VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

Giannoti: “O que pretendem fazer com essa gente?”

29 de agosto de 2011 às 11h36

A pergunta do Giannotti

Edmilson Lopes Júnior, no Terra Magazine, sugestão do leitor Morvan

De Natal (RN)

Na última semana, um encontro promovido pelo Instituto Fernando Henrique reuniu antigos dirigentes da área econômica e intelectuais tucanos para diagnosticar os principais problemas econômicos do país e, se possível, apontar propostas substantivas para uma alternativa ao que vem sendo feito desde que o Lula tomou posse em 2003. O título do evento não poderia ser mais pomposo: “Transição incompleta e dilemas da (macro) economia brasileira”.

Os “pais do Real”, hoje aboletados nas direções de bancos e fundos de gestão, não trouxeram a esperada luz que iluminaria o escuro caminho da oposição. Com a notável exceção de Pérsio Arida, que apontou a necessidade de uma revisão das regras de gestão e de aplicação dos recursos dos fundos dos trabalhadores (FGTS e FAT), os demais pisaram sobre terreno por demais batido. Queriam mais do mesmo: redução dos gastos públicos. Houve até quem propusesse que abandonássemos a perseguição do modelo de estado de bem-estar (welfare state) europeu.

Nós, que jamais tivemos welfare-state de verdade, deveríamos abandonar a ilusão de realizá-lo. Essa proposição, em um encontro de intelectuais de um partido que carrega no nome o peso da definição socialdemocrata, é, por si só, reveladora. Se a democracia social europeia não deve nos orientar como modelo, para qual direção devemos mirar? Para a China, onde o milagre do crescimento econômico se faz à custa de uma força de trabalho submetida a regimes de trabalho semiescravo? Ou, quem sabe, para os EUA, onde, trinta anos de enxugamento dos gastos sociais e de acentuada concentração de rendas não livraram o país de uma crise que ameaça arrastar o resto do mundo?

O melhor relato do encontro tucano foi feito pela jornalista Maria Cristina Fernandes, colunista de política do jornal Valor Econômico. Segundo ela, após Pedro Malan ter afirmado, certamente com a candura e objetividade de sempre, que “os que tinham a Europa como modelo vão precisar rever os seus conceitos”, o filósofo José Arthur Giannotti não conseguiu se conter e, dirigindo-se ao conjunto dos economistas, indagou: “Desde o último artigo que li de Gustavo Franco tive a impressão de que vocês descreem da impossibilidade de se prover o welfare state. Mas o que pretendem fazer com essa gente?”.

Ao que parece, os emplumados economistas preferiram dar de ombros diante da pergunta do filósofo. Giannotti, como bom filósofo, resumiu em sua pergunta o dilema que devora parte do campo político brasileiro. Ora, se a oposição não sabe o que pretende fazer com “essa gente”, por que diabos “essa gente” vai querer algo com essa oposição?

O que resta para essa oposição, já que não dá para nenhum político, em pleno domínio de suas faculdades mentais, sair por aí repicando as receitas de Pedro Malan e Gustavo Franco, é procurar casos de corrupção no Governo para denunciar. O moralismo, ao contrário do que muitos pensam, não é uma opção. É o que resta como discurso para uma oposição que, após oito anos, ainda não descobriu o que “fazer com essa gente”.

Leia também:

Beto Almeida: As duas derrotas no campo da comunicação

Dárcio Vieira: O que leva ao relançamento da UDN?

Mauricio Dias: Uma pedra no caminho de Dilma

Blogueiro Len explica como Veja espionou Zé Dirceu

Demóstenes Torres: Ver enlatado americano “é um direito”

Juceli de Castro: Tomara que você morra no caminho!

Pinheiro Salles: Foram 130 centros de tortura no Brasil

PRESENTE FIM DE ANO DO VIOMUNDO - Oferta limitada!

2 livros por R$ 79,90
FRETE GRÁTIS

+ Blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16
+ O lado sujo do Futebol - autografado por Luiz Carlos Azenha

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro.

Organizado por Renato Rovai, com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Captura de Tela 2016-12-22 às 09.30.09
22 - dez 4

Laerte: É Natal

Medroso

Captura de Tela 2016-12-13 às 13.24.41
13 - dez 2

Laerte: A máquina

Quem ligou, hein!?

 

87 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Avel de Alencar

28/09/2011 - 09h37

Perguntinha danada. Talvez alguns deles tenham a idéia de por num avião e jogar no mar. Serra já fez rampas nos viadutos, de SP, para impedir que a parte mais miserável dessa gente dormisse embaixo dos mesmos.

Responder

Ticão

30/08/2011 - 18h48

Há algo de errado com essa frase.
" … vocês descreem da impossibilidade de se prover o welfare state"
De duas, uma.
Ou é "vocês creem na impossibilidade "
Ou então " vocês descreem da possibilidade "

Responder

Eudes H. Travassos

30/08/2011 - 18h24

A oposição está num buraco negro e, até, mesmo, a postura molralista de procurar escândalos não é competência sua, mas sim das atividades criminosa do PIG……..kkkkkkkkkkkk….Eu me regozijo vendo quem sempre nos trouxe tanta injustiça e sofrimento quando no poder agora está assim, agonozante sem pai nem mão, num mato seu cachorro, um vira lata que seja….kkkkkkkkk….e olhem lá que este bate cabeça com cabeça agora é nas ostes de sua inteligenzia, hein……..kkkkkkkkkkk…..eles merecem, quem manda não gostar de brasileiro.

