Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha
Não dá pra mostrar tudo na tv.
Home Receba as últimas notícias via RSS [ Leia + ] Fale Comigo
Eleições 2008 Utilidades

RECIFE

Atualizado em 06 de outubro de 2008 às 09:32 | Publicado em 27 de março de 2008 às 11:44

JOÃO DA COSTA, DO PT, ELEITO COM 51% DOS VOTOS

 


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Zbigniew (06/10/2008 - 10:59)
Parabéns ao João da Costa e ao João Paulo. A população reconheceu o bom trabalho desenvolvido pela atual prefeitura. Após quase oito anos de administração (com muitos erros também, é verdade), observa-se que "cuidar das pessosas" foi um lema bem escolhido, e não se fez acepção de classe social. De Boa Viagem aos morros as intervenções (embora algumas polêmicas, como o Parque D Lindu e a Conde da Boa Vista), trouxeram grandes benefícios à população. Saneamento e urbanização foram a tônica. Precisam agora focar na educação, saúde e segurança. Taí a oportunidade do João da Costa fazer uma administração mais marcante do que a do João Paulo. Estaremos de olho. Desejo boa sorte ao novo prefeito e parabéns a todos pela festa democrática que cada eleição proporciona! São esses momentos que deixam mais claro como é importante vivermos num regime livre, para que possamos escolher nossos representantes, sem qualquer tipo de tutela. E que vença a maioria!

Luiz Carlos Azenha (06/10/2008 - 09:33)
Não foi "ato falho". Foi erro, mesmo. Já corrigido. abs

James Beltrão (06/10/2008 - 09:26)
Afora o ato falho de dizer que Joao da Costa foi reeleito, pois o prefeito atual é Joao Paulo, todos nós recifenses estamos de parabéns pois vamos dar continuidade a obra do projeto petista, antes com Joao Paulo e agora com João da Costa. Conforme comentário que enviamos anteriormente, no aspecto dos números de todas as pesquisas publicadas desde o mês de agosto, de todas instituições que acompamhamos (Data Folha, Sensus/CNT, Vox Populi, Ibope, Instituto Maurício de Nassau, Folha de PE/UFPE, Método, Barômetro, DP/Data Associadas), revelaram nitidamente quase um consenso com relação a vitória de João da Costa no 1° Turno. Uma candidatura que cresceu, estabilizou-se e não se abalou com a tentativa de sua cassação na justiça. Manteve basicamente o valor médio de 52% dos votos válidos. Além disso a militância do PT e o entusiasmo da população com relação à candidatura, inclusive no dia eleição, foram reveladoras que ganharíamos a eleição já no 1° Turno, como um reconhecimento da cidade à gestão petista. A população penalizou aqueles que tentaram mistificar a luta política, o candidato do DEM que inventou um passado político que não tem e Cadoca, que tentou passar a falsa idéia de ser apoiado por Lula e Eduardo Campos. O povo pode não estar plenamente consciente politicamente, mas não é cego e nem burro. Em Olinda também o campo democrático e popular, teve uma importante vitória com Renilson/PCdoB. Tivemos também importante vitória do PT em Itamaracá,com Rubinho. E vamos à luta.

Guilherme Lacerda (04/10/2008 - 23:03)
A condenação de João da Costa e do atual prefeito pelo fato de ter se usado da máquina pública significa, se mantida, que houve uma atuação competente dos órgãos do Estado em apurá-lo e denunciá-lo, fato verificado pelo juiz, Estado, que o condenou. Não significa que outros crimes semelhantes não tenham sido cometidos pelos próprios ou pela oposição enquanto governo, e nem que por ter sido identificado e processado por órgãos oficiais seja mais condenável, seja pior.

Manoel (04/10/2008 - 22:41)
Sr. Marco Antonio. Em seu comentário de 2/10 o Sr. desanca contra a situação atual do país: nº de favelados, de pessoas que ganham salário mínimo etc. O Sr. faria um bem aos leitores se trouxesse a baila uma comparação numérica entre os dados comentados no governo Lula e aqueles (que parece defender ou seus comentários são só para irritar) da era Fernando henrique (8 anos).

jose carlos lima (04/10/2008 - 21:31)
reação do candidato do PT? ou reação do IBOPE para não ficar em maus lençõis?

Marco Antônio Leite (04/10/2008 - 18:32)
A sopa de letrinhas dificulta o eleitor mais simples do ponto de vista ideológica saber quem esta com quem e, porque existem tantos partidos políticos com final social, trabalhista, democrático, comunismo, socialista, mas todos se dispõem há defender as causas que estão relacionadas com as agruras da classe trabalhadora e, dos pobres. Porém, no momento em que senta na cadeira de prefeito o social, trabalhista, democracia, socialista são esquecidos. Ademais, passam a trabalhar diretamente com os empresários deste ou daquele ramo de atividade, como também com os comerciantes. Que tal que essa democracia démodé tivesse um limite de agremiações políticas para melhor o homem comum identificá-las e votar com consciência política do conjunto articulado de idéias definidas, evitando assim as confusões de letrinhas.

Zbigniew (04/10/2008 - 17:31)
Gersier, alí no esgoto é o seguinte: tu falas bem de mim que eu falo bem de ti. Nos comentários, só os partidários e convertidos. Mas a credibilidade está indo pro espaço. É um caso patológico de autodestruição. Tão se fiando que São Paulo permanecerá nas mãos da oposição (via Kassab), e dali partirão para a retomada do poder em 2010 com o Serra. Digo estão (leia-se: Grupo Abril, Folha, Estadão, Globo, RBS, etc.) porque a legião é grande. Espero que não ocorra, mas se ocorrer estará dentro desse fenômeno que se repete na América Latina, onde as regiões mais ricas e sede de grupos poderosos reacionários e contrários a qualquer governo que não seja de seus representantes, por melhor que seja, são mais controladas e manipuladas, e não querem ficar mais quatro anos fora do poder. Não é à-toa que a Folha ou o Uol só dão os índices entre Kassab e Alckmin, e quase esqueceram a Marta. Porém, talvez a pílula não seja tão dourada assim. Ganha-se em São Paulo, e até nas grandes capitais do Sul, mas a maioria das cidades do Estado ficam próximas ao LULA. Bem, 2010 ainda está longe, e, se LULA conseguir manter uma boa aprovação (o que será um teste e tanto, em vista da recessão mundial que se avizinha), o Serra vai levar outra na cachola.

Robson (04/10/2008 - 17:26)
Amanhã o país assinará o atestado de óbito dos democratas sendo o golpe de misericordia dado pelos baiandos em Salvador

Fábio (04/10/2008 - 17:04)
Recebí uma ligação do número 011 3474-2050 dizendo que perderia meu voto ao votar em João da Costa. Isto pode?????

Horacio M. Pires (04/10/2008 - 15:28)
João no primeiro turno e fim de papo. Realmente o pessoal da direita, vindos de outras 'plagas' ainda não perceberam que, aqui, quem se manifesta são pessoas extremamente esclarecidas, cultas e, acima de tudo, inteligentes. Nunca li, neste espaço do Companheiro Azenha, palavras chulas utilizadas para atacar outros que se manifestam aqui, pelo simples fato do ataque para disseminar a bagunça. Não importa. Ninguém aqui é principiante. Continuemos nossa luta democrática sem nos incomodarmos com manifestações não tão educadas. Abraço a todos.

Gersier (04/10/2008 - 11:20)
O pessoal dos blogs de esgoto,RA,Mainard, Veja,Globo,Folha,Josias devem estar sem assunto lá e estão bandeando pra cá.Eles,alienados que são,não percebem que quem escreve nos blogs sérios como esse do Azenha,do Nassif, do Guimarães,Sr.Com,Cidadania Brasil,os que frequentam as páginas de uma Carta Capital,de uma Carta Maior,são acima de tudo amantes do Brasil,muitos como eu apartidários.E aí eles vem com a ladainha de sempre,imitando o PIG,classificando com adjetivos pejorativos quem defende o Governo Lula.Com absoluta certeza não sabem o que significa a palavra PATRIOTISMO.Com certeza são aspones de DEMos e tucanalhas.Com certeza são puxa dos mesmos.Com certeza são parentes dos mesmos ou os próprios.Uma certeza eles podem ter,DEMos e tucanalhas,nunca mais.

James Beltrão (04/10/2008 - 11:14)
Azenha, novas pesquisas dos dias que antecedem a eleição atestam a vitória de João da Costa no 1°Turno. Vejamos: Dia 02/10 - Folha de PE/UFPE João da Costa-48%; Mendonça-20,4%; Raul Henry-9,2%; Cadoca-6,1%; Edilson-1,3% e Kátia Telles-1%. Dia 03/10 - JC/Vox Populi João da Costa-48%; Mendonça-21%; Raul Henry-12%; Cadoca-7%; Edilson e Kátia Telles-1%. Dia 03/10 - Instituto Mauricio de Nassau João da Costa-52,2%; Mendonça-19.9%; Raul Henry-9,4; Cadoca-5,3% Pesquisa a ser publicada no dia da eleição no jornal Diário de Pernambuco(DP/Data Associadas), conforme site do Instituto Mauricio de Nassau: João da Costa-46%; Mendonça-20%; Raul Henry-9%; Cadoca-8%; Edilson e Kátia Telles-1% Com estas pesquisas, os seus resultados demonstram a estabilidade e consistência da candidatura de João da Costa,transitando entre 46 e 48%. Ainda foi possível observar que o candidato tem um percentual médio superior a 53% com relação aos votos válidos.Tudo isso demonstra a confiança, a credibilidade e a fidelidade dos eleitores ao nosso candidato. Coisa que não acontece com outros candidatos, como está demonstrado emblematicamente, no candidato Cadoca que na primeira pesquisa era o 2° com 22% e hoje amarga o 4° lugar, com índices inferiores a 8%. Não tem ningém prá João. O Recife vai ficar Vermelhão. É primeiro turno. Dá-lhe PT. Abraços

Zbigniew (04/10/2008 - 09:40)
A questão da impugnação contra o João da Costa é emblemática. Constata-se o uso dos "dois pesos duas medidas", uma vez que o Judiciário ainda recebe grande influência política da "direita" aqui em Pernambuco. Acredito que se fosse o Mendoncinha ou o Raul na situação do João da Costa, o tratamento seria diferente. Digo isso porque já foram levantadas questões como essas em eleições anteriores, quando candidatos como Jarbas ou Roberto Magalhães, ou Joaquim Francisco buscavam a continuidade de administrações de seus partidos, e nunca deu em nada. Como tudo foi muito escondido, com o beneplácito de parte da mídia local, as coisas permaneceram no campo das suposições. Mas o povo tem experiência suficiente para saber como "essas coisas" funcionam. A Desembargadora, muito "íntima" da direita, deve se ater aos fatos, e não se submeter a qualquer forma de pressão política. Quero crer que isso ocorrerá pelo perfil da mesma. Porém, sabemos que se os fatos ajudarem (gravidade, comprovação, envolvimento direto do candidato), em regra, podem facilitar a vida do julgador, dependendo se ele for a favor ou contra uma condenação política. De todo modo, a consagração nas urnas pode também ter uma força muito grande, se se observar que o subjetivismo do julgador falará mais alto do que a própria letra da lei. Como esse processo não será julgado antes da eleição do dia 5, e prevendo-se uma vitória já no primeiro turno do João da Costa, isto será uma variável importante.

