O brasileiro que descobriu a relação entre escolaridade e emotividade

publicado em 31 de janeiro de 2011 às 18:47

por Luiz Carlos Azenha

Talvez vá merecer a capa da revista Science, especialmente porque a descoberta não foi feita por um cientista, mas por um sociólogo.

O sociólogo Alberto Carlos Almeida, autor dos livros “A Cabeça do Brasileiro” e “O Dedo na Ferida: Menos Imposto, Mais Consumo” e, aparentemente, militante do PIG, publicou sua descoberta no jornal da elite econômica brasileira, o Valor.

Isso mesmo: um sociólogo descobriu a relação entre escolaridade e emotividade! Só no Brasil…

Vou reproduzir apenas o trecho em que o sociólogo anunciou sua “descoberta”:

Dilma: um mês de reais mudanças

Valor Econômico – 28/01/2011

Faltam poucos dias para que o governo Dilma complete seu primeiro mês e já se notam mudanças reais em face do governo que lhe antecedeu e a elegeu. As principais diferenças entre Dilma e Lula poderão ser explicadas por um só fator: Lula teve quatro anos de escolarização formal, Dilma teve 16 anos. Lula não completou o primeiro grau, Dilma fez curso universitário. A consequência disso é simples: Lula se tornou um líder sindical e foi socializado nesse meio. Dilma não. Imaginemos o dia a dia de Lula nas disputas sindicais, com quem ele se relacionava, os métodos de disputa política, o divertimento dos bares e biroscas. Dilma, porque tem diploma universitário, nunca fez parte desse mundo.

Depois de deixar o cargo de presidente, Lula usou o avião oficial da Presidência da República, os filhos obtiveram a renovação de passaportes diplomáticos e Lula e sua família foram descansar nas instalações militares no Guarujá (SP). Trata-se de um comportamento típico de alguém que teve uma formação escolar débil: confunde-se o público com o privado. Isso só não é mais frequente porque existe controle social: mídia, opinião pública, Ministério Público e outras instituições que criticam e impedem que tal prática seja ainda mais disseminada.

O comportamento de Lula em tais episódios em nada difere das centenas de prefeitos também pouco escolarizados que utilizam a máquina da prefeitura como se fosse deles. Veja-se agora o ministro dos Portos do governo Dilma, Leônidas Cristino (PSB), que gastou R$ 5 milhões quando prefeito de Sobral (CE) para construir uma vila olímpica que leva o nome do ministro Ciro Gomes.

Uma grande parte da afetação emocional de Lula, revelada para o público nas inúmeras vezes em que chorou compulsivamente em eventos oficiais, pode ser compreendida em parte por sua baixa formação escolar. Quanto mais escolarizada a pessoa é, menores as chances de que ela tenha uma relação mágica com o mundo. Quem completa o grau superior tende a ter explicações racionais para os acontecimentos. Isso faz que essa pessoa seja mais fria, para o bem e para o mal. Lula chorou sem parar na cerimônia de diplomação nos idos de 2002. Quando Dilma foi diplomada, em dezembro de 2009, não rolou uma lágrima sequer em sua face. Isso merece louvor. Dilma encarou a diplomação com muito mais frieza do que fez Lula. Dilma tem uma visão do trato da coisa pública muito diferente da que tem Lula.

Deixar para trás um presidente sem formação escolar, substituindo-o por alguém que tem grau universitário é uma revolução e isso ficará mais claro no decorrer do governo Dilma. Lula era um fanfarrão, Dilma não é. Lula se considerava o salvador da pátria, como ele mesmo disse, ele se considerava a opinião pública. Tudo indica que esse tipo de pensamento não passe pela cabeça de Dilma. Lula falava o tempo inteiro, utilizava sem cerimônia linguagem de baixo calão. A julgar pela primeira aparição pública de Dilma na tragédia das chuvas do Rio, teremos uma presidente com boa capacidade de comunicação, mas sempre lançando mão de estilo e conteúdo comedidos. Com Dilma e sem Lula, a racionalidade voltou ao Palácio do Planalto.

Há algumas medidas reais que o governo ou vem tomando ou pretende executar que mostram claramente a grande mudança que significa trocar Lula por Dilma. Tem circulado que um dos motes, não o lema, do governo Dilma é “fazer mais com menos”. Essa foi a expressão utilizada por Miriam Belchior na entrevista coletiva que ela, Guido Mantega e Alexandre Tombini deram quando foi anunciada a equipe econômica. Essa expressão continua pairando sobre o governo. Junto com ela está em andamento a negociação para cortes no orçamento. Há quem diga que o governo vai propor R$ 40 bilhões de cortes. Além disso, Dilma tem deixado clara sua disposição de nomear mais técnicos do que políticos para o segundo e o terceiro escalões. Outra medida em consonância com tudo isso é a proposta de redução de impostos sobre a folha de pagamento.

