Vagner Freitas: “É preferível perder com dignidade”

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2016-02-24 às 12.33.47

Nota oficial: CUT e FUP repudiam privatização do pré-sal

do site da CUT

O Senado Federal deu na noite desta quarta-feira (24), um dos golpes mais brutais na classe trabalhadora e no povo que mais necessita de investimentos públicos em Educação e Saúde.

Os senadores aprovaram um projeto de José Serra (PSDB-SP) que privatiza o Pré-Sal. Isso significa que o Senado abriu mão da soberania nacional e de todos os investimentos gastos com a pesquisa na área de petróleo e gás nos últimos anos. A luta feita em todo o Brasil para que os recursos oriundos do Pré-Sal sejam investidos na melhoria da educação e da saúde dos brasileiros foi ignorada pelo Senado.

Para garantir a aprovação do Substitutivo ao PLS 131 apresentado pelo senador Romero Jucá (PMDB/RR), o governo fez um acordo com a bancada do PSDB e parte da bancada do PMDB.

O projeto retira a obrigatoriedade de a Petrobrás de ser a operadora única do Pré-Sal e a participação mínima de 30% nos campos licitados, como garante o regime de partilha – Lei 12.351/2010. Se for aprovado pela Câmara e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff, a Petrobrás deixará de ser a operadora única do Pré-Sal e terá que provar ao Conselho Nacional de Política Energética se tem condições ou não de manter a exploração mínima de 30% em cada campo que for licitado.

Essa aprovação é um golpe no projeto democrático-popular, voltado para a distribuição de renda, geração de emprego e investimentos em políticas públicas que melhorem a vida dos brasileiros, que vem sendo eleito desde 2002.

Para a CUT-FUP, o governo renunciou a política de Estado no setor petróleo e permitiu um dos maiores ataques que a Petrobrás – única empresa que tem condição de desenvolver essa riqueza em benefício do povo brasileiro — já sofreu em sua história.

Fazer acordo para aprovar o projeto de Serra é o sinal mais claro de que o governo se rendeu as chantagens e imposições do Parlamento e do mercado, rompendo a frágil relação que tinha com os movimentos sociais e sindical, criando um constrangimento para os senadores que mantiveram a posição em defesa do Brasil.

O governo precisa aprender que é preferível perder com dignidade do que ganhar fazendo concessões de princípios.

A CUT, a FUP e os movimentos sociais estarão nas ruas para lutar contra este projeto que entrega a maior riqueza do povo brasileiro as multinacionais estrangeiras.

Vagner Freitas 

Presidente Nacional da CUT

Leia também:

Líder do PMDB na Câmara defende volta do regime de concessão


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

alex

Existe um TRIUNVIRATO midiático jurídico e político (Globo, Moro, Aécio) focados na destruição econômica do Brasil visando a entrega das riquezas ao capital estrangeiro.
A globo comemora nos seus jornais a catástrofe que o triunvirato está provocando nos índices econômicos, até o Faustão que ganha 5 milhões por mês e trabalha 4 horas por semana está preocupado com a CRISE.
Na onda do Moro estão detonando as principais empresas brasileiras responsáveis pela geração de milhões e milhões de empregos em nome de uma caça às bruxas que só existe no imaginário visto que após dois anos de investigações massacrantes, mostram apenas delinquentes comuns atrás das grades até mesmo gente inocente presa por engano.
O Moro fosse médico degolava o paciente para curar a dor de cabeça.
A ingenuidade do empresariado brasileiro é que me surpreende. Comemoram a destruição das suas próprias empresas desde que o Lula seja preso.
Preferem um pais quebrado, mas com Lula na cadeia.
Preferem zerar o poder aquisitivo do povo desde que o Lula esteja preso.
É surreal, sadoeconomistas da Globo comemoram índices negativos na ilusão de poder afastar o Lula de cena.
No entanto já se passaram dois anos reviraram a vida do coitado e só acharam uma lancha de lata e uma caixa de isopor…..será que valeu a pena queimar as caravelas.??????????????
Sugiro a criação de uma frente de defesa da Petrobras, vamos tomar as ruas deste pais antes que o tucanato nos venda até a esperança de ser brasileiros !!!!!!!!!!!!!!

Urbano

Bandidos mais escroques invadem nossa casa pela enésima vez, nos batem, roubam, matam, torturam, estupram e quando a polícia aparece nós dizemos: tudo bem, pelo menos nós mantivemos a dignidade.

Maris

Acho que os paulistas estão consultando mais os blogs e sinto leve mudança. Estão reclamando que toda a direita é muito ruim. Ou seja, não gostam de Dória, nem de Tripoli nem de Matarazzo.

Isso é muito bom numas. Embora ruim depois. Vamos aguardar.

Serra e Aloysio poderão ter surpresas junto aos eleitores. Perderam a noção. A classe média sabe que mais estado é mais emprego para seus filhos.

Que o povo esta fulo em sustentar cargos sem concurso, e que as facilidades atuais não vão durar.

Maris

Como funciona isso de líder do governo? Por que não Wadih Damous?

Se cada pessoa que fala mal de Dilma aqui, trabalhar para trocar um deputado ruim por um bom nas próximas, estaremos satisfeitos.

Dalva

Nao sou mais amiga de dilma

Paulo

Verdade seja dita. Nem mesmo o líder do governo, Humberto Costa, votou. Assistir parte dos discursos. Sobrou para o Lindbergh, Gleyse, Requião e uma senadora do pmdb do MS esculacharem o projeto. Ontem, o PT e o PSDB quis mostrarem que eles se tornaram farinha do mesmo saco.

Mauricio Gomes

Também acho, se isso for uma concessão para evitar o golpe via impeachment, vai terminar sem os dois (Pré-Sal e mandato). Não dá mais para suportar essas alianças bisonhas com o PMDB do Michel “cartinha” e do Renan traíra. Para acontecer o que vimos ontem no Senado, deixa logo o Aético assumir. Vergonhoso!

Deixe seu comentário

Leia também