Marco Antônio Leite (04/10/2008 - 08:47)
Caro Muxoxo, CPI e prisões no final nada acontecem, é puro faz de conta. Como explicar casos cabulosos que envolveram GENOINO, PALOCCI, SILVINHO, João Paulo, dançarina de São José dos Campos, Professor LUISINHO, Delubio, Kudquem entre outras figuras de menor expressão política. Estava esquecendo do homem da MALA preta, a cueca de ouro entre outras canalhices. Caro Muchaosaco de uma explicação plausível?

PEDRO ROCHA (04/10/2008 - 07:13)
João, O que você quer é que leiamos apenas o que o PT aprova que seja divulgado? E onde está a liberdade de imprensa tanto desejada nos tempos áureos do PT (antes de ser governo)? Esse chavão dos petistas de que a imprensa toda é burqguesa e contra a minoria já está fora de moda. Os tempos mudaram meu caro e o discurso de vocês para se defender é sempre o mesmo: somos os perseguidos, torturados na época da ditadura, o partido dos oprimidos e coitadinhos, defensor da minoria (só se for das suas família. Veja o caso do enriquecimento instantâneo do filho do presidente).

JOÃO PROTA (04/10/2008 - 01:06)
Leiam sobre o Caso Maria do Socorro e entendam o porquê da dificuldade dos três renomados expoentes da direita em levar a eleição para o segundo turno. Mas aqui no Recife, a direita é fortíssima. Só para se ter uma idéia da força dos destros. A desembargadora do T.R.E. encarregada de relatar o processo de impugnação da candidatura de João da Costa, foi, em 1986, candidata ao Senado pelo então PDS, depois PFL, hoje DEM.

JOÃO PROTA (04/10/2008 - 01:03)
Nas últimas eleições para prefeito aqui no Recife aconteceu um caso emblemático. João Paulo concorria à reeleição pelo PT, apoiado pelo PC do B, PSB. Cadoca era o candidato da direita (PMDB, PFL, PSDB). No início do horário eleitoral apareceu no programa eleitoral de Cadoca uma senhora criticando as ações da administração do atual prefeito na comunidade de Brasília Teimosa. Dias depois, a mesma senhora deu depoimento no guia do petista afirmando que teria recebido proposta financeira da esposa de Cadoca para reclamar das obras. Cerca de uma semana após o episódio, a dita senhora, Maria do Socorro dos Santos, foi vítima de espancamento e tentativa de homicídio, quando foi deixada amarrada num manguezal por dois homens. O advogado Dominici Mororó, ligado a um grupo de defesa dos direitos humanos, assumiu a defesa de Socorro que depois do atentado ficou em lugar sigiloso. Ao se dirigir ao local onde Socorro encontrava-se, o advogado percebeu que estava sendo seguido, ligando imediatamente para um delegado que montou uma barricada e prendeu três elementos, dentre outros que conseguiram escapar. Os três elementos capturados eram policiais militares lotados na Casa Militar, departamento ligado diretamente ao Governador, que, naquela época, Jarbas Vasconcelos, maior cabo eleitoral de Cadoca. O então vice-governador era Mendonça Filho. Raul Henri era Secretário de Cultura. Hoje, Cadoca concorre novamente à prefeitura do Recife. Raul Henri e Mendonça também são candidatos.

Muchacho (04/10/2008 - 00:33)
Para os caríssimos, Ocator e Marco Antonio, não sou petista e também não sei dizer se o PT é o partido mais corrupto. Só sei o seguinte, hj nós sabemos o que acontece lá nos intestinos do governo federal...a PF atua como nunca, toda semana tem CPI e imprensa divulgando escândalos (será que são mesmo). Daniel Dantas foi preso 2 vezes, seu banco e fundos de investimentos estão sangrando com a falta de credibilidade e falcatruas levantadas pela Satiagraha. Aí eu pergunto, vcs ainda preferem o governo do boca de sovaco FHC (lembram do engavetador-mor Geraldo Brindeiro, que não deixava passar uma CPI se quer e dos Bilhões e Bilhões que nos roubaram nas privatarias) e os anos de chumbo onde de nada sabíamos !!! Façam me um favor, sejam menos hipócritas, mais críticos e realistas e leiam menos a grande mídia sacana (folha, estado, globo, veja e os blogs de esgoto).

Marco Antônio Leite (03/10/2008 - 22:36)
Senhor Pires, se orgulhar dos milhões de favelados, milhares de sem-teto, milhares de sem-terra, das 350 mil crianças que morrem de inanição todos os anos. Se orgulhar dos milhões de desempregados, dos 23 milhões de aposentados que recebem salário mínimo entre outros milhões de pobres e miseráveis. Só otário é que pode se orgulhar de tanta desgraça assim.

Horacio M. Pires (03/10/2008 - 20:32)
O povo (diferente de seu governo) dos USA, ao que me parece, se orgulha da grandiosidade de tudo que sua nação faz. Mesmo nessa crise, quase sem precedentes, não 'detonam' sua pátria. Creio que estão muito preocupados e tentando fazer o melhor para sair dessa situação. Conseguirão com certeza! Por todos os problemas que já passaram, eles sabem que não podem desistir ou, muito menos, destruir. Parabéns aos Estadunidenses. Pois bem, na minha amada Pátria, está tudo bem, agradeço ao Presidente e sua equipe. Os empregos em alta, o pré-sal, a indústria e, principalmente, A AUTO ESTIMA DOS BRASILEIROS, que aos poucos começa a fazer parte de nossa alma, não menos guerreira que qualquer outro povo. PARABÉNS BRASIL!

Marco Antônio Leite (03/10/2008 - 18:51)
O cantor tem toda há razão, esses partidos que aí estão são irmãos gêmeos univitelinos. Todos usam a corrupção como meio de vida. O Brasil não tem salvação, nem mesmo o "CRIADOR" do sistema terra, mar, ar, lua, sol, chuva, vento entre outras belezas que a natureza oferece gratuitamente. Fora PT e seus asseclas?

ocator (03/10/2008 - 17:35)
O PT o partido mais corrupto da história?! Quanto fanatismo e quanta estupidez!

Zbigniew (03/10/2008 - 10:55)
O João se saiu muito bem. Como esperado, e pra quem é governo, foi o alvo principal dos adversários. No mais, nenhuma novidade. Rebateu bem a questão do plano diretor posta de forma insegura pelo Mendoncinha (por sinal bem fraquinho perante as câmaras de televisão); do processo no TRE quando instado pelo Raul Henry, colocando que o mesmo também responde a processo por improbidade administrativa, tramitando no STJ, e nem por isso o chamaria de "criminoso" ou "condenado", ou seja, o rotularia; da questão da violência e da educação, rebatendo com os índices apresentados pelos governos daqueles que hoje se propõem a fazer "mais e melhor". Como disse, o Mendoncinha é fraco perante as câmeras, o Cadoca foi sonolento. O Raul e o Edilson foram melhor articulados, mas o primeiro cai na vala comum dos que participaram de outro governo e não fizeram o que hoje prometem, e o segundo, sem experiência administrativa, ficou mal na fita ao posar de "vestal da decência", passando uma sensação de arrogância e puritanismo. Quanto ao formato do debate, é "engessador" pelo tempo de respostas, réplicas e tréplicas, mas pela quantidade de candidatos ainda não inventaram algo melhor.

Pedro Rocha (03/10/2008 - 07:53)
João da Costa perdeu ontem uma ótima oportunidade de desmascarar a oposição, provando como foi feito todo o esquema do golpe branco que ele inventou para se fazer de vítima. Se o golpe se transformou no carro chefe dos seus dircursos junto à população, porque será que ele não aproveitou a execelente a oportunidade para provar que foi vítima de um cunluio montado pela oposição, juntamente com o ministério público, polícia federal e justiça eleitoral????? Eu me decepcionei! Será que João não desmascarou os seus opositores por é bonzinho?

Zbigniew (02/10/2008 - 14:32)
Ok, Pedro. Também respeito sua opinião. Torço por um Brasil melhor para todos. Moral, ética, probidade, honestidade, são valores indispensáveis para uma sociedade mais justa e igualitária. Precisamos de instituições maduras. Para isso mister se faz uma reforma política e educacional, reiventar essas duas áreas de nossa nação. Não dá mais para termos um Congresso como balcão de negócios e um dos piores índices de educação. E isso deve se repetir a nivel estadual e municipal. Um Judiciário livre de "influências" perniciosas, que vicie a alopoiese que lhe deve ser natural. Nâo lhe quis convencer de nada, apenas fiz um contraponto ao que você disse. É da maturidade das discussões que se aperfeiçoam as idéias. Por isso que desconfio das "verdades" que nos são apresentadas em belas embalgens, como absolutas e incontestáveis, e que sujeitam o "outro", ou o "diferente", à desqualificação ou à desconstrução de sua imagem. Cuidado com isso! O absoluto é para dogmas, e dogmas só são possíveis naquilo que é imponderável, já no âmbito das religiões e que fogem à nossa racionalidade. Aqui, no reino dos "reles mortais", ainda precisamos aguçar em muito nossos sentidos para não sermos traídos por nossos preconceitos e imperfeições. Isso é um dever de cada ser humano.

PEDRO ROCHA (02/10/2008 - 12:35)
Zbigniew, Respeito a sua opinião, mas continuo agindo conforme educação que recebi desde cedo e orientação sobre valores, honestidade, moral e ética.

Zbigniew (01/10/2008 - 17:58)
Pedro, Pedro. Claro que estancou, Pedro. Chega nas instâncias superiores, como no STF do Mendes "Dantas", aí param, amigo. Aí é só ameaçar um Juiz Federal e um Delegado Federal pra o esquema continuar. Isso no âmbito maior. Imagine o que não fazem no menor ou em outras instâncias. É culpa do PT, ou do LULA? Como mensurar isso? Há, mas o LULA sabia... Há, mas o FHC sabia... Enfim, sabiam ou não sabiam das milhares de falcatruas que se repetem diariamente neste imenso país? Há, mas a diferença é que o PT prometeu ser honesto e dar um banho de ética em tudo e todos e a oposição jamais fez isto (tão boazinha!). Ou seja, o PT iria santificar de uma vez por todas o país. Tu acreditaste nisso mesmo? Não te conheço, mas vou acreditar que você é um inocente útil. Volte para a Terra, onde estão os mortais imperfeitos, e onde o exercício do poder é um dos maiories desafios para o espírito humano. A questão é um pouquinho mais complexa do que simplesmente decretar: O PT é o partido mais corrupto da história universal, a decepção do milênio e tudo de bom que aconteceu no governo Lula se deve à sorte do barbudo e às reformas do éfe-agá. Esse maniqueísmo serve, vá lá, pros reacionários do tipo de um Reinaldo Azevedo, Mainard, Olavo de Carvalho, e pros seus senhorios, mas deveria ferir a inteligência de todos os brasileiros. Eu entendo que não se vote em LULA, até pela voz dele, ou no PT, por ser de "esquerda", mas por essas idéias plantadas por tais mentes, é de partir o coração.

Marco Antônio Milk (01/10/2008 - 10:42)
Senhor Bastos, para escrever poucas palavras nos seus fracos comentários, você usa a anonização mental como fonte de inspiração primaria. Caro mestre dos cafundós da periferia, estudar faz bem para o cérebro e, ele nos leva ao conhecimento irrestrito e amplo dos mistérios da vida. Nem todo sábio é sabido ao ponto de saber tudo, caso especifico do tal de Bastos?

