rony orleãns (17/06/2009 - 17:38)
SE O SER HUMANO NÃO MUDAR SUA MANEIRA DE PENSAR,DINHEIRO E LUCRO,NÃO ADIANTARA MEDIDA ALGUMA.O MUNDO SEMPRE FOI ASSIM,E ASSIM CONTINUARA SENDO.NÃO EXISTE EQUILIBRIO NESTE JEITO DE PENSAR DA HUMANIDADE.
valdemar michel (08/06/2009 - 10:10)
SE a américa é o quintal do imperialismo-opressor dos estados unidos, a áfrica é o que podemos chamar de o eldorado da europa.tudo por uns dólares, uns euros.pra que dar valor a vida,ela é muito barata na america e na áfrica.
www.demoro.com (02/04/2009 - 14:12)
Elite americana? Acredito que a nossa elite não se encaixa também a esse termo, afinal os WASP tem iniciativa e são cultos, contrário da nossa elite, que copia e é ignorante.
Bobagildo (28/02/2009 - 00:01)
Claro que a África é muito mais digna que a América (EUA), que nossas elites (as brasileiras) não chegam nem aos pés das quenianas, congolesas etc., somos claro piores que Amin, Mugabe e quejandos.
Concordo com Azenha. Vou até convidá-lo a deixar o modo de vida americano (e nossos lep-tops, nossos carros consumidores de óleo etc.) para viver no idílico comunitarismo de uma favela queniana.
Bem, mas é claro Azenha, você tem todo o direito de enjeitar minha oferta. Ao contrário da maioria dos africanos, né mesmo?, que são obrigados a viver nesses muquifos pelos facínoras de sua elite brutamontes, em geral de esquerda.
Alma (11/01/2009 - 20:29)
Excelente texto, Azenha. Sinceramente eu também sempre achei muito curiosa essa aversão toda ao Mugabe... Não que eu admire ditadores, mas a reação da mídia me parece um pouco exagerada. Quanto a esse modelo de elite, sempre tive nojo... Nunca sonhei em ir à Disney, e quando morei em Paris, não cedi às tentações de meus colegas empolgados com a versão européia. Mas quando tiver uma graninha em caixa, ainda vou à Amazônia... Como você vê, eu nunca poderia ter saído desse braço do império em território nacional...
Lázaro (08/11/2008 - 17:32)
Falando em elite americana...
com a derrocada do pseudo-comunismo da extinta U.R.S.S., o alto escalão daquelas repúblicas surgiu como "novos ricos". Esquemas de corrupção inimagináveis atrás da cortina de ferro.
Vocês lembram dos ataques especulativos que varreram os tigres asiáticos, Rússia, México, Brasil...
Uma reportagem na Folha de São paulo à época dizia: "Somos todos japoneses".
Pois é... Pouco importa se eles são americanos, africanos, russos...
E nós aqui embaixo, o que somos? Neobobos???
Luiz (26/10/2008 - 12:52)
Resposta ao Sr. Angelo
Eu entendo a filosofia de sua colocação mas ela é reflexo de uma mente um tanto alienada. Remete também à teologia da prosperidade do protestantismo, mentalidade capitalista. E ela realmente é muito bonita. Se não fosse mentirosa, já que essa elite que não devemos nos importar é aquela que proíbe com que os mais necessitados tenham uma melhor condição de vida. Sim, isso mesmo. Basta entender um pouco de economia. Dinheiro não nasce em árvore. não há como fazer crescer dinheiro do nada. Se uma parcela da população fica cada vez mais rica, a outra parcela fica mais pobre. É engraçado, você diz: "Eles que se aprimorem intelectualmente", hahahahahah, muito engraçado isso, se eles não têm acesso à educação de qualidade. Nem no governo daquele que prevejo que seja seu querido presidente F.H.C..Aliás, pior no governo dele. Esse postura indiferente com os mais necessitados que me revolta. E esses são ditos como cidadãos de bem.
