VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

Márcia Denser: Kassab ingressa no ninho petista

10 de fevereiro de 2012 às 20h23

Colunistas
Os novos bad-guys

“Uma eventual aliança PT/Kassab nos remete inevitavelmente a George Orwell e ao final de ‘A Revolução dos Bichos’: ‘E olhou alternadamente para homens e porcos (…) e não viu nenhuma diferença entre um e outro.”

por Márcia Denser, no Congresso em Foco

10/02/2012 07:00

Os EUA são mestres em inventá-los: de dez anos para cá – e tomo os filmes de Hollywood como testemunha – 1) devido à consolidação da indistinção política entre democratas e republicados; 2) ao envelhecimento das bandeiras neoconservadoras, tais como a cruzada anti-muçulmana, o “renascer do patriotismo”, o “moralismo religioso texano-americano”, sem contar o próprio “terrorismo” como pretexto neo-imperialista – o “bandido”se materializa na figura do vice-presidente, tendo Dick Cheney, vice de Bush, que “absolutamente não via diferença entre interesses públicos e privados”, como parâmetro e inspiração.

Ainda que a famosa proporção – 99% de pobres para 1% de ricos, detentores da riqueza global – não tenha se alterado sequer milimetricamente.

Voltando à questão dos vices: os exemplos na filmografia, nos quais não vou me alongar, abundam, citando apenas o recentíssimo “Red” (“Aposentados e Perigosos”), concentrando na figura de extrema direita, autoritária, implacável, corporatista, anti-políticas sociais,etc., o Inimigo – que, por sua vez, concentraria o Ódio Coletivo –, enquanto o presidente se manteria intocável, incólume, imaculado e de touca (como se isto fosse possível), uma Entidade Benigna Onipresente – ou pós-Deus-ex-machina  – ao qual “seria possível recorrer em caso extremo”( outra besteira não menos extrema).

O próprio Brasil de Dilma não é exceção ou o vice-Michel Temer é o quê?Além do nosso bad-guy de plantão?

Conquanto, para muitos, a exemplo do meu querido Luís Nassif, a estratégia política de Dilma tenha sido tão eficiente a ponto de haver deixado o quadro político nacional praticamente “sem oposição”. Diz ele que “se Lula foi uma espécie de Pelé da política brasileira contemporânea, Dilma Rousseff tem se revelado um Coutinho.”

Ele tenta explicar o atual dilema da oposição, lembrando o Brasil pós-Sarney, onde as ideias políticas quase sempre acompanharam, com alguma defasagem, as grandes ondas internacionais. A Constituição de 1988 foi o grande documento a sinalizar os novos valores que acompanhariam o país nos anos posteriores. Uma das ideias-força foi a descentralização, revertendo o pesado espólio do regime militar; outra, a questão da cidadania, das políticas sociais, da universalização dos direitos civis, do renascimento da sociedade civil.

FHC empunhou a bandeira da modernização, mas jogou-a fora na crise do câmbio em 1999 e no apagão, que novamente foi assumida por Lula. Na década que marcou o ressurgimento da sociedade civil brasileira, o PSDB fugiu do povo.

Nassif: “Beneficiado pela explosão dos preços internacionais de commodities, Lula conseguiu atender a todos os setores da economia e deixar de herança a explosão do mercado de consumo de massa. Trouxe o PT para perto do centro e tornou-o o primeiro partido socialdemocrata brasileiro no estilo europeu – porque casando bandeiras sociais com alianças econômicas e, principalmente, com participação popular através dos sindicatos e movimentos sociais. Tirou do PSDB sua bandeira.”

Sem bandeira, restou à oposição o discurso da negação: apontar as vulnerabilidades do governo Lula. A partir daí, poderia juntar os cacos e se preparar para as próximas eleições, desde que conseguisse mostrar o contraponto na sua principal vitrine: São Paulo.

Ainda segundo Nassif, aí entra a habilidade de Dilma: “1.Gestão. Há anos aponta-se a ineficiência do Estado e exige-se melhoria na gestão. O governo Dilma instituiu a Câmara de Gestão, definiu maneiras gerenciais de trabalhar o PPA (Plano Plurianual), montou sistemas de monitoramento online nos ministérios e conseguiu a consultoria da maior bandeira brasileira de gestão, o empresário Jorge Gerdau. Com exceção de Minas, nenhum outro estado tucano conseguiu implementar práticas gerenciais modernas. 2. Aparelhamento da máquina. Ponto sensível das críticas à Lula. No primeiro ano do governo Dilma, sete ministros caíram e a força política que herdou do seu padrinho tem permitido enquadrar os aliados.3. Conflitos com a mídia. Desde o primeiro dia Dilma praticamente desarmou os antigos críticos.”

