Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha
Não dá pra mostrar tudo na tv.
Home Receba as últimas notícias via RSS [ Leia + ] Fale Comigo
Eleições 2008 Utilidades

SÃO PAULO

Atualizado em 20 de julho de 2008 às 22:21 | Publicado em 11 de abril de 2008 às 21:25

Em 20/07/2008:

MARTA SUPLICY - PT - 34%

GERALDO ALCKMIN - PSDB - 31%

GILBERTO KASSAB - DEM - 10%

PAULO MALUF - PP - 9%

SONINHA - PPS - 2%

fonte: IBOPE

margem de erro: + ou - 3%


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Marco Antonio (23/07/2008 - 10:10)
Mas é bom a Marta não entrar no clima do "Já ganhou"! Ela tem sido um tanto quanto antipática. Nesta segunda, o pessoal do CQC se propôs a entrevistas todos os candidatos a prefeito. Tá certo que é zoeira, mas TODOS se submeteram a entrevista, porque é claro, estão atrás e querem aparecer pra reverter o quadro. Mas a Marta, de sua confortável posição de liderança, ignorou o pessoal do CQC. Nem ao menos deu uma resposta do tipo "não tenho tempo". Foi bem grosseira. É bom que ela reverta este comportamento ou pode conseguir antipatia que a prejudique.

Maria (23/07/2008 - 02:24)
Acorda povo paulistano.Vcs querem mais quantas cpmi's engavetadas? Picolé de chuchu nem no calor se engole. Eita carinha mais sem sal e pimenta que vcs tem ai... Cuidado com este cara, com o PSDB/DEMoníacos. Olha o FHC devolta travestido de chuchu/Dantas/Caccioli...

Pedro - Bahia (21/07/2008 - 00:16)
Não foi surpresa para mim a candidata petista aparecer em primeiro lugar. Primeiro por já ter sido prefeita com uma administração voltada principalmente para o social. Segundo por conta do racha do PSDB com uma candidatura própria (Alkmim) mas com o Governador Serra apoiando o atual Prefeito Kassab. Nesse caso quando o Presidente Lula entrar na luta, acredito que a tendência e o crescimento ainda maior, quem sabe até a vitória da ex-ministra. É sé esperar.

Marco Antonio (07/07/2008 - 10:04)
Eu não sou iludido a ponto de achar que o PT é o paladino da justiça ou a reunião dos únicos políticos "onestos" deste país. Não acho que a Marta vai fazer "O" governo, ou que vai acabar totalmente com "todas as desigualdes que existem no mundo"! Mas eu simplesmente sou capaz de observar que de todos os últimos governos que estiveram no poder, os do PT tiveram os melhores resultados no geral. Simplesmente isso. Também não sou cego pra não perceber que a imprensa dá um óbvio tratamento diferenciado aos outros governos em relação ao PT, e fico me perguntando o porquê disto! Então meu voto é pragmático, porque eu tenho certeza de que o PT, apesar de seus óbvios defeitos e patifarias, acaba fazendo melhor, errando menos e roubando menos que seus concorrentes. Não que seja muito melhor, mas é melhor, e ponto. Não que seja o mais honesto, mas está longe da falácia "do governo mais corrputo que este país já teve" que vejo muita gente bradar com olhos marejados... Basta ver a lista de políticos cassados, acusados e suspeitos, pra ver que a maioria deles não está no PT... Criticam as alianças que o PT faz, mas se ele não as fizesse, aí não conseguiria fazer nada! Seria boicotado e não conseguiria fazer nem o mínimo! Portanto as alianças, apesar de parecerem hipócritas ou suspeitas, são o único meio de se conseguir fazer algo. Não existe escolha!

donizeti costa (04/07/2008 - 12:43)
Carlos, voce foi brilhante na argumentação da CSS X custo dos pedágios tucanos em São Paulo e do silêncio sepulcral da FIESP à respeito da farra tucana na "agiotagem pedagística" que assola nosso Estado, como diria Odorico Paraguassú, da fictícia Sucupira. Sempre achei que a luta da Fiesp contra os tributos federais não é em defesa economica de seus filiados e do povo, mas é de natureza estritamente política, contra o governo Lula e o PT. A Fiesp é apenas uma "longa manus" dos tucanos/demos fincada na pirâmide de sua sede, na Avenida Paulista. Falando nisso, os dirigentes da Fiesp estão mais para múmias políticas e economicas, pois defendem com unhas e dentes o finado neoliberalismo, que não é levado mais a sério nem onde foi criado, nos EUA-Washington, aliás, cujo País está quebrado justamente por idolatria ao modelo falido, vide crise dos créditos "subprime", que jogou a maior economia do mundo em recessão. É ISSO (RECESSÃO) QUE A FIESP E SEUS POLÍTICO DILETOS TUCANOS/DEMOS SONHAM PARA NOSSO PAÍS?

Alexandro (03/07/2008 - 08:27)
Limpeza ideologica Azenha...Nao mereco uma resposta pelo prestigio e respeito ao seu blog?

Carlos (03/07/2008 - 08:06)
Henrique, a coisa que os maus políticos e paus-mandados do PIG e da Dona Zelite mais querem é que a gente vote em pessoas e não em partidos. PFL-PMDB-PSDB (justamente a trinca que se reune ao redor de Kassab/Alckmin) são os três partidos 'campeões' de políticos cassados por irregularidades. Só que é preciso atentar ao fato de que quando um político é eleito, especialmente para o executivo, são as pessoas dos partidos que o apoiaram durante as eleições que integrarão o novo governo. E é aí, nos segundos, terceiros e quartos escalões que a irrgularidade ocorre. Veja, você não houve falar que a ALSTON ou que a PLANAM foram diretamente aos titulares de ministérios e governos pagar suas propinas, não é? Entre o governante eleito e as ações práticas existe muita gente. P.S. - a CSS será de 0,1%, certo? R$ 17,00 (o pedágio da Imigrantes) corresponde à CSS sobre o valor de quanto mesmo? Uns R$ 17.000? Esta enorme 'carga tributária' desta espécie de 'tributo obrigatório para usar estrada' não incomoda os demo-tucanos do Congresso e a FIESP? Quanto um carro e um caminhão de 4 eixos pagam de pedágio na ida e volta até Bauru?

Roberto Locatelli (03/07/2008 - 07:37)
Puxa, Henrique, eu até concordo com você, pois ninguém me representa perfeitamente, exceto eu mesmo! O que temos que fazer é votar no candidato que, em nossa opinião, cumprirá melhor a função que pleiteia. Baseado nas últimas administrações da cidade, considero que Marta é a melhor entre os que estão concorrendo.

Gustavo Eduardo Paim Pamplona (03/07/2008 - 02:48)
Nada sobre São Paulo, mas ontem estava eu assistindo "A Pantera Cor de Rosa" na Record, o filme acabou, mudei para a Globo, vi a final da Taça Libertadores, o Flu perdeu. Gostei disto, viva LDU, viva Equador! Mais uma "vergonha" (ironia) do futebol brasileiro e eu sou um dos brasileiros que estou torcendo para que o Brasil NÃO VÁ para a próxima Copa do Mundo, seria bom... (inclusive para a Globinho) e até porque assim o país não pára e também acho que os outros latinos americanos estão merecendo mais do que o Brasil. Pois é, começa o Jornal da Globo a 1:00 da madrugada, o William Waack acho que emputecido e emburrecido talvez porque o PHA já disse que o "jornalzinho da globinho" não tem hora para começar, é um LIXO mesmo... Pois é, ele PUTO com isto, ou porque mais um país latino americano vence o Brasil no futebol, solta os cachorros em cima da libertação da Ingrid Bittencourt, criticando duramente as Farc e especialmente a Venezuela. Acho que ele queria criticar a LDU e o Equador idem que todos nós sabemos que é outro país do qual o PIG acusa de colaboração com as Farc. Ou talvez ele queria dormir mais cedo. Coitadinho... Eu apesar de ser brasileiro nato, agora torço para qualquer time da America Latina, agora é assim, Brasil jogando com Argentina, torço para a Argentina. Brasil com Venezuela, torço Venezuela!!! Assim em 2010 a Globo não lucra com as transmissões. Abraços calorosos a todos os leitores do "Vi o Mundo".

Felipe Guedes (03/07/2008 - 01:16)
São Paulo neste ano tem mais uma grande tarefa, a de escolher quem vai governar a cidade por mais 4 anos (isso considerando que os candidatos continuem todo o mandato). Há dois projetos principais 1)O projeto social e 2)O choque de gestão. O primeiro visa tratar da sociedade, pretende eliminar as desigualdades a curto prazo, e ter projetos de reconstrução a longo prazo. O segundo visa diminuir a máquina do governo e atitudes que poderão ser vistas pela sociedade a médio e longo prazo. Não é necessário dizer que a divisão da disputa está polarizada (PT X PSDB/DEM), ainda que exista o racha entre o PSDB e os ´Demos´ e candidaturas com menor expressão como o Dr. Paulo, a Soninha e Ivan Valente. Basta escolher entre os dois projetos. O problema como em toda a eleição serão os ataques múltiplos (desde "Vagabundo, vagundo" ou ainda "Relaxa e Goza"), ás propriedades de projetos e obras (como o fui eu que fiz, começou no meu mandato, etc...),mas tirando esses detalhes que deveriam acabar na política eu fico com a Marta. Não que a gestão dela tenha sido um primor, ainda não vi uma gestão perfeita, mas porque seus projetos visavam atender as necessidades prioritárias como educação. A visão de governo em relação aos transportes foi excelente. Suas únicas falhas foram a saúde e as taxas. Mas em comparação a ausência de governo do Kassab/Alckmin/Serra eu fico com o PT mesmo. Numa eleição se escolhe a melhor candidatura e não o candidato(a) perfeito, pois este ainda não existe.

romério rômulo (02/07/2008 - 22:56)
azenha:só um breve esclarecimento:fui do pcb.e o pps,mesmo que formalmente tenha saído de lá,nada tem a ver com as posturas pecebistas.a conversa do pps é bem outra. romério

Messias Franca de Macedo (02/07/2008 - 22:03)
Questão de esclarecimento: as considerações acerca do pleito da governadora tucana do Rio Grande do Sul foram compilados do blogue RS URGENTE, por Marco Aurélio Weissheimer - www.rsurgente.com.br Saudações, Messias Franca de Macedo Feira de Santana-BA

Messias Franca de Macedo (02/07/2008 - 20:15)
YEDA pede aumento de 143% para si mesma e "prega maior debate ético" [CRUSIUS CREDUS!] (Ou realmente, os tucanos e tucanas são "rigorosíssimos" com os gastos públicos!) A decisão da governadora Yeda Crusius (PSDB) de aumentar o próprio salário, de R$ 7,1 mil para R$ 17.347,14 (um reajuste de 143%) caiu como uma bomba entre os servidores públicos do Estado que reivindicam reajuste salarial. Se é verdade que os salários do chefe do Executivo e dos secretários estão defasados, comparativamente ao que ganham deputados e juízes, é mais verdade ainda que os salários de amplos setores do funcionalismo público merecem a mesma avaliação. Além de defender o aumento de seu salário, que terá que ser aprovado pela Assembléia Legislativa (maioria simples), a governadora anunciou a instalação de um "maior debate ético" dentro do governo para "evitar crises". Yeda avalia que o pior da crise provocada pelas denúncias de corrupção já passou e sente-se à vontade para defender para si o que nega para o funcionalismo. ENQUANTO ISTO NA VIDA REAL... 02/07/2008 - 18h40 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO ANUNCIA CORTE DE SALÁRIO DOS PROFESSORES EM GREVE; SINDICATO JÁ ESPERAVA. FONTE: GRANDE(?) MÍDIA ADENDO (UMA PROVOCAÇÃO RESPEITOSA): É O POVO DO "SUL E DO SUDESTE MARAVILHA", QUE ACEITARIA O BRASIL DIVIDIDO, QUE SABE VOTAR?! Messias Franca de Macedo Feira de Santana-BA

Henrique (02/07/2008 - 18:27)
Acho q tá na hora de esquecer partido e votar em pessoas. Aliás, eu não confio em nenhum desses aí em cima como meu representante.