Marco Antônio Leite (01/10/2008 - 09:20)
Caro Bastos, diga-me onde encontramos a liberdade no Brasil, nem que seja em conta-gota. "Democracia" é um sistema sofista, "democracia" só existe para poucos milionários, aqueles que determinam as regras do jogo. Para o proletariado o sistema é outro, ou seja, trabalho, baixos salários, trabalho, baixos salários e trabalho e baixos salários, isso tem nome, escravidão. Outrossim, parece que o senhor só lê o que lhe interessa, anteriormente escrevi o que é "democracia" ou o senhor não leu ou não entendeu nada. Você tem algo de tirano de direita, pois esta ordenando que eu vá morar em cuba. Fora ditador de direita, vá mandar em outra freguesia, aqui não violão?

PEDRO ROCHA (01/10/2008 - 08:00)
Zbigniew, Acho que você não leu muito bem a nota: "o combate" à corrupção estanca no país. Não é a corrupção que está estancando e sim o combate a ela. Acho muito interessante você citar a polícia federal como órgão atuante no combate à corrupção no governo Lula, e é mesmo. Mas no entanto vocês petistas só reconhecem o trabalho da PF quando o alvo não é do partido, caso contrário tratam logo de desqualificar o trabalho desta e de outras instituições em defesa dos seus pares. Outra característica de vocês é não admitir quando estão errados. Desde quando os erros dos outros pode ser usado como justificativa para os nossos erros???????? O PT sempre condenou as alianças com pessoas que o partido abominava, mas hoje se alia até com o demônio em busca de se manter no poder e à custa da perda da sua identidade. Eu não defendo esse ou aquele pólítico quando ele comete um ato ilícito, só porque outros também o fizeram ou fazem. Pra mim o que é errado é errado, independente de quem pratica este erro. E tem mais, se você se lembrar do discurso político do seu partido antes de ser governo, você vai ver que este que está aí hoje é outro partido. Se ele tivesse posto em prática todas as suas idéias originais, hoje estaríamos no fundo do poço e se hoje temos os índices econômicos que temos foi pela sabedoria de Lula em manter a política implantada por FHC. Vamos e venhamos: se ele fosse burro não teria chegado à presidência.

Fabio Passos (01/10/2008 - 00:01)
Camarada Milk, Tô contigo nesta da revolução. Sinceramente. A democracia burguesa é uma tremenda farsa. Já deu no saco. O que é fundamental mesmo não muda e... afinal, só se vive uma vez. Agora, cá entre nós, que pelo menos ganhe o João da Costa ao invés do ex-PFL no Recife... enquanto a revolução não vem é claro. Saudações revolucionárias da intifada global trotskysta grupo proto-pós-punk divisão dark-rococó.

John Bastos (30/09/2008 - 23:48)
"Prefiro o sistema cubano, o qual proporciona um padrão de vida, com bloqueio e tudo, bem melhor que o do Lulardoso." ----- Entao sugiro que voce vah para Cuba o quanto antes, pois o regime tem os dias contados. Quanto a implantar aquele presidio no Brasil, sem chance!!, o povo brasileiro eh amante da liberdade e de carne de vaca demais para aguentar viver nas condicoes que os cubanos vivem. Nos jah somos ricos e informados demais para ser comunistas.

carlos santana (30/09/2008 - 21:17)
Falam que o governo Lula é o mais corrupto de todos, não acredito, o que acontece é por ele ser o presidente da Republica e ter nascido no nordeste lascou tudo, as grandes midia do Pais não aceitam o mesmo, muitos escandalos são criados se cola colou muitas vezes não tem provas, tai o grampo publicado pela revista VEJA,no supremo tribunal federal, onde esta as provas?, a midia tem que mudar, pois os blog's de Luis Nassif(projetobr) o proprio Azenhe(Viomundo) Paulo Henrique(paulohenriqu) revista como Carta Capital e tantas outras que mostram a verdade, não estou defendendo ninguem, mais acredito que eles mostram o outro lado da coisa, no governo que dizem ser corrupto, nunca vi prender tanta gente e não é pobre não, muitas investigações e descobertas de grandes falcatruas, esta ai o Banqueiro o Sr Daniel Dantas é tantas coisas que estam acontecendo de bom para o pais que o espaço é pouco para dizer,falam muito da violencia mais ninguem que acabar, não adianta só fazer presidio, carros equipados, etc..., o correto seria ir para base, orientar os pais da importância do amor para com os filhos,acompanhar na escola orienta para vida, algunas igrejas tambemtem sua parcela de culpa. acredito que com a ampliança da bolsa familia,a tendencia é melhorar um pouco(o efeito deve aparecer aproximadamente daqui a um decada) a barriga cheia voce pode pensar, orientar..... Não sou de um lado nem do outro, acredito que o correto é ter ética e ser honesto.

Marco Antônio Milk (30/09/2008 - 16:58)
A "democracia" a moda brasileira, ou seja, desemprego, salário mínimo indigente, prostituição infantil, analfabetismo crônico, jovens a serviço do trafico de drogas, educação um lixo, corrupção a vontade. Saúde no fundo de um leito de UTI, corrupção rolando soltos, programas de televisão que só mostra bundas das frutas entre outras barbaridades do gênero. Prefiro o sistema cubano, o qual proporciona um padrão de vida, com bloqueio e tudo, bem melhor que o do Lulardoso.

Marco Antônio Milk (30/09/2008 - 16:06)
A corrupção no país é endêmica, entra governo sai governo e nada muda quanto à roubalheira nos meios políticos. Esse fenômeno não ocorre somente nesse meio, nas empresas privadas, na caixinha que nós damos para o garçom, frentista, vendedor e assemelhados trata-se de corrupção periférica. Isso ocorre em função de sermos indolentes e passivos no sentido de coibir tal prática desonesta, será que também somos participes dessa malandragem que sangra os cofres públicos.

(30/09/2008 - 15:47)
Não é sobre Recife: Quanto o contribuinte paulista já gastou com a maciça veiculação daquela propaganda da grávida de bata cor-de-rosa, feita em nome do "Governo do Estado de SP"? Alguém já se deu conta de quantas vezes esta propaganda foi ao ar diariamente, até em canal pago, em horário nobre, nestas semanas que coincidem com a campanha eleitoral?

Zbigniew (30/09/2008 - 11:25)
Caro Pedro, corrupção é um problema sério neste país. O Brasil é um Estado corrupto, e não é só por causa deste presidente ou do partido da vez no poder. Todo o sistema é corrompido. Infelizmente é de nossa cultura. Dizer que a corrupção estancou no país, pode até ser visto como algo bom. Só não crescer já é algo positivo. Pelo menos temos uma PF atuante e não temos mais um "engavetador geral" (lembra desse? Era de que governo mesmo?). Agora, forçar a barra para atrelar a corrupção ao PT e ao Lula, como esses meios de informação que você citou costumam fazer, omitindo os casos referentes à oposição, aí não dá. Quanto à lei da mordaça, parece que mais uma vez se informar por estas tuas fontes não é uma boa pedida. Criminalizar jornalistas por espalhar notícias inverídicas, apenas para "assassinar" reputações, como costuma fazer a Veja, e a reboque a Folha, entre outros, não é algo errado. Ninguém pode está acima da lei, nem a imprensa. Quanto ao Severino, não seja tolo. Em politica, não se faz alianças com quem se quer. Ou FHC e a oposição nunca se aliaram com o que de mais podre existe na politica brasileira? Caro Pedro. Sabe o que sobra de toda essa discussão? É o que os governantes estão fazendo de melhor para a população. E nisso o PT e o LULA dão um show, isso prá não falar na economia. No mais, sugiro que continue buscando boas fontes como o Azenha, Nassif, PHA, Pedro Dória, e jogue a Veja no lixo. Essa faz mal pros neurônios.

PEDRO ROCHA (30/09/2008 - 00:02)
Zbigniew, o "combate à corrupção estanca no Brasil", como diz o relatório da organização Transparência Nacional, com índice de percepção de corrupção pontuado em 3,5 (na escala de 0a 10). Leia no endereço http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL769998-5602,00.html. Como você pode ver, a coisa não é bem como você pensa. E outra coisa queeu vi hoje: um dos caciques petistas, Humberto Costa, além de um ministro de Lula (Márcio Fortes), estavam sendo aguardados em João Alfredo para o grande comício de Severino Cavalcanti, que conta com o apoio de Lula e Eduardo Campos. Veja no endereço http://jc.uol.com.br/blogs/blogjamildo/mes.php?pag=4&mes=09&ano=2008 Será que o partido deles é o mesmo que você defende aqui??? Também não sei se você tomou conhecimento da manobra do governo federal tentou fazer para calar a imprensa no recente caso de grampo. Quem é mesmo que era contra a ditadura? Parece que seu partido quer voltar àqueles tempos de mordaça.... É meu caro, os tempos mudarampara o PT e os seus eleitores ainda não se deram conta. Mas eu tiro o chapéu para a competência dos líderes petistas, quando o assunto é lavagem celebral. Os demais partidos ainda tem muito que aprender com vocês....

Leider Lincoln (29/09/2008 - 15:17)
Veja como são as coisas: os comentaristas, quando querem ofender o Lula, dão um jeitinho de associá-lo ao FFHH (DEM/PSDB).

Zbigniew (29/09/2008 - 11:27)
Pedro Rocha, o DEM (ironia!) foi PFL, PDS, ARENA, entre outros, para não irmos tão atrás no tempo. As lideranças sempre foram as mesmas, a se alternarem no poder. Em tantos anos de governo (vamos falar apenas de Kubitschek pra cá), nunca houve um projeto de nação. Jamais ouvi de tais elites uma palavra de apoio ao povo brasileiro, mas apenas o chavão "crescer para dividir", e quando crescíamos, o povo ficava fora do processo. Porquê?!! Porquê só agora com o LULA? Embora queiram os meios de comunicação - aqueles mesmos que nunca olvidaram em apoiar uma ditadura sempre que seus interesses estavam em jogo - queiram fazer acreditar que só com o PT e o LULA o Brasil passou a ser corrupto, não dá pra esconder que foi com eles que o Brasil passou a se ver como nação. Temos um mercado interno e já não dependemos tanto da Europa e dos EUA. Claro que isso não é um cheque em branco pro Lula e seus alidados. Mas, até nessa questão (a da corrupção) o governo do Lula e do PT é infinitamente melhor que os seus antecessores no que se refere à apuração. Ou você acha que no governo do FHC ou de um outro alidado da cepa de um PFL se chegaria a um Daniel Dantas como se chegou? Sabes quem colocou o Gilmar "Dantas" Mendes, lá no STF? Claro que um Folha, um Estadão, uma Globo (a Veja nem se fala!), não vão comentar isso (o stablishment se une, não se engane, são unha e carne). Quanto à cassação do João, tenho que lhe dar razão. Nunca antes o Judiciário foi tão eficiente. Porque será??!!

Carlos (29/09/2008 - 10:56)
Não é sobre Recife, é sobre SP, mas cabe em qualquer capital: Alguém já se deu conta do quanto aquela propaganda da grávida está passando em horário nobre da TV, até mesmo em canais pagos? Quanto o "Governo do Estado de São Paulo" (leia-se contribuinte paulista) está gastando com propaganda ultimamente? Isso ajudaria a explicar o súbito amor que a mídia tem revelado por Kassab?

Marcelo (29/09/2008 - 09:58)
é lapada.... sexta-feira tinham mais de 40 mil pessoas aqui no comício..isso foi a melhor resposta aos safados do DEMO, se eles querem q o povo dê resposta, então esperem nas urnas, porque a CACETADA vai ser grande... Aguardem

Marco Antônio Leite (29/09/2008 - 08:43)
Senhor Ítalo, só aparecem denuncias contra o PT em Pernambuco porque o PT deixou a ética de lato e, partiu para o tudo ou nada. Tudo para nós no que concerne a corrupção e nada para eles que não estão no poder. Esse é o PT do Lulardoso da Silva, que num passado recente se colocava como o dono do moral, da ética e da verdade.

