando longo tempo no gabinete.

A Casa Civil sob Dilma também deixou de ter perfil político, que tinha quando o Dirceu mandava por lá…

    Emilio Matos

    Você ouviu a gravação do que o Dirceu disse? Ouça e compare com as manchetes. Veja como muitos veículos colocaram na manchete o exato oposto do que ele disse.

pfelipecs

Azenha, Lula de novo? Eu voto!

Renato Lira

Falando na lamentável Lucia Hippolito, lembrei-me de outro comentário, também triste, de outra figurinha carimbada da mídi de oposição, a recalcada Dora Kramer, que criticou Dilma por ter sido "superficial" ao falar das reformas. Sera que ela queria que Dilma falasse ponto por ponto da reformas. O discurso duraria uns dois anos. Todos sabem, e Dora, presumo, também saiba, que primeiro se faz uma apresentação geral, no caso o discurso de Dilma, e depois, envia-se o projeto, este sim mais específico e aprofundado, para tratar dos respectivos temas.

Mas Dora, má-intencionada e na busca de um "argumento" para criticar Dilma, se presta a mais um papel lamentável, o que não é novidade para ela. Nem para a Hipolito.

Lucia Hippolito e Dora Kramer…

Duas tristes figuras.

Renato Lira

Isso é café pequeno.

Pior foi ouvir da "cientista política" Lucia Hipolito dizer na CBN que a ida de Dilma ao Congresso para ler pessoalmente a Mensagem Presidencial era uma "insensatez". A mulher, totalmente surtada e sem noção, esculhambou a Presidenta.

Não sei uem é mais insensato. A próprpria Hipolito, quem a ouve ou quem lhe dá um microfone para falar tanta bobagem. A mulher é lamentável.

andrei b correia

Tecnocracia elitista à Hebermas. Ou seja, uma forma aparentemente sofistica de poder sem povo.

Martin

Sinceramente acho que a Dilma tem um excelente currículo (SEM RABO PRESO) e treinamento prático para ser UMA GRANDE PRESIDENTA…

Sua limitada "vivência política de bastidores" (ela sempre foi mais "braçal"…) pode ter evitado sua "contaminação" com a podridão dos lobbys e o "toma-lá-da-cá" que infesta o SISTEMA POLÍTICO Mundial / "LIBERAL" !!! => ….ANTI- Nacionalista!!!

Att.

Martin

Gustavo Pamplona

Vocês se lembram de quando o Lula "levou" a Dilma para os EUA e foram se encontrar com o Obama?

Meus queridos… o Lula foi pedir a "benção" do Obama para a Dilma… Eu diria até mais… se trata de um "endosso" a candidatura dela.

Bom… eu venho dizendo esta semana que os EUA mandam em todo mundo (com exceção da China e Russia) Ou será que vocês pensam que se o Lula não tivesse feito aquilo a Dilma hoje estaria eleita?

Me odeiem!!! hahahahhahahahahahahhahahahahhaaha

    Emilio Matos

    E quem levou o Lula para se encontrar com o presidente dos Estados Unidos antes de ele se eleger, hein espertão?

Marcelo Fraga

Outro problema está sendo essa coisa da Dilma ser boazinha com a oposição e tudo mais.
Em 8 anos, eles nunca foram bonzinhos com Lula. E não é agora que serão com Dilma.

Política se define com debate, não com conciliação.
Se isso que eu falei for realmente a verdade (espero que não), o governo Dilma será um governo sem expressão. Um governo que, como diria minha avó, não fede nem cheira.

Gerson Carneiro

Aonde o PIG enxergar brecha para tentar desqualificar Lula\Dilma ele vai atacar.

Enquanto isso, no twitter, velhas raposas da direitona ressentida ainda fazem política subindo na correceria de caminhão e brada para simpatizantes o discurso que lhes agrada.

    Adilson

    Exatamente Gerson, arrumou uma brecinha eles vão se enfiando..agora a palhaçada da vez é dizer que Dilma não será leniente com o irã, Cuba etc.

Claudio Ribeiro

Alguém avise ao ministro Joaquim Barbosa sobre o que disse hoje, no Jornal da Manhã do SBT, Neumanne Pinto:
http://palavras-diversas.blogspot.com/2011/02/neu

Para ele Lula nomeou Barbosa por causa de "cota racial"!

assalariado.

Azenha,estou de acordo quando voce escreve textos/opiniões(mais a esquerda),sobre os rumos do governo Dilma e,continuo com a mesma opinão de quando o Lula ganhou o governo em 2002,ou seja,Dilma é mais do mesmo é, um governo violino,segura com a esquerda e toca com a direita. O Estado capitalista,burguês continua a ser gerenciado com sentido social democrata,mesmo porque,não separo o sujeito tecnico do sujeito politico. Por acaso,existe algum isento politicamente neste cavalo de tróia que é o Estado capitalista, burguês e seus serviçais? (leia-se instâncias politica,jurídica e legislativo).É bom não esquecer que o PIG, braço politico e ideológico do capital,não se deu por derrotado e,irá às últimas consequencias,inclusive, como sempre, direcionando os governos segundo os interesses da burguesia.Para avançar no sentido do socialismo será necessário derrubarmos as clausulas pétreas das elites contidas constituição brasileira e,base parlamentar para isto parece que a Dona Dilma tem,na camara/senado,vamos rumo ao socialismo, sem culpa e sem medo…

    Alvaro Tadeu Silva

    Assalariado, você acredita mesmo nisso, na "maioria parlamentar" da Dilma? Ela só tem maioria formal, Se o bicho pegar, os "trezentos picaretas" do Congresso vão fazer prevalecer sua força.

Tolentino

O que é caráter político?

O que é caráter técnico?

Tomar decisões que extirpem a miséria material e mental desse nosso Brasil tem caráter técnico?

Político?

Roque Pinto

A própria eleição presidencial deixou claro que os dois principais candidatos se postulavam ao cargo apresentando-se como "gerentes", e todo o debate – com exceção da baixarias tucanas amplificadas pelo PIG e o respectivo retrocesso medieval sobre aborto, religião e congêneres – girou em torno de quem seria o "melhor gestor" da herança lulista.

Sem dúvida que o estilo "low profile" de Dilma contrasta com o pendor para os holofotes de Lula, o que é associado ao tom "gerencial" das eleições. Mas isso não significa necessariamente um distanciamento das bases. Aliás, acho mesmo que essa postura da presidenta é uma opção "política" frente ao PIG: note-se a já ausência de "assunto" nas capas de Veja, e até elogios de "articulistas" do Gloebbels, para quem Dilma teria uma "postura mais condizente com o cargo de presidente".