E conclui: “A essência do governo Dilma não mudou em relação ao governo Lula. Mas ela conseguiu esvaziar praticamente todas as bandeiras da oposição. Não é à toa que chega ao final do primeiro ano com índices de popularidade recorde enquanto, na outra ponta, o PSDB se desmancha. A única esperança do PSDB seria o governador Geraldo Alckmin montar uma gestão inesquecível, eficiente. Se depender do que foi mostrado até agora, o país caminha para um quadro politicamente delicado: um governo sem oposição.”

Inesperadamente, após tantos elogios, a questão retorna (“lacanianamente: o retorno do reprimido?”) – incontornável e indigerível – (editorial de Carta Maior de 8/2): como enfiar um Kassab na nave eleitoral do PT em Sampa, isto é, na vitrine principal apontada por Nassif?

Aliás, como definir a abrangência duma frente política? Até onde é possível ampliá-la sem reduzir diferenças históricas a ilusões? O dilema não é novo na trajetória da esquerda e já rendeu frutos desastrosos na forma de rendição ou isolamento. O assunto volta com força na campanha municipal de São Paulo, onde o PT debate a hipótese de uma aliança com o PSD, do atual prefeito Gilberto Kassab, que indicaria o vice na chapa encabeçada pelo ex-ministro Fernando Haddad.

Derrotar o PSDB em São Paulo era uma meta importante– aliás, para muitos, como Nassif – ele já estaria derrotado. E, nesse caso, a aliança PT/Kassab, pupilo de Bornhausen, não teria sentido, pois significaria a inclusão da extrema- direita – extrema direita espertamente enrustida sob a “demonologia do embaço” incolor, inodora, insípida e auto-autista kassabiana e seu bom-mocismo de araque e à guisa de contramedidas que são “a alegria da galera hiper-neo-con paulistana” – tornando o vatapá literalmente indigerível.

E inevitavelmente nos remetendo a George Orwell e ao final de “A Revolução dos Bichos” – espécie de alegoria antológica, que virou bizantina, da disputa entre stalinistas e trotkystas: “E olhou alternadamente para homens e porcos, porcos e homens, e não viu nenhuma diferença entre um e outro.”

Afinal, com esse tipo de amigos, quem precisa de inimigos? Vice-presidente incluído.

PS do Viomundo: Partidos existem para ganhar eleições. É da natureza dos partidos. A transição de Lula (forjado nas lutas sindicais) para Dilma (tecnocrata) já diz muito sobre as mudanças no Partido dos Trabalhadores. O PT está em vias de se transformar no grande partido do establishment brasileiro. E é absolutamente natural, deste estrito ponto-de-vista, que se alie a quem quer que seja para ganhar em São Paulo. Por mais que a gente torça o nariz. Qual é exatamente a distância ideológica entre Gerdau e Kassab?

O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Compre agora online e receba na sua casa!

Captura de Tela 2016-11-21 às 13.27.30
21 - nov 5

Laerte: Outro Roda Viva, urgente!

Vômito coletivo

Captura de Tela 2016-11-13 às 09.55.58
13 - nov 2

Vitor Teixeira: Mãos ao alto

O ataque ao MST

 

40 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Alex

13/02/2012 - 17h40

Quando vocês petistas vão aprender que psdb, pt, psd é tudo igual. Todos tem apenas um projeto de poder. E o Lula Molusco afunda qq divergência por causa do seu populismo em busca de confetes. Enquanto isso a cidade afunda em enchentes, empresas de multas, etc, porque cada um só quer o poder pelo poder e esquecem que SP antes de tudo precisa ser administrada.

Responder

francisco.latorre

11/02/2012 - 23h11

george orwel é um veneninho manjado. das direita.

e serve pra isso mesmo.

desviar o foco.

..

Responder

LuisCPPrudente

11/02/2012 - 15h30

Eu que não sou petista tenho vergonha da aproximação do PT com o fascista Kassab, imagina os petistas!

É um fardo muito grande que o PT terá que carregar. Terá que explicar porque se tornou porco, pois alguém de fora vai chegar e ver o Kassab ao lado do Haddad e ver o Haddad ao lado do Kassab, a pessoa de fora não vai saber quem é gente, quem é porco (tal qual a citação no ínício deste tópico da obra de George Orwell).

