Paulo Bernardo descobre o monopólio. Do Google, não da Globo

Tempo de leitura: 4 min

Foto: Wilson Dias/ABr

03/02/2014 – Copyleft

Troca na Secom reaquece debate sobre comunicação no PT

Até mesmo representantes da ala conservadora do PT como o ministro Paulo Bernardo, incorporaram o tema da regulação da mídia nos seus discursos.

Najla Passos, na Carta Maior

Brasília – Mal havia terminado a cerimônia em que a presidenta Dilma Rousseff agradeceu os serviços prestados pela jornalista Helena Chagas a frente da Secretaria de Comunicação Social da Presidência e deu posse ao novo ministro, Thomaz Traumann, uma mudança já se fazia sentir também no discurso da ala mais conservadora do PT: o debate sobre a democratização da mídia foi incorporado à agenda até mesmo daqueles menos afeitos ao tema.

Em entrevista à imprensa, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ressaltou que sempre defendera à regulação da mídia, pauta cada vez mais reforçada como prioritária pelas instâncias democráticas do PT, mas que nunca encontrou o eco necessário no governo.

Bernardo é aquele que engavetou o projeto de marco regulatório da comunicação deixado pelo ex-ministro do governo Lula, Franklin Martins, e defendido pelo movimento social organizado que luta pela democratização da comunicação.

“Em primeiro lugar eu sou favorável à regulação da mídia. Eu acho que sempre falei isso, sempre defendi. Nós precisamos apenas nos colocar sobre qual vai ser o modelo, sobre qual a forma de conduzir isso, se nós vamos fazer um projeto único ou por partes”, afirmou.

O ministro criticou o projeto herdado de Franklin Martins, alegando que ele não toca em questões consideradas por ele essenciais.

“Eu, por exemplo, tenho uma visão sobre o projeto que o ministro Franklin trabalhava que eu acho que temos que incluir questões essenciais, por exemplo, sobre o que acontece na mídia de internet”, observou.

Ao abordar o tema da comunicação, Bernardo não tocou em nenhum daqueles pontos caros aos militantes pela democratização dos meios e à própria militância petista, como a concentração da comunicação brasileira nas mãos de meia dúzia de famílias. O ministro nada falou, por exemplo, sobre o fato da TV Globo ter recebido sozinha, em 2012, 44% de toda a verba federal destinada à publicidade, em função dos chamados “critérios técnicos” preconizados pela Secom de Helena Chagas.

Preferiu atacar o gigante multinacional Google, alçado por ele ao imposto de inimigo número da comunicação no país.

“Acho que o Google está se tornando o grande monopólio da mídia. E a gente vê assim uma disputa entre teles e TVs que, provavelmente, se durar mais alguns anos, o Google vai engolir os dois”, afirmou ele, deixando nas entrelinhas o recado de que todo o debate travado acerca dos monopólios nacionais perdera relevância.

Para o ministro, no centro do debate sobre a regulação da mídia está a necessidade de regulamentar a publicidade na rede, para que os veículos tradicionais não sejam prejudicados pelas novas mídias.

Uma regulação, portanto, que vai muito mais ao encontro dos interesses dos mesmos de sempre do que aos anseios por pluralidade de informação da maioria do povo brasileiros.

Mais afinado com o projeto de marco regulatório defendido pelo seu partido, o deputado André Vargas (PT-PR) ressaltou que a troca no comando da Secom não é suficiente para resolver o estranhamento entre PT e governo acerca da comunicação. E quando questionado se a postura da presidenta significava uma sinalização de que a política de comunicação do governo vai mudar, mostrou-se pouco crédulo: “tomara”.

“Nós não podemos negar que temos uma certa resistência à estratégia do governo não só em relação à Secom, mas à comunicação em geral. Nós já deveríamos ter avançado alguma coisa em relação ao debate sobre o papel da mídia brasileira. E isso não foi feito. Agora, só a troca da Secom não resolve. É uma questão de postura de governo”, observou.

Vargas também defendeu a revisão dos “critérios técnicos” adotados pela Secom para distribuição de verba publicitária.

“A burocracia é que conduzia as coisas aqui no Palácio do Planalto. Agora, é desejar que o Traumann possa superar essa burocracia, discutir estratégias de comunicação, principalmente em relação à regionalização, à questão dos blogs e da mídia alternativa, porque a mídia de hoje é muito diferente daquela de 2002”, ressaltou.