Esperamos cenas do próximo capítulo…

Edson

acredito que Dilma estava esperando a posse dos eleitos, uma vez que "politicar" com a cachorrada ferida (Congresso – neoliberais derrotados) não dá retorno…

Osmar -Matão SP

E desde quando a "opção técnica" não passa pela Opção Politica? O Governo da Presidenta Dilma é a continuidade do Presidente Lula em outros termos: a situação politica atual, tanto local quanto mundial, apresenta caracteristicas e tendencias totalmente diferentes de 8 anos atras . Obviamente que a "carcomidia" – belo termo! – continua a sonhar em verde oliva. A Presidenta Dilma, é o que é, em função de suas escolhas Politicas, desde a juventude. Não vejo a Presidenta priorizando escolhas técnicas em detrimento do humano, vejo, sim, escolhas tecnicas que permitam, justamente, alçar todos e todas à condição de Cidadãos.

Ronaldo Caetano

Repito o que já disse aqui… Dilma vai dar continuidade à grande obra do Presidente Lula com um toque gerencial próprio; ou seja, o melhor dos dois mundos e que, muito provavelmente, a levarão à reeleição em 2.014..

Apesar da calmaria aparente, isso está tirando o sono do PSDB e do PIG que não aceitarão, de braços cruzados, mais oito anos de PT.

A atual postura dessa gente pode até parecer mais civilizada, mas está longe de refletir uma análise isenta da situação. Muito mais cedo do que se espera, voltarão com o arsenal de baixarias, armações e factóides contra Dilma e Lula.

É só aguardar…

ZePovinho

SOBERANIA FUNCIONA

"A decisão da Petrobras e do governo de aumentar o índice de nacionalização de bens e serviços para o desenvolvimento da produção de petróleo e gás no pré-sal está provocando um "boom" do setor no Brasil. Operações bilionárias como as que se viu com a venda de 40% do campo Peregrino (bacia de Campos) pela chinesa Sinochem por US$ 3,04 bilhões e a entrada da Sinopec, também chinesa, no capital da Repsol Brasil, por US$ 7,1 bilhões, são apenas o lado mais visível do movimento. Com a munição proporcionada pelo plano de investimentos da Petrobras, de US$ 224 bilhões…, o número de negócios no setor bateu recordes no ano passado. Uma pesquisa da empresa de consultoria KPMG registrou 34 negócios realizados em 2010, contra apenas nove no ano anterior, um aumento 277,8%… A pesquisa detectou 19 negócios em que companhias nacionais adquiriram outras estabelecidas no Brasil. E em seis operações as brasileiras compraram empresas no exterior. Em tempo: mais realistas que o rei, os ideólogos da coalizão demotucana atacaram a regulação soberana no pré-sal, bem como a salvaguarda desenvolvimentista dos índices de nacionalização, com o argumento de que "o estatismo petista afastaria os investidores gerando ineficiencia econômica na exploração dessa riqueza'. Como se vê agora, nem de mercado eles entendem. (Carta Maior, com informações Valor)
(Carta Maior, 5º feira, 03/02/2011)

geraldo de carvalho

não sei se exagero mas qqer político fica pequeno do lado de lula.

    Carlos

    Não há nenhum exagero no que você disse.
    Lula é um gigante político.
    Não vejo nenhum político ou governante seja no Brasil ou no mundo atualmente que possa ser equiparado ao Lula.

    carlos antonio lopes

    Não!Não se trata de exagero.O que ocorre é que Lula foi uma grande caixinha surpresa até mesmo pro PT.Acho mesmo que ele se surpreendeu com sua capacidade de articulação e de simultaneamente empolgar as massas, não significando isso o populismo reles que até então este país tinha assistido.Por mais que os tucanos corroam seus estômagos com todo o fel de Serra,NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS havia surgido alguém com tais capacidades! A grande dor de corno de FHC e da "elite"psdbista é que tudo terá doravante Lula como parâmetro!
    Dilma?Ora, Dilma é o estilo Dilma, mais discreto, por conta até do fato de ser a primeira mulher no executivo-o que não é pouco!Dilma será capaz, funcional, mas a seu modo, com suas próprias ferramentas que não incluem toda a empatia Lulista com o povo mas que nem por isso dele se afasta.

    aCH

Caco

Os dois são incomparáveis, estilos muito diferentes. Mas não acredito que Dilma vá fazer um governo muito diferente do que Lula fez. Sua grande tarefa é ampliar o que foi iniciado nos últimos anos. Sensibilidade social ela parece ter o suficiente. Acredito até que ela deva ir mudando o perfil no decurso do governo. Cedo pra dizer. Já essa coisa de contrapor o técnico e o político é intriga do PIG, e deve ter um propósito.

José Silva

Para mim esse negócio de tentar taxar o governo da Presidenta Dilma de técnico pode até ter a intenção de tentar jogar a imagem do grande Lula na lama (em vão!), mas o verdadeiro efeito que pode produzir de imediato é atrapalhar os planos do insaciável PMDB na partilha de cargos dentro do governo. Ao PIG fica mais uma vez o título de oposição mais burra do planeta, querem arrebentar com o Lula e só estão conseguindo ajudar ainda mais a Dilma, que depois de 2 anos de governo vem e faz uma nova mudança na equipe de governo e ainda pode se dar ao luxo de tentar "ajeitar" as coisas para sua reeleição ou para o retorno do CARA, de lambuja ainda melhorar a vida do povo.

malu

Cada um tem um estilo. O de Lula era único, o cara é carismático, usou e abusou disso, com toda a propriedade. A Dilma deve ter cansado de ter feito tanto corpo a corpo na campanha, o estilo dela é outro. O importante é que Lula governou para a maioria e pelo que vejo a Dilma também o fará. Acabo de ouvir no rádio, enquanto digito, que remédios para hipertensão e diabetes entrarão na lista de remédios da Farmácia Popular. Isso alcança quantas pessoas? Não dá nem para imaginar.

Pedro Ayres

Só há um modo de solucionar situações com as que a mídia e seus "cientistas políticos amestrados" tentam criar para influir na opinião pública e assim definir os parâmetros a serem seguidos pelo Governo Dilma. É rejeitar in limine e por todo o tempo qualquer validade para tais assertivas, cujo objetivo é iludir. É o velho truque do embuste para gerar um quadro político de acordo com seus interesses.
Ora, com há séculos pregam a ineficiência do Estado e da ação política – na realidade a prática concebida e permitida pelo sistema -, como forma de justificar poderes discricionários e autoritários, agora, quando sentem que a prática política está começando a sair dos figurinos traçados pelo sistema e que o povo pode alterar as estruturas desses modelo, mostrando que são ilusórias, urge negar valor a qualquer tipo de poder que tenha o povo como base.
A questão da técnica e da não-técnica, mais do que simplesmente servir como uma possível plataforma política para os setores oposicionsitas, a bem da verdade, significa a retomada da linha propagandística da excelência da tecnicalidade neoliberal, em que a frieza das decisões sempre se sobreporia ao emocionalismo dos políticos de estrato popular. Ou seja, o sistema está nos informando que tudo fará para fazer com que essa pregação produza os resultados que deseja. A nós, simples mortais, cabe fazer o papel do irritante menino que gritava: – O Rei está nu.