Responder

Fernando

11/02/2012 - 14h19

O PT já descobriu se o Kassab é casado, se tem filhos?

Responder

Pancho Villa

11/02/2012 - 14h15

Eu gostaria de saber quem foi o infeliz que convidou Kassab pra esse evento.

Responder

Roque Pinto

11/02/2012 - 14h07

O "ninho petista", no título do texto… ou é um ato falho brilhante ou uma ironia fina invulgar. E a história se repete como farsa: “nada tão parecido com um saquarema como um luzia no poder”…

Responder

Outro Antonio

11/02/2012 - 13h03

Este ano se o PT se juntar ao Kassab, estou fora. Mas isso é insignificante. O que pesa é a periferia. Sorry PT, a periferia não engole mais o sujeito. O povo não quer ver Kassab nem pintado. Kassab vai dar Perda Total para o PT, sem contar que os militantes verdadeiros, orgânicos, filiados ou não, vão pular fora. Kassab é a Máfia em ação, intragável, nojento. É a direita mais tosca que existe no Brasil, tanto é que ele é parceiro de Se-erra. Tem muitos crimes nas costas. Crimes terríveis.

Responder

Gerson Carneiro

11/02/2012 - 11h21

<img src=http://levin.blog.br/wp-content/uploads/2011/05/fora-kassab-300×300.gif>

Responder

    LuisCPPrudente

    11/02/2012 - 15h43

    Seria esse sujeito o porco ou o homem na alusão ao livro de Orwell?

    Se homem, um homem fascista.É melhor não se aproximar desse homem fascista, pois é traiçoeiro.

    Se porco, um porco nojento, imundo e intragável. Não tem como aproveitar nada desse porco.

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

11/02/2012 - 11h14

Como e mesmo:
Partidos existem para ganhar eleições. É da natureza dos partidos. A transição de Lula (forjado nas lutas sindicais) para Dilma (tecnocrata) já diz muito sobre as mudanças no Partido dos Trabalhadores. O PT está em vias de se transformar no grande partido do establishment brasileiro. E é absolutamente natural, deste estrito ponto-de-vista, que se alie a quem quer que seja para ganhar em São Paulo. Por mais que a gente torça o nariz. Qual é exatamente a distância ideológica entre Gerdau e Kassab?

Ja percebi que a "diretiva" já foi devidamente soltada pelo partido…

Responder

zzeccacorreioquente

11/02/2012 - 08h31

marcia denser, densa, como sempre, guerreira como márcia. Mas, mudando completamente de assunto, isso me lembra de um cara que leu um conto seu e se apaixonou pela personagem, ligou pro número (11) 62-1345
e ninguém atendeu. Penso que o PT lê o Kassab, é seduzido por ele, não distingue mais realidade da ficção (e o Kassab nem mesmo é uma mentira bem contada), na hora que for ligar pro personagem que idealiza em sua mente nem vai ser atendido, ou vai ter o telefone batido na cara, como se diz.

Responder

francisco.latorre

11/02/2012 - 07h34

a distância entre gerdau e kassab não é ideológica.

..

kassab é o caos. caos pra saquear. o que puder. enquanto dá.

foi a reação ao governo pt-marta.

que enfrentou as máfias.

enquadrou fiscais.

o cartel dos ônibus.

fez plano diretor. !.ô loco. atacou o cupim imobiliário.!

pra cúmulo.. ia prover internet. grátis.

..

revolução/reação.

as quadrilhas. os interesses. afetados. como sempre. personalizaram a bagaça. e mandaram lenha na pessoa. foi com a marta. com o olívio. com a benedita. com o lula não deu certo. que o cara é único. blindado.

e a dona marta. como a erundina e o olívio..

não soube dar espaço. despersonalizar.

e eleger outro do pt. institucionalizar.

..

kassab é lixo. o homem da reação. um interventor das imobiliárias. pra desmontar o plano diretor. entrou pra liberar geral. e destruiu a cidade. estupidamente.

agora vai de armadilha. tosca.

pzz. achar que o pt vai nessa.. pera lá.

..

todo esse barulho por causa de..

“Uma eventual aliança..".

foco zero. vai bem pros sofistas de plantão.

..

kassab é o caos. marta.. maligna.

haddad. é o servidor público. perfil dilma.

da hora. no perfil. pra são paulo.

..

vem um tudo por aí.

muito em jogo.

foco. é haddad ou haddad.

..

ou.. caos. mais caos. na cidade saqueada. sitiada. militarizada.

..