Para o deputado, embora a conjuntura política não permita muitos avanços na área, pelo menos o debate tem que ser assegurado neste período pré-eleitoral. “O debate tem que ser feito. A sociedade brasileira está sendo interditada no seu direito de debater que tipo de mídia ela quer, até porque, em grande parte, este é um serviço público ou concedido pelo poder público. Mas cada vez que você dá um passo para discutir este assunto, há uma interdição deste debate por meio dos meios de comunicação, estigmatizando este debate.”

PS do Viomundo: O Google Adsense é a única fonte de financiamento de centenas de pequenos blogs. Ou seja, de repente o ministro e a própria Globo se tornam “nacionalistas” para defender o monopólio existente no Brasil contra o polvo internacional — e, na prática, contra a arraia miúda.

Leia também:

Fernando Brito: E a médica cubana vai morar em Miami


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Mauricio Bernardi

Gostaria de comentar a repercussão na mídia brasileira dos Jogos de Inverno, na Rússia. Claro que a blogosfera não comenta porque tem seus temas característicos, ou prediletos. A Folha teve uma visão negativa: no texto Sem Brilho apega-se a detalhes: a falha na apresentação do símbolo olímpico e a prisão de manifestantes gays. Nossa grande mídia ainda está muito ligada aos tempos da guerra fria: não consegue desapegar. Acho que muitas entidades e pessoas tiraram proveito desse conflito. No Departamento de Estado dos EUA deve haver muito saudosismo. A Rússia não pode continuar a ser tratada como um inimigo. Pode ser parceira no Brasil em muitas áreas, especialmente no esporte, onde conquistou o 4º lugar nas olimpíadas de Londres, enquanto o Brasil ficou em 22º lugar.

Roberto Locatelli

O Google AdSense anuncia nos blogs progressistas. O governo Dilma, não.

    Mauricio Bernardi

    A Caros Amigos, da qual sou assinante, tem anúncios de uma página tanto da Coca Cola, quanto da Petrobrás. Acho que eles estão certos. Estamos no mundo capitalista e não podemos nos enclausurar no espaço das nossas convicções.

jose carlos

Paulo Bernardo é uma mala sem alça.Vai ser covarde no inferno.

Urbano

Uma verdadeira aberração foi substituir o Franklin Martins pela figura… Só pode ter sido adrede.

pierre

Por causa desse senhor eu estou torcendo para que a sua esposa seja derrotada no Paraná. Adianto ainda, que se a Dilma continuar, até as eleições, com ele no ministério vou votar em branco, eu e minha família. Não suporto mais votar em traíras. Infelizmente o PT está cheio.

Fernando

Torcida do Botafogo mandou a Globo tomar caju ontem:

http://www.youtube.com/watch?v=UmbdHo45bYc

João Ghidetti

Sempre as mesmas desculpas, até que aconteça um “imprevisto” e a oposição,que anda doidinha para continuar ignorando a meia tonelada de cocaina, que realmente nada significa, pelo menos para ela, e venha com”denúncias comprometedoras”.

Valdeci Elias

Simplificando, ele prefere ficar na frigideira(Globo), do que cair no fogo(Google).

ricardo silveira

Esse ministro ainda é ministro?

Leandro_O

E a questão da velocidade da Internet? Nada né. Aqui no Brasil vai continuar um lixo, assim como os carros produzidos para o mercado brasileiro.

Edinho

Esperar o que de um cínico da grande ala covarde do PT?

Hudson Lacerda

Concordo com ele que a Google é um monstro, um dos maiores inimigos da humanidade atualmente. Mas a Globo é nosso inimigo local.

É uma tragédia que a internet já tenha perdido, ao longo dos últimos dez anos, praticamente todo seu potencial progressista, democratizador. Agora toda ela se tornou uma campanha pela abdicação dos direitos humanos (sobretudo contra o direito à privacidade).

Existir quem veja a Google como uma parceira legítima é uma lástima. Isso mostra como a Síndrome de Estocolmo Digital infectou as pessoas “conectadas”.