Responder

José Bsb

30/08/2011 - 16h31

Os exitos do governo Lula se devem a manutenção da política econômica de FHC.Foi por isso que o Brasil quebrou em 2008 e o Serra foi consagrado nas urnas e eleito no primeiro turno para presidente da república.
So faltou seu amigo Arruda na vice presidencia. O ex metalurgico foi apeado do poder com indices rastejantes de popularidade e sua candidata derrotada foi obrigada a se exilar na Líbia.
Esse eunãosabia foi colega de classe na mesma faculdade de economia do homem bom criador dos genericos e seguro desemprego.
alvissarasss

Responder

Eurico

30/08/2011 - 14h54

Hoje, 30 de agosto, faz 23 anos que o então governador do Paraná, Alvaro Dias, jogou a cavalaria sobre os professores da rede estadual de ensino. Na época eu era aluno. Hoje estou na mesma luta que os professores daquela época que foram pisoteados e espancados por este sujeito do psdb atual. E sinto dizer, mas ele tem rumo sim. Espero que não tenha folego político, mas rumo tem. Ele odia a coisa pública e tudo que lembra um projeto político alternativo e social.

Responder

CC.Brega.mim

30/08/2011 - 14h38

"essa gente":
aí já está tudo.
divisão de classes
entre "nós" e "essa gente"

não saber o que fazer
é consequência.

se essa gente
não faz parte de meu raciocínio econômico
então essa gente
está em luta contra ele..

eles não perdem uma chance de revelar
o óbvio
estão em luta contra o povo.

Responder

Augusto

30/08/2011 - 13h37

Há, pelo menos, um ponto em comum com os governos do FHC, Lula e Dilma: os juros absurdos, a bolsa banqueiro. Quando é que isso terá fim? Quando é que a Dilma vai levar a sério a educação dos milhões de brasileiros que não tem condições de pagar um ensino de qualidade? Enquanto isso, os governos do P$DB destrói a educação aqui em SP, vende hospitais… O Governo Federal poderia fazer algo diferente. Esse juros enormes e o descaso com a educação nos estados (sei que a educação fundamental e média fica a cargo dos estados, mas, repito, a Dilma poderia fazer algo pra mudar isso).
Tenho certeza que o governo do PSBD seria muito pior, porém já faz algum tempo que esse governo tem se afastado dos mais pobres. Quero ver mudanças! E, como já disse o Lula: nunca em outros governos os banqueiros ganharam tanto! (era algo assim, não lembro a transcrição literal).
Sou de esquerda e quero um governo de esquerda. Não adianta chegar um Obama e fica com blablablá e no fundo não mudar nada! "Depois de 20 anos na escola, não fica difícil aprender todas as manhas desse jogo sujo…"

Responder

    Dallas

    15/10/2011 - 03h30

    Azenha favor dilvulgar:
    BRASIL COM JUROS BAIXOS. http://www.brasilcomjurosbaixos.com.br/#?page=hom

    não podemos deixar od marchadeiros do PIG pautar a agenda nacional.
    Movimento encapado pelos Sindicatos e industria.

FVX

30/08/2011 - 13h13

Pra resumir:
Aqueles que não nos deixaram viver, não viverão para nos governar.

Responder

Armando do Prado

30/08/2011 - 12h34

Oportunista. E pensar que estudou Marx, mas pelo visto não entendeu nada. A sua pergunta me faz lembrar da pergunta de hitler: "Jodl, Paris está destruida?

Responder

Antonio

30/08/2011 - 12h29

O único projeto tucano é a corrupção. Eles canalizam todos os seus esforços para isso. Portanto, eles não têm resposta para mais nada. Simplismente caiu o pano e eles estão nus.

Que moral têm os tucanos para exigir moralidade?

A plumagem alta e a baixa estão caindo. É pena para todo lado.

PSDB, exterminador do futuro e do presente também.

Responder

Rafael

30/08/2011 - 12h17

Espero que a Dilma fique atenta porque tá se prepanrando tanto para a crise, mas tanto com redução de investimentos, corte no orçamento que vai acabar é gerando uma crise por causa dessa política de arrocho que a gente já experimentou e dispensamos quando elegemos o PT. Tomara que o PT, principalmente Lula, foi eleito justamente por que a poítica do arrocho, dos cortes nunca funcionou e ficou mais que evidente depois da crise de 2008 que Lula foi muito bem. Que esse corte irracional para baixar juros não acabe gerando crise.

Responder

Marat

30/08/2011 - 12h06

Com "essa gente". Se fosse Herr Bornhausen, diria "essa raça"!

Responder

Domingos

30/08/2011 - 11h19

O problema dos tucanos foi diagnosticado pelo Giannotti, eles sabem governar para a elite. Quando tem pobre eles não sabem o que fazer, ou seja, a pergunta é pertinente: o que eles querem fazer com o povo brasileiro? LULA e agora DILMA sabem o que fazer: é só investir no mercado interno!

Responder

Bonifa

30/08/2011 - 11h13

Uns se sustentam nos outros e vão fazendo de conta que se apoiam na realidade. Que façam seus convescotes, que se reunam em seus conciliábulos, contanto que se abastenham de dirigir qualquer coisa no país. Não há mais vagas para eles.