Fazer mais com menos, cortes no orçamento, nomeação de técnicos e redução de impostos constituem um conjunto de medidas e sinalizações de que Dilma pretende iniciar o que pode ser um longo e penoso processo, que, no entanto, dará muitos frutos, de modernização do Estado brasileiro. Nunca antes na história deste país um governante reduziu impostos. O governo vai propor a redução gradativa da contribuição das empresas para o INSS, atualmente de 20%. Uma redução escalonada teria como alvo, depois de uns três anos, uma alíquota de 14%. Se isso realmente for feito, haverá grande aumento na oferta de empregos com carteira assinada, uma demanda antiga de nossa população.

A proposta recém-anunciada de redução de impostos já pôs as centrais sindicais na posição mais do que inusitada de defender uma compensação para que não aumente o rombo da Previdência. Acho que nunca antes na história deste país as centrais sindicais se preocuparam com o rombo da Previdência. Essa proposta também vai pôr o derrotado José Serra, caso ele não seja oportunista, em uma situação inusitada: ele terá que se opor à redução de impostos, pois foi isso que ele defendeu no último debate na TV Globo antes do segundo turno.

O que Dilma começou a sinalizar é que teremos uma grande inflexão em face de Lula: o governo irá para centro, tanto no conteúdo quanto na forma. Dilma será uma presidente de classe média que voltará a agradar à classe média. Lula foi um presidente de classe baixa que agradou ao povão.

Para ler todo o artigo, clique aqui.

PS do Viomundo: Notaram como o articulista se sente feliz ao ver o governo se “afastar” (na visão dele) do povão irracional e chorão!?!

 

300 Comentários para “O brasileiro que descobriu a relação entre escolaridade e emotividade”

  1. Marcelo disse:

    Uma crítica muito consistente ao "pensamento sociológico" de Alberto Carlos Almeida está no livro "A Ralé Brasileira." organizado por Jessé Souza.

  2. severian disse:

    Não vejo nada demais na Dilma, por enquanto não fez bulhafas….. Se ela é técnica não quero saber..Se tb é formada ou não, a obrigação dela é gerar empregos. Sobre, o Lula… adoro ele, porém, a riqueza tanto no governo dele qto na atual, ainda, não foi repartida no Brasil. Empregos só temos de telemarketing, pedreiro, padeiro e outros q não transformam e tb não mudam a relação pobre x rico no país. Sobre o cara q escreveu é outro q deve ficar mamando nas tetas da união falando merda em jornal de rico. Tá na hora do povo sair as ruas para mudar o rumo do país !!!! Valeu povo de Jirau……

  3. Joao Resende disse:

    Azenha: a sociologia também é uma ciência OK?

  4. Marcos disse:

    é uma pena que um babaca como esse se auto-proclame sociólogo. só diminui a profissão

  5. Donizeti - SP disse:

    Como diria nosso impagável " anjo das pernas tortas ", o jogador de futebol Garrincha, " só falta o Ociólogo " combinar com os russos ", na sua vontade da Presidente Dilma levar seu governo para as teses e políticas de centro direita.

    Dilma, uma mulher que colocou sua juventude e vida em risco para defender seus ideais socialistas, nunca vai se afastar desse legado forjado no embate real das lutas contra a ditadura militar,.

    Aliás, o que não falta na mídia conservadora atual, vulgarmente conhecida como PIG, são artigos e opiniões tentando enfiar goela abaixo da Presidente Dilma, as teses neoliberais da direita derrotadas pela 3a. vêz consecutiva nas últimas eleições.

    Só tucanos e o PIG acreditam numa tese como a deste " ociólogo " e como diria o trator tucano Sérgio Mota, a tese do sujeito está mais para uma autêntica " masturbação ideológica " do que outra coisa.

  6. [...] a que foi selecionada, com propriedade, pelo colega jornalista e blogueiro, Luiz Carlos Azenha, do Vi o Mundo. Confesso que me foi muito penoso ir até o [...]

  7. [...] sociólogo Alberto Carlos Almeida irritou muitos de vocês ao escrever que Lula é emocional por causa da baixa escolaridade, fazendo contraponto com a racionalidade de Dilma, de formação [...]

  8. luiz disse:

    portal Nazista hahahaha!!

  9. Roberto SP disse:

    Nossa!
    Que cara cretino! Preconceituoso de raciocínio raso. Isso é "sociólogo"? Estudou aonde? Na faculdade Tabajara?