Responder

sebinho

11/02/2012 - 02h50

Chega de coligações espúrias. Se é pra ter maioria no legislativo é melhor então negociar o apoio caso por caso ao invés de oferecer o cargo de vice, ministérios ou secretarias para os oportunistas.

Responder

Neo-tupi

11/02/2012 - 02h16

Quem só tem tido entre 30 a 40% dos votos em todas as eleições paulistas, precisa virar o voto de 10 a 20%, e é isso que justifica coligações exitosas com a de Lula-José Alencar, para oferecer de fato uma alternativa de governo progressista à população. Senão é entregar a prefeitura às forças demotucanas de sempre em SP (inclusive com o mesmo Kassab do lado de lá).
Para o papel de anti-candidato já existe o PSOL no espectro político. O papel do PT na conjuntura histórica atual é conquistar governos que estão em mãos da direita, para fazer governo trabalhista, o que pressupõe aceitar conciliar as relações capital-trabalho, agregando forças inclusive apoio de gente de centro-direita, e não esperar uma revolução socialista imediata sem ter correlação de forças, resultando apenas em quedas como a de Salvador Allende.

Responder

José X.

11/02/2012 - 01h51

Se de fato a aliança PT/Kassab se concretizar vai ser um tiro no pé (do Haddad): Kassab não agrega votos ao PT, sua base de eleitores é da direita raivosa (pelo menos, é o que a gente vê no Orkut.). Os únicos votos (envergonhados) do Haddad vão ser dos petistas. Os anti-petistas aqui em SP (que são muitos) preferem votar no diabo a ter que votar no PT. Me surpreende que Lula aceite essa aliança.

Responder

Dragão de Komodo

11/02/2012 - 00h57

Está tudo muito bom, está tudo muito muito bem. Agora pensemos, apesar de todos urubus de plantão, numa chapa infalível. Lula e Dilma ou Dilma e Lula, alguém se atreve a encarar?
Qualquer um dos dois pode ser coadjuvante, quem duvida?

Responder

Lucas

11/02/2012 - 00h56

Concordo que partidos existem pra ganhar eleições, mas para ganhar as eleições, é esperado que pelo menos joguem algumas migalhas para sua base eleitoral. Mas o PT cada vez mais renega suas bases históricas e tenta se tornar um PSDB light para capturar a massa de eleitores conservadores. Repete assim a estratégia de "terceira via" seguida pelos "socialistas" europeus.

Isso pode até ser bom pro PT, mas não será bom pro Brasil.

Responder

alexandre

11/02/2012 - 00h34

Saiba então o PT que terá um petista fazendo campanha contra o PARTIDO. Por incrível que pareça será a primeira eleição que um petista não votará em majoritário do próprio partido.

Responder

luciana rotondi

11/02/2012 - 00h16

nao sei… mas, acho que a politica local tem diferença… estamos faland de ambito mais proximo… kassab e pt nao dá… acho que o pt de sp nao acredita nisso, nao transmitirá ao eleitor isso… acredito que com kassab na chapa o pt nao consiga atingir nem o seu teto historico e, se atingir , nao haverá legitimidade…isso é uma loucura..pra que ganhar assim? será que nao lembramos com maior satisfação da seleção de 1982 do que da 1994? apenas para lembrar o pseudo guru, o qual pretende jogar ao vento o que pensamos… nao Lula, menos… por favor menos

Responder

Vlad

10/02/2012 - 23h56

E se o Haddad patinar nas pesquisas e o Afif vira cabeça de chapa com algum figurante petista de vice?
Claro que não…imagina!
Kassab não é ambicioso assim.
É um homem de Deus.
Aleluia irmãos! É um ex-demo que está entre nós!!!
hahahahaha

[youtube jRehgfaQzNs http://www.youtube.com/watch?v=jRehgfaQzNs youtube]

Responder

Jorge Nunes

10/02/2012 - 23h46

Espero que chutem Kassab na primeira oportunidade.

E o Chalita vai usar isso contra o PT na eleição.

Responder

Porco Rosso

10/02/2012 - 22h51

"Ninho petista"?

Pois é, cada vez mais parecido.

Responder

Leo V

10/02/2012 - 22h44

Esqueci de comentar. Eu como bancário de banco estatal, consigo ver também que assim como não há diferença entre Kassab e Gerdau, não há diferença entre a lógica dos bancos públicos e privados, tanto com os clientes, quanto com os trabalhadores, e também quanto aos fins e aos meios.

Responder

    beattrice

    10/02/2012 - 22h52

    Aliás, segundo consta
    nas greves dos bancários o governo federal tem se portado na mesa de negociações
    pior, mas MUITO pior que os bancos privados.
    Um patrão indecente.