PEDRO ROCHA (28/09/2008 - 22:52)
Zbigniew, espero que na sua família nunca tenha acontecido um caso de desvio de conduta e que nunca venha a ter, pois segundo a sua análise aqui, todos da família seriam julgados e condenados por um erro que não cometeram, mas por fazerem parte de um mesmo clã, inclusive você. Eu discordo de você e não voto no partido e sim na pessoa. Para dar o meu voto eu pesquiso sobre os candidatos, se já tiveram na vida pública antes e o que fizeram, se respondem processo judicial e as suas propostas. É principalmente isso, associado à honestidade e respeito ao bem público que eu levo em conta e não em que partido ele milita e a vida dos seus correligionários. Se fosse assim ninguém votaria mais no PT, tamanha a lista de falcatruas de gente que desfruta da mais íntima relação com o presidente Lula. Em nemhum momento defendi ou pedi voto para quem quer que seja, pois nem sei em quem votar, só tenho a certeza de que meu voto o joão não vai ter. Defendo sim o respeito à democracia e ás instituições que a garantem. Se outros políticos de outros partidos cometeram erros no passado, não justifica os de João da Costa agora. Eu os repudio, seja quem for e de que partido for. E uma coisa é verdade: nunca na história desta cidade, nenhum político teve a sua candidatura cassada por uso da máquina pública. Nem mesmo quando o PT era oposição e os governantes viviam sob a sua mira.

PEDRO ROCHA (28/09/2008 - 22:04)
Zbigniew, eu espero que na sua família não tenha havido nenhum caso de de desvio de conduta e que nunca venha a ter, pois pelo seu raciocínio se por ventura um membro da sua família cometesse algum deslize, todos seriam condenados. É assim que você julga e condena todos os integrantes de um partido, baseado em erros de algum político a este filoiado. Eu não voto no partido e sim na pessoa e sempre procuro saber o que o candidato já fez pela sua cidade ou estado e se responde algum processo, além de analisar as suas propostas. Também costumo guardar o programa de governo daqueles em que votei, para ao final do seu mandato eu poder avaliar se meu voto foi perdido ou não. Já me decepcionei várias vezes, mas continuo buscando o melhor candidato (ou o menos ruim, dependendo do caso)baseado na sua experiência administrativa, honestidade, respeito à democracia e senso de ética.Não fiz aqui campanha para nenhum candidato, apenas defendo o respeito às instituições e à democracia, coisa que falta no candidato petista. Não é pelo fato de outros políticos de outros partidos já terem cometido erros que eu vou aceitar os erros do candidato joão da Costa. Condeno esta prática, seja ela praticada pelo PT ou por qualquer outro partido. E uma coisa é verdade: é a promeira vez que no Recife um candidato é cassado por uso da máquina pública, e olha que o PT enquanto oposição não parava de fazer denúncias... Nem assim nenhum outro político (mesmo sob a mira certeira do PT como oposição) foi pego.

PEDRO ROCHA (28/09/2008 - 21:44)
Horácio, o "sub judice" só vei às portas da eleição devido ao tempo de investigação demandado no ministério público, para se averiguar a veracidade dos fatos e não cometer injustiça com o candidato petista. Tudo foi muito bem fundamentado e devidamente analisado pelo ministério público, polícia federal e justiça eleitoral. Mas você não acha que ainda assim o candidato petista foi beneficiado? Se a sentença tivesse saído logo após as denúncias, seria mais tempo para a oposição explorar o fato, não acha? E agora o candidato petista já teve tempo de conquistar o eleitorado, embora à custa de dinheiro público.

PEDRO ROCHA (28/09/2008 - 21:32)
Ítalo, as denúncias só atingem o PT porque é este o partido que comanda a cidade há 8 anos e o poder corrompeu a sua essência de dono da ática e dos bons costumes. Quem você queria que fosse atingido? o PTB, ou o PSDB ou o DEM? Estes não estão no executivo e portanto, por enquanto estão fora do alvo.

Zbigniew (28/09/2008 - 18:53)
O Guilherme e o Horácio disseram tudo. É a nossa cultura política, arraigada nos meios de comunicação e, eu acrescentaria, no Judiciário. A elite que foi alijada do poder pelo Lula e o PT ainda tem muita influência neses dois grupos. Assim, no Brasil se aplica aquele velho bordão: "Aos amigos tudo, aos inimigos, os rigores da lei". Exemplos maiores, a Veja e o Gilmar Mendes pelo STF. Voltando à planície, torço para que o João ganhe. O Mendoncinha representa tudo de atrasado que esse país tem, não por ele pessoalmente, mas por pertencer a um grupo politico da pior espécie, a saber o PFL, atual DEM (ironia!), e que deve ser alijado da história política brasileira. São dele egressos os coronéis da política nordestina, os bajuladores da ditadura, os ultra liberais cooptados e colonizados (pelos USA e sua doutrina de mercado), e os reacionários que atualmente se calam perante o colpso do sistema financeiro americano, e que, ao afastarem a regulamentação do Estado, como a suma heresia, não têm pudores em socializar os prejuízos causados pelas distorções desta religião. Jamais pensaram no Brasil como nação, mas apenas enquanto objeto de seus projetos pessoais. Esse tipo de gente não deve voltar ao poder. E o povo, na sua "sábia ignorância", tem a noção suficiente desse processo, não precisando ser tutelado por Vejas, Jornais do Comercio, Globos da vida. Todos esses, com suas mentiras reiteradas, estão perdendo tempo e credibilidade.

Guilherme Lacerda (28/09/2008 - 14:26)
Acredito sim que de fato houve uso da máquina pública municipal para a campanha do candidato petista, mas daí vir uma campanha de mendoncinha dizendo que essa é a primeira vez que acontece na história da cidade que ele está sujando o nome dos políticos recifenses....É vergonhoso, na política todo mundo sabe que rola muita sujeira mas não tem noção do quão sujo é, usar a máquina para se eleger ou o seu candidato é fato corriqueiro, assim como comprar apoio distribuindo cargos ou até dinheiro em espécie, como é o caso do mensalão, subornar partido para não apresentar candidato, exigência de comissão por parlamentar ou pelo executivo para arranjar aumento de verba para determinado orgão ou instituição. A política brasileira como é hoje é uma espécie de mercado de ações, quem aposta e ganha em determinado candidato, isto é, ganha nas eleições ou qualquer disputa interna, como eleição do presidente da Câmara dos deputados ou até simples disputa por nomeação em uma secretaria, recebe deste uma parte da estrutura estatal dividida entre os que o apoiaram e faz render dinheiro ou dividendo político(mais dinheiro no futuro), e tudo isso feito com o dinheiro dos cidadãos, que afinal não fiscalizam...

Horacio M. Pires (28/09/2008 - 12:30)
É muito estranho esse "sub-judice" às portas da eleição. Devemos lembrar que um Gov. do PSDB já está cassado duas vezes e continua no cargo. Como? O Sen. Expedito (PSDB/PR) igual, como? Sen. Mão Santa(?) cassado e 'garantido' no cargo por um individuo de nome Gilmar Mendes que pediu 'vistas' do processo. Como? E Dona Yeda. Como? E o Teotonio. Como? Pois é. A elite branca, racista e fascista, que se manifesta pela imprensa, odeia o PT. Jamais aceitariam na mesma mesa deles (imunda), o Presidente sem dedo e metalurgico. È uma questão de classe. Não é? Na mesa da direita e imprensa fascista, só servem um prato que é a cara deles: PATO LÓGICO!

Ítalo (28/09/2008 - 12:02)
Por que será que só aparece denúncias contra o PT em Pernambuco? Denúncias seletivas?

Zbigniew (28/09/2008 - 10:31)
O João tem sua candidatura "sub judice", vez que todo cidadão tem direito ao duplo grau de jurisdição, até que o Judiciário, em definitivo, se manifeste sobre sua culpa ou inocência. Para isso servem os recursos. Em casos como esses o julgamento técnico pesa menos que o político. A questão é de cunho notadamente político. Tenha o João agido certo ou errado, de acordo com a lei, é a política que vai pesar, acima mesmo dos princípios que regem o ordenamento jurídico eleitoral. O Judiciário costuma ser muito sensível à política nesses casos, e não poderia ser diferente, já que os membros dos Tribunais são indicados por critérios que, em alguns casos, passam longe da capacidade técnica (para isso servem os assessores), e muito próximo da "caneta" do chefe do executivo da vez. Em todo caso, o João vai ganhar esta eleição pela vontade popular. Agora, se vai levar, só o tempo dirá. Como o Cássio Cunha Lima já foi cassado umas três vezes lá na Paraíba, e ainda governa, tô achando que essa novela vai longe.

Pedro Rocha (28/09/2008 - 00:02)
Será que as pessoas que aqui defendem João da Costa são tão inocentes assim? Difícil acreditar que nos dias de hoje, com tamanha facilidade de informações ainda existam pessoas que usam a internet e não saibam a verdade sobre a cassação da candidatura deste candidato (sub judice). Será que a lavagem celebral que o PT faz nas pessoas é tão eficiente assim??? O pior cego é aquele que não quer ver. Os fatos foram comprovados por instituições sérias, antes elogiadas pelo PT, enquanto oposição. Hoje os petistas tentam desqualificar estas mesmas instituições só porque o candidato do partido é o alvo das denúncias. Ou será que os candidatos da oposição fizeram os servidores que ocupam cargos de confiança do prefeito petista cometeram crime eleitoral em benefício deles? Esse foi o golpe branco alardeado pelos petistas? Como será que a oposição conseguiu tal feito? Como sempre, a postura adotada pelos petista foi a de perseguidos pelas forças de elite. Só que eles se esqueceram de que hoje a elite e o poder no país são representados pelos petistas. Hoje são eles de ameaçam a democracia e praticam atos abomináveis, antes por eles condenados. Onde está o PT que lutava contra a corrupção, a falta de ética e o mal uso do dinheiro público???

Afonso Tenório (27/09/2008 - 12:46)
Pedro, joão Da Costa ainda é candidato, mas ele continurá candidato sob-judice. Concordo com o pessoal, acredito que os índices a favor de joão da Costa, apesar das denúncias, continuará a crescer. Não gosto da tese de golpe branco, mas é muito estranho que mesmo antes da campanha pela prefeitura começar já havia denúncias contra o candidato do PT que começaram a partir de maio deste ano. Na última eleição para governador também houve denúncias contra o candidato do PT, Humberto Costa na época minitro da Saúde do governo Lula. Ele que estava em segundo lugar nas pesquisas não conseguiu chegar no segundo turno, esse caso foi muito explorado por Mendonça Filho candidato à governador pelo DEM (atual candidato do DEM à prefeitura). Parece que todo ano de eleição aqui em Pernambuco vai haver denúncias contra os candidatos do PT. Mas é importante respeitar a decisão da justiça, seja ela qual for. A oposição (DEM, PSDB, PMDB-Pe) aqui está sem discurso, já que o governo do atual prefeito João Paulo (PT) têm grande aprovação pela população recifense e eu acho que mesmo com as denúncias da oposição a tendência é dos índices de seus candidatos diminuir.

Pedro - Bahia (27/09/2008 - 09:43)
A impugnação da canditura petista foi anulada? Como ficou: Ele ainda é candidato? Espero que sim. Afinal é o preferido pela maioria recifense.