ZePovinho

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011

Governador tucano: Com Dantas foi "só" uma vez… não foi duas…

E por falar em Simão Jatene (PSDB/PA), uma nota merece ser lembrada. O jornalista Ricardo Boechat (Revista IstoÉ), noticiou em dezembro passado, em notinha discreta, dispersa no período pré-natalino:

Campo
Ao pé do ouvido

O governador eleito do Pará, Simão Jatene (PSDB), está negociando pessoalmente com Carlos Rodemburgo, do Grupo Opportunity, a liberação das pendências das fazendas da Agropecuária Santa Bárbara, braço agropecuário dos negócios de Daniel Dantas. Na Procuradoria-Geral do Estado há inúmeras ações de investigação abertas para saber como o banqueiro virou proprietário com mais terras no Pará, cerca de 500 mil hectares – área um pouco menor que Brasília.

O governador tucano respondeu, enviando seguinte comentário:

Caro colunista,

Ricardo Boechat. Sua fonte na nota "Ao pé do ouvido", publicada em sua prestigiada coluna na revista ISTOÉ, edição do dia 15 de dezembro de 2010, está equivocada: Conheci o empresário Carlos Rodemburgo, do Grupo Opportunity, ao recebê-lo em audiência quem lhe concedi em Belém, em 2005, no exercício do nosso primeiro mandato à frente do governo do Pará (2003-2006). De lá para cá não tivemos nenhum outro contato, sequer por telefone.

Informo-lhe, também, que em nenhum momento de nossa conversa anterior foi tratado qualquer assunto referente às fazendas da Agropecuária Santa Bárbara.

Certo de sua correção, mando-lhe cordial abraço e os votos antecipados de um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Simão Jatene (PSDB) – Governador eleito do Estado do Pará.

Ahh bom… o encontro foi "só" uma vez… isso em 2005, portanto após a operação Chacal da Polícia Federal.

ZePovinho

Vamos ser "técnicos":
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011

Governo Simão Jatene (PSDB) ataca R$ 3,6 milhões da merenda e da educação

Alô, Ministério Público Federal e Estadual do Pará, alô CGU… o dinheiro dos cofres públicos para merenda e educação das criancinhas do Pará está sendo alvo de estranhos contratos sem licitação com empresas de limpeza e de merenda. Depois a tucanada diz que não tem dinheiro para pagar melhor os professores.

A jornalista Ana Célia Pinheiro pegou em flagrante no diário oficial do estado. Vejam o que ela conta em seu blog:

É incrível, absolutamente espantoso, mas, rigorosamente verdadeiro: enquanto o tucano Nilson Pinto deu um pulo bem ali, ó, pra tomar posse na Câmara dos Deputados, em Brasília, seu vice, Cláudio Ribeiro, resolveu estourar a boca do balão.

De uma canetada só, Cláudio assinou quase R$ 3,6 milhões em dispensas de licitação.

Isso mesmo, você não leu errado, não: foram quase R$ 3,6 milhões em dispensas de licitação na Seduc em apenas UM dia – e neste comecinho de ano e de governo.

As dispensas são para serviços de limpeza e merenda escolar e tiveram como felizes contempladas as empresas M.A. Rezende da Costa Locações, Amazônia Norte Comercial e Serviço Ltda. E Servisan Ltda.

Tudo publicadinho no Diário Oficial…:

DIÁRIO OFICIAL Nº. 31846 de 02/02/2011
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
DISPENSAS DE LICITAÇÕES
Número de Publicação: 200716
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE GESTÃO
NÚCLEO DE LICITAÇÃO

DISPENSA DE LICITAÇÃO
Processo n.º 399.865/2011
Dispensa de Licitação: 001/2011-
Partes: Secretaria de Estado de Educação/SEDUC e a M. A. Resende da Costa Locações.
Objeto: Prestação de serviços gerais de apoio à escola, compreendendo os serviços de limpeza, conservação, preparo e distribuição diária de merenda nas escolas estaduais administradas pela SEDUC.
Valor Global: R$ 1.946.261,34 (hum milhão, novecentos e quarenta e seis mil, duzentos e sessenta e um reais e trinta e quatro centavos).
Fundamento Legal: Art. 24, inciso IV da Lei nº. 8.666/93.
Data da Assinatura: 26/01/2011.
Cláudio Cavalcanti Ribeiro
Secretario de Estado de Educação em execício

DISPENSA DE LICITAÇÃO
Processo n.º 399.870/2011
Dispensa de Licitação: 002/2011-NLIC/SEDUC
Partes: Secretaria de Estado de Educação/SEDUC e a Amazônia Norte Comercial e Serviço Ltda.
Valor Global: R$ 775.770,00 (setecentos e setenta e cinco mil, setecentos e setenta reais).
Data da Assinatura: 26/01/2011.
Cláudio Cavalcanti Ribeiro
Secretario de Estado de Educação em execício

DISPENSA DE LICITAÇÃO
Processo n.º 399.855/2011
Dispensa de Licitação: 003/2011-NLIC/SEDUC
Partes: Secretaria de Estado de Educação/SEDUC e a SERVI SAN LTDA.
Objeto: Prestação de serviço de limpeza e conservação de áreas externas, internas, bem como, o preparo e distribuição de merenda nas escolas estaduais administradas pela SEDUC.
Valor Global: R$ 486.830,00 Data da Assinatura: 26/01/2011.
Cláudio Cavalcanti Ribeiro
Secretario de Estado de Educação em execício

DISPENSA DE LICITAÇÃO
Processo n.º 399.860/2011
Dispensa de Licitação: 004/2011-NLIC/SEDUC
Partes: Secretaria de Estado de Educação/SEDUC e a SERVI SAN LTDA.
Objeto: Prestação de serviço de limpeza das dependências da SEDUC sede, bem como, o serviço de capinação da área externa.
Valor Global: R$ 353.377,00 Fundamento Legal: Art. 24, inciso IV da Lei nº. 8.666/93.
Data da Assinatura: 26/01/2011.
Cláudio Cavalcanti Ribeiro
Secretario de Estado de Educação em execício

Paulo

Eu vou rir alto quando se derem conta do animal político que é nossa president"a". Aguardem!

monge scéptico

É cedo para julgar a DILMA. Sabemos que o tecnicismo tende a desprezar a opinião dos
"despreparados emocionais, e costuma abrir caminho para que, ratazanas técnicas,
assaltem o eŕario com a frieza dos que possuem ""grau" superior ou seja sem emoção ou
consciência. O Povão semi-preparado ao menos, tem sensibilidade para reconhecer as
nessidades básicas e, lutar por elas mesmo contra ……………………………

Ramalho

Encontram-se técnicos aos cachos em cada esquina. Líderes, não. Engana-se Dilma ao privilegiar gestão. Deveria concentrar-se em fazer tudo o que não pode delegar (e o que não puder delegar é parte de sua função) e delegar todo o resto – certamente, há técnicos melhores do que ela, e que com ela trabalhariam por dinheiro e prestígio.

Melhor aplicar o máximo de tempo possível pensando o Brasil. O governo tem raiz popular que requer contato da presidente com o Povo, sua base de sustentação, coisa que Lula fez por ela durante o processo eleitoral. Agora, compete a ela fazê-lo. Mais do que chefe de governo, Dilma é chefe de Estado, função eminentemente política, não técnica.