    Esse Sr. é a prova viva de quanto a "Tese" dele é furado, pois apesar de ostentar o título de "sociólogo" fica claro que seus anos de faculdade não deram – pelo menos com ele – o resultado esperado.

    Um poço de preconceito e rancor.

    Imagino ele é o poeta "mesa posta" e um certo blogueiro de esgoto numa mesma mesa de bar (CHIQUE, claro – nos Jardins, porque eles têm curso superior e não frequentam botecos.

    Nem os urubus voariam por perto de tal carniça.

    Que horror uma imprensa em que tal lixo e tanto preconceito de classe DESAVERGONHADO e explícito é publicado e levado a sério.

    Depois as mayaras da vida saem falando em matar nordestino afogado e o nosso "sociólogo" de nível superior e emoções contidas nem sabe por quê.

    Que lixo esse "artigo". Tem gente que não se enxerga.

  10. José Augusto disse:

    Quanto ao dado de contribuição, encerro dizendo que sou graduado em direito, especialista em direito da administração pública, mestre em educação, mestre em sociologia e direito, doutor em psicologia social e chorei copiosamente na posse de Lula para o primeiro mandato, assim como chorei na sua segunda posse e em sua despedida. E chorei porque Lulamostrou a cada um de nós brasileiros, os mais humildes ou os de origem humilde, como é o meu caso, muito antes de "meu irmão de co" Barack Obama e em bom português que SIM, NÓS PODEMOS. Por isso, na qualidade de cientista de humanidades, posso afirmar que a hipótese defendida por Almeida não sobrevive a qualquer sustentação empírica.

  11. José Augusto disse:

    Encerro com um comentário e com a contribuição em termos de dados para uma futura pesquisa da parte de Alberto Carlos Almeida. O comentário é o seguinte: a aproximação de Dilma em relação às expectativas da classe média não constou, até agora, de quaisquer de seus discursos. Muito ao contrário, ela se disse comprometida com a erradicação da miséria. Contudo, é mesmo lógico que Dilma se aproxime, aos menos da chamada Nova Classe Média, porquanto esta população seja constituída dos "ex-pobres" de Lula e que agora querem a manutenção de seu novo status com os benefícios que lhes são próprios. Menos intensa, embora provável, deverá ser a aproximação de Dilma daquela classe média tradicional, onde, por exemplo, se situam em grande parte os servidores públicos, e junto a qual o PT perdeu votos.

  12. [...] sociólogo Alberto Carlos Almeida irritou muitos de vocês ao escrever que Lula é emocional por causa da baixa escolaridade, fazendo contraponto com a racionalidade de Dilma, de formação [...]

  13. Catarina ZS disse:

    Como psicóloga ler uma porcaria destas é um soco no estômago! Inacreditável como alguém pode ter coragem de expor uma ideia absurda destas e um editor pode aprovar isto! Lamentável

  14. Alice disse:

    Azenha,
    Gosto de ler o que você escreve e posta. E divulga nas redes sociais. Mas desta vez queimou seu filme….
    Publicar este artigo. Hoje nem sou mais petista. Estou sem partido.
    Mas escrever uma besteira desta…. é demais…
    Academia é um ninho de cobras…..Este sociólogo deveria voltar para o banco da faculdade Ele passou pelo curso e não processou nada.
    Boa sorte!
    Alice

  15. ANNA disse:

    Bem, se ele gosta tanto de " análise", vamos analizar a criatura:
    Começando pelo nome:" Alberto carlos"
    .Não seria a mãe fã do " Roberto Carlos" ,( o cantor ),e o escrivão entendeu errado?
    ou seria a mãe uma "socielite", que não poderia "dar bandeira" e ser fã de um cantor da ralé?kkkkkk
    enfim, COMO A FRUTA NÃO CAI LONGE DO PÉ, a segunda opção deve ser a mais viável.
    Só isso explica o preconceito tão raso deste ser que se diz " intelectual" , que tenta classificar o ser humano pelo que chora e pelo que não chora…
    Avisando ao mesmo que a Dilma já chorou o que tinha que chorar, mas isso não a faz uma mulher menos insensível aos problemas da nação.