Angelo (12/10/2008 - 10:27)
A todos..., os que como o Azenha, tem algum "resquicio comunistoide, interior" (ou bem exterior...!) ! Cuidado !; pois seus comentarios são "contaminados" e distorcidos, pela "famosa dialetica" ! Que "a elite", seja americana..., não é o que importa ! Importa que "os pobres", entendam que devem se independizar interior e intelectualmente, para progredir ! Independentemente que a elite, os ajude ou não! Essa de culpar "os outros", pela minha vagabundagem..., é comodo demais ! Que os pobres, os negros, os indios, os quenianos, ou..., qualquer minoria, comece a andar ! Que busquem(pacificamente!, como o Gahndi ensinou !),a ajuda necessaria! Negociada inteligentemente...! Para andar com as proprias pernas ! Pois...,ninguem pode ser perdoado por estar na miseria intelectual e economica, porque "a elite" não fez...!
Patrick (26/08/2008 - 21:55)
Apenas hoje li a Cartacapital da semana e li sua matéria sobre Obama e o Quênia. Uma grata surpresa, meus parabéns.
Hélio de Jesus (Hélio Tattu) (08/07/2008 - 22:53)
Azenha muito bom seu texto. Os elogios já estão ficando redundantes, afinal todo texto que tem sua assinatura é de qualidade inconteste. Olha, tenho pena da parte da elite brasileira. Vivem em um mundo fictício, pra não dizer um undo virtual (em tempos modernos). "Constroem" um mundo irreal. É inerte. Reclama dos roblemas que os "mal-nascidos" provocam que a atinge (violência p.ex.), mas nada faz, se não protestos idiotas em programas globais ou na hebe. Ôh dó!!! Sinto esta inércia elitista desde quando era membro das CEB's (Cumunidades Eclesiais de Base), quando membros da elite nos olhavam com medo. Medo, porque nunca tivemos preguiça de irmos em busca de soluções, mesmo porque, éramos todos "mal-nascidos", e como tais, aprendemos alutar desde cedo. Mas o principal medo era - e é - de não terem argumentos para contrapor "nossa" luta.
Elite é elite em todo lugar, em São Paulo, Rio, ou no interior de Minas, onde ainda estamos na "batalha".
A cultura estadunidense nos assaltou a identidade. Se é que um dia a tínhamos.
Concordo, Conceição, eles são estadunidenses, pois todos somos americanos. Nem de norteamericanos devemos chamá-los, afinal na norteamérica ainda tem mexicanos e canadenses, além dos estadunidenses.
Abraços fraternais!!!
Pedro Ayres (08/07/2008 - 19:57)
Caro Azenha,
meus cumprimentos pelo texto e por ter colocado como muita clareza e estilo quais são os reais valores que devem nortear um trabalho jornalístico. Mas, sobre a nossa "elite" creio que há uma grande diferença, pois, como dizia um velho amigo, o poetea peraense Ruy Paranatinga Barata,"a diferença entre a nossa elite e a elite de alguns países, é que enquanto a deles tem genealogia, a nossa, quando muito, tem pedrigree".
Luiz Alberto Roussenq (08/07/2008 - 16:57)
Caro Azenha, a parte final de seu artigo é de uma primazia ímpar. Comentar algo mais seria tomar um espaço já preenchido pela excelência de sua verve! Parabéns, nossa elite (que de elite nada tem!) é isto mesmo, americana decadente e prepotente! O que mais poderia querer ser, tendo em vista o que possui?
Paulo Cesar Rocha Santos (08/07/2008 - 16:53)
Continuando ..
Me posicionando como definidor de quem deve ser classificado como uma coisa ou outra posso conseguir resultados interessantes: O sujeito tem uma renda mensal de R$12.000,00, ja viajou o mundo todo e mora numa cobertura então digo que o sujeito sem sombra de duvida é da elite, nesse caso o Presidente que atende este requisitos seria elite, e no entanto nem ele nem os autointitulados elite o veem como tal. Se voce for em Sampa e consultar qualquer membro da classe média que tenha frequentado universidade e possua uma renda razoável, na maioria dos casos o mesmo se enquadrara no grupo da elite, eu diria que é POVO.
Em resumo a classe social a que pertence o sujeito depende mais da opnião e atitude do mesmo do que de qualquer outro fator.
Outra consideração pode nos ajudar neste caminho para encontrarmos nossa verdadeira elite: No Congo, país pauperrimo da africa existe elite? Se procurar com certeza se encontrara Congonezes que se auto intitulam Elite e uma analise superficial chegara a uma conclusão semelhante, depende mais da opnião e atitude do sujeito. Extrapolando um pouco, será que algum membro da elite brasileira gostaria de ser membro da elite do Congo? desconfio que não encontraria nenhum disposto a tal troca. Agora será que gostariam de ser membro da elite Norte Americana ou Europeia? Claro, Obvio que sim, aliás, muitos já se acham como tal.
continua ...