==

O que torna a inclusão digital boa ou má? Será que teremos que lançar campanhas de EXTRAÇÃO digital?
https://www.gnu.org/philosophy/free-digital-society.html

Elias

Paulo Bernardo é uma saúva no PT. E o PT está com um bom estoque de saúvas. Ou o PT acaba com a saúva, ou a saúva a caba com o PT.

Ricardo Lima

É um fanfarrão…

Julio Silveira

Essa é fácil, ele mira o Google para acertar a Globo. Ou será tão difícil entender que ao PT não agrada confrontar diretamente a Vênus platinada. E, por covardia, prefere criar um inimigo externo para angariar simpatias que auxiliam no combate, indireto, ao inimigo interno.

Cláudio


“Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer.


“Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X.



Ley de Medios Já ! ! ! . . .



FrancoAtirador

.
.
Esse Hibernardo está de peru de natal no PT,

No Paraná não há mais partido que o aceite.

Vai ter de transferir o domicílio eleitoral

para outro estado, quiçá o Mato Grosso do Sul,

para fazer dupla com o P2 ou 5C Delcídio Amaral.
.
.

Walter

E ainda querem que eu vote nessa turma, dita, a menos pior.
Fala sério. Marcos Feliciano vem aî como candidatura “alternativa”.
O que já é ruim pode ficar pior.
Viva o pragmatismo

sergioa

Este é outro exemplo do acovardamento do PT. Não enfrentou o monópolio da Globo, e agora que as eleições estão chegando, volta a desfraldar a bandeira da regulação da mídia para ver se atrai os militantes que aos poucos vão abandonando a causa por se sentirem traídos pelo PT.

O governo do PT, não enfrenta os banqueiros, não enfrenta os rentistas, não enfrenta o PIG, não enfrenta a justiça que os fustiga todos os dias, não enfrenta nada … é uma decepção. Acham que vão conseguir um novo mandato por suas politicas sociais … mas os beneficiados por estes programas aos poucos vão virar as costas e vão fazer o que a classe média faz de melhor: vão começar a olhar para o próprio umbigo … vão começar a criticar o programa que os tiraram da miséria.

A oposição esta dando uma lavada no PT na questão da midia. Estão conseguindo cada vez mais convencer que este governo é incompetente …

Este será o preço por tanta covardia …

    tiago carneiro

    Lindo comentário!!!

    Resumiu tudo o que eu penso sobre governo da nossa querida FHC de saias.

    E ai, Dilma, vai tirar esse covarde do ministério???

    tiago carneiro

    Só para finalizar.

    O que me deixa mais triste são os esquerdistas rosados.

    Eles não buscam muita informação, vivem no Conversaafiada, que, apesar do bom serviço prestado contra o PIG, ao meu ver, é um ”folha de são paulo” à favor da presidenta.

    Todo tropeço do governo é tachado de ”E.S.P.E.T.A.C.U.L.A.R”(sic).

    Leandro_O

    É como certas críticas contra a Copa, que logo recebem estampa de ‘coxinhas’. Não pode criticar não. Para esses, até as baianas do acarajé se tornam ‘coxinhas’. Veja só:
     
    LEGADO PRA QUEM?
    Cinco histórias de vitórias populares contra violações aos direitos à cidade, à moradia, ao trabalho, à cultura e ao esporte durante os preparativos da Copa
     
    http://www.apublica.org/2014/02/legado-pra-quem/

    GuaranaTai

    Concordo.

    A nação brasileira está largada a própria sorte, sem alternativas de liderança para a construção de um país plenamente soberano.

    Eleições alí na frente e quais as opções? Um movimento crescente “para tirar o PT do poder”… mas sem discutir as duas opções atuais:

    1. O retorno do “pupílo do melhor presidente que o Brasil já teve”… Não sei se sinto asco ou vontade de rir.

    2. A opção de uma cara nova de olho azul, que transformou o Pernambuco em máquina de financiamento e publicidade política.

    O futuro é tenebroso!!!

Rafael

Que bosta! O google poderia ser um unico aliado pra quebrar a rede globo de vez e o cara vem e me fala isso!

Manda esse cara passear com o Azeredo bem longe da sede do PT e nunca mais voltar

cass

Ele nao fez nada pra regular esse tempo todo e agora vem com esse papo.
Nao da pra acreditar nesse tipo de petista.

Alemao

É que a Globo já tá no bolso, o Google ainda não.

Deixe seu comentário

Leia também