Renan Bastos Nunes (25/09/2008 - 22:52)
Luiz Carlos Azenha, não fique preocupado com as eleições em Recife. João da Costa do PT, depois desse golpe branco da oposição (DEMO, PSDB e PMDB-PE), vai crescer mais. Todo mundo sente que o efeito foi contrário, o feitiço virou contra o feiticeiro. Basta acessar o blog Acerto de Contas ( http://www.acertodecontas.blog.br ) e lá você vê todo mundo comentando o mesmo. Até a contra-propaganda distribuída pelos "militantes" (pagos) do DEMO uma hora depois da sentença de cassação ter saído foi suspensa, e o candidato, Coronal Mendonça, já não fala mais sobre. 80% neles!!

Horacio M. Pires (24/09/2008 - 09:39)
Ao Companheiro João, força e determinação. A verdade prevalece sempre. Daqui de São Bernardo, minha torcida para o próximo Prefeito que será voce. Forte abraço.

Rodolfo Cabral (23/09/2008 - 23:07)
Como o colega já falou, a candidatura de João da Costa foi cassada hoje, por uso da máquina. Amanhã o PT entrará com um recurso, e a campanha continuará. A oposição não tem mais pra onde atirar, já tentaram de tudo e João continua a crescer. Agora a coisa pode mudar de figura. Ninguém sabe ainda como o eleitorado reagirá. Ao mesmo tempo em que João da Costa pode perder alguns votos, a militância petista, que andava desmotivada, está inflamada e vai pras ruas. O candidato fez um mega discurso hoje em frente ao seu comitê, pra milhares de pessoas. Dizem que a oposição mexeu num vespeiro. A campanha está fervendo!!!!

Carlos Henrique Simões da Costa (23/09/2008 - 20:41)
Só completando: Convoco todos os recifenses a mobilizarem-se contra esse absurdo. Costa recorrerá e deverá conseguir concorrer, mais do que nunca vamos às ruas apoiar a candidatura do PT e a continuidade de uma administração popular, esse será mais um motivo para o elegermos de forma esmagadora, dando uma tapa na cara desses conservadores.

Carlos Henrique Simões da Costa (23/09/2008 - 20:35)
Quero fazer uma denúncia:estão tentando dar um golpe nas eleições municipais de Recife. A candidatura de João da Costa, PT, acaba de ser cassada(o partido vai recorrer ao TRE), por sentença proferida em um processo, iniciado devido à uma Representação, ajuizada pela Promotora Eleitoral, Andréa Nunes(famosa por perseguir a administração petista, que já governa a cidade há oito anos)a qual sempre deu inegáveis demonstrações de motivação política em suas atitudes. Baseando-se em informações vazias, a promotora acusou o candidato de utilizar a máquina municipal para sua campanha. Usou como provas, além de denúncias anônimas, fotos de pessoas, tiradas nas ruas da cidade, afirmando serem funcionários da Prefeitura, servindo à campanha do PT. Algo risível, se não estivesse interferindo num processo eleitoral democrático, tentando impor a vontade de 2 ou 3 sobre os interesses da maioria. Não é a primeira vez neste país que os conservadores utilizam o Judiciário para impor seus interesses. Esse fato deve ser denunciado internacionalmente ou abriremos um perigoso precedente, que poderá se repetir em outras eleições munipais: lembrem-se que o PT vem dando um banho nas eleições, deverá vencer na imensa maioria do país, e isso desagrada há muitos, a começar pela mídia(que, aqui, foi uma fiel aliada das indiossincrasias políticas da promotora) e também nas presidenciais de 2010. Isso é inadmissível.

Rodolfo Cabral (18/09/2008 - 22:30)
Azenha, corrigindo: João da Costa está com 48%, tinha 45% na pesquisa passada do mesmo instituto. Desculpe.

Rodolfo Cabral (18/09/2008 - 19:29)
Nova pesquisa Datafolha: João da Costa(PT) - 45%, Mendonça(DEMo) - 24%, Raul Henry(PMDB) - 9%, Cadoca(PSC)- 8%. João da Costa continua crescendo. Um grande balde de água fria na oposição. Nesta semana, o prefeito João Paulo ocupou boa parte do programa de João da Costa pra defender a sua gestão dos ataques dos adversários. A oposição entendeu tal ato como um sinal de que João estava caindo e os candidatos da oposição crescendo. Ledo engano. João da Costa consolida a cada semana a sua vitória no 1° turno.

silvio (12/09/2008 - 21:44)
Mas o que eu queria saber mesmo, é por que João da Costa? Essa é a pergunta que João Paulo ainda não respondeu direito. O que parece até agora é que é porque ele quer que seja. Me lembra o antecessor com toda aquela brabeza.

luiz freire (08/09/2008 - 08:28)
A propalada conspiração da Folha de São Paulo contra o governo, na edição de hoje, segunda-feira, 8 / 09, fica por conta do articulista Fernando de Barros e Silva. Imperdível.

Marcelinho (08/09/2008 - 07:23)
O filho de político( profissão de Mendoncinha) vai ser no máximo dep. federal na vida hahaha... levou fumo pra governador com mais de 1 milhão de votos na sua frente e vai levar outra lapada agora... Agora os apartamentos da beira-mar de Boa Viagem estão lotados com faixas de Mendonça, é impressionante com essa elite não muda nunca..

Rodolfo Cabral (05/09/2008 - 21:05)
As pesquisas já indicam João da Costa (PT) com vitória folgada no primeiro turno. A do Vox Populi divulgada pelo Jornal do Commercio, nesta tarde, mostra isso. O candidato petista tem 50%; Mendonça vem em segundo, com 22%; Cadoca e Raul, já empatados, com 8% e 6%. A situação pode ficar ainda mais complicada com a gravação que Lula fez agora à tarde, na casa de Eduardo Campos, para os programas eleitorais de João da Costa. Lula e Dilma Rousseff. O depoimento, primeiro, dá um golpe duro em Cadoca. Retira dele definitivamente qualquer vinculação com o presidente - justo no momento em que ele chega a um momento delicado da campanha. Segundo, se houver uma aderência muito grande no eleitorado do pedido de voto do presidente, João da Costa pode crescer ainda mais.

Rodolfo Cabral (04/09/2008 - 14:22)
Nova pesquisa: O Ipesp, do sociólogo e velho marqueteiro de Jarbas Vasconcelos (PMDB) e da antiga União por Pernambuco (coligação que governou Pernambuco por 8 anos - PMDB, PSDB, PFL, PPS, PP), divulgou esta manhã o Barômetro Pernambuco, pesquisa que vem realizando com freqüência no Recife. Os números apresentados confirmam o crescimento e liderança folgada de João da Costa (PT), com 48%. Mendonça (DEM) aparece em seguida com 22%. Cadoca (PSC) tem 9% e Raul Henry (PMDB) segue com 5%. Os demais candidatos não atingiram nem 1%. O petista também lidera, em proporções parecidas, a pesquisa espontânea e bate, com folga, todos os adversários nas simulações de um eventual segundo turno. Costa também aparece como o candidato menos rejeitado, enquanto Kátia Telles (PSTU) registra os maiores índices de rejeição. A pesquisa consultou mil eleitores nos dias 30 e 31 de agosto e está registrada no TRE com o nº. 043/2008. Segundo o levantamento, feito com 1.000 eleitores do Recife, João da Costa venceria hoje com o mesmo percentual de votos válidos do prefeito João Paulo em 2004 - 56%.; Votos válidos: João da Costa (PT) 56%, Mendonça Filho (DEM) 27%, Cadoca (PSC) 10%, Raul Henry (PMDB) 6%. João da Costa continua crescendo. Pelo andar da carruagem vai ser de lavada.

Micael Maciel (01/09/2008 - 13:55)
Prefeito:13, Vereador:13, Politica Economica:13. Azenha, acho que o PT através do presidente Lula irá eleger muitos candidatos nessas eleições. Forte abraço.

Marcelinho (01/09/2008 - 11:50)
Pois é Azenha, uso seu blog como material de discussão heheheheheh.. Divulgo muito ele aqui em Recife... Espero poder assistir uma palestra sua aqui , principalmente se fosse abordando o tema dessas coisas que NINGUEM VÊ na MÍDIA. Abraços.

Rodolfo Cabral (01/09/2008 - 09:30)
Olá Azenha. Não precisa publicar este comentário. Escrevo só pra te mostrar uma indicação do viomundo num dos blogs mais freqüentados de pernambuco, o Blog do Santinha, feito por torcedores do Santa cruz: Vi o mundo: O jornalista Luiz Carlos Azenha é mais conhecido do "grande público" por ter trabalhado na TV Manchete, SBT e Rede Globo. Desde o ano passado, rescindiu o contrato com a Globo e se dedica a este site/blog, onde revela sua visão crítica da mídia e uma abordagem diferenciada dos fatos atuais. Destaque para sua "TV VIOMUNDO", onde usa de forma criativa o YouTube. É como ele mesmo diz: "O que você nunca pôde ver na TV". (http://www.blogdosantinha.com/). Abraço!!

cabra macho (01/09/2008 - 09:18)
O pessoal de Pernambuco tem mais é que apoiar candidato vinculado a Lula. Sou do nordeste e sei como Lula é perseguido pelos sudestinos e sulistas por sua origem: pernambucana, ou seja, NORDESTINO. Pois, se eles perseguem Lula por causa de sua origem, nós apoiamos por causa de sua origem. Principalmente quem é pernambucano e tem orgulho de ser. Os pernambucanos deveriam dar fim na cambada do DEM E PSDB daí!

Pedro - Bahia (31/08/2008 - 23:32)
É com imensa alegria que acompanho a evolução positiva do candidato do PT na capital pernambuca. Além de parabenizar os recifenses pela escolha, torço para que a eleição seja decidida no primeiro turno com vittória do candidato petista. Aqui em Salvador já houve uma melhora considerável do candidato Walter Pinheiro, renascendo as esperanças. Ocorre, entretanto, que o apoio do Governador Wagner e do próprio Presidente Lula a outros dois candidatos (um do PSDB, pode crer) mantem a eleição em situação indefinida e com o candidato ACM-Neto, que agora se diz apenas Neto, ainda na lideraça.

JOÃO PROTA (31/08/2008 - 23:16)
O que resta para a direita petrificada pernambucana é fazer como fizeram na campanha anterior, contra João Paulo. Tentaram criar um factóide com a ajuda de policiais militares vinculados à casa civil do então gorverno do Sr. Jarbas Vasconcelos. Aguardemos então.

Rodolfo Cabral (30/08/2008 - 10:09)
Azenha, se quiseres conferir a fonte: http://g1.globo.com/Eleicoes2008/0,,MUL742353-15693,00-JOAO DA COSTA SOBE PONTOS E LIDERA NO RECIFE APONTA IBOPE.html Abraço!

Rodolfo Cabral (30/08/2008 - 09:59)
Pesquisa IBOPE divulgada no Jornal da Globo de ontem: João da Costa-PT dispara com 47% (tinha 20% na última pesquisa do instituto), Mendonça-DEMo cai pra 22% (tinha 30%), Cadoca-PSC despenca pra 10% (tinha 22%, e Raul-PMDB fica com 5% (tinha 7%). Com o início do guia, João da Costa vem conseguindo mostrar bem as realizações da gestão João Paulo-PT, e que tem o apoio de João Paulo, Eduardo Campos e Lula. A oposição centra seus ataques na questão da segurança pública, acusando a prefeitura de omissão, e no "desperdício" com algumas obras, como o Parque Dona Lindu (projeto de Niemeyer) e a reforma do calçadão de Boa viagem. Tal pesquisa foi realizada antes do primeiro debate na TV, que aconteceu no dia 28/08, à noite. Mas o debate não trouxe nada de novo, e a tendência de crescimento de João da Costa deve continuar.