Alexandro (08/07/2008 - 16:29)
Pequenos gestos e costumes nos mostram o quanto nossa elite e imunda,reacionaria e americanizada...Somos o pais do quartinho de empregada, a senzala do seculo XXI; O pais do elevador de servico; O pais onde um predio de estilo neoclassico que abriga a sua mais luxuosa tem como vista o Rio Pinheiros...somos o contraditorio! Texto comovente Azenha, antes de tudo porque voce se coloca nao como o senhor da razao, mas como alguem que por costume ou mero descuido esta sujeito as mesmas interpretacoes e opinioes reacionarias de quem esta acostumado com as ideias "vomitadas" por essa elite suja!...Alguem humano, como qualquer um de nos! Vale refletir! Parabens!!!
Wellington Coelho (08/07/2008 - 15:56)
Rapáz. Não é que você tem razão! Aqui na España, há uma dito popular que diz o seguinte:..." Si los EEUU gripar, nosotros estornudamos..." (se os Estados Unidos gripam nós espirramos). E, não deixa de ser a mais pura verdade. Todo esse reboliço causado pelo mercado imobiliário norte americano, ainda está deixando o mercado emonomico espanhol em frangalhos. É incrível como um país com uma história milenar, se deixa influenciar tanto assim. É bem verdade que nossa proximidade nos deixa muito mais expostos ao "Extrangeirismo Norte Americano" e suas influências (negativa, as vezes), mas, também devemos ressaltar que, ao poucos, ainda que aos trancos e barrancos, estamos chegando "Lá". E, como já dizia a canção, "Depende de nóis...", para que tudo ocorra em um prazo curto de tempo e com o menor efeito colateral possível. Um forte abraço.
murilo zibetti (08/07/2008 - 14:06)
excelente texto azenha, reflexivo e autoral. e ponderado ainda por cima, sem se preocupar em estabelecer verdade. por isso tou pedindo autorização para postar o texto e o linque no meu blógue. mais pessoas devem ter acesso a essas considerações; e então, me autoriza? grato antecipadamente.
Sagarana (08/07/2008 - 13:08)
Nossa Azenha, quando vc morrer vc vai para o céu! Ou será que vc vai para aquela ala superpovoada do inferno reservada aos bem intencionados?
Nilson Euclides da Silva (08/07/2008 - 12:39)
Azenha,
A nossa democracia será capaz de mudar isso?
O povo brasileiro não se confunde com a sua elite, mas é essa elite que controla os jornais e a televisão, e esses ainda são os principais meio de comunicação.
A internet é artigo de luxo no Brasil.
Democratizar a informação, ampliar as relações entre os vários brasis pode nos levar a outras leituras desse país que não se resume no que falam e pensam aqueles que frequentam a Disney, os Shopping e e a tv a cabo.
Pedro Ivo (08/07/2008 - 12:29)
Azenha, cumprimento vc, é a primeira vez que estou comentando no seu blog. Ó, achei seu texto excelente, mas até eu me supreendi do modo como somos colonizados pelos EUA. No geral, não tenho nada contra os EUA e seu povo, mas ver aquele pessoal do Manhattan Connection é pra mim uma experiência masoquista. Fico profundamente irritado quando vejo aqueles bestas. Confesso que já gostei deles algum dia, mas hoje vejo o deslumbramento idiota deles com outros olhos. Se sentem os donos da verdade porque vêem o Brasil de lá de NY. De qualquer modo, parabéns pelo ótimo texto. Abraços.
Marcio Leandro (08/07/2008 - 07:44)
Elite ou não elite, somos todos cucarachas para os estadunidenses.
Antonio Pereira (08/07/2008 - 00:31)
Texto excelente. Melhoramos muito como povo, mas nossa elite continua puxando os indices de civilidade para baixo.
Há muita verdade para ser revelada sobre as atrocidades que a Europa humanitaria e culta executou na África, Ásia, América do Sul e etc.
Vinícius Augusto (07/07/2008 - 20:21)
Se tem uma coisa que eu simplesmente odeio é rasgar seda...
