Senador Requião e deputado Pimenta pedem fim do sigilo das delações da Odebrecht já

Tempo de leitura: 2 min

Requião diz que divulgação de delações deveria ocorrer antes de eleição das Mesas

De O Povo, 30/01/2017 | 09:54

O senador (PMDB-PR) afirmou nesta segunda-feira, 30, ao Broadcast Político que o ideal seria que o conteúdo das homologações das delações da Odebrecht fosse divulgado antes da eleição para as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado.

Para ele, o Legislativo está numa situação “constrangedora” — já que poderá eleger parlamentares para cargos do comando das duas Casas Legislativas que futuramente poderão ser alvo de questionamentos no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Estamos numa situação muito constrangedora neste processo”, avaliou o senador, ao ressalvar que, sem a íntegra das delações, não se pode fazer nada para eventualmente discutir os nomes para o comando das duas Casas.

A presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, decidiu homologar as delações dos 77 executivos da Odebrecht. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira pela manhã. Contudo, Cármen manteve o sigilo em relação à divulgação do conteúdo das colaborações premiadas.

A eleição para a Mesa do Senado está marcada para esta quarta-feira, dia 1º, e para a Mesa da Câmara, no dia seguinte.

O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), afirmou que a eventual divulgação dos acordos de colaboração premiada dos executivos da Odebrecht poderá atingir as cúpulas dos Três Poderes, e não apenas a do Legislativo.

Ele não quis avaliar antecipadamente o impacto que o procedimento poderia ter para as candidaturas de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Eunício Oliveira (PMDB-CE), respectivamente, aos comandos da Câmara e do Senado.

Tanto Maia quanto Eunício já foram citados por executivos da empreiteira antes da delação ter sido homologada. Os dois negam quaisquer irregularidades.

“Não faço prejulgamento nem juízo de valor”, disse Caiado, ao avaliar que, quaisquer que sejam os delatados, é preciso ter conhecimento detalhadamente os supostos benefícios que a empreiteira tinha em troca de cobrança de propina.

Leia também:

Denise Gentil: É o próprio governo que provoca déficit da Previdência


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Regina Maria de Souza

Os procuradores da Lava a jato conhecem as delações; o juiz Moro obviamente as anotou; o saudoso ministro Zavaski e seus 3 colaboradores – inclusive o Dr. Márcio Schiefler – obviamente as têm de cor; a ministra Carmen Lúcia conheceu-as ao homologá-las. Jucá afirma que todos estão citados. Quem então desconhece as delações? De quem a ministra presidente do STF, com os cumprimentos de Temer, pretende esconder as denúncias? Sim, do povo e da classe média – exatamente os que pagam os patos todos!
Querem impedir nossa fúria contra os ladravazes da república? Reclamo o meu direito de ter as informações sobre os fatos que me dizem respeito, que empobreceram a mim, à minha família e ao meu país.

marcosomag

Resta agora aos setores democráticos fazer ver a Carmen Lúcia que ele é considerada pela Rede Globo apenas uma marionete devido ao seu gosto pelos holofotes. Por isso, a Rede Globo não teve pudor em tentar tira-la do caminho para tentar colocar um fantoche de Gilmar Mendes no STF e na relatoria da “Lava-Jato”, à sua revelia. Veremos então se tal senhora tem brios de “peitar” a facção do PROJAC ou ira capitular vergonhosamente na questão.

Lukas

Hoje o Brasil prendeu o ex-homem mais rico e vocês não estão comemorando.

Estas duas coisas era inimagináveis para vocês, não é verdade?

Cedo pra dizer se o Brasil mudou, mas podemos dizer que mudaram os petistas.

Lukas

Uai, não vi nenhuma foto de petista na chamada da matéria. Não tem?

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA

ONTEM FIQUEI SABENDO,PORQUE NÃO ASSISTO MEI GLOBO,QUE UM REPORTER FEZ UMA REPORTAGEM SOBRE MEDICAMENTOS GENÉRICOS FALSIFICADOS,ACHEI MUITO ESTRANHO PORQUE EU TOMO LOSARTANA A MUITO TEMPO E PRA MIM FAZ EFEITO SI SENHOR,COMO TODO REPORTAGEM DA GLOBO ULTIMAMENTE É PURA E SIMPLESMENTE PARA DESTRUIR A INDÚSTRIA BRASILEIRA,SUGIRO AO DEPUTADO PIMENTA QUE INVESTIGUE ESTE FATO,TALVÉS POSSA SER MAIS UMA AÇÃO PRA BENEFICIAR EMPRESAS AMERICANAS,PORQUE PRA MIM,VOLTO A REPETIR O LOSARTANA FAZ EFEITO SIM SENHOR.