  16. Anna disse:

    Bem meu amigos da. rede…,( sem Galvão, por favor! ) rs,
    logo abaixo l vcs poderão ter o desprazer em ver a " imagem corporal" da criatura.
    (por sinal a foto está apresentável no site, já que a cabeleira na real o abandonou há algum tempo…) rs http://www.palestrantes.org/palestrante.asp?id=86
    O reconheci, porque o mesmo tem " lugar cativo" na BAND ( na mesa redonda, com bestas quadradas dos piguentos ) ops! posso? rs continua…

  17. paulistana disse:

    Num li o texto inteiro mas vou comentar este trecho

    "Depois de deixar o cargo de presidente, Lula usou o avião oficial da Presidência da República, os filhos obtiveram a renovação de passaportes diplomáticos e Lula e sua família foram descansar nas instalações militares no Guarujá (SP). Trata-se de um comportamento típico de alguém que teve uma formação escolar débil: confunde-se o público com o privado. Isso só não é mais frequente porque existe controle social: mídia, opinião pública, Ministério Público e outras instituições que criticam e impedem que tal prática seja ainda mais disseminada."

    Para falar a verdade, quase todo o dia me pego dizendo para mim mesma: o povao E a elite brasileira (classe média alta para cima) são iguais em uma coisa: ignoram igualmente o espaço público e os direitos humanos, por razões diferentes, mas ignoram. O individuo motorizado passa de qualquer jeito quase por cima das pessoas na calçada para entrar no posto de gasolina. Ontem mesmo eu estava caminhando e um senhor chegou no seu carro estacionado ao lado da calçada por onde eu passava, deixou a porta aberta, bloqueou a passagem da calçada e ficou tirando folhas e galhos de cima do parabrisa. Nao lhe ocorreu fazer o mesmo de porta fechada. O pobre fica na calçada conversando como se estivesse em sua sala de estar. São coisas assim que fazem lembrar que estamos no Brasil.

  18. Marcia Noemia disse:

    Ainda continuam falando da formação escolar do Lula? Agora travestido de um discurso "cientificista". Será que esse ser escolarizado e racional que escreveu esta M se esqueceu que foi a visão mundo cheia de magia do Lula que deu melhorou a qualidade de vida de muitos brasileiros com o aumento real do salário mínimo…. E como foi bom ver o Lula chorar.

  19. Sergio Dias disse:

    Uma só consideração: DOR DE COTOVELO! Pois nunca vão ter a projeção do metalurgico.

  20. Mario F. S. disse:

    O tal pesquisador tem razão. Vejam que os fatos confirmam suas teses. Fanáticos torcedores de futebol, os hoolingans, são fenômeno típico do Terceiro Mundo. No instruído e racional Primeiro Mundo não há mais nada disso. Hoje, os juristas já sabem que não se pode condenar por crime passional uma pessoa de alta renda e nível de instrução superior. Eles jamais cometem crimes passionais. São sempre racionais e ponderados. Relação mágica com o real é típico de gente analfabeta e sem recursos. Vejam a astrologia, por exemplo. Não há uma única pessoa em todo o planeta, com curso superior completo, que creia na astrologia. A não ser, claro, os astrônomos – que sabem que o céu é uma casca preta onde ficam penduradas as constelações – e os leitores de T. Adorno. Ah não, Adorno acho que só é lido por gente não-racional. Misticismo, crença em pirâmides, energias de cristais, florais tudo isso sempre foi rejeitado pela classe média instruída, centrada, racionalmente weberiana e, por isso mesmo, por extraordinária coincidência, eleitora tucana.

  21. Ane disse:

    Como muitos comentaram aqui, também não consegui ler até o final. Quanta bobagem!
    E que método científico cuidadoso usou essa criatura: dois exemplares! Pelo visto é mesmo um "ociólogo" como alguns disseram. Nenhuma tese acadêmica que mereça respeito se utiliza de uma amostragem tão ridiculamente pequena (para não dizer indecente) como embasamento. Seria no máximo, um estudo de caso.
    Deveria ter o diploma confiscado por usar de tanta desonestidade intelectual.

  22. nicolasn disse:

    Bem que a Dilma falou.. escola com QUALIDADE, é o que está faltando para esses estudantes de sociologia, feitos FHc da vida…
    bah….esqueçam o que eu escreví..!

  23. Jorge disse:

    Quanto mais acompanho o tópico, leio comentários e analiso repercussões, mais e mais me convenço que o artigo merece um justo reconhecimento, um que esteja bem além daquele proporcionado pelo dono do blog e seus comentaristas.

    Sendo assim, proponho a tradução de seu conteúdo por grupo capaz de lhe fazer justiça e submeter o mesmo à comissão julgadora do tradicional Prêmio IgNobel.

    Infelizmente ao que tudo indica, não mais será possível concorrer ao de 2011, somente para as premiações do ano 2012.

    Maiores informações em http://improbable.com/ig/ .

    Ver também http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%AAmio_IgNobel

  24. paulo afins disse:

    Preconceituoso é o mínimo que se pode dizer dessa pérola.