Ismar Curi

O que parece é que o discurso continua preconceituoso contra Lula, todos, – aqueles mesmos de sempre, repetem um cantilena só: que a Dilma é discreta enquanto o Lula já teria falado um monte. Mentira como sempre, pois, me lembro bem no começo do mandato, eles praticamente imploravam para que o Lula desse coletivas, daí que aos poucos, muito aos poucos ele foi se soltando. E, para mim Dilma pode bem ser isso, e claro, ainda mais cautelosa que Lula, porque Lula é Lula. Lula é o Cara. E Dilma, só pode ser a cara de Lula, pelo menos no começo. Eu penso que o Amorim sacou logo, o que existe é uma vontade de que seja assim, que as interpretações sejam verdadeiras, no sentido de que Lula ficaria no passado bem esquecido. Mas, ora bolas, se o FHC, que saiu-se muito mal da presidência, imaginemos Lula que saiu-se muito bem. Então pau no Lula como sempre, preconceito como sempre…

guilherme freitas

Creio que estão esquecendo Lula nesta equação – Lula não está morto, mas muito vivo, e voltará ao PT e à discussão nacional nos próximos meses. Nâo digo que ele tentará ofuscar Dilma, mas que ele ficará sempre ali, presente, e fazendo um certo canal de diálogo como povo. Além disso, sejamos sinceros, Dilma não está afastando o governo do povo, mas tentando cuidar de obstáculos muito reais – além disso ela sabe que as reformas precisam sair logo, e creio que trabalhará com calma e descrição para conseguir aprová-las.

Felipe

Técnica é bom para que o Brasil seja melhor administrado, visto que a politicalha deteriora as nossas instituições e abrem espaço para a corrupção. No entanto, também não seria técnica a participação popular, visto que o povo sofrerá as consequências das medidas adotadas e portanto sabe como elas devem ser orientadas? Ou isso ou não temos democracia.

Dona Lô

Azenha, a data está certa? 14 de junho de 2007 às 16:22. Dê uma olhada. Na data do seu post e no que disse Dona Lô:
"– Dilma está tratando vocês a pão e água… Trabalhando com afinco e sem estrelismo. Eu morro de rir com essas matérias mornas que estão saindo e que os obrigam a centrar no estilo discreto dela… Isso pra mídia é uma morte! Mas o jeito de ser dela está sendo muito educativo pra vocês.
–…
– Se preparem porque ela é assim mesmo! Nada a ver com a armadilha sociológica que a grande imprensa e seus apaniguados estão tentando criar: que o Governo Dilma será eminentemente técnico! Desejam enterrar a política. Eita burrice! Dilma tem a política no sangue! Imagina se cairá na armadilha de que seu governo deverá ter apenas competência técnica. Podem botar o rabinho estre as pernas e arrumar outra lorota. Quem pagar pra ver, verá… E que tal o sucesso dela com as Mães e as Avós da Praça de Maio, lá na Argentina?"
A presidenta Dilma fala por gestos… http://talubrinandoescritoschapadadoarapari.blogs

Luiz Henrique

Azenha,
Vou entrar nesta questão.
Vou defender meu peixe.
Existe um problema na administração que deve ser reparado.
Não sou especialista no assunto, mas acredito que, numa administração pública, deve haver a combinação de especialistas (técnicos/tecnocratas) e não especialistas (contratados/políticos).
Como servidor, acho apenas que existe excesso de beneficiários políticos, nas administrações públicas, e isto acaba emperrando, em muito, a gestão (processos) administrativa. Acho que tem lugar pra todo mundo, mas que fosse respeitada a especialização (hierarquia) do servidor.
Chega de cabide de emprego!

Gustavo Pamplona

Não sei quanto a vocês… mas estou "curioso" para assistir o programa do PSDB esta noite…

Bom… segundo o PHA o FHC vai comandar o programa… Quero assistir o "desastre" de camarote! hahahaha

    Marta

    Eu, pelo contrário, não tenho a mínima vontade de ver o tal programa. Por dois motivos: meu fígado não aguenta e não vou dar audiência ao FHC.

alexandre silva

Lendo os comentários, ficou dificil seguir todos, porque acho que cada um interpretou o texto de um jeito. Eu concordo com vc, se é que entendi o texto. Tb acho que o governo se distancia do povo, os primeiros passos do governo é um pé lá e outro cá, não é só o PIG dizer, alguns movimentos do governo são muito mais uma agenda que foi derrotado nas eleições, a regulação por enquanto nada, lei da verdade falam e voltam atrás, dialogar com as sindicais se faz jogo duro. Estranho isso.. porque realmente me parece como no começo do governo lula quando palloci, dirceu tomavam conta, só foram eles sairem para lula comandar do seu jeito povão.

Não vamos tb achar que todos os passos do PIG são um blefe, eles usam disso justamente para confrontar o governo e avisar: se insistir nisso, o bicho vai pegar! então falam da regulação, ditadura como forma de pressionar o governo a recuar. E parece vai….

Um governo técnico, com um oposição daqui 4 anos tb técnica seja quem for da oposição. Que lula faria seu sucessor não duvidava, e tão pouco que aqui seria um chile, disse chile mesmo, por isso cuidado tb não é assim tão dificil se derrubar um governo técnico nas próximas eleições.

A política externa tb, espero que não sejamos esquecidos internacionalmente e fiquemos em segundo plano das discussões mundiais, viu PATRIOTA..

Valquer

O modelo direita centrista tirou os bobalhões da linha de frente, aqueles usados na última eleição, e convoca agora a turma mais refinada para atacar, vem com o discurso kinderovo.
O discurso é que um governo técnico é melhor, pois livra a sociedade dos politicos populares, mal preparados e tal, e os tecnicos são mais adequados a administração do estado, tentando agradar os eleitores de esquerda.
Elogiam Dilma,dentro do discurso querem desqualificar Lula.
Assim pretendem dissiminar a discordia. Tática kinderovo, mas que nao terá sucesso.

Tecnico tem que implementar as decisões politicas.

Eles querem, mas não enganam ninguém , será que enganam?

paulo afins

Reflete-se, nesse tipo de análise, o caráter autoritário do analista.

A política é o diálogo, o ouvir a todos (o povo), o técnico é aquele que sabe o que é melhor, o guia.

Infelizmente, enlameiam o palavra 'técnico'.

Mas lembro da presidenta, ainda candidata, dizendo que não entendia haver separação entre técnico e político (se não me engano, em entrevista à Globo). A imprensa é que ainda não sabe cobrir o novo governo, como bem disse o Dines.

kalango Bakunin

saiu no correio braziliense de hoje:

Reguffe economizará R$ 2 milhões ao abrir mão de passagem e auxílio moradia
Deputado oficializou à diretoria da Casa que abre mão de benefícios como o auxílio-moradia e as passagens áreas. A iniciativa do parlamentar resultará em uma economia superior a R$ 2 milhões

o que nos dá a maior vergonha é que Reguffe é um só, entre outros 512 deputados que parecem ser da laia de alvarodias…
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/

Gerson

Já falam no PIG que a relação Brasil / USA vai melhorar com a Dilma pois no gov anterior essa relação ficou meio conturbada devido "excesso de ideologiszação"

????