Rodolfo Cabral (23/08/2008 - 17:14)
Segunda rodada da pesquisa Datafolha, divulgada hoje, mostra João da Costa (PT) como líder da disputa à Prefeitura do Recife com 37% das intenções de votos. Mendonça filho (DEMo), que estava na frente na primeira rodada com 30%, desta vez vem em segundo lugar com 26% de votos. Cadoca (PSC) continua em terceiro lugar, mas perdeu pontos em comparação à primeira pesquisa Datafolha, caiu de 22% para 13%. Raul Henry aparece em quarto lugar com 5% de intenções de votos. Edílson Silva (PSOL), Kátia Telles (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) obtiveram 1% de votos cada. 9% dos entrevistados não souberam responder ou não opinaram. Votos brancos e nulos somaram 7%.

JOÃO PROTA (18/08/2008 - 19:33)
Era natural que João da Costa reagisse nas pesquisas. Ele foi o segundo vereador mais votado da cidade, tem o apoio de João Paulo (atual prefeito), do Governador e do Presidente da República. João Paulo vem fazendo uma administração bem acima da média de seus antecessores, fato que o coloca como principal cabo eleitoral do outro João, o da Costa. Seria muito interessante para o Recife que o João da Costa conseguisse se eleger para dar continuidade ao trabalho de João Paulo e afastar por mais quatro anos a sombra do demo e dos tucanos que tanto mal fizeram ao povo recifense. Lembrem-se que aqui no Recife o PMDB, desde a saída de Arraes, está à reboque da aliança demo-tucana.

silvio (18/08/2008 - 14:47)
o PT de João da Costa (e João Paulo) não fica muito atrás do PSDB e do DEM de Pernambuco. Infelizmente, o PCdoB cometeu o erro histórico de retirar a candidatura de Luciano Siqueira, única alternativa real de avanço de práticas políticas sérias e verdadeiramente democráticas. Ficamos com o mesmo tipo de prática autoritária e venal, típicas da direita pernambucana, que marcou a segunda gestão de João Paulo como prefeito. Não há alternativa a esse cenário em 2008. Vença quem vencer.

Rodolfo Cabral (18/08/2008 - 14:14)
Por causa de Cadoca, que hoje é da base do governo, Lula avisou que só vem pra Recife no 2° turno. Aí é que João da Costa vai crescer mesmo. Só lembrando que Lula teve mais que 70% dos votos em Recife no 2° turno em 2006.

Luís Carlos P. Prudente (18/08/2008 - 13:00)
Recife não pode voltar para atrás, não pode deixar o passado tucano-pefelê tomar conta da capital.

francisco.latorre (18/08/2008 - 08:49)
e tem o lula no segundo turno.

Joel Neto (18/08/2008 - 08:38)
Do blogdobriguilino Já enviei sugestões ao PT para colocar no horário politico eleitoral as "promessas" de surra que os lideres tucademos Rathur Virgilio 3% e ACMzinho nego fizeram contra Lula. Também as ações de ADIN que o PSDB/DEMO e C&a patrocinaram no STF contra os programas do governo federal, em especial o Bolsa Família e o ProUni. Esta é a estratégia correta para fazer os candidatos dos tucademos despencarem, submergirem nas urnas no dia 5 de outubro. Anotem e confiram. Aonde esta tatica for posta em pratica ela será vencedora.

Rodolfo Cabral (16/08/2008 - 10:01)
João da Costa chega à liderança antes do que se esperava. Vem mostrando um desempenho surpreendente neste início de campanha. A tendência atual é a polarização entre João da Costa e Mendonça. O petista está apostando nisso pra disparar, e vem dando certo. Raul Henry, apesar do dedicado apoio do senador Jarbas Vasconcelos (muito popular no Recife, infelizmente), não sai da casa dos 7%, e aposta no guia eleitoral pra se tornar mais conhecido, mas por enquanto está difícil. E Cadoca, por se situar hoje numa zona cinzenta da política pernambucana (foi historicamente ligado à direita, em 2004 foi o candidato da direita contra João Paulo, na última eleição apoiou Mendonça pra governador e Alckmin pra presidente, e agora é da base do governo Lula, apoia o governador Eduardo Campos, mas é uma "oposição propositiva ao prefeito João Paulo)vem caindo a cada pesquisa. No momento se aposta num segundo turno entre João da Costa e Mendonça, com amplo favoritismo do primeiro (que deve ter também, pásmem, o apoio de Cadoca), não se descartando inclusive uma vitória no 1° turno.

Zbgniew Brzezinsk (03/08/2008 - 10:24)
O "Mão de Oncinha" fica aí pelos 30%, isso se não cair mais. É o voto de parte da classe média "escrarecida" que lê Veja (e acredita!), o Jornal do Commercio (agora com a coluna de Ana Maria Braga e do Louro José!!!!) e só vai dormir após o "boa noite" do Bonner e da Fátima no JN. De parte da classe média "escrarecida", que está decepcionada com o LULA porque ele "traiu"... o que foi que ele traiu mesmo?! Há! Os seus ideais de quando era líder sindical (quem disse foi a Heloísa!), e agora, num afã populista, "viciou" os pobre em programas de esmola etatal! Que horrível! (quem disse foi o Mainard e o Jabor e a Catanhêde, e a Mirian!). Só que Recife não é só o Espinheiro, as Graças, Casa Forte e Boa Viagem. Recife é também Casa Amarela, Ibura, Jordão, Areias, Campina do Barreto, Bomba do Hemetério, Joana Bezerra, Brasília Teimosa, entre outros. Bairros populosos que também foram (quando nunca antes foram) atendidos pela Prefeitura atual. Demos nunca mais! Rumo à extinção!

Marco Aurelio (02/08/2008 - 15:19)
Imaginem vocês que quando eu visitei Recife,em 1985,Jarbas Vasconcelos era respeitado até pela esquerda.Nesses últimos 20 anos o homem mudou tanto que solto gargalhadas lembrando daqueles tempos.

Hugo Albuquerque (02/08/2008 - 14:56)
Vejo com tristeza a situação política do meu querido estado de Pernambuco. Já estou aqui em São Paulo há quase duas décadas, mas pelas informações que eu tenho as coisas vão de mau a pior. O texto do Lucas Jerzy Portela é bem ilustrativo sobre a grandeza do nosso estado, mas, honestamente, ele só reforça que o quanto ele decaiu ao longo do século 20º. Pernambuco tinha a melhor faculdade de Direito do país, hoje ela é somente a mais antiga porque se tornou irrelevante. O Recife já teve uma importância relativa muito maior em relação ao país fosse ela quantitativa ou qualitativa. Hoje só é a capital mais violenta do Brasil. O esgotamento político se faz sentir, ele ressoa. Quantos pernambucanos não estão radicados em São Paulo, Rio, Paraná e Brasília, por exemplo? Essa eleição como a de muitas cidades do interior só reforça um esgotamento generalizado. Pena.

Vera Borda (02/08/2008 - 12:23)
O sociólogo Antonio Lavareda, dono do instituto de pesquisa, sempre foi tucano.

Rodolfo Cabral (31/07/2008 - 22:05)
Azenha, nova pesquisa hoje, Barômetro Pernambuco, do instituto Ipesp: Mendonça Filho (DEM) - 25%; João da Costa (PT) - 23%; Cadoca (PSC) - 19%; Raul Henry (PMDB) - 5% Em resumo, todo mundo caiu (em comparação ao Ibope e ao Data Folha). Só João da Costa sobe. Para os mais desconfiados, destaco que o Ipesp pertence ao sociólogo Antônio Lavareda, historicamente ligado ao ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Na pesquisa do mesmo instituto, em maio, o candidato do PT tinha 11% e o do DEM tinha 26%. Começa uma tendência já esperada, que é a subida de João da Costa. No entanto todos esperavam que aconteceria quando começasse o guia eleitoral. O candidato do PT está garantido no 2° turno (alguns apostam já no 1° turno), a briga é pra quem fica em 2°.

ELIEZER MIGUEL (30/07/2008 - 10:38)
JOAO DA COSTA E U PREFEITO DO RECIFE 2008 POR QUE U POVO RECIFESI QUER NAO U IBOPI

Luiz Kerstman (26/07/2008 - 13:22)
minha gente, o comentario que suscitou tantas respostas sobre ser eceife cidade pequena porem decente é apenas um ditado antigo, la dos anos 30. Ouvi bastante. A cidade cresceu desde entao, e certo, mas isso traz charme a historia da cidade, um certo bucolismo, apesar de mesmo no sec passado recife ter estado sempre na ponta do nordeste, talvez do brasil, em formacao cultural de suas elites.

Carlos (25/07/2008 - 23:03)
Nunca votei nos DEMOS e Tucanos, mas dessa vez vai ser dificil votar no PT!! Não dá! João Paulo empurrou pela goela o seu candidato: João da Costa (Prefeito do PT). Uma atitude para lá de proviciana. Ele se sente o verdadeiro princípe. Sempre votei em João Paulo, mas reconheço: É MUITO FRACO. E tem mais, a prefeitura nesse último ano fez uma obra para lá de mediocre, com certeza a mando dos donos das EMPRESAS DE ÔNIBUS. Que coisa feia!! Esse financiamento privado de campanha faz muito mal a DEMO-CRACIA. Resumindo, só não voto em dois: João Paulo, ops, João da Costa e Raul Henry (PSDB). Ah, raul jungman, que retirou sua candidatura, é um CANSADO.

Miron (25/07/2008 - 15:41)
Mendoncinha: cria de Jarbas Vasconcelos, pirata mor dos cofres públicos de Pernambuco. A maior obra de Jarbas: "vendeu" a CELPE por 10 bilhões (segundo ele), e com a dinheirama (segundo ele), pavimentou a BR-232, estrada que vai de Recife a Caruaru com asfalto de 5a categoria, onde teria gasto os 10 bilhões, que passou a chamar-se BR-464, tal o superfaturamento promovido pelas empresas que participaram da obra, todas do conchavo de Jarbas. Mendoncinha (DEMos), foi derrotado nas eleições em 2006 por Eduardo Campos e vai levar outra surra de novo do candidato do Presidente Lula, João da Costa. Esta pesquisa que coloca Mendoncinha na frente é patrocinada pelo PIG de Pernambuco e não tem nenhuma credibilidade. Nas pesquisas do PIG de Pernambuco, Jarbas (quando desgovernou Pernambuco)nunca teve menos de 85% de aprovação popular, uma mentira deslavada. Ferrenho antagonista do Presidente Lula, tenta de todas as formas, e com a ajuda do PIG, evitar que o presidente Lula faça investimentos no Estado de PE que beneficiem o povo, que nas gestões de Jarbas serviam apenas como massa de manobra para arregimentar votos para os candidatos de Jarbas, os quais sempre trabalharam em prol da elite branca pernambucana. Aqui, Jarbas posa de Aécio Neves: controlando o PIG, que tem uma mentalidade dos tempos da Casa Grande e Senzala, diga-se de passagem, com mão$ de ferro$.

Lucas Jerzy Portela (25/07/2008 - 09:59)
Maria Santos, Recife nao eh pequena (eh a terceira maior regiao metropolitana do pais - ate a decada de 1930, era a segunda maior cidade do pais, atras apenas do Rio de Janeiro, e a terceira do continente, menor um pouco que Buenos Aires). recomendo que va antes, durante ou logo depois do Carnaval. ou no mais importante festival regular de rock do hemisferio sul a 17 anos: o Abril Pro Rock (cuja edicao numero 1 lançou o Manifesto Caranguejos Com Cerebro, pontape inicial do mangeu-Beat, responsavel pela retomada cultural entao de Recife, e em parte atualmente de Salvador, aglutinador de todo o nordeste, e que ate hoje tem ecos no pos-mangue, na musica eletronica, no Cordel do Fogo Encantado, e no forro-muderno do Cascabulho, por exemplo). Recife eh a capital do nordeste, po! (porque Salvador nao eh nordeste, e ja tem resposabilidade demais: ser a capital do quarto maior estado da federacao - e o mais idiossincrasico...)