George Santos (02/07/2008 - 17:27)
Sacanagem foi ver o Estadao estampando a noticia ontem (01/Jul) dizendo que "o rodizio de caminhoes diminuiu 44% do transito da cidade". Nossa!! como o Kassabão é bão! Eu pensei que o transito diminuiu por causa do periodo de ferias, que acontece todos os anos na cidade....

donizeti (02/07/2008 - 16:28)
Gaucho, eu resido na capital paulistana e voce foi no âmago da questão. Aqui em São Paulo a Marta e o PT não enfrentam apenas seus adversários políticos, os partidos da elite branca e malvada de São Paulo (PSDB/DEMOS), da associação comercial e da Fiesp, inimigos de qualquer política que tenha o mais leve "cheiro" de inclusão social. Vide o patrocinio da Fiesp para extinguir a CPMF que financiava a saúde pública nacional. Embolsaram a grana da CPMF e aumentaram os preços de seus produtos. Aqui em São Paulo,berço do reaças brasileiros, a Marta e o PT também enfrentam o núclo duro do PIG - Partido da Imprensa Golpista,formado pelo Estadão, Folha, Veja e rede Globo, que fazem campanha 365 dias por ano contra o Governo Lula/PT, e escondem os desvios, maracutaias e corrupções com dinheiro público praticado por tucanos e demos. Aqui em São Paulo para o PIG, parece que corrupção quando praticada por políticos tucanos e demos,é legal, moral e ética. No entanto, voce tem minha solidariedade, pois o povo gaucho também é vitima do "jeito tucano de governar" quanto a roubalheira no governo da tucana Yeda Crusius (credo!) Essa é a receita classica de governo tucana: desmonte de políticas sociais e do Estado, arrogância, corrupção, privataria e autoritarismo contra quem protesta contra seus governos. SERRA = YEDA = AÉCIO = ALCKMIN , TUDO FARINHA DO MESMO SACO.

Messias Franca de Macedo (02/07/2008 - 15:04)
PRA SÃO PAULO SER PROGRESSISTA II - Humilde sugestão para a campanha dos companheiros Marta Suplicy e Aldo Rabelo: construir com a participação de intelectuais, pedagogos, cientistas da área educacional, filósofos, professores... Um programa de erradicação do analfabetismo baseado nas obras de Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira... E valendo-se, também, das experiências exitosas, nestas áreas, dos governos Chávez e Fidel Castro, entre outros... Este programa concebido, igualmente, na perspectiva de representar um 'projeto piloto' a ser difundido por todo o Brasil Messias Franca de Macedo Feira de Santana-BA

Messias Franca de Macedo (02/07/2008 - 14:51)
PRA SÃO PAULO SER PROGRESSISTA! Creio que a chapa Marta Suplicy/Aldo Rabelo deveria convocar Luiza Erundina para exercer o cargo de 'Coordenadora Geral dos Projetos Sociais' do [futuro] governo municipal ou de secretária da Educação... Anunciar a decisão na campanha eleitoral! Messias Franca de Macedo Feira de Santana-BA

Carlos (02/07/2008 - 12:51)
Maria Antonieta perguntou: Se o povo não tem pão, por quê não come brioche? Demo-Tucano pergunta: Se o povo não pode pagar pedágio, por quê não vai de helicóptero? Vem cá: além de inibir o direito de ir-e-vir (próprio da cidadania), será que as 'módicas' tarifas de pedágio praticadas nas estradas paulistas também não acabam encarecendo os preços de passagens de ônibus e os valores do fretes de mercadorias? Para usar a 'maravilhosa' Imigrantes, o cara paga R$ 17,00. E para ir de SP a Franca, por exemplo, com quanto o cara morre só em pedágio? Mas assim funciona a mentalidade neo-liberal: a cidadania tem seu preço. Ficam mostrando estas pessoas reclamando nas filas de hospitais públicos, né? Por quê essa gente não faz um plano de saúde ou vai se internar no Einstein?

Alexandro (02/07/2008 - 11:53)
Azenha caso nao queira nao precisa publicar esse comentario,so queria saber sua posicao...um comentario meu sobre contradicoes petistas nao foi publicado!Caso vc esteja atendendo os pedidos dos seres contraditorios que se inflamam e se sentem ofendidos quando menciono palavras como sindicaloides,canalhas,vagabundos e etc sem,porém,dar algum nome,relacionar a algum deles diretamente ou individualmente vc me avise...entenderia seu lado!Se nao puder expressar mais minha opiniao aqui tudo bem!Seria a constatacao de que o blog se transformou num blog petista!Nao que seja um problema,existem blogs de todo tipo...mas ate agora pelo menos,o seu parece ser um veiculo plural,nao domesticado pelas duas elites vigentes no pais!Espero sua resposta. Com admiracao e respeito, Alexandro.

Rodolfo Cabral (02/07/2008 - 09:07)
Azenha, cadê a candidatura do ótimo Dep. Federal Ivan Valente (Psol)?

Alexandro (02/07/2008 - 08:38)
Entendo que minhas opinoes causem tanto estardalhaco, entendo que quem, ao contrario da maioria aqui, nao e cego petista e nao ve o caminho nebuloso que o partido segue me chame de direitista, neoliberal etc...Entendo que nenhum de voces me respondam como se pode chamar alguem de direitista e neoliberal tendo no seu governo como comparças...direitistas e neoliberais!...Mas tudo bem...um dia vcs caem na real!Quanto a pergunta de Marco Ferri se participei de algum ato petista? Participei sim Marco! Participei do maior ato petista de todos os tempos...em outubro de 2002, lagrimas vieram aos meus olhos e um orgulho profundo aflorou sobre mim, pois votei em Lula e senti que estaria junto com milhoes de compatriotas participando de um momento historico, o momento da guinada popular! Estava tao ecomociado que nem tinha me dado conta ou me preocupado com os sinais que estavam ali: a alianca com o PL, a Carta de Rendicao (aos Brasileiros, a rendicao ao capital)...Esse foi o maior ato que alguem que acreditou no PT um dia poderia participar e eu o fiz...Votei em Lula e ele cuspiu na minha cara!

Luís Carlos P. Prudente (01/07/2008 - 23:58)
Não voto na capital paulista, é uma pena muito grande, torço pela eleição de Dona Marta para prefeita de São Paulo. Quanto ao PPS, esse partido é a marionete dos reacionários PSDB-PFL. O PPS jogou no lixo toda a história do PCB ao se aliar aos raivosos tucanos-pefelês. Fico curioso para ver como a Soninha vai agir nesta eleição, se ela seguir o seu partido, ela vai jogar no lixo a sua história.

gaúcho (01/07/2008 - 23:20)
Sou fã da Marta, admiro muito essa mulher, ser de esquerda em SP, a cidade mais reacionária do país, ser mulher, e se não bastasse ter que aturar a oposição dos jornais mais fascistas da américa latina é coisa pra poucos. Erundina é outra que merece meu respeito e até hoje não sei o que está fazendo fora do PT, num partideco oportunista como é o PSB. Vou torcer muito pela vitória dessas companheiras de fé!

José Reinaldo Rosado (01/07/2008 - 19:55)
O PT de oitenta,90 e do novo século é o mesmo, isto é, um partido que veio para mudar a situação do povo, isto pode ser comprovado pelos dados do IBGE, IPEA e agora tambèm pela consultoria nielsen, que mostra pesquisa em que a classe C passou de 36 % em 2006 para 44% em 2008. Enfim o que manda è isto, melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.

ivan alves (01/07/2008 - 19:29)
Somente estou esperando iniciar o período da propaganda eleitoral no rádio e TV na capital paulistana, para confirmar qual será o papel da Soninha e do PPS nesta eleição. Para mim, é "pule de dez" que a Soninha, a mando do cappo José Serra, vai fazer o "serviçinho sujo" para os tucanos/demos e atacar de forma rasteira a Marta Suplicy e o PT. Aliás, essa parece que é a única função que restou ao partideco do PPS, que se transformou na "língua de aluguel" da direita conservadora paulista, que triste fim. Como dizia um âncora da TV : ISSO É UMA VERGONHA!

marcelo - curitiba (01/07/2008 - 18:25)
Também acho que a Soninha é oportunista. Quero ver com que cara ela fica no segundo turno. Agora, falando a respeito do rapaz alí embaixo que só sabe xingar e ofender: isso é tradiconal da direita. Não conseguem manter o nível, não adianta nem tentar... é o cérebro que não ajuda né?

Marco Ferri (01/07/2008 - 18:20)
Alexandro! Qual a diferença do "PT dos anos 80" para o PT contemporâneo? Você participou algum dia de alguma ação, reunião, campanha, enfim, já participou de um ATO Petista? Creio que a resposta seja NÂO.

A Soninha quem diria!!!!! (01/07/2008 - 17:52)
Fazendo parte do partido mais vira casacas da recente história. Partido que aliou-se ao ex-eterno-PFL, e pensar que o PPS um dia foi o PCB.

JC TAVARES (01/07/2008 - 17:40)
Alckmim é a continuidade de Serra, portanto, de tudo o que há de ruim em nossa cidade. Kassab, além da continuidade de Serra, só toma medidas pensando na arrecadação que ela trará aos cofres da Prefeitura, pouco se lixando se vai beneficiar ou prejudicar o povo de SP, e o PIG aprova todas as suas atitudes. Imaginem se quaisquer dessas medidas fossem tomadas por alguém do P.T., o estardalhaço que o PIG teria feito assim como fez com a taxa de lixo de Marta. Portanto é um perigo esses políticos apadrinhados do PIG, pois eles fazem e desfazem, inclusive, nas falcatruas, e NADA ACONTECE.

liliane (01/07/2008 - 16:55)
Darei minha contribuição aos candidatos merecedores, simplesmente sem citar nomes. Ontem tive que fazer uma viagem inesperada pela Bandeirantes. Saí com uma folga de 2 horas dentro do limite razoável de tempo, pois havia manifestação contra o limite de tráfego de caminhões na cidade. Pois a Marginal estava totalmente livre. Notícias da noite constataram que houve diminuição na média de congestionamento em 40% para a hora. A Bandeirantes continua melhor a cada dia. Pago os pedágios e vejo como a estrada está ótimamente cuidada.Não conhecia o novo trecho que leva a Piracicaba, aliás, ladeada pelo ouro verde que o Brasil tanto necessita e quer exportar para o planeta. SP contribui com 40% da produção brasileira. Estrada de primeiro mundo, sem tirar nem pôr. A cidade de SP necessita de melhoria para TODOS os seus habitantes. Classe média incluida, pois é ela que alavanca sua economia. Todo o resto é desejo de se apropriar da (ainda) locomotiva que comanda o país. Imagina-se bem o porquê.

Alexandro (01/07/2008 - 14:57)
Falando em marketing...o Duda Mendonca nao vai ajudar a Marta Botoxy a reconquistar a classe media...acho melhor ela fazer piquete na Daslu!

Pedro - Bahia (01/07/2008 - 13:41)
Apesar do "relaxe e goze" que vai ser amplamente explorado pelos adversários, acho que a Marta tem grande chance de vencer(creio que ela estará num segundo turno), considerando ainda a divisão PSDB/DEM, cada um com seu candidato e ainda o apoio declarado de José "Promete" Serra ao candidato Kassab. Agora Azenha, posso lhe fazer um pedido? Então vai: Abra uma enquete sobre Salvador. Aqui temos o grampinho ACMneto (DEM), Imbassaí (PSDB e ex DEM) João Henrique (PMDB) candidato a reeleição, Walter Pinheiro (PT) e outros com menor expressão. Fico esperando. Ob rigado

Carlos (01/07/2008 - 13:01)
Eu quero é ver a cara da Soninha quando o 'dono' do PPS empurra-la para cima do palanque de Kassab no segundo turno. Alguém tem dúvida de que a máquina serrista instalada no estado e na prefeitura tirarão Alckmin do segundo turno em favor de Kassab? Alckmin é oposição, mesmo sendo PSDB... Aliás, curioso é o PPS: se diz partido socialista, diz que rompeu com o governo Lula porque ele é neo-liberal, mas se tornou partido satélite de PSDB e PFL. Pelo visto o 'S', de PPS, vale tanto quanto o 'S' de PSDB.