Consegue decifrar isso pra gente Azenha ?

mello

Essas conversas de "gerente", de " administrador" , remetem aos tempos de Ademar de Barros ( que queria ser o gerete do Brasil) e Paulo Maluf ( o administrador de sumpaulo). Ambos de tristes memórias.
Dilma não precisa ser comparada com ninguém. Ela é Dilma, a primeira Presidenta do Brasil, eleita democraticamente e capaz de governar ( não gerenciar nem administrar) o Brasil.
Nosso País não é uma empresa.

Fábio

Isso se a Dilma não se reeleger.

duarte

O caráter técnico da equipe da presidente não pode ser comparado ao caráter tecnocrata dos governos militares e da era fhc. A formação cultural e política de Dilma Roussef difere de pessoas como fhc e serra. Dilma já falou aos 4 ventos que seu governo vai ser pautado para zerar a pobreza no país, tecnocracia não combina com visão social, os técnicos serão utilizados, a meu ver, na direção de acelerar ainda mais as conquistas do governo no Lula no campo social.

spongebob games, youtube

everaldo

Vamos ao que interessa, os dois flancos abertos do PT e Dilma em 2010 foram as criticas de desenvolvimentista, portanto, nao comprometida com o meio-ambiente, oriunda do campo da Marina, e de excessivamente partidário e aparelhista vindo do Serra. Essa última crítica não é despropositada, e encontrou eco dentro daqueles 80% do eleitorado que aprovava, os resultados, talvez não os métodos, do governo Lula. Dilma está respondendo a essa critica, governando com os partidos, mas exigindo que os partidos apresentem nomes capazes de administrar a coisa pública. É a forma de, usando o termo que está posto no debate (técnico), mandar a mensagem de que se vai governar para a maioria.

ZePovinho

E a dureza de ouvir,dezenas de vezes no PIG,que a POLÍTICA monetária ortodoxa tem um caráter "técnico"???Esse é um dos discursos que me dá engulhos,Azenha.

Gustavo Pamplona

Não sei quanto a vocês… mas estou gostando agora do Judiciário…

Para mim, faltam sair o Marco Aurélio Mello (o primo do Collor), a Ellen Gracie Northfleet (que nominho, ehnnn?) e o onipresente supremo ex-presidente supremo do Supremo Gilmar Dantas (PHA que adora nomeá-lo assim – falo dos "supremos")

José Maia

Isso é uma bobagem estratosférica dos jornalões. Dilma é tão política quanto Lula. Mas, está evitando cometer erros que lula cometeu.

Eduardo

Azenha, Olavo de Carvalho andou citando seu nome no site dele, por conta de assuntos tratados no Vi o mundo. http://www.olavodecarvalho.org/semana/110127dc.ht

Digger

É puro lero-lero do PIG, oposição, certos "sociólogos e analistas políticos." A presidenta Dilma, certamente cumprirá as suas promessas de campanha fazendo valer o seu projeto de governo.
Político e técnico devem andar juntos, um complementa o outro.
Uma maior aproximação da presidenta Dilma com o povo, se dará com o devido tempo e no transcorrer de seu governo. O resto é pura intriga e maldade dos inconformados perdedores. Não lhe darão trégua até o último dia de seu governo. Estamos apenas no começo do governo, e já podemos vislumbrar o que os golpistas insatisfeitos maledicentes vão aprontar.

Eudes H. Travassos

Azenhga, acho que vai mais do que isso, não apenas abrir uma dissenção, o que seria inútil para a direita, pois Lula não deixaria de ser o lider popular que é.
Penso que a estratégia é de desqualificar Lula, eles sabem de duas coisas, Dilma pode fazer um governo melhor do que o de Lula, no entanto, não será uma lider como o antessessor, ela não é politica e, já Lula sem um palanque institucional, pelo menos, não teria como defender-se destes ataques, aparentemente qualificados.
É a estratéia para enfraquecer a liderança esquerdista no Brasil e nas próximas eleições fazer um debate pautado do discurso tecnico.
Essa gente continua substimando o povo, para eles a inteligência no Brasil parou neles. Mas, não há de ser nada, continuam agindo em rota trágica, tudo que tentarem fazer contra o povo e seus representantes voltará contra eles mesmos, foi assim com o Serra e continuará a ser. É a roda dialética da política que dará um justo destino a essa gente. E eu vou é rir no final…kkkkkkk.

Luisk

A prosa do "modelo gerencial", gerencialismo, new public management e bla-bla-bla chegou no Brasil atrasada (década de 90), quando já tinha sido fabricada e testada em vários países do mundo. Os tais Osborne e Gaebler, autores de uma charlatanice chamada "Reiventando o governo", ganharam dinheiro demais, às custas de um bando de "estudiosos" colonizados. No livro deles há um elogio ao sistema de financiamento habitacional da década de 40 nos EUA, o mesmo que quebrou o mundo em 2008. Afora outras bobagens. Escrito em 1992, esse besteirol, que na sua edição brasileira foi elogiado por Jarbas Passarinho e FHC, enumera uma série de exemplos minúsculos, que deram respaldo à essa idiotice de se pretender a política de todo o processo de gestão. Isso é conto do vigário.

trombeta

Caro Azenha, faço minha as suas palavras, excelente análise. A direita quer desconstruir Lula puxando o saco de Dilma, um governo técnico é um governo de especialistas, de intelectuais, de gente com formação superior distante do povo e perto da "racionalidade".

Naturalmente, uma armadilha para Dilma se acreditar no canto da sereia. A direita troca Lula por Dilma que é muita mais fácil de ser politicamente derrotada do que o grande Lula.

Hans Bintje

Tem coisa estranha nesse discurso "elegante", quase intelectual.

Quem é o mentor, qual o propósito?

O governo dos EUA é bem mais sofisticado, e o Pepe Escobar mostra isso ao escrever sobre o "discurso de elite do Dr. Zbigniew Brzezinski, guru de política exterior dos EUA":

"Brzezinski, pelo menos, parece suficientemente ligado para entender a deriva geral, quando 'as principais potências mundiais, novas e velhas (…) enfrentam uma nova realidade: embora a letalidade do poder bélico seja hoje maior do que nunca, a capacidade de impor controle a massas que já despertaram para a vida política alcança hoje o ponto mais baixo de toda a história'."

A elite precisa de interlocutores com as massas e o Lula cumpriu muito bem esse papel.

Por que demonizar esse diálogo justamente agora, quando o mundo está em chamas?

Não entendi.

Remindo Sauim

A Dilma é um Lula mais burilado, é mais fechada e menos dada a papo jogado fora. Agora, o coração é do mesmo tamanho que o do baixinho. É só olhar a sua primeira resolução, vai construir dois milhões de casas populares, vai dar moradia e emprego para o povão. Dá-lhe, Dilma!!!