Responder

EUNAOSABIA

30/08/2011 - 10h24

Respondo ou não a esse tocador de tuba?? SIM.

Eu sei o que mudou:
1 – modificação do eixo de comércio dos EUA para Ásia/Oriente médio/Mercosul;

Papo furado rapaz, quem nos tirou da lama foi a China, Lula viajou durante oitos anos mas fazendo lambanças, abraçados a ditadores gencidas e praticando seu pavonismo, queria ele tão somente aparecer diante do mundo. chamando ditador de "meu irmão e meu líder"" e por aí vai….comércio mesmo não teve NADA.

2 – flexibilização do superávit primário com relação à investimentosestatais;

Deixa de sandices, Lula fez foi aumentar o superávit primário (vocês eram contra lembra?, quando o percentual caiu, foi na tentativa de estourar as contas públicas para eleger Dilma, deu certo).

3 – desindexação de 21% da dívida pública interna em dólar para 0,5%;
Fez foi trocar uma dívida que pagava 2,2% ao ano com o FMI, por outra que pagava 12% ao ano, a dívida continuava, só mudou de dono, coisas do gênio em economia chamado Lula.

4 – REdução de juros com objetivo de não gerar recessão;
A maior taxa de juros do mundo, ou eu tô errado?

5 – política indústrial com foco nacional (internalização dos investimentos em petróleo);

Navio casca?? conta outra, está se desfazendo e corre o risco de afundar, não tem condições de flutuabilidade, nem motor tem, as tubulações internas estão se desmanchando. Outro engodo.

6 – Redução de impostos em áreas geradoras de renda/consumo;
Medida eleitoreira, já sobejamente desmascarada por mim, desnecessário maiores comentários.

7 – aumento dos investimentos do BNDES (antes era só pra salvar a Globo);
e por aí vai.

Sei, comprando banco falido de empreário, como o Votorantin, que não banco de correntistas era, 49,9% das ações por 30 vezes o valor de mercado??? ou dando 5 bilhões pela farsa do banco da bolinha de papel???

Vá estudar rapaz.

Responder

    Maria Libia

    30/08/2011 - 12h08

    Voce me faz lembrar o Joseph Pulitzer (com a sua inteligência é desnecessário explicar quem é JP), que dizia:
    "Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta, formará um público tão vil como ela mesma" Até quando vc será uma cópia do PIG?

    ZePovinho

    30/08/2011 - 14h54

    Bota aí a fonte do CONTROL C- CONTROL V, mordomo de suruba!!!!!!!!

Bertold

30/08/2011 - 10h17

O que resta para os tucanos-demistas? Ora, a rigor nem o discurso moral lhes dão guarida pois lhes falta estatura para isso. Lembremos do que dizia Lênnin sobre o critério da verdade ser a prática ou as atitudes. Então, até nisso a chamada oposição fica devendo. Seus governos nos estados e prefeituras roubam muito, praticam todas sorte de estelionatos e corrupção com privatizações de bens e serviços públicos com o beneplácito da mídia.

Responder

EUNAOSABIA

30/08/2011 - 10h07

Jorge Nunes..

""(…)Mantega disse que esta é uma medida preventiva que o país está tomando para enfrentar a crise econômica internacional. Segundo o ministro, a situação inspira cuidados, pois a perspectiva é de recessão nos Estados Unidos, Japão e Europa. Neste cenário, destacou Mantega, haverá menos demanda no mundo, e a disputa pelos mercados consumidores ficará mais acirrada(…)""""

Jorjão, não eram vocês que eram contra o superávit Primário? não eram vocês que votaram contra a LRF e chegaram até a entrar no STF contra??ou seja, o que você escreve acima, ou copiou nada mais é do quê: "superávit primário puro e simples para economizar dinheiro e dar a banqueiro"…ou não???

Outra coisa, em 2008 Serra não recomendou a mesma cautela??? e vocês não metiam o malho??o que mudou então??? ahhhh… eu já sei… o que mudou foi o calendário eleitoral, naquele tempo era preciso arrebentar com as contas públicas, conceder tudo que é tipo de isenção fiscal a fim de eleger alguém não seria eleita nem vereadora de Taboão, ou seja, a fim de não atrapalhar a eleição daquela que ocuparia a cadeira de presidente no lugar de Lula, alguém terceirizado por ele, já que a emenda do terceiro mandado não passaria no senado, era preciso eleger alguém de confiança e sem vida política própria, que aceitaria qualquer ordem de mando de Lula, foi só isso mesmo…

Rapaz, o que o Brasil está passando hoje, é mais grave do que se passa nos outros países dos BRICS e outros emergentes, o Brasil de Lula continua a rabeira do mundo, o menor crescimento da AL e o patinho feio dos BRICS… e porquê?? ora… arrebentamos as contas públicas lá atrás, deu certo, Dilma ganhou, mas a fatura chegou e vai ter que ser paga…

Esse superávit é o custo e o desespero (inútil na minha opinião), em pagar o saldo da Herança Maldita de Lula.

Saudações…. fique a vontade para me perguntar sobre o tema.

Responder

EUNAOSABIA

30/08/2011 - 09h54

Respondendo a um tal de "el gordo"" é fácil identificá-lo, ele usa um estranho aparato na cabeça.. toma troll…

"Como é que o Brasil quebrou três vezes com a política econômica dos anos FHC e conseguiu passar relativamente no azul nos oito anos de Lula, tendo inclusive passado sem grandes problemas pela crise de crédito de 2008, se na opinião das reinaldetes não houve nenhuma mudança na condução da economia?"