Antonio Lyra Filho (25/07/2008 - 09:04)
O candidato do PFL já atingiu a sua maior pontuação nas pesquisas. A partir de agora o crescimento será de João da Costa apoiando por João Paulo, prefeito com excelente aprovação.

Marco Antônio Leite (25/07/2008 - 08:28)
Todos esses candidatos que concorrem à prefeitura de Recife são capim do mesmo pasto. PT, DEMmônio, PSDB-osta, PSB, PCB, entre os muitos nanicos da política pernambucana jogam no time dos banqueiros, empresários e dos bajuladores de plantão. Infelizmente, não dá para acreditar nessas agremiações partidárias devido estarem envolvidas com a corrupção em todos os níveis. Para que haja uma mudança no resultado desse jogo se faz necessário que os eleitores votem em branco o anule seus votos. Democracia significa governo do povo, para o povo, soberania popular, porém o que acontece hoje é que o povo não participa de nada, apenas paga impostos, os quais são roubados dos cofres públicos.

zanuja (24/07/2008 - 23:10)
Avisa ae q Luciano Siqueira,PC do B, infelizmente NÃO é mais candidato. O João da Costa vai se eleger prefeito, com a força do povo recifense. O Mendonça aparece agora, mas qdo começar o horário político na TV e rádio ai ele já era. Ridículo é o candidato do Jarbas Vasconcelos, aquele ex-governador q deixou as escolas públicas estaduais em ruínas,os hospitais caindo aos pedaços, q diz q ampliou a BR 101 norte, mas esquece de dizer q a BR é federal e os recursos p ampliação tb, o seu candidato Deputado Raul Henry, não decola. Cadoca, ex PMDB, ex-secretário do ex-governador q não concordou c a candidatura dele, deixou a legenda e foi p uma outra nanica está melhor avaliado do q o Raul Henry, lançado pelo Jarbas. Os outros a gente não comenta pq não fede nem cheira.

Gérson (24/07/2008 - 20:42)
Rapaz, muita água ainda vai rolar pelo Capiberibe, e os recifences vão se envolver mais quando começar a campanha na TV. Aí é só comparar as prioridades de cada candidato.Quem está ao lado do povo mais humilde. Mendonça nem pensar, é andar de marcha Ré. Abraços aos Recifences desde São Paulo.

Rodolfo Cabral (20/07/2008 - 15:13)
Nova pesquisa, do Ibope: Mendonça (DEMo) 30%, Cadoca (PSC) 22%, João da Costa (PT) 20%, Raul Henry (PMDB) 7%. Vai ser esse quadro até começar o gui eleitoral, e a campanha propriamente dita. Quem consegue polarizar com João da Costa neste momento é Mendonça.

Rodolfo Cabral (09/07/2008 - 10:57)
Saiu hoje a primeira pesquisa após as convenções. Ainda é muito cedo, pois não começou a campanha efetivamente, o eleitorado ainda não conhece as propostas e apoios dos candidatos, mas lá vai: Mendonça(DEMO) lidera com 30,7%. Mas todo mundo sabe que não vai continuar assim. Não se coligou com ninguém. Tal margem é ainda reflexo da sua campanha para governador em 2006, quando chegou ao 2° turno. Em segundo vem Cadoca(PSC)com 26,8%. Este é um forte candidato ao 2° turno. Em terceiro vem o favorito, João da Costa(PT), com 17,3%, vem crescendo a cada pesquisa. Em quarto, Raul Henry(PMDB)tem 9,5%, com um bom potencial de crescimento. Quando se adiciona o apoio do prefeito João Paulo a João da Costa, incluindo ainda o presidente Lula e o governador Eduardo Campos, o petista passa de 17% para 27%, mas mesmo assim Mendonça Filho se mantém na liderança com 31,4%, enquanto Cadoca, em segundo, aparece com 20,9% e Henry em terceiro com 9,9%.

Rodolfo Cabral (01/07/2008 - 11:17)
Atualizando. Candidaturas após as convenções: João da Costa (PT), Coligação PT/PSB/PTB/PR/PCdoB/PDT/PMN/mais 9 partidos nanicos; Cadoca (PSC), coligação PSC/PP/PPS/PV/mais dois nanicos; Mendonça (DEMO), isolado, sem nenhuma aliança; Raul Henry (PMDB), coligação PMDB/PSDB. Psol e Pstu não saem juntos, cada um lança uma candidatura própria, o Psol com Edilson Silva, e o Pstu não sei ainda. Ambos sem chances. Quando sair a primeira pesquisa com esse novo quadro posto por aqui.

Rodolfo Cabral (22/06/2008 - 11:19)
Essa semana foi de novidades no quadro eleitoral do Recife. Pelo lado governista, Luciano Siqueira (PC do B), atual vice-prefeito,abriu mão da candidatura, por absoluto isolamento, uma vez que a candidatura de João da Costa (PT) acionou o trator e fez uma coligação com mais de 10 partidos, entre eles PT/PSB/PTB/PDT/PR e outros, e agora PC do B. Na oposição, Raul Jungmann (PPS), também retirou sua postulação, e tende a apoiar Mendonça(DEMO), já que é desafeto declarado de Raul Henry (PMDB). Enfim, hoje o quadro no Recife está com João da Costa (PT), com o apoio das esferas municipal (João Paulo (PT)), estadual (Eduardo Campos (PSB)) e federal, e grande favorito. Na oposição Mendonça (DEMO), provavelmente com o apoio do PPS, Cadoca (PSC), com o PP, e Raul Henry (PMDB), com o PSDB. Há quem aposte na vitória de João da Costa no 1° turno. Havendo 2° turno, só há a certeza da sua presença, estando em aberto a vaga da oposição entre os três candidatos.

Rafael (08/06/2008 - 12:46)
Queria saber se ja foi confirmado quem são pessoas q vaum se candidatar a prefeitura do recife esse ano ! Por vavor me manda a lista por comentaria aquio em baixo!!! BRIGADAO

Diógenes Afonso (21/05/2008 - 21:53)
Este rapaz, o Mendoncinha, anda delirando. Nunca se preocupou com os problemas do Recife. Mas uma coisa podemos dizer dele: está propondo algo magnífico! AP (acredito que seja um apartamento para os eleitores ou coisa assim, nunca se sabe o que vai na cabeça desse rapaz, o Mendoncinha) em substituição ao OP (Orçamento Participativo, a partir do qual as obras são eleitas pela comunidade e executada... disso eu tenho certeza!!!). Não é magnífico o que propõe esse rapaz, o Mendoncinha?rsrsr COPIAR um projeto de governo que está dando certo!!! Até o slogan da gestão atual do PT, esse rapaz está copiando... rsrsr. Parece-me que ele quer AGORA cuidar das pessoas de verdade, pois antes era de mentirinha... era de mentirinha quando foi vice de Jarbas no Governo do Estado, quando propôs o segundo mandato para FHC... esse rapaz vai longe, viu?!?! rsrsrsrs Espero que para bem longe de Recife... só espero que ele não vá atanazar o bom povo de Belo Jardim - PE, onde, segundo dizem, que manda é ele e a família...! Jugmannnnnnnn Eita cara bom...!!! Torna-se mal se tirarem dele os holofotes... rsrsr Eita cara para gostar de aparecer... Mas uma coisa é certa: ele é mais bem articulado do que o rapaz, o mendoncinha... rsrs Bora S!imbora, meu povo, é PT outra vez!!!!

Danniel Coelho (11/05/2008 - 01:08)
Luciano Siqueira do PCDOB!!!!!com certeza ele é o melhor candidato!!!!!

Marcelinho (23/04/2008 - 10:55)
aqui em Recife JAZ O DEMo.. esse ano Peidoncinha se acaba políticamente..

karol (07/04/2008 - 19:11)
eu dou total apoio a mendonça, pt nao ta com nada!

silvano (01/04/2008 - 14:06)
Nunca votei em tucanalhas e demônios e não será agara que votarei. Espera que o PT der uma lavagem neles como também que os demônios e tucanalhas sigam para rota de extição. Eles só sabem vender e acabar com o bem Publico.

jacó (30/03/2008 - 20:05)
Pernambuco é o Leão do norte. E a região metropolitana do Recife é quarta do brasil com mais d 4.000.000 de habitantes que tem orgulho de ser nordestino, brasileiro sul americano. É estado tradicional de grandes nomes como o do atual presidente do brasil que muito mudou para melhor este imenso país, aqui só da Partido dos Trabalhadores...

Diógenes Afonso (29/03/2008 - 13:25)
rsrs Gostei da resposta a Maria, Lincoln... talvez ela não saiba onde fica Recife (eita terra boa da mulesta!!). Perdoemos o desconhecimento da Maria... Abraço!

Leonardo Reis (29/03/2008 - 11:14)
O presidente Lula tem 85% de aprovação no Nordeste. O prefeito João Paulo tem outra "cifra" altíssima, de aprovação. Aposto num segundo turno entre Mendonça Filho e João da Costa. Embora, para mim, o melhor prefeito fosse o Maurício, mas vá lá...

maria santos (28/03/2008 - 23:24)
:::::::::: Leider Lincoln (27/03/2008 - 21:28)::::::::::: Boas informações, caro. Agora fiquei com mais vontade de visitá-la. Obrigada.

Leider Lincoln (27/03/2008 - 21:28)
Recife não é pequena nõ, Maria... É algo entre a quarta e a quinta mior metrópole brasileira, com mais de 4 milhões de habitantes. Sou goiano e foi lá que conheci o mar: experiência fantástica; é outra civilização. Recife é a Anti-Barra da Tijuca, não acha que é Miami, tem orgulho de si mesma. Também torço pelo PT recifense!

