VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas

Joesley compromete PT, PMDB e PSDB, diz que Temer é o chefe da quadrilha e reforça o discurso da PGR-Globo contra o acordão de Jucá

17 de junho de 2017 às 13h09

Da Redação

Chama-se spin a tentativa, muito comum em propaganda política, de trabalhar os fatos para apresentar uma versão que seja benéfica a este ou aquele interesse.

Quem inventou o spin foi um sobrinho de Sigmund Freud, Edward Bernays, tido como o pai das relações públicas, que aplicou com sucesso suas teorias na nascente sociedade de consumo dos Estados Unidos. Começou confundindo o ato de fumar com “libertação feminista”, bombando a indústria do cigarro com a adesão de milhões de mulheres ao tabaco.

Nas últimas horas, diante da entrevista concedida pelo empresário Joesley Batista à Época, o spin é de que o dono da JBS inocentou Lula e jogou toda a culpa pela corrupção no Brasil nas costas de Michel Temer.

A leitura da entrevista completa (ver abaixo) não autoriza esta interpretação.

O empresário atira igualmente no PT, no PMDB e no PSDB. Aliás, localiza a origem dos fatos que denuncia no primeiro governo Lula. Embora afirme que nunca teve uma conversa direta com o ex-presidente sobre o pagamento de propinas, diz que os esquemas do PT eram feitos com intermediação do ex-ministro Guido Mantega.

Ele pode ter mentido, mas é impossível dizer que Joesley fala a verdade sobre o PMDB, mas mente quando menciona o PT. Não dá para fazer uma leitura seletiva da entrevista.

Podemos, sim, especular. Por que ele falou agora e à revista Época?

Estamos na véspera de uma semana crucial para o futuro do governo Temer, que claramente a PGR, a Globo e a Veja buscam exterminar.

Por que a Globo decidiu-se por jogar ao mar Aécio Neves, cujo pedido de prisão será julgado pelo STF na próxima terça-feira?

De novo, podemos apenas especular: com seu discurso antipolítica, a Globo aposta numa solução tecnocrática, indireta, via Congresso, que permita a retomada da agenda ultraneoliberal sem o peso de carregar Temer e sua gangue.

O que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez, ao pedir que Temer renuncie e chame eleições gerais já, pode ter sido apenas um recado à Globo: se vocês insistirem, vamos às eleições gerais correndo o risco de reeleger Lula ou algum outro governo que vocês, da família Marinho, não controlem!

Jogada esperta.

Em sua entrevista, Joesley compromete PT, PMDB e PSDB. Denuncia Lula e Dilma.

Mas — e aqui é o que realmente interessa à PGR — retoma a ofensiva contra Temer e sua base de apoio no Congresso e deixa o STF numa saia justa diante do pedido de prisão de Aécio Neves.

É óbvio que o powerpoint do procurador Deltan Dallagnol, apontando todos os dedos em direção a Lula, perde a força — se algum dia teve –, mas também é óbvio que esta é uma questão subsidiária no grande confronto do momento, que une PGR-Globo-Lava Jato de um lado e o acordão antecipado por Romero Jucá, “com o STF, com tudo”, de outro.

 

14 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Morvan

18/06/2017 - 22h43

Boa noite.

Época:

… Abaixo, uma versão abreviada da entrevista, levemente editada por razões de clareza…

Opinião do blogue:

… Ele pode ter mentido, mas é impossível dizer que Joesley fala a verdade sobre o PMDB, mas mente quando menciona o PT. Não dá para fazer uma leitura seletiva da entrevista…

Quanto à opinião do blogue, questiono, pois, como formador de opinião, creio que não se trata de seletivismo. Até o corte do período parece se adequar à “versão abreviada, levemente editada por razões de de espert., digo, de clareza.”.
Sr. opinador; ou v. sa. está desconhecendo a Época [de Golpes] ou a nós. Não vilipendie nosso tirocínio. Não é bom negócio. A mídia tradicional já o faz e não funciona.