Resposta: Esse papo furado de que FHC quebrou o Brasil três vezes é mais uma dessas bateções de bumbo da esquerdalha a soldo perdida na net, velho, FHC não quebrou só o Brasil não, FHC quebrou a Rússia, a Índia, a China sofreu muito, o México quebrou, a Argentina quebrou, FHC também sem nada pra fazer quebrou toda a Ásia, exceto o Japão, ou seja, troll a soldo, esse FHC é mesmo ruim… além de quebrar o Brasil, ele quebrou toda a América Latina, boa parte da Ásia e África…. ali não escapou ninguém foram 4 crises financeiras fortíssimas, e que atingiram justamente os países como o Brasil e os emergentes.

Quanto a crise de 2008, não fosse a China, o Padim Lula, o desesperado Padim Lula iria fazer o quê além de rezar por Obama??? Lula manteve a política econômica de FHC, rezou por Obama e a China fez o resto, vocês não enganam é ninguém.

Me responde uma coisa troll, em 2008, qual foi o país dos BRICS ou dos emergentes que quebraram??? teve algum??? ora rapaz, o Brasil em 2008 não quebrou porque a China não deixou, e ninguém quebrou… ou me diz qual foi o país que em 2008 pediu dinheiro ao FMI??? não teve ninguém rapaz…

Lula é uma cara inteligente e vocês são panfletas a soldo… vocês sabem que Lula não fez NADA… sabem disso…. Lula criou esse papo furado de que o Brasil foi descoberto em 2003, mas esse papo furado só impera em certos ambientes, todo mundo sabe que o grande mérito de Lula, foi segundo o Financial Times: "TER FEITO O NADA".

Responder

    Augusto

    30/08/2011 - 13h23

    Se $erra ou Alckmin tivessem ganhado, com certeza entrariam na ALCA, daí quem imploraria para os norteamericanos seriam eles, esses fantoches de estadunidense!

    Paulo Rick

    30/08/2011 - 14h34

    Vamos repetir, papo furado são suas abobrinhas, quando confrontado com a realidade vem falar de bumbo, isso é o que FHC e sua turma deviam ficar tocando na praça em troca de trocados.

    O Brasil quebrou, e foi para o FMI, como a Grécia quebrou agora, mas para seu nível de inteligência fica complicado separa quebra de moratória, moratória nos tivemos antes, por sinal a mesma turma que fez o Plano Real. Antes de Lula, o Brasil quebrava e declarava moratória, agora, faz empréstimos ao FMI. A diferença é só essa, antes o risco país era tão alto que não tinha classificação, hoje é irrelevante porque o Brasil é uma das economias mais sólidas do mundo, mas para você isso não faz diferença, porque vive em Miami.

    China e India não quebraram porque nunca seguiram esse política neocon, seguida por capachos e pau mandados que você aplaude.

    Brasil e Rússia que seguiram esse receituária quebraram, mas aprenderam, e graças ao Lula e a Dilma podemos assistir seus patrões afundando, e você babando de inveja. Chora viúva do atraso e do subdesenvolvimento!

    Se existe alguém a soldo aqui é um certo sem noção, sem rumo e sem proposta. A indagação do Filósofo do PSDB faz sentido, o que o PSDB tem haver afinal com o povo brasileiro? Resposta: NADA!!

    Podemos dizer, que o seu nick resume bem você, tu não sabes de nada!!

Morvan

30/08/2011 - 09h21

Bom dia.
Aqui, no meu velho Ceará, costuma-se dizer, sobre alguém sem "norte":
"Está mais perdido do que cachorro em mudança".
É assim que deve se sentir um tucademo da vida.

Sem rumo, sem norte, sem discurso. E aí a perguntinha aguda: o que estes panacas fariam, caso não houvesse o PIG, a verdadeira oposição [ao Brasil]?
Existiriam, sequer, por acaso?

:-)

Morvan, Usuário Linux #433640.

Responder

    Marcio H Silva

    30/08/2011 - 18h31

    Morvan, boa noite ( eheheheh )!

    Aqui no RJ se fala também: " Tá mais perdido que cego em tiroteio"

    Morvan

    01/09/2011 - 08h25

    Bom dia.
    Aqui nós conhecemos, também, este comparativo. Mas é que o primeiro é mais pejorativo.

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

José Ricardo Romero

30/08/2011 - 08h54

Sempre disse que não é verdade que a oposição não tem discurso. Tem, mas não pode mostrar. E aí está: em petit commité os líderes intelectuais da direita colocaram com toda clareza aquilo que é a ideologia da auto intitulada social democracia. Palavra por palavra é isto aí que o PSDB idealiza, mas óbviamente, não pode transformar isto em campanha política, porque esta gente, que é a maioria dos eleitores, não iriam votar neles.

Responder

Marcia Costa

30/08/2011 - 08h43

O que falta de bom senso a uns, sobra a outros. Na realidade "essa gente" não existe para muitos, pois estão ensimesmados que sequer veem seu vizinho de apartamento. Como, então, querer que vejam os desprovidos de qualquer dignidade? É pedir muito para eles. Que fiquem no seu mundinho e de preferência, calados, porque muito ajuda quem não atrapalha. Texto excelente, Azenha. Parabéns.