    Neo-tupi

    11/02/2012 - 14h12

    O Itaú e Santander demitiram milhares de funcionários no ano passado, mesmo com lucros recordes. O Banco do Brasil e a CEF contrataram. O BB financia a maior parte do crédito rural. A CEF financia a maior parte do crédito habitacional, e é grande responsável pelas contas da população de baixa renda.
    Com todos seus defeitos, o brasileiro estaria ferrado sem estes dois bancos, e se estivesse dependendo só dos privados.

    Leo V

    12/02/2012 - 17h45

    O seu raciocínio é o mesmo que leva a justificar o tal capital estrangeiro, especulativo. O fato é que sem ele um país fica estagnado. Então viva o patrão! afinal sem eles não haveria emprego!.

    O BB tem lucro com o crédito rural, assim como a Caixa tem um lucro enorme com o crédito habitacional. São isntituições que visam e existem pelo lucro, como os bancos privados. É pelo lucro que se tem medido a gestão deles. Se você trabalhar dentro de um banco desses verá de fato quais são os fins e os meios desses bancos, e que não se diferem em nada dos bancos privados. É exploração e coisificação total do trabalhador, e venda casada para os clientes (mesmo para o pobre camponês ou aquele da cidade do Minha Casa Minha Vida.. Todos eles tem que comprar o 'segurinho', o cap, que por sinal são de capital privado)

Leo V

10/02/2012 - 22h41

Excelente o PS. Perfeito. É a lógica do Poder.

Responder

Douglas

10/02/2012 - 22h22

Desde já darei uma sugestão para prefeito de São Paulo: Tiririca. Nada mais natural nem mais traumático. Ruim por ruim, vote em "joaquim".

Responder

@anabellbar

10/02/2012 - 22h03

È a crise de identidade que jamais veríamos nos anos 80.

Responder

Remindo Sauim

10/02/2012 - 21h58

Pois eu prefiro o Kassab se alinhando a linha do PT, do que o PT se alinhando a linha do Kassab. Agora, o pior dos piores é o Russomano ganhar a eleição.

Responder

    beattrice

    10/02/2012 - 22h53

    Por que?
    Qual a diferença entre o Maluf e o Kassab?

Sagarana

10/02/2012 - 21h51

Ai, ai, ai… O PT e seu sonho hegemônico. Vai cooptando os incautos mas NUNCA vai conseguir. Basta ver, ou melhor – ouvir, Magno Malta.

Responder

jaime

10/02/2012 - 21h37

Justamente por isso é que é preciso uma alternativa com urgência. No fim e ao cabo, se poderá dizer: o PT ganhou, sim, mas qual PT? Exatamente o do Gerdau e do Kassab.

Responder

Gerson Carneiro

10/02/2012 - 21h19

Kassab se aproximando do PT. Acho que o PT tá com o Haddad desligado.

Responder

Edson Augusto

10/02/2012 - 21h10

Excelente o texto de Márcia Denser mas concordo plenamente com o PS do Viomundo.

Responder

Glecio_Tavares

10/02/2012 - 21h02

Não conheço Gerdau, mas não me parece que ele tenha sequer um salário e está ajudando muito no governo federal. Quanto ao Kassab, sei que muitos petistas, inclusive politicos, vão votar em outro candidato se acontecer a aliança que a imprensa paulistana tanto quer. Pode ser que o partido de Maluf volte ao poder com o Celso Russomano, ou então a intenção seja eleger o Chalita e entregar de vez as verbas sociais para as igrejas realizarem a catequização definitiva dos nativos.

Responder

    beattrice

    10/02/2012 - 22h54

    Mas o Chalita também circula entre os próximos do gabinete presidencial,
    é uma espécie de coringa eleitoral.

    Neo-tupu

    11/02/2012 - 01h37

    Russomano é candidato do PRB (partido que era do ex-vice José Alencar, e do senador Crivella do Rio). Saiu do PP porque Maluf foi contra a candidatura própria, preferindo apoiar o candidato de Alckmin (inclusive ganhou do governador a indicação da presidência da CDHU no pacote).

Gerson Carneiro

10/02/2012 - 20h58

Kassab na festa do PT é tão nojento quanto a deputada Jandira orientando o Dacciolo.

Responder

    João Carlos

    10/02/2012 - 22h55

    Cara, vou ter que discordar, a Janira age por ideologia
    o Ka$$ab por e$$$$$$perteza.

Deixe uma resposta