    E o pior é que há quem repitirá essas baboseiras.

    O final, como bem lembrou o Azenha, denuncia o nojo que esse … esse… enfim, esse … fulano … sente em relação ao povo – como se ele não fosse povo e sim um ser dotado de qualidades superiores porque possui um papel (diploma) pendurado na parede, como os xamãs de sociedades tradicionais penduravam os totens que lhes asseguram poderes mágicos.

  25. Dilmar Miranda disse:

    Segundo este cientista social, alguém, quanto mais escolarizado é mais racional e menos emotivo. Isso é uma tremenda babaquice positivista em estado puro. O pensador marxista Antonio Gramsci tem uma passagem lapidar em seu livro "Concepção dialética da História: "o erro do intelectual consiste em pensar que é possível saber, sem compreender, sem sentir, sobretudo SEM ESTAR APAIXONADO (o grifo é meu)". Por isso, defendo a paixão como condição de possibilidade para o fazer científico. Sou sociólogo, fazendo atualmente o pós-doutorado em Portugal. Para aquele energúmeno, que envergonha a categoria, eu deveria estar na escala mais elevada da razão e portanto menos emotivo. Sou justamente o contrário, me emociono e choro por tuo aquilo que me toca, como, por exemplo, quando Lula chorou copiosamente, ao receber o diploma de presidente em seu primeiro mandato e fez referência ao diploma de ensino que não possuía, cobrado pelos seus adversários. Entre esses, deve estar certamente o insensível Antonio de quê?

  26. Yarus disse:

    Ô @porra_serra_, Óia um forte candidato ao PIG de ouro de 2011:

  27. Elias SP SP disse:

    Sem (obviamente) comparar o sociólogo Alberto Carlos Almeida com James Watson, aquele biólogo estadunidense que causou a maior polêmica por suas declarações sobre negros serem inferiores intelectualmente, Almeida agora deve pensar o mesmo que Watson pensou depois de publicada suas asneiras: "não posso entender como posso ter dito o que foi citado como eu tendo dito". O biólogo se desculpou. Almeida fará o mesmo? Do contrário, acaba por se incluir no rol dos patetas arrogantes.

  28. val51mabar disse:

    ____Penso que as elites brasileiras, que tem se manifestado contrarias aa inclusao da grande populacao no mercado de consumo, trabalho, saude e educacao o fazem assim porque viraram os olhos para dentro das proprias cabecas. Nao enxergam que a base economica das nacoes desenvolvidas nao eh a exploracao da ignorancia e da mao de obra barata. Pelo contrario, eh a inclusao do povo que faz diminuir a influencia nefasta das oligarquias e o acesso aos melhores cargos pela competencia em oposicao aos privilegios. Sem a inclusao nao ha geracao de riquizas nem o imperio da justica.

  29. val51mabar disse:

    ____Mesmo tendo curso superior, nao sei se fosse eleito presidente nao deixaria rolar minhas lagrimas no momento de ser "enfaixado". E olha que considero ser uma pessoa relativamente calma e ate fria em certas situacoes emotivas. Daria gracas a Deus se tivesse um desempenho semelhante ao que teve o presidente Lula. Independentemente de ele ser ou nao da "minha classe estudada." Eu sou apenas formado, ele eh doutor na escola da vida.

  30. Thiago disse:

    Sabe que eu sempre vi conexão entre escolaridade e emotividade?
    Mas creio que o meu ponto de vista é diferente do nobre sociólogo do Valor.
    Por exemplo: eu tinha uma péssima professora de química no ensino médio.
    Além de extremamente antipática, vestia a mesma saia jeans todos os dias. Parecia que não lavava.
    Já as aulas de biologia…As aulas sobre Mendel e suas ervilhas. E a voluptuosa professora Lorena….
    Ahhhh, certamente escolaridade e emotividade combinam!

  31. val51mabar disse:

    Esse sociologo, Alberto Carlos Almeida, deve pertencer aa variedade subumana Imbeciligracis Brasilis. Perdoem a subumanizacao aqui de uma pessoa, ninguem merece isso, mas os comentarios dele subumaniza a maioria da populacao brasileira que nao teve a mesma oportunidade que nos tivemos de cursarmos uma escola superior.

  32. Alexandre Nunis disse:

    Que lixo …como pode alguém que estudou pode ser tão medíocre ao analisar momentos tão recentes de nossa história , mais uma prova de que grandes Diplomas não formam grandes seres Humanos…

  33. José Augusto disse:

    Se Lula teve em algum momento relação mágica com o mundo é por que estava autoriazado a tê-la,pois se magico é o não racional e se racional é o que tem plausibilidade, ponderabilidade, isto é, chances mínimas de realização, devemos considerar tão mágica quanto a história de Cinderela a história de um menino do sertão nordestino brasileiro, retirante que se vai sentar à mesa da Rainha da Inglaterra, na qualidade de líder político de seu país e de seu continente (eleito por processo democrático de votação) e que faz uma verdadeira revolução na inserção internacional de seu país e na vida, não apenas de seu povo, como na de outros tantos.