Armando do Prado

Os jornalões continuam devendo explicações à história e ao povo brasileiro, a uma por terem apoiado a ditadura mai longa de nossa história e a duas por ter manipulado informações para tentar vender o Serra/FHC.
Qto. ao sociólogo, ah os sociólogos! Sou sociólogo, mas da época que fazer sociologia significava sonhar com um mundo melhor e se necessário perder tudo pelos sonhos. Hoje, a escola do FHC tornou-se hegemônica. Que fazer?

mariazinha

No aniversário de um mês, o governo DILMA pode ter essa leitura. Isto não quer dizer que o GOVERNO DILMA será sempre assim. Lógico que sabemos das difernças entre LULA e DILMA mas, se ELA foi esperta o bastante para, através de LULA, chegar à presidência na frente de tantos doutores, sem ser conhecida, deve ser superior em inteligência a todos eles. Sendo assim, começo a acreditar que não cairá na cilada de menosprezar seu eleitorado: as massas brasileiras que garantiram sua vitória. Depois de ordenar seu ambiente de trabalho, vai jogar-se ao povo, mesmo que seja de forma diferente de LULA. ELA, mais que ninguém, sabe como é importante esse contato com as massas.

Polengo

Sabe qual eu acho que é a principal derrota pro PIG gerenciar?
Agora, eles têm que tentar destruir o Lula e a Dilma.
Só o Lula, eles já não conseguiram.

Nem eles sabem se batem no "político" ou no "técnico", porque nenhum adiantou ou está adiantando.
Esse povo, onde já se viu, não acredita mais no tavinho. Que ousadia!
Esse povo se imposta com o que viu e com o que quer continuar vendo. E não me refiro à globo.

O_Brasileiro

Graças ao LULA, a maioria não é mais composta por pobres!
Graças ao LULA, a maioria dos brasileiros hoje é classe média!
E graças ao LULA, ainda não a maioria, mas um número muito maior de brasileiros têm mais escolaridade técnica e superior!
Portanto, a maioria continua bem representada no governo Dilma!

Michael Lima

Percebo aí uma tentativa conjunta do grupo golpista do centro-sul para voltar ao poder. Quem é o cara que atrapalhou os planos do PIG e seus políticos sujos? Lula. Ele foi o único capaz de fazer o povo deixar de seguir a linha da rede bobo. Ele foi capaz de fazer o povo sentir o governo e votar pelos resultados reais e não por bombardeio de manchetes. Querem por isso enterrar a imagem de Lula e para isso devem desconstruir a sua carapuça de herói. De outra forma seria difícil emplacarem um Aécio da vida. O que fazem? Atrelam Lula a comportamentos corruptos, o acusam de abusar do estado depois de ter saído dele e, ao mesmo tempo, tornam impecáveis os governos demo-tucano. O caráter técnico, o que tem a ver com isto? Tem a ver que, enaltecendo aquele aspecto e desmerecendo Lula neste quesito, pode-se colocar outro suposto "técnico" no governo. Um outro suposto “príncipe dos sociólogos” teria mais aceitação. Sendo a tecnicidade a questão fundamental da política ao fim do governo Dilma, quem devemos colocar na presidência? Um torneiro mecânico emotivo ou um indivíduo diplomado e cheio de supostas honrarias intelectuais?

    Luiz Carlos Azenha

    É por aí. abs

    Quadros

    Nenhuma novidade, é o mesmo discurso utilizado pelos milicos durante toda a ditadura. Ninguém muda sua natureza (nem o escorpião). Mas não se preocupe (argh) que o arenistas-demistas estão sendo cooptados a enterrarem de vez o dr. Jorge e a se habilitarem no PSB: os bornhausen sempre enganaram os milicos, pois desde criancinhas que são socialistas. Assim como todos os que criticaram o Lula e seu governo por serem "amigos" do Sarney e, agora, correram para elegê-lo (de novo: putz) presidente do Senado. Pois é, todos com todos, daí porque o Brasil não melhora: volte, Lula!!

Maria S. Magnoni

Azenha,

O fato é que com escolarização ou sem as pessoas estão cada mais se desinteressadas pela política e pela participação social no geral, e isso é muito triste. Veja isso:
http://www.agencia.fapesp.br/materia/13391/baixo-

Abraços

Gusatvo Borges

Caro Carlos Azenha, opinião sóbria e, relamente, pontual. No entanto, fico preocupado toda vez que o tema "Nordeste" se torna recorrente. Espero ler, em breve, que o país voltou, pragmaticamente, os olhos para essa região, credora do desenvolvimento desta nação, por exportar há muito tempo mão-de-obra para os grandes centros.

Luci

Azenha brilhante sua análise. Está sendo atingido os movimentos sociais e suas história de lutas, aqueles que contribuem para que este país efetive a democracia participativa. Técnicos este país empre foi governado por técnicos. Até com o presidente Lula no governo basta ver os que estavam a seu redor todos técnicos. Tem técnico demais e povo de menos. Técnicos que vão executar políticas públicas que os "não técnicos" sugerem por sentirem os problemas na pele. Os não técnicos pagam impostos, taxas e tributos para manter os técnicos. Voce analisou perfeitamente querem manter distantes da política o povo aquele que lhes conferiu mandato para lhes representar e não para lhes afastar de processos decisórios que afetam nossas vidas.

Nivaldo

Azenha.
Não se surpreenda muito com este texto. Sou professor universitário. Este é o papo mesmo, em grande parte do professorado. Se é que se pode extrair algumas "perolas" deste sociólogo, tento apenas duas: "As principais diferenças entre Dilma e Lula poderão ser explicadas por um só fator: Lula teve quatro anos de escolarização formal, Dilma teve 16 anos". " Dilma será uma presidente de classe média que voltará a agradar à classe média. Lula foi um presidente de classe baixa que agradou ao povão".
Tenho certeza de que a Presidenta Dilma não vai cair nesta armadilha "sociológica".
Bom trabalho.

    Wanda

    Gostei porque voce traduziu tudo isso pra mim.

Osmar

Os jornalões, ah! os jornalões! Passarão os três anos e onze meses seguintes tentando fazer comparações entre os governos de Lula e de Dilma, intrigando, construindo factóides e escandalizações do nada, criando casos e casinhos…
Mas, no momento, o povo está se ligando mesmo é na Reforma Política e botando fé numa futura construção de uma Assembléia Nacional Constituinte exclusiva e aberta, com ampla participação popular, como foi falado durante a campanha eleitoral, tanto por Lula quanto por Dilma.
Aí sim, vamos passar o Brasil a limpo, como preconizava Darcy Ribeiro.