Mas esse texto foi sensacional...Vai virar quadro no meu quarto de música...
bentoxvi-o santo (07/07/2008 - 18:46)
..."TRANSFORMA O BRASIL EM UM PUT... PARA ASSIM GANHAR MAIS DINHEIRO"...É A RAIZ HISTORICA DAS ELITES BRASILEIRAS...AQUÍ GANHAM MUITO DINHEIRO...SE DIVERTEM...E VIVEM NAS OROPAS E STATIES...COMO AS ELITES PORTUGUESAS NA EPOCA COLONIAL...A VELHA MENTE COLONIZADA...ELITES SIM...TODOS QUE DETEM O PODER...INCLUSIVE EX-ESQUERDISTAS...QUANDO NO PODER...BYE BYE BRAZIL...
Felipe Guerra (07/07/2008 - 14:09)
Ou se pode diferenciar a elite econômica da elite intelectual, nem sempre um mebro da 2ª pertence à 1ª...ou seja, normalmente a 'elite' que atrasa o país é essa que tem muita grana.
Dennis Rodrigues da Silva (07/07/2008 - 13:05)
É o que eu sempre falo, misturando um bordão brasileiro com uma música da Bad Religion: "Deus é brasileiro, mas Jesus é americano!!!
DUDU (07/07/2008 - 12:14)
QUANDO SE TRATA DOS AMERICANALHAS, SEUS FILMES MOSTRAM BEM O QUE SÃO: EM TODOS ELES TEM CENAS DE PESOAS NA PRIVADA FAZENDO COCÔ, ALGUEM VOMITANDO OU COMENDO COMO PORCO(QUE SÃO).
Jorge Nunes (07/07/2008 - 11:34)
Sim nossa elite é mesmo americana, o terceiro mandato de Uribe que é aliado dos EUA é chamado pela imprensa daqui de "segunda reeleição". Assim eles tentam apagar a idéia de terceiro mandato que tanto criticaram em Chavez. Ou seja para Uribe vale uma segunda reeleição e para Chavez não vale um terceiro mandato... de qualquer forma as elites latinas e dos EUA dão apoio ao terceiro governo Uribe.
Alexandre Carlos Aguiar (07/07/2008 - 10:11)
A discussão não deve passar pelo uso das palavras estrangeiras, ou por um ou outro costume. As culturas se incorporam. Há quem discuta os festejos do ralouin (o dia das bruxas), mas esquece que o Carnaval e até o futebol, decantados como coisas brasileiras são, na verdade, coisas importadas. O Carnaval vem dos festejos greco-romanos e medievais e o futebol (o nome é estrageiro aportuguesado) vem da Inglaterra. O que se deve levar em conta na discussão é o quanto isso nos aprisiona em relação ao colonizador, o quanto devemos a eles e o quanto nossas classes mais pobres ainda têm que pagar para se tornar rica.
Guilherme Mallet (07/07/2008 - 09:37)
Esses dias assisti no Globo News uma matéria muito interessante Jorge Pontual falando sobre as intervenções ocidentais na África. Os jornalistas de uma rádio jovem do Zimbábue resumiu a questão: REFORMA AGRÁRIA. Apesar de reconhecerem muitos problemas de seu país, o que é natural, apontaram como causa da ira ocidental o fato de Mugabe estar fazendo reforma agrária em seu país redistribuindo a terra dos ex-colonizadores brancos... É bem provável.
romério rômulo (06/07/2008 - 23:08)
azenha:perfeita a sua avaliação.a elite brasileira é
reacionária e norte-americana.todas as bobagens que vêm de
lá são bem vistas aqui.o sonho dessa gente é morar onde?
certamente por lá.acham o máximo.romério
Luís Carlos P. Prudente (06/07/2008 - 20:29)
A nossa elite é isto mesmo. Só é assim racista e preconceituosa contra o povo porque acha que vive nos states. Quer falar a língua dos states e adora frequentar lugares chiques com nomes na língua dos states. É sinal de burrice mesmo de nossas elites dos states.
Fátima (06/07/2008 - 19:16)
Muito bom,Azenha!É um grande prazer vir diariamente ao seu site e ler as reportagens e textos aqui publicados.