FabioT (01/07/2008 - 12:53)
A Soninha não engana mais ninguém, puro oportunismo, fazendo papel de cão de guarda dos demos / tucanos, no colo do roberto freire, ela se vendeu...é só marketing

Felipe Guerra (01/07/2008 - 11:59)
Esse Alexandro não consegue comentar sem ofender alguém? Azenha, deveria não publicar esses comentários que não agregam nada, que só destilam ódio em suas palavras...Fla X Flu aqui também?

Jorge Nunes (01/07/2008 - 11:49)
O Caso do Paulinho pelo o que estou vendo é igual o caso da VARIG (que foi aplicação da lei de falência e logo não teve nada). O que acho estranho é que o PIG não explica nada, o caso do Paulinho está aonde? Como tirou dinheiro do BNDS? Se tirou foi para quem? Tudo que sei é que Paulinho discursa em defesa da redução da jornada no Plenário. E o PT já foi vítima do PIG e mudou por causa disto, acho que o partido ganhou a cultura de não dá mais a mínima para o que a imprensa diz de alguém. E eu também, pois testemunhei uma forma grotesca de manipulação vinda da CBN. Para mim o Paulo da Força é inocente até que os orgãos competentes provem o contrário... e orgãos competentes não são esse nossos jornais.

Alexandro (01/07/2008 - 09:16)
Talvez Juliana representar o PT de 80 seja ter uma bandido como Paulinho da Forca na sua chapa!Talvez representar o PT de 80 seja dar o nome de uma grande avenida ao canalha reacionario criador do cancer Globo! Quem sabe representar o PT de 80 nao seja estar ao lado da Igreja Universal...hummm! Nao, acho q na verdade representar o PT de 80 seja ter um tucano no comando do BC do governo do PT...rsrs e do PT de 80! Afinal pra esses sindicaloides domesticados por cartilhas nefastas...a verdade e aquela repetida e ensinada pelo mestre, a verdade e aquela que lhes convem! A ascensao do PT e da quadrilha sindical nos mostrou a verdade que nos nao sabiamos...o PT de 80 nunca existiu...

Juliana Borges (30/06/2008 - 23:53)
Soninha representando o PT de 80? Será que li direito? aonde estas pessoas estão com a cabeça??/? Será representar o PT de 80 defender pedágio na cidade? Será representar o PT de 80 que por insatisfação pessoal, uma pessoa saia da oposição pra compor com o partido base de sustentação dos desmandos tucano-demo na cidade? Será representar o PT ficar "puto" com o trânsito pq "a minha empregada já chega cansada ao trabalho, nem consegue fazer o serviço direito" (palavras da mesma em debate ocorrido na faculdade de direito da USP há 3 semanas)??? Será representar o PT de 80 dizer que Orçamento Participativo não transforma o dia-a-dia das comunidades? Isso sairia da boca de alguém que faz um debate real de base e popular? Quem afirma isso não conheceu o PT de 80, sem dúvida.

Alexandro (30/06/2008 - 11:14)
Fernando Miller concordo com vc! Por mais que Soninha esteja no PPS, ela simboliza todo o brilho que o PT perdeu...

Alexandro (30/06/2008 - 11:08)
Azenha, Ivan Valente-PSOL/SP tambem e candidato...Cade o nome dele na relacao acima?...Tentações "Pignianas"?

Fernando Miller (28/06/2008 - 14:06)
Felizmente o bom e velho PT (aquele,dos anos 80) estará representando nessa campanha pela candidata Soninha Francine, circunstancialmente no PPS, mas de cabeça e coração petistas no melhor sentido que um dia essa palavra possa ter tido...

Noely (23/06/2008 - 15:29)
Orestes Quercia é um verdadeiro cara de PAU! prá ele tanto faz DEM/PSDB(pois é tudo a mesma ...)ele quer é estar na midia! o negocio é estar dentro do governo,seja a qualquer preço. Agora falar que Marta é Maluf de saia? por que? a galera reclama de barriga cheia,pois Marta administrou para a populaçã pobre de São Paulo, e isso revoltou os classes merdia alta! Queriam o que? Bairro das Perdizes precisa de quê? e Sumaré? e Pacaembu? Jardins,Higienópolis etc... quero vê se esse povo estivesse morando na Brasiândia ou Jardim Angela ou capão redondo ou outras regiões sem asfalto ,luz ,esgoto,escola creches,transporte e tantas coisa mais iriam reclamar do governo MARTA! É que essa gente vivem pra sí mesmas,desconhecem a realidade de São Paulo,são manipuladas pelo PIG e se acham dona da verdade!

Daniel Lavieri (11/06/2008 - 13:38)
Azenha, na ocasião das companhas eleitorais, virão acusações de lado a lado. Marta que se prepare porque o canhão tucano já estará apontado para ela. Só espero que a mídia tenha isenção (mas acho que é exigir demais, quando deveria ser o mínimo) de não mostrar as críticas do PSDB ao PT como divulgação da verdade sobre corrupção e as críticas do PT ao PSDB como tentativa de difamação, como muitas vezes já vimos.

Jedeão (09/06/2008 - 19:50)
O Picolé de Chuchu vem recauchutado com Recheio de Silicone, Cobertura de Parafina e Palito de Plástico. São Paulo, São Paulo...

Gérson (04/06/2008 - 17:40)
Azenha, saiu outra pesquisa ontem em 4 de junho, só estou estranhando uma margem de erro tão grande. "Pesquisa Ibope divulgada ontem confirma a petista Marta Suplicy empatada tecnicamente com o tucano Geraldo Alckmin nas intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo. Marta aparece com 30%. Alckmin tem 28%. O prefeito Gilberto Kassab (DEM), em terceiro lugar, tem 13%. A margem de erro é de quatro pontos."

Gérson (02/06/2008 - 16:41)
O Cara de Pau disse: CPI para investigar contratos da Alstom é "eleitoralismo", diz Serra (folha on line 2/6/2008)

Carlos (28/05/2008 - 12:40)
Não tenho bola de cristal para saber se a Marta iria ou não mexer com tarifas e validade do bilhete único, mas aposto que os empresários do setor ficaram satisfeitos quando José "Eu Prometo" Serra fez isso. A PONTE (cenário do SPTV, não a Macaca): Eu sei que a ponte foi licitada por cerca de 150 milhões pela Marta, mas custou 260 milhões quando ficou pronta pelas mãos do PSDB/PFL. O projeto original era só isso, uma ponte exclusiva para carros e cenário do SPTV, ou previa também benfeitorias para a população da região e alguma utilidade para o transporte público? Em relação ao populismo, medidas que socorrem de maneira imediata os mais pobres são chamadas de populistas; medidas como proibir out-door, fachada de padaria e reformar calçadas da Paulista e Oscar Freire é que demonstram como uma administração séria deve atuar na definição de prioridades de grande alcance social. O 'populista' Bolsa Família, por exemplo, está ajudando no crescimento da economia do N/NE. O pessoal que quer fazer sua secessãozinha deveria ficar contente: a economia do N/NE cresce e menos 'nordestinos' vêem ao Sul-Maravilha em busca de 'serviço'. Ainda por cima, o 'populista' Bolsa Família anda tendo sua importância reconhecida até por vencedor de prêmio Nobel. É nisso é que dá os responsáveis pela premiação não pedirem a opinião do PIG quando tomam suas decisões...

Jorge Nunes - jgnunes@gmail.com (20/05/2008 - 13:10)
Devia-se fazer como Paris lá o bilhete dura o dia todo tanto para ônibus como para Metrô. Isso não é populismo é civilizar a cidade mesmo. São Paulo tem que melhorar essa questão de transportes.

Soninha (20/05/2008 - 12:42)
A Marta aumentaria o preço da passagem e reduziria o tempo permitido para o uso do bilhete único - eram medidas inevitáveis para a sustentabilidade do sistema. O Bilhete Único é sensacional; populismo foi lançá-lo sem nenhum limite de tempo. A ponte - só para carros - foi projeto dela, que o Kassab só terminou. (Um erro complementando o outro). E a Marta fez um plebiscito no vão do Masp para escolher o novo piso da calçada da Paulista, lembra? E nem ao menos consertou o diabo da calçada. E gastou nos túneis (só para carros...) o mesmo equivalente a 10 CEUs. O governo da Marta teve coisas ótimas, mas também teve suas merdas.

Carlos (19/05/2008 - 19:20)
Pois é, uma obra "populista" de Marta foi o Bilhete Único, além da implantação dos corredores de ônibus. Claro que quem não usa 'condução' não tem idéia do que isso representou. Lógico que o uso do bilhete-único foi limitado pelo PSDB-PFL assim que tomou posse, junto com elevação no preço das tarifas. Nossa!, eu acho que as pessoas que estão a esta hora (sete da noite) entupidas em ônibus ou sofrendo no trânsito infernal da cidade devem estar pensando: "Puxa vida, o trânsito está horrível, o ônibus e o metrô são caros, mas o Kassab está reformando as calçadas da Paulista, inaugurou uma ponte só para carros servindo o Morumbi com o nome do finado dono da Folha de SP (que emprestou suas C14 para a Operação Bandeirantes) e também mandou tirar os out-doors e as fachadas de padaria. Isto sim é importante, o resto era obra "populista" da Marta." Longe de querer polemizar, mas certo tipo de comentário alienado-papagaio-de-PIG é duro de ler sem sentir vontade de responder. "Maluf de saias?" Que tal "Maluf careca?" ou "Maluf gordinho?" Ou "Chuchu-ALSTON-Maluf"?

Heleninha (19/05/2008 - 18:20)
Gostaria de entender porque em São Paulo há tanta bajulação para a administração Tucana. As administrações atual e de anos não conseguiram resolver problemas nem da classe média (vide trânsito) quanto menos da periferia. Paulistano você já ficou doente? Então use o Serviço do hospital Público, use o "busão" para te levar lá. Acredito que você deixaria de ser hipócrita e passaria a dar mais valor ao seu voto. Vamos MUDAR, Vamos exigir MUDANÇA!!

Paulistano (19/05/2008 - 15:37)
Tem um monte de gente que não conhece São Paulo direito, não mora em São Paulo, e fica fazendo propaganda da Marta. Marta foi um Maluf de saias quando foi prefeita aqui. Torrou grana com obras populistas que beneficiam poucos, mas são boas para usar na campanha, como marketing. Os petistas sempre falaram que os não-petistas eram alienados e preconceituosos, mas são a mesma coisa. Acham que todo político filiado ao PT é santo e todo político da oposição é demônio. Política no Brasil não é debate de idéias, é fanatismo.

FabioT (19/05/2008 - 15:10)
não se pode confiar totalmente em pesquisas, muito menos datafolha

marcelo - curitiba (19/05/2008 - 12:47)
O leitor alí de baixo quer um argumetno pra votar na Marta? Dá um pulo na periferia, meu jovem. Saia do ar-condicionado e pise no chão um pouco. Se isso não te convence, lembre-se que um pobre estudando, é um ladrão a menos na rua pra roubar teu Tommy Hilfiger comprado a prestação!

Carlos (19/05/2008 - 07:57)
Agora que falta pouco para a campanha municipal, será que o Jornal Nacional, o Jornal da Globo e o Jornal das Dez (da GloboNews) testarão as seguintes hipóteses: 1-O ALSTONduto abasteceu o caixa2 tucano de SP; 2-O DETRANgate abasteceu o caixa2 tucano do RS?