    Darcy na Sorbonne

    Senhoras e Senhoras
    Obrigado. Muito obrigado, pelo honroso título que me conferem.
    Eu pergunto se o mereci. Talvez sim, não, certamente, por qualquer feito ou qualidades minhas, mas sim, como consolação de meus fracassos.
    Fracassei como antropólogo no propósito mais generoso que me propus: Salvar os índios do Brasil. Sim, simplesmente salvá-los. Isto foi o que quis. Isto é o que tento há trinta anos. Sem êxito.
    Salvá-los das atrocidades que conduziram tantos povos indígenas ao extermínio: mais de 80, sobre um total de 230, neste século.
    Salvá-los da expropiação de suas terras, da contaminação de suas águas e da dizimação da fauna e da flora que compunham o quadro de vida dentro do qual eles sabiam viver; mas cujo saqueio, desapropiação e corrupção convertem a eles também em mortos viventes.
    Salvá-los da amargura e do desengano, levados às suas aldeias, em nome da civilização, pelos missionários, pelos protetores oficiais, pelos cientistas e, sobretudo, pelos fazendeiros, que de mil modos, lhes negam o mais elementar dos direitos: o de serem e permanecerem tal qual eles são.
    Fracassei também na realização de minha principal meta como ministro da Educação: a de pôr em marcha um programa educacional que permitisse escolarizar todas as crianças brasileiras. Elas não foram escolarizadas. Menos da metade das nossas crianças completam quatro séries de estudos primários. Anualmente, alcançam os 18 anos de idade, no Brasil, 500 mil rapazes e moças analfabetos.
    Fracassei, por igual, nos dois objetivos maiores que me propus como político e como homem do governo: o de realizar a Reforma Agrária e de pôr sob o controle do Estado o capital estrangeiro de caráter mais aventureiro e voraz.
    A Reforma Agrária que queríamos consistirira em entregar uma parcela da imensidade de terras do meu país — mais de 8 milhões de quilômetros quadrados — à nossa não menos imensa população — cerca de 120 milhões de habitantes — na forma de propriedades familiares de 20 a 50 hectares. O que se fez, efetivamente, nestes 15 anos de governo militar, foi estender mais o latifúndio sobre o país. Agora é a Floresta Amazônica que eles loteiam em glebas de 500 mil, de um milhão, de um milhão e meio de hectares, como propriedades gigantescas às quais o trabalhador brasileiro continua atado em condições de servidão.
    Em lugar de submeter as empresas multinacionais ao controle do Estado, o que se fez, no Brasil, foi entregar o Estado às multinacionais. Nós, latino-americanos, estamos aprendendo nos últimos anos, que muito pior do que ser República de Bananas é ser República das Multinacionais. Com efeito, as empresas produtoras de bananas e abacaxis do Caribe, produziam dólares para os ricos, pobreza para os pobres e ditaduras para todos. Mas sempre produziam dólares. As economias das Repúblicas que as multinacionais estão montando no hemisfério inferior do planeta, não produzindo dólares, exigem um endividamento crescente de cada país — o Brasil já deve cerca de 50 bilhões de dólares —. Mas, como as do Caribe, produzem fartamente ditadura, repressão, violência e tortura.
    Outro fracasso meu e nosso, que me dói especialmente rememorar neste augusto recinto da Sorbonne — mãe das Universidades —, foi o de reitor da Universidade de Brasília. Tentamos lá, conjuntamente com o melhor da intelectualidade brasileira, e tentamos em vão, dar à nova Capital do Brasil, a universidade necessária ao desenvolvimento nacional autônomo. Ousamos, ali, — e esta foi a maior façanha de minha geração —, repensar radicalmente a universidade, como intituição central de civilização, com objetivo de refazê-la desde as bases. Refazê-la para que ao invés de ser mais uma universidade-fruto, reflexo do desenvolvimento social e cultural prévio da sociedade que a cria e a mantém; fosse uma universidade-semente, destinada a cumprir a função inversa, de promover o desenvolvimento. Nosso propósito era plantar na cidade-capital a sede da consciência-crítica brasileira; que para lá convocasse todo o saber humano e todo o elan revolucionário, para a única missão que realmente importa ao intelectual dos povos que fracassaram na história: a de expressar suas potencialidades por uma civilizacão própria.
    O que pedíamos à Universidade de Brasília é que se organizasse para atuar como um acelerador da história, que nos ajudasse a superar o círulo vicioso do subdesenvolvimento, que quanto mais progride gera mais dependência e subdesenvolvimento.
    Desses fracassos da minha vida inteira, que são os únicos orgulhos que eu tenho dela, eu me sinto compensado pelo título que a Universidade de Paris VII me confere aqui, agora. Compensado e estimulado a retomar minha luta contra o genocídio e o etnocídio das populações indígenas; e contra todos os que querem manter o povo brasileiro atado ao atraso e à dependência.
    Obrigado. Muito obrigado.

    Darcy Ribeiro

    Maria Lucia

    Darcy Ribeiro cada vez mais atual. Seu pensamento ainda vai nortear a ação política e cultural no Brasil por muito tempo.
    Por falar nisso saiu a edição Darcy Ribeiro de bolso. Toda obra dele em livros de bolso, bem editados e a preços populares. Edição da UnB. Está vendendo como pão quente.

Briguilino

Azenha, a leitura que você faz dos jornalecos é a mesma minha. Acontece que a realidade é outra. O governo Dilma vai investir no social tanto quanto ou mais que o governo Lula. O que a corja deseja é em 2014 se apropriar das prioridades dos governos petista [Lula, Dilma] com a carinho e bom mocismo do mineirim. Mas, seremos enganados não.

sergio

Azenha, o PIG está sem matérias bombásticas no Brasil e sem dinheiro para ir ao Egito, portanto, haja barrigadas…

Marcilio

Criar duas classes de pessoas, elitistas, separatistas, isso que são este tipo de gente!
http://sujoseempoeirados.blogspot.com

Eduardo Oliveira

Toda e qualquer tentativa de não aceitação da legitima vontade popular não mais ilude, nem manobra. Aceitar às aspirações das urnas, que disseram claramente a quem preferem, será a Tonica doravante. Aceitemos e procuremos caminhar juntos, se não , no mínimo, uma ulcera estomacal terão como prognostico, ainda tímido, aos que resistem aos fatos.
Eduardo Oliveira

Gilberto

Azenha,
A questão do "governo técnico" ou a "universitária contra o semi-analfabeto" esconde o principal: O que fazer com o Lula nos próximos quatro anos? Destruir o Lula vai ser fácil?
Desculpe mas, "desconstruir" entendo ser uma tolice. A questão central é: destruir o Lula! Destruir a Dilma será muito perigoso… o fantasma do Lula está na cabeça do PIG e da oposição (que é a mesma coisa).
Já imaginou? Abril/maio de 2014, copa do mundo chegando, Dilma bem fraquinha, e o Lula?

Ney Henrique

Viajem … quyantas vezes a Dilma falou que não iriam separar ela do presidente Lula?

Acho que a Blogosfera tá atacando a Dilma por anciedade e por ainda não saber lidar com o estilo da nova presidente. Em resumo, vocês estão caindo na conversa dos Jornalões …

O que vai determinar se a Dilma ouve o povo ou não é a manutenção do padrão de conferências nacionais. Essa sim a ferramenta pra incluir a sociedade no diálogo. O que vai determinar é se a Dilma vai colocar todo mundo na mesa pra negociar conflitos de interesse … isso ela já fez no minha casa minha vida, dentre outros.