  34. José Augusto disse:

    Deflui deste argumento o entendimento de que o comedimento é um valor burguês que a escolaridade, notadamente a formação universitária, repisa. Valor este de que o próprio Alberto Carlos se descuidou ao confundir o que poderia ser hipótese de uma pesquisa com preferências políticas e, pior, expô-las publicamente, antes de concluir a investigação científica.
    Não me parece demais aqui observar que artigos de opinião não se prestam à sustentação de hipóteses investigativas. Estas, no mínimo, em ensaios [de pesquisa] monográficos; e quando desenvolvidas em teses, podem ser apresentadas de modo mais sintético, sob a forma de artigo científico (jamais artigo de opinião).
    Visivelmente, mais levado por suas emoções que pela razão ou técnica (científica), o cientista político se permitiu à justiça das críticas que acima lhe fazem no mesmo diapasão.

  35. José Augusto disse:

    Nele, Souza, politicamente situado em posição diametralmente oposta a de Almeida, sustenta, entre outras coisas, sustenta que os pais ou equivalentes transmitem aos filhos, consciente ou inconscientemente, toda uma visão de mundo e de "ser gente" que é peculiar à classe a que pertencem. E explica que embora o conteúdo este aprendizado seja retido, as ocasiões de sua ocorrência são quase sempre esquecidas porque este se dá de forma silenciosa, no refúgio dos lares, tratando-se de um aprendizado familiar e, portanto, afetivo o qual "só existe porque existe também a dependência e a identificação emotiva e incondicional dos filhos em relação aos pais".
    Neste diapasão, Jessé Souza esclarece que as famílias de classe média [pequena e média burguesias] ensinam, portanto, os 'valores' de uma dada 'classe', que são os valores da autodisciplina, do autocontrole, do pensamento prospectivo, do respeito ao espaço alheio etc.".

  36. José Augusto disse:

    Até onde sei, no ocidente, a primeira universidade foi fundada em Bolonha. Esta, que lá ainda existe, foi, pois, a matriz destas tantas que conhecemos hoje. A pior de todas elas, a mais precária, a de piores corpos docente e discente, não conseguem desprender-se da "marca de origem" desta instituição (no ocidente), a saber: seu caráter eminentemente burguês. Note-se que ao tempo da fundação da Universidade de Bolonha não era comum à frequência dos filhos da nobreza a seus cursos. E atente-se para que, malgrado todas as mudanças sofridas pelo caráter burguês, os conteúdos (os usos, as técnicas, os costumes e as tradições) transmitidos nos bancos universitários espelham a burguesia; não o proletariado.
    De fato, um brasileiro (re)descobriu a relação entre educação (não escolaridade) e emoção (não emotividade). Este, porém, não foi Alberto Carlos Almeida, mas Jessé Souza, em seu livro, provocativamente intitulado, A ralé brasileira.

  37. ma.rosa disse:

    Loucura, loucura, delirio, acho que e assim que este artigo pode ser classificado. Que sociologo e este? de onde saiu este exemplar "PIGUIANO", reacionario, homofobico, preconceituoso? esta mais do que evidente, que o "PIG, leia-se gde. imprensa trata seus leitores, com desdem, pois publica este tipo de artigo!!! ainda bem que nao assino tal coisa!!

  38. Fernanda disse:

    Para que servem os sociólogos mesmo???

    Alguns devem estar se envergonhando desse texto…
    Ele esqueceu de comentar que podemos também chorar de vergonha… buáááááá

    Sou formada e sou admiradora de Lula de carteirinha, e sou muito emotiva por justamente após o governo do Lula, vermos o quanto um "burrão" pode fazer mais do que um deprimente sociólogo que é formado e ainda conseguiu fazer este texto…

  39. Hsilva disse:

    Perfeitamente entendi, da onde saiu este lunático???

  40. Jose Ricardo M Silva disse:

    O maior xingamento que havia nos meus primeiros períodos do curso de Bacharel em Sociologia era chamar alguém de etnocêntrico… Este sociólogo de araque, que recebe espaço na mídia para regurgitar sua visão estreita do ser humano, não passa de um baita etnocêntrico.