Messias Franca de Macedo (18/05/2008 - 20:45)
... Na campanha para a prefeitura de São Paulo, o bloco formado pelo PSB, PDT e PC do B preferencialmente "vai bater" nos candidatos tucanoDEMoníacos [Kassab e Alckmin] ou vai fazer coro com a baixaria do "relaxa e goza"? É altamente legítima a candidatura Aldo Rabelo ou Luiza Erundina. Inadmissível é o não reconhecimento dos verdadeiros inimigos, a não identificação dos algozes do povo e estorvos dos avanços democráticos, progressistas e civilizatórios. Messias Franca de Macedo Feira de Santana-BA

Messias Franca de Macedo (18/05/2008 - 20:32)
"E agora, José [Serra Elétrica, José Serquécia]? Aí estão,o criador e a criatura. Aliás, bonitinho o compromisso assinado pelo Kassab, enviado à FSP, de que não usará a Prefeitura de Sampa como trampolim para vôos mais altos, utilizando-se de bicos e asas tucanas. Até nisso ele copiou o seu criador. Usando a Prefeitura elle já está, mas não será por muito tempo,ao que parece, até porque ninguém consegue se eleger prefeito contra a vontade de 80% da população. E agora, José ? Pula fora,ou se afunda no brejo junto com a criatura ? Aliás, as criaturas quase sempre conseguem "devorar" os seus criadores.E agora,José ?" Comentário de internauta - blog do Josias de Souza, Folha de São Paulo Messias Franca de Macedo Feira de Santana-BA

Messias Franca de Macedo (18/05/2008 - 20:28)
[Mais] Um muro para o tucano José Serra ficar! DEM quer Serra bem longe da campanha de Alckmin A direção do DEM vai levar à cúpula do PSDB uma proposta inflamável "Se queremos fazer campanha juntos em 2010, é preciso que haja um comprometimento desde já", diz Rodrigo Maia. "Do contrário, podemos até caminhar juntos mais tarde, mas com os partidos divididos." Bem, como afirma o jornalista Paulo Henrique Amorim está chegando a conta para o tucanato, vide o caso ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira [do conglomerado midiático Folha de São Paulo, apoiador do facínora regime/ditadura militar no Brasil - adendo nosso]. (...) No momento, Sérgio Guerra (PE), presidente do PSDB, tenta mediar um cessar-fogo na guerra que opõe, em São Paulo, o PSDB de José Serra, adepto da aliança com Kassab, e o PSDB de Geraldo Alckmin. Fonte: Agência Folha

Messias Franca de Macedo (18/05/2008 - 20:25)
... A grande(?) mídia publica que Kassamba do DEMo, o mala de Serra Elétrica, inicia estratégia de começar a atacar Marta Suplicy, pretendendo por um lado desqualificar a ex-prefeita, e por outro lado polarizar com a petista, no sentido de afastar da disputa o tucano Geraldo Alckmin - assim procede sob o beneplácito do governador do estado de São Paulo e presidente eleito [pelo PIG!]... Está na hora do Luiz Carlos Azenha disponibilizar um vídeo nada cômico, cujo áudio caracteriza-se por "VAGABUNDO, VAGABUNDO, VAGABUNDO..." E as imagens, um homem simples em frangalhos... NOTA: É o "sudeste maravilha" quem sabe votar? Messias Franca de Macedo Orgulho de ser nordestino Feira de Santana-BA

Conceição Oliveira (12/05/2008 - 14:55)
Jorge, continua a ser de duas horas o que houve foi outras mudanças, por exemplo, não dar para carregar o cartão eletrônico do bilhete único no caixa do próprio ônibus e o usuário ser obrigado a ir nas lotéricas e outros postos autorizados.

Gustavo Eduardo Paim Pamplona (12/05/2008 - 12:41)
Tenho minhas dúvidas se a Marta Suplicy ganharia as eleições deste ano contra o Geraldo "Chuchu" Alckmin e Gilberto "Vagabundo" Kassab, bom... acabei de folhear a Veja agora há pouco e no artigo "Bicadas Paulistanas" tem uma foto da Marta no artigo com os dizeres: "Marta Suplicy: Os tucanos brigam, ela relaxa e goza" e na última linha: "Ela assiste, relaxa e goza". Sei não, esperemos Agosto, vocês verão como o PIG vai cair de pau no "relaxa e goza"

Menjol (12/05/2008 - 12:38)
Eu acho que o êxito da dupla (e Deus queira que sejam realmente uma dupla) depende da briga fratricida entre os tucanos e seus sequazes ex-pefelê. Se eles se unirem temo pelo conservadorismo do povo de SP, porque aqui é o reino dos tucanos, dos malufs, do clodovil, etc. Se ao menos os povo da periferia se unisse...

Jorge Nunes - jgnunes@gmail.com (12/05/2008 - 06:25)
Marta tem uma vantagem simples, ela só precisa lembrar ao povo que pega ônibus do prefeito que reduziu o tempo do tiket, se não me engano era de 2 horas e foi reduzido para 1 hora assim que Serra assumiu a prefeitura.

Zeca Marajó (11/05/2008 - 21:42)
Panorama brasílico visto do extremo-norte, periferia da periferia...Observatório da corte café-com-leite. Então está combinado, 2008 é vestibular pra 2010. Para um caipira é bizantina a discusão de BH vs SP como se o Brasil fosse o centro do mundo, não fosse o Brazil uma colônia de banqueiros. Seria interessante ver o que o eleitorado da matriz (USA) vai resolver em novembro, para começar a pensar 2010. Parece claro que o presidencialismo é bananeira que já deu cacho e muitas pencas de encrenca, lá e cá. A Europa escolada por tanta guerra optou pelo sistema de governo parlamentar. Simples, é mais fácil aturar longos mandatos de rei provisório, digo presidente; tendo primeiros-ministros descartáveis... No Brasil não há candidato a vereador que não inclua a santa palavra "mudança" no discurso... Mas, há um mistério: o regime presidencial (providencial) não se muda... Por que será? Não precisa explicar... Eu só queria entender! Mas, pensem bem, com parlamentarismo até dava para encarar o terceiro mandato de Lula... Com Aécio (PMDB) ou Serra (PSDB) "premier" concorrendo a leilão pelo apoio do PT e companhia. O feitiço iria virar contra o feiticeiro, e o rei Lula III com o cetro, ops a caneta presidencial - democraticamente - pronto para dissolver o Congresso em caso de bagunça. Sei! É apenas um sonho de beneficiário do Bolsa Família, mas seria divertido. Claro que os "300 picaretas" jamais iriam dar um vacilo como este. Né?

Gérson (11/05/2008 - 20:16)
Elio Gaspari A bomba da mala da Alstom tem mais de dez anos -------------------------------------------------------------------------------- Pelo rastro, essa carruagem francesa pernoitou numa cocheira amiga dos grão-tucanos Eta é a chamada para matéria de hoje na Folha, e que vai estourar no colo dos tucanos bem no meio das eleições. Aguardem.

Carlos (11/05/2008 - 16:28)
Esta chapa, se contar também com o apoio do PCdoB, deixará muito clara a disputa Esquerda X Direita, Partidos Progressitas e Sociais X Partidos Conservadores e Elitistas. Não vai dar pra tucanos e pefelentos o PMDQuércia adotarem discurso 'social' de fachada, dizendo que estão pensando no bem do povo.

romério rômulo (11/05/2008 - 15:31)
azenha:eleitoralmente a chapa é muito forte mas leio que a erundina como vice não está no projeto do psb.romério

Vicente de Paula Chicoli (11/05/2008 - 13:04)
Caso seja confirmada a chapa Marta/Erundina, as chances de vitória estariam mais próxima, espero que essa união se concretize, para afundar de vez a tucanalhada/demônios.

antonio barbosa filho (10/05/2008 - 19:25)
Luiza Erundina é um nome para disputar qualquer cargo no Brasil. É impressionante que apareça nas pesquisas com até 10% dos votos, apesar de boicotada pela imprensa, que não registra sua brilhante atuação como deputada federal. Sofre também com a política interna do seu partido, o PSB, cujo "dono" em São Paulo, Márcio França, não dá espaço para nenhuma liderança. E Luiza é o maior nome deste partido, em nível nacional. Seria bom demais para São Paulo ter uma dupla de mulheres como Marta e Luiza. Bom demais para ser verdade...

Lunamaris Moreira (10/05/2008 - 15:47)
Não voto em São Paulo. Mas por vocês e pelo Brasil, torço por Erundina e Marta

Stella (10/05/2008 - 13:33)
A Erundina fez o melhor governo que a cidade de São Paulo já viu, voltado aos mais necessitados, e se os reacionários, egocêntricos, deixassem por um segundo de olhar pro próprio umbigo, constatariam o óbvio: governos assim beneficiam a todos. Marta/Erundina têm o meu voto!

Para Bel parte 2 (10/05/2008 - 11:01)
Lélia Abramo, já bem velhinha, estava lá, os chacais de Maluf também. O clima estava muito tenso, cheio de provocações dos malufistas, Lélia virava-se para nós e dizia 'não aceite provocações meus jovens, desfraldem as suas bandeiras! Esse desfraldem ecoava na boca dela de maneira demorada, saboreando as sílabas e eu até poderia ver a jovem anarquista por baixo das rugas e da fragilidade de seu corpo. Eu e meus amigos estávamos mortificados, constatando o fato cruel que teríamos 4 anos pela frente da prefeitura da cidade nas mãos daquela gente (se imagínássemos que depois viria o Pitta acho que não suportaríamos). Para piorar a situação um dos leões de chácara do Maluf empurrou e derrubou Lélia no chão. Foi um horror, nós a socorremos e por mais que quiséssemos ter um mínimo de esperança e dignidade para dar o apoio necessário a Erundina não conseguíamos. Foi um luto. Eu muito entristecida olhava Erundina tendo que fazer um papel necessário à democracia, cumprimentar Maluf e por mais que fosse difícil (fico perguntando se eu teria conseguido) ela foi digna. Esse é o termo mais apropriado para essa grande mulher, uma dignidade que sobra nela e falta a muitos.

Para Ivan e Bel de Conceição Oliveira (10/05/2008 - 11:00)
van, genial, nem havia pensado nesta possibilidade :) Ganhamos todos. Bel, quem conhece a ex-prefeita, antes mesmo de ser prefeita, quem conhece seu trabalho na periferia com diferentes movimentos sociais e o constante apoio deste a ela (coisa que infelizmente não teve dos petistas aloprados que junto com a mídia fizeram a oposição do B) entende porque Erundina continua tendo o respeito e a admiração dos petistas decentes e de todo cidadão decente desta cidade, mesmo tendo sido obrigada a romper com o partido. Erundina e Plínio Sampaio tem a coerência e qualidades pessoais e políticas que faltam a Heloisa Helena, a Buarque, o projeto político de construir uma sociedade mais igualitária e menos excludente é mais importante que a eles que o ego. Vou contar um outro episódio que para mim foi comovente. Após a oposição cruel e desonesta durante toda a administração de Erundina, todos sabem que Maluf saiu da tumba e assumiu a prefeitura. Eu sou santista, adoro o mar, sinto-me mesmo oprimida em uma cidade sem mar, conto isso pra vc medir a dimensão do meu sacrifício pessoal: eu nunca passei um ano novo fora do mar, nem sempre em Santos, mas sempre no mar. Pois bem, na virada de 1992 decidi ficar em Sampa e fomos (a secretaria de cultura em peso estava lá para o que chamamos de transmissão de cargo) dar apoio a Erundina naquele ritual macabro de deixar a prefeitura e em seu lugar ver Maluf assumir o cargo de prefeito. (continua)

Gérson (10/05/2008 - 00:33)
Esta chapa é IMBATÍVEL !!

Ivan - Rio Claro (09/05/2008 - 21:53)
Essa chapa é demais! Se a Marta deixar o cargo para ser candidata a Governadora teremos uma prefeita melhor ainda!

waleria (09/05/2008 - 21:05)
Marta/Erundina - boa chapa.

Messias Franca de Macedo (09/05/2008 - 20:08)
Marta/Erundina - pra São Paulo ser progressista. Literalmente, uma bela chapa. Além disto, pode ser o começo do processo imperioso de mandar o PMDBesta para os quintos dos infernos!... Num governo democrático e progressista, o lugar do PMDB é na oposição, ao lado dos seus congêneres tucanoDEMoníacos. Messias Franca de Macedo Feira de Santana, cuja população que vive ora sob sol ora sob chuva, mais sob sol do que sob chuva, promoverá uma "chuva de votos" para eleger a primeira mulher presidente da República Federativa do Brasil, a brasileiríssima, competente, intrépida, ilibada, inteligentíssima, avessa ao fisiologismo, companheira... Dilma Brasileiríssima Rousseff.

Isabel (09/05/2008 - 19:32)
A Conceição fez um comentário brilhante sobre a atuação de Luiza Erundina como prefeita. Aliás ela foi precursora de "alvo" das classes abastadas, tudo que se imputa ao Lula hoje, ela levou primeiro.(Para quem interessa, leia isto: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u400298.shtml) Marta também fez execelente prefeitura, como eu disse antes, só as duas foram prefeitos de São Paulo, o resto é e foi firula. Espero que o acordo se concretize, acho que será a melhor notícia que São Paulo já recebeu. Se elas vão se eleger? Acho que sim. Diria sem a menor sombra de dúvida se a urnazinha não fosse eletronica e se o Serra não estivesse no Bandeirantes...com essa gente nunca se sabe. Espero que em vez de produzir "dossiês" contra a Marta e a Erundina, ele se ocupe em casa com o Picolé de Xuxu.