Responder

Leider_Lincoln

30/08/2011 - 08h07

Será que a Folha está com medo do "Efeito Veja"?
http://www1.folha.uol.com.br/poder/967328-lider-d
http://www1.folha.uol.com.br/poder/967322-empresa

Que coisa, em Richard Smith? Até a Folha está com medod e subir no telhado…

Responder

Marat

30/08/2011 - 07h20

Um conhecido de um conhecido esteve lá na tal convenção de tucanos. Segundo me disse, foi hilário: estão morrendo de medo da China, por isso defendem EEUU loucamente. A convenção deveria se chamar: Tirem os sapatos para os estadunidenses!

Responder

SILOÉ-RJ

30/08/2011 - 03h46

A única opção que a direita têm agora é bater palmas pro governo. Se forem cínicos e espertos o suficiente: bajular e apoiar para sair bem na foto, exatamente como está fazendo o fhc.

Responder

SILOÉ-RJ

30/08/2011 - 03h36

Não duvido nada deles Seguindo a orientação de um dos seus antigos gurus, Carlos Lacerda, que para limpar a cidade mandava matar os mendigos e jogar no rio de Guarda, faça o mesmo com essa gente que eles tanto desprezam.

Responder

Milton Pereira Neves

30/08/2011 - 01h23

Eles não sabem o que fazer com essa gente, Mas com certeza não querem encontra-la na poltrona ao lado do avião indo para o litoral nordestino. São intelectuais de charutaria formados na Europa e EUA. Pra mim eles não se enchergam como brasileiros e sim como "raça superior". Jamais notarão que sua ideologia faz mal ao Brasil.

Responder

Cicero

30/08/2011 - 01h19

IFHC. Esse antro só cola mesmo em São Paulo. Fernando Henrique, que é carioca, não teria coragem de abrir uma bodega dessas aqui no Rio. Ele seria defenestrado de tudo que é jeito.

Responder

    EUNAOSABIA

    30/08/2011 - 09h16

    Pelego a soldo, por essa tua teoria, Lula teria que fundar sua ONG (cópia pirata do IFHC, mais uma aliás), em Garanhuns… vocês são fracos.

Operante Livre

30/08/2011 - 00h44

O que mais me preocupa é saber o que ESSA gente pretende fazer com eles.

Responder

el Sendero Luminoso

29/08/2011 - 22h12

Parece que o José Bonifácio de Andrada e Silva também fez essa pergunta lá por volta de 1834, quando estavam discutindo como passar da escravatura para o mercado de terra, via evidentemente, uma Lei de Terras que impediu a instalação da pequena produção, que poderia ser feita, inclusive, por ex-escravos.
Mas não! E como já diziam : a Bugrada que se lasque!!!!

Responder

    Bonifa

    30/08/2011 - 17h44

    Não é verdade. José Bonifácio jamais discutiu semelhante coisa. Cuidado para não machucar a História. Recomendo o livro "Um Projeto para o Brasil", de J.B.de Andrada e Silva.

M.S. Romares

29/08/2011 - 20h40

Essa turminha aí, junto com o filósofo e o sociólogo, costumam ver o futuro com a nuca.

Responder

Alberto Santos Neto

29/08/2011 - 19h47

"Mais o que pretendem fazer com esta gente?". Eu sei. O PSDB que fazer com o povo do Brasil o que já faz com o povo dos Estados que já governam, principalmente, São Paulo e Minas Gerais, ou seja, querem alienar toda população brasileira.

Responder

José do Ceará

29/08/2011 - 19h38

Wikileaks revela sabotagem contra Brasil

Plano Brasil

Os telegramas da diplomacia dos EUA revelados pelo Wikileaks revelaram que a Casa Branca toma ações concretas para impedir, dificultar e sabotar o desenvolvimento tecnológico brasileiro em duas áreas estratégicas: energia nuclear e tecnologia espacial. Em ambos os casos, observa-se o papel anti-nacional da grande mídia brasileira, bem como escancara-se, também sem surpresa, a função desempenhada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, colhido em uma exuberante sintonia com os interesses estratégicos do Departamento de Estado dos EUA, ao tempo em que exibe problemática posição em relação à independência tecnológica brasileira. Segue o artigo do jornalista Beto Almeida.

O primeiro dos telegramas divulgados, datado de 2009, conta que o governo dos EUA pressionou autoridades ucranianas para emperrar o desenvolvimento do projeto conjunto Brasil-Ucrânia de implantação da plataforma de lançamento dos foguetes Cyclone-4 – de fabricação ucraniana – no Centro de Lançamentos de Alcântara , no Maranhão.

Leia mais:

Responder

jekatotal

29/08/2011 - 19h15

o que fazer com essa gente diferenciada??

Responder

Rafael

29/08/2011 - 19h08

Não há mico pior que se reunir para debater política e acabar não falando nada com nada. Assim quem sabe depois de 2022.

Responder

Nelson Menezes

29/08/2011 - 18h53

Os pseudos intelectuais de economia,filosofias e outras fias, do PSDB, PPS e DEM estão malucos,estão desorientados eles não conseguem entender, como um retirante do nordeste um ex metalugico e dirigente sindical, agora ex Presidente da República conseguiu colocar o Brasil no caminho da prosperidade arrumar a economia e colocar o país em crecimento real e ainda fazer sua sucessora,esta turba de engravatadinhos, de fala bonita que estudaram nas melhore univercidades,realmente eles não entendem que um nordestino semi-analfabeto foi e é muito mais capas do que eles, isto e que eles não suportam.