  41. Thamyres disse:

    Essa pessoa nao dá aula na UFF??? Ela nao sabe que vida de universitario é bar e pé-sujo??? Tanto diploma, artigos cientificos e frieza academica que o distanciaram dos proprios alunos…
    E falar que Lula teve uma "formação escolar débil" quando tem tanta escola formando imbecis. quedizê…

  42. Niveo Roberto Campos disse:

    Esse tal socólogo, coitado, não entendeu nada.
    Lula é um ponto de inflexão na curva da história deste país.
    Dilma vai ser o aprofundamento das mudanças, governando também para quem mais esteve à margem de tudo: os desassistidos e sem voz.
    A emoção está onde o povo está e estará de agora em diante!!!!

    Niveo Campos e Souza

  43. kravitzjunior disse:

    A pessoa precisa vir de outro mundo para escrever tanta porcaria. E algo realmente surreal acreditar em uma ligação tão esdrúxula como essa.

  44. BUsy Crazy Monkey disse:

    Não passa de um sujeitinho irrelevante. Vejam seu currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8470615751123116.

    Produção científica ZERO. E pelo que ele coloca em seu cv (trabalhos técnicos), ganhou UMA BOA GRANA no governo FH-Gá!

  45. caracol disse:

    Que babaca, hein?! E olha, ele, como eu, deve ter escolaridade, pelo menos sabe ler e escrever. E é babaca assim mesmo…
    Caraca, o cara é muuuuuito babaca…

  46. Pedro Luiz Paredes disse:

    Quando as coisas estão boas demais fica muito mais fácil piorar de uma hora para outra e o impacto acaba sendo mais negativo do que atacar o tempo todo para depois só atacar um pouco mais.
    Eles vão levar na maciota até a hora que quiserem, então vão começar a enaltecer os problemas do jeito que gostam.
    A Dilma como ela mesma já disse vai deixar a iniciativa privada investir mais e conta com a recuperação do dólar para compensar no crédito os malefícios dos juros a curto prazo.
    De resto aquilo que todos sabem, tributos, informalidade e trabalhista geral. Os investimentos públicos vão dar um salto logo logo e conta que as medidas tomadas nesse momento evitará uma bolha futura no setor imobiliário e ainda, que o setor energético vai tomar fôlego.
    Crescimento sustentável.

  47. José Luiz Rossi disse:

    De onde o sociólogo tirou esta ideia que universitário não frequenta bares e biroscas?Maluf,egresso da Politécnica é um dos que mais confundem recursos públicos com os privados,a polícia de N.York que o diga,e aqui a elite paulista o elege com orgulho.Seu conhecimento de sociologia é digno de se ombrear com o tucano-mor.

  48. mariazinha disse:

    Esse tal ociólogo é, digamos assim: um verdadeiro babaca.
    ahahahaha

  49. Veronica disse:

    Se me permitem um rápido adendo, o cidadão em questão não é sociólogo, mas cientista político. Como socióloga, não poderia levar mais essa na minha conta, pois já basta o FHC.

  50. valdecir disse:

    Concluí dois cursos de nível superior, tenho Mestrado e estou cursando o Doutorado em minha área de pesquisa, numa Faculdade com nível de excelência internacional. E SOU EMOTIVO E ADMIRADOR INCONDICIONAL DO LULA.
    É curioso o posicionamento da velha mídia em relação ao Lula. Foi atacado como nenhum outro político ao longo dos seus dois mandatos e de toda sua trajetória como líder sindical. Sua apadrinhada política, e agora Presidenta da República, foi dilapidada na campanha presidencial. E agora, como forma de prolongar a hostilidade ao operário que se tornou o líder mais popular da história do Brasil, os arautos da "racionalidade" passam, repentinamente, a elogiar a antes temida Dilma Rousseff. O objetivo, claramente, é desconstruir o Lula, mas o Lula não é um herói pintado, a ser apagado com o apagador da superficialidade da burguesia preconceituosa, pois é um operário com capacidade ímpar de liderança política e qualidades humanas de grande valor.

    • Henrique disse:

      Lula tem luz própria. Ja o ex sociologo presidente so vive as custas dos holofotes da midia. Em tempo, achei "ociologo otimo pela presenca de presenca de espirito de Mariazinha. Nada contra os sociologos, evidentemente.

  51. José de Queiroz disse:

    Ele só esqueceu de dizer que Dilma foi escolhida pelo próprio Lula para sucedê-lo.
    Nunca li tanta besteira na minha vida.
    Um sujeito desse ainda se julga sociólogo.

  52. Latini disse:

    A "argumentação" baseada na comparação de oito anos de governo Lula com o primeiro mês de Dilma e as observações e conclusões de tal "reflexão" são inacreditáveis!!! Prefiro o conhecimento, a verdade e as "lágrimas" do que vivi antes desses oito anos de "fanfarras".