O que os jornalões estão escondendo é que o "estilo técnico" da Dilma tem prioridades como erradicar a pobreza, gerar empregos, melhorar a saúde e DIMINUIR OS JUROS (promessa de campanha exaustivamente repetida)! Se esse for o "governo técnico" da Dilma, Tô dentro! Deixa o PiG chamar isso do que ele quizer …

Vamos segurar a anciedade … se não atiraremos no próprio pé!

Pra mim Dilma vai indo muito bem!

E mais: O Presidente Lula não é traíra!

Douglas O. Tôrres

Enquanto isso o bonde da história esta´passando e a oposição,ou elite,ou pig,ou a "porcada toda",vai se tornado uma página que logo será virada,junto com os EUA,as ditaduras do oriente médio,como virou as ditasuras da America do sul.Deixa eles se enganrem,estão até o pescoçode lama autoritária,preconceituosa,cheios de ódio,e sem a boquinha do governo para se sustentarem. REST IN PEACE

gilberto

O PIG é PIG por ser filho de um PIG.
Não adianta a gente esperar que eles se aquietem e esperem sentados a reencarnação de algum lider antigo deles, que eles não terão paciência pra esperar.
A luta tem que ser diaria.

Roberto Locatelli

Por outro lado, como observou o Altamiro Borges, a eleição de Marco Maia para a pres. da Câmara – 375 votos, contra os 106 dados ao megaempresário Sandro Mabel – tem forte simbolismo para a luta dos trabalhadores. O ex-torneiro mecânico, assim como Lula, projetou-se na política como líder operário. Foi presidente do Sind. dos Metalúrgicos de Canoas (RS) e dirigente da CUT. O petista apresentou o proj. de lei nº 160, em 15/fev/2007, propondo redução da jornada de trabalho para 40 h semanais. O parlamentar, em seguida, manifestou apoio ao projeto de emenda constitucional (PEC) sobre esse tema em junho de 2009.

Marcelo Ramos

Existe, ainda, um elitismo no Brasil. Esse elitismo transparece em muitas áreas e profissões. Na justiça e na política é onde mais percebo, pois são profissões que necessitam formação superior. Na justiça é inevitável, pois o sujeito só pode ser advogado se tiver bacharelado em direito. Mas a política é uma esfera que admite a atuação de qualquer cidadão, pelo simples fato de qualquer cidadão é também um cidadão político. Esse Alberto Carlos Almeida é o mesmo que lançou aquele livro/tese oportunista "A cabeça do brasileiro", segundo o qual a elite não só é totalmente ética – em oposição ao jeitinho brasileiro do povão – como é a mais talhada para exercer o poder político, por causa de sua formação superior. Bem, o governo Lula mostrou que tanto a tese quanto o livro estão totalmente errados. Felizmente, não foi um "doutor" que esteve no poder nos últimos 8 anos. Um doutor não teria tido a criatividade para lidar com crise de 2008 que Lula e seu staff tiveram. Um doutor ficaria preso às teorias ortodoxas de um staff ortodoxo.

Roberto Locatelli

O PT acha que bastam "boas intenções" para que tudo seja resolvido.

Não é mais preciso que o povo se mobilize, pois o PT agora está no governo. Por isso, o PT sumiu dos movimentos sociais.

Talvez o "estilo" de Dilma seja um reflexo dessa visão canhestra. Talvez seja apenas a carcomídia torcendo para que Dilma continue fugindo do confronto.

De qualquer forma, isso nos lembra, pela enésima vez, que o PT não é um partido socialista e que ele não quer encarar a questão fulcral da Humanidade neste momento histórico: ou acabamos com o capitalismo, ingressando numa nova era, ou o capitalismo acaba com o planeta.

    patricio

    Na mosca, Locatelli. O povão de todos os cantos do mundo permanece adormecido, até que aparece um fato novo – o que não acontece toda hora – e o faz despertar. Ver os últimos acontecimentos no mundo árabe/islâmico. Se um partido de trabalhadores se isenta da responsabilidade de organizar essa gente enfurecida (que tem toda razão em estar enfurecida com o sistema), perderá mais uma oportunidade de virar a história. Dará de mão beijada (e infelizmente essa é a minha suspeita) – aos protofascistas neoliberais. Restará ao povo se auto-organizar. E o PT autêntico pagará caro por deixar passar o trem da história.

    Alan

    O PT tem nos seus documentos históricos o compromisso com o socialismo democrático,e é preciso urgente que o partido volte as suas raízes socialistas.O capitalismo esta decadente e precisamos de outro modelo de sociedade com mais justiça e democracia,e a minha sugestão para substituir o ultrapassado capitalismo e o socialismo democrático.

waleria

Já tô com saudade do Lula.

Tô com saudade de sentir o povo no poder de novo.

Vi no discurso de Dilma sua prioridade a reformas politicas e tributárias.

O povo precisa de reforma na saude, uma lei de concessões de tele-comunicações, reforma na justiça.

Senão o povo será como sempre alijado do poder de novo. Haverá o fosso entre o povo e os politicos – que só sabem girar em torno do próprio umbigo.

    Marins

    Espetacular seu comentário. Disse tudo. O povo está sendo menosprezado novamente pela "tecnicidade" .
    Esse tipo de governo só se lembra do povo na hora de colocar o voto na urna.

    Eu como parte do povo me sinto preterida por esse governo técnico. Não me sinto representada.
    A ida de Dilma a Folha e aquele discurso tosto foi só o retrato fiel do que já está acontecendo desde de 01 de novembro.

ebrantino

Olé, correndo o risco de ser chamado de o maior puxa saco da paróquia, sou obrigado a comentar o acerto do seu asserto ( o lembretezinho do idioma pátrio vai de graça para os mais jovens – quase todos, quase todos …) Pois é o Azenha ( que, por sinal quer dizer Moinho ) realmente quer moer a reação. Pedindo desculpas pelas impertinências, é verdade que o tal Governo Técnico é o último refugio do perdedor. Perdeu, não poderá aplicar as sua politicas anti-povo, antisociais, e, NAO CANSO DE REPISAR, anti-nacicionais, então, vem com essa história de governo técnico. Certamente, não serão as técnicas politicas pro-povo, pro-Brasil, que quer. Ao contrario, espera emplacar a politica da submissão ao império, ÚNICO CAMINHO QUE VISLUMBRA para sobreviver como grupo POLITICO com algum poder de barganha. É batalha perdida, nós, o povão, estaremos atentos. Vade retro.

Antonio

Há uma associação entre político e corrupção. Culpa dos próprios políticos. Não que todos sejam assim, corruptos, mas, quando os políticos querem aprontar, parecem que fazem um acordo, do qual participam governo e oposição, não aparece um uma voz discordante, como no caso do aumento dos salários dos parlamentares. E, quando aparece uma voz discordante, não é dado a ela a devida relevância.

Prix

Azenha… q foto é essa????

Deixe seu comentário

Leia também