Responder

    EUNAOSABIA

    29/08/2011 - 19h06

    Rapaz, eu mesmo pago o seu tratamento psiquiátrico… será que teve fuga no Juquiri e ainda não sabemos??

    Quero lhe ajudar, é provável que tenhas cura…

    Nelson Menezes

    29/08/2011 - 19h33

    Está pegou na vêia ei ! Sabichão,sentiu a realidade!

EUNAOSABIA

29/08/2011 - 18h13

Dilma aumentou o superávit primário… ué… mas me exprica só uma coisa manos progress de meia pataca… me exprica só uma coisa…

Não era o PT que era contra o superávit primário?? então me exprica por que uma vez no poder depois de oito anos além de o manterem ainda o aumentaram em percentual…. alguém sabe me explicar essa mágica???

Responder

    MataTrolls

    29/08/2011 - 18h52

    oi, Reinaldo Azevedo!
    oi, Leporace!

    Leider_Lincoln

    30/08/2011 - 07h27

    Richard Smith,cinquentão que tem muito espaço entre uma "consultoria" e outra, MataTrolls!

    El Gordo

    30/08/2011 - 06h46

    É de extremo mau gosto responder uma pergunta com outra pergunta, mas peço que o nosso representante das reinaldetes me responda:

    "Como é que o Brasil quebrou três vezes com a política econômica dos anos FHC e conseguiu passar relativamente no azul nos oito anos de Lula, tendo inclusive passado sem grandes problemas pela crise de crédito de 2008, se na opinião das reinaldetes não houve nenhuma mudança na condução da economia?"

    Não espere pela tradução.

    Jorge Nunes

    30/08/2011 - 07h26

    (…)Mantega disse que esta é uma medida preventiva que o país está tomando para enfrentar a crise econômica internacional. Segundo o ministro, a situação inspira cuidados, pois a perspectiva é de recessão nos Estados Unidos, Japão e Europa. Neste cenário, destacou Mantega, haverá menos demanda no mundo, e a disputa pelos mercados consumidores ficará mais acirrada(…)

EUNAOSABIA

29/08/2011 - 18h10

Mas o que esse gente do PT fez de diferente de Malan e Gustao Franco em oito anos de cópia pirata da macro economia de Fernando Henrique??? alguém sabe o que o PT mudou na macro economia do governo anterior??? bla bla bla eu tô cheio, quero na moral mesmo, quero saber o que mudou na política econômica, bla bla bla e panfletagem medíocre eu nem leio mais de vocês…. quero teoria… na moral…

a única coisa que mudou foi o câmbio flutuante, Franco era contra (ele usava teorias marxistas para sustentar suas idéias), ora, mas o câmbio já era flutuante desde o começo do segundo mandato de FHC… portanto.. mudaram o quê mesmo???

EM TEMPO: Um mês, somente um mês de aumento do estoque da dívida interna paga 5 copas do mundo no Brasil ou 4 anos de Bolsa Família….. governo socialista, progressista e de esquerda é isso aí brodes progress… qua qua qua qua….

Quero na moral com uso de teoria econômica… bobajada de panfleta não será respondida.

Responder

    MataTrolls

    29/08/2011 - 18h53

    Leporace, Reinaldo Azevedo ou seja qm vc for, se for, responda-me:

    Como é que eu faço pra ver os gols de domingo?

    Maria José Rêgo

    29/08/2011 - 19h29

    Muitas coisas. Reduzir as diferenças socias foi o máximo.

    Paulo Rick

    29/08/2011 - 20h54

    Em primeiro lugar foram competentes, bem diferente de Gustavo Franco e Pedro Malan. O gerenciamento do PT nas políticas fiscais e monetárias foram infinitamente mais competentes, mas o principal foi perceber que política econômica não se resume as duas citadas políticas. Assim, o PT logo que assumiu o poder fez políticas ativas para aumentar o superavit da balança comercial, várias políticas compensatórias no setor produtivo, programas de inclusão social e de distribuição de renda. O estoque da dívida interna é muito menor que antes, além de termos reservas cambiais jamais alcançadas em nossa história, por isso sua bobajada neocon não cola.

    As políticas compensatórias podemos ressaltar o papel das estatais como fomentadoras da produção industrial local, graças a Petrobrás a industria naval brasileira renasceu das cinzas.

    cronopio

    29/08/2011 - 23h04

    Espuma, direitista. Azenha, esse texto acertou em cheio, meus parabéns.

    Leider_Lincoln

    30/08/2011 - 08h11

    Por falar em blá blá blá, trollzinho, andou dando uma lida na FSP? Colocou a opinião do Zé Dirceu e do PT conta a Veja, denunciou uns parentes ladrões do Alckmin, apresentou ao seu jerico-público a vião de Tarso Genro sobre Jango e Brizolla… Os comentários ainda são a cara dos leitores do jornal, mas o jornal acho que está com medo de ser confundido com a Veja. E aí? Vai ler o que agora? Só o Esgoto mesmo?

    Taiguara

    30/08/2011 - 08h22

    Basicamente fez três coisas diferentes do FHC: 1- Não quebrou o Brasil 2- Não quebrou o Brasil e, finalmente 3- Não quebrou o Brasil.