  53. Zé Brasil disse:

    Lendo o referido artigo me vem em mente o racionalismo praticado pelas bestas-feras nazistas do III reich comandas pelo degenerado chamado himler que racionalisava sobre a economicidade de se usar uma bala apenas para cada execução covarde de suas inocentes vítimas.
    Provavelmente, os bem alimentados, educados, escolarizados, e, sim, não nos esqueçamos nunca, as degeneradas bestas-feras do nazifascismo, cívis ou militares, elas não choravam pelo rastro de mortes e desgraças que deixaram pelo mundo, contudo eram racionais, não eram?.

    A emoção permite a um homem de bem colocar-se no lugar de outrem e sentir compaixão por sua dor, por sua fome e sua miséria. Este é o segredo do Presidente Lula, pois a a dor, a fome e a miséria para ele nunca foram conceitos abstratos a serem aprendidos em lindas e caras brochuras acadêmicas, porém nunca vivenciados e experimentados por quem as lê. Suas lágrimas eram e serão sempre sinceras.

    Agora, cá prá nós: de quê vale um douto sociólogo presidente que fale meia dúzia de línguas e em nenhuma delas possa expressar seu amor e real compromisso para com o Povo Brasileiro? Penso que o último destes que (des)governou o Brasil, quebrando-o por três vezes, usou seus vastos conhecimentos lingüistícos para dizer yes, da, ja, oui, sì, sí e assim vai para seus patrões enquanto arrebentava com nosso País.

    Por estas e por outras ficarão, espero, muito tempo longe do poder deste País, pois definitivamente não o merecem.

  54. flavio jose disse:

    Esta sub raça, complexada, frustada, puxa saco do PIG que tem o terceiro grau se julga com o direito (não teem capacidade para tal) de criticar o MAIOR PRESIDENTE DA HISTORIA DO BRASIL. Não consegue aceitar que um simples operario se tornou O MAIOR LIDER DESTE PAÍS. Competencia não se aprende em Faculdade, LIderançao tb não, seu babacas.
    }

  55. mariana disse:

    Nem Freud explica!!!!!!!

  56. Digger disse:

    A capacidade de raciocínio deste "sociólogo" é muito bitolada e preconceituosa. Independentemente do grau de escolaridade, algumas pessoas deixam transparecer mais facilmente os seus sentimentos.

  57. Pedro disse:

    Mais um com fixação (patológica?) no Lula. Simplesmente não conseguem aceitá-lo de forma alguma, e ficam inventando as desculpas mais estaparfúrdias para se justificarem.

    É o medo de que Lula volte…

  58. jairo santos disse:

    Se esse sociólogo cair de quatro sobre um carpete verde, não sobra um pedaço.

  59. Maria José Rêgo disse:

    Desculpe Azenha, por não ter paciência para ler todo o texto. Quanta ignorância desse sujeito! E ainda por cima é sociólogo. Visivelmente um sociólogo piguiniano.

    • Anivaldo Padilha disse:

      Esse "sociólogo" só pode ter sido aluno do "príncipe" que so sabe colocar seus "conhecimentos a serviço do PIG. Todos eles são incapases de fazer uma crítica racional ao governo Lula. Agora, esse "cientistas"a servicó do PIG querem fazer de tudo para criar cizânia entre Dilma e Lula.

  60. Joannes Souza disse:

    Estou com enjôo aqui…

  61. Marcilio disse:

    Pior é quem dá seu espaço pra escreverem tal bizarrice!

    sujoseempoeirados.blogspot.com

  62. Benjamin Malucelli disse:

    Nunca vi tanta boçalidade em tão mal traçadas linhas, como no texto desse elemento.

  63. Recruta disse:

    Segundo o psicanalista Carl Jung, a sociedade pode ser dividida em indivíduos com traços psicológicos intensos em uma das quatro funções a seguir: sensação, sentimento, intuição e pensamento.

    O que o autor do artigo fez foi meramente comparar alguem com fortes traços da função sentimento com alguém com fortes traços pensamento. Ambos são funções que privilegiam o papel de lider, por facilitarem a tomada de decisão, não sendo nenhuma delas melhor que a outra. Além disso, podem ocorrer em qualquer parte da sociedade, não importando credo, raça, classe social….

    Para saber mais, vide links abaixo:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Psychological_Types
    http://en.wikipedia.org/wiki/Myers-Briggs_Type_In
    http://en.wikipedia.org/wiki/Carl_Jung
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Classifica%C3%A7%C3%

Comentar