Fabio Passos (09/05/2008 - 19:26)
Luiza Erundina é uma gigante. Não tem melhor.

Everton, de Belo Horizonte (09/05/2008 - 19:07)
Agora com a Erundina, essa sim excelente, como vice, é que a Marta vai relaxar e ... Mudando de assunto, Azenha, eu quero aproveitar para te dizer que o seu texto "óculos" é admirável. Agradeço a você por eu ter a oportunidade de ler um texto tão genial. A situação descrita por você na antiga União Soviética é sensacional: ..."Todos nos abaixamos, ao mesmo tempo, para apanhá-los, num movimento que quase me levou a bater cabeça com Mikhail Gorbatchev. E pensar que eu poderia ter nocauteado, com uma cabeçada involuntária, um dos dois homens então capazes de detonar o mundo numa guerra nuclear. Há dúvidas se o outro todo-poderoso da época, o presidente americano Ronald Reagan, tinha mesmo um cérebro - ou se só emprestava dos outros."... É um trecho primoroso de um texto magnífico. Um grande abraço.

Conceição Oliveira (09/05/2008 - 18:51)
Na área da educação e transporte nem se fale. Sua grande rejeição por uma classe média nada solidária a meu ver foi seu maior mérito, voltou sua administração para as áreas completamente abandonadas, fez 5 hospitais que não conseguiu por em funcionamento porque a corja tucana impedia a votação na câmara para abertura de concursos, vi médicos e enfermeiros mobilizados na Câmara despolitizados que saiam de lá completamente revoltados e diante de um duro aprendizado, como a política pode ser mesquinha e anti-cidadã. Vi a prefeita chorar várias vezes, mulher sensível pacas e dura na queda, mesmo mortificada lutou até o fim em uma administração antes de tudo coesa com a história política desta grande mulher.

Conceição Oliveira (09/05/2008 - 18:47)
Os planos da Soninha fracassaram? Eu vou votar com um sabor doce na boca na dobradinha se esta se confirmar (embora eu desejasse que Erundina fosse a prefeita e Marta a vice). São Paulo nunca teve uma administração tão solidária e ao mesmo tempo tão massacrada pela mídia como a de Erundina. só faltou para completar a gama de preconceitos que a atingia em agressões terríveis ela ser preta e homossexual, porque todos os demais preconceitos foram mobilizados nos ataques cotidianos. Os paulistanos, especialmente os preconceituosos, deveriam se educar um pouco mais e analisar menos passionalmente um governo como o de Erundina. Em uma análise comparativa séria, não teria pra ninguém. Eu participei de uma secretaria pobre de marré, marré, marré, mas fizemos uma revolução. A cidade teve de volta uma série de seu patrimônio edificado, dois arquivos maravilhosos recuperados e abertos à pesquisa, além de inúmeros projetos entre secretarias da Cultura e Educação. Trabalhei de graça, mas nunca a História fez tanto sentido pra mim. Professora Déa Fenelon, que faleceu a pouquíssimo tempo, estava à frente do DPH, qualquer pesquisador seja historiador, arquivista, museólogo e/ou arquiteto envolvido com a pesquisa e preservação do patrimônio histórico, a memória e a história da cidade sabe o quanto esta administração fez para recuperar objetos fotográficos, edificações, documentos e outros bens culturais. (continua)

Marco Aurélio da Silva (09/05/2008 - 18:38)
Com Erundina completando a chapa, Marta ganha em quantidade de votos e principalmente em qualidade política e administrativa.

(09/05/2008 - 16:51)
Se somente a candidatura da Marta já está dando um banho no Chuchu, imagine agora com a Erundina como vice ? É 1º turno na cabeça!!!!! Bye Bye Chuchu e KASSABesta

Dartagnhan (09/05/2008 - 16:14)
Espero que esta aliança se concretize. A cidade de São Paulo só tem a ganhar. Duas excelentes ex-prefeitas. Competentes, sérias e capazes de mudar pra melhor a cara de São Paulo.

Franco (09/05/2008 - 16:10)
Agora deu inveja do PT de São Paulo que passa, com essa aliança entre Marta e Erundina, a reviver as antigas uniões forças da esquerda. Pelo menos no papel. Veremos na prática. Enquanto isso, em BH, PT e PSDB abraçadinhos... tiraram dos verdadeiros petistas de Minas o direito de sonhar como antigamente.

Nilton José Dantas Wanderley (09/05/2008 - 15:26)
Erundina anunciou hoje que topa ser vice de Marta.Pronto.Liquidado a fatura.A dupla Marta & Erundina ganha ainda no pimeiro turno.Para desespero de Serra e sua aliança com Quercia.

Gérson (08/05/2008 - 23:59)
O Partido Verde fechou com o Kassab hoje. Sinceramente, Partido Verde no Brasil é uma grande piada. Não existe nenhum partido neste país que realmente leve a sério a questão do meio ambiente. Nenhum.Alguem se lembra do Chico Mendes ? Mais conhecido no exterior do que aqui. A coitada da Marina Silva está sozinha nessa. Partido Verde no Brasil é igual àqueles PUNKS DE BOUTIQUE.

Everton, de Belo Horizonte (07/05/2008 - 19:08)
Geraldo Alckmin é terrível. O PSDB está rachado, dando tiro no próprio pé. O Kassab apoiado pelo PMDB, que sempre cai para o lado que oferece mais, é impressionante. O pior não é ser de direita ou de esquerda, como muitos acham, mas é ser de quem dá mais. O PMDB é uma verdadeira prostituta política. Já a Marta é horrível, péssima, mas, vai ganhar. No final ela é quem vai relaxar e ... Li nas linhas escritas sobre a eleição aqui em BH e fiquei horrorizado com as coisas escritas sobre o Aécio Neves e sobre a aliança do PT com o PSDB. Em Belo Horizonte existe algo raro no Brasil, um projeto de desenvolvimento, que fez o Lula, o Aécio e o Pimentel fazerem a melhor administração que essa cidade já viu. Essa críticas contra a aliança Pimentel/Aécio só são feitas por quem tem visão política distorcida, pequena. A direção do PT, míope, só olha seu umbigo, e vai todo mundo nessa ondinha de PT é do bem e PSDB é do mal. O que precisa existir é projeto do bem e falta de projeto, o que é o mal. Os governos federal, estadual e municipal trabalhando afinados formam o que a população precisa: resultados, inteligência de gestão e melhoria da qualidade de vida, mas não, muitos estão presos no discursinho político de PT do bem, PSDB do mal, Aécio isso, Pimentel aquilo, Berzoini isso e aquilo. Vamos evoluir. Pergunte ao favelado, ao morador da periferia se ele está gostando dessa parceria "do bem e do mal". É claro que está. Em BH, toda a população está.

jr_bahia (07/05/2008 - 16:21)
Muda pra caramba! O PSDB vai em três frentes: A frente "oposição a si mesmo" encabeçada pelo Alckmin. A frente "continue com o aliado" com Kassab. E por último, a frente "terceirizar é a solução" com a franquia do PSDB, o PPS, pela recém-convertida Soninha. Tem um ditado, acho que é russo, que diz: "Cace duas lebres e não pegará nenhuma". Acho que no caso de SP tem três lebres!

Gustavo Eduardo Paim Pamplona (07/05/2008 - 15:07)
DILMA ARRASA A OPOSIÇÃO http://www.paulohenriqueamorim.com.br/materias129.asp

eduardo (07/05/2008 - 13:39)
O Alckmin é como um furúnculo. Surge do nada e vai reaparecendo em outros lugares. Mas um dia acaba.

Célio Mendes (29/04/2008 - 12:45)
É como no filme Highlander "Só pode existir um".

Marcelo Conti (29/04/2008 - 12:32)
Conheço alguns quatrocentões (e até os respeito, por serem bondosos e cientes das gritantes desigualdades sociais de São Paulo) que odeiam o Quércia. Sei que a direita está com o Kassab e com o Alckmin (são a mesma coisa, só muda a embalagem: uma mais rosinha, outra mais azulzinha), mas como essa turma que falou tão mal do Quércia, agora vai tergiversar sobre a idoneidade do ex-governador?????

Carlos (29/04/2008 - 12:31)
Kassab ou Alckmin, tanto faz. Qualquer dos dois candidatos de direita terá amplo apoio da mídia, o que melhorará suas chances. O que me espanta é outra coisa: Que todo político pensa em sua carreira e suas ambições, é fato. Mas a forma como o trio-direitão (Serra-Quércia-Alckmin) está tratando os paulistanos e a cidade é de dar nojo! SP é apenas um objeto (uma cidade de programa?) que estes senhores estão usando com fins estritamente pessoais. Serra quer manter sua moeda de troca por apoio do PFL em 2010; Quércia negociou o PMDB paulista com quem lhe desse em troca apoio à candidatura ao senado; Alckmin pretende fazer da cidade trampolim para 2010 ou, mais provável, para 2014. Nenhum destes senhores tem propostas para a cidade, estão apenas servindo-se dela para atingir seus objetivos pessoais. Espero que os paulistanos mais lúcidos se dêem conta disso antes de fazer outra besteira no dia da eleição.

Marcelo Conti (29/04/2008 - 12:16)
Azenha, esta fotografia ai, com o Kassab e o Quércia está hilária... sabe o que parece? Festinha infantil com palhaços senis - rsrsrsrsrsrsrsrsrs

Marcelo Conti (29/04/2008 - 12:04)
A impren$a tem seus queridinhos (Kassab e Alckmin). Lógico que a guerrinha de vaidades entre os moçoilos será grande, porém, no fim das contas, um dos dois apenas, poderá levar o prato principal e o outro, resignado, ficará com a sobremesa, o que já é grande coisa, para quem adora o poder. Sobre nossa impren$a (ou PIG), sugiro um livro excepcional: "O jornalismo canalha", de José Arbex Jr., Editora Casa Amarela. Ali o leitor poderá entender de maneira clara e de forma contundente, como são amestrados os nossos jornali$ta$.

LEITURA OBRIGATÓRIA AOS ELEITORES PAULISTANOS (28/04/2008 - 14:29)
A DICA é do blog do Walmir, cheguei as pesquisas comparativas da ONg nossa São Paulo e é de chorar a desigualdade por exemplo entre recursos públicos aplicados em leitos hospitalares pode ser de até 1000 vezes e olhe que não conheço um único morador de alto de pinheiros que frequenta hospital público; se analisarem a distribuição por cabeça do orçamento dados à subprefeituras então... http://www.nossasaopaulo.org.br/observatorio/analises.php?tema=9&indicador=87&ano=2006#info (conceição oliveira)

Marcos (25/04/2008 - 10:43)
Azenha, se Alckmin desistir, como você acha que será o comportamento da mídia que não esconde a torcida por Kassab?

J.Ribamar (25/04/2008 - 08:46)
O Grande defeito da Martha é era o mesmo do Ciro Gomes. O Ciro hoje se considera mais maduro e evita incorrer nessa falha (e parece que está mesmo) levando-se em consideração a última sabatina que ele enfrentou de um dos bastiões do PIG. A Martha ainda é uma incognita... Será que ela consegue segurar a sua língua afiada? Se ela conseguir se conter e os ALOPRADOS do PT de Sampa não intervirem com uma das suas idéias fantásticas, muito provavelmente ela será eleita prefeita de São Paulo. Mesmo porque, o PIG já não tem o mesmo poder de alienação de seus leitores como tinha antes (e se continuar nessa toada não vai ter nem leitores...) e o Kassab dos DEM(os) e o Serra do PSDB(aderneiros) já aprontaram tantas, nesses poucos meses que estão no poder que nem com a propaganda maciça do PIG aos seus afilhados e o apoio do PMDB do Quércia conseguem deslanchar essa candidatura, a ponto do Alckimim, estar concorrendo por fora!