    @anabellbar

    30/08/2011 - 17h10

    Com estezinho…nem repetindo, nem desenhando

    Paulo Chacon

    30/08/2011 - 08h51

    Você continua não sabendo nada mesmo. Para defender um governo demotucano, só pode ser um alienado golpista.

    Rodrigo Rod

    30/08/2011 - 08h56

    Eu sei o que mudou:
    1 – modificação do eixo de comércio dos EUA para Ásia/Oriente médio/Mercosul;
    2 – flexibilização do superávit primário com relação à investimentosestatais;
    3 – desindexação de 21% da dívida pública interna em dólar para 0,5%;
    4 – REdução de juros com objetivo de não gerar recessão;
    5 – política indústrial com foco nacional (internalização dos investimentos em petróleo);
    6 – Redução de impostos em áreas geradoras de renda/consumo;
    7 – aumento dos investimentos do BNDES (antes era só pra salvar a Globo);
    e por aí vai.
    Aproveite e vá estudar um pouco de economia moderna e pare de ler as cartilhas vencidas a 30 anos.

    luciano

    30/08/2011 - 11h20

    Praticou inclusão social de fato (a nova classe média tem salvado o Brasil).
    Gostem ou não do PT, em termos de inclusão social eles são imbatíveis… isso acontece porque eles não tratam os pobres de "essa gente".

    M.S. Romares

    30/08/2011 - 15h59

    E aí, Gerson, já descobriu onde se pode assistir os gols da rodada?

    valdecir

    30/08/2011 - 17h17

    Na moral, qual é a pergunta mesmo?

O_Brasileiro

29/08/2011 - 17h56

Revelador!
"O que sai da boca do homem é o que está em seu coração".

Responder

Ivonete

29/08/2011 - 17h51

Se eles não sabem o que fazer e o que propor à "essa gente", por que diabos querem governá-las?

Responder

    beattrice

    29/08/2011 - 21h51

    Para "privatizar essa gente" oras.

    Marcio H Silva

    30/08/2011 - 18h30

    E aí o PT responde: "eu quero ver esta gente bronzeada mostrar seu valorôôô"

Marcos C.Campos

29/08/2011 - 17h42

Azenha, acho que você vai ter que abrir uma nova seção, paralela ao Humor: Tragédias.

Este post cabe nela … a tragédia da oposição no Brasil, sem proposta, pretendem voltar ao sec XIX.

Responder

ana

29/08/2011 - 17h36

O problema é sempre esse povinho que insiste em existir.

Responder

eunice

29/08/2011 - 17h30

´
E por isso que devemos no scuidar dessa gente, os tucanos. Aboletados é o que estão, esperando onde se dar bem.

Responder

ZePovinho

29/08/2011 - 16h36

Vou responder ao Gianotti,como resposta mal criada a outra resposta mal criada que ele deu para um jovem aluno,em Campina Grande,em 1987.O jovem aluno não era eu;era um comunista de uma antiga tendência do Partidão daqueles anos:Juventude Avançando.Eu estava na platéia.Pois bem:

A esquerda,quem diria,vai fazer a revolução capitalista no Brasil:

29 de Agosto de 2011 – 10h50
Dilma: “crédito deve ser alavanca para pequenos negócios”

O programa de microcrédito para pequenos empreendedores foi o tema do “Café com a Presidenta”, transmitido por emissoras de rádio para todo o país. Na edição desta segunda-feira (29), a presidente Dilma Rousseff assegurou que “o crédito não pode ser um peso, tem que ser uma alavanca, para impulsionar os pequenos negócios”.

Ao falar sobre o lançamento do Programa Nacional de Microcrédito (Crescer), ela lembrou que 3,4 milhões de pessoas devem ser beneficiadas até 2013.

“A partir de agora, o pequeno empreendedor que pegar dinheiro emprestado vai pagar uma taxa de juros bem mais baixa, de apenas 8% ao ano. Antes, a taxa de juros chegava a 60% ao ano”, explicou.

Segundo Dilma, o Crescer foi criado para profissionais como costureiras, pipoqueiros e artesãos. Cada um pode ter acesso a até R$ 15 mil. “É um crédito para quem precisa de um empurrãozinho”, disse.

Além de juros mais baixos, o governo anunciou uma tarifa de abertura de crédito menor – de 3% para 1% do valor emprestado. O valor é válido para qualquer profissional com faturamento de até R$ 120 mil ao ano.

Outra novidade é que os quatro bancos públicos federais – o Banco do Nordeste, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Banco da Amazônia – terão de emprestar, até o final do ano, R$ 654 milhões nas linhas de financiamento do Crescer e atender 734 mil clientes. Para 2012, as metas sobem para R$ 1,73 bilhão e 2,24 milhões de pessoas atendidas e, em 2013, para R$ 3 bilhões e 3,46 milhões de beneficiários.

“O microcrédito vai criar empregos e oportunidades para milhões de brasileiros. Com o Crescer, os pequenos empreendedores brasileiros terão a oportunidade de realizar o sonho de ter seu próprio negócio e de conquistar uma vida melhor, com liberdade e autonomia”, concluiu Dilma.