Amarula

Fora de Pauta e sobre a hipocrisia do PIG com relação a Eike Batista
No Blog do Altamiro Borges
http://altamiroborges.blogspot.com.br/2017/01/eike-batista-e-os-farsantes-da-midia.html

Eike Batista e os farsantes da mídia
Por Altamiro Borges

A imprensa brasileira é mesmo muito cínica e cruel. Durante vários anos, ela endeusou o empresário Eike Batista. Jornalões, revistonas e emissoras de tevê e rádio exibiam o ricaço como um exemplo de sucesso, como a expressão mais reluzente do “deus-mercado”. Depois, quando surgiram as primeiras denúncias de suas falcatruas, a mídia passou a criticá-lo – não com a mesma contundência com que escandaliza os “políticos sujos” e as “estatais corruptas”. Agora, com sua ordem de prisão decretada, ela simplesmente passou a demoniza-lo, sem fazer qualquer autocrítica da bajulação do passado. As capas das revistas ‘Veja’ e ‘Época’ desta semana, que retratam Eike Batista como um marginal, confirmam todo o cinismo da mídia venal.

A revista do esgoto, editada na marginal, é a mais escrota de todas. Ela já deu várias manchetes e chamadas de capa para o bilionário – sabe-se lá a que preço. Na edição de janeiro de 2012, o empresário aparece com trajes chineses e com o título garrafal: “Eike Xiaoping”. Ele foi comparado à pujança econômica da China, sendo tratado como a cara de um Brasil que “trabalha muito, compete honestamente, orgulha-se de gerar empregos e não se envergonha da riqueza”. O servil Eurípedes Alcântara, diretor de redação da ‘Veja”, escreveu um editorial, a “Carta ao Leitor”, só com louvores ao fenômeno empresarial. O jornalista Lauro Jardim – que militava na revista do esgoto e hoje serve ao jornal O Globo – publicou mais de 300 notas sobre o ricaço.

Com o tempo, a máscara do empresário que “trabalha muito, compete honestamente e não se envergonha da riqueza” – tanto que gostava de ostentar seus carrões de luxos e suas mansões – foi caindo. A mídia privada deixou de tratá-lo como exemplo da eficiência e da pujança do capitalismo tupiniquim. Mas nunca fez autocrítica por ter vendido gato por lebre, enganando tantos otários que gozam com a riqueza dos outros – como ironizou o blogueiro Leonardo Sakamoto. Neste sábado (28), o editorial da Folha, “Ilusões desfeitas”, até ensaiou uma retratação – mas só ensaiou. No final, o jornal indaga se seria preciso prender o ricaço. “A prisão preventiva se dá num clima de euforia judicial que, talvez, repita a euforia empresarial de anos atrás”.

Em tempo: Sobre as relações da Folha com o empresário hoje demonizado, vale citar um trechinho de um artigo publicado em janeiro de 2012 pelo colunista Sérgio Malbergier, que deixou o jornal em 2016. Intitulado “Eike para presidente”, o texto confirma a tal “euforia empresarial” do passado. “Ser rico no Brasil sempre foi uma ofensa sociológica. Eike Batista chegou para acabar com isso. Ele não é só um bilionário desinibido, confiante, assumido. O pai de Thor é também carismático, empreendedor genuíno, obcecado com o cabelo, nosso primeiro Donald Trump, com bestseller nas livrarias e um senso de autopromoção que pode levá-lo, quem sabe, a subir a rampa do Palácio do Planalto”.

mauro silva

quanta ingenuidade.
teori adiantou que iria levantar o sigilo mas …. não teve tempo de cumprir por culpa de um ‘trágico acidente’.
carmem, do seu lado, não vai tirar o sigilo das delações pois quer cumprir sua presidência até o final sem ‘acidentes’.

FrancoAtirador

.
.
#VazaTudo
.
.

Gersier

Esse sigilo, tá na cara que foi “decretado” para proteger o traira, os golpistas do partido prostíbulo e do partido entreguista dos emplumados.
Do stf , passando pelo tal mpf, delegados aecistas fdp e o justiçeiro caipira, até a mídia facínora capitaneada pela famigerada globo, são todos farinhas apodrecidas acomodada no mesmo saco fétido da canalhice e da hipocrisia. Pobre Brasil, foi transformado por essa corja, em uma repugnante republiqueta bananal.

Mineirim

Será que a presidenta do stf estaria recebendo ameaças para não abrir o tal sigilo das 77 delações? Vai apequenar-se?

Deixe seu comentário

Leia também