Saudações “#ForaTemerGolpsista; Eleger o ‘Jara’, recobrar o país das mãos dos destruidores. Reformas Política e do Golpiciário são indispensáveis; governabilidade é o k-cete“,
Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.

Responder

Ralfo Penteado

18/06/2017 - 04h36

Nivelando por baixo. O estado brasileiro é achacador.

Responder

Dimmer

17/06/2017 - 19h31

O povão da classe média só vai acordar qdo tomar no *R.

Responder

Esmeraldo Cabreira

17/06/2017 - 16h38

JOESLEY BATISTA VIROU VESTAL VIRGEM E SANTA……..KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
A GLOBO PENSA QUE AINDA CONTROLA O SCRIPT DO GOLPE E OS DESÍGNIOS NACIONAIS……. ESTÃO GASTANDO A JÁ POUCA PACIÊNCIA POPULAR….. DEVEM IR PARA O PATÍBULO……..

Responder

Eduardo

17/06/2017 - 16h03

Onde compromete o PT? Troca o óculos.

Responder

Leo

17/06/2017 - 15h04

E ainda tem gente que defende PT, PSDB, PMDB, etc.! Que absurdo!!!

Responder

    Paulo Pretinho

    18/06/2017 - 01h03

    Ficou claro qual era o único método e atuação , sendo todos gravados: entregar malas de dinheiro. E nenhum petista da alta cúpula foi gravado com tais malas. Mais inocente do que isso, impossível

João Paulo

17/06/2017 - 15h00

Ele só fala do pmdb e psdb mas as notas maiores a revista só deixa pra o PT
Kkķkkkkkkk

Responder

Allex

17/06/2017 - 14h40

O redator omite um fato importante: contra Lula e Dilma existe apenas a narrativa de um criminoso (não nos esqueçamos de que o tal Joeslei é isso acima de tudo) chancelada e editada por uma mídia venal e golpista . Contra Temer e sua gang, bem como contra Aécio Neves existem gravações e papeis altamente comprometedores apreendidos pela insuspeita polícia tucana. Tudo nas mãos de um ministério público e um judiciário abusivos e esquerdofóbicos. Ou seja, seria a redação aí em cima, ela própria um clássico exemplo de spin?

Responder

    Lukas

    17/06/2017 - 20h10

    Eu te disse, eu te disse….

JoãoP

17/06/2017 - 14h39

O Pessoal do PSOL bem que se esforça para nivelar o PT aos demais partidos. Mas a população nunca caiu nessa história, basta ver as pesquisas que colocam o Lula como vencedor em qualquer cenário. Enquanto a lider for padrão lulu, apoiadora da lava-jato, o PT não tem concorrente.

Responder

Lukas

17/06/2017 - 14h00

“Ele pode ter mentido, mas é impossível dizer que Joesley fala a verdade sobre o PMDB, mas mente quando menciona o PT. Não dá para fazer uma leitura seletiva da entrevista.”

Claro que dá Azenha, espere pelos comentários. O pessoal aqui do blog dá nó em pingo d’água e vai provar que tudo que ele falou contra PSDB e PMDB é verdade e tudo contra o PT e Lula é uma deslavada mentira.

Com fatos e argumentos.

Responder

    Andrea

    17/06/2017 - 22h06

    Azenha,
    A diferença entre o que é dito contra o PT e o que é dito contra PMDB e PSDB é simples: se o PT é tão corrupto e institucionalizou a corrupção, então por que o entrevistado não conseguiu produzir uma única prova contra o partido?
    Onde estão as gravações, malas de dinheiro, contas na Suíça (que não estejam em nome do próprio entrevistado, claro)? Eu não acredito no Joesley, mas acredito nas provas que ele obteve. Acredito também nas provas ostensivas de riqueza material do Temer, Gedel, Moreira Franco, Aécio, Serra, e FHC.

Deixe uma resposta