“Essa orientação é para ajudar o empreendedor a planejar seus investimentos. O crédito não pode ser um peso, tem que ser uma alavanca, para impulsionar os pequenos negócios. Na semana passada, no dia do lançamento do programa Crescer, eu estive com a dona Izabel Cândido, uma cearense, guerreira, que é um exemplo de como o crédito orientado pode dar um grande impulso à vida de uma pessoa. Ela contou que, em 2005, tirou um empréstimo de R$ 250 do Banco do Nordeste para começar um pequeno negócio de venda de cosméticos. Com a orientação do pessoal do banco, foi ampliando o negócio. Hoje a dona Izabel tem uma loja, com estoque avaliado em R$ 25 mil. Isso quer dizer que ela multiplicou por cem aquele primeiro empréstimo, de R$ 250, a estabilidade financeira que ela sempre sonhou.”

Fonte: Agência Brasil e Blog do Planalto

Responder

    EUNAOSABIA

    29/08/2011 - 19h10

    Esse aqui é outro coitado… notem que esse rapaz sem a menor cerimônia, sem o menor constrangimento, o panfletão copia e cola uma propaganda oficial…

    Ou seja, conhecimento próprio: ZERO.

    ZePovinho

    29/08/2011 - 23h50

    Eu tenho pena de você,Catarina.Não sabe resolver uma EDO e se acha o suprasumo da ciência econômica.
    Já parou de ler os livrinhos de graduação???

    M.S. Romares

    30/08/2011 - 15h58

    Explique pro boçal o que é uma EDO, ZePovinho. Se ele fizer cara de inteligente, não se iluda: ele não entendeu nada. Pra arrematar, aproveita e meta uma EDP.

    Provos Brasil

    30/08/2011 - 11h47

    Nada como uma graninha ao final de cada mês…. parafraseando o velhor barbudo… sempre tem os "mais sábios"… e viva a tucanagem do atraso!

Roberto Locatelli

29/08/2011 - 15h41

Acontece que "essa gente" começa a tomar os rumos de seu próprio destino. Levantes populares e estudantis pipocam no Chile, Egito, Inglaterra, EUA (Winsonsin), Grécia, Espanha e muitos outros países.

A direita (no nosso caso, representada pelo PSDB, Demo e PPS), só pensa no welfare state dos banqueiros e magnatas. Quanto à esquerda, é bom ela tomar prumo porque senão será atropelada pelos acontecimentos.

Responder

    EUNAOSABIA

    29/08/2011 - 19h12

    Você tem toda razão meu senhor, nota-se que os bancos privados e públicos na era Lula estão todos a mingua e com taxa de lucro negativas… todos os bancos nacionais estão quebrando, não ganham quase nada em juros…

    Nós da esquerda bla bla bla…

    Dá pra levar um tipos desses a sério rapaz?

    Werner_Piana

    29/08/2011 - 23h22

    Minha preocupação é simplória: pra que lado irá a " nova classe média" se a economia der uma freada como a de 2008/09… Povão continua a comprar o PIGão… Atenção amigos progressistas, a luta se torna cada dia mais renhida e importante.
    Não podemos vacilar com o PIG E A DIREITONA dos tucanodemosos.
    Senão eles voltam pra terminar de chupar nosso sangue e acabar com o País… Essas desprezíveis aves de rapina!

beattrice

29/08/2011 - 14h58

Para responder à pergunta basta ver o modelo alckmista em curso em SP, ver o que ele faz com "essa gente" no estado.

Responder

Marcio H Silva

29/08/2011 - 14h46

"Os “pais do Real”, hoje aboletados nas direções de bancos e fundos de gestão", este texto mremete a matéria do blog do Brizola:
http://www.tijolaco.com/e-quem-e-o-caloteiro-veja

Os caras estão do outro lado e querem prejudicar o pseudo estado de bem-estar (welfare state) europeu, que ainda não alcançamos.

O PSDB está agonizante perto da morte.

Responder

ZePovinho

29/08/2011 - 14h12

Esses caras defendem sim o welfare state:para todos aqueles,como eles,que vivem mamando na teta do Estado brasileiro com um discurso de iniciativa privada na boca.É de lascar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Responder

Polengo

29/08/2011 - 13h09

Depois da marolinha, esses pândegos ainda acham que sabem alguma coisa de economia e crise?
É só deixar eles colocarem a mão que a gente já sabe o que acontece.

Responder

    Morvan

    30/08/2011 - 13h46

    Boa tarde.
    O pior, Polengo, é que não se pode acusar a direitona brasileira de ter um discurso enganoso para o Brasil. Seria um elogio, até. Não é enganoso, pois eles são incapazes de formular teorias. Eles repercutem o que a matriz (EUA) quer que eles digam e só. São totalmente ineptos para formulação de uma teoria de poder brasileira. Papagaios, isto sim. Este texto do Giannotti mostra o quão desqualificados são estes tucademos.

    Morvan, Usuário Linux #433640.

Pedro

29/08/2011 - 12h10

Queria dizer alguma coisa sobre o Giannoti. Não consegui achar uma frase decente. Vou tentar encontrar uma e farei um comentário mais tarde.

Responder

    eunice

    29/08/2011 - 17h31

    Desclassificar o Gianotti porque ele te picou? Esse desconcertou mesmo os ouvintes.

    Luiza Helena

    29/08/2011 - 18h25

    Eu digo então: fico "até feliz" que o Giannoti se lembre de filosofar de fato. Quando era "amigo do rei" não tinha tamanha visão crítica!

Deixe uma resposta