Excelente sua auto-análise e reflexão quando se percebe repetindo o pensamento colonialista.Há poucos dias,me vi fazendo o mesmo qdo comentava com a minha sobrinha sobre a experiência no Amazonas e me vi repetindo:"os índios são preguiçosos,só saem para pescar o que vão comer no dia"!Na mesma hora,me dei conta de que repetia o que tinha ouvido de brancos de lá.Nessa nossa sociedade consumista em que pegamos muito mais do que precisamos e temos o hábito de guardar coisas que muitas vezes nunca iremos usar,tirar da natureza só o que necessita naquele dia,não trabalhar feito doido para juntar coisas,nos parece mesmo muito estranho!
Quanto à nossa elite americana,tenho que admitir que a essa altura,nenhum de nós está 100% "limpo"!nós já fomos invadidos há muito,a ponto de termos entranhados em nosso hábitos ao menos palavras e expressões que repetimos sem pensar.Um simples ex:muitos de nós usamos aqui mesmo a expressão "off topic",até mesmo por ser mais curta para escrever!
grande abraço e mais uma vez,obrigada!
Francisco Pereira Neto (06/07/2008 - 17:12)
O PHA continuamente fala da elite branca de S.Paulo, que não deixo de concordar mas, ele se esquece das elites de outros estados que são tão perniciosa ao país quanto a de S.Paulo. Não é só aqui no nosso estado que nós observamos frases em inglês que não haveria necessidade nenhuma de usá-las, porque na sua grande maioria há traduções adequadas. Só concordo com frases que não têm uma tradução fiel. Então nós vemos, flat, falô brother,qualify - que já vi escrito por aqui como califai - neste caso, pelo menos aportuguesou. Mas, e daí? Qual o significado? Outras, condominio green garden, aliás, para condomínio ser condomínio têm que ter nome em inglês, se não não vende. Quem da elite compraria uma casa no condomínio jardim verde? Teen então nem se fala. Bom exemplo da Folha que vc deu.
Haloween já se incorporou no nosso folclore, mas qual o seu significado e origem, não tenho a mínima idéia. E olha que eu gosto do idioma inglês! Mas o que acontece aqui no nosso país é um exagero, é um processo de aculturação. E nós fazemos piadas em cima dos portugueses só porque eles chamam o mouse do computador de rato! Pelo menos eles têm o capricho de cuidar do idioma, coisa que infelizmente nós não temos. Quando eu falo que aqui em Botucatu têm uma comunidade que cria saci, todo mundo acha estranho e começa a maior gozação. Isso é coisa de gente lunática, imaginam eles. Pois é assim mesmo que se acaba com as nossas tradições e culturas. E viva o Haloween!
Francisco Pereira Neto,Botucatu,SP
Nazareno Lima (06/07/2008 - 11:12)
Fantástico, Azenha você é padegua. Vou desfrutar este domingo bem lavado.
jeanette (06/07/2008 - 09:48)
Você tem razão. Estamos tão americanizados que nem percebemos o fato. E esta mania de comemorar halloween até nas escolas é lamentável.
Gaspar (05/07/2008 - 21:42)
Gostei muito do seu texto. De fato a nossa elite e americana e a coisa é muito mais profunda do que parece. Nós somos de fato amereicanizados. Por exemplo no seu texto você fala: ... Fashion Mall é o SHOPPING ...
Um abraço
Tiago (05/07/2008 - 19:03)
Os vícios e as origens das elites são os mesmos em todos os lugares. Os métodos também: as associações, controle da midia, o pensamento único. Hoje vi uma matéria no Jornal Hoje sobre "férias de crianças brasileiras" curtindo um acampamento no exterior. Pensei comigo que eles retratam como rotina de um país as vidas de uma finissima minoria, qual não foi minha surpresa que uma das crinças entrevistadas tinha o sobrenome de um nobre senador da república. Eles controlam a noticia, eles se fazem a noticia, aqui, no Quenia, em qualquer lugar. Da noticia fazem a história, ou melhor, nos empurram, a nós e nossas crianças, a história que lhes interessa. Sou da periferia de SP e trabalho com pessoas de nivel social intermediario. E fico impressionado como, sendo a TV oficial a sua única fonte de informação, há o desconhecimento em relação a coisas simples do dia a dia dos mais pobres; é algo surreal para eles. Da mesma forma, coisas do cotidiano deles ás vezes me intrigam, pois não entendo como pôde se criar tamanho abismo entre pessoas que são vizinhos. E assim segue a lavagem cerebral dos heróis da independência...
E tem mais Azenha, o lugar onde jornalistas escrevem na internet se cjama blog.