Carlos (25/04/2008 - 07:49)
SP é um lugar estranho, cômico até. Quem não deve ter achado graça no noivado entre o PMDQuércia e o PFL paulista foi o Alckmin. Serra agradece o apoio do homem de Pedregulho à sua criatura. Eu agradeço porque veremos PFL e PSDB se pegando a tapas para ver quem vai ao segundo turno. Vamos ver qual será a próxima jogada de Alckmin. Será que joga a toalha e se integra à frente de direita, conformado em sair candidato ao governo, em 2010? Deus que nos livre: Kassab 2 - A Missão e O Gerente, 2010! SP não merece este destino. Não é incrível que através do PFL, parcela do PSDB retorna aos braços da nave-mãe PMDB? Será que o Quércia (que volta e meia aparece na TV dizendo que no governo dele foi construído Metrô suficiente para levar um homem de trem à Lua) vai aparecer na TV dizendo que no governo do PSDB foi feito apenas um enorme buraco em Pinheiros? Aqui em SP, PSDB, PMDB e PFL são todos farinha do mesmo saco; as divisões existem apenas para acomodar egos, tanto que tempos atrás andaram dizendo que o Serra fundaria um partido novo. Se a elite paulista conseguiu até provocar uma guerra civil, apelidada de revolução, unir novamente PFL, PMDB e PSDB é fichinha.

jr_bahia (25/04/2008 - 03:33)
Azenha, acredite, costumo não errar em matéria de eleição. A minha avaliação da eleição de Salvador-Ba tá bem guardada. Em outubro vamos ver. Bem se eu tivesse R$ 100,00. Eu apostaria R$ 50,00 na Marta, R$ 30,00 no Alckmin, R$ 15,00 no Kassab e R$ 5,00 em outro. Sem mais. Eu acho que dá Marta! Alckmin e Kassab não poderam chamar pra sí as virtudes da administração, mas seus adversários saberão colocar à mesa que eles na verdade são um candidato só!

Neo-tupi (25/04/2008 - 01:56)
Essa aliança só serve para detonar o Alckmin (e enfraquecer Aécio), e para ganhar minutos no horário eleitoral gratuíto, o que pode impedir Marte de vencer no primeiro turno (já que Alckmin deve ser rifado). Mas no segundo turno o horário é igual para os dois, então bye, bye, Kassab. Outro benefício para o Kassab é que a máquina de financiamento de campanha dos vereadores do PMDB ficará a serviço de Kassab, oque também pode ajudar a impedir Marta de liquidar a fatura no primeiro turno.

Francine (25/04/2008 - 01:00)
A Marta tem um diferencial em relação a todos os outros candidatos, que é o seguinte, em seu discurso, quando ela falar eu farei, com certeza a maioria acreditará, porque com certeza ela vai, se for esperta e é, associar ao discurso seu trabalho feito com o transporte público em São Paulo e os CEU´s na gestão anterior, que teve grande repercussão junto a população e foi com com certeza um marco em sua administração, então não será um discurso, uma promessa no vazio, o eleitorado sabe que ela é uma pessoa que realmente cumpre,e com certeza, diante do caos que São Paulo se encontra, se o PT explorar bem isso, o abandono total desses anos pelo psdb e prometer melhorias nos serviços públicos, infra-estrutura, como diz meu irmão, um abraço, para outros canditados, ele quer dizer, já era, porque o povão sabe que a Marta cumpre sua palavra, agora se ela vai realmente cumprir nesse mandato é outra coisa. Então, tudo isso faz parte de um processo contraditório, nem sempre fácil e simples para perceber, por isso a cada dia aprendemos mais, pelo menos a grande maioria, mas tem aqueles seres que pararam no tempo, a História é dinâmica, é contraditória como já disse, as pessoas evoluem, o pensamento ao longo do tempo sempre teve seus expoentes ao longo dessa jornada nos séculos, mas o tempo também nos mostra que muitos foram superados,pois é, mas em pleno século XXI, o interessante é que alguns acham que a História parou no século XVIII.

borges (24/04/2008 - 22:38)
Eu não voto em São Paulo. Mas digamos que eu prefiro perder sem o Orestes Quércia que ganhar com ele. Este menino aih, Kassab acho que é o nome, não sabe a encrenca que é este povo.

Fernando (24/04/2008 - 19:02)
Eu não sei se a Marta fez uma boa gestão em São Paulo. Mas não gosto dela pois tentou colocar o marido, Luís Frave (que nem brasileiro é), na mamata do governo federal, com o cargo de subchefe de Assuntos Federativos da Casa Civil. Felizmente a ausência de curso superior fez ele não tomar posse, o que seria um crime contra o contribuinte brasileiro. Mas logo em seguida ele arranjou um empreguinho na agência do Duda Mendonça (marketeiro do Lula), ganhando 20 mil por mês, pagos com nosso suado dinheiro através de contratos de publicidade.

rique (24/04/2008 - 18:57)
Quércia, a "Esfínge de Pedregulho",causará surpresas e estragos, não importando a ordem. Marta, com suas contas aprovadas pelo TCE,causa estrebuchamento aos "demos" e "tucas".Imaginem:Dilma lá!Marta cá!

donizeti costa (24/04/2008 - 16:23)
Azenha. Perigo! Perigo! Como dizia o inesquecível robô da série "Perdidos no Espaço", tem um papagaio da direita e obediente repetidor dos mantras do PIG - Partido da Imprensa Golpista, perdido por aqui, escrevendo neste espaço! Pelo que ele escreve, deve achar o máximo os governos desastrosos de seus gurus tucanos e demos. Vamos a algumas das grandes obras de seus ídolos: Buraco do Metrô e 7 mortos da dupla alckmin/Serra; 70 CPIs engavetadas no Estado; PCC comandando a insegurança nos presídios tucanos(eles tem até tribunal paralelo dentro das cadeias!); cruzada quixotesca do Kassab contra os moinhos de ventos das placas de publicidade(o que isso representou de bom para a população, além do fato de desempregar 20.000 paulistanos e o Kassab ofender um trabalhador, chamando-o de vagabundo?); Escândalo verbas publicidade Nossa Caixa; cartões corporativos do Serra torrando 100 milhões de reais e sem investigação; favorecimento fiscal à sonegadora da DASLU,etc,etc. Tá bom assim ou quer mais! A lista de desastres administrativos e mal uso do dinheiro público é interminável.

Nicola (24/04/2008 - 14:48)
Um cara aí, antes de mim, escreveu que a Marta só fez buracos de obras que nunca acabavam. Mas, pelo menos, os buracos que êle diz que ela fez, nunca engoliram e mataram ninguem. Qualquer coisa em São Paulo que afaste, a nives municipal e estadual, estes tucanos que estão acabando com o estado Há 12 anos e com a cidade, com políticos que nunca ninguem viu e outros que a usam só para galgarem postos mais altos. Será que ninguem ve isto?

Fundamentalista (24/04/2008 - 13:52)
A propósito, a periferia de São Paulo votante cega em sua maioria petista, deveria se levantar em uma revolução contra seus opressores, os próprios petistas - aqueles que estão hoje no poder pelo único e exclusivo fato que seus eleitores são iletrados. Se a ignorância fosse combatida, a companheirada ficaria sem emprego... Deus abençoe os esperançosos em mudar de vida com o Bolsa Família. Eles não sabem o que fazem.

Fundamentalista (24/04/2008 - 13:40)
Tão bizarro quanto ter a Marta à frente nas pesquisas de opinião é ter que admitir que nossos amigos votantes realmente possuem uma opinião positiva sobre sua gestão, passada, presente ou futura. É como se Kant ressurgisse de sua tumba para aplaudir aqueles cuja opinião é independente. Será que realmente é? Cadê o pensamento crítico? Em um país onde o populismo faz escola, a democracia sequer deveria ser uma alternativa de governo. Ou alguém aí acredita que existe ordem e progresso em um governo populista pautado pelo desejo nefasto da perpetuação do poder (a qualquer custo)?

Tiago Santos (24/04/2008 - 12:03)
O PMBD é a Prostituta dos Partidos que Der Mais ... Resta saber quais os cargos Quercia eos outros "40" irão receber

Luís Carlos P. Prudente (24/04/2008 - 11:17)
Infelizmente já não sou mais eleitor da cidade de São Paulo. Gostaria de sê-lo para ajudar a derrotar a coligação fim do mundo PSDB-PFL que está governando o estado e a cidade de São Paulo. Quanto ao Quércia e seu PMDB, ele deve apoiar Marta. Mas se não fizer isto é melhor apoiar o Kassab mesmo, com isto enfraquecerá o Geraldo Picolé de Chuchu Alckimin, pois manterá em pé a divisão do eleitorado de direita, racista e prepotente entre o Kassab, o que não sabe e o Geraldo Picolé de Chuchu. Aparentemente o Quércia não apoiando a Marta a enfraquece, mas reparando bem, se o Quércia apoiar o bufão Kassab, quem sai fortalecido é a própria Marta. O meu voto, se eleitor de São Paulo fosse, seria no primeiro turno da provável coligação PSB-PDT-PCdoB e no segundo turno de Marta Suplicy. ,

Carlos (24/04/2008 - 10:45)
Cabe perguntar o quê Quércia espera lucrar politicamente se apoiar o candidato derrotado. Em relação aos candidatos, a classe média chegada em fofocas esteve mais interessada no divórcio de Marta e Eduardo e no casamento com um argentino do que em sua administração, voltada muito mais à periferia. A mesma mídia que elogia ao inútil projeto "Cidade Limpa", malhou a tal Operação belezura. Em relação aos candidatos, Kassab não tem outro jeito, tem que insistir em sua candidatura. Alguém consegue imaginar o futuro que teria um político que assume (ganha) a prefeitura da maior cidade do país e depois desiste de se candidatar à reeleição para favorecer outro candidato de outro partido? Eu não voto no PFL nem morto, mas acho que Kassab tem mais é que bater pé mesmo se quiser prosseguir sua carreira. O mesmo para o PeFeLê: vai ficar de novo como vice e perder visibilidade, posando eternamente no papel de papagaio de tucano para comer as migalhas? Alckmin quer usar a campanha e uma eventual vitória como trampolim para 2010, seja para governador (Deus nos livre!) ou correndo por fora para presidência... Nunca se sabe! Além do mais, existe a disputa entre Alckmistas e Serristas, é disputa de poder dentro do PSDB (Aécio agradece). Eu acho que está na hora de SP avaliar seriamente os anos de tucanato e arriscar-se. Depois dos ônibus vermelhos do Jânio, do Maluf, do Pitta e do prefeito nomeado por Serra e sua guerra contra out-doors e fachadas de padarias, SP provou que sobrevive a tudo!

Jorge (24/04/2008 - 05:17)
O assunto nao tem ligacao direta com eleicoes municipais mas com o weakmedia. Sai em manchete no "imparcial" uol. "Jobim dará aumento de 47,19% para militares". Quando a noticia eh boa nao se pode por o nome do Lula. Por outro lado, ele tem a manchete que "Lula quer ofensiva dos aliados para barrar reajusto dos inativos". Quer dizer, Lula contra aposentados e Jobim a favor dos militares.

marcelo - sp (23/04/2008 - 20:01)
se o TALLES ali debaixo quer uma argumento pra votar na Marta, saia do conforto da sua casa e dê um pulo na periferia... vai achar muitos! Deixa de ser alienado, rapaz!

waleria (23/04/2008 - 19:16)
Como existe uma banda podre na policia, parece que a banda podre da politica se instalou definitivamente em Sao Paulo.

Gil Carlos Teixeira (23/04/2008 - 12:50)
Ouvi na radio CBN o Kassab afirmando que a vaga de vice é do PMDB, acordo selado!

donizeti costa (23/04/2008 - 12:27)
Acho que esta é uma péssima notícia para o Geraldo Alckmin. É uma verdadeira pá de cal na sua candidatura a Prefeito da Capital. Agora é que os tucanos Alckmistas e Serristas/Kassabistas vão se matar de vêz. Esse acordo Kassab/Dem - Quércia/PMDB é um verdadeiro tiro no pé das candidaturas Kassab e Alckim. Eles vão se trucidar entre eles para ver quem vai para o 2º turno para enfrentar a Marta Suplicy do PT. Com essa aliança DEMOS/PMDB, está configurado o quadro político ideal para a vitória da Marta Suplicy no 2ºturno das eleições na Capital paulistana. Vai sobrar tanto rancor entre os tucanos e demos, que eles não saberão que rumo tomar após essas eleições. Sorte da população paulistana, que já sofreu o estelionato eleitoral do tucano Serra em 2004, e agora vive sob a péssima administração do Dem/Kassab.

