Uma aula de manipulação da mídia brasileira para os anais do jornalismo marrom

Tempo de leitura: 4 min

948630-confronto_manifestantes_5519

Uma das fotos de Fernando Frazão, da EBC (acima). Não saiu na capa dos jornais. Na Folha (abaixo), Estadão e O Globo só apareceram batendo pessoas de vermelho:

Captura de Tela 2015-02-26 às 12.14.42

 

Na imprensa, ato da Petrobras torna-se tudo, menos defesa

Patricia Faermann, no GNN, 25.02.2015

Jornais elencam briga entre manifestantes, destacam queda de classificação de investimento da estatal e manipulam discurso de Lula

Jornal GGN – Com o objetivo de abafar o ato em defesa da Petrobras, que reuniu políticos, artistas, escritores e jornalistas, no Rio de Janeiro, os jornais Folha de S. Paulo e Estadão trouxeram em sua capa outro enfoque para a estatal: a agência de classificação de risco Moody’s rebaixou a Petrobras para o grau especulativo, ou seja, a estatal entrou na lista de investimentos de risco.

À isso, a Folha publicou como motivos a investigação da Lava Jato, o endividamento da empresa e o atraso na divulgação do balanço auditado. Para associar um maior grau de negatividade a esse fato, os jornais pontuaram em seus cadernos e sites a briga entre militantes do PT e um simpatizante do impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, pouco antes do ato em defesa da Petrobras.

A Folha de S. Paulo mostrou o que esperava do discurso de Luiz Inácio Lula da Silva no encontro, como de “desqualificação das investigações da Polícia Federal na Operação Lava Jato, que apura desvio de dinheiro na estatal, e da atuação da Justiça”. Lula não dequalificou. Manteve a crítica dos pré julgamentos da imprensa, antes da conclusão dos processos com respectivas provas.

“A ideia básica é criminalizar antes, tornar bandido antes de ser investigado e julgado. É criminalizado pela imprensa e começa o processo pela sentença. A tal da teoria do domínio do fato, eu não tenho que saber se você cometeu um crime, mas se você é o chefe, então você cometeu. É um pressuposto”, disse. “Percebo que eles continuam fazendo hoje o que sempre fizeram antes”, comparou o atual momento político com o período após a instalação da ditadura militar no Brasil”No caso da Petrobras, se parte do pressuposto de que tem que acabar com a Petrobras e criminalizar a política”, afirmou.

No ato que marcou a presença mais incisiva de Lula junto à articulação política do PT em 2015, o ex-presidente defendeu: “eu quero paz e democracia, mas se eles querem guerra, eu sei lutar também”.

“Vamos defender a Petrobras, porque defender a Petrobras é defender o Brasil, defender o Brasil é defender os trabalhadores brasileiros, defender os trabalhadores é defender a democracia, e defender a democracia é a gente defender a continuidade de um processo de revolução social que aconteceu neste país nestes últimos anos”, disse.

E, para defender, o ex-presidente lembrou: “tenho orgulho da maior capitalização do capitalismo mundial, que foi a capitalização da Petrobras, que se tornou uma das empresas mais importantes do mundo. Que vergonha eu posso ter se, no meio de uma família de 86 mil pessoas, uma pessoa comete um erro, uma ‘caca”? Não podemos jogar a Petrobras fora por causa de meia dúzia ou 50 pessoas”, argumentou.

A Folha relata o ato organizado pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e pela FUP (Federação Única dos Petroleiros) e a distorção foi reincidente. “Dilma precisa erguer a cabeça e dizer ‘eu ganhei’, afirma Lula”, é o título que já carrega o teor pejorativo em sua linha-fina: “Manifestantes da CUT e do PT entram em confronto com grupo antigoverno do lado de fora de ato pró-Petrobras”.

Trechos descontextualizados e associados com outros de momentos diversos do discurso de Lula foram apelados. “Para Lula, os escândalos envolvendo a estatal, alvo de uma série de denúncias investigadas pela Operação Lava Jato não são uma questão da ‘Dilma, mas da Polícia Federal ou da Justiça’. E defendeu que ‘não se pode jogar a Petrobras fora por causa de meia dúzia de pessoas'”, publicou, em um parágrafo, a Folha de S. Paulo.

Em sua fala, Lula, entretanto, não quis afastar a responsabilidade da presidente Dilma Rousseff dos casos investigados, mas defender que o processo não prejudique a postura da presidente, fomentando um cenário de crise de imagem.

“Nossa companheira Dilma tem que deixar a Petrobras para a Petrobras, as investigações para o ministro da Justiça. A Dilma tem que lembrar que ganhou eleição, levantar a cabeça e cuidar do país. Ela não pode dar trela. Nós ganhamos as eleições e parece que temos vergonha de ter ganhado”, disse, na verdade, o ex-presidente.

A descontextualização proposital também ocorreu na discrepância de imagens, associando a briga de momentos antes com o discurso de Lula. Foi o que fez o Estadão, que imprimiu a fotografia de troca de socos entre os manifestantes, com a matéria que carregava o título “Lula pede que Dilma ‘levante a cabeça'”:

Captura de Tela 2015-02-26 às 12.08.22

PS do Viomundo: Lembram-se das capas dos jornais na antevéspera da eleição presidencial de 2006? A mesma coisa na Folha e no Estadão: Lula de capuz, feito bandido, com o dinheiro dos aloprados sobre ele…

Captura de Tela 2015-02-26 às 12.10.51

Veja também:

O discurso completo de Lula, para entender o ato em defesa da Petrobras

 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Cláudio

:
*************
Ouvindo A Voz do BraSil e postando:
*************
.
**** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
**** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
.
************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.
.
************* Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …
.
************* “O propósito da mídia não é de informar o que acontece, mas sim de moldar a opinião pública de acordo com a vontade do poder corporativo dominante.”. Noam Chomsky.
.
Poemas engajados de Cláudio Carvalho Fernandes (anarcoexistencialismo) :
.
**** Poema “Desalienando a ma$$ificaçã0 Coisificante” /
.
É melhor /
ser um, mesmo que zero, à esquerda /
do que, títere-palhaço, a penas só faz-ser número$ à direita
.
.
**** Poema “Bistância” /
.
Tele Visão /
Tele Vazão /
Tele Vazio
.
.
**** Poema “Cem Rimas” /
(para o PT e o PSTU) /
.
A vida passa de graça /
E fica ainda mais rica /
Nos olhos de esperança /
Que às mãos multiplicam
.
.
**** Poema “Clic” /
.
A luz /
Assombra /
As sombras
.
.
**** “Poema Z” /
.
Penso /
Logo(S) /
Re(x)isto
.:.
****

Kaká

Eu não tinha visto a foto do estadão, até porque eu não leio esse lixo, mas a do alckmin tem um “encosto”? … Eita.

Ricardo

É muito fácil resolver todos os problemas do Brasil. é Só acabar com a mídia. Tudo é culta da mídia mesmo.

abolicionista

E pensar que esse jornal enche a burra com dinheiro público. Quando é que vamos tomar uma atitude e fechar as portas dessa máquina de propaganda fascista?

O Mar da Silva.

Depois dessa:

Emma Thompson e o Marido fazem protesto contra o crime do HSBC.

http://www.theguardian.com/business/2015/feb/25/emma-thompson-greg-wise-tax-boycott-hsbc-scandal

Será que as meninas da Globo (Suzana, Rosamaria e cia amestrada) vão fazer outra foto de protesto?

k k k k k k

italo

Corrupção na Imprensa é intragável, faz leitores e eleitores vítimas de mentiras ao invés de aproximá-lo da verdade. Dá nojo.

Eduardo

Como pediu a Dilma ,: ” :entrem nessa batalha midiática. É a verdade contra a mentira” ” É o interesse nacional contra o interesse pessoal” É a batalha contra a impunidade” é batalha contra o dominio dos hopócritas” É liberdade contra ditadura” Temos democracia! Temos redes sociais” “É o mercado contra o monopólio” “É a tecnologia a serviço do cidadão” “É o eleitor e seu poder contra os dominadores” É sociedade nova”. Os barões da mídia tradicional não sabem competir, apodreceram no autoritarismo e na corrupção. A liberdade, a democracia, as redes sociais e a verdade são seu caminhar ao cadafalso, sua força!

Cristiane Carvalho

Num primeiro momento achei que era armação. Agora que sei que a tal briga aconteceu mesmo acho que, independente de quem tenha começado, foi muita burrice dar de bandeja pra mídia uma coisa dessas…

FrancoAtirador

.
.
Jornalismo ‘Marrom’:
Só que Seja de Merda.
.
.

Rafael Freitas

Quanto mais vejo esse tipo de coisa… mais nojo me dá dessa imprensa….

FrancoAtirador

.
.
Para a Rede Globo o Ato Público em Defesa da Petrobras se resumiu
a uma disputa entre militantes ‘Pró-PT’ e os que querem o Impíxi.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    No G1.GLOBO aparaceu até um suposto engenheiro da Petrobras, VP*,
    com a camisa desabotoada e com um crachá quebrado na mão:
    .
    O texto da matéria do sáiti da GLOBO afirma literalmente o seguinte:
    .
    Com a camisa rasgada e exibindo o crachá de funcionário da Petrobras quebrado,
    o engenheiro Vinicius Prado [*], de 27 anos, disse que fez questão de ir para a porta da ABI
    para se posicionar contra a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
    em um ato em defesa da estatal.
    Ele foi agredido por militantes petistas que o atacaram
    enquanto ele gritava com outras pessoas palavras contra o partido.
    Prado diz que acha um ‘absurdo’ Lula falar em defesa da Petrobras.
    Segundo o engenheiro, ‘isso tudo começou com ele lá’.
    (http://naofo.de/333d)
    .
    .
    De acordo com o Linkedin, existe um engenheiro na Petrobras,
    com o mesmo nome, só que ainda está em estágio probatório,
    pois começou a trabalhar na Petrolífera Estatal em Maio de 2013,
    portanto muito depois do término do mandato do Presidente Lula.
    .
    (https://br.linkedin.com/pub/vin%C3%ADcius-prado/21/67b/522)
    .
    No site OilPro também consta um ‘VP* de Castro’,
    engenheiro da Transpetro, com idêntico currículo .
    .
    (http://oilpro.com/vinciusprado-de-castro)
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Em Tempo:
    .
    Há ainda um outro Perfil de VP* no Linkedin,
    com registro ligado à área de ‘Petróleo e energia’,
    mas cadastrado como “estagiario na Petrobras”.
    .
    (https://br.linkedin.com/pub/vinicius-prado/a5/148/622)
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Agora vejam a foto do Coitadinho da Globo
    pisoteando os demais colegas da Petrobras:
    .
    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/wp-content/uploads/2015/02/image162.jpg
    .
    (http://www.diariodocentrodomundo.com.br/por-que-ninguem-deu-foto-em-que-petista-aparece-apanhando-nos-confrontos-de-ontem)
    .
    .

Victor

Veja essa notícia de ontem e fresquinha de como fazer uma chamada mais tendenciosa.

http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/02/vendas-nos-supermercados-caem-2048-em-janeiro-diz-abras.html

Depois diz que não.

Deixe seu comentário

Leia também