Jato (27/03/2008 - 21:15)
A eleição pela prefeitura do Recife vai, com certeza, ser bastante acirrada já que grandes candidatos estarão presentes, o ex-governador Mendonça Filho que foi candidato a governador na última eleição conta hoje com uma grande visibilidade do eleitorado pernambucano e conta com uma liderança nas pesquisas, mas nada está decidido já que o deputado federal Raúl Henry conta com o apoio de seu padrinho político, o ex-governador e hoje senador Jarbas Vasconcelos e o João da Costa que é atualmente o secretário de orçamento participativo tem nas mãos uma secretária de grande contato com a populção mais pobre e tem o apoio do prefeito João Paulo. Apesar de as pesquisas primárias mostrarem uma boa vantagem de Mendonça com o real início da campanha é que se poderá ter uma idéia do sucessor do prefeito João Paulo.

maria santos (27/03/2008 - 19:28)
Meu maior sonho é conhecer Recife......uma cidade péquena; porém decente. Merece coisa muito boa, políticos que tenham vergonha na cara.

nona fernandes (27/03/2008 - 18:38)
Saravá, saravá!!! Gosto tanto deste blog, que considero todos vocês amigos íntimos.Daqueles com os quais a gente toma umas "biritinhas" lá no fundo do quintal da minha casa. Então, pessoal, leia todos os questionamentos que os institutos CNI/Ibope fizeram a mais de duas mil pessoas, na última pesquisa de avaliação do presidente Lula. Depois vamos comemorar, certo? De acordo com o blog de Ricardo Noblat (um anti-Lula ferrenho), os percentuais positivos cresceram em todos os itens. Os maiores desde 2003. Tá bom, ou querem mais? Hoje, oposição e PIG vão esgotar todo o estoque de lexotan das farmácias. nona fernandes %u2013 Vitória da Conquista/Ba

Rodolfo Cabral (27/03/2008 - 18:27)
O quadro está bastante indefinido. A gestão do PT na cidade é muito bem avaliada. O prefeito João Paulo tem índices de aprovação altíssimos e um grande carisma junto à população recifense, de todas as classes sociais. Vamos à sucessão: Pelo lado do governo, João Paulo lançou já nas eleições de 2006 o seu secretário do Orçamento Participativo, João da Costa, até então desconhecido na cidade (o curriculum dele é ser assessor de João Paulo há 20 anos), para Dep. Estadual, já falando que é o nome dele para a sucessão. Operando pesado com a máquina da prefeitura, ao ponto de os outros candidatos do próprio PT irem à imprensa reclamar, João da Costa foi eleito deputado, sendo o mais votado do Recife. Ele assumiu o mandato e logo se licenciou pra voltar à secretaria da prefeitura. No início do ano as tendências do PT travaram uma briga fraticida com declarações pela imprensa e tudo sobre a indicação do partido á sucessão. A UL queria o hoje líder do PT na Câmara Maurício Rands, e João Paulo, com apoio da AE e DS lançando João da Costa. Este venceu, com a UL retirando seus nomes do processo, sem querer ir às prévias. João da Costa terá o apoio do Governo do Estado (PSB) e de boa parte da base: PT, PSB, PTB, PDT e mais vários partidos nanicos. O PC do B lança o vice-prefeito Luciano Siqueira, na tese de que a esquerda deve apostar em várias candidaturas. Na verdade é uma estratégia nacional do PC do B de ter palanques nas maiores cidades do país. Está isolado, buscando o apoio do PR (Inocêncio Oliveira) e PMN. é pra marcar posição, mas Luciano tem uma boa imagem junto à classe média. A oposição vem toda dividida: O DEMO vem com Mendonça Filho, que foi vice-governador de Jarbas Vasconcelos, assumindo após a saída deste para disputar o senado. Perdeu a eleição no 2° turno para o hoje governador Eduardo Campos(PSB). Teve uma boa votação no Recife. Tem chances, mas está isolado, sem apoios. O PMDB lança o Dep. Federal Raul Henry, pupilo de Jarbas, e já tem o apoio do PSDB, que deve ter a vice. Jarbas será o grande cabo eleitoral. Há também a candidatura de Cadoca (PSC), Dep. Federal há muitos anos pelo PMDB, e rompeu com Jarbas porque foi preterido pelo partido. Foi o candidato de PMDB em 2004, e sempre é o federal mais votado da cidade. Ainda tem Raul Jungmann, do PPS, com o apoio do PV. Sem chances, quer aparecer, como sempre, como paladino da ética. O PSOl lança o inexpressivo Edilson Silva, que teve 1% para governador. As projeções são de um segundo turno com João da Costa e algum nome da oposição ainda em aberto. O favorito é o candidato do PT, pois terá como cabo o prefeito João Paulo, além de toda a máquina da prefeitura e do governo do estado. No entanto é muito antipático, sem expressão. Daí não se sabe bem como reagirá o eleitorado. Seja quem for que passar da oposição, terá o apoio de todos os outros. Enfim, a campanha vai pegar fogo!

nona fernandes (27/03/2008 - 17:44)
Dedução minha. Ultimamente o presidente Lula tem soltado o verbo por longo tempo na NBR (emissora do governo federal), e nem sempre para informar assunto tão relevante assim. Em entrevista recente com o ministro Luiz Dulci, fiquei sabendo que é ele quem prepara esses discursos, e que ambos chegaram à conclusão que a fala a ser lida deve ter um espaço de tempo bem mais curto do que a de improviso, pois é desta que o povo gosta. Aliado a isso, a avaliação positiva do presidente continua imbatível. Viva o povão e sua linguagem torta !!!

Sérgio Santos (27/03/2008 - 17:44)
As candidaturas mais fortes são essas que o pessoal já falou aqui. Só alguns partidos menores ainda estudam onde vão atracar seus barquinhos, ou seja, estão vendo onde vão poder tirar mais casquinha. Nutro simpatia pelo João Paulo (PT), bem-avaliado e popular na cidade, mas confesso que não entendi o porquê dele empurrar com tanta insistência o nome do João da Costa, que realmente não possui 1% do carisma do atual prefeito. Recentemente vi o João da Costa num programa de entrevistas local, e percebi que ele olhava o tempo todo para o lado (creio que um monitor no estúdio), em vez de olhar para o apresentador e os outros convidados da mesa. Demonstrou muita distância e insegurança. No momento, minha preferência é pela candidatura do Luciano Siqueira (PCdoB), em quem votei para o Senado. Minha percepção incial é que a maior parte dos candidatos dessa eleição (inclusive o João da Costa) tem cara de testa-de-ferro, o que é incomum nas eleições à prefeitura do Recife. A oposição local, outrora unida, reflete o desnorteamento da oposição nacional, com candidaturas que cheiram a velhice e oportunismo. Se o candidato da situação tiver um forte apoio do Lula e do Eduardo Campos, que também está com uma administração bem-avaliada, ele leva fácil, fácil.

Gustavo Pamplona (27/03/2008 - 17:22)
Gerson, também quero ver se o JN vai divulgar isto. Ainda mais depois dos ataques de ontem. Eu não assisto JN, mas naquele pequeno hiato de 5 minutos entre o Jornal da Band que termina as 20:15 e o Jornal da Record que começa as 20:20 eu costumo assistir o começo do JN. Quando aquele casalzinho hipócrita, demagógico William "Hommer" e "Marge" Bernades vociferam os fatos de maior destaque.

Marcelinho (27/03/2008 - 17:19)
Certíssimo lampião.. Ta cheio de Colunistas aqui soltando venenos contra Lula.. O que Pernambuco está crescendo e desenvolvendo não é brincadeira. Azenha.. 25% do PAC VEM PRA CÁ. Ontem foi anunciado obras de SANEAMENTO BÁSICO que vão beneficiar Recife, Jaboatão, Olinda , Cabo, Ipojuca, Paulista, Abreu e Lima.. enfim muitas famílias. Lula ontem inaugurou um novo espaço no IMIP( Instituto Materno Infantil de Pernmabuco) Coisa de 1º mundo. Fora a Refinaria, Hemobrás, Estaleiros construção de casas populares.. MAS A GLOBO MOSTRA O QUE??? LULA FALANDO DE SEVERINO.. QUER DESVIAR O FOCO para as coisas boas que ele está propiciando ao nosso estado. Viva Lula.

Gérson (27/03/2008 - 16:30)
Para o Lampião: Danem-se as elites veja a pesquisa de hoje publicada no UOL: O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou avaliação positiva de 58% em março deste ano, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira. O índice é o mais alto desde março de 2003, primeiro ano de Lula na Presidência da República. Somente 11% dos entrevistados avaliaram o governo federal como ruim ou péssimo. Quero só ver se desta vez o JN vai comentar, pois na última pesquisa do CNT/Sensus, não deram uma palavra.

Lampião (27/03/2008 - 16:05)
Não resta a menor duvida, que a honestidade e competencia são dois requisitos obrigatórios para se eleger qualquer pessoa a um cargo politico, principalmente, a chefia do executivo, quer seja federal, estadual ou municipal. Se o candidato do PT em Recife preenche esse requisito, o povo pernambucano tem que aderir em massa a candidatura, por LULA. É claro que não podemos exigir daqueles, que possuem ideologia incompativel com a do PT, votarem em um candidato de esquerda como o PT. Que aliás ultimamente está bem flexivivel. Digo por LULA, porque além de fiel aos pernambucanos, sofreu todo tipo de preconceito por sua origem de menino saido dos rincões de Garanhuns, Pernambuco. Estranho as vezes o ódio que alguns permabucanos, que comentam em diversos Blogs, têm a Lula, repetindo o mesmo preconceito da elite sudestina e sulista. Será que não entendem que Lula é discriminado por causa de sua origem pernambucana e nordestina? Olhem-se no espelho meus senhores e verão o motivo de tanto odio da elite ao presidente Lula.

Haymone (27/03/2008 - 15:40)
João da Costa vai ter que enfrentar uma oposição ferrenha, que vai tentar associá-lo ao caso Finatec. Com o apoio dos meios de comunicação.

Marcelinho (27/03/2008 - 15:25)
Recife é o seguinte.. João Paulo fez um grande trabalho urbanístico, retirou palafitas, construiu vias novas, reorganizou o trânsito , colocou em prática a Academia da Cidade( onde praticam-se exercícios com o monitoramento de alunos de Eduacação física e profissionais nas praças e pequenas academias espalhadas nas ruas).. Foi um excelente prefeito. Recife foi valorizada com sua verdadeira cultura, seu verdadeiro carnaval. Está mais limpa , mais sinalizada e bem divulgada nos eventos turísticos. AGOOOOOOORA... E jOÃO Paulo quer eleger um FANTOCHE(João Da costa) Fraco, sem carisma, um "peida na farofa". Eu não voto nele no 1º Turno, vou votar em LUCIANO SIQUEIRA PCdoB. Foi vice de Jooão Paulo durante 8 anos. Teve 20% dos votos no estado pra Senador.. É mais experiente... Os concorrentes .. Raul Henry (PMDB) que é o menininho de Jarbas.. Raul Jungmann que gosta de aparecer , e o que pode dar trabalho e depois de levar uma SURRA pra governador com mais de 1 milhão de votos de diferença é Mendoncinha do DEMO, eles estão apostando tudo pegar de volta a prefeitura do Recife. Ate Rodrigo Maia veio pra cá na convenção. Será mais um derrotado e vai terminar como ex-prefeito, ex-governador Joaquim Francisco do DEMO( tentando pra vereador).... Sou Luciano Siqueira PCdoB.

Gérson (27/03/2008 - 14:14)
Torço pelo PT em Recife, pois vi muitas obras na periferia. A favela Brasília Teimosa,em Boa Viagem, por exemplo, foi reurbanizada, e percebe-se que a prioridade é com os mais pobres. Recife merece.

Tiago Negreiros (27/03/2008 - 13:43)
Aqui no Recife as movimentaçõe políticas parece que estão chegando a definição. Depois de muita briga dentro do partido, o prefeito da Cidade, João Paulo (PT), conseguiu entrar em acordo com o Partido dos Trabalhadores para indicar o seu secretário de planejamento, João da Costa (PT), para sucedê-lo. Como o atual prefeito possui uma boa popularidade no Recife, João da Costa possui reais possibilidades de vitória. Na oposição os principais candidatos são Raul Henry (PMDB) e o ex-governador de Pernambuco Mendonça Filho (DEM). O primeiro é fiel pupilo do senador Jarbas Vasconcellos (PMDB) que, como João Paulo, goza de boa popularidade na Cidade. Já Mendonça Filho tem como aliado o fato de ter sido vice-governador de Jarbas Vasconcellos e ter assumido a cadeira de governador quando Jarbas renunciou o posto para se candidatar ao senado. No entanto, Mendonça perdeu a reeleição para o então ex- ministro das Minas e Energia, Eduardo Campos (PSB). Os três candidatos acima são os que possuem maiores chances de vitória. Os especialistas apontam que, caso João da Costa vá para o segundo turno com qualquer um dos dois candidatos, sua vitória será iminente. Como Mendonça vem de uma derrota e carece de carisma com a população, é provavel que haja um segundo turno entre o PT e o PMDB.



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design