Marcelo Conti (23/04/2008 - 11:47)
O mais interessante é que o Pig (representado pela FSP) deu a fatura como liquidada... Isso é que é torcida, hein???

Marcelo Conti (23/04/2008 - 11:32)
A impren$a está impaciente: Precisa saber se Alckmin (o nosso Uribe)ou Kassab tem chances reais de vencer, para apoiá-los incondicionalmente. Lógico que o apoio do Quércia será útil para quem quer que seja, além do apoio da impren$a. Eu voto na Marta não porque ela seja uma solução real, mas tiraríamos o mofo do PSDB e do PFL daqui e colocaríamos a impren$a paulista no seu devido lugar...

rafael (22/04/2008 - 22:26)
Na minha opinião, sera um grande erro , o PCdoB, psb não apoiarem Marta logo no primeiro turno, seus tempos de tv apesar de pequenos dariam uma grande contribuição a marta que enfrentara ataques de dois grandes partidos. Nada contra Aldo rebelo, ou erundina, mas é preciso ser realista, uma candidatura forte se define antes das eleiçoes, marta em 2000, so se definiu como candidata porque ja era um nome fortemente lembrado pelo povo como contraponto ao malufismo decadente em são paulo, marta era o nome da esperança e da renovação na politica, das ideias novas da reconstrução. A verdade é que os deputados aldo e erundina deveriam ser mais pragmaticos e apostarem na unica saida para a derrota da atual gestão, e essa saida continua se chamando PT, em 2004 erundina criticava a marta querendo ser eleita com os votos da esquerda e acabou ajudando a elejer um governo bem menos afinado com as suas bandeiras. os partidos do ''bloquinho'' deveriam ser mais realistas e apostarem na marta, este ano para um governo de coalizão menos dependente do PMDB do quercia.

rafael (22/04/2008 - 22:15)
Na minha opinião, Marta neste ano tem tudo para vencer, primeiro porque não é mais vidraça como em 2004, quando foi alvo de ataques de todos os partidos com candidato, de serra a dona avanir, SEGUNDO, hoje ela conta com um lula mauito mais popular que foi em 2004 (segundo pesquisas na cidade de são paulo lula é mais popular que serra),TERCEIRO marta hoje acumula uma experiencia federal. QUARTO, marta hoje conta com o desgaste da administração kassab, e com a divisão de seus adversarios. Em 2004 o psdb, criticava se colocando como bons em planejameto e por isso, seria possivel fazer um governo muito melhor sem abandonar as conquistas da marta, essa era a tonica da campanha vitoriosa. Pois bem, palnejamento foi tudo o que faltou neste governo, sucatearam a SPTRANS, não deram perspectivas novas para o transporte publico, na questão do transito prevaleceu o remendo ao inves de planos serios, e por ai vai, muitos programas da marta foram esvaziados, e isso fara com que eles percam votos da periferia entre os q apostaram no serra em 2004. talves essa eleição seja mais polarizada, pois os bairros mais abastados não votarão em um nome do PT de qualquer forma, kassab faz o tipo xerife e as viuvas do malufismo gostam disso, no entando os bairros de classe media trabalhadora e os da periferia devem votar em peso na marta mais unidos que em 2004, porque a comparação sera inevitavel, e esta cada vez mais latente o sentimento deque o governo serra não foi nenhuma brastep.

Gérson (22/04/2008 - 18:35)
Só queria entender porque entrou Campina Grande na lista de cidades.Nada contra Campina Grande, mas acho que deveria constar também outras cidades como OSASCO, GUARULHOS, CAMPINAS, SÃO BERNARDO, SANTOS, SANTO ANDRÉ, etc. Muito obrigado

márcio luís barbosa machado (21/04/2008 - 19:49)
Me parece que a marta ganha, saiu na frente , tem um bom serviço no mesmo cargo para mostrar e coligada ao PMDB vai ter o maior tempo de televisão e rádio , mas tem a midia contra, não fosse isso era certeza de vitoria

Renato (20/04/2008 - 14:06)
Acho que teremos novamente a prefeita Marta no poder... Muito bom para os mais pobres, coisas excelentes sem a menor dúvida... O que será que os outros já fizeram pelos menos favorecidos ou moradores de periferia???

Gérson (19/04/2008 - 11:25)
Olá Tales, ou você tem memória curta, ou não conhece São Paulo. Para saber o que a Marta fez em São Paulo, você precisa ir á periferia: ERMELINDO MATARAZZO, ITAQUERA, SÃO MIGUEL, GRAJAÚ, JARDIM ÂNGELA, e por aí vai. Pergunte para essa população o que esles acham dos CEUs, dos corredores de ônibus, que reduziu em 50% o tempo de viagem, do bilhete único, de como ela peitou a máfia dos transportes,das peças de teatro na periferia,os CEUs abertos nos finais de semana para a comunidade ter um ponto de encontro,lazer e atividades culturais,da merenda escolar etc etc etc Sempre teram meus votos os que realmente têm como prioridade as populações mais carentes. Ou então vamos sair por aí pixando muros com frases como cinicamente eram pintadas nos muros de Paris em 1968: "COMBATA A POBRESA, MATE UM MENDINGO" ???

Tales Oliveira (18/04/2008 - 17:57)
Que é isso Marta-RelaxaeGoza? Fala sério, viram sua gafe da semana? - O que ela fez no Turismo? Credito consignado para viagem? Como aposentado viaja gastando metade do salário em remédio? - O que ela fez em SP? Só me lembro de buraco e obras que não terminavam? Alguém ai tem uma justificativa, me convença a votar nela, ou leia e relaxe.... att.

Geraldo (12/04/2008 - 02:52)
Só falta NATAL.

Messias Franca de Macedo (12/04/2008 - 01:53)
... Se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elege até um poste, imagine(m), Marta Suplicy! Messias Franca de Macedo Feira de Santana-BA

Marcelo Gonçalves (11/04/2008 - 23:07)
Sei que não tem nada a ver com o assunto, mas o novo presidente do STJ, Humberto Gomes de Barros, ja disse que é contra a reeleição e contra o 3º mandato do Lula. Mas na época do FHC, lembro que ouve pouca criticas quando ele conseguiu se reeleger. Lembrando que a mudança foi feita justamente para que FHC ficasse mais quatro anos no poder!!!

Toni (11/04/2008 - 21:50)
Não vou votar. Aliás não voto enquanto o voto for obrigatório. Aqui em São Paulo a Marta fez uma administração ruim, mas quando comparada ao tucanato/dem foi quase um paraíso de acertos. Nos últimos meses de governo ela conseguiu uma melhor gestão nos transportes coletivos, se explorar isso na campanha ganha disparado, ninguém suporta mais o caos no trânsito e nos transportes, nisso Kassab iguala-se aos congêneres Maluf/Pitta. Por falar nisso será que o vice da Marta virá das hostes malufistas ou quercistas?

Wagner Teixeira (11/04/2008 - 21:38)
Na indecisão do PSDB a rádio Bandeirantes faz campanha para o Kassab.Ouvindo a Bandeirantes você se convence de que o trânsito paulista melhorou significativamente com as ultimas medidas do Kassab e que a cidade de S. Paulo é o melhor dos mundos.A grande mídia,que se especializou em desqualificar e ridicularizar o Presidente Lula.Irá fazer o mesmo com a Marta quando a campanha começar.Não será fácil para a candidata do PT continuar à frente nas pesquisas quando estiver sob o ataque sistemático de quase todas as emissoras de rádio de São Paulo.Foi assim durante todo seu mandato,e agora, com a possibilidade concreta de vitória nas eleições, a grande mídia paulistana será implacável em seus ataques para impedir sua reeleição. A esperança é que o PT saia da inércia e saiba defender sua candidata dos ataques dessa mídia sem escrúpulos. Acredito que um eleitorado que elegeu Erundina, fez o FHC engolir sua arrogância e quase reelegeu a Marta, mostrará que além de não ser tão conservador têm ótima memória e não esqueceu o bem que a Marta fez para a cidade de S. Paulo. Quanto ao relaxa e goza penso que a cena do Kassab,completamente descontrolado, expulsando um munícipe do posto de saúde ganha longe.

Conceição Oliveira (11/04/2008 - 18:48)
Era para o André Castro que eu respondia e o comentário não entrou, acho que vc no meio da reforma botou meu comentário na caçamba :)

Conceição Oliveira (11/04/2008 - 18:46)
Azenha não sei se refere-se a um comentário que postei, respondia a um comentarista que dizia que quem Lula apoiar venceria (a famosa frase do Lula elege até um poste). Eu tentava explicar pra ele que em Sampa e no governo do estado as coisas não são tão fáceis assim, para além da coesão da mídia anti-esquerda, algumas características peculiares do eleitora de São Paulo a meu ver têm de ser consideradas. Mas agora estou sem paciência pra fazer toda a retrospectiva desde a cobertura da imprensa na eleição e no governo de Erundina (que era culpada de tudo e cujos acertos nunca eram noticiados) até a cobertura das últimas eleições municipais aqui em Sampa e a enorme polarização que se deu entre bairros excluídos, ricos e remediados, além do aspecto de muitos eleitores na periferia serem de outros estados e não votarem...

Marcelo Conti (11/04/2008 - 18:04)
O pessoal da Marta tem que ficar atento, já que os jornali$ta$ "medalhões" são quase que unânimes em apoiar o Serra e o PFL. Eles bombardearão Marta impiedosamente. Quem tiver estômago e paciência (eu já não tenho mais) ouça o Piotto, a Leitão e o Sardenberg, na CBN, assistam à Globo e ao SBT, leiam o Dimenstein, a Catanhêde, o Josias e todo o pessoal do Estado. Vejam como são parciais, tendenciosos e despreparados para a democracia...

Gustavo Pamplona (11/04/2008 - 17:59)
Francine, gosto bastante de seus comentários e sei do lance do "O Blog está chato?", na época não comentava aqui, somente de três semanas para cá passei a comentar. Até sei também que você tem medo de polícia. Mas agora fiquei sabendo que você é mineira, então eu te pergunto: (sem ofensas) O que você anda fazendo em São Paulo? Volte para as Minas Gerais. Volte para as belas montanhas das alterosas. Não sei se você é belo-horizontina, mas eu posso afirmar que a nossa BHTrans que rege o nosso trânsito daqui é bem melhor que a SPTrans. Nós temos ainda alguns probleminhas em algumas avenidas ou corredores de tráfego no horário de rush, mas sempre há melhoras. Belo Horizonte por exemplo teve um problema com perueiros um tempo atrás, sabe como nós resolvemos este problema... Foi usando a Polícia Militar no centro da cidade na Praça Sete (o hipercentro) quando os perueiros cercaram a praça numa tentativa de paralisar o centro da cidade. Foram usadas balas de borracha e bombas de efeito moral (reconheço que assistir aquelas cenas é uma coisa lamentável, mas era necessário). Depois quem ousasse rodar com peruas ilegais na cidade e mesmo cidades vizinhas era preso e tinha seu veículo apreendido. Hoje não há peruas ilegais em Belo Horizonte, todas foram legalizadas, não há mais kombis, bestas, vans, hoje existem micro-ônibus numerados com a inscrição transporte suplementar gerenciados pela BHTrans. É. São nossos 16 anos de PT. Detalhe: Eu pego ônibus todo dia.

Gustavo Pamplona (11/04/2008 - 17:32)
RECORD FICA 8 HORAS E 30 MINUTOS NA FRENTE DA GLOBO. http://www.paulohenriqueamorim.com.br/materias65.asp

Luiz Carlos Azenha (11/04/2008 - 17:08)
Posso dar palpite? A história que a Francine contou tem tudo a ver. Quem não perceber isso perde a eleição.

Luiz Carlos Azenha (11/04/2008 - 16:04)
No processo de aprovação dos comentários, um texto muito bom foi apagado. Peço desculpas ao autor.

Cesar Neto (11/04/2008 - 15:45)
Marta vai ganhar certamente! Na espontânea ela está na frente seguida, por incrível q pareça, pelo Kassab. Apoio de Lula e grande desempenho no Ministerio do Turismo trarão Marta pra Prefeitura de SP. Sem esquecer que sua administração foi bem avaliada pela população. Não fosse a campanha sistemática e ilegal que a Folha de São Paulo e Serra fizeram Marta teria sido reeleita.

Gustavo Pamplona (11/04/2008 - 14:43)
Será que finalmente a população da cidade de São Paulo de Piratininga está realmente cansada da (má) administração do PSDB. Cidadãos paulistanos, vamos lá, gente... Peço por favor que enfraqueçam o PSDB agora. E agora, José? (Serra) ;-)

Alexandro (11/04/2008 - 14:04)
A ascencao de Marta no PT foi um dos primeiros indicios do falecimento do partido. Ela e tudo que o PT odiava no passado. Elitista, futil, mesquinha! Alckmin e capaz de tudo pelo poder, ele e sua Opus Dei. Kassab ja era nao tem chance... esse aprendiz de ditador de lingua presa so esta no cargo por causa do casuismo vagabundo de Serra. Maluf? xiii ai e caso de policia. A Sra. Cobra, essa mulher ainda existe? Erundina e uma grande mulher, injusticada pelo PT, fez o governo melhor governo que a cidade ja teve, so que agora nao tem chances, ainda mais com as companias que têm (Ciro o incendiario projeto de coronel). Soninha e demais, e honesta, moderna, tem boas intencoes... mas errou duas vezes. Uma por ter entrado na politica pelo PT e a outra por troca-lo pelo PPS esse apendice da demotucanalha... Ivan Valente e um grande homem...e meu candidato, mas sei que nao tem chances!

Francine (11/04/2008 - 13:48)
Cristian,na boa mas um Partido que vota contra a CPMF, apoiando PSDB e PFL(DEM) como é o caso do PSOL, e tem um discurso esquerda,mas na prática apoia partidos de extrema direita,fala sério; na política aparentemente o discurso é muito importante, mas não é, é a pratica, por mínima que seja; o apoio que Lula está recebendo é a prova.Agora em relação a realidade efetiva,a grande maioria dos eleitores do município de São Paulo, entre eles, eu, uma mineira, mas moradora em sampa,e quem usufrui de todos serviços públicos, principalmente TRANSPORTE, garanto à vcs,o povão mesmo, tá nem aí para o que a mídia está dizendo,o povo não aguenta mais o trânsito, e nós sabemos o motivo,porque conversamos, reclamamos e sabemos que a prefeitura através da sptrans reduziu número de onibus,tirou linhas,sobrecarregou outra,que já era sobrecarregada.Enqto isso, o povo que mora na periferia que está parado no trânsito dentro do ônibus,qtos estão dentro do ônibus -e qtos em carros- parados 20 minutos em pontos para "superlotar o lotado" olhando uma calçada que estava em bom estado sendo quebrada para ser refeita,aí o cara pensa o esgoto da minha rua,essa que ainda é de barro que o capim está quase cobrindo aquela ponte que os moradores improvisaram com madeira, nada de arrumar,mesmo com abaixo assinado.Aí o cobrador grita, olha o detrás tem lugar, aí o cara lembra, eu tenho bilhete único da Marta, vou descer pegar o outro, gente isso não é ficção é a realidade, é a minha realidade e de milhões.

PJ (11/04/2008 - 13:11)
Para os que querem o melhor para SP e Brasil e ficaram meio chateados e decepcionados com a falta de experiencia do PT e os escandalos que vimos envelvendo PTistas, esta na hora de voltarmos a luta. Sabemos que cometeram erros, mas quem é perfeito, mesmo assim temos que apoiá-los pois são infinitamente melhores que os "santos" do PSDB.. e os DEM.. em todos os sentidos, até na corrupçao. Lembrem-se de privatizações, Cacciola, CC5, Sivam, etc. Está na hora de assumirmos nossa posição e começarmos a fazer campanha para o nosso próprio bem.

Para Luzete de Conceição Oliveira (11/04/2008 - 12:59)
Luzete o post que vc procura é este aqui: http://www.viomundo.com.br/weakmedia É o último no menu à esquerda da página de rosto do Vi o mundo. abraços

Conceição Oliveira (11/04/2008 - 12:47)
Acho uma pena a Erundina estar tão atrás, prefiro ela à Marta, se até lá não houver chance nenhuma pra Erunda, vou de Marta, se os paulistanos de classe média desta cidade tivesse um mínimo de amor e espírito comunitário fariam o mesmo, é inacreditável o que um governo sem compromisso algum com a cidade pode fazer no sentido de destruir as mínimas redes de solidariedade e violentar ainda mais esta cidade que já é tão feia, excludente e cruel.

Cristian SP (03/04/2008 - 22:45)
Aula de política com o Prof. Milton Santos http://br.youtube.com/watch?v=CAKGmK5kc6E&feature=related

Cristian (03/04/2008 - 22:32)
O dep. federal Ivan Valente sai pelo Psol, trata-se de uma espécie em extinsão na política.Coerente e integro é um excelente nome e com certeza vai gorvernar pra imensa e pobre população paulistana. ( Milton Santos X FHC/Veja http://br.youtube.com/watch?v=DCh2uyuI-ec&feature=related)assistam esse vídeo, imperdível!!!

Luis (02/04/2008 - 18:21)
A Martaxa Botox vai perder. Seu índice de rejeição é muito alto. Além disso, depois do dossiê contra o FHC, a campanha em São Paulo vai ser dificil para os petistas. Martaxa vai apanhar no lugar da Dilma Rousseff.

Gustavo Pamplona (01/04/2008 - 18:30)
Eu ate hoje não entendo o porque o PIG dá tratamento diferenciado a Marta e ao Eduardo Suplicy. Bom, vejamos, Marta, mulher, branca, loira, olhos claros, ou seja representa bem a classe alta de São Paulo. Ou um legítimo WASP americano. (Branco, Anglo-Saxão e Protestante) Talvez devido ao fato que ela é bem ligada ao Lula ou talvez devido a sua separação e que na época foi amplamente explorada pelo PIG como ela sendo a vilã e depois seus casamento com um argentino e que também foi altamente explorado pelo PIG. Obviamente sei que tudo isto tem a mão do José Serra por trás.

Gérson (31/03/2008 - 21:09)
Acho que a população da cidade de São Paulo já teve tempo suficiente para entender o quanto foi prejudicada pela não reeleição da Marta Suplicy. Ela tem que comparar apenas tres questões: EDUCAÇÃO, TRÂNSITO e TRANSPORTE PÚBLICO.

Gustavo (31/03/2008 - 13:28)
A Marta vai perder. Depois do "relaxa e goza" ela mostrou o seu lado "madame deslumbrada" que de fato existe. Ela não fez um bom trabalho como prefeita, deixou dívidas pro sucessor, fez um túneis tão caros quanto inúteis. Até o Chuchu é melhor do que a Marta...

marcosomag (30/03/2008 - 01:40)
Marta não terá uma tarefa nada fácil para vencer a eleição,pois terá toda a imprensa contra si.Quase toda, pois a "Carta Capital" deve apoiá-la.PSDB e DEM devem ir separados no primeiro turno, e o PPS deve lançar a Soninha, que fará o triste papel de tentar tirar alguns votos de Marta no primeiro turno e pior,apoiar as políticas anti-pobre de Serra/Kassab (rampas anti-mendigo,expulsão dos pobres do Centro,desmonte do programa "Saúde Da Família" para implantação de ambulatórios que sucateiam o sistema capilarizado das Unidades Básicas De Saúde,por exemplo).Marta deve ter candidato a vice do PMDB.Um grave erro seria que este candidato fosse o Quércia,que tem alta rejeição.Na minha opinião,o ideal seria o Michel Temer,que tiraria votos de parte do eleitorado conservador do PSDB/DEM.Para mim,o que vai decidir a eleição vai ser a questão do transporte coletivo,pois José Serra e Gilberto Kassab pararam as obras dos corredores de ônibus que tirariam muitos paulistanos dos congestionamentos.A volta do "Saúde da Família" como prioridade e a retomada dos gigantescos centros culturais na periferia (Centro Educacional Unificado) vão dar votação maciça para Marta entre os pobres.

Roberto Ribeiro - Rio das Pedras - SP (29/03/2008 - 18:49)
Pra quem nunkassab sobre o futuro da cidade de SP, recomendo, também Plínio de Arruda Sampaio, do meu PSOL.

Leonardo Reis (29/03/2008 - 11:10)
Eu imaginava que Geraldo Alckmin estaria tão bem na fita quanto esteve José Serra depois de sua disputa à presidência. É fato que Serra não conseguiu a proeza de perder 1 milhão de votos por semana entre um turno e outro, mas vá lá. A Marta é conhecida por ser ruim de largada e boa de chegada. Em todas as eleições que participou, começou com menos e terminou com mais - só lembrar que, para as de 2004, ela começou com 17% e fechou com 44%. Acho que dessa vez ela tem tudo para levar. Não vai ser fácil o embate com o PSDB e o PFL, até porque com eles a gente nunkassab. Artimanhas mil. No segundo turno eu acredito que o PSB e o PDT, pela proximidade em nível federal, componham com o PT. O PPS deve se abarcar com o PSDB. O PSOL deve fazer aquele discurso de aparência de neutralidade, mas sabe que os psolistas vão votar na Marta - é só para não dar o braço a torcer. Então acho que fica, no 2º turno: PT-PMDB-PCdoB-PSB-PP-PR-PRB-PHS-PMN-PTC-PDT apoiando a Marta. E PSDB-PFL-PPS e algum outro gato pingado apoiando o Alckmin.

Gustavo Pamplona (27/03/2008 - 15:04)
Aprovação de Lula atinge maior nível desde o começo do governo, diz Ibope: De acordo com os números, 58% dos entrevistados consideram o governo bom ou ótimo. 30% consideram governo regular; e, 11%, ruim ou péssimo. (whouuaaaa!!!!uuhhuuuwuuu!!!) 8-D 8-)

Gustavo Pamplona (27/03/2008 - 13:22)
Ontem depois que eu vi o William Bonner fazendo uma cara criticando o governo no caso da epidemia da Dengue e a duplinha Waack/Pelajo desqualificando o Lula no lance do Severino Cavalcanti, meu PTismo não somente inflou como INFLAMOU! Derrubem o José Serra! Derrubem o Kassab! Derrubem o Alckmin! (Acabei de comentar a mesma coisa na CM, no Blog do Nassif e mandei um e-mail para o PHA pedindo que ele e a Record criticasse mais o (des)governo do Serra)

Rafael Faria (27/03/2008 - 09:42)
Segundo pesquisas, Marta Suplicy ganha todos os cenários possiveis. Acredito em Marta, ainda acredito no PT, mas será dificil o convivio de um nova prefeitura petista com um governo do PSDB que e candidato a Presidência da República, e rival do PT..!! Ao mesmo tempo que eu acho que o Paulistas vão ganhar com essa "briga", as vezes eu tbm acho que os Paulista tem muito a perder.

Gustavo Pamplona (26/03/2008 - 17:09)
Estava assistindo a TV Senado à pouco tempo atrás e quero parabenizar o senador Eduardo Suplicy (PT) por seu brilhante discurso contra a privatização da CESP. Povo de São Paulo, José Serra e Gilberto Kassab continua vendendo seu estado/sua cidade a preço de banana. Até me lembra o banco americano que foi comprado por um outro a preço de banana nesta tal recesão americana. Façam me um favor, votem 13 (PT) este ano.

Radamés Silva (24/03/2008 - 20:56)
Conforme pesquisas Datafolha de 16/02/2008, na eleição de São Paulo, Alckmin (PSDB) aparece com 29% das intenções de voto, contra 25% de Marta (PT) e Kassab (DEM) que tem 12% das intenções de voto. Teoricamente, Marta já perdeu, pois num possível segundo turno teria contra si os eleitores de Alckmin e Kassab, e, além disso, a grande imprensa irá repetir continuamente a citação infeliz de Marta na época do caos aéreo, sua separação do senador Suplicy e demais preconceitos pelo fato de ser mulher. Porém, as eleições em São Paulo às vezes são surpreendentes, como foi a eleição de Jânio